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No Recife, Greve de ônibus é confirmada para quarta feira (26)

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Rodoviários da Região Metropolitana do Recife (RMR) aprovaram, em assembleia na tarde desta quinta-feira (20), por unanimidade, indicativo de greve para a próxima quarta-feira (26).

A data mínima para o início efetivo da greve caracteriza o indicativo de greve. A decisão, no entanto, pode sofrer alterações a depender das circunstâncias.

Mais de 1, 8 milhão de passageiros que usam os ônibus todos os dias no Grande Recife devem ficar atentos. É que os motoristas de coletivos já decidiram: vai ter greve e as pessoas ficarão sem transporte. A categoria cobra aumento salarial e revisão da jornada de trabalho. Caso seja confirmada, será a primeira paralisação no governo de Raquel Lyra (PSDB), que acabou de completar seis meses.
Os motoristas fizeram uma assembleia pela manhã, no Recife, e decidiram, na primeira votação, que a paralisação começará na próxima quarta (26), decisão essa confirmada agora a tarde.

Tudo indica, no entanto, que os profissionais vão realmente cruzar os braços. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, essa situação só será modificada caso a Urbana-PE, o sindicato das empresas de ônibus, apresente nova proposta para reabrir a negociação.

Os rodoviários querem aumento real de 10%, além da inflação, piso salarial para os setores administrativo e de manutenção, aumento do vale-refeição para R$ 600 e da cesta básica para R$ 400, entre outras reivindicações.

Informações: Blog Meu Transporte e Folha PE
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TEVX Higer apresenta o AzureA18BR, ônibus elétrico no modelo articulado

quarta-feira, 19 de julho de 2023

A TEVX Motors aumenta sua oferta de ônibus elétricos com a chegada do modelo articulado de 18 metros, o AzureA18BR. O modelo tem seu lançamento oficial em plataforma virtual do Centro Técnico da marca, com direito a customização e interatividade pelos usuários da experiência. O novo modelo complementa a linha de ônibus elétricos da marca, ao lado do veículo padrão Azure12BR e do rodoviário FE10BR.

Articulado e com capacidade para 130 passageiros, o urbano AzureA18BR desembarca no País com todas as configurações que transformaram essa linha de produtos na mais tecnológica do mercado de ônibus elétrico: veículo integral, 100% elétrico, piso totalmente baixo, elevada autonomia com possibilidade de recarga rápida e total acessibilidade.

“Esse é mais um passo importante para consolidar nossa presença no Brasil. Com seriedade, assumimos o compromisso de trazer o que há de mais avançado e reconhecido em tecnologia sustentável para as ruas brasileiras e, o modelo 18 metros, totalmente flexível e adaptável a qualquer sistema de transporte urbano, fomenta nosso propósito”, ressalta Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina.

A versão nacional contará com equipamentos de renomadas empresas de componentes atuantes no Brasil, e já presentes nas outras versões da marca, como a ZF (eixos e suspensão); Bosch (sistema de direção); CATL (baterias); Sachs (amortecedores; Dana (motor elétrico); Mobitec (itinerário eletrônico); Fanavid (vidros e para-brisas; Alcoa (rodas de alumínio); Wabco (sistema de freios) e Grammer (assentos de motorista e passageiros).

Baterias – o modelo Azure A18BR é equipado com bateria CATL de LFP (fosfato de ferro-lítio) - última geração, reconhecida internacionalmente por alta confiabilidade e durabilidade, tem capacidade total de 564 kWh e está distribuída em 18 packs alocados na parte traseira e no teto contribuindo para uma perfeita distribuição do centro de gravidade do veículo. As baterias possuem garantia de oito anos ou 4.000 ciclos.

Com autonomia de 270kms, o motor elétrico aliado ao estilo de condução do condutor pode aumentar a autonomia em até 30%. Seja em descidas íngremes ou frenagens convencionais o sistema funciona como um gerador de eletricidade – também chamado de processo de regeneração - gerando energia extra e assim, incrementando a autonomia do veículo.

Conforto - conforto e segurança são pilares indiscutíveis da marca HIGER Bus. O AzureA18BR possui com exclusividade piso totalmente plano, garantindo um embarque e desembarque facilitado e promovendo a percepção do conforto desde o primeiro passo ao entrar no veículo. Com capacidade total para 130 passageiros, está repleto de funcionalidades como: tomadas USB para equipamentos eletrônicos nas paredes laterais para os que viajam sentados e nos balaústres para os passageiros em pé, wi-fi e telas

A instalação de leds coloridos no teto do veículo brindam os passageiros com os benefícios da cromoterapia, elevando assim o bem estar e completando a aconchegante jornada diária dos passageiros.

O isolamento térmico em toda a estrutura do veículo complementa o inovador e ecológico sistema de ar-condicionado sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais do veículo proporcionando aos passageiros um ambiente uniformemente climatizado e confortável tanto no verão quanto no inverno. Por sua concepção avançada, tem uma performance otimizada o que garante disponibilidade e autonomia ao operador.

O conforto também é presença garantida no posto do motorista o qual foi estrategicamente desenhado para atender aos mais variados requisitos de ergonomia, visibilidade e condução segura o que além de promover a qualidade de ambiente durante a jornada profissional, tanto para a saúde física quanto para uma condução responsável, também maximiza a produtividade do veículo. O assento da marca Grammer tem sistema pneumático com ajustes de altura por peso e de lombar com bolsas que inflam internamente gerando uma posição totalmente confortável e adequada durante o trabalho. O cinto de segurança de três pontos está integrado ao banco o que confere melhor postura e segurança ao condutor.

O painel 100% digital traz as principais informações do veículo para uma condução eficiente e segura. Os comandos eletroeletrônicos dos sistemas como: abertura e fechamento de portas, freio de estacionamento e emulador de trocas de marchas são facilmente acessados no painel do veículo reforçando o padrão superior de ergonomia ao condutor. 

Retrovisores digitais, com imagens 360° permitem total visibilidade com o veículo em movimento e conferem segurança durante as manobras. O modelo ainda conta com oito câmeras internas e cinco externas, integradas aos retrovisores internos digitais, além de câmera de ré com sensor de aproximação, tudo controlado no painel do veículo ampliando a segurança e minimizando a possibilidade de acidentes.

Acessibilidade - Em questão de acessibilidade, a linha Azure é a única no país com piso totalmente baixo, possui três portas sem degraus e com duas rampas de acesso acopladas ao piso plano para passageiros com cadeira de rodas ou carrinhos de bebê, que combinados com o conjunto de suspensão que viabiliza o “ajoelhamento” do veículo proporcionando embarques e desembarques mais seguros. 

Performance e Economia– O AZURE A18BR vem equipado com motor DANA de 370 kw e torque de 3.700 Nm com garantia de 5 anos ou 300.000 kms. Conta com freios ABS,  sistema de frenagem eletrônica (EBS) e Controle Automático de Estabilidade (ASC) da marca WABCO.

Eixos ZF de alta capacidade com disponibilidade de peças genuínas e serviços executados por técnicos treinados pela TEVX Higer, facilitando as operações de manutenção preventiva e corretiva.

A linha de ônibus elétrico Azure permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel e de até 80% nos custos operacionais totais.  

Novo Centro Técnico – O visitante que fizer o tour virtual para conhecer o novo Azure A18BR, além da possibilidade de customizar o veículo, escolhendo cores externas, o tecido dos bancos ou adesivos ecológicos, também poderá conhecer o nosso Centro Técnico, o primeiro para veículos elétricos no País.

Com 6 mil metros quadrados, está localizado na Marginal Pinheiros em São Paulo, e além de serviços técnicos, nossos Clientes terão num único espaço a Central de Peças, a Assistência Técnica CATL e Central de Treinamento técnico e de condução.

Informações: TEVX HIGER
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SuperVia retoma operação na extensão Vila Inhomirim

Após concluir as obras estruturais na ponte sobre o rio Ribeirão das Moças, a SuperVia retomou, nesta terça-feira (18/07), a operação dos trens na extensão Vila Inhomirim. Ou seja, voltando a atender no trecho entre Fragoso e Vila Inhomirim, ambos na cidade de Magé, na Baixada Fluminense. 

O horário da primeira partida da extensão Vila Inhomirim é às 4h55min (na Estação Vila Inhomirim) e a última partida é às 22h12 (da Estação Saracuruna). Nos dias úteis, a SuperVia oferecerá um total de 14 viagens no ramal, considerando ambos os sentidos.

Em todo o trecho da extensão Vila Inhomirim (da Estação Saracuruna até Vila Inhomirim) não haverá cobrança de passagens. Os clientes interessados em dar continuidade na viagem, utilizando os trens elétricos, precisarão pagar o valor da tarifa integral na bilheteria da Estação Saracuruna.

Alteração no intervalo entre Gramacho x Central do Brasil

Na última semana, a SuperVia comunicou à Agetransp que precisou fazer alterações no intervalo passando de 15 para 20 minutos entre uma viagem e outra nos horários de pico, no trecho entre Gramacho x Central do Brasil por causa de uma ocorrência de segurança pública - o intervalo no trecho Saracuruna x Gramacho permanece em minutos. No dia 18 de junho, a equipe de manutenção da concessionária constatou danos causados por atos de vandalismo na proteção mecânica, blindagem e isolamento dos cabos que alimentam o circuito de energia nas proximidades da estação Manguinhos
Em função das alterações no trecho Gramacho x Central do Brasil, também foi necessário realizar alguns ajustes nos horários de partidas no ramal Belford Roxo, devido ao trecho compartilhado por ambos os ramais.

Informações: Supervia
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Recife poderá ter greve de ônibus nos próximos dias

terça-feira, 18 de julho de 2023


Todos trabalhando para evitar a greve de ônibus. Foi com esse propósito que, pelo menos nos bastidores, os líderes dos motoristas, cobradores e fiscais e do setor empresarial passaram esta terça-feira e deverão continuar durante a semana. O objetivo é, por bem ou por mal, evitar a paralisação que segue forte devido aos ajustes colocados na mesa por parte do setor patronal, a alegação das empresas de ônibus é que não pode pagar mais que a inflação que nos últimos 12 meses chegou na casa dos 3,4%, porcentagem essa rejeitada pelo sindicato dos rodoviários. 

Também as empresas alegam que esse ano não houve aumento nas tarifas e que esse é mais um atenuante negativo frente a negociação.

Uma contraproposta não seria feita por enquanto, mas os donos das empresas de ônibus estariam se preparando para dar entrada no dissídio coletivo, o que levaria a negociação para ser decidida pela Justiça do Trabalho.

Segundo informes do sindicato dos trabalhadores, toda negociação será levada a categoria que certamente rejeitará a proposta inicial levantada pela URBANA PE. 

Blog Meu Transporte
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Prefeitura do Rio anuncia o início do novo sistema de bilhetagem digital nos modais de transporte

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Seccin, apresentaram, nesta terça-feira (18/7), no Centro de Operações Rio (COR), na Cidade Nova, o cronograma de implantação e todas as inovações do novo sistema de bilhetagem digital dos modais de transporte municipais, operado pela concessionária Jaé. A partir desta quarta-feira (19/7), o novo sistema começará a funcionar, em sua fase inicial, apenas no BRT.

– O que vamos fazer é acabar com a famosa caixa preta no sistema de transporte do Rio de Janeiro. O novo sistema é terceirizado, mas o controle é total da Prefeitura. Todos os dados são disponibilizados para a Prefeitura e atualizados em tempo real. Passaremos a saber a receita do sistema e a demanda de passageiros, além de também ter mais acesso a informações sobre o fluxo de passageiros da cidade. Com essa gestão mais eficiente e transparente, vamos poder dar mais atenção a locais que precisam de transporte de qualidade – afirmou o prefeito.

Durante o primeiro período de implantação, o novo sistema é indicado apenas para os passageiros que só utilizam BRT como meio de transporte, porque não será possível fazer integração com os outros modais. Os usuários que têm o cartão do atual sistema, operado pela Riocard, não precisam se preocupar. Por enquanto, ele continuará a ser aceito normalmente no BRT.

– Vamos começar, a partir de quarta-feira, uma transição tranquila, em que o usuário terá muito tempo para se adaptar e trocar de cartão, algo que só vai acontecer, obrigatoriamente, no ano que vem. Os validadores já começaram a ser ligados nas estações, é uma fase de testes, porque sabemos que é um sistema complexo. Queremos que ele seja bem testado para começar em todos os modais, em novembro, com o sistema perfeito – explicou a secretária de Transportes, Maína Celidonio.
Estações e terminais do BRT já estão equipados com novos validadores e máquinas de autoatendimento (ATMs) para compra e recarga dos novos cartões. Por limitação de espaço físico, apenas cinco estações ainda não terão ATMs da Jaé instaladas neste momento para que assim sejam mantidas as máquinas da Riocard: Alim Pedro, Vila Militar, General Olímpio, Santa Eugênia e Santa Veridiana. A previsão é a de que estes locais sejam equipados com as novas máquinas até outubro de 2023.

– Com o atual sistema, não conseguimos conhecer o nosso passageiro para poder servi-lo melhor, que é o nosso objetivo no sistema BRT. Precisamos de informações melhores sobre origem e destino, para criar novas linhas e mudar os intervalos das viagens. É inaceitável ter um atraso de 40 dias para receber informações fragmentadas enviadas pela Riocard. O Jaé, essa nova era da bilhetagem digital, vai nos ajudar a prestar um serviço melhor aos cariocas – destacou a diretora-presidente da Mobi-Rio, que opera o sistema BRT, Claudia Seccin.

Além das ATMs nas estações e terminais, já existem sete postos de atendimento da Jaé espalhados pela cidade neste primeiro momento: Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) – Cidade Nova; Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria, 169 – Botafogo; Terminal Paulo da Portela – Madureira; Terminal Jardim Oceânico e Terminal Alvorada – Barra da Tijuca; Rua Aurélio Figueiredo, 41 Loja D – Campo Grande; e Terminal Santa Cruz.

Ao menos mais cinco postos de atendimento serão criados até a implantação completa do novo sistema de bilhetagem digital na cidade (Terminal Intermodal Gentileza; Terminal Fundão Aroldo Melodia; Terminal Taquara; Terminal Sulacap; e Terminal Mato Alto).

A previsão é a de que a operação do novo sistema comece nos outros modais regulados pelo município (ônibus convencionais, vans e VLT) no dia 1º de novembro deste ano.

Fim da “caixa preta” no transporte público

Inédito nas capitais brasileiras e já adotado em diversos países, o novo sistema de bilhetagem dará ao município o controle da arrecadação tarifária e o monitoramento da demanda de passageiros. Também permitirá maior transparência financeira, planejamento com dados confiáveis e melhoria dos serviços de transporte.

Novo modelo de gestão financeira

Com o novo sistema de bilhetagem digital, todo o valor arrecadado vai para uma conta pública administrada pela Prefeitura, que passará a pagar diretamente os concessionários e permissionários do serviço de transporte da cidade. O risco de queda de demanda deixa de ser apenas dos operadores. Para receberem, devem cumprir o plano operacional estabelecido pela Secretaria Municipal de Transportes.

Essa mudança de incentivo financeiro dos operadores é um passo fundamental para melhorar a qualidade no serviço de transporte público da cidade.

Sobre o novo sistema

Além do cartão físico, os passageiros poderão pagar a passagem usando o celular, por meio de QR Code. Os usuários já podem baixar o aplicativo da Jaé ou acessar o site para criar uma conta. Por meio do app, disponível tanto para os modelos de celulares do sistema IOS quanto Android, será possível ver o saldo, extrato, fazer recarga, solicitar, bloquear, cancelar e pedir segunda via do cartão. 

Os créditos podem ser comprados no aplicativo por meio de crédito, débito, pix ou boleto bancário e já ficam disponíveis para uso instantaneamente. É importante ressaltar que neste novo sistema o saldo não expira.

O passageiro poderá comprar o cartão físico Jaé nas máquinas de autoatendimento, que aceitam notas, pix, cartões de débito e crédito. Se quiser vincular este cartão à conta criada da Jaé, ele deve ir a uma loja ou ATM. Vale ressaltar que o valor pago na compra do cartão será automaticamente convertido em crédito para ser usado como passagem.

Fases de implantação da Jaé


A implantação ocorrerá gradativamente, em um período de transição entre o sistema a ser substituído e o novo, de forma a não prejudicar os passageiros.

1ª fase: de 19 de julho a 31 de outubro de 2023

O Jaé será aceito somente no BRT. O Riocard poderá ser usado em todos os modais de transporte.

2ª fase: de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024

Além do BRT, o Jaé passa a ser aceito em todos os outros modais de transporte público coletivo do município do Rio: ônibus, vans, cabritinhos, VLT.

Os modais regulamentados pela Prefeitura terão os dois validadores: Jaé e Riocard.

A partir desta data, o Jaé será capaz de fazer a integração entre todos os modais de transporte da Prefeitura. Se o usuário utilizar somente modais municipais em seus deslocamentos, poderá usar somente Jaé e não precisará mais de Riocard.

Quem fizer integração entre modais de transporte da Prefeitura e do governo do Estado também poderá continuar a usar o seu Riocard. Nesta fase, ainda não será obrigatório portar o Jaé para acessar os modais da prefeitura.

3ª fase: a partir do dia 1º de fevereiro de 2024

O Jaé será obrigatório para acesso a qualquer modal da Prefeitura do Rio. Quem utilizar os modais de transporte da Prefeitura e modais do governo do Estado no dia a dia terá de, a partir de então, obrigatoriamente, portar um cartão Jaé e o Riocard.

Integrações intermunicipais garantidas

Os usuários que fazem integração por meio do Bilhete Único Intermunicipal não perderão o direito ao benefício, mas precisarão ter os dois cartões, após o dia 1º de fevereiro. Para fazer a integração, basta aproximar do validador do Jaé o cartão da Riocard e, em seguida, o cartão da Jaé.
Importante observar que para o Bilhete Único Intermunicipal ser acerito, será necessário ao usuário ir a uma loja da Jaé para vincular o cartão Riocard ao cartão Jaé. O período para realizar este cadastro será informado em breve.

Gratuidade

Os passageiros com direito à gratuidade poderão fazer o cadastro e retirar o cartão do novo sistema nas lojas Jaé. Em breve, será divulgado um calendário para a realização do cadastro, alinhado com as secretarias de Transporte, Saúde e Educação.

Serão contemplados com gratuidade:

Idosos (+65 anos)

Pessoas com deficiência

Pacientes com doenças crônicas em tratamento

Estudantes da rede pública de ensino

Universitários beneficiados por programas do Governo Federal ou com renda familiar de até um salário mínimo

Reconstrução do transporte público carioca

A nova bilhetagem digital faz parte do processo de reconstrução do transporte público da cidade. A requalificação do sistema BRT foi a principal delas, com destaque para a compra de 561 novos ônibus, reforma de todas as estações, reconstrução da pista da Transoeste em concreto e transformação de quatro estações da Transoeste em terminais. A obra de conclusão da Transbrasil e a construção do Terminal Gentileza, que irá integrar o BRT com o VLT e os ônibus municipais, também estão sendo feitas para a melhoria do transporte público.

Outro destaque é o acordo judicial firmado entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores de ônibus, que possibilitou a retomada de 73 linhas de ônibus na cidade. Este reforço na operação representa a reativação de mais de 630 pontos de ônibus em 18 bairros.

Informações: Prefeitura do Rio
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Em SP, Pagamento por aproximação passa a estar disponível em 100% dos ônibus

O pagamento por aproximação com cartões de crédito e débito já está disponível em toda a frota de ônibus das linhas intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que atendem a 134 cidades do estado.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), na qual a EMTU é vinculada, o processo de adaptação da frota do transporte intermunicipal metropolitano iniciou em maio deste ano e foi concluído com sucesso na última semana de junho.

Dessa forma, os usuários podem pagar a passagem ao aproximar cartões de crédito e débito no validador diretamente na catraca de mais de 4.400 ônibus do transporte metropolitano de SP. Além disso, celulares e smartwatches compatíveis também poderão ser usados.

Os ônibus com essa opção de pagamento receberam adesivos nos validadores e portas para sinalizar a possibilidade de cobrança por aproximação e os cartões de crédito e débito aceitos, que precisam ser das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
Vale citar que as linhas da EMTU atendem a região metropolitana de São Paulo e municípios como Grande ABCDM, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Cotia, São Roque, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço e outros.

Metrô, CPTM e ViaMobilidade 
A opção de pagamento da tarifa por aproximação também está disponível, em formato piloto, em 13 estações do Metrô, CPTM e ViaMobilidade. Essa possibilidade é oferecida por meio da Autopass, uma empresa de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica.

Até o momento, essa forma de embarque está disponível em 13 estações:

João Dias (Linha 9);
Jabaquara (Linha 1);
Ipiranga (Linha 10);
Consolação (Linha 2);
Brás (Linha 11);
Belém (Linha 3);
Tatuapé (Linha 12);
Estação Aeroporto (Linha 13);
Trianon (Linha 2);
Campo Belo (Linha 5);
Osasco (Linha 8);
Granja Julieta (Linha 9).

Informações: EMTU
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Prefeitura de Curitiba lança mais uma etapa de testes com ônibus elétricos da Eletra

O prefeito Rafael Greca anunciou na manhã desta segunda-feira (17/7), na praça 29 de Março, nas Mercês, mais uma etapa de testes com ônibus 100% elétrico no transporte coletivo da capital. O ônibus Eletra, tipo padron, de 15 metros, começa a rodar com passageiros na próxima semana na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.

É o segundo modelo da montadora brasileira a ser testado na capital. A Prefeitura também avaliou o desempenho do Eletra padron de 12 metros por cerca de 30 dias.  

“Aqui, na Praça 29 de Março, nesse marco que simboliza o passado com a fundação de Curitiba, estamos ao lado do marco que simboliza o futuro da nossa cidade, que é o ônibus elétrico”, disse o prefeito.

A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

Pouco antes de lançar a nova etapa de testes, o prefeito anunciou o início do serviço de bicicletas compartilhadas na capital. Na sequência, Greca inaugurou um novo modelo de placas de ruas. "O futuro do transporte é a eletromobilidade. Os ônibus elétricos têm emissão zero de CO2, não tem ruído e ainda trazem mais conforto para os passageiros", completou. 

Nova concessão
A Eletra integra o cronograma de testes que servirão de base para o edital de compra dos ônibus elétricos da capital já dentro do novo contrato de concessão, a partir de 2025.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar, no entanto, a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

Curitiba iniciou a série de testes técnicos em abril, com a chinesa BYD, que trouxe o seu ônibus elétrico articulado. Além da BYD e da Eletra, a gaúcha Marcopolo também fez sua estreia nos testes e desde o final de junho está rodando com seu ônibus padron na linha Interbairros II.

“Teremos dois modelos em teste no Interbairros II nos próximos dias. A ideia é fazer testes na mesma linha para que tenhamos uma mesma base de comparação entre as marcas, podendo avaliar performance nas mesmas condições de trabalho”, explicou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.

Serão avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).
Até outubro, seis empresas devem executar testes com nove ônibus elétricos em Curitiba. Além de BYD, Eletra e Marcopolo, estão previstos testes com Volvo, Mercedes e Higer.

O modelo Eletra XY045, do tipo padron, tem capacidade para até 78 passageiros. O chassis é Scania, a carroceria é Caio, o motor e a bateria são Weg. A autonomia é de 220 a 250 quilômetros e as baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno na garagem da empresa Redentor. Sete motoristas, sendo três mulheres, foram treinados para dirigir o veículo

Com capital 100% nacional, a Eletra tem fábrica em São Bernardo do Campo (SP), com capacidade para produzir 1,8 mil elétricos por ano.

Informações: URBS
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CCR (CCRO3) conclui aquisição de fatia da OM no VLT Carioca

segunda-feira, 17 de julho de 2023


Em fato relevante, a CCR (BVMF:CCRO3) informou que concluiu a aquisição da totalidade das ações detidas pela OTP Mobilidade na Concessionária no VLT Carioca, correspondentes a 1,3473% de seu capital social.

Assim, a CCR passa a deter 95,1737% do capital social do VLT Carioca. A empresa ainda comunicou a cessão à CCR da totalidade dos direitos creditórios detidos pela OM em relação ao VLT Carioca.

As ações da CCR fecharam o pregão da última sexta-feira, 14, em baixa de 1,75%, a R$13,46. A média das estimativas de analistas compiladas pelo InvestingPRO é de um preço-justo de R$15,47, potencial de valorização de 15%.

Informações: MSN
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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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