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Transporte coletivo de Balneário Camboriú lança aplicativo para bilhetagem digital

segunda-feira, 2 de maio de 2022

A prefeitura de Balneário Camboriú e a concessionária do transporte, a PGTur, lançaram um aplicativo para facilitar a vida do passageiro, implantando a bilhetagem digital e um sistema de linhas mais condizente com as necessidades do usuário.


“As novidades vêm para melhorar a mobilidade e a cobertura do transporte coletivo na cidade, além de facilitar o embarque e reduzir custos para os passageiros. As melhorias foram pensadas pela Central de Inteligência do Trânsito de Balneário Camboriú, que ouviu sugestões dos usuários de transporte público no município”, explica o prefeito Fabrício Oliveira (Podemos).

Os usuários já podem baixar o aplicativo “Bilhete Digital – Onboard”, disponível para Android e iOS. Lá terão acesso às linhas e seus itinerários, pontos próximos e a localização do ônibus em tempo real. O passageiro ainda poderá recarregar o bilhete, verificar os créditos e o consumo do seu saldo.

Com linhas curtas e integradas, cobrindo Balneário Camboriú nos sentidos norte/sul e leste/oeste, o usuário poderá utilizar o transporte público por toda cidade. “Os moradores dos bairros poderão acessar as Praias Agrestes, o Centro, a Barra Sul e o Pontal Norte, tudo de ônibus. Para isso, o passageiro poderá integrar até três linhas diferentes com o preço de uma única passagem, dentro do período de 60 minutos, válido somente com pagamentos através do aplicativo ou cartão eletrônico. Esse serviço amplia a mobilidade e reduz os custos do cidadão”, explica o diretor do BC Trânsito, Riciéri Ribas.

O BC Coletivo terá três opções de embarque: a primeira com recarga através do aplicativo, usando o QR-Code ou tecnologia NFC; a segunda com cartão eletrônico de passagem, disponibilizado para compra e aquisição de créditos na sede da PGTur (R. Biguaçu, 555, bairro dos Municípios); ou com dinheiro.

Informações: ND+
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Prefeitura de Salvador instala pontos de táxi ao lado de estações de metrô

Três estações de metrô de Salvador, que são integradas com terminais de ônibus, passam a contar também com pontos de táxi. As paradas foram instaladas na saída das estações Pirajá, Mussurunga e Retiro e, de acordo com a Secretaria de Mobilidade capital baiana (Semob), serão implantados também em outras estações da cidade.


O serviço começou a funcionar nesta sexta-feira (29) na Estação Retiro. Em Pirajá, os pontos foram liberados na quinta-feira (28) e, em Mussurunga, já estão ativos desde o último sábado (23). Ao todo, 15 vagas foram disponibilizadas em cada estação.

O secretário da Mobilidade, Fabrizzio Muller, disse que a expectativa com a oferta de vagas de pontos de táxi na saída das estações é tentar melhorar o atendimento aos usuários do metrô e implantar novos pontos de trabalho nos locais de grande circulação.

O sistema metroviário de Salvador conta com duas linhas, que atendem a capital baiana e a cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana, com cerca de 33 quilômetros de extensão, 20 estações e oito terminais integrados, atendendo mais de 370 mil pessoas por dia.

Informações: g1 Bahia
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Prefeitura de Goiânia anuncia melhorias no sentido de vias, novos corredores, criação de ciclofaixa e mudanças em mobilidade, no Jardim América

Começam a valer dia 14 de maio, às 16h, melhorias propostas pela Prefeitura de Goiânia para o trânsito de motoristas, pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus que circulam no Jardim América. As alterações incluem mudanças no sentido de vias, criação de novos corredores do transporte coletivo e construção de ciclofaixa, entre outras novidades (veja, abaixo). O bairro fica na região sul. É o mais populoso da capital.


À frente da equipe de técnicos que modulou o projeto está o secretário municipal de Mobilidade, Horácio Mello. Ele afirma que novidades estão em estudo há cerca de sete anos. “Fizemos pesquisa de origem e destino, priorizando os mais frágeis, mas com a consciência de que não podemos deixar a cidade travar. É o uso da ciência no trânsito da nossa cidade”, afirma.

O secretário explica que a gestão do prefeito Rogério Cruz usa tecnologia para melhorar a mobilidade em Goiânia e trabalha para ampliar os corredores do transporte coletivo e modais diversificados, como ciclofaixas.

“Cabe lembrar que essa é a primeira etapa e que já trabalhamos na segunda, que será maior ainda”, informa Horácio Mello. “Agentes, faixas aéreas, panfletos, new jerseys, parceria com aplicativos de navegação, além da comunicação por meio de veículos de imprensa darão aos cidadãos os suportes necessários”, destaca. “Todas as nossas equipes estarão nas ruas, e sinalização foi feita de forma adequada”, pontua.

O prefeito Rogério Cruz lembra que o dinamismo da cidade conduz a administração a agir com criatividade para melhorar o ir e vir da população. Nesse sentido, afirma, é necessário não só garantir a fluidez no trânsito, como também melhorar as condições para o tráfego de ônibus.

“Ter qualidade de vida é também conseguir chegar em casa, depois do trabalho, em tempo razoável”, diz o prefeito. “É nossa missão fazer de tudo para que as vias de circulação da cidade fiquem o menos congestionadas possível, inclusive em horários de pico”, complementa.

Veja como ficam as novas rotas

Criação de vias de sentido único interligando:

Vila Alpes ao Bairro Jardim América
Corredor T-7 ao Corredor T-63
Corredor 1: Rua C-120/Rua C-121/Rua C-208/Rua C-148

Passará a ter sentido único
Sentido Oeste/Leste: a partir do cruzamento com a Avenida C-107 até a Praça Santos
Sentido Norte/Sul: permanecerá o mesmo sentido da Praça Santos até a Avenida C-171.
Implantação de cruzamentos semaforizados:
Rua C-120/Rua C-121 x Avenida C-1/Rua C-118
Rua C-121 x Avenida C-205
Av. C-208 x Rua C-131ª
Rua C-148/ Avenida C-208 x Av. T-9
Rua C-148 x Rua C-137
Rua C-148 x Avenida T-63
Rua C-148 x Avenida C-171
Corredor 2: Rua C-149/Rua C-209/Rua C-190

Passará a ter sentido único
Sentido Sul/Norte: a partir do cruzamento com a Avenida C-171 até a Praça Santos
Sentido Leste/Oeste: permanecerá o mesmo sentido da Praça Santos até a Avenida C-107.

Implantação de cruzamentos semaforizados:
Rua C-149 x Avenida C-171
Rua C-149 x Rua C-137
Rua C-149 x Rua C-133
Rua C-209 x Rua C-214
Rua C-209 x Avenida C-206
Rua C-190 x Avenida C-205
Rua C-190 x Avenida C-1
Rua C-190 x Avenida C-107
Avenida C-107:
Terá o sentido modificado para duplo no trecho entre a Rua C-190 e a Rua C-120 para acesso à ponte da Avenida Alpes de quem trafega no sentido Leste/Oeste

Ciclofaixas

• Criação de ciclofaixa interligando a ciclovia da Avenida T-63 à ciclovia da Avenida Alpes.

• Ciclofaixa bilateral será na Rua C-149, saindo da Avenida T-63, do lado esquerdo da via, até a Rua C-214. 

• A partir da Rua C-214, seguirá pela rua C-121 e Rua C-120 até a Avenida dos Alpes.

Informações: Prefeitura de Goiânia
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Dourados anuncia redução de tarifa no transporte público para R$ 3,25


A Prefeitura de Dourados anunciou a redução da tarifa de transporte público no município de R$ 3,50 para R$ 3,25, na tarde desta sexta-feira (29) em suas redes sociais.

Hoje cerca de 20 mil pessoas utilizam o transporte coletivo na cidade. O novo valor da tarifa foi acordado em negociação com a empresa prestadora do serviço e a redução valerá até fevereiro de 2023.

A prefeitura esclarece que a redução foi possível após o município firmar acordo de repassar R$ 380 mil por mês para a empresa responsável pelo transporte público.

O projeto de lei será protocolado na Câmara Municipal de Dourados na próxima segunda-feira para aprovação de vereadores e a medida entra em vigor assim que aprovada.

Informações: Midiamax
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Greve no transporte coletivo de Curitiba é descartada após acordo


Um acordo entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba, Região Metropolitana (Setransp) e a Urbanização de Curitiba (Urbs), firmado na quinta (28), em audiência na Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, colocou fim na possiblidade de greve no transporte coletivo de Curitiba. Entre os pontos acertados na reunião está a definição das datas de pagamento, que vale até janeiro do ano que vem: dia 5 do mês e do vale no dia 20 do mês).

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) com o depósito dos repasses feitos pela Urbanização de Curitiba (Urbs) até esta quinta-feira (28), as operadoras vão ajustar a situação do atraso com seus colaboradores. A Urbanização de Curitiba (Urbs), por sua vez, informou que os pagamentos estão em dia até 24/4 e que ainda não foram repassados R$ 2, 44 milhões relativos ao vencimento de ontem (27/4).

Informações: Bem Paraná
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Marcopolo mantém liderança e anuncia ônibus 100% elétrico

sexta-feira, 29 de abril de 2022

A Marcopolo, marca mais lembrada e preferida na categoria Fábrica de Ônibus do Marcas de Quem Decide, passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. O mercado de rodoviários, seu principal segmento, foi fortemente impactado pela pandemia.

Por conta disso, reduziu o custo fixo em aproximadamente 30%. Foram fechadas duas plantas, a do Rio de Janeiro, e a do bairro Planalto, em Caxias, e as de São Mateus (ES) e Ciferal (Ana Rech) viraram rentáveis. A participação da Tata Motors, na Índia, também foi vendida, o que gerou resultado positivo.

"Reforçamos o nosso o market share (participação de mercado). Em 2019, era de 55%. Passou, em 2021, para 60%", detalha James Bellini, CEO da Marcopolo.

Para 2022, a empresa acredita no retorno do segmento do transporte coletivo. Com o aumento de combustíveis, viajar de carro não vale mais a pena. Esse público pode ir para o ônibus e fomentar a demanda, o que é uma das principais apostas da marca para 2022.

Bellini revela que há uma novidade para este ano: foi concluído o processo de homologação do Attivi, ônibus 100% elétrico. "É o primeiro ônibus elétrico integral homologado no Brasil, um marco na nossa história. A partir de agora, o modelo está apto a ser comercializado. Já estamos com uma programação de produção de 30 ônibus para esse ano. A produção deve começar no segundo semestre. Também já estamos trabalhando com prefeituras que têm interesse nesse produto", adianta Bellini.

Informações: Jornal do Comércio
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Linha Turismo volta a circular em Porto Alegre

A tradicional Linha Turismo de Porto Alegre voltará a realizar passeios a partir de quinta-feira (28), em dois roteiros diferentes operados por duas parcerias. Em um primeiro momento, a licença da Orgatur Navegação e Turismo em parceria com a Turis Silva, concedida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), será provisória, com duração de três meses e possibilidade de renovação. O teste maior deve ser durante o South Summit, em 4, 5 e 6 de maio, com expectativa de circulação de centenas de estrangeiros e brasileiros de outras cidades na Capital.


A novidade em relação aos antigos passeios turísticos, suspensos antes da pandemia, é a mudança do veículo, que não possui mais o segundo andar aberto, como os tradicionais double deck da linha original. Seis ônibus de um andar atenderão à demanda. Um primeiro, cor azul escuro, já está adesivado com a nova marca de Porto Alegre e pronto para começar a operar. Outros ainda receberão novos detalhes visuais ao longo das próximas semanas.

— É importante ver a marca chegar até as ruas. Ela cria uma identidade a partir da qual a cidade se comunica com as pessoas — comenta a designer Daniela Lompa, uma das desenvolvedoras da marca de Porto Alegre, sobre a aparição do símbolo na lateral do veículo.

"Focamos em soma e multiplicação, não atuamos para diminuir ou dividir", diz consultor do Pacto Alegre  "Focamos em soma e multiplicação, não atuamos para diminuir ou dividir", diz consultor do Pacto Alegre .

Foi mantida a modalidade que permite ao passageiro descer do ônibus, caminhar pelo local visitado por alguns minutos e voltar a embarcar no mesmo ou no próximo veículo para seguir o trajeto. O passeio, chamado de hop off/hop in, é o mais caro, custando R$ 80 para o trajeto do Centro Histórico. A meia entrada custará R$ 40, com opção de compra para repetir o passeio por dois dias, no valor de R$ 70.

Sem direito de descer, o passeio custará R$ 60, com meia entrada a R$ 30. 

Há, ainda, uma integração com o barco Cisne Branco. Quem quiser fazer o roteiro pela parte mais antiga da cidade, na modalidade tradicional, sem a chance de descer e caminhar, e depois navegar pelo Guaíba, poderá pagar R$ 80 e ter os dois passeios no mesmo dia. O preço é promocional, de acordo com o site da empresa, e será válido apenas nas primeiras semanas.

O ponto de partida dos passeios da Orgatur será o cais, onde o Cisne Branco também inicia seus trajetos regulares, no Armazém B3, com entrada pelo número 1.050 da Avenida Mauá. Os horários são os mesmos para as duas modalidades, com a primeira saída às 10h e a última às 16h30min. Os roteiros abrangem 42 atrações, com passagem por Cais Embarcadero, estádio Beira-Rio, Fundação Iberê Camargo, Shopping Praia de Belas, Museu da PUCRS, Parcão, Centro Histórico e Mercado Público.

— Escolhemos ônibus cobertos para possibilitar o passeio mesmo com chuva. Nosso clima é muito instável. Para o verão, quem sabe? — justifica e projeta a diretora da Orgatur, Adriane Hilbig.

Seis veículos da Turis Silva, com diferentes capacidades, atenderão os roteiros. As informações podem ser revisadas e consultadas neste link nos telefones da empresa: (51) 99712-5672 e 99912-2837.

Parceria que vem da Serra
A outra empresa que vai operar a Linha Turismo é a Bustour, com sede e operação na Serra. Ela já realiza passeios semelhantes em Gramado e Canela, com veículos parecidos aos clássicos de dois andares que já circulavam na Linha Turismo original de Porto Alegre. 

O itinerário é um pouco diferente, com saída da Usina do Gasômetro, passando por Fundação Iberê Camargo, Jockey Club, Praia de Belas, avenidas João Pessoa e Osvaldo Aranha, bairro Cidade Baixa e Centro Histórico. O valor ainda será definido. A operação-teste será entre a próxima sexta-feira (29) e 8 de maio.

Informações: Zero Hora
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Semob apresenta diagnóstico preliminar da Mobilidade Urbana de Cuiabá em audiência pública

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) realizou audiência pública, na noite de quarta-feira (27), onde foi apresentado pelo Consórcio Cuiabá em Movimento', formado pelas empresas EGL Engenharia LTDA e GPO Sistran LTDA,  diagnóstico preliminar  relacionado ao trânsito, transporte público, sistema viário, infraestrutura, segurança no trânsito, acessibilidade e outros assuntos que estão sendo discutidos para serem incluídos no  Plano Municipal de Mobilidade do município.


Conforme o levantamento, o subsídio de parte das gratuidades (portadores e acompanhantes de HIV e Neoplasia, idosos 60 a 65 anos e estudantes) em Cuiabá é de 37,8% da receita, maior do que a média nacional. Conforme dados da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), a média de outras cidades é de 27,7%.  Apesar dos recentes investimentos realizados no transporte público, com a realização da concessão do transporte que resultou na renovação de 150 veículos do sistema do transporte  coletivo, todos climatizados e com acessibilidade, à população ainda se sente insatisfeita com o sistema.  Os dados apontam que a idade média da frota  é de 4,36, sendo que a média nacional é de 5,70 anos. 

"A participação popular está sendo muito importante nesta discussão Hoje, isso aqui, é um início de trabalho e vamos passar para a fase de de proposituras. Nesta audiência ficou claro que não temos nada pra maquiar. O  diagnóstico mapeia os problemas que a cidade tem e que, só conseguiremos resolvê-los quando admitimos que eles existem. E a partir  deste diagnóstico, vamos repensar a cidade para os próximos 10 anos. O Plano de Mobilidade foi estabelecido em 2012 e, desde então,  não houve preocupação dos gestores anteriores para pensar o futuro do trânsito, da mobilidade, acessibilidade da nossa capital. O prefeito Emanuel  Pinheiro,  decidiu trazer à tona todos os problemas históricos para que possamos acabar com eles. A sociedade tem que entender que, Cuiabá nasceu sem planejamento e os gestores devem seguir um Plano de Mobilidade. Essa é a preocupação daqui pra frente", comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego.

Diretor de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá, Nicolau Jorge Budib, destaca que o Consórcio Cuiabá está aberto e recebendo sugestões. Para quem quiser contribuir com o e-mail planejamento.semob@cuiaba.mt.gov.br e o protocolo presencial da Semob estará disponível para receber ideias e sugestões para o Plano de Mobilidade Urbana."Todo material recebido será encaminhado ao Consórcio e será  aproveitado. Estamos ainda na fase de diagnóstico e depois iremos  para a fase de proposições. Vale destacar que este é o primeiro plano de mobilidade urbana de Cuiabá.  Esse diagnóstico  também aponta as condições de calçadas e passeios públicos, além de apresentar de que forma elas são utilizadas", comentou ele. 

O representante do ‘Consórcio Cuiabá em Movimento’, o engenheiro Cláudio Leite, cita que o diagnóstico está na fase de concluir as análises do que foi coletado até o momento. "Vamos ampliar as análises e nos próximos dias vamos fechar o  diagnóstico. Cuiabá subsidia boa parte do transporte público, e o sistema de transporte ainda está voltando ao normal após a pandemia. A fase seguinte é  tentar discutir as propostas e ações que podem melhorar o transporte coletivo como um todo", comentou.

Conforme a Lei 12.587/2012, o Plano de Mobilidade deve conter diagnósticos para o transporte público coletivo, circulação de carros e pedestres, acessibilidade para pessoas com deficiência e integração do transporte público com o privado, ciclovia/ciclofaixa, entre outros. O município que não tiver esse diagnóstico poderá deixar, por exemplo, de receber recursos federais para mobilidade urbana.
 
A Lei sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana nº 12.587/12 (art.24), exige o conteúdo mínimo:

Os serviços de transporte público coletivo;
A circulação viária;
As infraestruturas do sistema de mobilidade urbana;
A acessibilidade para pessoas com deficiência e restrição de mobilidade;
A integração dos modos de transporte público e destes com os privados e os não motorizados;
A operação e o disciplinamento do transporte de carga na infraestrutura viária;
Os polos geradores de viagens;
As áreas de estacionamentos públicos e privados, gratuitos ou onerosos;
As áreas e horários de acesso e circulação restrita ou controlada;
Os mecanismos e instrumentos de financiamento do transporte público coletivo e da infraestrutura de mobilidade urbana;
A sistemática de avaliação, revisão e atualização periódica do Plano de Mobilidade Urbana em prazo não superior a dez anos.

Informações: Prefeitura de Cuiabá
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