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Tarifa Zero nos ônibus de São Caetano completa uma semana com aprovação

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

São Caetano completa nesta quarta-feira (8/11) uma semana de Tarifa Zero no transporte público. E os passageiros, que economizam nos ônibus das oito linhas municipais, são só elogios à iniciativa.

“Para mim é uma maravilha”, afirmou Juliana Nunes, de 32 anos, moradora do Bairro Cerâmica. “Estou momentaneamente sem emprego e fazendo um curso no Senac, em Santo André. Então, tenho que pegar dois ônibus, um municipal e outro intermunicipal. Se fosse antes, eu teria de pagar R$ 22 ida e volta e agora só pago R$ 12, do intermunicipal. Este dinheiro que economizo em São Caetano faz muita diferença no orçamento.”

Entre os passageiros que embarcaram e desembarcaram nesta terça-feira (7/11) no Terminal Rodoviário Nicolau Delic, no Centro, também estava a Irmã Dada Fernando da Silva, de 46 anos. A moradora do Bairro Santo Antônio nasceu em Guiné Bissau.

“A Tarifa Zero é uma grata surpresa. Uma bênção para mim e para todo o povo. Quem dera todas as prefeituras fizessem o mesmo que São Caetano”, ressaltou Irmã Dada.

Nestes primeiros dias de operação não houve superlotação e nenhuma dificuldade foi relatada pelos passageiros. A VIPE (Viação Padre Eustáquio, concessionária do sistema) analisa a evolução de usuários e, se necessário, fará ajustes visando a melhora contínua da operação.


A Prefeitura projeta investimento de R$ 2,9 milhões por mês no Tarifa Zero. O valor exato será calculado mensalmente com base em georreferenciamento e pago diretamente à VIPE. Custos de manutenção da frota, da operação e de combustível, por exemplo, já estão incluídos neste montante.

Para suportar a nova demanda prevista com a gratuidade, foram adicionados mais cinco ônibus à frota atual, que passou a contar com 54 veículos.

O subsídio foi incluído na previsão orçamentária para 2024 e será inserido também na peça orçamentária de 2025, seguindo exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O investimento anual previsto (R$ 35 milhões) corresponde a 1,44% do orçamento total para 2024, de R$ 2,434 bilhões – não serão criadas novas taxas ou impostos.

Informações: Prefeitura de São Caetano
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Aplicativo para o transporte é lançado em Natal

A Prefeitura de Natal, em parceria com os operadores de transporte da cidade, lançou o aplicativo NUBUS nesta segunda-feira, dia 6. O aplicativo é gratuito e permite aos usuários do transporte público saber em tempo real a localização da sua linha, horários e pontos de parada.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas digitais, tanto para o sistema iOS quanto para o Android. Esta iniciativa marca a introdução de uma plataforma tecnológica de última geração projetada para oferecer a experiência de "Mobilidade Conectada", que certamente transformará a forma como os passageiros interagem com o sistema de transporte público. Entre os destaques do novo aplicativo e das tecnologias estão:

• Interface Aprimorada: O aplicativo oferecerá uma interface mais intuitiva, aprimorando a experiência do cliente e facilitando a interação.

• Melhor Desempenho: Problemas de travamento serão coisa do passado, com um desempenho mais suave.

• Compatibilidade Estendida: A nova versão será compatível com uma ampla variedade de dispositivos de tela pequena.

• Uniformidade Android e iOS: Os usuários de Android e iOS desfrutarão de uma experiência consistentemente padronizada.

• Identificação de Cidade: Os passageiros poderão selecionar a cidade em que se encontram, com a opção de "Mudar cidade".

• Maior Privacidade: O aplicativo funcionará sem a necessidade de permissão de localização GPS, proporcionando maior privacidade.

• Suporte Personalizado: Uma equipe de suporte pessoal e uma central de atendimento ao cliente estarão à disposição para ajudar os passageiros em suas necessidades.

Recarga

Além disso, a funcionalidade de recarga de cartões também foi aprimorada para oferecer uma experiência mais limpa e funcional. Informações cruciais são destacadas na tela, facilitando a usabilidade. Outros benefícios incluem:

• Recarga Múltipla: Agora, é possível recarregar mais de um cartão em um único pagamento, tornando as compras programadas mais convenientes para as famílias.

• Segurança Aprimorada: As informações dos cartões agora estão mais seguras do que nunca.

• Opções de Pagamento Diversificadas: Os passageiros podem adquirir créditos no aplicativo e na rede de vendas, com opções de pagamento via Pix, cartão de crédito e débito.

• Ampla Disponibilidade: Essas modalidades de pagamento estarão disponíveis em todos os postos da rede de vendas.

De acordo com a titular da STTU, Daliana Bandeira, "É uma nova ferramenta que vai facilitar a vida dos usuários, onde eles, a partir do aplicativo, poderão acessar sua linha e horário em tempo real, diminuindo seu tempo na parada".

Informações: Prefeitura de Natal

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Moradores de Curitiba aproveitam o sol para passear na Linha Turismo com a tarifa a R$ 6

A volta dos dias ensolarados, depois de uma temporada de chuva, animou muitos curitibanos a passear na Linha Turismo e aproveitar a tarifa especial de R$ 6. A promoção é válida às segundas, terças, quartas e quintas-feiras (exceto feriados), apenas para moradores da capital. 

Válida até o fim da primavera (21 de dezembro), a promoção permite que o morador de Curitiba utilize o ônibus de dois andares pagando R$ 6 a cada embarque com o cartão-transporte da Urbs, com créditos adquiridos por pessoa física. O desconto é de 88% sobre o valor cheio pago pelos turistas (R$ 50).

“Fiquei sabendo dessa promoção na Rua da Cidadania do Cajuru e não podia perder, ainda mais em um dia sol assim. É uma ação muito boa”, afirma Mauro Cesar Medeiros, de 68 anos, que embarcou na Linha Turismo na tarde desta terça-feira (7/11).

A promoção também foi elogiada por um um grupo das aulas de alongamento do programa Curitiba Viva Bem, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que se reuniu para conhecer melhor a cidade.

“Viemos por causa desse desconto, que foi divulgado para nossa turma. Minha expectativa é conhecer melhor Curitiba, por um ângulo diferente”, conta um participante do grupo, Carlos Eduardo Felsky, de 63 anos.

Experiência única
Mesmo para a população que já conhece bem a cidade e seus pontos turísticos, a Linha Turismo é um passeio atrativo.

“Eu vi a divulgação da Prefeitura e tive a ideia de vir. Já estive em quase todos os atrativos da cidade, mas esse ônibus permite ver a cidade de modo diferente, com a percepção do turista”, relata Cristina Ostin, de 42 anos, que levou a filha ao passeio.

A promoção também agrada pessoas que moram na cidade há pouco tempo e já têm o cartão-transporte, como é o caso dos pernambucanos Danilo e Rafaela de Arruda, de 39 e 30 anos.

“Estamos em Curitiba há um ano, e mesmo que eu já conheça algumas atrações da cidade, nunca tinha andado na linha, em que dá para ver tudo mais de cima. A promoção foi um ótimo incentivo”, diz Danilo.

Como fazer o cartão
Para fazer o cartão usuário Urbs, usado no pagamento da tarifa promocional, é simples, basta marcar pelo Agenda Online. Depois, comparecer ao local e horário marcados com documentação solicitada no momento do agendamento. A primeira via do cartão é gratuita.

CLIQUE AQUI e tire suas dúvidas sobre como funciona a tarifa promocional

Essa é a quarta vez que a Prefeitura implanta o projeto Primavera na Linha Turismo, iniciada em 2019 por meio de uma parceria da Urbanização de Curitiba (Urbs) e o Instituto Municipal de Turismo (IMT).

“O objetivo é propiciar mobilidade e lazer para que a população que mora na cidade também possa aproveitar e passear pelos pontos turísticos de Curitiba a um custo menor. É uma forma dos moradores observarem Curitiba do ponto de vista dos turistas”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Passeio
A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que passa por 26 pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os principais parques, praças e atrações da cidade. Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de três horas. O roteiro começa na Rua 24 Horas, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. 

Informações: URBS

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Prefeitura vai subsidiar em R$ 190 milhões sistema de transporte público de Salvador


A prefeitura de Salvador vai subsidiar em R$ 190 milhões o sistema de transporte público da capital baiana. A informação foi divulgada por Mário Kertész nesta terça-feira (7) no Jornal da Metropole no Ar.

MK garantiu ainda que não haverá greve dos rodoviários. "Primeiro, não vai ter greve. Segundo, a prefeitura vai subsidiar o sistema de transporte público em R$ 190 milhões. O prefeito [Bruno Reis] vai mandar mensagem para a Câmara [de Vereadores] autorizar [a liberação do recurso]. Ele provavelmente vai fazer isso até para a Câmara ser corresponsável no sistema de transporte público", afirmou.

Nesta segunda-feira (6), após a assembleia geral, os rodoviários aprovaram o estado de greve com o argumento de que direitos trabalhistas, como o pagamento do 13º salário, não têm sido cumprido pelas empresas de ônibus. 

Informações: Metro1

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Em Itajaí, Nova tarifação do Sistema de Ônibus inicia operação na próxima segunda-feira

O Consórcio Atalaia, empresa concessionária do transporte público em Itajaí, adiou o início da nova tarifação do Sistema de Ônibus Local (SOL) para a próxima segunda-feira (13). Neste período de transição, os usuários pagarão os valores atuais das tarifas com a manutenção do prazo de integrações ilimitadas durante 4 horas. A mudança busca colaborar com a melhoria contínua do sistema.

O novo tarifário integra o novo sistema de transporte e busca oferecer opções mais vantajosas aos usuários, como a tarifa diária e os pacotes semanais e mensais. As dúvidas frequentes sobre a tarifação atualizada podem ser consultadas no site consorcioatalaia.com.br, pelas redes sociais @sol_consorcioatalaia, ou através do número (47) 98414-4602.

Confira as novas tarifas do sistema a partir de segunda-feira (13):

Antecipada: R$ 4,30 (uma integração)
Embarcada: R$ 4,50 (sem integração)
Diária: R$ 6,00 (integrações ilimitadas)
Semanal: R$ 36,00 (integrações ilimitadas)
Mensal: R$ 156,00 (integrações ilimitadas)
Estudante: R$ 2,15 (sem integração)
Gratuidade: crianças até 5 anos, idosos 60+ e pessoas com deficiência

Consulte as principais dúvidas sobre o novo tarifário do SOL:

O valor que tenho no meu cartão ainda valerá?
Sim, o valor valerá por 90 dias ainda na tarifa antiga, a contar do dia 01 de novembro de 2023.

Como funciona a tarifa para os estudantes?
A tarifa para o estudante continua com o desconto de 50%, conforme legislação, ou seja, R$ 2,15 a cada embarque com direito a uma integração.

Se eu ainda não tiver cartão, posso pagar em dinheiro?
Sim, você pagará R$ 4,50 em cada viagem, sem direito a integrações.

Se eu pagar em dinheiro, posso fazer conexão?
O pagamento em dinheiro é direto no ônibus, garante apenas um embarque por passageiro. Se descer do ônibus e pegar outro, pagará novamente. Apenas nos terminais do Cordeiros e da Fazenda poderá ser feita a troca de veículo com o embarque pela porta de trás.

Os créditos diário, semanal e mensal são acumulativos?
Não, precisam ser usados dentro do período estabelecido, logo após expiram, sendo necessário após o carregamento iniciar o uso dentro de até 72 horas.

Como carregar o meu cartão?
Você pode recarregar nos 3 pontos de atendimento: Terminal Fazenda, Cordeiros e Ressacada. O cartão comum poderá ser recarregado pelo aplicativo CLIVE Bus. As tarifas temporais por enquanto somente nos postos de vendas dos terminais.

Por que eu faço pix e não atualiza o sistema?
Após ser realizado o pix, a recarga estará disponível no sistema em até 30 minutos. O saldo atualizado no aplicativo será informado ao passar o cartão, pelo validador, após o primeiro contato ou uso. Após isso, o sistema irá atualizar o saldo no aplicativo CLIVE Bus.

Os créditos atuais disponíveis podem ser trocados pelo novo modelo tarifário?
Não. Os créditos disponíveis têm que ser utilizados em até 90 dias, contando a partir de 01 de novembro de 2023. O crédito atual não pode ser utilizado para adquirir os novos produtos. 

Informações: Prefeitura de Itajaí

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Em Curitiba, Confira as estações-tubo desativadas para obras nesta semana

terça-feira, 7 de novembro de 2023

A Urbanização de Curitiba (Urbs) está reformando estações-tubo da capital. O trabalho, dividido em lotes, prevê que a cada semana um grupo de estações entre em obras. Até janeiro, serão reformadas 120 estações-tubo, com investimento de R$ 6,4 milhões.

Os passageiros precisam ficar atentos porque durante o período de obras as estações-tubo serão desativadas parcialmente ou integralmente.

Confira o novo grupo de estações-tubo que entram em obras a partir desta semana: Estação-tubo Terminal Caiuá sentido Tamandaré (6/11 a 11/11); Terminal Cabral sentido Terminal Guaraituba (6/11 a 13/11); Guadalupe sentido Terminal Cabral (8/11 a 14/11); Estação-tubo Praça Tiradentes/Nestor de Castro sentido Terminal Campo Comprido (8/11 a 16/11); Conselheiro Dantas sentido Praça Carlos Gomes (10/11 a 16/11).

Os usuários são avisados por informações em cartazes e Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) nas estações-tubo.

O projeto prevê a reforma dos pisos e a adequação das portas destinadas a pessoas com deficiência. “O objetivo é dar mais conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema de transporte de Curitiba”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.

Com o projeto de revitalização de 120 estações-tubo, sobe para 205 o número de pontos reformados desde 2022, o que representa 60% das 338 estações-tubo da cidade. No ano passado, já haviam sido revitalizadas 85 estações-tubo, além da reforma do Terminal Cabral, com R$ 6,5 milhões em investimentos.

Melhorias
As reformas complementam as melhorias que vêm sendo implantadas no transporte coletivo nos últimos anos. O trabalho inclui a inauguração do Terminal Tatuquara e a implantação do novo Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho, que estabeleceu uma ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde, a colocação de paineis fotovoltaicos em terminais, a programação de aquisição de 70 ônibus elétricos até junho de 2024, e ainda a extensão do Ligeirão Santa Cândida/Pça do Japão até o Pinheirinho, em fase final de obras.

Informações: URBS

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No Recife, Compra de créditos com Cartão VEM online sem taxas

O VEM agora tem mais uma opção para recarga dos cartões de transporte da Região Metropolitana do Recife. A partir de agora, é possível comprar créditos no aplicativo Cartão VEM ou no site cartaovem.com.br e realizar o pagamento via Pix. Na nova modalidade não há cobrança de taxas de conveniência. 

Para acessar o serviço, basta fazer o login no aplicativo ou site Cartão VEM, clicar em “Compra de créditos” e seguir as orientações apresentadas na tela. Após a confirmação do pagamento, os créditos estarão disponíveis nos validadores dos ônibus em até 15 minutos. 

De acordo com Marcelo Bandeira, Diretor de Inovação da Urbana-PE, “a venda online de créditos VEM sem taxas e com pagamento via PIX é mais uma iniciativa voltada para a modernização do nosso sistema de transporte público. Com ela, esperamos facilitar e simplificar ainda mais o acesso aos ônibus”. 

Novos serviços online VEM
A nova modalidade de compra de créditos do VEM é parte de um amplo projeto de modernização da bilhetagem eletrônica, já em curso há alguns anos. Desde 2020, todos os serviços do VEM têm sido digitalizados e disponibilizados em uma plataforma online, proporcionando aos passageiros a comodidade de acesso aos serviços sem a necessidade de deslocamento até o posto de atendimento. No site e no aplicativo Cartão VEM, é possível solicitar a primeira e segunda via de cartões, atualizar o cadastro do VEM Estudante, consultar recargas, saldo e histórico de utilizações, bloquear e desbloquear cartões, entre outras funcionalidades.

Outro importante avanço recente foi o lançamento do serviço de atendimento via chat no aplicativo e site Cartão VEM, bem como nas redes sociais Instagram, Facebook e WhatsApp do VEM. Através do chat online, os passageiros podem tirar dúvidas sobre a emissão dos cartões VEM e sobre como acessar os demais serviços disponíveis.

Informações: Urbana PE

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Linhas terão alterações durante obras em plataformas do Terminal Parque Dom Pedro II

A SPTrans informa que a partir de segunda-feira (6),  cinco linhas de ônibus que atendem as plataformas 2, 3 e 5  no Terminal Pq. D. Pedro II terão mudança de ponto de parada em razão de obras no pavimento. As alterações prosseguem até o término dos trabalhos.


Haverá desatendimento ao ponto de parada da Avenida do Estado, 4144. Os passageiros poderão utilizar o ponto do Parque Dom Pedro II, altura do número 1352.

Confira as mudanças:

Linhas com pontos remanejados

Plataforma 0

3686/10 Jd. São Paulo - Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0
4315/10 Term. Vl. Carrão - Term. Pq. D. Pedro II - Plataforma 0 

Ponto final na Avenida do Exterior, 782

3459/10 Itaim Paulista - Term. Pq. D. Pedro II -  Ponto final na Avenida do Exterior, 782
(em conjunto com os atendimentos 3459/21 e 3459/24)
Ponto final: Pq. D. Pedro II  (Av. do Exterior) nº 782  
Ida: normal até Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II 782 (Av. do Exterior).
Volta: Pq. D. Pedro II, 782 (Av. do Exterior), Rua D. Pedro II, Viad. 31 de março, prosseguindo normal.

Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)

4288/10 Pq. Sta. Madalena - Term. Pq. D. Pedro II  - Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), acesso e Av. do Estado, prosseguindo normal.

5108 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II -   Rua Dr. Bitencourt Rodrigues (Pça. Fernando Costa)
Ponto final: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues s/n (Pça. Fernando Costa)
Ida: normal até Av. Rangel Pestana, Rua Dr. Bitencourt Rodrigues.
Volta: Rua Dr. Bitencourt Rodrigues, Pça. Ragueb Chohfi, Pq. D. Pedro II, (Av. do Exterior), Av. D. Passos, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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