Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Em Fortaleza, Motoristas flagrados em faixa exclusiva para ônibus agora pagam multas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Após um mês de período educativo para os motoristas se adaptarem às novas regras de circulação na Av. da Universidade, a Prefeitura de Fortaleza começou a autuar efetivamente os veículos que desrespeitarem a faixa exclusiva de ônibus. A medida garantirá maior cumprimento ao espaço destinado ao tráfego de coletivos, otimizando o deslocamento dos usuários.

Todo o corredor está monitorado com oito equipamentos de fiscalização eletrônica distribuídos entre as avenidas Eduardo Girão e Domingos Olímpio para coibir a utilização irregular da faixa, por onde devem trafegar apenas ônibus, vans, transporte escolar e táxis. Os demais veículos só poderão adentrá-la para realizar conversões à direita nos cruzamentos imediatos ou acesso ao lote, sempre respeitando a sinalização existente e o limite máximo de uma quadra. A autuação ocorrerá quando a mesma placa for registrada por dois equipamentos consecutivos.

Conforme as placas de sinalização vertical instaladas ao longo da Av. da Universidade, a faixa funciona nos dias úteis, de 5 às 21 horas, e aos sábados, de 5 às 16 horas. Aos domingos e feriados, o tráfego é livre. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além das câmeras, que farão a leitura dos veículos que circulam na faixa de ônibus, um equipamento de fiscalização eletrônica misto instalado na via registrará as demais infrações como excesso de velocidade, parada sobre faixa e avanço de semáforo. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) também atuarão em rota volante coibindo práticas irregulares cometidas pelos motoristas.

Iniciativa do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), a faixa exclusiva foi implantada na Av. da Universidade como alternativa para melhorar o fluxo diário de 42 linhas de ônibus e facilitar a ligação entre o Benfica e o Centro da cidade. De acordo com o programa, até julho de 2015 cerca de 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte público serão implantados em Fortaleza.

Educação e Fiscalização
O funcionamento da fiscalização eletrônica nas faixas exclusivas de ônibus será otimizado para garantir maior cumprimento a estes espaços e consequentemente aumentar a velocidade operacional dos coletivos, permitindo viagens mais rápidas e com melhor comodidade aos passageiros.

Após a implantação das faixas exclusivas, a Prefeitura terá até 30 dias para iniciar o processo de instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica. Ao ser concluída a instalação, será dado um período educativo de 15 dias para que os motoristas se adequem às regras de circulação. Depois desse prazo terá início a aplicação de multas.

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960