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Subsídios no transporte público coletivo do DF mantém tarifa e integrações

domingo, 22 de maio de 2022

O usuário do transporte público coletivo do DF paga, em média, menos da metade do custo real de uma passagem de ônibus. Sem o subsídio do GDF, uma obrigação legal estabelecida em contrato, o valor seria cerca de R$ 10,00. Os preços cobrados no DF ficam em torno de R$ 4,00, com direito a integração em até três embarques em sequência.


O secretário explicou que, no Distrito Federal, o passageiro não paga o suficiente para cobrir o custo total do transporte coletivo. A remuneração do sistema vem da tarifa técnica, prevista nas concessões, que é igual ao custo do transporte de um passageiro. Uma parte desse custo é remunerada pelo usuário, por meio da passagem, e a outra parte é subsidiada pelo governo como forma de manter o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.

“É o melhor modelo de contrato para o transporte coletivo, pois permite que o sistema continue operando mesmo em momentos de crise, sem sobrecarregar na tarifa que é paga pelo usuário”, afirmou.

Casimiro explicou ainda o impacto da pandemia no custo da tarifa técnica. Segundo ele, durante quase dois anos, o sistema foi mantido com 100% da frota em operação e com baixa demanda de passageiros. O número de pessoas transportadas chegou a cair em 2020. Isso fez com que o custo do sistema aumentasse e, por isso, houve aumento nos valores de repasse para as empresas. Com o fim da pandemia, esse movimento do custo do transporte público ocorre ao contrário.

“O sistema está operando novamente com a mesma quantidade de pessoas transportadas antes da pandemia. Com isso, a tarifa técnica vem caindo e vai continuar sendo reduzida até o final do ano. No próximo ano, sem esse impacto da pandemia, vamos voltar para um patamar de repasse menor, que era o que acontecia antes da pandemia”.

Sobre os preços das passagens, o secretário voltou a afirmar que não haverá aumento este ano. “O governador Ibaneis, preocupado com a crise econômica que veio com a pandemia, decidiu manter 100% da frota em funcionamento e não aumentar as passagens”, disse.

De acordo com o secretário, além de remunerar mais da metade da tarifa técnica, o GDF paga também o custo total do transporte de estudantes e pessoas com deficiência. As gratuidades representam cerca de 20% dos gastos com transporte público no DF.

Melhoria do sistema

O secretário Valter Casimiro explicou que o modelo de contratos de concessão do transporte público coletivo do DF mantém o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Segundo ele, os valores que o GDF repassa para as empresas são verbas orçamentárias previstas em lei para pagar a tarifa técnica e manter o funcionamento do transporte.

Além de garantir a circulação dos coletivos durante a pandemia com preços acessíveis, o GDF desenvolve uma série de ações para melhorar o sistema.

“Sabemos que a pandemia mudou o comportamento das pessoas, além do aumento dos combustíveis e outras questões que vão fazer com que muitos deixem o transporte individual e prefiram o transporte público. Temos de estar preparados para absorver essa demanda”, disse Casimiro.

Segundo o secretário, o GDF está trabalhando para realizar a nova licitação do transporte coletivo, e uma das medidas será aumentar a frota de coletivos. Outros projetos, como a ampliação do metrô e a implantação do VLT na W3, também serão importantes para melhorar a mobilidade e o transporte público no DF.

*Com informações da Semob
Agência Brasília
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Prefeitura de Porto Alegre participa de audiência pública sobre isenções de deficientes no transporte coletivo

O secretário de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior, e o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Paulo Ramires, participaram nesta quarta-feira, 18, de audiência pública na Assembleia Legislativa. Na pauta, as isenções da tarifa no transporte público de Porto Alegre para pessoas com deficiência, residentes em outros municípios, estabelecida por meio da lei municipal 12.944/2021. 


“A lei que reduz as isenções faz parte de um pacote de medidas criadas pelo governo, visando a um sistema eficiente e com uma tarifa mais justa para os usuários. Temos recebido estas demandas das entidades e seguimos abertos ao diálogo. Entendemos que é importante, nesse processo, a participação dos municípios de origem desses estudantes e do Governo do Estado”, destacou Castro Júnior.

O titular da pasta da mobilidade urbana comentou ainda todo o esforço que o governo municipal está fazendo para manter o valor da passagem em R$ 4,80 e qualificar o atendimento à população. “Além dos projetos que passaram pelo legislativo da Capital, mudamos a metodologia de remuneração do transporte e conseguimos assim a manutenção da tarifa. Nossa previsão é desembolsar R$ 98 milhões para manter o sistema de transporte público municipal eficiente”, salienta. 

O diretor-presidente da EPTC reforçou que a difícil situação do transporte coletivo é um problema enfrentado em todas as capitais do Brasil. “É necessário que o Governo do Estado participe através de programas específicos para ajudar a fazer este custeio para atender as pessoas com deficiência naqueles sistemas que transcendem os municípios”, afirma Ramires.

A audiência foi coordenada pelo deputado estadual Tenente Coronel Zucco e contou com a presença da presidente da Associação Crianças e Adolescentes Surdos do RS, Carla Brum, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), Nelson Khalil, além de mães de estudantes deficientes que residem na região metropolitana. 

Sobre - Conforme a lei aprovada em 2021 na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, as pessoas com deficiência permanente física, mental, auditiva ou visual, vivendo com HIV ou Aids, e seus acompanhantes, com renda não superior a R$ 6.600 deverão regular seu cadastro na entidade representativa ou assistencial e ter inscrição no Cadúnico, exigência que possui prazo de dois anos. Os critérios e procedimentos para concessão e renovação dos benefícios foram divulgados através da  resolução 05/2022, publicada no Diário Oficial de Porto Alegre do dia 3 de março.
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Como o frio afeta sistema do metrô em São Paulo

sexta-feira, 20 de maio de 2022


A madrugada da última quarta-feira (18) foi de recorde para a cidade de São Paulo. Os  termômetros marcaram 5°C na região metropolitana e chegaram afetar o funcionamento do transporte público na capital. 

Em razão da baixa temperatura, alguns trens da Linha 3 - Vermelha do metrô ficaram parados no pátio. Segundo publicação comunicado do Metrô de São Paulo, "as baixíssimas temperaturas na região leste afetaram o sistema pneumático de portas e freios". 

A situação começou a ser normalizada por volta das 9 horas. Em aviso, o metrô afirmou que a circulação aos poucos voltou a funcionar na velocidade esperada. 
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Em Goiânia, Passe Livre do Trabalhador cadastra 3,3 mil funcionários em uma semana

O Passe Livre do Trabalhador, bilhete criado para os trabalhadores lançado no último dia 11 de maio, atingiu o número relevante de 3.362 funcionários cadastrados em apenas sete dias. Até o momento, 415 empresas adotaram a modalidade.


Para o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, o Passe Livre do Trabalhador foi uma maneira encontrada para ajudar os cidadãos a minimizar a crise gerada pela pandemia.

“Contribuir com o setor produtivo que sofreu tanto nestes últimos dois anos, e oferecer ao empregado mais liberdade e autonomia. Esse foi nosso objetivo com a criação do Passe Livre do Trabalhador. E a alta adesão, em apenas uma semana, comprova a necessidade do bilhete”, aponta Tarcísio Abreu.


Para cadastrar os trabalhadores, as empresas precisam primeiramente acessar o site www.sitpass.com.br, atualizar/cadastrar os dados, escolher o início da vigência da assinatura, dar o aceite no Termo de Adesão, e finalizar com o cadastro de seus funcionários. Após o cadastro, o próximo passo é retirar os cartões na Loja Sitpass e distribuí-los.

A partir do dia 26 de maio, será disponibilizada no portal a funcionalidade de compra de assinatura que permitirá a empresa indicar quais funcionários cadastrados serão contemplados com a assinatura no mês, de acordo com a data de vigência definida no momento da adesão.

Ao realizar a adesão, as empresas devem se atentar à escolha da data de vigência, que será confirmada/alterada no momento do primeiro pedido de compras das assinaturas. Após a confirmação, não será mais possível a alteração dessa data.

Data de vigência das assinaturas

A data de vigência é a data que determina o dia de início e fim das assinaturas. Por exemplo, a empresa que define o dia 05 como data de vigência e faz um pedido de compras de assinaturas para o mês de junho/2022, os cartões dos trabalhadores indicados no pedido de compra estarão liberados para uso do dia 05 de junho a 04 de julho de 2022.
A data de vigência é escolhida no momento da adesão e poderá ser alterada apenas e somente no primeiro pedido de compra de assinaturas. Ou seja, após a adesão e o primeiro pedido de compra de assinaturas, não há possibilidade de alteração dessa data.
Para iniciar o período de vigência definido pelo empregador, o pagamento tem que ser realizado/confirmado antes da data de início de vigência das assinaturas. É importante se atentar para os prazos de confirmação do pagamento: boleto/transferência (dois dias úteis) e Pix (mesmo dia).
Para esclarecimentos e orientações quanto ao Passe Livre do Trabalhador, foi disponibilizado um canal específico para as empresas, via ligação ou WhatsApp, pelo número (62) 3142-1019.

Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) – Prefeitura de Goiânia
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Mais uma empresa de ônibus interestadual começa a operar no Terminal Rodoviário de Indaiatuba


O Terminal Rodoviário de Indaiatuba “Vereador Maurílio Gonçalves Pinto” passa a oferecer mais uma opção de destino interestadual. A Viação Cometa começou a operar em Indaiatuba na semana passada com três destinos para Minas Gerais: Contagem, Betim e Belo Horizonte. O embarque é de quarta-feira, às 20h15.


As opções de destinos interestaduais com embarque na cidade ainda incluem a Viação Garcia e Expresso Nordeste, com embarque diários para várias localidades do Paraná e, também, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; a Viação Gontijo, que tem como destinos Jequié, Jeremoabo, Feira de Santana, Poções, Paulo Afonso e Garanhuns, com embarques aos domingos. A Viação Transpen tem saídas de Indaiatuba direto para Curitiba, às segundas, quartas, sextas-feiras e aos sábados.

A Viação Andorinha também opera no Terminal Rodoviário de Indaiatuba e oferece embarque diário com destino à Presidente Prudente e Assis.

Informações: Prefeitura de Indaiatuba
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Consórcio Recife renova sua frota com 35 novos ônibus

quarta-feira, 18 de maio de 2022

O Consórcio Recife começou 2022 com uma renovação da sua frota de 35 ônibus novos visando diminuir a idade média dos veículos e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços. Empresa que opera na zona norte do Recife, opera em bairros populosos como Casa Amarela e Nova Descoberta da capital pernambucana.
Os novos ônibus foram apresentados no estacionamento da empresa e já estão em circulação desde o mês de abril.

Os ônibus urbanos do modelo Marcopolo Torino são equipados com chassi Volkbus Euro V, ano 2022 que oferecem conforto e comodidade. Todos os veículos são adaptados para pessoas com deficiência e contam com bancos antiviral, com tecnologia para evitar a transmissão da covid-19.

Atualmente o Consórcio Recife transporta diariamente 80 mil passageiros/dia.

Informações: Blog Meu Transporte




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Metroviários de São Paulo adiou para a próxima 4ª feira a paralisação da categoria

A Assembleia dos Metroviários de São Paulo adiou para a próxima 4ª feira a paralisação da categoria, que estava prevista para acontecer hoje. O sindicato que representa os trabalhadores já havia aprovado, no dia 12 de maio, uma greve geral e agendado, para esta 3ª feira (17.mai), uma nova assembleia para "preparar e organizar" o ato, que foi adiado após votação virtual. 
Uma nova assembleia foi marcada para o dia 24 de maio, quando deve acontecer uma audiência de conciliação entre lideranças da categoria e representantes do Metrô, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP). 

A mobilização dos trabalhadores teve início no mês de maio, com a realização de protestos em estações, "tuitaços" e retirada de uniformes. Em carta aberta à população, o sindicato exigiu uma reunião com o governador do estado, Rodrigo Garcia (PSDB), para negociar as exigências da categoria, destacando que "se não houver diálogo, o metrô vai parar".

Dentre as principais reinvindicações da categoria estão o reajuste salarial, a contratação de mais funcionários, por meio de concursos públicos, e chamada "isonomia salarial", que prevê equidade no piso e no teto de pagamento para trabalhadores que exercem a mesma função. Os metroviários também afirmam que, desde 2020, não têm recebido a Participação nos Resultados da empresa.

"Metroviários e metroviárias lutam em defesa do metrô público e estatal, por concurso público para contratação de funcionários em todas as áreas da empresa e salário igual para trabalho igual. São os casos de funcionários que exercem a mesma função, mas recebem salários diferenciados", informou a categoria, no documento, alegando que as contrapropostas apresentadas pelo Metrô teriam sido consideradas "insuficientes" pelo sindicato.

A paralisação afeta as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô de São Paulo. Por ser administradas pela iniciativa privada, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás seguem operando normalmente.

Informações: SBT News
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Meia passagem e cartão único familiar serão implantados no transporte coletivo de Goiânia

terça-feira, 17 de maio de 2022

Após o lançamento do Bilhete Único e Passe Livre do Trabalhador, o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia trabalha para implantar, na primeira fase de reestruturação do sistema, outros cinco produtos. Dentre eles, se destacam o Cartão Família e o Bilhete Meia Tarifa, anunciados pelo governador Ronaldo Caiado nesta segunda-feira (16).


De acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a previsão é para a entrega de um bilhete por mês em prol do usuário, a partir do mês de abril, em que foi lançado o Bilhete Único. Em maio, foi a vez do Passe Livre do Trabalhador. Para junho, entretanto, ainda não há definição do produto que será implantado.

A empresa, no entanto, destaca que o Bilhete Meia Tarifa será voltado a viagens de até 5km, com o valor de R$2,15, referente à metade da tarifa vigente. Já o Cartão Família, funcionará apenas aos finais semana, onde, por um único valor, um usuário titular poderá viajar com outras quatro pessoas cadastradas.

Além dos produtos citados, estão previstos, ainda, o Bilhete um Dia, Bilhete uma Semana e o Cartão Pós-Pago, que permitirá que o passageiro pague sua passagem depois de utilizar o serviço, por meio de uma fatura que será enviada ao usuário ao fim do mês.

Nova frota

Dentro do projeto de reestruturação do transporte coletivo, também está em desenvolvimento a renovação da nova frota de veículos. Dentre elas, a implantação de ônibus elétricos, que farão a substituição da linha do Eixo Anhanguera. Embora com previsão de atraso do início da entrega dos veículos, em função de análise do Ministério Público de Goiás (MP-GO), a previsão é para que toda a frota da linha seja substituída ainda em 2023. 

Informações: Diário de Goiás

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