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Frota de Salvador ganha mais de 30 novos ônibus climatizados

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

A frota de ônibus de Salvador ganhou 39 novos veículos climatizados nesta sexta-feira (3). Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade. A cerimônia de entrega aconteceu no Jardim de Alah e contou com a participação do prefeito Bruno Reis e do secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller.

Ao todo, 169 veículos foram comprados pelas concessionárias. Além destes, mais nove micro-ônibus já estão em circulação desde o final do ano passado. Os demais veículos chegarão à cidade no decorrer do ano. Com a entrega realizada hoje, Salvador chega a 430 ônibus climatizados na frota da cidade.

Os novos ônibus são da empresa OTTrans, e irão circular nas linhas 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas, 1026 – Estação Mussurunga x Boca da Mata e 0136 – Lapa x Centenário, escolhidas priorizando o atendimento a localidades onde há registros de usuários cadeirantes, especialmente crianças. Isso porque os novos ônibus têm maior espaço reservado para transportar até três cadeirantes ao mesmo tempo.

Dos 39 ônibus novos, 22 serão alocados na linha 1007, dez na linha 1026 e sete na 1036. 

Informações: iBahia
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Em Curitiba, Obras do Complexo do Tarumã começam na quarta e terá faixa exclusiva para ônibus e duas estações

Duas novas estações de ônibus e o alargamento do viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral serão as principais intervenções previstas no Complexo do Tarumã pela Prefeitura de Curitiba. A primeira fase da obra começa na quarta-feira (25/1) com o bloqueio total da parte norte do Viaduto do Tarumã, que cruza a Avenida Victor Ferreira do Amaral. Parte da rotatória sob a estrutura viária, ao lado do Colégio Militar do Paraná e da Concessionária CCV, será totalmente bloqueada.

Pelo serviço de whatsapp da Prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

Para acomodar a Estação Tarumã e a canaleta exclusiva para o transporte coletivo, o viaduto será alargado. Na parte inferior, será instalada a Estação Victor do Amaral, permitindo a integração dos passageiros das linhas que percorrem a ligação entre Curitiba e Região Metropolitana, especialmente Pinhais e Piraquara. É a Prefeitura de Curitiba trabalhando para a melhoria da mobilidade na cidade, com mais eficiência nos deslocamentos pelo transporte coletivo e trânsito mais organizado.
Além do alargamento do viaduto e das duas novas estações de ônibus, o projeto prevê novos acessos para conexão com a Linha Verde Norte e Sul, além da revitalização de praças públicas – Cova da Iria e Mauro Ferreira -, novo paisagismo e iluminação no local.

Pelo serviço de whatsapp da prefeitura de Curitiba, o cidadão tem acesso a informações da obra, como rotas de desvios, pontos de bloqueio, benefícios da obra e outras informações importantes sobre a intervenção. Basta mandar uma mensagem para 4199876-2903 e seguir as instruções do atendimento automático.

A Prefeitura realizou a licitação dos lotes em 2022 e a Trail Engenharia foi a vencedora da concorrência, no valor de R$ 92 milhões e prazo de 18 meses para conclusão.

“Cada vez mais, Curitiba avança na execução de um planejamento estratégico que atende aos desafios das cidades do futuro, com atenção à mobilidade e resiliência às questões climáticas, como o impacto da poluição gerada pelo trânsito. O Complexo do Tarumã vai permitir integrações de transporte coletivo inéditas, melhorando a qualidade do serviço”, diz o prefeito Rafael Greca.

Histórico
O Complexo do Tarumã, assim como toda a Linha Verde, integram o eixo de 22 km de transporte que liga Curitiba de norte a sul. Desde 2017, quando assumiu o segundo mandato, o prefeito Rafael Greca está comprometido em concluir todo o projeto. A gestão retomou licitações que estavam paradas e conseguiu publicar os editais dos lotes 3.1, 3.2, 4.1 e 2.1.

A TCE Triunfo Engenharia venceu a primeira licitação do Lote 2.1, que incluía o alargamento do viaduto da Victor Ferreira do Amaral e uma trincheira, em 2019, que foi cancelada em 2021. A licitação do lote 2.2, que previa os novos acessos, foi concluída, mas a empresa vencedora declinou do contrato.

Sem os recursos do governo federal, previstos para a execução original do projeto, foi feita uma alteração que permitiu que os lotes 2.1 e 2.2 fossem unificados em apenas um edital, com o alargamento do viaduto, a construção das estações e os novos acessos, para serem implantados com recursos do Tesouro Municipal.
Esse novo edital, publicado em setembro de 2022, teve a Trial Engenharia, de São Paulo, como vencedora. O contrato, no valor de R$ 92,8 milhões, foi assinado em novembro de 2022 e a empresa tem 18 meses para concluir a obra.  

Informações: URBS
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Usuários do Recife estão deixando de usar o metrô devido as quebras cotidianas

Quem depende todos os dias usarem o Metrô do Recife não sabe mais se vai chegar aos seus destinos como programado, isso porque o modal passou a ser uma dor de cabeça cotidiana na vida dos pernambucanos e sem previsão para acabar. É preciso que as pessoas possam traçar novos planos para não ficarem mais dependentes de um serviço caótico que atrapalham suas vidas trazendo prejuízos imensuráveis. Os relatos de usuários que já abandonaram o Metrô devido a quebras, mesmo que a viagem esteja sendo maior em termos de viagem e percursos maiores, mas mesmo assim previsíveis. Guilherme é morador de Camaragibe e hoje não vai mais de metrô, ele relata que não compensa mais depender de um sistema que não garante sua ida como programado e se adaptou ao BRT para chegar ao centro da cidade.

Outros usuários que trabalham no centro, antes usavam também o metrô para voltarem para suas casas, mas hoje, preferem chegar aos terminais integrados por ônibus por terem receio de quebras, a vendedora Cassia Lins, moradora do Ibura relata que não pega mais o metrô não somente devido a quebras, mas pelo motivo de sujeira e insegurança dentro dos vagões.

Essa mudança de ir e vir de muitos usuários deixa os orgãos de transito e transportes em alerta, isto porque é preciso repensar e planejar junto à malha do sistema de ônibus e também do transito da cidade onde esses usuários estão se deslocam do, seja de ônibus ou de carro, o fato é que se nada for feito pelo metrô do Recife ainda esse ano, o mesmo corre risco de parar por completo.

No que diz respeito à linha centro do metrô, muitos usuários ainda vão certamente sair com a triplicação da BR 232 já na fase final de obras e sobre a linha Sul, é preciso repensar tais baldeações fazendo com que algumas comunidades possam ter meios alternativos de linhas que não se submetam apenas ao modal sobre trilho defasado.

Blog Meu Transporte
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Prefeitura do Rio avança com as obras da Transbrasil


Com o avanço das obras da Transbrasil, a Prefeitura do Rio entregou para a população, nesta quarta-feira (1/2), a nova passarela 3, na altura do Caju. O trecho que vai do Into até Benfica também está com as obras finalizadas. Para dar maior fluidez ao trânsito, a Prefeitura liberou o viaduto de Coelho Neto, sentido Zona Oeste, no horário de maior fluxo, das 14h às 21h. No horário do contrafluxo, o local será fechado para finalização das obras no entorno.

Na manhã do dia 19 de janeiro, foi liberado o alargamento da pista lateral (duas faixas) na Avenida Brasil, sentido centro, antes do acesso para estrada João Paulo até a altura do Rio Acari.

A Prefeitura reforça que o sistema BRT Transbrasil estará em pleno funcionamento em dezembro de 2023. O trabalho está sendo realizado de forma integrada para entregar um serviço de qualidade para a população.

Informações: Prefeitura do Rio
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Volvo exporta novos ônibus para BRT da Guatemala

São 69 veículos do modelo Volvo B8RLE para o novo sistema denominado Tu Bus, que pretende integrar rotas de alimentação com o sistema Transmetro, a moderna estrutura de transporte público da Cidade da Guatemala, primeiro BRT (Bus Rapid Transport) da América Central. O início da operação dos novos ônibus está previsto para maio.

“A Volvo é líder mundial em soluções estruturadas para esse tipo de sistema de transporte. Nossos ônibus rodam na Cidade da Guatemala desde o começo dos anos 2000 e somos a marca com maior presença neste BRT”, afirma André Marques, presidente da Volvo Buses Latin America. Hoje, há 116 ônibus articulados e biarticulados Volvo em operação naquela metrópole, mais de 50% da frota.

Alimentadores e Integração

O BRT da Cidade da Guatemala (Transmetro) e o sistema Tu Bus são operados pela EMT (Empresa Municipal de Transporte), empresa pública que gerencia o sistema de transporte da capital. Com as novas aquisições, amplia-se a integração de ônibus alimentadores para os troncais, os eixos exclusivos para articulados e biarticulados do BRT. Os novos Volvo vão atender a demanda de passageiros em regiões diversas da cidade, transportando-os até as estações de embarque para os eixos do sistema exclusivo para ônibus de grande capacidade.

Menos emissões

Os novos veículos são todos Euro 6, norma de emissões adotada na Europa e no Brasil. “São os primeiros ônibus da Cidade da Guatemala a adotar esse padrão. O Transmetro tem uma estratégia de longo prazo de investir em tecnologias menos poluentes e a aquisição de modelos Euro 6 está em linha com esse direcionamento”, assegura Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses no continente. Os novos Volvo são todos de piso-baixo e também serão os primeiros ônibus de motor traseiro a operar como alimentadores no sistema de transporte público da cidade.

Para fornecer os 69 veículos a Volvo venceu uma licitação em conjunto com a Tecun, o importador da marca para a Guatemala. “Um processo licitatório como esse vai além da qualidade dos veículos. É um conjunto que começa nas opções financeiras e se estende até o pós-venda”, explica Carlos Elkan, gerente regional de vendas da Volvo Buses. “E a Tecun é vital para a robustez do processo e a solução integrada que oferecemos.”

O chassi

Equipado com motor Volvo de oito litros, o modelo B8RLE tem excelente desempenho, com alta disponibilidade e elevada segurança. Tem o menor consumo de combustível e baixo custo por quilômetro rodado. É o mais leve da categoria, com quase 400 quilos a menos que modelos semelhantes.

Os chassis congregam ainda pacote completo de conectividade, eletrônica embarcada e de segurança dos modelos da marca, como freio a disco, suspensão a ar e caixa de marchas automática. Trazem ainda o Volvo Connect, interface de serviços digitais que concentra num só lugar todas as informações monitoradas por conectividade nos veículos em tempo real, elevando a produtividade da operação. Os novos ônibus embarcados para a Guatemala têm carroceria Marcopolo.

O Transmetro

O BRT da Cidade da Guatemala foi inaugurado em 2007 e tem sete linhas, duas delas exclusivas para ônibus de grande porte, que cortam a capital em todas as direções. Possui 79 estações e oito terminais de transferência. Segundo o portal BRT Data, o Transmetro movimenta mais de 210 mil passageiros por dia e 63 milhões por ano, em um sistema de tarifa integrada.

Informações: Volvo
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BYD fornecerá mais de mil ônibus elétricos para capital da Colômbia

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

A BYD recebeu pedidos cumulativos para fornecer 1.002 ônibus elétricos para a capital da Colômbia, Bogotá. De acordo com a companhia, a Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá (TRANSMILENIO S.A.) lançou uma licitação pública para 1.295 ônibus à diesel, GNV e tecnologias elétricas em agosto de 2020. Três dos parceiros estratégicos globais da BYD venceram a licitação, totalizando 1.002 veículos elétricos. A BYD fará parceria com os fabricantes locais de ônibus Superpolo e BUSSCAR, para as peças da carroceria.

“A licitação foi aberta a todas as tecnologias de ônibus, mas a BYD conquistou a confiança e a cooperação de seus parceiros no competitivo processo de licitação, graças à sua tecnologia de ponta, produtos e serviços. Este é o maior pedido de ônibus 100% elétricos fora da China até hoje, o que estabelece um novo recorde em volume de vendas para a indústria de ônibus 100% elétricos no exterior”, destacou a fabricante.

O lote de ônibus está programado para ser entregue durante o ano de 2021 e no primeiro semestre de 2022, e será colocado em operação em 34 rotas de ônibus em cinco regiões de Bogotá. Além da capital da Colômbia, os ônibus da BYD já operam em Medellín, Cali e em outras cidades. Atualmente, a BYD acumula 1.550 pedidos de ônibus elétricos no país.

“Este pedido de mais de 1.000 ônibus marca um novo começo, o que promoverá efetivamente o rápido desenvolvimento do transporte verde na América Latina e a próxima era da eletrificação global de ônibus”, disse a presidente da BYD Motors, Stella Li.

“A montagem das carrocerias dos ônibus na Colômbia não só ajudará a impulsionar a economia nacional, criando empregos qualificados para a comunidade local, mas também melhorará a qualidade dos serviços de transporte, reduzirá as emissões de carbono e melhorará o meio ambiente”, disse a diretora da TRANSMILENIO SA, Maria Fernanda Ortiz.

Informações: Portsolar
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Espera média por transporte público em BH foi de 24 minutos em 2022

O Relatório Global sobre Transporte Público produzido pelo Moovit, popular aplicativo de mobilidade urbana, divulgado na última terça-feira (24/1), revelou que em 2022 o belo-horizontino esperou em média 24 minutos em pontos e paradas durante uma viagem em dias úteis. Só ficou atrás apenas de Recife onde o usuário esperou 27 minutos. Também foram  levantados dados sobre o Tempo de Viagem, Distância Percorrida, Incentivos ao Uso de Transporte Público e etc.

Comparando com outras cidades brasileiras, o usuário de transporte público em BH ainda precisou esperar mais do que o Paulista, que aguarda em média 18 minutos, e o Carioca - 21 minutos. Na capital mineira, 47,5% das pessoas ficam em esperas longas de 20 minutos ou mais durante uma viagem, o que é considerado uma experiência ruim, e apenas 9,2% esperam menos do que cinco minutos.
No quesito, BH ainda ocupa a oitava posição em um ranking internacional, “ganhando” de cidades como Aguascalientes (37 minutos), no México, Palermo e Trapani (29min cada), na Itália. O levantamento inclui dados sobre o uso de ônibus, metrô, trem e outros modais de transporte.

A pesquisa da Moovit foi feita utilizando os dados dos usuários, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sendo complementada por um questionário respondido por 33 mil usuários de dez cidades brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 

No Brasil o aplicativo já foi baixado mais de 100 milhões de vezes na PlayStore (Android) e ocupa a 3ª colocação na categoria “navegação” na Apple Store (iOS).

Tempo de Viagem

Para Marcelo Amaral, especialista em mobilidade urbana e coordenador de projetos do movimento NossaBH - grupo que faz pesquisas em políticas públicas da capital -, esse tipo de levantamento do Moovit é fundamental para pensar e refletir sobre o transporte. “Não necessariamente a gente precisa deles para dizer se o transporte está ruim ou bom, mas são importantes para o planejamento da Gestão Pública”, comentou.

Fundamental para a integração da cidade, o transporte público de Belo Horizonte tem sido alvo de constantes debates que, nos últimos meses, levaram a greves no metrô e greves nos ônibus.

O usuário que precisa enfrentar os problemas dos modais, no entanto, tem gastado em média 1 hora em deslocamento, tempo que inclui o tempo de caminhada, espera e no transporte.

A Capital Mineira é a quarta cidade no quesito, atrás de Rio de Janeiro (67 min), Recife (64 min) e São Paulo (62 min). Em BH 30,27% dos usuários fazem trajetos de 1 a 2 horas em viagens consideradas de média duração e quase 7% fazem viagens de 2 horas ou mais

Marcelo destaca toda a infraestrutura como fator determinante para reduzir os tempos de espera e viagem, comparando com outras cidades, principalmente aquelas que possuem mais de um milhão de habitantes. 

“A gente fala muito de metrô que é nosso sonho de consumo a décadas e que é uma solução rica, mas não dá para esperar só ele como solução. Os corredores de ônibus BRT (Move) é uma solução que BH começou a implantar, mas parou. Os corredores são um grande ganho para quem faz longas distâncias para reduzir, tanto o tempo de espera, quanto o tempo de viagem. É uma infraestrutura que tende a melhorar muitos fatores”, explicou Marcelo Amaral.

O especialista ainda destaca o BRT da Avenida Amazonas, como algo que a gestão pública deveria se ater em implantar. Em setembro do ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) firmou um acordo com o Banco Mundial para melhorias na Avenida, onde serão investidos mais de US$ 100 milhões. A expectativa é que a fase de elaboração dos projetos seja concluída em dois anos, após esse prazo as obras devem ser iniciadas.

Distância Percorrida

O levantamento do Moovit também demonstra que o belo-horizontino percorreu uma distância média de 7,82 Km por viagem. A cidade ocupa a sétima colocação entre as participantes brasileiras da pesquisa. Brasília aparece como a primeira colocada com a distância média sendo 12,41 Km, seguida por Rio de Janeiro com 11,42 Km, e Recife com 8,22 Km.

O Moovit ainda considera trajetos que percorrem mais de 12 Km como viagens longas. Nesse sentido, em BH apenas 17,8% dos usuários percorrem essa distância em uma viagem. No Distrito Federal, 39,4% das pessoas fazem viagens de percurso longo, e no Rio de Janeiro 33,5%.

“A cidade vai se alastrando e as oportunidades não se alastram na mesma velocidade das pessoas que vão morar muito longe. O primeiro passo da cidade é o planejamento urbano, o Plano Diretor. Sendo um plano bem feito, que adensa ao longo dos corredores, tende a diminuir o tempo de viagem e as distâncias percorridas”, disse Marcelo, que destacou a política urbana como um primeiro fator a ser melhorado.
“O segundo fator é o transporte de qualidade. A velocidade depende da prioridade ao longo do corredor. Por que as faixas exclusivas são tão importantes nas grandes avenidas? pois assim os ônibus andam mais rápido do que os carros”, ressaltou Marcelo Amaral.

Incentivo ao uso do Transporte Público

Outro destaque da pesquisa promovida pelo aplicativo é a pergunta feita aos usuários: "O que faria você usar transporte público com mais frequência?". Em BH 29% dos usuários responderam que mais veículos e um tempo menor de espera seria um bom incentivo, 19,5% reivindicam passagens mais baratas e outros 15,3% horários confiáveis.

Para Marcelo, a pergunta ajuda a entender o porquê as pessoas deixam de usar o transporte público e usam outros modos. O especialista destaca a ascensão social como um dos fatores que possibilita a compra de motos e carros, no entanto, não existe solução para as cidades que seja baseado em automóveis individuais.

“A ideia de que o transporte público precisa ser atraente é fundamental. O que faria você usar? O ideal é sempre a pessoa esperar um pouco, ser barato e rápido até o destino dela. Não necessariamente dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Não dá para tornar a passagem mais barata, por exemplo, se você não tiver outra fonte de financiamento, que é o que BH faz com subsídio”, completou Marcelo Amaral.

Em nota a Prefeitura de Belo Horizonte informou que tem trabalhado para aprimorar o acesso da população ao transporte coletivo, e ainda reforça que são realizadas ações de fiscalização para melhorar o tempo de espera e garantir o cumprimento do quadro de horários.

Informações: Estado de Minas
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Em SP, Linha 8548/10 terá mudança do ponto inicial a partir de sábado, 4

A SPTrans informa que a partir de sábado, 4 de fevereiro, a linha 8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa terá seu ponto inicial remanejado da Rua Nova Guataporanga para a Rua Lucinda Simões e voltará a operar aos sábados, domingos e feriados,  em substituição ao atendimento 8548/21 Parada de Taipas - Term. Lapa.

Para os passageiros que utilizam a linha 8548/10 no trecho entre a Rua Nova Guataporanga e Av. Elísio Teixeira Leite, a opção será utilizar as linhas 9023/10 Pq. Taipas - Term. Pirituba e 938C/10 COHAB Taipas - Term. Princesa Isabel e realizar transferência para a linha 8548/10 na Rua João Amado Coutinho, números 121 e 158, como realizado atualmente nos fins de semana.

O novo local oferece uma melhor infraestrutura para a acomodação dos coletivos.

Confira as alterações:

8548/10 Parada de Taipas – Term. Lapa
Ponto inicial: Rua Lucinda Simões
Ponto final: Terminal Lapa - Plataforma 4
Funcionamento: dias úteis, sábados, domingos e feriados.
Horário:
Dias úteis: das 4h20 às 23h25 (ponto inicial) e das 5h05 à 1h (ponto final)
Sábados:  das 4h30 às 23h30 (ponto inicial) e das 5h15 à 1h (ponto final)
Domingos e feriados: das 4h30 às 23h15 (ponto inicial) e das 5h20 à 0h20h (ponto final)

Itinerário

Ida: Rua Lucinda Simões, Rua Egídio Feline, Rua João Amado Coutinho, Av. Elísio Teixeira Leite, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Av. Elísio Teixeira Leite, Rua Egídio Feline e Rua Lucinda Simões.

Informações: SPTrans
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