Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

São Paulo: Transporte metropolitano terá esquema especial no período da Páscoa

quarta-feira, 31 de março de 2010


A EMTU/SP, o Metrô, a CPTM implantarão esquemas especiais de operação a partir desta quinta-feira (01/04) para atender os passageiros que vão se deslocar no fim de semana prolongado da Páscoa.

EMTU
No feriado de Sexta-feira Santa, dia 2, o sistema de ônibus metropolitano gerenciado pela EMTU/SP na Grande São Paulo oferecerá 50% das viagens programadas para os dias úteis, mesmo número de viagens do domingo, 4.

No sábado, serão 80% das viagens programadas nos dias úteis. A Ouvidoria da EMTU/SP terá plantão no feriado de sexta-feira, atendendo aos usuários por telefone (0800 724 0555) das 7h às 19h. A Ouvidoria não funciona no sábado nem no domingo.

METRÔ
Haverá reforço na frota de trens e maior número de viagens na saída para o feriado. Na segunda-feira, para atender os paulistanos que retornam à cidade, as estações das linhas 1-Azul (Jabaquara–Tucuruvi), 2-Verde (Sacomã–Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda) abrem mais cedo.

Na quinta-feira, dia 1, primeiramente serão colocados mais trens em circulação no período da noite nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha para atender os usuários que deixarão a cidade, principalmente aqueles que utilizarão os terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara.

Nas linhas 2-Verde e 5-Lilás (Capão Redondo–Largo Treze) a oferta de trens não será alterada.

Na sexta-feira, dia 2 (feriado) o Metrô terá oferta de trens semelhante a de um domingo normal. O atendimento ao público da Linha 1-Azul será feito com 16 trens no pico da manhã e 17 trens no pico da tarde. Na Linha 2-Verde, nove trens garantirão o atendimento durante todo o dia. Na Linha 3-Vermelha, o atendimento será feito com 15 trens no período da manhã e 17 no período da tarde. A Linha 5-Lilás circulará com três composições e realizará 284 viagens.

No sábado, dia 3, a oferta de trens das quatro linhas metroviárias não será alterada. Para a Linha 1-Azul estão programadas 722 viagens; para a Linha 2-Verde, 516 viagens; para a Linha 3-Vermelha, 872 viagens; e para a Linha 5-Lilás, 322 viagens. A operação no sábado acontece até a 1h da madrugada.

No domingo, dia 4, a oferta de trens em circulação também não sofrerá alteração. Os trens da Linha 1-Azul realização 490 viagens; os da Linha 2-Verde, 506 viagens; e os da Linha 3-Vermelha, 552 viagens. A Linha 5-Lilás terá três trens circulando o dia todo e fará 284 viagens programadas.

Para atender os passageiros que retornarão do feriado, o Metrô antecipará o horário da operação comercial na segunda-feira, dia 5, das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. As estações das linhas 1-Azul e 3-Vermelha serão abertas ao público a partir das 4 horas. Já na Linha 2-Verde, o horário de funcionamento será adiantado para as 4h30. A Linha 5-Lilás abrirá os portões no horário habitual, às 4h40.

Devido à antecipação da operação comercial, o Metrô realizará mais viagens. Ao todo serão 40 viagens a mais para oferecer mais conforto e rapidez aos usuários.

CPTM
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará entre os dias 2 e 4 de abril manutenções programadas e intervenções do Plano de Expansão durante o feriado prolongado.

Na extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato–Jundiaí), na sexta-feira, dia 2, e no domingo, dia 4, os trens circularão com maiores intervalos e maior tempo de parada nas plataformas.

Na Linha 9-Esmeralda (Osasco–Grajaú), no dia 2, os trens circularão somente entre Presidente Altino e Grajaú. Assim, a transferência dos usuários entre as linhas 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e 9-Esmeralda deve ser feita na Estação Presidente Altino. No dia 4, na Estação Socorro, haverá manutenção da rede elétrica de alimentação dos trens e a circulação das composições terá maiores intervalos e maior tempo de parada nas plataformas.

O mesmo ocorrerá na espera dos trens na Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), no sábado, dia 3, e no domingo, dia 4, devido às obras do Plano de Expansão na Estação Tamanduateí da CPTM e do Metrô.

Na Estação Tatuapé, da Linha 11-Coral (Luz–Guaianazes), nos dias 2, 3 e 4, haverá manutenção da rede aérea e serviços do Plano de Expansão, e será necessário aumentar os intervalos entre os trens para realização das obras.

Na Linha 12-Safira (Brás–Calmon Viana), os intervalos serão ampliados entre os trens nos dias 2 e 4 para troca de trilhos e manutenção no sistema de alimentação elétrica dos trens.

Fonte: EMTU-SP
READ MORE - São Paulo: Transporte metropolitano terá esquema especial no período da Páscoa

Transporte de Porto Alegre é destaque nacional em acessibilidade


O Programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão veiculou matéria, domingo, 28, em diversas capitais do país sobre a qualidade da acessibilidade no transporte coletivo, com depoimentos de cadeirantes. A avaliação final foi que Porto Alegre é hoje a capital brasileira com melhor qualidade nesse serviço, em atendimento e disponibilidade de horários.

Porto Alegre tem 1.597 veículos em sua frota de ônibus, sendo 470 adaptados para portadores de necessidades especiais. desde de 2009, todos os novos veículos que entraram na frota já são adaptados. Para a advogada Andréa Pontes, cadeirante, entrevistada pela reportagem do Fantástico, o serviço prestado é de excelência. “Eu fiquei bastante admirada na forma como os ônibus em Porto Alegre estão preparados e, também, os funcionários das empresas”, afirmou.

Fonte: EPTC
READ MORE - Transporte de Porto Alegre é destaque nacional em acessibilidade

Recife: Coletivos acessíveis serão disponibilizados para a Paixão de Cristo no Marco Zero


Para atender a demanda de usuários que irão assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo do Recife, que acontecerá na Praça do Marco Zero, amanhã (01/04), a partir das 20h, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou uma programação especial de coletivos. Para o evento, que segue até o próximo domingo (04/04), o Grande Recife irá reforçar o serviço de cinco linhas, acrescentando em cada linha, dois ônibus do Sistema Especial de Transporte (SET). Esses ônibus possuem elevadores que auxiliam o deslocamento dos passageiros com problemas de mobilidade.

Farão parte da programação especial as linhas 411-Estrada dos Remédios, 513-Córrego da Areia, 631-Nova Descoberta (Cabugá), 724-Chão de Estrelas, 433-Brasilit. Durante os quatros dias de evento, essas linhas irão operar com 10 coletivos a mais, realizando 30 viagens extras. Normalmente essas linhas realizam um total de 351 viagens e operam com 44 veículos diariamente, com um intervalo médio de 20 minutos.

Já com o esquema especial, essas linhas irão realizar um total de 381 viagens, operando com 54 veículos, com um intervalo médio de 10 a 12 minutos. Os usuários que desejarem obter mais informações sobre a programação especial e sobre itinerários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife através do telefone 0800 081 0158. A Central de Atendimento funciona diariamente a partir das 7h até 19h.

Fonte: Consórcio Grande Recife de Transportes
READ MORE - Recife: Coletivos acessíveis serão disponibilizados para a Paixão de Cristo no Marco Zero

São Paulo: ''Atende'' participará de sete eventos neste feriado prolongado


A SPTrans colocará a disposição 29 veículos do serviço Atende para transportar pessoas com necessidades especiais em sete eventos neste feriado, dias 2,3 e 4 de abril.
O Atende é uma modalidade de transporte porta a porta, gratuito, destinado às pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público.

Sexta-feira, 2 de abril
Igreja Batista Esperança - Grupo Shekiná (2 veículos).Total de veículos: 2

Sábado, 3 de abril
Instituto das Pessoas com Deficiência da Anhanguera - IPDA (14 veículos)
Associação Brasileira de Distrofia Muscular - ABDIM (1 veículo)AACD - Mooca (3 veículos)Total de veículos: 18

Domingo, 4 de abril
Igreja Nacional do Nosso Senhor Jesus Cristo (1 veículo); Associação Recreativa dos Moradores do Portal dos Bandeirantes (1 veículo);
Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência - FCD ( 7 veículos)Total de veículos: 9

Fonte: SPTrans
READ MORE - São Paulo: ''Atende'' participará de sete eventos neste feriado prolongado

Em Anápolis, Usuários do transporte coletivo se surpreendem com o Projeto experimental de leitura e já tomaram 800 livros por empréstimo


A diretora da Biblioteca Municipal, professora Natalina Fernandes, se manifesta entusiasmada com a perspectiva de sucesso do Projeto Experimental de Leitura, aberto na quinta feira, 26, nas dependências do Terminal Urbano de passageiros, com as presenças da secretária de Educação, professora Virgínia Melo, e do diretor de Cultura, professor Augusto Almeida.
Em dois dias, cerca de 800 livros e revistas foram levados pelos usuários do transporte coletivo, com a recomendação de que os livros sejam devolvidos, sendo recolocados na estante do Projeto Experimental, no Terminal Urano, par que outras pessoas também possam usufruir, tomando os mesmos por empréstimo. “A prateleira instalada no terminal ficou vazia menos de 24 horas depois da solenidade de abertura do projeto”, afirmou Natalina Fernandes, salientando que foi feita a reposição com igual número de livros (cerca de 400).
Esvaziada no final de semana, a estante foi novamente abastecida nesta segunda feira ela manhã. “Escolhemos o lugar certo para começar o projeto”, disse a diretora da Biblioteca, salientando que a procura iniciou desde o momento em que sua equipe preparava as estantes para o lançamento do projeto, com o empréstimo de cerca de 60 livros. A diretora da Biblioteca acredita que ainda dispõe de livros para abastecer o projeto por cerca de 20 a 30 dias até as pessoas começarem as devoluções.
“Muitas pessoas não têm o costume de ler e, por isso, leem vagarosamente, daí acreditarmos que as devoluções começarão alguns dias depois”. Sobre o lançamento do Projeto Experimental de Leitura, a diretora da Biblioteca Municipal disse que foi “emocionante, uma verdadeira festa! As pessoas não acreditavam no que estavam vendo! Três pessoas nos procuraram para fazer doações; muitos fizeram perguntas querendo saber se poderiam levar mais de um livro, outras queriam preencher ficha, saber a data da devolução, essas coisas”, salienta.
A secretária Virgínia Melo compareceu ao evento e disse da importância da iniciativa. Simpatizante do projeto, o diretor de Cultura Augusto Almeida propôs parceria; Roberto Brenner se apresentou cantando músicas que exaltam a cidade; Mery Schetini doou alguns livros novos em nome da União Literária Anapolina – ULA; escritor Délio Pereira da Cruz contou um “Causo”; e a Escola Municipal Clóvis Guerra, participou do evento com a presença de alguns alunos que declamaram poesias e ainda levaram alguns livros por empréstimo.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SEMECT

READ MORE - Em Anápolis, Usuários do transporte coletivo se surpreendem com o Projeto experimental de leitura e já tomaram 800 livros por empréstimo

BH: Novos pontos de ônibus na Avenida Antônio Carlos


Implantados 20 pontos de ônibus na busway, nos dois sentidos, cada um receberá abrigo para proteção dos usuários Com a liberação, o embarque e desembarque de passageiros serão realizados na pista exclusiva para ônibus (busway), com a transferência de grande parte dos pontos para a pista central, de acordo com nova distribuição das linhas.

Serão implantados 20 pontos de ônibus na busway, em ambos os sentidos, e cada um deles receberá abrigo para proteção dos usuários. Também serão implantadas seis novas travessias de pedestres semaforizadas, além de gradis, para proporcionar mais segurança e tranquilidade à população.

Durante os primeiros dias, após a liberação do tráfego, serão realizadas ações educativas para orientar pedestres e motoristas sobre a importância de respeitar a sinalização, enfatizando a travessia segura pela faixa de pedestre. Monitores da BHTRANS irão atuar informando os usuários do transporte coletivo sobre a nova localização dos pontos de ônibus na busway. O tráfego na região continuará sendo monitorado pelos agentes nos dias posteriores.

Serão instaladas faixas de pano e sinalização para orientar os motoristas e garantir segurança aos passageiros, pedestres e condutores. A empresa alerta para a importância de os motoristas redobrarem a atenção à sinalização implantada.

Fonte: BHTrans
READ MORE - BH: Novos pontos de ônibus na Avenida Antônio Carlos

Transporte coletivo de Vitória da Conquista passará por mudanças em breve


O sistema de transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista passará por mudanças em breve. O Governo Municipal deu início à reorganização do sistema que deverá contar, inclusive, com a operação de novas empresas. O contrato com as atuais prestadoras do serviço vence no dia 31 de maio e uma nova concessão será realizada por meio de licitação.
Estudos operacionais e econômicos já estão sendo elaborados para a reorganização do sistema. Uma empresa com experiência internacional na área foi contratada pela Prefeitura para fazer os levantamentos necessários e organizar o processo de licitação. O prefeito Guilherme Menezes recomendou que tudo seja feito de forma ágil e transparente para garantir um novo salto de qualidade no transporte coletivo de Vitória da Conquista, disse o coordenador municipal de Trânsito, Luiz Alberto Sellman.

INTEGRAÇAO TARIFÁRIA - A reorganização do sistema prevê uma novidade: a integração tarifária. A medida vai permitir que um usuário possa fazer, por exemplo, dois deslocamentos sem pagar duas tarifas. O estudo vai definir as regras para a integração tarifária como itinerários, intervalos de tempo, entre outras questões. Para Luiz Alberto, isso vai permitir que as pessoas utilizem mais o transporte coletivo com menos custos, favorecendo uma mobilidade urbana muito melhor.
Reordenamento de linhas para atender as demandas da população de forma mais eficiente também será realizada com a remodelação do sistema. Todo o processo, que é amparado por lei, terá a participação da população por meio de audiências públicas. Ouvir a população e fazer com que ela participe das mudanças no sistema de transporte coletivo são objetivos do Governo Municipal. É fundamental que a população opine e ajude a melhorar o transporte, afirmou Luiz Alberto.
Segundo o prefeito Guilherme Menezes, depois das grandes mudanças que foram a quebra do monopólio e a implantação de um sistema de qualidade, a partir de 1997, Vitória da Conquista vai experimentar, este ano, outra importante etapa rumo à garantia de um transporte com cada vez mais qualidade para toda a população, afirma.

Fonte: Prefeitura de Vitória da Conquista
READ MORE - Transporte coletivo de Vitória da Conquista passará por mudanças em breve

A Prefeitura de Boa Vista entregou novos ônibus são adaptados à lei de acessibilidade


A Prefeitura de Boa Vista entregou nesta quarta-feira, 31, mais 17 ônibus novos e semi-novos, adaptados para portadores de deficiência. As unidades vão reforçar e ampliar a frota municipal, que passa a contar agora com 60 veículos.
A entrega foi feita no pátio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur). Os veículos foram adquiridos pela empresa Viação Boa Vista, que oferece o serviço de transporte coletivo na capital. Os novos ônibus já estão circulando na cidade.
O prefeito Iradilson Sampaio esteve presente na entrega e afirma que a nova frota e a melhoria da acessibilidade mostram a preocupação da Prefeitura com o bem-estar da população.
“É uma prioridade da minha administração garantir conforto e a acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. Além dos ônibus, a Prefeitura disponibilizou 10% das casas do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida para as pessoas com essas necessidades”, afirma o Prefeito.
Cada ônibus possui capacidade para 90 pessoas em pé e sentadas. “Nossa meta é garantir até o final deste ano a renovação de 50% da frota que circula na cidade, incluindo veículos com estrutura de acessibilidade”, destaca o Prefeito.
Adalberto Santos, coordenador do Colegiado de Associações de Pessoas com Necessidades Especiais, esteve presente na entrega para verificar a qualidade dos ônibus. Conforme ele, os novos veículos são de boa qualidade e garantem um direito e a comodidade aos cadeirantes.
“É uma garantia ao direito constitucional de ir e vir. Agora, nós, portadores de necessidades especiais, temos a liberdade de acesso em todos os pontos da cidade por meio desses ônibus”, conta Santos, que também é cadeirante.

Ampliação e acessibilidade
De julho a dezembro de 2009, a empresa Viação Cidade adquiriu 10 veículos semi-novos, substituindo os ônibus mais antigos que circulavam pela cidade. Este ano, já foram comprados 11 ônibus semi-novos e mais seis veículos novos.
Dos veículos semi-novos, seis deles possuem elevadores e cinco possuem espaço interno reservado para portadores de deficiência. Os seis novos veículos também possuem estrutura de elevador, garantindo a acessibilidade completa aos cadeirantes.

Fonte: Roraíma em Foco
READ MORE - A Prefeitura de Boa Vista entregou novos ônibus são adaptados à lei de acessibilidade

Rio: Em busca de motoristas de ônibus, entidades oferecem curso de capacitação grátis


Está faltando motorista de ônibus no Rio. A constatação é da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetranspor), que vem anunciando vagas em jornais. Mas, como a dificuldade para atrair os profissionais é grande, desta vez a Fetranspor aliou-se ao Serviço Social do Transporte (Sest) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e está oferecendo cursos de capacitação gratuitos. E mais: a garantia de ser contratado por uma empresa é de 95%.
Mas nem assim os candidatos se animaram. Nesta segunda-feira, primeiro dia do anúncio, a procura foi pequena no Sest/Senat de Deodoro. As inscrições continuam por tempo indeterminado, e a expectativa é chegar a oito mil inscritos.
Motoristas que já estão no mercado acreditam que a baixa resposta ao anúncio seja um reflexo das condições de trabalho. O salário dos profissionais gira em torno de R$ 1,3 mil.
- A gente ganha um salário congelado há bastante tempo e tem dupla função (de motorista e cobrador), sem falar no estresse - disse Gutemberg Gril, com 14 anos de profissão.

Fonte: O Globo
READ MORE - Rio: Em busca de motoristas de ônibus, entidades oferecem curso de capacitação grátis

Maceió ganha 15 novos ônibus adaptados


A empresa de transportes urbanos Piedade entregou, na manhã desta terça-feira (30), 15 novos ônibus adaptados à cidade de Maceió. Os ônibus irão integrar a frota que circula na região do Benedito Bentes, facilitando com isso a acessibilidade nos coletivos que fazem o transporte urbano.

De acordo com Luiz Carlos Santanam presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas – Adefal, a aquisição destes 15 novos ônibus é uma conquista importante para a sociedade.“Maceió vem dando um grande passo no que se refere à adequação do Termo de Ajustamento de Conduta, que regulamenta que, até o ano de 2011, 30% da frota esteja adaptada e, em 2014, 100% da frota.

Acredito que em 2011 já estaremos superando o percentual de 30% da frota de ônibus adaptados em Maceió, o que já é um grande avanço, mesmo ainda não sendo o ideal”, destacou Santana.Luiz Carlos Santana afirma ainda que a aquisição dos novos ônibus adaptados demonstra o compromisso da citada empresa em cumprir o que determina a legislação.

“Essa é uma conquista do povo de Maceió, e não apenas da pessoa com deficiência. Quando falamos em acessibilidade não pensamos exclusivamente na pessoa com deficiência. Pensamos também nos idosos, obesos, gestantes e em todas aquelas pessoas que possam apresentar qualquer tipo de dificuldade de locomoção, seja ela permanente ou temporária”, explica Santana.

Fonte: Gazetaweb.com

READ MORE - Maceió ganha 15 novos ônibus adaptados

Ônibus elétrico pode ser usado nas Olimpíadas


Um ônibus movido a eletricidade e hidrogênio, desenvolvido por engenheiros da Coppe/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com acesso para cadeirantes e com autonomia para rodar até 300 quilômetros sem necessidade de recarga. O secretário de Transportes Júlio Lopes hoje conheceu e aprovou a novidade, que pode ser adotada nas Olimpíadas.

A Secretaria de Transportes também estuda converter os veículos pesados movidos a diesel para gás natural, em parceria com a CEG, Petrobras e Bosch. A empresa promete economia de 30% no consumo do combustível e a substituição de até 90% do diesel por gás natural. A tecnologia é bem vista pelo setor de transporte rodoviário, uma vez que permite o uso simultâneo de gás e diesel.

Fonte: EXTRA online
READ MORE - Ônibus elétrico pode ser usado nas Olimpíadas

São Paulo: Passageiros de ônibus ainda não sentem efeitos de faixa reversível na M’Boi Mirim


A faixa reversível para ônibus montada na manhã desta quarta-feira (31) na Estrada do M’Boi Mirim, Zona Sul de São Paulo, ainda não causou efeitos positivos para os passageiros. Muitos motoristas dos coletivos evitaram usar a nova faixa, permanecendo no corredor de ônibus no qual já circulam normalmente. Com isso, foram formadas novamente longas filas na via.

A faixa reversível foi montada entre os números 860 e 2.600, já no cruzamento com a Avenida Guido Calói. Ela vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 8h. Nesse período, as duas faixas do corredor exclusivo para os ônibus, nos dois sentidos, são usadas para o sentido Centro. Os coletivos que seguem pelo bairro usam a faixa da direita da avenida.

O objetivo da medida é desafogar o trânsito de ônibus que seguem do extremo sul da capital paulista e das cidades de Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu, na Grande São Paulo, para o Centro da capital. Há faixas com avisos sobre a operação espalhados pela avenida, e agentes da CET também estavam no local para orientar os motoristas.



Fonte: G1
READ MORE - São Paulo: Passageiros de ônibus ainda não sentem efeitos de faixa reversível na M’Boi Mirim

Prefeitura de BH e governo de Minas vão investir em avenidas da capital

Dois importantes corredores de trânsito da capital vão ganhar novos investimentos. O anúncio foi feito, nesta terça-feira, durante a liberação ao tráfego do trecho ampliado da Avenida Antônio Carlos.
O trecho inaugurado tem 2,2 km e vai da Lagoinha até o bairro Cachoeirinha. Foram investidos R$ 250 milhões, R$ 190 milhões pelo governo do estado e R$ 60 milhões pela Prefeitura. Onde antes havia três faixas de rolamento em cada sentido, agora há seis, incluindo as pistas exclusivas para ônibus e táxis. A maioria dos pontos de ônibus foi transferida para a pista central. Dos sete novos viadutos, dois, que ficam na região da Lagoinha, deverão ser concluídos em maio. O projeto paisagístico prevê, até o mês de agosto, o plantio de 1.500 árvores ao longo da avenida.
Fonte: Globominas
READ MORE - Prefeitura de BH e governo de Minas vão investir em avenidas da capital

Curitiba: Em 5 anos, novos ônibus, Linha Verde, acessibilidade e tarifa a R$ 1


Nos últimos cinco anos o sistema de transporte coletivo de Curitiba ganhou um novo eixo de transporte, uma nova linha do sistema Expresso, tarifa a R$ 1 aos domingos, 1.120 ônibus zero quilômetro, elevadores, rampas e equipamentos especiais que duplicaram o índice de acessibilidade no sistema, estações tubo com três portas e ônibus articulados que aumentaram em 20% a oferta de lugares no Ligeirinho Inter2. Nesta segunda-feira (29), começaram a funcionar a primeira integração por cartão e o primeiro ônibus Ligeirão da cidade.

Mais canaletas - Construída no trecho urbano da antiga BR 116, a Linha Verde Sul abriga o sexto corredor de transporte da cidade e representa uma ampliação de 72 para 81 quilômetros na extensão do sistema de canaletas exclusivas para o ônibus. Quando a Linha Verde Norte estiver pronta esta ampliação chegará a 92 quilômetros, um aumento de 25% na extensão total do sistema de canaleta que é um dos pilares da integração do transporte.

  • Novas estações - Com a primeira etapa da Linha Verde o sistema de transporte passou a contar com mais cinco estações tubo (São Pedro, Xaxim, Santa Bernadethe, Fanny e Marechal). Outras oito entrarão em operação com a Linha Verde Norte. As estações da Linha Verde são amplas, climatizadas, têm película que reduz o impacto da luz solar no interior da estação e, mais importante ainda, permitiram a integração de linhas que antes cruzavam a antiga BR. Passageiros de linhas como São Pedro, Xaxim e Gramados tinham que ir até um terminal para mudar de ônibus. Agora estes ônibus param na Linha Verde onde é possível fazer a integração, beneficiando diariamente milhares de curitibanos.

Biocombustível - A Linha Verde também permitiu a implantação de uma frota de ônibus movida exclusivamente a biocombustível, sem mistura de óleo mineral. São seis ônibus que fazem a linha Pinheirinho-Carlos Gomes abastecidos apenas com combustível á base de soja, sem óleo diesel. Curitiba é a primeira cidade da América Latina a fazer uma experiência deste porte com biocombustível, o que poderá representar uma redução na emissão de poluentes de até 50%.

  • Novo Expresso - A partir da Linha Verde Sul, Curitiba também ganhou, em maio do ano passado, uma nova linha do sistema expresso, a Pinheirinho-Carlos Gomes que faz a ligação bairro-centro em 25 minutos, dez minutos a menos do que a viagem feita pelo Eixo Sul. Quando a Linha Verde Norte estiver pronta a cidade vai ganhar também as linhas do expresso Atuba-Carlos Gomes e Pinheirinho-Atuba.

Ligeirão - O novo ônibus representa uma ampliação de pelo menos 50% na capacidade do sistema de canaletas. Onde antes passavam dois ônibus, agora passam três. O primeiro Ligeirão de Curitiba começou a circular nesta segunda-feira (29) fazendo a ligação do Boqueirão-Centro com apenas três paradas: na estação Cefet e nos terminais Hauer e Carmo. O tempo de viagem cai em 15 minutos e a oferta de ônibus no Eixo Boqueirão aumenta mais de 10%. Os curitibanos vão contar com um Ligeirão passando a cada quatro minutos.

  • Ônibus mais novos - A Rede Integrada de Transporte tem uma frota de 1.910 ônibus e, nos últimos cinco anos, 1.120 ônibus zero quilômetro entraram em operação, reduzindo para 5,1 a idade média da frota. Equipados com elevadores, balaústres e espaços diferenciados para portadores de deficiência, os novos ônibus são também menos poluentes porque têm motores que fazem a queima quase completa do diesel. Nos últimos cinco anos, a redução na emissão de poluentes na frota do transporte coletivo chegou a 161 toneladas por mês, em média.

Inter 2 - Os 80 mil passageiros desta que é uma das linhas mais conhecidas da cidade foram beneficiados nos últimos anos por uma série de investimentos. A frota, de 70 ônibus, passou a contar com 40 articulados, um aumento de 20% na oferta de lugares nos ônibus. As 28 estações do Inter 2 ganharam uma terceira porta e mais acessibilidade, passando a contar com elevadores ou rampas, novas calçadas em material antiderrapante e faixas elevadas de travessia.
O Inter 2 passa em 12 bairros e percorre, a cada viagem, 38 quilômetros. A construção de três grandes binários - Brasília, Mario Tourinho e Capão da Imbuia/Hauer, em 2008, permitiu a implantação de sentido único de trânsito em quase 20 dos 38 quilômetros do trajeto do ônibus.

  • Terminais melhores - 18 dos 21 terminais de transporte foram reformados no ano passado com obras, principalmente, de acessibilidade: elevadores, rampas, sinalização, pistas internas e sanitários adaptados garantiram mais conforto ao usuário do sistema de transporte. O terminal Pinheirinho teve sua capacidade ampliada em 40%. O terminal Cabral está sendo ampliado, uma obra feita pelo governo do Estado como contrapartida ao município pela integração no final de 2008 do terminal Guaraituba, de Colombo.

Domingueira - Desde janeiro de 2005, ficou mais barato andar de ônibus aos domingos. É que a tarifa do ônibus nos domingos passou a custar R$ 1,00, o que atualmente significa menos da metade da tarifa normal, de R$ 2,20. A domingueira vale para todo o sistema - à exceção da Linha Turismo - beneficiando principalmente o trabalhador que não ganha vale transporte para o domingo e que, com a tarifa mais baixa, pode sair com a família para passeios nos parques ou visitar parentes, por exemplo.

  • Mais acessível - A acessibilidade no transporte coletivo de Curitiba aumentou de forma considerável nos últimos anos. O índice de acessibilidade na frota de ônibus, que era de 44% passou para 86%. Graças a obras de reforma e melhorias e instalação de elevadores 80% das 364 estações tubo têm os requisitos exigidos pela acessibilidade. Nos ônibus, 20% dos bancos são destinados a idosos, gestantes ou pessoas com dificuldade de locomoção e têm cor diferenciada dos demais bancos.

Double deck - A novidade ganhou as ruas no final de 2008 e rapidamente se transformou em um dos ícones do turismo em Curitiba. Os ônibus de dois andares fizeram tanto sucesso que o número de passageiros na Linha Turismo passou de 520 mil, um aumento de 45,5% em 2009, em relação ao ano anterior.

  • Licitação - Iniciada em fevereiro deste ano, a licitação do transporte coletivo urbano de Curitiba vai garantir novas melhorias ao sistema. É que o edital de licitação, lançado no fim do ano passado, estabeleceu critérios de garantia da melhoria de qualidade do sistema como o que estabelece novo peso à satisfação do usuário na avaliação do serviço prestado.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

READ MORE - Curitiba: Em 5 anos, novos ônibus, Linha Verde, acessibilidade e tarifa a R$ 1

Integrar bicicleta à rede de transportes públicos é desafio, diz pesquisa


Sonhar com uma malha cicloviária completa é uma utopia e, além disso, a distância entre o trabalho e a residência da maioria dos cariocas não é pequena e nem confortável para quem pedala. A melhor solução para as cidades parece ser fragmentar os trajetos e integrar a bicicleta à rede de transportes públicos.

Essa é uma das conclusões da pesquisadora Flávia de Souza, que trabalha numa tese de doutorado na Universidade de Twente, na Holanda, em parceira com a Coppe, o programa de pós-graduação em engenharia da UFRJ.

Ao examinar o caso do Rio de Janeiro, Flávia concluiu que, além de aumentar o número de vias para ciclistas, é preciso investir em estacionamentos nas estações de trem, metrô e ônibus. Atualmente, segundo a pesquisadora, somente algumas estações do metrô oferecem esses espaços. Nesta sexta-feira (23), ela apresentou os resultados preliminares do documento em um seminário no campus da UFRJ, no Ilha do Fundão, no subúrbio do Rio, que reuniu especialistas internacionais da área de transporte. Os dois locais analisados por Flávia e sua equipe são Santa Cruz, na Zona Oeste, e Colégio, no subúrbio do Rio.

Santa Cruz tem maior número de ciclistas no Rio

De acordo com o estudo, Santa Cruz tem o maior índice de bicicletas da cidade: 12% da população usam o veículo, enquanto que a média no Rio é de 2%, ou seja, são seis vezes mais ciclistas naquela região.
O documento aponta dois estacionamentos privados na região, que, em horário de pico, não dão conta da demanda e recebem cerca de 600 bicicletas em um dia. De acordo com Flávia, a maioria dos usuários de trem da Supervia reclama da falta de segurança, do alto preço do bicicletário pago e da distância do estacionamento para a estação.

Em Colégio, foi constatado que os ciclistas usuários do metrô param os veículos no entorno da estação, já o estacionamento oferecido não suporta a demanda.
A pesquisadora sugere, além de melhoria da malha cicloviária da cidade, que é precária, o financiamento da bicicleta para a população de baixa renda. “Para quem pega dois ônibus por dia, utilizar a bicicleta em um dos trechos gera uma economia de quase R$ 5 por dia, o que chega a R$ 100 no fim do mês”, exemplificou ela. Um dos objetivos da pesquisadora, que pretende terminar o trabalho dentro de um ano e meio, é levar os resultados do documento para autoridades públicas.

  • Conscientização
Flávia acredita que o Rio de Janeiro tem potencial para aumentar o número de ciclistas. “O carioca não tem tanto preconceito, não vê a bicicleta como 'transporte de pobre', como acontece em outras regiões. Acho que podem ser feitas promoções com artistas, por exemplo, para quebrar aqueles que ainda têm o estigma. A bicicleta tem que ser vista como um transporte ‘cool’ e acho que isso já está na veia do carioca, basta incentivo”, diz.

Enquanto a Secretaria de Transporte afirma que o Rio possui o título de ser o estado com a segunda maior rede de ciclovias da América Latina, Flávia ressalta que o que existe são apenas ciclovias.
“O que temos não é malha cicloviária, são ciclovias. Malha é um sistema integrado. Ter a segunda ciclovia da América Latina já é alguma coisa sim, mas você perceba que essas vias estão próximas à praia ou na Lagoa, ou seja, está associado ao lazer, não é para bicicleta como meio de transporte do dia-a-dia”.

Para a ela, o sistema de aluguel de bicicletas, que foi inaugurado no Rio em janeiro de 2009, é uma medida importante, mas ainda é falho.

Fonte: G1

READ MORE - Integrar bicicleta à rede de transportes públicos é desafio, diz pesquisa

Cobrador eleva autoestima de passageiros com bom humor


Teresina - Mais que um cobrador de ônibus, um amigo.Francisco das Chagas de Melo, 30 anos, é um exemplo de como pode existir amizade entre estes profissionais e os passageiros do transporte público de Teresina. A rotina estressante do dia-a-dia, que muitas vezes provoca desentendimentos, dá lugar a verdadeiras amizades. Na linha em que ele trabalha, Chagas, como é conhecido, é quase uma unanimidade.
“Ele é tudo. É nosso amigo, conselheiro e até mesmo um cupido. Sempre que percebe que estamos paquerando alguém que viaja na mesma linha, ele logo se propõe a ‘arrumar o esquema’, e consegue até os telefones do rapaz”, declara a estudante de Biologia da UFPI, Lara.
Trabalhando há três anos como cobrador na empresa Cidade Verde, Chagas garante que já fez muitos amigos verdadeiros nas suas viagens. Sejam adolescentes, jovens, adultos ou idosos, todos garantem que ele é um amigo para ninguém botar defeito.
“Depois de passar seis meses na linha do Mocambinho fui transferido. Foi então que a empresa passou a receber várias reclamações e pedidos para que eu voltasse. É gratificante saber que as pessoas sentem a sua falta”, afirma o cobrador, que já trabalhou nas linhas Saci–Miguel Rosa, Mocambinho–Promorar e, atualmente, encontra-se na linha Saci–Universidade.

“Ele levanta nossa auto-estima, nos faz elogios educados, e melhora nosso humor, além de segurar nossos cadernos, pedir parada quando estamos com as mãos ocupadas”, continua a estudante Lara.

Histórias para contar é o que não falta. O cobrador lembra de um fato marcante no trabalho e confessa que abusa do humor, simplesmente para poder animar o dia de alguém. No condomínio Mediterrâneo, por exemplo, mora um casal de idosos que só pega ônibus se o cobrador estiver fazendo a linha. “Os dois possuem meu número de telefone pessoal e sempre que precisam de condução ligam pra saber em que ponto do percurso estou, e quando entram no ônibus, se irritam se não houver uma cadeira perto de mim para os dois sentarem e conversar comigo. Eles são uma simpatia”, comenta.
Chagas sabe da importância de tratar bem o passageiro, principalmente os estudantes, seu público alvo. “Eles são o futuro do nosso país, então é importante que sempre estejamos elevando a auto estima deles”, declara.
O cobrador é uma exceção? Nem tanto! As 13 empresas que fazem o transporte da capital investem alto na qualificação e reciclagem de seus profissionais. Vários cursos são oferecidos pelo próprio SETUT (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina), em parcerias com diversos órgãos.
Segundo o presidente do SETUT, Herbert Miura, a capacitação dos quase três mil profissionais em atividade no sistema é rotina entre as empresas. “O último curso que houve foi para orientar sobre o uso da rampa de acesso para deficientes. Mais de mil motoristas participaram. Agora vamos refazer o curso com participação de membros da Associação dos Cadeirantes de Teresina para aproximar o nosso funcionário ainda mais da realidade”, destaca.

Fonte: Acessepiauí
READ MORE - Cobrador eleva autoestima de passageiros com bom humor

BH: Trânsito na Avenida Antônio Carlos é liberado após inauguração de obra de duplicação


Trânsito livre para os 85 mil motoristas que passam diariamente na Avenida Antônio Carlos. Seis viadutos e três pistas do corredor viário serão liberados nesta terça-feira, às 9h30, em solenidade de entrega da segunda etapa de duplicação da via. As intervenções estão num trecho de 2,2 quilômetros, entre o Complexo da Lagoinha e a Rua Operários, no Bairro Cachoeirinha, na Região Nordeste.

Com a liberação das obras, simulações da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop) calculam uma redução de 20 minutos entre o Anel Rodoviário e o Complexo da Lagoinha.Ainda falta terminar as vias de acesso ao viaduto na Rua Formiga, em frente ao Conjunto IAPI, que interligará os bairros São Cristóvão e Bom Jesus.

A expectativa da Setop é concluí-lo em 45 dias. Apesar do trecho continuar em obras, a secretaria assegura que o trânsito fluirá sem desvios. A segunda etapa da duplicação teve início em fevereiro de 2009 e consumiram R$ 250 milhões, recursos do governo do estado e da prefeitura. A maior parte dos recursos, R$ 111 milhões, foram usados em 290 desapropriações.

A nova Antônio Carlos passa a ter duas pistas com quatro faixas, além de uma terceira com duas faixas exclusiva para ônibus (busway). A largura da avenida subiu de 25 para 52 metros. Além do alargamento, a duplicação incluiu a construção de sete viadutos, com duas faixas por sentido. Na Rua dos Operários, dois viadutos vão permitir retornos para o Centro e Pampulha e entrada para bairros adjacentes.

De mão dupla, o viaduto da Rua Araribá facilitará o acesso ao Hospital Belo Horizonte e acabará com a interseção da Antônio Carlos feita pela Rua Jequitaí. Por fim, uma alça na Rua Rio Novo, vai complementar o Complexo da Lagoinha, facilitando o acesso ao Centro e a interligação com a Avenida Pedro II. O corredor viário também recebeu passarela para pedestres em três pontos e travessias ao longo da avenida. Além disso, 1,5 mil árvores foram plantadas ao longo da via.

Fonte: TV Alterosa
READ MORE - BH: Trânsito na Avenida Antônio Carlos é liberado após inauguração de obra de duplicação

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960