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SMTT reforça importância do uso adequado dos cartões com gratuidade no Transporte Coletivo de Blumenau

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Nos últimos meses a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), tem verificado acréscimo no número de casos de uso indevido dos cartões com gratuidade no Transporte Coletivo da cidade. 


Ao todo já são 634 cartões com gratuidades bloqueadas pelo sistema em 2022, sendo 109 bloqueados em agosto, 327 em julho e 169 em junho. Em todos os casos o motivo do bloqueio é o mesmo: o uso indevido dos cartões “estudante”, “livre” e “melhor idade” por terceiros.

O secretário da SMTT, Alexandro Fernandes, explica o motivo dos bloqueios. “Nosso sistema de Transporte Coletivo, que hoje conta com três opções de descontos ou gratuidades de passagem assegurados por lei, tem registrado aumento significativo nas tentativas de uso inadequado dos recursos públicos da nossa cidade. Nos últimos três meses essas tentativas deram um salto. A maioria delas é referente ao cartão da modalidade estudante, que é contemplado com a meia passagem. Nos casos de bloqueio, familiares e amigos dos estudantes contemplados com a meia passagem são flagrados pelo sistema de biometria facial utilizando o recurso que concede o desconto apenas ao titular do cartão, que é de uso pessoal e intransferível” afirma.

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, também destaca que a ação é prejudicial para todo o sistema de transporte público do município. “Quando alguém utiliza o sistema público de forma indevida, prejudica todo um sistema que visa atender a população de forma igualitária e justa; isso sem falar do fato da ilegalidade que existe nessas tentativas de fraude. Temos trabalhado diariamente para manter e melhorar o transporte coletivo da nossa cidade que foi bastante afetado durante a pandemia e precisou de inclusive de aportes financeiros por parte da prefeitura. Ou seja, as fraudes contribuem para esse desequilíbrio financeiro que será pago por alguém; que será pago pelo poder público e consequentemente pela população” ressalta.

Sistema de gratuidades
Blumenau conta com cinco opções de pagamentos por cartão em seu sistema de Transporte Coletivo. Entre essas opções estão o passe escolar - que possibilita o pagamento de meia passagem aos estudantes, e os passes “livre” e “melhor idade” que têm gratuidade na passagem para pessoas com deficiência e/ou acima de 65 anos de idade - conforme lei federal 10.741 de 2003.

Para combater as fraudes de uso indevido das gratuidades, todos os veículos da frota são equipados com o sistema de biometria facial. Ao passar pela catraca todos os passageiros são registrados por uma câmera que fica logo acima do monitor de leitura dos cartões. O próprio sistema da empresa concessionária faz a leitura facial e compara com a foto do titular do cartão.

Os casos de incompatibilidade, registrados pelo sistema, são avaliados e validados ou não por operadores que, ao identificarem a fraude, realizam um aviso prévio antes de efetivarem o bloqueio. O comunicado é enviado por e-mail, pelo contato informado no cadastro do titular, possibilitando um tempo de defesa de cinco dias antes do bloqueio do cartão.

Diante do registro de fraude, o cartão fica bloqueado - sem a possibilidade de uso ou recarga - durante 30 dias; sendo liberado novamente após o período de punição. Caso a detecção de fraude seja reincidente no cadastro do mesmo usuário - que deve ser mantido atualizado, o período de bloqueio passa para 60 dias.

Informações: Prefeitura de Blumenau
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Em Natal, STTU retoma tarifa social no transporte público

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, retoma a aplicação da tarifa social no Sistema de Transporte Público de Passageiros. A portaria de número 124/2022 - STTU/GS foi publicada nesta quinta-feira (8), no Diário Oficial de Município. Com a decisão, o usuário paga 50% do valor da tarifa nos ônibus e opcionais através do Cartão Natalcard nos feriados nacionais, estaduais e municipais.


Com a determinação, além de 7 de setembro último, o benefício será aplicado em 2022 nos feriados de: 02/10 – Eleições Gerais do Brasil; 03/10 – Mártires de Uruaçu; 12/10 – Nossa Senhora Aparecida; 02/11 – Finados; 15/11 – Proclamação da República; 21/11 – Nossa Senhora da Apresentação e 25/12 – Natal.

A tarifa social de transporte foi criada como forma de incentivar as pessoas a usarem o serviço de transporte público de passageiros. O incentivo tinha sido suspenso durante a pandemia da Covid em 2020 como forma de evitar o aumento na contaminação das pessoas e agora com a queda na taxa da transmissibilidade, o município retomou sua aplicabilidade.

Informações: Governo do Rio Grande do Norte
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Anunciada volta do ‘Domingo é Meia’ em Salvador

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta sexta-feira (9) a volta do Domingo é Meia. Já a partir do próximo domingo (11), os usuários do transporte público pagarão meia passagem.


“Durante a pandemia e com toda a dificuldade que o transporte enfrenta, eu tive que suspender o Domingo é Meia. Mas quero dizer a vocês que, a partir deste domingo, todo mundo só vai pagar meia”, informou o prefeito.

A interrupção da meia passagem aconteceu em março de 2021, com a justificativa de reduzir a circulação de pessoas na rua e conter a proliferação da Covid-19.

Bruno Reis disse ainda que a questão do transporte público é o principal problema da capital baiana. “Não é um problema de Salvador, é de todas as grandes cidades do Brasil. Porque a tarifa que a gente paga, que é cara, não remunera mais o custo do transporte sobre pneus. Salários dos profissionais, pneus, manutenção e principalmente o óleo diesel, que aumentou 130% nesse último ano, chegando até a 8 reais o litro. Hoje, a Prefeitura está ajudando a pagar o combustível para os ônibus saírem da garagem”, disse.

Informações: iBahia.com
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Uso de máscara deixa de ser obrigatório no transporte coletivo em São Paulo

A partir desta sexta-feira, dia 9 de setembro, o uso de máscara facial de proteção contra a Covid-19 deixou de ser obrigatório no transporte público e privado do estado de São Paulo. O decreto nº 67.096 inclui táxis e carros de aplicativos, bem como locais de embarque e desembarque de passageiros.


A medida se baseia em nota técnica do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Estado de São Paulo, antigo Centro de Contingência do Coronavírus.

A cidade de Ubatuba também seguirá o novo decreto, que continua tornando obrigatório o uso de máscaras em hospitais e serviços de saúde, como farmácias e clínicas médicas, odontológicas, de psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, terapia ocupacional, acupuntura e podologia. Também se entende por serviços de saúde locais de longa permanência de idosos.

Mesmo com a desobrigação da máscara, a Secretaria de Saúde de Ubatuba ressalta que o uso da proteção facial ainda é recomendado para alguns casos, como imunossuprimidos, idosos e qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias.

A secretaria também alerta para a importância de manter a higienização correta das mãos e dos ambientes, principalmente com o uso de álcool gel, para amenizar os riscos de diversas doenças e não somente da Covid-19.

A justificativa do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde para a flexibilização dos regramentos relacionados ao combate à pandemia se dá pelo amplo processo de vacinação da população e o avanço positivo, significativo e consistente, dos principais indicadores da Covid, como número de internações, óbitos e ocupação de leitos.

Fonte: Secretaria de Comunicação
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Nove linhas da EMTU mudaram de horários neste sábado na Grande SP


Nove linhas da EMTU que operam na Grande São Paulo passaram por mudanças de horários neste sábado. Elas rodam nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Carapicuíba, Guarulhos, Santana de Parnaíba e São Paulo. Veja abaixo as mudanças e clique no número da linha para ver os horários:

133 – Itapevi (Cohab) x Osasco (Vila Yara): Mais uma partida para Osasco (ficando com 35) e mais duas para Itapevi (ficando então com 34). Mudança feita nos dias úteis.
211 – Osasco (Vila Menck) x São Paulo (Pinheiros): Alteração nos horários de partida em dias úteis.
238 – São Bernardo do Campo (Parque Los Angeles) x Santo André (Terminal Oeste): Alteração feita nos dias úteis. Mais três partidas para SBC (ficando então com 59) e mais uma para Santo André (ficando com 58), nos dias úteis.

260/260EX1 – Barueri (Alphaville) x Cotia (Raposo Km 30): Inversão das partidas da 6h45 e das 6h55. Saindo de Cotia, a das 6h45 passou a ser a do “expresso”, enquanto a das 6h55 passou a ser o “normal”.
378 – Santana de Parnaíba (Terminal Alphaville) x São Paulo (Paraíso): Mais uma partida por sentido nos dias úteis, ficando então com 22 para SP e 24 para Santana.
409 – São Bernardo do Campo (Jd. Las Palmas) x Santo André (Terminal Oeste): Mais uma partida para Santo André (ficando então com 57) e menos uma para SBC (ficando com 64), nos dias úteis.

420 – Osasco (Vila Yara) x Cotia (Terminal Cotia): Apenas mudança nos horários de partida nos dias úteis.
578 – Guarulhos (Vila Moreira) x São Paulo (Metrô Armênia): Mais uma partida para São Paulo nos dias úteis, ficando então com 33.
827 – Santana de Parnaíba (Terminal Fazendinha) x São Paulo (Paraíso): Mais uma partida para São Paulo entre as 5h e as 6h, ficando então com 5 partidas.

Informações: LinhasMetropolitanas
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Maceió vai ganhar corredor de ônibus BRT para atender 600 mil usuários

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Maceió vai ganhar um corredor de ônibus BRT (sigla em inglês para ônibus de trânsito rápido), conforme anunciou o prefeito JHC, na tarde de segunda-feira (5). A instalação deste serviço de transporte, que é uma realidade em grandes cidades do país, será a maior obra de mobilidade urbana que a prefeitura vai entregar aos maceioenses.
Sistema BRT em Curitiba

O serviço deve beneficiar em torno de 600 mil usuários, o que representa 65% da população da capital. Serão instaladas 22 estações ao longo de 15 km, compreendendo as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, além de um trecho da BR-104, na parte alta da cidade.

A gestão firmou contrato em agosto com a confiável empresa de consultoria, que projetou os melhores BRTs do Brasil, a exemplo do município de Sorocaba, no interior de São Paulo, que tem 96% de aprovação dos usuários. Até o mês de abril de 2023, a previsão é de que o projeto executivo seja entregue, que é um pré-requisito para que as intervenções sejam iniciadas. 

“Estamos melhorando e muito a capacidade do nosso sistema de transporte, estimulando que tenhamos mais usuários e a confiança do transporte de massa. Este é o caminho no mundo inteiro. Se tivermos transporte com conforto, rapidez, sem dúvidas alguma teremos um aumento no número de usuários. O BRT garante uma viagem tranquila e mais confortável”, destacou o prefeito JHC.

De acordo com o superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, os ônibus do BRT circularão nas faixas da esquerda, que serão devidamente pavimentadas em concreto. O usuário passará o cartão ao entrar na estação e não mais nos coletivos, ganhando tempo no embarque e desembarque, a serem feitos por qualquer porta do veículo.

A previsão é de que a operação conte com ônibus neste corredor de 3 em 3 minutos nos horários de pico. Os estudos que estão sendo feitos indicam a possibilidade de integração com o transporte intermunicipal em tarifa única.

“Será uma obra de grande impacto e que fará uma enorme diferença no dia a dia das pessoas. O que se vê agora é superposição de linhas ao longo do principal corredor de transportes da capital. São linhas que coletam pessoas ao longo do eixo viário, que fazem com que a operação fique mais cara, o que impacta diretamente no valor da passagem e deixa a viagem mais longa”, resumiu André Costa.

Ele acrescentou que, na prática, os coletivos do transporte público deixarão de circular no novo corredor. As linhas terão trechos mais curtos, saindo dos bairros para deixar os passageiros na estação mais próxima do BRT. Em seguida, retornarão às localidades de origem. 

“A proposta é que os passageiros tenham mais opções para circular dentro dos bairros onde residem, com viagens mais curtas. Uma vez na estação do BRT, o usuário terá uma operação mais rápida”, garante o superintendente da SMTT.

“A ideia de se implantar o BRT é muito interessante para Maceió. Acredito que vamos conseguir reduzir o tempo de percurso de viagem do passageiro. Os ônibus do transporte público terão uma melhor qualidade. Agradeço ao prefeito e ao superintendente da SMTT por priorizarem o transporte, que representa muito para a população. Todos anseiam por melhor qualidade, velocidade, segurança e, com estes investimentos, Maceió só tem a ganhar”, afirmou Guilherme Borges, presidente do Sinturb-Mac (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Maceió).

Informações: Prefeitura de Maceió
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Licitação que prevê ar-condicionado nos ônibus de Belém é suspensa

Aguardadas com ansiedade pelos passageiros que utilizam diariamente as linhas de ônibus da capital paraense, as melhorias no sistema de transporte público de Belém deram seu primeiro passo com a publicação do edital de licitação, feita nas últimas semanas.

Porém, nesta terça-feira (6), foi suspensa a licitação do transporte público de Belém, a qual prevê, a concessão de linhas e do sistema de BRT da capital paraense a empresas e consórcios, além de outras melhorias no próprio transporte, como a compra de veículos equipados com ar-condicionado, uma demanda histórica dos usuários.

A suspensão foi anunciada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça. O certame estava marcado para ocorrer na próxima segunda-feira (12), às 9h, porém, agora, uma nova data segue indefinida.

O motivo para o adiamento da licitação só foi divulgado horas depois pela Prefeitura, a qual alega que “o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) apresentou questionamentos técnicos, os quais requerem a apreciação da área técnica competente”.

Em nota, a Prefeitura justifica a decisão, dizendo ser “prevista e muito comum” a apresentação de questionamentos e impugnações por parte dos interessados até o prazo final estabelecido por lei, no caso, cinco dias anteriores à data de abertura do certame.

“Os devidos esclarecimentos e possíveis ajustes, diante da complexidade do tema e do exíguo tempo necessário para respostas, se feitos em data muito próxima do dia marcado, 12 de setembro, para abertura das propostas, poderiam prejudicar a formulação das empresas, nesse caso, sendo indicado o adiamento do certame”, explica a nota.

A Prefeitura de Belém informou, ainda, que uma nova data para o relançamento e recebimento de propostas para a licitação será definida em consenso com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O Setransbel se posicionou sobre a afirmação da gestão municipal, informando que a alegação não procede. "Na semana passada, o Setransbel solicitou à Comissão de Licitação alguns esclarecimentos a itens do edital, o que é praxe na administração pública em certames licitatórios. Não houve recurso ou impugnação, apenas Pedido de Esclarecimentos, os quais não foram respondidos pela Comissão até o presente momento, e não tem, nos termos da lei, o condão de suspender o processo licitatório”, pontua.

LICITAÇÃO

O aviso de licitação para a concessão do transporte público de passageiros de Belém foi publicado no dia 5 de agosto e ocorreria na modalidade de menor proposta de valor tarifário.

Desde então, foi publicado o edital do certame, o qual prevê diversas mudanças e melhorias no sistema e nos coletivos da capital, entre elas a obrigatoriedade de 20% da frota ser equipada com ar-condicionado nos próximos dois anos após a assinatura do contrato de concessão.

Outras mudanças trazidas pela licitação seria a instalação de um sistema de informações sobre os itinerários aos usuários, o que diminuiria o tempo de espera nas paradas, além da adição de câmeras e sistemas de rastreamento dos ônibus para fiscalização do cumprimento dos horários pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Outra novidade prevista é a manutenção e exploração do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e de suas estações e terminais pela empresa ou consórcio vencedor do processo licitatório.

Vale lembrar que, hoje em dia, o sistema de transporte público de Belém é operado por meio de Ordem de Serviço, o que não garante nenhuma obrigatoriedade quanto a melhorias na operação por parte das empresas, as quais tem, como única fonte de lucro, o valor cobrado nas tarifas, fixado atualmente em R$ 4,00.

Informações: DOL
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Empresa contratada para construir BRT em Mato Grosso dá consultoria para o VLT da Bahia

A empresa Nova Engevix S/A, que lidera o Consórcio BRT Cuiabá, contratado pelo governo do estado por R$ 468 milhões, firmou em 2019 um contrato no valor de R$ 12,3 milhões para fornecer serviço de consultoria ao sistema VLT/Monotrilho de Salvador, capital da Bahia.

O contrato foi firmado em setembro de 2019 com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) pelo valor de R$ 12.300.893,43.

Além da Engevix também faz parte do consórcio a empresa RK Engenharia e Consultoria Ltda.

Na Bahia, a Engevix foi contratada para oferecer consultoria de certificação da implantação do VLT/Monotrilho, que vai ligar Salvador à Ilha de São João, em Simões Filho, município da região metropolitana.

O projeto do VLT de Salvador terá capacidade para 150.000 passageiros por dia, proporcionando transporte contínuo para a cidade de 2,9 milhões de habitantes, de acordo com o comunicado.  O modal metropolitano será do tipo monotrilho, movido à propulsão elétrica.

O investimento iniclal do projeto é de R$ 2 bilhões e o Governo da Bahia previu a geração de mais de 5 mil empregos ao longo de toda a construção.

As obras são realizadas pela Concessionária Skyrail Bahia, composto pelas empresas BYD (China) e Metrogreen, que será responsável pela implantação e operação do sistema, através de Parceria Público-Privada (PPP) com o governo do Estado da Bahia.

“Com o VLT, a população suburbana terá um meio de transporte rápido e confortável que também abre espaço para o desenvolvimento da cidade. Novos negócios serão desenvolvidos e atrairemos empresas para a construção de instalações comerciais, residenciais, de lazer e de geração de empregos. A partir de um novo sistema de transporte, também teremos oportunidades de crescimento”, disse o governador do Estado da Bahia, Rui Costa, quando lançou o projeto em 2019.

Há um ano, uma linha de trem que ligava a capital à região metropolitana baiana foi desativada para a implementação do VLT. Mas, com as obras atrasadas, a população está revoltada.

Informações: Isso é Notícia
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