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A Planilha da ANTP para ônibus diesel já está disseminada em todo o país

domingo, 24 de março de 2024

Em 2013, movimentos de rua contra o reajuste tarifário em todo o país questionavam a forma de calcular os custos dos serviços de transporte público. A gravidade daquele momento leva o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, reunido em 2014, a discutir o assunto, ocasião em que convida a ANTP a coordenar um grupo de trabalho constituído por dirigentes públicos e privados do setor de transporte público para elaborar uma nova metodologia de cálculo do custo do transporte público.
A VEZ DOS ÔNIBUS ELÉTRICOS

Esse novo método teria como objetivo a atualização da Planilha Geipot, cuja última versão era de 1996, tendo em vista as inúmeras alterações promovidas na composição de custos do transporte público desde aquele ano, assim como dar maior clareza e transparência ao cálculo.

No primeiro, são descritos os itens que compõem o custo operacional dos serviços, com fórmulas literais de cálculo representando matematicamente e de forma clara a relação entre variáveis e parâmetros. O segundo volume é destinado às instruções de uso, por meio de formulários simplificadores para o preenchimento de valores dos itens de custo, apresentando ainda exemplos de cálculos completos. Além dos dois volumes, e para facilidade de simulação, também foi disponibilizado um aplicativo em Excel.

A partir da publicação do novo método, a ANTP inicia a sua divulgação nos fóruns de secretários de mobilidade urbana, nacional e regionais, nos congressos da ANTP e em vários outros eventos. Ao longo desse período, a ANTP cria e ministra um programa de capacitação, já tendo treinado mais de 500 pessoas.

Progressivamente, a Planilha da ANTP passa a servir de referência para dezenas de cidades brasileiras, como também para órgãos de controle, tanto em processos de licitação e de revisões de cálculo de custos, quanto para elucidação de controvérsias em contratos.

As frequentes consultas recebidas pela ANTP de várias partes do país é também um indicativo de como o método se encontra bem disseminado.

No entanto, o método de 2017 foi desenvolvido tendo por objeto o ônibus a diesel, em que itens dos custos variáveis estão relacionados com o motor a combustão — como a taxa de consumo de combustível, lubrificantes e aditivos, por exemplo —, assim como itens do custo fixo, como a remuneração e depreciação do capital imobilizado e mão de obra. O método inova ao criar o conceito de remuneração pela prestação dos serviços, distinguindo o lucro do empreendimento da remuneração do capital imobilizado, como fazia a Planilha Geipot.

Mais recentemente, são iniciadas experiências concretas do uso do ônibus elétrico a bateria na operação comercial de linhas de ônibus. Órgãos públicos passam a exigir frota elétrica dos operadores, a adquirir veículos com recursos próprios, ao mesmo tempo em que bancos e entidades de fomento oportunizam fontes de financiamento. Essas iniciativas abriram o debate nacional sobre o uso do veículo elétrico e despertaram toda a sorte de ideias para estimular a introdução dessa inovação.

É importante esclarecer que o veículo elétrico introduz novos componentes de custo, que não foram considerados no método por ônibus a diesel, impactando tanto os custos variáveis, quanto os custos fixos. A substituição do motor a combustão por motor elétrico e a necessidade de uma bateria pesada transportada pelo veículo requerem alteração no projeto do chassi, tornando o veículo mais caro. Ainda, para manter as baterias em condições operacionais, são necessários carregadores que, por sua vez, precisam de uma fonte de energia, e de até mesmo a construção de uma subestação elétrica na garagem, que precisa ser adaptada para essa nova tecnologia.

Em 2023, dúvidas e incertezas permeavam a introdução dessa nova tecnologia nas cidades brasileiras, tanto para os operadores quanto para os órgãos públicos, em razão do pouco conhecimento do funcionamento do ônibus elétrico, do alto custo do veículo e dos demais equipamentos de energia, do impacto no custeio, além das dúvidas acerca das especificidades da operação, sobretudo em relação ao impacto que causaria na tarifa de remuneração e, por conseguinte, na tarifa pública ou na necessidade de subsídios.

Era necessário um método complementar, o que de fato a ANTP se propôs a fazer. Dada a enorme variedade de padrões técnicos e de indicadores de eficiência e produtividade de diversos fornecedores e, sobretudo, da variação do custo de aquisição de veículos, de equipamentos e de sistemas de fornecimento de energia, a ANTP procurou consultar, o mais amplamente possível, a indústria, os fornecedores, os operadores e os órgãos públicos que promoviam as primeiras experiências-piloto com o novo veículo, de forma a elaborar uma estrutura de cálculo adequada e condizente com o estado da arte, que, afinal, foi publicada em meio digital e distribuída em outubro de 2023.

A elaboração da Metodologia de Cálculo e Parâmetros dos Serviços de Transporte Público por Ônibus Elétrico tomou por referência a estrutura do método existente para ônibus diesel, promovendo-se apenas alterações e adaptações onde de fato cabiam, mantendo-se inalterada a estrutura dos demais itens de cálculo.

O documento recém-publicado é um ponto de partida destinado a contribuir para esclarecer a complexidade da implantação e reduzir as incertezas e as preocupações que possam dificultar a implementação dessa nova tecnologia no país. É importante frisar que nos encontramos na fase da curva de aprendizagem de introdução de uma nova tecnologia. Com o crescimento das experiências, com a coleta de indicadores de eficiência e desempenho mais precisos e com órgãos públicos e operadores melhor compreendendo o funcionamento do novo sistema, é natural que o documento deva ser atualizado periodicamente no futuro.

Informações: NTU
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Prefeitura de SP tira seis linhas da Transwolff na Zona Sul e transfere para outras empresas após quebra-quebra no Terminal Varginha

A SPTrans anunciou na noite desta quinta-feira (21) que vai trocar a empresa operadora de seis linhas de ônibus que operam nos terminais Varginha e Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo.

As seis linhas eram operadas pela empresa Transwolff e vinham sendo alvo de muita reclamação da população.

O estopim final para a troca foi o quebra-quebra observado na noite de quarta-feira (20), após os usuários da região esperarem mais de duas horas por um veículo da linha 6072/10 Jd. São Nicolau - Term. Varginha.

Revoltados com a demora, ao menos dois homens quebraram a bancada de um fiscal da Transwolff.

As cenas levaram o prefeito Ricardo Nunes (MDB) a pedir desculpas para os passageiros e chamar a empresa Transwolff de "irresponsável".

Nunes determinou ação imediata da SPTrans e depois de reuniões com todas as operadoras da região Sul, foi anunciado o rearranjo das linhas a partir do sábado (23).

Passam a ser operadas pela Viação Mobibrasil:

695D/10 Jd. Sta. Bárbara- Metrô Jabaquara
6002/10 Cid. Dutra - Hosp. Pedreira
677V/10 Jd. Alpino - Est. Grajaú
6110/10 Conj. Hab. Palmares - Aeroporto
Passam a ser operadas pela Viação Grajaú:

6026/10 Jd. Icaraí - Term. Sto. Amaro
637V/10 Pq. América - Term. Sto. Amaro

“Com a mudança, as linhas operadas pela Transwolff que atuam nas regiões dos Terminais Varginha, Parelheiros e Grajaú, terão uma nova programação operacional para garantir a boa qualidade do serviço, envolvendo rapidez, conforto, regularidade e segurança, conforme exigido pela SPTrans”, disse a SPTrans em comunicado.

“A operação também terá ônibus maiores, haverá a substituição de ônibus menores (Midônibus e Básicos) por modelos com maior capacidade (Padron)”, declarou a gestão Nunes.

Informações: G1

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BRTs e os deslocamentos sobre trilhos: mais rapidez, menos poluição

Em fase de implantação, o proje­to BRT-ABC é um sistema rápi­do de ônibus elétricos movidos a bateria e não poluentes – o pri­meiro com frota 100% elétrica do Brasil. A previsão de entrega é para 2025, com 92 ônibus elétri­cos e 16 estações ao longo de 18 quilômetros, ligando a região do Grande ABC à capital paulista, com benefício para mais de 600 mil passageiros.

O projeto terá integração com o metrô e o trem: no terminal Ta­manduateí, com a Linha 2 Verde do Metrô e a Linha 10 Turquesa da Companhia Paulista de Trens Me­tropolitanos (CPTM); no terminal Sacomã, com o corredor Expresso Tiradentes e a Linha 2 do Metrô.

“O BRT será um grande passo para levar maior eficiência ener­gética ao sistema de transporte metropolitano. Representa uma solução moderna, ágil e sustentá­vel para a mobilidade de milhares de passageiros que se deslocarão, diariamente, entre São Bernardo do Campo, Santo André, São Ca­etano do Sul até a capital. A frota será composta de ônibus com tec­nologia limpa, totalmente elétricos e articulados, fabricados no Brasil, com ar-condicionado, silencio­sos e não poluentes. Para facilitar ainda mais o deslocamento da po­pulação, o novo modal vai se co­nectar ao sistema de trens metro­politanos, ao Metrô, ao Corredor Metropolitano ABD e ao Expresso Tiradentes”, afirmou à reportagem Felipe Santoro, chefe de departa­mento da Assessoria Financeira e Orçamentária da Empresa Metro­politana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU).

Também está em curso a ex­pansão do transporte sobre trilhos na região metropolitana de São Paulo: há obras de ampliação da Linha 2-Verde, entre Vila Pruden­te e Penha; da Linha 9-Esmeralda, até a estação Varginha; e da Linha 15-Prata, para as regiões de Jacu­-Pêssego e Ipiranga. Também estão sendo construídas duas linhas: a 6-Laranja, entre a Brasilândia e São Joaquim, com potencial para transportar cerca de 630 mil pas­sageiros; e a Linha 17-Ouro, entre Morumbi e o Aeroporto/Washing­ton Luiz, que irá beneficiar 93 mil passageiros ao dia.

Em 2023, conforme dados do Metrô e das concessionárias Via­Quatro e ViaMobilidade, foram transportadas 1,19 bilhão de pes­soas nos seis ramais metroviários, aumento de 8% no comparativo com o ano anterior.

Por Roseane Welter
Informações: Osaopaulo.org.br

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Grande Recife apresenta ao Ministério Público medidas para viabilizar operação da empresa Vera Cruz

O Diretor-Presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, Matheus Freitas, acompanhado do Diretor de Planejamento, Jonathan Valença, e do Coordenador Jurídico, Roberto Campos, estiveram hoje (22), participando de audiência pública no Ministério Público de Pernambuco – MPPE, com objetivo de debater e coletar informações sobre problemas identificados com situação da empresa Vera Cruz, que realiza o transporte público na Região Metropolitana do Recife – RMR.

Freitas destacou a necessidade urgente de serem adotadas medidas a fim de manter a operação da Vera Cruz, dentre elas, o pagamento das multas geradas até 2023, imediatamente; manter, no mínimo durante 12 meses, zero autuação de frota reduzida, descumprimento de horário, e/ou Operação de Veículo Retido; reduzir em, pelo menos, 90% as constatações/autuações; e até 15 de abril de 2024 alcançar 70 veículos vistoriados e aprovados. “Caso ocorra a determinada a suspensão ou revogação do contrato da Vera Cruz, a população não ficará desassistida, uma vez que o serviço será assumido por outro(s) operador(es)”, ressaltou.
Durante a audiência, conduzida pelo Promotor de Justiça Dr. Leonardo Brito Caribé, foram abordados assuntos relacionados às dificuldades operacionais e financeiras, inclusive as reclamações dos passageiros que utilizam as linhas operadas pela Vera Cruz. Dessas, denúncias sobre descumprimento de horário, frota reduzida, Plataforma Elevatória Veicular – PEV quebrada/ausente, além de veículos retidos durante vistorias.
Ao final, foi deliberado a concessão de prazo para que a Vera Cruz possa discutir internamente os impactos das medidas determinadas pelo CTM. O MPPE concordou com o prazo de uma semana para que a empresa aceitasse as determinações do Grande Recife. Ficou designada uma nova data (01 de abril de 2024), sem prejuízo da instauração de processo de suspensão/revogação da “permissão” da operadora.


Participaram da audiência, representantes da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco – SEMOBI/PE, Alexandre Correa Gondim Bezerra Rodrigues e Dreicy Fraga; da Federação dos Usuários dos Transportes de Passageiros do Estado de Pernambuco, Renilda Maria da Silva; o integrante do Conselho Superior de Transporte Metropolitano – CSTM, Clayton Leal, e o noticiante, Jorge Geraldo.

Informações: GRCT

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Em BH, Usuários ganham aumento de 176 viagens de ônibus nos fins de semana

Belo Horizonte passou a contar a partir deste sábado (23/3) com 176 novas viagens de ônibus em 24 linhas que fazem a ligação bairro-estação.

Empresa de ônibus em BH é condenada em R$ 200 mil por más condições de trabalho

Serão 55 viagens aos sábados e mais 121 aos domingos e feriados, informou a prefeitura da capital, que disponibilizou em seu site os novos quadros de horários.

Confira a linhas que terão acréscimo:

  • Linha 305 - São 4 novas viagens (1 aos sábados e 3 aos domingos/feriados)
  • Linha 309 - São 3 novas viagens (1 aos sábados e 2 aos domingos/feriados)
  • Linha 311 - São 10 novas viagens (3 aos sábados e 7 aos domingos/feriados)
  • Linha 318 - São 4 novas viagens (1 aos sábados e 3 aos domingos/feriados)
  • Linha 325 - São 17 novas viagens (6 aos sábados e 11 aos domingos/feriados)
  • Linha 329 - São 19 novas viagens (4 aos sábados e 15 aos domingos/feriados)
  • Linha 332 - São 18 novas viagens (4 aos sábados e 14 aos domingos/feriados)
  • Linha 341 - São 10 novas viagens (3 aos sábados e 7 aos domingos/feriados)
  • Linha 615 - São 5 novas viagens (1 aos sábados e 4 aos domingos/feriados)
  • Linha 616 - São 10 novas viagens (3 aos sábados e 7 aos domingos/feriados)
  • Linha 617 - São 3 novas viagens (2 aos sábados e 1 aos domingos/feriados)
  • Linha 626 - São 4 novas viagens (4 aos sábados)
  • Linha 627 - São 3 novas viagens (2 aos sábados e 1 aos domingos/feriados)
  • Linha 634 - São 4 novas viagens (3 aos sábados e 1 aos domingos/feriados)
  • Linha 641 - São 11 novas viagens (2 aos sábados e 9 aos domingos/feriados)
  • Linha 707 - São 8 novas viagens (3 aos sábados e 5 aos domingos/feriados)
  • Linha 712 - São 6 novas viagens (2 aos sábados e 4 aos domingos/feriados)
  • Linha 738 - São 4 novas viagens (3 aos sábados e 1 aos domingos/feriados)
  • Linha 806 - São 16 novas viagens (1 aos sábados e 15 aos domingos/feriados)
  • Linha 813 - São 2 novas viagens (1 aos sábados e 1 aos domingos/feriados)
  • Linha 814 - São 5 novas viagens (5 aos sábados)
  • Linha 815 - São 3 novas viagens (1 aos sábados e 2 aos domingos/feriados)
  • Linha 823 - São 1 novas viagens (1 aos sábados)
  • Linha 832 - São 11 novas viagens (3 aos sábados e 8 aos domingos/feriados)

Informações: Estado de Minas

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Número de passageiros no Metrô de BH caiu 72% em uma década

O Metrô BH, formado pelo Grupo Comporte Participações, assumiu o modal belo-horizontino há um ano, com o desafio de melhorar a qualidade do serviço e, consequentemente, conter a queda de usuários, que vem ocorrendo ano após ano. De 2013 para 2022, a quantidade anual de passageiros transportados caiu 72% – de 64,9 milhões para 18,1 milhões, conforme relatórios públicos de gestão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pela administração do sistema até aquele ano – os dados de 2023 não foram informados pela concessionária.

Entre os fatores que explicam a queda, a CBTU pontuou no documento de 2016 que a situação foi reflexo da “crise econômica pela qual passa o país, com grande número de cidadãos desempregados, e a concorrência predatória do BRT em Belo Horizonte, levando a uma perda de cerca de 3,3 milhões de passageiros naquele sistema”. O BRT (Bus Rapid Transit, que pode ser traduzido como “transporte rápido por ônibus”, chamado de “Move” em BH) foi inaugurado em 2015.

Para Mauro Zilbovicius, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador do Laboratório de Estratégias Integradas da Indústria da Mobilidade (MobiLab), um fator que influenciou fortemente a queda foi o aumento do valor da tarifa, que passou de R$ 1,80 em 2019 para R$ 5,30 em julho de 2023, o que a faz a terceira mais cara do país, atrás de São Paulo e Brasília.

“A tarifa é um regulador da demanda. A tarifa mais alta significa perder passageiro, porque a população tem renda baixa, e isso não é só no Brasil”, disse. Segundo ele, a operação do metrô de Paris, por exemplo, é paga pela soma do que é arrecadado com a tarifa dos usuários, além do aporte do Tesouro francês (dinheiro público), e de uma contribuição do comércio, que é considerado um grande usuário do sistema.

Usuários reclamam de trens lotados nos horários de pico
Por isso, o professor de urbanismo Roberto Rolim Andrés, da Escola de Arquitetura da UFMG, defende um subsídio para que a tarifa diminua em BH. “Você só recupera esses usuários com subsídio público para reduzir a tarifa. Isso, infelizmente, não está na perspectiva da gestão atual do metrô”, avalia.

Procurado, o Metrô BH não comentou a queda dos usuários e se há um plano para diminuir o valor da tarifa. O governo de Minas e o Ministério das Cidades também não tinham respondido sobre o subsídio até o fechamento desta edição. 

Empresa informa que já fez melhorias
O Metrô BH informou que, desde março de 2023, quando assumiu a concessão, o sistema opera de forma mais eficiente. “As melhorias graduais refletem o empenho da empresa em proporcionar regularidade, pontualidade e conforto ao usuário”, declarou, em nota.

Entre as ações, a empresa cita a redução das “evacuações” dos trens – quando todos os passageiros têm que descer por causa de alguma pane – de uma média de 30 para uma por mês. “O tempo médio de percurso entre as estações Vilarinho e Eldorado foi reduzido de 55 para 47 minutos. Já o número médio de viagens em atraso diminuiu de cerca de 35 para três, mensais”, alega.

Informações: O Tempo

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MPCE fiscaliza terminal de ônibus em Fortaleza e cobra respeito à prioridade das pessoas idosas no transporte público

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, realizou, neste mês de março, fiscalização no terminal de ônibus da Parangaba para verificar se o direito à prioridade de pessoas idosas no transporte coletivo está sendo garantido em Fortaleza. Durante a ação, o MP Estadual constatou a necessidade de diversas melhorias, incluindo o controle de usuários que utilizam as filas prioritárias, a fim de destinar esses espaços apenas para as pessoas que têm esse direito. A ação foi realizada em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e a empresa que administra os terminais de ônibus Socicam.

Além das filas, os órgãos averiguaram ainda as plataformas e dependências dos terminais e a atuação dos motoristas para garantir a segurança das pessoas idosas durante o trajeto. O MP Estadual constatou a necessidade de o Sindiônibus realizar um projeto educativo sobre o tema para os condutores. A fiscalização constatou também a necessidade de reforma em alguns pontos do terminal, a fim de melhorar a mobilidade dos usuários; e de regularização do comércio ambulante no local. Durante a ação, foi realizada também uma campanha educativa dentro e fora dos veículos sobre o direito de prioridade das pessoas idosas, com distribuição de panfletos informativos e orientações presenciais aos usuários do terminal.

Próximas fiscalizações

As fiscalizações aos terminais de ônibus de Fortaleza irão ocorrer mensalmente durante todo o ano. A Promotoria de Justiça, de titularidade do promotor de Justiça Alexandre Alcântara, busca averiguar as condições impostas aos idosos durante o uso do transporte público de Fortaleza, incluindo o respeito às pessoas com mais de 60 anos nos momentos de embarque e desembarque dos ônibus e nas filas prioritárias.

Cronograma:

8 de abril de 2024 – Terminal do bairro Siqueira
8 de maio de 2024 – Terminal do bairro Lagoa
20 de junho de 2024 – Terminal do bairro Conjunto Ceará
8 de julho de 2024 – Terminal do bairro Papicu
8 de agosto de 2024 – Terminal do bairro Messejana
9 de setembro de 2024 – Terminal do bairro Antônio Bezerra
8 de outubro de 2024 – Terminal do bairro Washington Soares
7 de novembro de 2024 – Terminal do José Walter
9 de dezembro de 2024 – Terminal do Coração de Jesus

Informações: MPCE

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Passagens de ônibus serão gratuitas no São João 2024 de Campina Grande


As passagens de ônibus serão gratuitas em todos os dias do São João 2024. O prefeito Bruno Cunha Lima anunciou a novidade, nesta quinta-feira (21), nas redes sociais. A festa começa no dia 29 de maio e vai até 30 de junho.

De acordo com o prefeito, a gratuidade vai funcionar das 19h até às 4h da manhã. O passe será livre em todas as linhas de ônibus de Campina Grande.

O gestor também afirmou que a iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e uma empresa de apostas, que será responsável por patrocinar as passagens de ônibus, o que garante que a ação não terá custos para o município.

A programação do São João 2024
Antes mesmo do lançamento, o prefeito da cidade, Bruno Cunha Lima, adiantou alguns nomes sem especificar datas. Estão confirmados no Maior São João do Mundo artistas como Gusttavo Lima, Alcymar Monteiro, Flávio José, Roberta Miranda, Santanna, Amazan e Ton Oliveira.

Informações: São João de Campina

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