Governo de SP assina concessão do Trem Intercidades que vai ligar Campinas à capital *** Ônibus da MobiBrasil 100% movido a gás natural entra em operação no Grande Recife *** Cuiabá reduz em 87% reclamações com monitoramento de frota inteligente *** Trensurb retoma operação do metrô de forma emergencial *** Terminal do Tatuquara completa três anos integrando a região Sul de Curitiba *** Campinas atinge mais de 107 km de rotas para bicicletas *** Metrô de BH receberá 24 novos trens em 2026

Hortolândia pode ter estações de BRT ao longo do Corredor Metropolitano

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O prefeito Antonio Meira participou, nesta terça-feira (23), do Fórum Nacional de Mobilidade Urbana e Trânsito, em Brasília. A atividade, que fez parte da programação do Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, tratou de questões ligadas ao desenvolvimento do sistema viário nos municípios. Um dos pontos principais da reunião foi a apresentação do modelo de BRT (Bus Rapid Transit, ou Trânsito Rápido de Ônibus) adotado em Belo Horizonte (MG). Hortolândia pretende incluir estações de BRT no projeto para o traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, documento cuja elaboração está em andamento. A discussão do projeto é realizada entre a Prefeitura e a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), responsável pela obra.

O sistema BRT funciona por meio do tráfego de ônibus ou veículos articulados em vias exclusivas, tornando o transporte mais rápido. A capacidade de transporte de passageiros pelo BRT é similar à de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O investimento para a construção dos corredores e estações BRT é menor do que o custo para a implantação de metrôs, o que torna o projeto viável. “O sistema viário é uma das prioridades do nosso governo. O modelo adotado em Belo Horizonte resultou em um grande avanço na mobilidade daquele município. É um projeto de sucesso. Ações como esta, que trazem melhorias para o transporte público, devem ser analisadas com grande potencial de se tornarem realidade aqui em Hortolândia”, enfatizou Meira.

A criação de corredores BRT na RMC (Região Metropolitana de Campinas) já foi tratada na semana passada, durante uma reunião entre representantes dos municípios. Em Campinas, há pontos onde já existem estações BRT. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Hortolândia, Marcelo Zanibon, a discussão técnica para estabelecer detalhes do projeto para o Corredor Metropolitano em Hortolândia pode incluir estações na cidade. “Vamos estudar a possibilidade de que o projeto já tenha os locais onde serão instaladas as estações BRT, que podem ficar em diversos pontos ao longo do traçado”, afirmou Zanibon.

Informações: Prefeitura de Hortolândia

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960