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Santos tem mais de 50% da frota de ônibus com ar condicionado

sexta-feira, 6 de março de 2015

A Prefeitura de Santos entregou na manhã desta quinta-feira (5) o seu 150º ônibus de transporte coletivo com ar condicionado. Com isso, atinge 52,4% da frota de 286 veículos com o equipamento, liderando a lista brasileira de cidades com o benefício nos coletivos.

Segundo a Administração Municipal, a melhora no sitema motivou o crescimento do número de passageiros. De 2013 para 2014,  aumentou em mais de 1 milhão a quantidade de embarques, o que equivale a 2,8 mil pessoas a mais nos ônibus, todos os dias.

E alem do ar condicinado, Santos tem 100% dos ônibus com o sistema de wi-fi grátis. No entanto, grande parte dos usuários do sistema reclamam tanto do que já exista, quanto do que foi melhorado.

A dez dias de saber a próxima empresa a assumir a licitação e prosseguir o serviço, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, relembra que o importante no anúncio é ressaltar que a cada melhoria, se firma a obrigatoriedade de um sistema de qualidade cada vez superior.

“Acho que é um marco, porque somos a primeira e única Cidade do Brasil a ter mais de 50% de toda a sua frota com ar-condicionado. Qualquer que seja a próxima concessionária, todas essas conquistas serão obrigatoriamente mantidas, porque estão previstas não mais como possibilidade, mas como obrigação no edital. E a partir disso nossa possibilidade de avanço será maior”.

Além disso, Santos ampliou o valor e a quantidade de multas à concessionária. Em 2012 não foram aplicada sanções, mas de 2013 para 2014, as foram 483 autuações. Todas, por descumprimento do contrato. O valor da multa que era de até R$ 14,5 mil passou para até R$ 87 mil. ''Multamos muito. Acho que foram muitas as conquistas. É motivo de satisfação, mas também de responsabilidade. Não adianta manter. Tem que avançar. Esse é o objetivo”, diz o prefeito.

Informações: A Tribuna

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Rodoviários entram em greve no DF e deixam 500 mil pessoas sem ônibus

Rodoviários de duas empresas decidiram cruzar os braços e deixaram pelo menos 13 regiões administrativas do Distrito Federal sem ônibus na manhã desta sexta-feira (6). De acordo com o sindicato da categoria, a Marechal e a Pioneira deixaram de repassar os salários e o tíquete-alimentação, deixando 500 mil pessoas sem o serviço. O diretor do DFTrans, Clóvis Barbará, declarou que todas as organizações receberam em dia.

Por telefone, a Marechal, responsável por 464 veículos, disse que informou ao sindicato que faria o pagamento às 10h desta sexta. A empresa disse que o repasse do governo foi feito no final da tarde, atrapalhando o pagamento. Barbará afirma que houve problemas com o sistema bancário.

Já a Pioneira, dona de 625 ônibus, disse que recebeu o repasse, mas não em quantia suficiente para quitar os salários dos funcionários. "Vale lembrar que ainda não são cobradas passagens dos usuários do BRT desde o início da operação, o que causa um déficit ainda maior. A empresa enviou ao banco a folha de pagamento e aguarda o repasse do governo para efetuar o pagamento dos rodoviários", disse em nota. O DFTrans declarou que o valor é suficiente e que as dívidas são de contratos irregulares feitos no último ano.

Com a greve, 2 mil rodoviários foram prejudicados e deixaram de circular em Ceilândia, Taguatinga, Vicente Pires, Águas Claras, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Varjão e Park Way. Motoristas têm salário-base de R$ 1.928 e cobradores, de R$ 1.008. O valor do tíquete-alimentação é o mesmo: R$ 417.

Os funcionários se reuniram na garagem do P Sul para protestar. Diretor de imprensa do sindicato, João Jesus de Oliveira disse passou a quinta-feira tentando negociar com as empresas. “Já está virando uma moda isso de o pagamento não entrar no quinto dia útil do mês”, afirma. “As empresas dizem que dependem do repasse do DFTrans para quitar a folha e que aguarda os recursos.”

Já está virando uma moda isso de o pagamento não entrar no quinto dia útil do mês. As empresas dizem que dependem do repasse do DFTrans para quitar a folha e que aguarda os recursos. ''João Jesus de Oliveira''

Informações: G1 DF

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Trabalhadores do transporte coletivo aprovam indicativo de greve em Curitiba

A audiência ocorrida no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na tarde desta quinta-feira (5), terminou sem acordo entre trabalhadores e a classe patronal do transporte coletivo de Curitiba. Com isso, o sindicato dos trabalhadores (Sindimoc) aprovou o indicativo de greve para a categoria.

Caso não ocorra acordo nas próximas horas e a categoria aprove a greve, Curitiba deve ficar sem ônibus a partir da 0h de segunda-feira (9).

As partes terão dez dias para se manifestar, e, terminado o prazo, os autos vão para o Ministério Público do Trabalho e depois para julgamento pela Seção Especializada do TRT. Na sessão desta quarta-feira, buscava-se chegar a um percentual de reajuste salarial que não impactasse na tarifa atual cobrada dos usuários do transporte público.

O ponto mais controverso, no entanto, e que frustrou a conciliação, girou em torno do anuênio de 2% recebido pelos trabalhadores.

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região (SETRANSP) propôs limitar em oito anos a sua concessão, sem prejuízo daqueles que já recebem há mais tempo. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores (SINDIMOC) alegou não fazer sentido limitar o benefício, uma vez que o contrato de concessão do transporte assinado em 2010 já previa o pagamento. A desembargadora Ana Carolina Zaina lamentou que a questão do anuênio, que não estava na pauta de negociações, se tornasse obstáculo à conciliação por parte dos empresários.

Diante do impasse, o SINDIMOC anunciou a abertura de indicativo de greve, começando a contar de imediato o prazo legal de 72 horas que precede a paralisação dos ônibus. A desembargadora deu como notificados os presentes.

SETRANSP, Urbanização de Curitiba S.A. (URBS) e Coordenação da Região Metropolitana (COMEC) solicitaram que o Poder Judiciário determine a circulação de 70% da frota em horário de pico e 50% nos demais horários, caso haja greve. Os trabalhadores sugeriram que este percentual fosse fixado em 30% para todos os horários.

Segundo o Juízo, o pedido de frota mínima será analisado se a greve realmente acontecer. Foi reafirmada a multa diária de R$ 1 milhão a ser aplicada à URBS e à COMEC em caso de atraso no pagamento de salários dos motoristas e cobradores. Como não houve acordo, volta a tramitar a ação civil pública envolvendo as condições de trabalho nas estações-tubo, assim como o julgamento do dissídio coletivo 20/2015, que havia sido suspenso na perspectiva de conciliação.

Em relação à integração do sistema de transporte, de acordo com Roberto Gregório, representante da URBS, a autarquia acertou um modelo de transição de seis meses com a COMEC no sentido de manter a sua integração operacional e financeira. Um novo termo de cooperação deixará sob a responsabilidade da URBS as linhas urbanas, enquanto a COMEC se incumbirá de gerir as metropolitanas.

Informações: RicMais

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Grande Recife amanhece sem metrô devido as chuvas

A Região Metropolitana do Recife (RMR) amanheceu nesta sexta-feira sem metrô. Um problema no sistema provocado pela queda de um raio com as fortes chuvas da madrugada acabou danificando a rede elétrica do metrô. Os danos são graves e a Companhia de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec) informa que não há previsão de retorno dos trens, uma vez que por questão de segurança, não tem condições das composições funcionarem de forma manual. Diariamente, 400 mil pessoas circulam pelo metrô na RMR, das quais 280 mil usam a linha Centro e 120 mil, a linha Sul. 

Todas as 29 estações do metrô na RMR estão paradas. Na Estação Central do Recife, no bairro de São José, há ônibus vazios aguardando os passageiros. Segundo Salvino Gomes, assessor de Comunicação Social do Metrorec, a energia já foi reestabelecida às 5h30, mas os técnicos estão avaliando os danos causados ao sistema. “Os raios que cairam na madrugada danificaram chips eletrônicos do painel de controle de tráfego deixando todo o sistema inoperante. Não temos condições de colocar os trens para funcionar de forma manual”, justificou. Quem vem de Camaragibe e Jaboatão, por exemplo, nesta manhã, terá apenas os ônibus.  

Informações: Diário de Pernambuco

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Estacionamento rotativo é implantado na Estação MOVE Pampulha

A BHTRANS está implantando vagas de Estacionamento Rotativo na Estação MOVE Pampulha. Serão disponibilizadas 166 vagas de estacionamento rotativo (sendo quatro vagas rotativas para idosos), cuja permanência máxima é de 12 horas. Além disso, há vagas não rotativas para pessoas com deficiência e para motos O sistema de Estacionamento Rotativo funciona de segunda à sexta das 8h às 20h, aos sábados das 8h às 15h e aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

O objetivo da implantação é criar mais uma possibilidade aos usuários para utilizarem os benefícios do sistema MOVE, deixando o carro na área de estacionamento e usufruindo das diversas linhas disponíveis na Estação Pampulha que vão ao Centro, Região Hospitalar, Venda Nova, Barreiro, Cidade Administrativa, Carlos Luz, Pedro II, Praça Raul Soares, Shopping Diamond Mall, entre outros. Assim, o cidadão se desloca de casa até o seu destino com a agilidade do MOVE, economiza dinheiro e ainda contribui para mobilidade, minimizando o tráfego de veículos na capital. O valor do estacionamento rotativo é de R$ 3,40.

Evite congestionamentos. Utilize o MOVE. 
É rápido, confortável e chega ao Centro em 20 minutos.

É importante que o condutor tenha sempre a mão a folha ou o talão do rotativo. Ele pode ser adquirido com antecedência nos pontos de vendas na capital, ou via internet, com entrega em casa, sem cobrança de taxa de entrega.

Caso não o tenha, ele como opção adquiri-lo no andar superior ao estacionamento, na bilheteria da estação.

VAGAS ESTAÇÃO MOVE PAMPULHA

- 162 Vagas Rotativo;
- 4 Vagas Rotativo Idosos;
- 4 Vagas credenciadas para pessoas com deficiência (vagas não rotativas);
- 50 vagas livres para motos (vagas não rotativas).

Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO

O Estacionamento Rotativo aumenta a oferta de vagas nas regiões de grande concentração de comércio, serviços e lazer, oferecendo aos motoristas mais oportunidades de estacionamento e contribui para melhorar a qualidade de vida, com o aumento da fluidez do trânsito.

Atualmente, o sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte conta com 21.233 vagas físicas que, quando é respeitado o tempo de permanência máximo, se transformam em 98.026 oportunidades de estacionamento em 816 quarteirões da capital. A folha do Rotativo custa R$ 3,40 e é válida para utilização em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). Ela pode ser adquirida em 650 postos de venda credenciados da capital.

Trata-se de um instrumento de política urbana adequado à melhoria da circulação na via e à democratização do uso de espaços públicos. Ele permite que a população usuária do serviço tenha melhor acessibilidade a áreas de comércio, serviços e lazer, como é o desejo e a necessidade da cidade.

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação, conforme demonstrativo publicado na capa do talão.

O sistema de Estacionamento Rotativo de Belo Horizonte funciona de segunda à sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h (em alguns locais o uso da folha não é exigido aos sábados). Aos domingos e feriados não é necessário o uso da folha do rotativo.

Desde abril de 2008 as folhas de rotativo possuem uma área especial com um bônus destinado ao estacionamento gratuito por até 30 minutos. Dessa forma, se o usuário vai fazer um serviço rápido, ele pode utilizar este bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de estacionamento rotativo, não tendo que pagar para estacionar por apenas alguns minutos.

Histórico

O Estacionamento Rotativo pago no Município de Belo Horizonte foi criado pela Lei 1.410 de 9/11/1967, que foi regulamentada pelo Decreto 2.388 de 25/7/1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo em Belo Horizonte teve início em 1976. Em 1992, a BHTRANS (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do serviço de táxi, escolar e, também, do Estacionamento Rotativo.

É importante lembrar que trocar a folha na mesma vaga também é infração, que deixa o motorista sujeito a multa e remoção do veículo.

Informações: BHTrans

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Grande Porto Alegre: Trensurb completa 30 anos de operação

quinta-feira, 5 de março de 2015

Há exatos 30 anos, no dia 2 de março de 1985, a Linha 1 da Trensurb era inaugurada em ato solene. Dois dias depois, o metrô abria definitivamente as suas portas à população com o início da operação comercial. De lá para cá, foram mais de 1,1 bilhão de passageiros transportados pela empresa, contribuindo no desafogamento do tráfego rodoviário, com consequente redução dos gastos de manutenção das vias públicas e do número de acidentes. E, ao utilizar energia limpa e renovável, a Trensurb promove ainda a redução da poluição ambiental. Somente em 2014, foram transportados 58,87 milhões de usuários, uma média de 4,9 milhões de pessoas por mês e 192.180 passageiros por dia útil.

A fim de comemorar os 30 anos de transporte qualificado e seguro, com tarifa subsidiada, a empresa promove atividades comemorativas junto à comunidade nos seis municípios atendidos pela Linha 1, com um presente surpresa para os usuários. A primeira delas acontece na quarta-feira (4), na Estação Mercado, em Porto Alegre, com a presença da Direção da empresa e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. Ao longo do mês, outras ações ocorrem em estações de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

30 anos com cultura e entretenimento

Celebrando os 30 anos de operação do metrô, a exposição fotográfica Trabalho da Noturna, do artista Carlos Latuff, chega nesta semana à Galeria Mario Quintana com a Trensurb como destaque. Retrata, mais especificamente, o trabalho das equipes de manutenção noturna do metrô, que poucos costumam ver ou conhecer, mas que é de importância fundamental para garantir a circulação diária dos trens. A inauguração oficial da exposição, com a presença de Latuff, foi transferida para esta quarta-feira (4), juntamente com as atividades em comemoração ao aniversário da Linha 1, às 15h, na galeria localizada no túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado.

Já a inauguração oficial da exposição Entre Linhas e Painéis, que já está na Biblioteca Livros sobre Trilhos - na plataforma de embarque da Estação Mercado -, será no dia 10, às 15h, com a presença do artista Alexandre Maia e Pádua.

Na noite de 14 de março, a Estação Mercado recebe mais uma edição da festa VooDoo nos Trilhos, promovida em parceria com a Groove Cultural, com a discotecagem de KL Jay, DJ do grupo de rap Racionais MC’s.

Informações: Trensurb


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