Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Salvador, Linhas da Lapa e de Pirajá são integradas ao metrô

quinta-feira, 2 de junho de 2016

O governo estadual aceitará, a qualquer momento, um acordo proposto pela prefeitura de Salvador para integrar as 27 linhas alimentadoras da Estação Pirajá e as 117 da Lapa ao metrô. 
Raul Spinassé l Ag. A TARDE

Com isso, caso o acordo seja confirmado, os usuários de transporte poderão, a partir do dia 10 de julho, utilizar 144 linhas de ônibus e os trens do metrô na sequência, durante duas horas, pagando apenas uma tarifa de R$ 3,30 pelos dois serviços utilizados, conforme A TARDE já havia antecipado.

Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, o acordo proposto ao estado define o próximo dia 12 como data para a integração das linhas da Estação Pirajá. Já as linhas da Lapa seriam integradas ao sistema metroviário no dia 10 do próximo mês.

Até o fechamento desta edição, a proposta ainda não havia sido oficialmente aceita, mas, de acordo com fontes ouvidas pela equipe de A TARDE, a intenção da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é dar um fim ao imbróglio, que já dura mais de dois anos. Nesta quarta-feira, 1º, o órgão voltou a confirmar, em nota, que a integração acontecerá, mas não confirmou a data.

"O passageiro vai ser beneficiado com esse acordo, porque vai fazer o percurso rápido, com ar-condicionado do metrô e sem pagar mais uma tarifa", defendeu Mota, sem dar certeza sobre as datas da integração. "Ainda espero a confirmação do governo", disse, à tarde.
No comunicado, a Sedur informou que a integração entre o sistema metroviário e as linhas de ônibus urbanas e metropolitanas poderá ser feita com o cartão do metrô, o Metropasse, ou o SalvadorCard.

"No sentido ônibus-metrô, o valor total da passagem será debitado no primeiro uso, no acesso ao ônibus. No sentido contrário, será descontado R$ 3,30 ao passar o cartão no sistema do metrô", diz a nota.

Por causa dessa integração, a prefeitura tenta popularizar o uso do bilhete avulso. Desde abril, cartões são distribuídos gratuitamente pela Semob.

Atualmente, segundo a secretaria, 12% das passagens de ônibus de Salvador são pagas por meio do sistema de bilhetagem. Em São Paulo, de acordo com SPTrans, esse número é de 66,5%.
A meta da prefeitura é atingir números próximos aos da capital paulista, segundo Fábio Mota.

Internet livre
Na próxima semana, 228 ônibus de Salvador passarão a disponibilizar internet sem fio para os usuários de transporte coletivo.

A intenção, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, é aumentar a utilidade do Cittamobi, aplicativo para smartphones no qual passageiros podem verificar horários e percursos de coletivos, além de fazer críticas ao sistema e propor soluções.

"Essa ação é um ganho grande para a população, que vai passar a ser protagonista do sistema, usando o Cittamobi com uma internet de qualidade", afirmou Mota, destacando que 760 mil pessoas já fizeram o download da ferramenta, disponível nas versões Android e iOS (para iPhones).

O gestor disse, ainda, que a previsão é colocar a internet em todos os 2.700 ônibus da frota da capital baiana até fevereiro de 2017.

Para utilizar o serviço, o passageiro precisa preencher, no aparelho, um formulário onde informará e-mail e CPF. "O wi-fi não será uma opção sem motivação. A ideia é ajudar as pessoas a acessarem o Cittamobi com mais facilidade e rapidez, sem gastar o pacote de dados do passageiro", concluiu Mota.

[veja abaixo as linhas que serão integradas com o metrô].




Informações: A Tarde
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Grande Recife: Terminal Integrado Cosme e Damião será entregue neste sábado

Os usuários da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar, a partir deste sábado (4), com mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O Terminal Integrado Cosme e Damião, localizado no bairro Loteamento Santos Cosme e Damião, ao lado da estação de metrô, inicia suas operações com linhas convencionais do sistema. Atualmente, o TI funciona nos dias de jogos na Arena Pernambuco com linhas especiais que ligam o terminal ao estádio. 

O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades investiu 20 milhões na construção do TI Cosme e Damião. O equipamento, que conta com uma área construída de 4.162 m², beneficiará cerca de 7 mil usuários por dia, que terão ligação com outros municípios da RMR, através da linha interterminal. Ele oferece uma estrutura funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. Este terminal também está equipado com lanchonete, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. 

Com a inauguração do TI, a linha 2489 – Bairro dos Estados/TI Caxangá deixará de operar e será substituída pela linha circular 2456 – TI Cosme e Damião (Circular) que atenderá as comunidades de Viana e Santo Antônio. Outra mudança acontecerá com a 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião que passará a se chamar 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá e terá dois itinerários, um pela Av. Belmino Correia, em Camaragibe, e o outro atendendo o Bairro dos Estados. Ao todo, 10 veículos irão realizar 127 viagens por dia com um intervalo de 10 a 25 nos horários de pico. As duas linhas do Terminal irão operar com anel A (R$2,80).

Para possibilitar maiores deslocamentos aos usuários, a linha 2456 - TI Cosme e Damião (Circular) fará integração temporal com a estação de metrô de Camaragibe, deste modo, também podendo ter acesso ao Terminal Integrado de Camaragibe. Já os passageiros da linha 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá poderão migrar diretamente para as linhas do Via Livre BRT Leste/Oeste através da integração temporal com as estações Areinha, Barreiras e Padre Cícero. Ou seja, os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM sem pagar uma nova passagem.

Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 22 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia e Cosme e Damião.


Confira abaixo o novo itinerário das linhas:

2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá (Via Belmino Correia)

Sentido TI Cosme e Damião/TI Caxangá: TI Cosme e Damião, Rua Boa Esperança, Av. Portugal, Rua Vale do Siriji, Rua Rodrigo Delamare, Rua do Guarani, Rua Elisa Cabral de Souza, Rua Antonio Rodrigues, Rua Teófilo Melo, Av. Belmino Correia, Rua Av. Joaquim Ribeiro, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Caxangá, Av. Afonso Olidense, Rua Rodrigues Ferreira, Av. Caxangá, TI Caxangá.

Sentido TI Caxangá / TI Cosme e Damião: TI Caxangá, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Joaquim Ribeiro, Av. Belmino Correia, Rua Pio X, Rua Severino G. da Silva, Rua Elisa Cabral de Souza, Rua Guarani, Rua Rodrigo Delamare, Rua Vale do Siriji, Av. Portugal, Rua Boa Esperança, TI Cosme e Damião.


2459 - TI Cosme e Damião/TI Caxangá (Via B. dos Estados)

Sentido TI Cosme e Damião/TI Caxangá: TI Cosme e Damião, Rua Boa Esperança, Av. Portugal, Rua Vale do Siriji, Rua Rodrigo Delamare, Rua do Guarani, Rua Elisa Cabral de Souza, Av. Pernambuco, Av. Joaquim Ribeiro, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Caxangá, Av. Afonso Olidense, Rua Rodrigues Ferreira, Av. Caxangá, TI Caxangá.

Sentido TI Caxangá/TI Cosme e Damião: TI Caxangá, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Joaquim Ribeiro, Av. Dr.Belmino Correia, Av. Joaquim Ribeiro, Av. Pernambuco, Rua Elisa Cabral de Souza, Rua Guarani, Rua Rodrigo Delamare, R. Vale do Siriji, Av. Portugal, Rua Boa Esperança, TI Cosme e Damião.


2456 - TI Cosme e Damião (Circular)

Sentido TI Cosme e Damião/Av. Belmino Correia: TI Cosme e Damião, Rua Arapongas, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Bernardo Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Afonso Ferreira Maia, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Tomaz Ferreira, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Fernão Lopes, Rua Sta. Leopoldina, Rua Paran Correia, Rua Jacobina, Rua Oscar de Albuquerque, Av. Belmino Correia.

Sentido Av. Belmino Correia/TI Cosme e Damião: Rua José Izidio, Rua Daize de Araujo, Rua do Sol, Rua Arapongas, Rua Fernão Lopes, Rua Bernardo Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Afonso Ferreira Maia, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Tomaz Ferreira, Rua Arapongas, TI Cosme e Damião.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

Informações: GRCT
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Sem recursos, Metrô do Recife pode parar em julho

“Estou no metrô desde 1983. Eu nunca vi uma situação como essa.” É assim que o novo superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o engenheiro mecânico Leonardo Villar, define o atual estado de degradação do modal no Recife. Com metade do orçamento previsto para 2016 – R$ 51,8 milhões – já utilizada e problemas como estoques insuficientes, são necessários R$ 100 milhões para manter o sistema em funcionamento até o fim do ano, sem contar com investimentos. É o dobro do que havia sido previsto para o ano inteiro e, sem esses recursos, o metrô já pode parar em julho.

Para defender o aumento da verba repassada pelo governo federal, o superintendente fez um paradoxo entre o alcance do metrô e o orçamento: enquanto em 2002, quando eram atendidos aproximadamente 200 mil passageiros, as verbas de custeio eram de R$ 72 milhões, hoje, com o dobro do número de passageiros, é de R$ 51,8 milhões. Foi justamente o aumento do aporte financeiro o motivo da reunião entre Villar e o atual ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), em Brasília, nessa terça (31).

Informações: Ne10
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Definido início da implantação do BRT em Belém

Já estão na estrada, a caminho da capital paraense, os primeiros ônibus do sistema BRT Belém. São 15 veículos que, até o final deste mês, começam a operar na primeira etapa da fase experimental, com integração total e gratuita com linhas que trafegam na área de Icoaraci e Augusto Montenegro.

Nesta primeira etapa, os ônibus BRT Belém circularão do Terminal Mangueirão à estação Antônio Baena, com retorno em São Brás, com uma velocidade média de 25 a 50km/h pela canaleta exclusiva, num percurso com extensão total de 9,4km e com paradas nas estações localizadas em frente ao Mangueirão e próximo à Rua da Marinha e Entroncamento, além das estações na Almirante Barroso próximo à avenida Júlio César e à Antônio Baena, todas em construção. O serviço funcionará inicialmente no horário de 6h às 20h, sendo que a frequência média dos veículos BRT Belém nos horários de pico será de cinco minutos e, fora de pico, de oito minutos.

No Terminal Mangueirão, os ônibus BRT Belém terão inicialmente integração com as linhas Jardim Sideral-Dom Pedro II, C. Maguari – Ver o Peso (A. Barroso), Icoaraci – A. Barroso, Cabanagem – Ver o Peso, Águas Negras – São Brás, Tapanã – Ver-o-Peso, Tapanã II – Ver-o-Peso, Tapanã-Felipe Patroni, Cordeiro de Farias – Ver-o-Peso, Cordeiro de Farias – Pte Vargas, Canarinho / Tapajós – Ver-o-Peso e Tenoné – Pátio Belém, totalizando uma frota de 58 veículos. Dessa relação, as linhas Icoaraci-Almirante Barroso e Canarinho/Tapajós – Ver-o-Peso serão apenas alimentadoras, indo até o Terminal Mangueirão para fazer a integração e depois retornando à origem. As demais serão no modelo expresso, ou seja, vão entrar no Terminal Mangueirão, fazer embarque e desembarque de passageiros lá e seguir viagem expressa, sem parada, pela canaleta do Mangueirão até São Brás, de onde seguem até seus respectivos destinos no centro de Belém.

‘Neste início de fase experimental não vamos tirar nada e sim somar, dando à população mais uma opção de viagem pagando apenas uma passagem. O usuário pode seguir de expresso do início ao fim do trajeto, pode fazer a integração com o BRT Belém e desembarcar em uma das estações da Augusto Montenegro e Almirante Barroso, pode fazer a integração entre ônibus alimentadores e entre expressos e alimentadores no Terminal Mangueirão ou mesmo optar por seguir viagem normalmente no ônibus parador, que é como chamamos aquele que vem do lado de fora da canaleta’, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, órgão que irá gerenciar o sistema.

Ao optar pelo BRT Belém, o usuário tem a vantagem, nesta primeira etapa, de fazer a viagem do Mangueirão até a Antônio Baena com conforto, pois os veículos têm 104 lugares, são refrigerados e possuem sistema Wi-Fi gratuito, além de ter um ganho no tempo de viagem, já que a logística do BRT faz o percurso em tempo reduzido. Se a escolha for por um dos expressos que fazem a integração no Terminal Mangueirão também há ganho de viagem, pois os ônibus que atualmente se tornam expresso apenas do Entroncamento até São Brás farão o percurso expresso desde o Mangueirão, com ganho de até 20 minutos. Isso tudo sem contar com o fato de que, uma vez dentro do Terminal Mangueirão, o usuário pode fazer a integração em qualquer uma das linhas que desejar.

‘O usuário pode vir num ônibus expresso e trocar por um BRT ou por outro expresso, ou até mesmo pode pegar um alimentador e retornar à origem, tudo com uma única passagem. Esse último caso vai beneficiar, por exemplo, quem está em um dos conjuntos, como Sideral, e quer ir para Icoaraci. Com uma passagem a pessoa pode sair do conjunto em um dos expressos, descer no Terminal e pegar um ônibus que esteja seguindo rumo a Icoaraci’, comemora Gilberto.

A passagem poderá ser paga nos ônibus expressos e alimentadores, em uma das estações ou dentro do Terminal Mangueirão. ‘O pagamento será feito na origem do usuário. Se ele iniciar a viagem em um ônibus comum pagará a passagem no ônibus. Se for na estação ou no terminal, o serviço será pré-pago na entrada, não haverá a figura do cobrador dentro do BRT Belém. Uma vez dentro do sistema ele pode circular de forma universal e gratuitamente fazendo os transbordos’, detalha. Em todos os casos o Vale Digital, o Passe Fácil Estudantil e as gratuidades previstas em lei serão preservadas e tanto o terminal quanto as estações terão acessibilidade para idosos e deficientes físicos (inclusive o embarque e desembarque do BRT Belém nas estações e terminal será em nível, sem degraus).  

Serviço experimental

O caráter experimental de um serviço BRT é uma prática adotada em todas as cidades onde o modelo é implantado. Serve, entre outros motivos, para que a população e os operadores do sistema se acostumem com o novo fluxo viário, correções estruturais sejam realizadas caso necessário, e o sistema vá sendo ampliado ao longo do tempo, com a inserção de novas linhas alimentadoras, aumento da quantidade de estações, etc.

‘A fase experimental é regra, porque não é possível que o sistema durma de um jeito e acorde de outro, ainda mais em Belém, onde vivemos um modelo de sistema em vigor há cerca de 40 anos e que agora vai começar a mudar. Isso tem que ser feito de forma responsável, por etapas’, justifica o diretor geral da Semob. 

Informações: ORM News
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Justiça determina manutenção de cobradores em SP

Os ônibus da capital paulista do sistema estrutural devem continuar a ter cobradores, segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. A informação é do Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

A entidade estima que dos 32 mil cobradores, em torno de 13 mil já foram demitidos em 2015, sobretudo das linhas dos bairros, que eram operadas por cooperativas, e que a pouco tempo se transformaram em empresas, por determinação da prefeitura. O Sindmotoristas diz que a permanência dos trabalhadores garante 24 mil empregos.

O sindicato recorreu a justiça e a administração municipal perdeu nas instâncias estaduais. Depois, está última recorreu ao STF – Supremo Tribunal Federal. Mas o ministro Gilmar Mendes entendeu que este caso deve ser julgado pela justiça em São Paulo.

A prefeitura afirma que 96% dos passageiros pagam a passagem por meio do bilhete único, e que a manutenção dos postos de trabalho causa um impacto financeiro de R$ 1 bilhão. O prefeito Fernando Haddad afirmou que não haveria demissões, e que os trabalhadores seriam reaproveitados em outras funções.

Os projetos de sistemas de corredores de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) preveem pagamento antecipado nas paradas, dando agilidade e velocidades aos coletivos.

Por Renato Lobo
Informações: ViaTrolebus
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Transporte nos Jogos Rio 2016: Linha 4 do metrô começa a operar em 1º de agosto

quarta-feira, 1 de junho de 2016

A partir do dia 1º de agosto, entra em funcionamento no Rio de Janeiro uma nova opção de transporte entre a Barra a Ipanema. Trata-se da Linha 4 do metrô, que começa a operar com as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), que divulga o esquema de funcionamento do metrô durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Linha 4 irá operar das 6h às 23h entre os dias 1º e 4 de agosto. Durante os Jogos Olímpicos, de 5 a 21 de agosto, as cinco estações passam a funcionar entre 6h e 1h, de segunda a sábado, e entre 7h e 1h, aos domingos e feriados. Já na Linha 1, que liga a Tijuca a Ipanema, a operação acontece das 5h a 24h, entre 1º e 4 de agosto, das 5h à 1h30, nos dias úteis, e de 6h30 a 1h30, nos domingos e feriados. 

Nas 29 paradas da Linha 2, que vai da Pavuna a Botafogo, os trens circulam entre 5h e 24h, nos quatro primeiros dias de agosto e de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, o horário muda: 7h às 24h. 

O cronograma prevê operações especiais em alguns datas. Uma delas é 5 de agosto, quando acontece no Maracanã a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Neste dia, as Linhas 1, 2 e 4 funcionarão até 2h para atender os espectadores. 

O mesmo acontece nos dias 6, 12 e 13 de agosto, quando competições acontecem no período da noite no Parque Olímpico, na Barra. Em fase de testes desde janeiro, a Linha 4 recebeu a primeira viagem de carro no chamado eixo olímpico no último dia 22. De acordo com a Setrans, as cinco estações que compõem o percurso a ser aberto em 1º de agosto estão agora em fase final de acabamento.

Informações: Rio 2016
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Metroviários aceitam proposta salarial do Metrô de São Paulo

Em assembleia realizada na noite desta terça (31), os metroviários decidiram aceitar a proposta salarial do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo). Assim, não acontecerá a paralisação prevista para esta quarta-feira (1º).

Mais cedo, durante audiência realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, o Metrô apresentou a proposta de reajuste salarial de 10,03%. O aumento será efetuado em duas parcelas: a primeira retroativa ao dia 1º de maio e a segunda em novembro. O mesmo índice de 10,03% será aplicado para reajustar os demais benefícios, a exemplo do vale refeição.

A categoria dos trabalhadores pedia 10,82% de reajuste mais 6,59% de aumento real. Depois chegou a propor o aumento imediato de 10,03%, mas acabou por aceitar o reajuste salarial parcelado.

Informações: Do UOL, em São Paulo
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Santos recebe mais um trem para integrar sistema do VLT

Santos recebeu, na madrugada desta quarta-feira (1), o 15º trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai operar no trecho entre o Terminal Porto e o Terminal Barreiros, em São Vicente. A promessa é que até o ano que vem outros sete veículos sejam enviados ao Município, totalizando 22 composições compradas pelo Estado. 

Com capacidade para 400 usuários, o VLT tem 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento e 3,20 metros de altura.

Conforme informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários, das 7h às 19 horas. Os seis veículos que já estão em funcionamento funcionam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. 

A promessa é que até 2017 outros sete veículos sejam entregues (Foto: Alexsander Ferraz)
Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. 

Integração com ônibus 

Prevista para ocorrer na segunda quinzena deste mês, a integração do VLT com as linhas de ônibus metropolitanas ainda é um mistério. Isso porque, apesar do sistema entrar em funcionamento ainda este mês, a EMTU ainda não definiu quais linhas estarão integradas ao sistema, nem tampouco qual será o valor cobrado pela tarifa. 

Em nota enviada à Reportagem, a empresa informou apenas que o contrato de concessão com o Consórcio BR Mobilidade, empresa que opera o novo cartão transporte metropolitano da Baixada Santista, já está vigorando desde janeiro. 

O chamado BR Card passará a ser usado, a partir da segunda quinzena de junho, nos coletivos operados pelas empresas Breda, Translitoral, Bertioga e Intersul, no VLT e na integração entre os dois meios de transporte. Nos veículos da Piracicabana, o atual cartão continuará funcionando até 31 de dezembro.

Conforme divulgado por A Tribuna, em reportagem publicada no último dia 21, a confecção do BR Card é gratuita, mas, para retirá-lo, o usuário deverá carregá-lo com ao menos duas passagens de valor mínimo, totalizando R$ 7,60. Ou seja, na prática, o usuário terá de pagar pelo cartão.

Para transferir créditos do atual cartão para o novo, será necessário procurar a empresa permissionária, pois, conforme a EMTU, cada uma terá procedimentos próprios.

Quem quiser tirar dúvidas deve entrar em contato pelo telefone 3344-3004, de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, ou pelos e-mails sac@viacaobertioga.com.br e sac@translitoral.com.br.

Informações: A Tribuna
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Bilhete único já pode ser recarregado nas catracas dos ônibus em SP

Os bilhetes únicos agora podem ser carregados nas catracas dos ônibus em São Paulo. Por enquanto, a novidade está em 334 ônibus articulados da capital, em fase de testes, e a previsão é que até o final do ano todos estejam com a máquina nova, disse a Prefeitura.

Primeiro, o usuário recarega o valor pela internet ou em aplicativos como o Ponto Certo e o Moovit. Depois, encosta o cartão na máquina que fica antes da catraca para confirmar a transação. Todos os tipos de recarga são aceitos.

O objetivo é reduzir ainda mais o número de pessoas que usam dinheiro para pagar os ônibus. Segundo a Prefeitura, 94% já usam o transporte sem usar dinheiro.

"Cada vez mais você tem tecnologias novas, avançadas, na área de celulares, então isso permite uma operação bastante segura e que facilita a vida de todos", disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Desde o ano passado, usuários enfrentam problemas para recarregar o bilhete único. Em abril, passageiros seguiam com dificuldades.

Veja aplicativos para recarregar o bilhete único:
- Rede Ponto Certo;
- Zuum;
- Moovit;
- Conta Super.

Informações: G1 SP
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Florianópolis amanhece sem ônibus nesta quarta-feira

Os ônibus não saíram da garagem da principal empresa de transporte coletivo no início da manhã desta quarta-feira (1) na Grande Florianópolis, apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de circulação de uma frota mínima de 50% com horário de sábado. Viaturas da Polícia Militar estão nas garagens desde às 5h para garantir a segurança dos veículos e trabalhadores.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) Deonísio Linder, motoristas e cobradores não abrem mão de aumento de salário e de vale-refeição, entre outras reinvindicações.

“O sindicato não impedirá ninguém de trabalhar, a categoria é que não está disposta a retornar e exige o direito dela. A questão de circular com frota mínima é pior, porque a população acha que não tem ônibus e não vai para as paradas e quem vai encontra meia dúzia de veículos, que não atendem a demanda, as pessoas se irritam e até entram em atrito com motoristas e cobradores. A solução para o problema é sentar, negociar e regularizar a situação”, disse Denísio.

Uma reunião está marcada para as 10h entre sindicato e patrões e uma assembleia deve ocorrer com os trabalhadores às 12h. “Eles que façam uma proposta que os funcionários retornam ao trabalho”, disse o diretor.

Decisão judicial
O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) determinou frota de transporte coletivo com horário de sábado durante a greve dos motoristas e cobradores da Grande Florianópolis. A decisão foi tomada em audiência na noite de terça-feira (31).

A greve começou na terça e desde a manhã os ônibus não circularam. Houve trânsito intenso na região e filas no transporte alternativo, oferecido na capital. A audiência no TRT-SC ocorreu em resposta à ação do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) que solicitou frota mínima.

Informações: G1 SC
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Metrô do Rio terá funcionamento especial durante os Jogos Olímpicos

terça-feira, 31 de maio de 2016

O metrô terá horário especial durante os Jogos Rio 2016. A Linha 4, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, será aberta no dia 1° de agosto, antes do grande evento esportivo, permanecendo até 4 de agosto com horário de funcionamento das 6h às 23h. E, para atender ao público da Olimpíada (5 a 21/8), a linha vai operar das 6h às 1h nos dias úteis e sábados, e das 7h à 1h aos domingos e feriados.

Já as linhas 1 e 2 circularão, entre 1° e 4 de agosto, das 5h à meia-noite, em dias úteis e sábados. Durante os Jogos Olímpicos, a operação da Linha 1 será das 5h às 1h30 nos dias úteis e sábados, e das 6h30 às 1h30 aos domingos e feriados. Quanto à Linha 2, a circulação será das 5h à meia-noite, nos dias úteis e sábados, e das 7h às meia-noite, aos domingos e feriados.

Linha olímpica

Nos dias das cerimônias de abertura (5/8) e encerramento (21/8) das Olimpíadas, a operação das linhas 1, 2 e 4 será estendida até as 2h. Também nos dias 6, 12 e 13 de agosto as linhas 1 e 4 operarão com horário ampliado até 2h.

– A Linha 4 vai contribuir para que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja a melhor da história, além de ser tornar um importante legado para a cidade, melhorando a qualidade de vida da população. Após os Jogos Paralímpicos, a Linha 4 continuará circulando, sem interrupção, em operação especial, com horário ainda restrito. O serviço será ampliado, gradativamente, até atingir a plenitude operacional – explicou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.

Informações: Agênciário
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Cinco linhas de ônibus metropolitanos são integrados ao metrô de Salvador

Os baianos que diariamente circulam entre os municípios da Região Metropolitana e Salvador agora têm mais opções para fazer o trajeto da BR-324 até a Lapa. Desde o último domingo (29/5), mais cinco linhas de ônibus metropolitanos já fazem a integração com o metrô na Estação Retiro.

Agora, o passageiro que optar por usar os dois meios de transporte paga apenas uma passagem utilizando o metropasse ou o cartão do metrô, bilhete válido por até três horas e que também contempla os estudantes, que pagam meia. Com as novas rotas, já são nove linhas metropolitanas que seguiriam até a Lapa e agora fazem a parada no Retiro, oferecendo a opção ao passageiro.

Até 1º de julho, as linhas que têm como destino final a Estação da Lapa seguirão fazendo o roteiro até o Centro.  Já partir do dia 2 de julho, os ônibus circularão somente até o Terminal do Retiro, e os passageiros terão que fazer a conexão com o metrô para chegar à Lapa.

Além de dar mais conforto e reduzir o tempo que o passageiro levaria em engarrafamentos, por exemplo, a progressão da integração retira de circulação certa quantidade de ônibus no Centro da cidade, o que facilita a mobilidade e melhora o trânsito em Salvador.

Para quem tiver dúvidas de como funciona o sistema, cartazes foram espalhados pela estação e, no Retiro, funcionários da CCR, concessionária responsável pela administração do metrô, dão informações aos usuários.

Segundo a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, esse é um período de adaptação e de aprovação do sistema pelos usuários.

“Primeiro os passageiros precisam saber que para pagar apenas um valor de passagem é preciso ter o metropasse ou o cartão do metrô. Não é necessário adquirir os dois. Em função disso, como é uma novidade, existe esse prazo até julho para que o usuário se acostume a utilizar o cartão.

A ideia é espalhar os pontos de venda do metropasse nas cidades e também com os cobradores, mas isso depende das empresas de ônibus”, explicou a superintendente. Nas estações de metrô, todas já oferecem o cartão, sem custo para o usuário e com uma carga mínima de R$ 5.

Nesta segunda-feira (30/5), primeiro dia útil após a mudança, muita gente já estava aprovando a facilidade e a vantagem de pagar apenas um bilhete pelos dois meios de transporte. A agente de viagens Eliane Brito, que mora em Simões Filho e trabalha na capital baiana, já utiliza a integração com o metrô e comemora a medida.

“Ficou muito mais fácil porque, para mim, é mais confortável, gasto menos tempo no engarrafamento e ainda preciso andar menos para o trabalho. Vou continuar usando todos os dias”, afirmou.

Linhas integradas
Inicialmente, a integração funcionava para quatro linhas de ônibus: 869I Barra-Simões Filho, 826A Góes Calmon-Estação Aquidabã, 872 Ilha de São João-Estação Rodoviária e 875 Areia Branca -Terminal Retiro.

Com a operação que começou nesse domingo (29/5), foram incluídas outras cinco rotas: 803A2 Nova Dias D’Ávila–Estação Aquidabã, 861 Mata de São João-Estação Aquidabã, 805A Madre de Deus-Estação Aquidabã, 800A Camaçari-Estação Aquidabã e 809 Candeias-Estação Aquidabã.

Para o gestor de arrecadação da CCR, Júlio Farias, o metrô, à medida que avança na cobertura da cidade, muda a cara da mobilidade de Salvador para melhor.

“O metrô é uma opção a mais para o usuário, rápida, segura e confiável. Não tenho dúvidas de que operações como essa vão trazer uma mudança muito grande com o passar do tempo para o soteropolitano. Esse é o processo de convencimento, de experimentação, e assim as pessoas passam a entender que pode ser um meio de transporte interessante para elas”, disse.

Informações: Tribuna da Bahia
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No DF, Rodoviários param por quatro em ato por reajuste salarial

Motoristas e cobradores de ônibus decidiram cruzar os braços entre 11h e 15h desta terça-feira (31) em seis regiões administrativas do Distrito Federal. Eles pedem reajuste de 20% nos salários e no valor do tíquete-alimentação.
Foto: Mateus Vidigal

A categoria informou que 4 mil rodoviários haviam aderido ao ato – ao todo, são 12 mil. As regiões afetadas são Samambaia, Ceilândia, Paranoá, Sobradinho, Gama e Planaltina. A Transit, empresa que representa as companhias de ônibus na negociação, informou que não vai comentar o assunto no momento.

De acordo com o secretário de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, Marcos Junio Duarte, as negociações já ultrapassam um mês, porém não há avanços. "Negociação aparentemente tem. Afinal nós nos reunimos, apresentamos nossa pauta e já cobramos vários vezes um acordo, porém, as empresas nem aceitam nossas reivindicações, como também não apresentam nenhuma contraproposta.”

"Nós apresentamos nossas demandas para as empresas e ouvimos que eles não podem negociar enquanto o governo não fizer o repasse referente ao ajuste do ano passado. Enquanto o governo não pagar as empresas, não vai haver negociação", completou o diretor financeiro do sindicato, João Osório da Silva.

Atualmente o salário dos motoristas de transporte público do DF é de R$ 2.121 e dos cobradores, R$ 1.108. O tíquete é de R$ 660.

Informações: G1 DF
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Novo aplicativo ajuda usuários de transporte público em Osasco

O Cittamobi, aplicativo para smartphones que monitora em tempo real os horários de chegada e partida de ônibus, desembarca nesta quarta-feira, dia 1 de junho, em Osasco. Com o nome de OsascoBus, a ferramenta chega para facilitar a vida de mais de 666.740 habitantes e é fruto de uma parceria entre a Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), as concessionárias de transportes e a empresa de tecnologia Cittati. 

Presente em mais de 33 cidades, como São Paulo, Recife e Salvador, o Cittamobi permite a otimização de tempo para os usuários de transporte coletivo. Com um simples clique é possível saber em tempo real o horário em que o ônibus chegará ao ponto e a duração do trajeto. Além disso, com a função “alarme”, o usuário é alertado da proximidade do seu destino. O app também permite salvar trajetos e informa se o ônibus é adaptado para deficientes ou não. 

Para a Cittati, empresa que criou a ferramenta, a chegada do aplicativo em mais um grande centro é reflexo de um movimento pró-mobilidade urbana que vem surgindo no País. Diariamente, o CittaMobi conta com 400 mil acessos em todo o Brasil. 

“As pessoas buscam cada vez mais alternativas e evitam o uso do veículo próprio. As tecnologias de informação e comunicação servem para melhorar o fluxo de mobilidade, ajudando a otimizar o tempo do usuário, que hoje tem o que há de mais moderno na palma da mão”, diz Cesar Ranzino, diretor de Tecnologia e Produtos da Cittati. 

Cittati
A Cittati é uma empresa integradora de soluções voltada para o desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação com foco na gestão de sistemas de transporte.
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Greve de ônibus em Florianópolis tem filas para vans e trânsito intenso

Com a greve de motoristas e cobradores, que começou nesta terça-feira (31) em Florianópolis, moradores da região metropolitana que dependem de transporte público enfrentaram um dia complicado. Além do trânsito acima do normal, havia filas para pegar as vans autorizadas pela prefeitura da capital para fazer o transporte alternativo.

Na noite desta terça (31), havia a expectativa pelo resultado de uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho com todas as partes envolvidas. Caberia ao desembargador Roberto Luiz Guglielmetto decidir sobre uma ação do Ministério Público do Trabalho, que ajuizou uma ação solicitando frota mínima de 50% em todos os horários na Grande Florianópolis e de pelo menos 70% nos horários de pico, das 5h30 às 8h e das 17h30 às 20h.

A ação a ser julgada também estabelece multa diária de R$ 100 mil para cada parte em caso de não cumprimento das medidas.

À tarde, uma reunião na Superintendência do Ministério do Trabalho, na qual estiveram presentes o Sindicato dos Tabalhadores em Transporte Urbano, Rodoviário, Turismo, Fretamento e Escolar de Passageiros da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Florianópolis (Setuf), terminou sem acordo.
Os trabalhadores pedem a reposição da inflação, aumento de 5% nos salários e de 25% no vale-alimentação. Eles também exigem mais estacionamentos para os ônibus e mais banheiros nos terminais.

As empresas oferecem a reposição, dizem que não podem dar aumento agora e que podem aumentar em 10% o vale-alimentação. Elas dizem que vão oferecer os estacionamentos e que os banheiros a mais poderão ser entregues, mas não agora.

A prefeitura de Florianópolis afirma que, conforme o contrato de concessão, fica de fora das negociações salariais. A administração diz que poderá agir depois, cobrando os prejuízos. "Vamos aguardar o término da greve pra ver o impacto, mensurar todo o impacto disso no sistema e encaminharemos a procuradoria geral do município que aplicará a penalidade cabível junto com o contrato", afirmou o secretário de Mobilidade Urbana, Vinícius Cofferri.

“Esta é uma greve absolutamente desnecessária, não havia necessidade de paralisar. Há um debate estabelecido, avançamos em relação a novos terminais, há mais espaço para transporte, há melhores condições para os moradores”, disse o prefeito de Florianópolis, César Souza Junior.

Sem ônibus
Mais de 500 mil usuários da Grande Florianópolis que utilizam diariamente os quase mil ônibus da frota precisaram encontrar alternativas para se deslocar. "Sempre quem é prejudicado é o usuario né, porque a gente depende do onibus pra ir trabalhar, e infelizmente chega nesse momento que a gente precisa, o transporte para, e a gente nao tem o que fazer, né?", disse uma moradora ao RBS Notícias.

Sem ônibus, o principal terminal de Florianópolis, o Terminal de Integração do Centro (Ticen) amanheceu deserto. Nos bairros, pessoas que não sabiam da greve  esperavam nos pontos de ônibus. O jeito, para muitos, foi apelar para a carona de colegas de trabalho.


A prefeitura autorizou vans a fazerem o transporte alternativo. Porém, a passagem nesses veículo custa pelo menos R$ 6, quase o dobro da passagem, e eles não aceitam o vale-transporte. Além disso, só fazem os trajetos principais.

Em nota, o Departamento de Transportes e Terminais (Deter) comunicou que todas as empresas registradas na autarquia com ônibus ou vans estão autorizadas a operar com característica urbana dentro da Grande Florianópolis enquanto durar a greve. Isso vale para trajetos intermunicipais. As empresas não podem cobrar mais de R$ 7 a tarifa em qualquer percurso.

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa do Cidadão de Palhoça vai abrir credenciamento para regularizar um serviço de transporte alternativo na cidade, informou a prefeitura palhocense.

Informações: G1 SC
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SPTrans apoia Campanha do Agasalho 2016 nos terminais de ônibus

Terminais de ônibus urbanos de São Paulo já estão recebendo desde a última segunda-feira, dia 23 de maio, e até o dia 31 de julho a 18ª edição da Campanha do Agasalho. O objetivo é arrecadar peças de roupa de frio e cobertores a serem encaminhadas para instituições filantrópicas e de assistência a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. 

Em cada um dos 29 terminais e seis estações do Expresso Tiradentes, haverá caixas coletoras disponíveis à espera de doações de agasalhos, malhas, cobertores, blusas, meias, luvas, sapatos e outras peças, em bom estado de conservação e limpeza. As doações podem ser feitas diariamente durante todo o horário de funcionamento dos terminais.

A campanha está sendo liderada pela Socicam, que administra os terminais, e conta com apoio da SPTrans, responsável pela gestão do transporte coletivo por ônibus na cidade, e da SPUrbanuss, sindicato que representa as empresas operadoras do sistema.

Somente em 2015, mais de 57 mil peças foram arrecadadas em todos os pontos de coleta da Socicam, incluindo terminais urbanos e aeroportos,. As doações foram distribuídas entre 28 instituições.

SERVIÇO

Período: 23 de maio a 31 de julho de 2016 

Postos de arrecadação:

Terminais Urbanos: 

• Estação Alberto Lion, Estação Ana Nery, Estação Atlético Ipiranga, Estação Nossa Senhora Aparecida, Estação Pedro Segundo, Estação Rua do Grito, A. E. Carvalho, Amaral Gurgel, Aricanduva, Bandeira, Campo Limpo, Capelinha, Casa Verde, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Lapa, Mercado, Parelheiros, Parque D. Pedro II, Penha, Pirituba, Princesa Isabel, Sacomã, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Sapopemba, Tiradentes, Varginha, Vila Carrão, Vila Nova Cachoeirinha, Vila Prudente e Pinheiros.

Informações: SPTrans
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Prefeitura de Fortaleza entrega novos ônibus com ar condicionado e wi-fi

A Prefeitura de Fortaleza entrega, nesta terça-feira (31/05), às 9h, no estacionamento do Centro de Eventos, novo lote de ônibus com ar condicionado. Além do ar condicionado, outro benefício que começa a funcionar a partir desta terça-feira é o Wi-For, programa de implantação de internet wi-fi nos ônibus.

Em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), o wi-fi será instalado inicialmente nas linhas 026 - Antônio Bezerra/Messejana e 226 - Expresso/Antônio Bezerra/Messejana. A cada mês, serão contempladas novas linhas, totalizando 200 veículos em 15 linhas com a tecnologia wi-fi até outubro deste ano.

Serviço:
Entrega de novo lote de ônibus com ar condicionado
Data: 31/05/2016 (terça-feira)
Local: Estacionamento do Centro de Eventos
Horário: 9h

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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Em SP, Carapicuíba ganha novo terminal de ônibus

segunda-feira, 30 de maio de 2016

A fim de melhorar a mobilidade urbana, o Governo de São Paulo acaba de inaugurar o novo terminal de ônibus de Carapicuíba, uma obra instalada bem ao lado da estação da CPTM ordenando o fluxo de pessoas e facilitando o trânsito de veículos no local.

"É um terminal importante com acessibilidade e capacidade para atender 19 linhas de ônibus", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "Os usuários poderão usá-lo a partir de amanhã (terça-feira, 31)".

Totalmente coberto, o terminal engloba uma área de 3.750m², com quatro plataformas para embarque e desembarque. Fora isso, o empreendimento concretiza a transposição de barreiras físicas que cortavam a área central da cidade, como avenidas e trilhos da CPTM.

O complexo teve investimento da ordem de mais de cinquenta milhões de reais (R$ 52.641. 894,17), com participação ativa da Prefeitura e, majoritariamente, do Governo do Estado de São Paulo.

Ao longo da execução das obras, que beneficiarão pelo menos meio milhão de pessoas, praticamente 600 empregos, entre diretos e indiretos, foram criados na região.

A última etapa do complexo que envolve o novo Terminal - a da Passarela de interligação do calçadão e demais equipamentos urbanos à Fatec e Etec locais - será concluída até o final deste ano.

Do Portal do Governo do Estado
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China testa “Monotrilho Maglev” monotrilho movidos por motores de ímã permanente

A maior fabricante de trens da China desenvolveu o primeiro monotrilho do país movidos por motores de ímã permanente. A CRRC Qingdao Sifang, informou por meio de um comunicado que foi concluído com êxito a primeira bateria de testes.

Os motores usados permitem economia de 10 por cento no consumo de energia, assim como a redução drástica dos níveis de ruído durante a operação. “O trem vai produzir ainda menos ruído do que um carro, ao mesmo tempo pode correr a 70 km/h”, disse Zhong Yuanmu, um dos idealizadores do projeto. Ele acrescentou que o trem atende aos mais altos padrões de prevenção de incêndios.

Investimentos em transportes ferroviários

Yang Chuantang, ministro dos Transportes, disse que o governo local deve estender o comprimento total dos sistemas de trens metropolitanos da China, dos atuais 3.300 quilômetros para cerca de 6,000 km em 2020.

A cidade de Chongqing possuí a maior rede de monotrilhos em funcionamento, com 90 km de extensão, cujo a Linha 3 bateu a marca de um milhão de viagens por dia.

Na visão da CRRC Qingdao Sifang, cerca de 50 sistemas de monotrilho estão ativos em todo o mundo, e que o meio de transporte pode ser viável por consumir apenas um terço do gasto em trens subterrâneos.

No Brasil, duas linhas estão em execuções, e em suas concepções foram prometidas com a promessa de terem as construções mais rápida com um custo inferior ao do Metrô, no entanto, dificuldades na implantação das obras civis acabaram por atrasarem os projetos.

Informações: Portal ViaTrolebus
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Motoristas decidem manter suspensão da greve em Sorocaba

Motoristas de Sorocaba (SP) decidiram suspender a greve até a próxima quarta-feira (1º), quando haverá outra audiência conciliatória para tentar chegar a um acordo sobre o reajuste salarial da categoria, informou o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região nesta segunda-feira (30). Empresas que operam o transporte urbano no município e o Consórcio Sorocaba não chegaram a um consenso na audiência realizada na manhã desta segunda-feira (30) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

As reinvindicações da categoria são: correção salarial segundo a inflação que fechou em 9,955% mais aumento real de 6%; aumento no tíquete-refeição/diária para R$ 23, atualmente esse benefício está em R$ 19; aumento na participação nos lucros e resultados (PLR) para o valor de um piso salarial da categoria, atualmente a PLR é de R$ 1.300; contratação de agentes de bordo em quantidade que igual ao número de motoristas; e manutenção de todos os direitos já conquistados em campanhas salariais passadas como cesta básica, plano de saúde, seguro de vida, PTS (prêmio por tempo de serviço), entre outros.

A greve dos motoristas de ônibus em Sorocaba começou no dia 24 de maio, sendo suspensa no dia seguinte, porém, os funcionários seguem em estado de greve.

Greve em Votorantim
Já em Votorantim (SP), a categoria pode retomar a paralisação, já que o impasse continua. O Sindicato informa que a paralisação seguirá o determinado pela liminar concedida pela Justiça às empresas, sendo 70% da frota em circulação em horário de pico e 40%, nos demais horários. A primeira audiência de conciliação com a Auto-Ônibus São João, operadora do transporte urbano no município, também irá acontecer na próxima quarta-feira.

Ainda conforme o sindicato, os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 18 de maio, quando a categoria rejeitou, em assembleia, a proposta patronal, sendo 4,84% em maio e mais 3,08% a partir de novembro, um total de 8,06%.

Informações: G1 Sorocaba e Jundiaí
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Salvador: Usuários aprovam integração de ônibus e metrô

A integração entre ônibus metropolitanos e metrô está ampliada. Desde ontem, domingo (29), todas as linhas de ônibus da Região Metropolitana de Salvador (RMS) com destino à Lapa, que chegam à capital baiana via BR-324, estão integradas ao metrô no terminal do Retiro. Além disso, em até três horas, o passageiro que fizer a integração entre os dois sistemas por meio dessas linhas paga apenas uma passagem.  

O movimento na estação do Retiro no domingo foi considerado “bom” pelos funcionários da CCR, empresa que administra o metrô. No período da tarde a passagem de passageiros pelo terminal foi  mínima, apenas com algumas pessoas utilizando o novo serviço. “Essas linhas integradas ao metrô é legal porque facilita para o trabalhador.

Hoje estou a passeio, mas amanhã (hoje) vou passar por aqui para ir e retornar ao trabalho e o que é melhor economizando na passagem. Isto é bom”, comentou o eletricista Eduardo Silva, ao descer na estação praticamente deserta, procedente de Simões Filho, por volta das 16 horas. Também ontem começou a valer a interoperabilidade dos cartões, ou seja, o Metropasse será aceito no metrô e o cartão CCR Metrô Bahia será aceito nos ônibus metropolitanos.

Na prática, o usuário terá de possuir apenas um cartão, que pode ser o Metropasse ou o cartão CCR Metrô Bahia, pois os cartões terão as mesmas funções. “Assim é melhor e mais econômico pra gente que precisa do transporte público todos os dias”, declarou a representante comercial Nadja Mascarenhas, residente na Ilha de São João.

Os cartões Metropasse e do metrô devem ser adquiridos nos postos de vendas das respectivas operadoras, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro) e a CCR Metrô Bahia. Os cartões e créditos da CCR Metrô Bahia devem ser adquiridos nas bilheterias das estações do metrô. Na integração metropolitana, o usuário poderá efetuar um transbordo por tarifa cobrada.

Informações: Tribuna da Bahia
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Prefeitura de São José do Rio Preto abre licitação para implantar corredores de ônibus

A prefeitura de São José do Rio Preto (SP) abriu licitação para a contratação de empresa que fará a implantação de nove corredores de ônibus do transporte coletivo. Os interessados têm até 8 de julho para a entrega dos envelopes. O investimento estimado é em torno de R$ 63 milhões e a licitação é na modalidade concorrência pública.

Os corredores ficarão nas seguintes vias: João Mesquita e Pedro Amaral; General Glicério e Bernardino de Campos; XV de Novembro e Antônio de Godoy; Alberto Andaló; Bady Bassitt;  João Bernardino de Seixas Ribeiro; Bernardino de Campos e General Glicério; Mirassolândia, Ernani Pires Domingues e João Mesquita e Philadelpho Gouveia Neto e Elias Tarraf.

Serão 42 quilômetros de corredores e, ao longo dos trajetos, 111 pontos de ônibus. As obras  fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana que também incluem as obras do complexo de viadutos da região Norte, que está em fase de conclusão, e da Estação Central Parque, que está sendo construída entre a rua João Mesquita e avenida Philadelpho Gouveia Neto.

Informações: G1 Rio Preto e Araçatuba
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Em Salvador, Rodoviários aceitam proposta e ônibus circulam normalmente

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, 30, os rodoviários decidiram que a categoria não entrará em greve nesta terça-feira, 31. A categoria aceitou a proposta de reajuste salarial de 10%. A assembleia terminou por volta das 16h.

Ainda nesta segunda houve duas reuniões entre o Sindicato dos Rodoviários e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), uma na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e outra na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A categoria conseguiu ainda a redução do custo do tíquete alimentação de 12% para 10%, adequação de até 4 níveis para os cargos da manutenção, gratuidade para aposentados e a manutenção do emprego dos cobradores.

Foto: Mila Cordeiro
Informações: A Tarde
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Em Fortaleza, Terminal da Lagoa ganha rede de wi-fi gratuita para usuários

Rede de wi-fi gratuita e painéis de previsão de chegada dos ônibus são algumas das novidades do Terminal da Lagoa, que terá inauguração do espaço nesta quarta-feira, 30, após a requalificação do local. Os usuários do transporte público que utilizam o terminal também terão acesso ao projeto "Terminal Literário", que consiste no compartilhamento de livros por quem passa pelo equipamento.

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Terminal da Lagoa tem um fluxo médio de 56.931 passageiros por dia. Com a reforma, houve melhorias de infraestrutura no espaço, como a recuperação dos pisos das plataformas, pavimentação dos paralelepípedos viários no estacionamento e nas vias por onde os ônibus trafegam.

Os banheiros foram reformados e receberam pisos novos e revestimentos cerâmicos, assim como foram substituídos os sanitários, pias e torneiras. O equipamento teve a sinalização reforçada nas faixas de pedestre, faixas de limite das plataformas e foram instaladas novas placas para filas preferenciais. 

A requalificação do espaço ainda promoveu a pintura dos pilares, fachadas e salas, a instalação e recuperação de novos gradis, alambrados e catracas. Segundo a Etufor, o Terminal da Parangaba será o próximo a ser entregue requalificado, no final de junho.

Informações: O Povo Online
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