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Porto Alegre ganha 57 novas Paradas Seguras

sexta-feira, 12 de junho de 2015

A avenida Ipiranga receberá 57 novas Paradas Seguras, para um maior conforto e segurança dos usuários do transporte coletivo. Os equipamentos, que começaram a ser instalados nesta quinta-feira, 11, possuem bancos, lixeira, iluminação protegida com grades e cobertura de aço pré-pintado, com a garantia de maior durabilidade. As Paradas Seguras, implantadas nos mesmos locais dos pontos de paradas anteriores, atendem aos requisitos técnicos de segurança e acessibilidade, com piso em basalto e podotátil, com a função de orientar as pessoas com deficiência visual. O investimento é de R$ 585 mil.

Os projetos das Paradas Seguras, assim como das Zonas 30, foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e prefeitura. Em outubro do ano passado, houve a garantia de verba do Ministério das Cidades, por intermédio da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1,4 milhão, além de aporte pela prefeitura. A conclusão das cinco Zonas 30 e implantação de 57 paradas seguras estão previstas para o segundo semestre deste ano. “O objetivo é garantir uma maior conforto, proteção e segurança aos nossos usuários do transporte coletivo, ainda mais com a chegada do inverno”, afirma Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

Os modelos de Paradas Seguras seguem padrão técnico desenvolvido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Na avenida Ipiranga, os equipamentos estão sendo instalados entre as avenidas Praia de Belas e Antônio de Carvalho, dos dois lados da via. O término da instalação está previsto para o mês de setembro. Porto Alegre possui, ao todo, 5.726 paradas, sendo 4.038 cobertas, 367 desenvolvidas no padrão de Parada Segura.

Informações: EPTC


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Estações do BRT Uberaba terão Wi-Fi de graça para usuários

No sentido de dar mais conforto aos usuários do sistema BRT/Vetor, o prefeito Paulo Piau confirmou hoje que a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Especial de Comunicação, irá disponibilizar a rede Wi-Fi nos terminais Oeste e Leste do sistema BRT/Vetor. 

“A ideia é que os usuários do sistema tenham acesso gratuito à internet enquanto esperam e, assim, possam fazer contatos, obter informações, acessar as redes sociais e trocar mensagens. A intenção é propiciar mais conforto à população e dar acesso à informação”, disse Piau. 

Segundo o secretário de Comunicação, jornalista Denis Silva, essa ação será conjunta com a Codiub. “A Secom está dando andamento no projeto e o sistema deverá ser liberado dentro de 30 dias”, pontua.

Informações: JM Online

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Conheça as cinco ruas mais lentas do Recife nos horários de pico

Um levantamento da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) aponta que as cinco vias mais lentas da cidade registram, nos horários de pico, a velocidade média pode ser de apenas 11 km/h. A cidade tem três horários de rush, o primeiro deles das 6h30 às 9h. Para quem consegue sair 15 minutos antes ou depois, a velocidade praticamente triplica. Entre as cinco mais lentas, a Avenida Mascarenhas de Morais - no sentido Centro - é a campeã. Além do volume de carros, a estrutura da via dificulta o escoamento do tráfego. 

“O motorista sai de quatro para duas pistas na subida da Ponte Motocolombó, no Largo da Paz, há um giro à esquerda para quem vai para Afogados, que também dificulta a fluidez”, aponta o gerente de operações de trânsito da CTTU, Agostinho Maia.  A avenida mais rápida da cidade, a Via Mangue, tem média de 37 km/h no horpario de pico, mais que o triplo da Mascarenhas.

Com quase 670 mil veículos, a capital trava não só de manhã, mas também das 17h30 às 19h30 e das 21h às 22h30. “Eu não tenho como sair antes da 7h e depois das 9h ficaria muito tarde. O jeito é sofrer no engarrafamento”, lamenta a psicóloga Kátia Abreu, 36 anos. Ela sai de casa no meio do rush, às 7h20, e pega a Avenida Rui Barbosa, que registra nesse horário 12km/h. “Demoro de 40 minutos a uma hora só para conseguir chegar na Rua Fernandes Vieira”, contou. A distância entre as duas vias é de menos de 3km. 

A combinação escola e trabalho no mesmo horário é apontada por especialistas como desastrosa para a mobilidade. Nas férias, a redução do fluxo de veículos nas ruas do Recife é de cerca de 20%. “Mesmo quando os pais trabalham a partir das 8h ou 9h, muitos têm o compromisso de levar os filhos na escola e todo mundo sai na mesma hora ”, ressaltou o diretor de operações da CTTU, Agostinho Maia. 

“Nós chegamos à velocidade das carruagens, com veículos feitos para andar a 100km/h”, lamenta o engenheiro Carlos Guido, consultor em educação de trânsito. Para ele, o escalonamento (alternar horários) é uma das soluções, mas não a única.

“Hoje não existe uma solução, mas um mix de alternativas. O escalonamento é uma opção que pode ser estudada para a realidade local. Além disso, vamos lembrar que a restrição ao veículo particular e a taxação para carros com apenas uma pessoa também são medidas importantes, sem falar na melhoria do transporte coletivo”, elencou Guido.

Informações: Diário de Pernambuco

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CPTM melhora proposta e deve evitar greve de ferroviários

quinta-feira, 11 de junho de 2015

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) melhorou a proposta de reajuste salarial aos trabalhadores, em reunião de conciliação na tarde de hoje (11) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região. Com isso, a greve marcada para amanhã (12) deve ser suspensa nas assembleias que serão realizadas a partir das 18h, pelos três sindicatos que organizam os ferroviários – Central do Brasil (linhas 11-Coral e 12-Safira), São Paulo (linhas 10-Turquesa e 7-Rubi) e Zona Sorocabana (linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda) – e pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo.

A reunião durou apenas 45 minutos. Como a proposta apresentada de início foi considerada ruim pelos trabalhadores e pela desembargadora Ivani Bramante, o governo paulista, controlador da companhia, voltou a ser consultado por seus representantes na audiência. Para Ivani, seria possível a empresa melhorar para 10% de reajuste nos benefícios, mantendo 8,25% de aumento salarial. “O tempo de paralisação que a categoria fez na quarta-feira passada custou mais caro à empresa do que chegar a esse reajuste”, disse, lembrando a posição do desembargador Walter Fernandes, que mediou negociação na semana passada.

Após duas horas de tratativas entre governo e representantes, o resultado foi uma proposta de 8,25% de reajuste – 6,65% referente à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, acrescido de 1,5% de aumento real – e em todos os benefícios: vales alimentação e refeição, auxílio-creche e programa de participação nos resultados (PPR). Em outubro, haverá novo reajuste de 3,4% no VA e de 1,6% no VR.

Assim, os trabalhadores terão imediatamente o aumento da PPR mínima de R$ 3.548 para R$ 3840,71, no VR de R$ 600 para R$ 649,50 e no VA de R$ 247 para R$ 267,38. O auxílio-creche vai ser aumentado de R$ 263,91 para R$ 285,68. A correção é retroativa a março, data-base da categoria. Em outubro, os valores dos benefícios de alimentação e refeição passam para R$ 276,50 e R$ 660, respectivamente.

“Vamos levar para assembleia e fazer as ponderações. Essa é a proposta final da empresa e sabemos que um acordo é sempre melhor que um julgamento de dissídio”, avaliou o presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo, Eluís Alves de Matos.

Para a desembargadora, a proposta é uma alternativa que não atende inteiramente aos dois lados. "Mas ao menos foi conquistado o aumento de benefícios escalonado, que é benéfico aos trabalhadores", afirmou.

A princípio, a empresa havia recolocado as duas propostas apresentadas anteriormente, com pequenas alterações. O índice de 8,25% de reajuste linear, para salário e benefícios, ou 7,72% de reajuste salarial, mais 10% no vale-refeição (VR), de R$ 600 para R$ 660, 17,42% no VA, que iria a R$ 290, ante os atuais R$ 247, e auxílio-creche de R$ 300. Sob alegação de que a situação financeira da empresa e o momento do econômico do país estão difíceis.

Os trabalhadores rejeitaram essa proposta, sob argumento de que o ganho salarial é mais importante que o dos benefícios, porque resulta em um valor aplicável sobre todas as remunerações salariais do trabalhador. “São 8,25% que ressoam sobre horas-extras, adicionais, aposentadoria. Se o valor do benefício não difere muito, compensa mais para o trabalhador ter o reajuste no salário”, explicou Matos.

Na semana passada, os sindicalistas chegaram a pedir 9,29% de reajuste e equiparação dos benefícios aos pagos ao Metrô. Mas indicaram uma possível aceitação pela categoria sobre o índice de 8,5%, apresentado pelo tribunal.

Na véspera do feriado da semana passada, os trabalhadores das linhas 11-Coral, 12-Safira, 10-Turquesa e 7-Rubi paralisaram as atividades no período da manhã para pressionar a CPTM a melhorar a proposta.

por Rodrigo Gomes
Informações: Rede Brasil Atual

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Integração do metrô com ônibus em Salvador começa em 30 dias

O metrô de Salvador completa um ano de funcionamento nesta quinta-feira (11) com a previsão de iniciar a integração com os ônibus, por meio da frota que pertence à região metropolitana. A informação é do secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Carlos Martins. O metrô da capital baiana foi inaugurado no dia 11 de junho de 2014, 14 anos após o início dos procedimentos de construção.

"Optamos no primeiro momento pela integração dos ônibus metropolitanos, que estão sob a ótica da Agerba [Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia] e a Seinfra [Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia]. O acordo está praticamente fechado", relata. Conforme a Sedur, a operacionalização da integração pode ser iniciada entre 30 a 40 dias.

O secretário Carlos Martins detalha que a integração irá começar por meio de projeto piloto, com os ônibus metropolitanos que têm a Estação da Lapa como destino. Operacionalmente, ele explica que o sistema irá funcionar da seguinte forma: os ônibus, que antes seguiam para a Lapa, terão a Estação de Metrô do Retiro como final de linha. Da Estação do Retiro, então, os usuários irão seguir de metrô até a Lapa sem pagar mais nada.

As passagens de ônibus na região metropolitana custam R$ 2,80. O secretário afirma que já está no período de reajuste da tarifa, mas ressalta que ainda não há nada fechado sobre impactos da integração no valor de acesso aos veículos.

Sobre a integração do metrô de Salvador com os ônibus urbanos, Martins falou que governo e município estão entrando em uma terceira etapa de negociação. "Talvez entre junho e julho encerre esse processo", afirma, sem comentar sobre possíveis entraves.

Início da cobrança
Conforme o secretário Carlos Martins, as passagens de acesso ao metrô, que têm sido gratuitas desde a inauguração, devem ser cobradas após as conclusões das obras da Estação Pirajá. A nova plataforma, segundo o governo, deve ser inaugurada entre o final de setembro e início de outubro.

A previsão inicial era de que a estação tivesse sido inaugurada em junho. Martins disse que o rompimento de uma adutora na BR-324, a greve dos trabalhadores da construção pesada e as chuvas que atingem a capital desde o final de abril foram responsáveis pelos atrasos nas obras.
Apesar da previsão de início de cobrança, a Sedur ainda não tem definido o valor da passagem para o uso do metrô.

Balanço
Conforme a CCR Metrô, que administra o serviço, o transporte alcançou a marca de mais de seis milhões de passageiros no primeiro ano. O sistema começou a operar com quatro estações - Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte -, com cerca de 5,6 km. Com a entrega das estações Retiro, em agosto de 2014, e Bom Juá, em abril deste ano, o sistema atingiu 9,7 km de extensão. As atuais seis estações compõem a Linha 1. Conforme a Sedur, duas novas estações devem ser entregues entre setembro e outubro: Pirajá e Bonocô. 

De acordo com o governo do estado, mais de quatro mil operários trabalham nas obras de ampliação da Linha 1 e construção da Linha 2, que ligará a estação Acesso Norte ao aeroporto nde Salvador, passando pelo canteiro central da Av. Paralela. Prevista para 2017, a Linha 2 do metrô terá 13 estações e 23 quilômetros.

Perfil de Usuários
A CRR diz que ainda não possui um perfil oficial dos usuários, mas ressalta que pelos horários comuns de picos de movimento, o público é formado por pessoas que seguem ou retornam dos trabalhos. Os maiores picos são, respectivamente: 8h às 9h; 17h às 18h; e 12h às 13h. A média diária de movimento é de 42 mil passageiros.

A CCR detalha que a estação mais movimentada é a da Lapa, com uma média diária de 15 mil passageiros. Em seguida vem Brotas (7 mil), Campo da Pólvora (6 mil), Acesso Norte (5,5 mil), Retiro (4 mil) e Bom Juá (3,7 mil).

O recorde de movimento foi registrado pela CCR na segunda-feira (8), quando 45.156 mil passageiros utilizaram o metrô da capital.

Por Henrique Mendes
Informações: G1 BA


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Em BH, Estações do MOVE passam a ter vigilância permanente

A BHTRANS informa que os vigilantes contratados por meio de licitação começam a ser alocados nas Estações de Transferência do MOVE Municipal nesta quinta-feira, 11/06. São 48 (quarenta e oito) postos de vigilância de 24 horas, com 192 (cento e noventa e dois) vigilantes, sete dias por semana.

Todas as Estações de Transferência Municipais contarão com profissionais de vigilância, diariamente, sendo que algumas Estações contarão com dois, de acordo com a necessidade. Os vigilantes estarão equipados com cassetetes de borracha, algemas, rádios comunicadores, coletes a prova de balas, entre outros.

Os vigilantes passaram por treinamentos desde o início do mês e foram preparados para atuar junto aos usuários. As Estações de Transferência continuam sendo monitoradas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Além deste monitoramento feito pelos órgãos responsáveis pela segurança pública, a BHTRANS tem feito um trabalho de conscientização junto aos usuários sobre a importância da preservação do patrimônio público por meio do sistema de som das Estações e do Jornal do Ônibus. O COP (Centro de Operações da Prefeitura de BH) também contribui para a fiscalização e monitoramento da operação nas estações.

Licitação

A licitação foi realizada na modalidade pregão presencial, com julgamento pelo menor preço global, objetivando a prestação dos serviços, nas condições e termos definidos no Edital e seus Anexos. Dez empresas participaram do processo e a vencedora foi a empresa Essencial Sistema de Segurança Eirelli, pelo preço global de R$ 20.367.993,16. O prazo inicial do contrato é de 20 meses.   
           
A abertura da sessão ocorreu no dia 28/04, com a apresentação da documentação por parte das licitantes. Após análise da documentação pela BHTRANS, o processo foi retomado dia 6/05.A assinatura do contrato ocorreu neste mês, quando foi emitida a ordem de serviço.  

Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS

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