Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Terminais de ônibus da Grande Vitória estão sem câmeras e internet

terça-feira, 28 de abril de 2015

As câmeras de videomonitoramento dos 10 terminais do Sistema Transcol e o serviço de Wi-Fi foram desinstalados, na Grande Vitória. As atividades estão suspensas desde 14 de abril porque o contrato com a empresa que fornecia os equipamentos não foi renovado pelo governo. A previsão é de que os serviços sejam restabelecidos em quatro meses.
Foto: Fernando Madeira/ A Gazeta

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que uma análise técnica apontou indícios de irregularidades técnicas e jurídicas na contratação, cujo valor era de R$ 500 mil por mês.

A Setop está encarregada de fazer novo edital para escolher uma nova empresa e retomar as atividades.

Favorecimento
Pelo levantamento, há possibilidade de direcionamento na realização do pregão na licitação para os serviços da instalação das câmeras de videomonitoramento e sua manutenção.

Foram encontrados valores de aluguéis de equipamentos completamente incompatíveis com o mercado. Por exemplo, console ergonômico (a mesa) a R$ 1.867,45; cadeira para operador a R$ 313,14; e o roteador a R$ 2.154,90. Todos os valores eram pagos mensalmente.

Procuradas pela reportagem, a Setop e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) informaram que o diretor presidente da Ceturb, Alex Mariano, afirmou que a companhia está trabalhando para agilizar a contratação dos serviços de internet e de videomonitoramento.

A Setop informou ainda que já abriu um novo processo para a contratação, que está sendo analisado tecnicamente pela Prodest. A previsão é de que em 120 dias esses serviços voltem a funcionar.

Segurança
A Ceturb informou que aumentou o número de vigilantes armados nos terminais desde o último dia 11. O quantitativo ganhou mais 18 homens, passando de 70 para 88, a fim de reforçar a segurança após a retirada das câmeras. A Polícia Militar também está realizando rondas frequentes nos terminais.

A patrulha comunitária da PM faz paradas, em intervalos periódicos, em todos os 10 terminais do Transcol. Os policiais deixam os carros nos chamados “pontos-base”, nos terminais, e fazem, em dupla, a ronda pelas plataformas, várias vezes por dia.

Ocorrências
Em caso de ocorrências suspeitas, as equipes dos terminais imediatamente acionam o 190, que envia a viatura mais próxima ao local, para as providências necessárias.

* com colaboração de Carla Sá, do Jornal A Gazeta
Informações: G1 ES

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VLT de São Vicente começa a operar em caráter de testes

segunda-feira, 27 de abril de 2015

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) inicia nesta segunda-feira (27), em São Vicente, uma operação teste do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Embora em trajeto curto, a operação é importante para ajustes e será das 13 às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de tarifa.

A ação, denominada Operação Precursora pela EMTU, será entre as estações Mascarenhas de Moraes e João Ribeiro, com aproximadamente seis quilômetros, atravessando os bairros de Cidade Náutica, Catiapoã, Centro e Itararé. Segundo a empresa ligada ao Governo do Estado, cerca de 90% dos trabalhos estão concluídos em São Vicente.

A Secretaria de Transportes (Setrans) providenciou a instalação de várias faixas de sinalização ao longo do trajeto, de forma a orientar usuários, pedestres e motoristas.

Santos

Já na parte de Santos, a EMTU estima que ainda este mês serão concluídos os trabalhos de construção das estações Nossa Senhora de Lourdes (perto da Rua Santa Catarina, no José Menino), Pinheiro Machado (Canal 1) e Porto.

Impasse

As obras de implantação deste modal só não avançam mais por problemas judiciais. O Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público do Estado de São Paulo questiona na Justiça o traçado do VLT em um trecho de dois quilômetros na Avenida Francisco Glicério, nas imediações do Mendes Convention Center.

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) deferiu uma liminar paralisando os trabalhos desde o dia 13 do mês passado. Dez dias depois, a EMTU, responsável pela implantação do VLT, entrou com recurso para poder continuar os trabalhos — mas ainda aguarda resposta da Justiça.

Segurança

A circulação de um veículo de características operacionais inéditas em cidades brasileiras exigiu da EMTU/SP cuidados especiais com a segurança dos usuários e moradores dos bairros ao longo do trajeto, além da orientação necessária aos motoristas dos veículos que trafegam pela região.

Faixas serão colocadas em 10 cruzamentos ao longo do trecho de operação do VLT e também próximo às sete estações, com os dizeres ATENÇÃO AO CRUZAR A VIA e ACESSO À PLATAFORMA SOMENTE NO LOCAL INDICADO. Folhetos serão distribuídos à população com informações sobre a Operação Precursora e procedimentos de segurança recomendados ao acessar as plataformas e cruzar a via por onde circulará o VLT.

Sete fiscais da Regional da EMTU/SP na Baixada Santista estarão distribuídos nas estações. Outros dois fiscais circularão de carro pelo trecho durante o horário da Operação Precursora. Ao mesmo tempo, agentes de trânsito da Prefeitura de São Vicente darão apoio à operação, principalmente nos cruzamentos, para organização do tráfego e orientação dos pedestres. 

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Motoristas e cobradores de ônibus anunciam paralisaçao em Cascável

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Cascavel (Sinttracovel) anunciou, nesta segunda-feira (27), que está prevista a paralisaçao dos serviços na próxima semana. O estado de greve já foi protocolado pelo sindicato , que aguarda o comunicado oficial para a empresas Pioneira e Capital do Oeste.

Motoristas e cobradores só poderão cruzar os braços no 72 horas após as empresas receberem notificação de um oficial da justiça. Então, devido ao final de semana e feriado, a paralisação deve iniciar logo na próxima segunda-feira (04).

Os trabalhadores protestam contra a lei para bilhetagem exclusivamente eletrônica, que acaba com a necessidade de cobradores nos ônibus da cidade. O sistema eletrônico, que em Cascavel funciona desde 2008, hoje é responsável por 65% das passagens do transporte coletivo. Em breve, chegará a 100%.

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Em Aracaju, Empresas de ônibus firmam parceria com SMTT para reforma dos terminais

As empresas do transporte público da capital e região metropolitana firmaram uma parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e iniciaram a reforma dos terminais de integração. “A medida, que visa agilizar o desenvolvimento de uma melhor estrutura, principalmente, nos banheiros, para atender aos usuários do transporte e aos trabalhadores rodoviários, já tem data de conclusão de cada etapa para os próximos meses”, informa o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida.

Segundo ele, a reforma deve contar com reestruturação e pintura, sinalização com placas de itinerário e outras informações, sistematização da catraca para acesso rápido, e, em alguns terminais, instalação de câmeras de segurança e disciplinadores de filas. No cronograma está prevista a conclusão da primeira etapa da reforma do Terminal DIA na última semana de maio. A etapa final está marcada para o início de julho. Já as reformas dos Terminais Maracaju e Fernando Sávio serão concluídas até o final de maio, e a do Terminal Atalaia na segunda semana de junho.

A reforma está sendo acompanhada pelo Setransp e também pela Associação dos Trabalhadores Ambulantes dos Terminais de Integração, já que a criação de locais apropriados para o comércio no local também está incluído no planejamento.

“A melhoria do transporte público e, consequentemente, da mobilidade urbana, passa pela melhoria na estrutura dos terminais de integração. A participação da Associação dos Trabalhadores Ambulantes dos Terminais de Integração é essencial nesse processo, na medida em que o diálogo torna-se ponto fundamental no atendimento de demandas e na manutenção de toda a estrutura utilizada pelo usuário do transporte público”, afirmou o superintendente da SMTT, Nelson Felipe.

O setor do transporte quer também humanizar o ambiente dos terminais, tornando-o mais agradável para quem usa o ônibus coletivo, e espera contar com a sensibilidade da sociedade para defesa da preservação do patrimônio público. Uma vez que têm sido sequenciais os casos de vandalismo, mesmo após os reparos.

Informações: Aracajucard

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Em Manaus, Aplicativo promete acabar com a angústia do usuário de ônibus

Um dos problemas mais importunos para os usuários do sistema de transporte coletivo é não ter expectativa de quando o ônibus irá chegar na parada. Entretanto, esta situação está a pouco mais de 24 horas de ser resolvida. É que nessa segunda-feira (27), foi lançado o aplicativo “Ônibus Manaus”, que dispõe com precisão, informações sobre o tempo de chegada do veículo em cada ponto do seu itinerário. 

Através desse sistema que passou por atualização, o usuário do transporte coletivo saberá em tempo real, a localização e quanto tempo falta para seu ônibus chegar ao ponto esperado. No primeiro momento, o aplicativo será disponibilizado para download, apenas para celulares com o sistema operacional Android.

Lançamento
Quanto ao aplicativo prestes a ser lançado, Luiz Eduardo explica que, a cada ano, a equipe do Trânsito Manaus, composta por Glauber Gomes, Richard Lopes, Claudivan Júnior e Diego Araújo, realiza as atualizações do sistema com novos serviços à população. “Atuamos no desenvolvimento desses benefícios desde dezembro do ano passado. Mudamos ainda toda a interface (ferramenta para uso da conexão) do aplicativo que já existia”, ressaltou.

Em relação aos valores investidos em todo o sistema desde a criação, Luiz Eduardo preferiu não detalhar. Disse apenas que o retorno tem sido “louvável” pelo benefício concedido à população. Com o aplicativo, Luiz espera atingir 80% da população de usuários do transporte coletivo na capital.
1,7 milhão de pessoas já acessaram o site e aplicativo “Trânsito Manaus”, desde a criação, em 2009. Durante esse período, foram feitos cerca de 80 mil downloads, informou Luiz Eduardo. Para outras informações, acesse facebook.com/TransitoManaus.

“O Trânsito Manaus é um canal colaborativo que tem como principal meta ajudar a melhorar o trânsito na cidade de Manaus, usando as redes sociais como meio. A eficiência do sistema direcionado à população vem por meio das experiências adquiridas nos fóruns e seminários. Essa novidade no serviço tende a melhorar a vida das pessoas que utilizam o transporte coletivo. Com essa ferramenta, o usuário não irá perder tempo na parada de ônibus e, com isso, aumentará sua produtividade e terá maior qualidade de vida. Também é uma forma que temos de contribuir para a cidade, principalmente com o apoio que estamos tendo de empresas que abraçaram esse tipo de iniciativa e que, até o momento, vem dando certo”.

BLOG: Luiz Eduardo Leal
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Grande Cuiabá: Trajeto de ciclovia com 10 km será inaugurado em maio

A partir do dia 9 de maio o Governo do Estado deve inaugurar a primeira parte da ciclovia do projeto “PedalaMT”. A rota, de aproximadamente 10 quilômetros, tem início no complexo da Arena Pantanal, em Cuiabá, e segue até o Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande e completa a programação de comemoração dos 267 anos de Mato Grosso. 
Foto: Portal Eu Vou de Bike
A primeira etapa do projeto contará também com a instalação de flutuantes no rio Cuiabá para suporte à prática de canoagem. A ideia de unir o ciclismo e o esporte aquático é um diferencial do projeto PedalaMT, desenvolvido pela equipe da Secretaria de Cidades (Secid). Os flutuantes serão instalados na região que compreende a Passagem da Conceição e também o Porto, na Capital.

O projeto, que desde janeiro vinha sendo elaborado pela Secid, contempla um total de 47,1 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, além de 19,1 quilômetros para a prática de canoagem no rio Cuiabá. A proposta está dividida em diversas etapas. 

De acordo com o superintendente de Projetos Especiais, Carlos Oseko, que também é coordenador do projeto, o PedalaMT compreende as principais vias de Cuiabá e Várzea Grande. Segundo ele, são trechos que poderão ser utilizados para a prática de atividades de lazer e também por aquelas pessoas que utilizam a bicicleta como meio de locomoção. 

Trajeto 

Conforme o projeto, a primeira etapa tem início no Complexo Arena Pantanal. A rota se estende até a Rodovia Mário Andreazza e tem como ponto de chegada o Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande. É também nesta região em que será instalado o primeiro flutuante para a prática da canoagem. (com assessoria)

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Linha T6 da Carris sofre mudanças no fim do itinerário em Porto Alegre

A linha T6 da Carris terá seu itinerário alterado a partir desta segunda-feira (27) em Porto Alegre. A mudança ocorre no fim do trajeto, na Região do Bairro Rubem Berta, na Zona Norte da capital. Todos os ônibus passarão por toda a extensão da Rua Wolfram Metzler, via conhecida popularmente como “ferradura”.

Uma variação da linha T6, o T6.2, que tem 26 viagens por dia de um total de 231 da linha, já realiza este trajeto atualmente. Porém, as mudanças atendem a um pedido antigo da comunidade local, já que a alteração deixará mais seguro o acesso até o terminal de ônibus, localizado na Avenida Adelino Ferreira Jardim.

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Pequenas intervenções e obras garantem segurança e maior fluidez ao trânsito de Rio Branco

Pequenas soluções tem feito grande diferença no trânsito de Rio Branco, especialmente nas zonas de conflito – cruzamentos em geral sem sinalização e muito causadores de acidentes. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) mapeou 20 pontos de conflitos e até o final deste ano promoverá intervenções em quinze deles, reduzindo drasticamente os problemas em praticamente toda a cidade.

De outro lado, as recentes intervenções têm produzido efeitos muito positivos e, segundo a comunidade, devem ser permanentemente atualizadas para não ocorrer revezes. Entre as ações bem-sucedidas, o superintendente da RBTRANS, Nélio Anastácio, registra as mini rotatórias que se espalham pela cidade e, mais recentemente, a obra do bairro Montanhês. “Aqui melhorou muito porque o pessoal não sabia qual lado ir e um parava ´em cima´ do outro”, avaliou o comerciante Mauro Jorge, que está instalando uma pequena churrascaria em frente à rotatória da Avenida Flaviano Melo, lembrando que os conflitos eram constantes na região. O estudante Leandro Carlos observa que ainda nem todos obedecem ao desenho da rotatória, mas os problemas já não são tão constantes.

Visto isso, presume-se que as mini rotatórias apresentam muito mais vantagens e se configuram em uma intervenção simples, objetiva e eficiente para a política de mobilidade social de uma capital que não para de crescer. “Eu estou sempre por aqui, trabalho aqui e sei que nesse cruzamento ocorriam acidentes por falta de sinalização. Agora esses problemas não existem mais”, garantiu Dona Meire, líder comunitária no bairro vizinho, o Jorge Lavocat, e que mantém uma loja de confecções no Montanhês, nas proximidades da rotatória.

Outro exemplo foi apresentado pelo diretor de Trânsito da RBTRANS, engenheiro Marcos Lourenço, em relação à abertura de uma via ligando as ruas dos Engenheiros e Manaus. O acesso aberto tem cerca de 100 metros de extensão e para fazê-lo a Prefeitura adquiriu dois terrenos visando a ligação da Rua dos Engenheiros II à Rua Manaus com implantação da rede de drenagem. Essa nova rua, lembrou Lourenço, abriu importante acesso para todos os moradores da região, especialmente os do Residencial Rio Branco, na Rua dos Engenheiros, um grande condomínio com mais de dois mil moradores, aos bairros da parte alta da cidade. “Antes, para chegarem a bairros como o Xavier Maia, os moradores tinham de passar pela Isaura Parente”, lembrou Marcos Lourenço.

Esse projeto foi elaborado pela Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB), foi aprovado pelos moradores antes e depois de sua inauguração, sempre acompanhado pela RBTRANS. A linha de drenagem tem 390 metros e o projeto custou cerca de R$350 mil em recursos próprios. Além de tudo, o acesso desafogou o trânsito na Rua Isaura Parente na região da sede do CREA, resultando em uma melhor fluidez nos dois sentidos da via.

REVI vem reconfigurando trânsito com resultados positivos

Todas essas mudanças fazem parte do Programa de Readequação da Malha Viária (REVI), executado pela RBTRANS. As três ruas citadas passaram de duplo sentido de circulação para sentido único de direção. “A proposta é dar maior fluidez e segurança a condutores e pedestres. Nesses pontos vinham ocorrendo muitos conflitos e acidentes de pequena monta. Com a intervenção, teremos menos conflitos”, avaliou o superintendente da autarquia responsável pelo trânsito e o transporte na capital. O REVI foi lançado no ano de 2011 e ganhou sequência na gestão do atual prefeito Marcus Alexandre.

O programa facilitou o acesso a hospitais, instituições de ensino e outros importantes pontos da capital, como o acesso ao bairro da Base no cruzamento da Avenida Floriano Peixoto com Epaminondas Jácome. A RBTRANS implantou uma mini rotatória muito bem sinalizada com tachão reflexivo determinando um novo tempo para aquela região, conhecida pelos constantes conflitos especialmente nos horários de rush. As intervenções seguirão, confirma Nélio Anastácio, nos pontos mais conhecidos, como o da Rua Silvestre Coelho nas proximidades da Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro do Bosque, onde será também feito um deslocamento de eixo com estacionamento proibido de um lado e liberado de outro (hoje, se pode estacionar em ambas as margens).

Reforma e construção de abrigos para maior conforto e comodidade dos usuários

A gestão de Marcus Alexandre estabeleceu uma nova dinâmica na implantação e recuperação de abrigos de ônibus em Rio Branco. Os novos estão sendo construídos com colunas em concreto e telhas de plástico reciclado, e os antigos terão as colunas em parte revestidas de concreto e as telhas, que também são em madeira, serão trocadas por plástico reciclado.

De acordo com a engenheira Aline Louise, diretora de Mobilidade Urbana da RBTRANS, foram reformados 16 abrigos de ônibus nos últimos meses, em que pese, citou ela, a grande dificuldade imposta pela alagação em 2015 e o rigoroso inverno. Dois foram construídos este ano. Reformados ou implantados, os novos abrigos garantem maior comodidade ao usuário dos ônibus coletivos.

E não apenas no momento presente, mas essa política trará resultados em conforto e durabilidade para o usuário do transporte público. Não há cálculos precisos, mas é possível que os novos durem até cinquenta anos. A intensa oscilação da umidade relativa do ar, o sol e o vento colaboram com a rápida degradação da madeira reduzindo para dois ou três anos sua durabilidade. Com a concretagem, a durabilidade é muito maior.

A RBTRANS enfrenta dificuldades trazidas pela crise financeira e pelos impactos da cheia do Rio Acre, mas mesmo assim mantém intensas ações relacionadas aos abrigos de ônibus. Há frentes de trabalho por toda a cidade, mas principalmente nas regiões de maior carência.

Informações: Prefeitura de Rio Branco

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