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Passagem de ônibus em Fortaleza sobe para R$ 2,40

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A partir da zero hora do dia 16 de janeiro, sexta-feira, começa a vigorar o preço de R$ 2,40 para a passagem (inteira) de ônibus do transporte público municipal de Fortaleza. O reajuste foi de 9,09%. Uma nova revisão - para mais ou para menos -, só será possível a partir do final de novembro. O anúncio foi feito ontem na Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).

O maior peso no reajuste costuma ser o custo da mão de obra. Foi novamente, com peso de 50%. Em segundo lugar está o diesel, com 24%. Conforme o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, a mão de obra acumula mais de 20% entre reajustes e benefícios. Os veículos, lubrificante e pneu completam os principais custos.

O Sindiônibus solicitou um reajuste de 13,64%. Dimas afirma que o percentual concedido não é o suficiente para repor as perdas e investimentos. Para compensar, ele afirma que vai, principalmente, imprimir ritmo de eficiência operacional maior.

Conforme o secretário de Conservação e Serviços Públicos de Fortaleza, João Pupo, os 40 ônibus com ar-condicionado, o custo com ônibus articulados e de infraestrutura dos corredores exclusivos de ônibus não tiveram impacto no reajuste.

Para ele, o ar-condicionado poderá incindir nas próximas revisões, já que a frota estará 100% equipada em seis anos. Ele explica que os corredores exclusivos trazem maior eficiência, por isso, reduzem o custo operacional. Atualmente, Fortaleza tem 54 quilômetros (km) de faixas exclusivas. Serão mais 84 km inseridas até maio, prometeu.

Questionado sobre o impacto financeiro do Bilhete Único, Pupo garantiu que o sistema é autossustentável. Afirmou que, apesar de reduzir o número de passagens pagas, aumentou o número de usuários em cerca de 9%. Cerca de 800 mil fortalezenses estão cadastrados.

Binários

Conforme Pupo, já possível perceber a maior eficiência no transporte público em função dos binários. Ele afirmou que a velocidade média dos ônibus na Av. Santos Dumont aumentou 201%. Era esperado 40%. Na Av. Dom Luís, o aumento foi de 144%.

O secretário disse ainda que também aumentaram as velocidades médias dos carros em 44%, o que não era esperado.

Novos ônibus

Estão previstos chegar 10 novos ônibus, em modelos inéditos na Capital. São da categoria pesados e medem 13,20 m. Têm capacidade de transportar, cada um, de 125 passageiros. Não são articulados, mas são maiores do que os de categoria leve, usados como padrão até bem pouco tempo, com capacidade de transportar até 80 pessoas. Serão das marcas Mercedes e Volvo. 

“A tendência é de que os ônibus em Fortaleza fiquem maior, porque são mais eficientes e vão aproveitar bem os corredores exclusivos”, defendeu Pupo.

Informações: O Povo Online

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Grande Vitória: Transcol ganha reforço especial para o verão

Com a chegada do verão, a procura pelos balneários da região metropolitana aumentou nos últimos dias e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) preparou uma programação especial para o Sistema Transcol. Desde o último domingo (04), as linhas que atendem as regiões de praias contam com um reforço de 46 veículos. A maior oferta acontece sempre nos fins de semana. 

Além disso, outros 17 veículos vão reforçar os terminais de integração do Transcol para garantir a oferta caso a demanda aumente.

No período do verão, as linhas que serão reforçadas são a 538 (T. Carapina/ T. Jardim América via T. São Torquato/ Beira Mar), 585 (Jardim Botânico/ T. Itaparica via Vale Encantado), 588 (T. Campo Grande/ T. Itaparica/ Vale Encantado), 611 (T. Itaparica/ Praia da Costa via Itapoã/ Crefes- Circular), 613 (Ponta da Fruta/ T. Itaparica via Rod. do Sol), 651 (T. Vila Velha/ Praia da Costa), 831 (Bicanga/ T. Carapina via Manguinhos), 848 ( Balneário de Carapebus/ T. Carapina via Oceania), 854 ( Praia Grande/ T. Jacaraipe via Nova Almeida), 870 (Praia de Jacaraipe/ T. Laranjeiras), 875 (T. Jacaraipe/ T. Laranjeiras via Av. Talma Rodrigues), 880 (Planalto Serrano/ T. Jacaraipe via Vista da Serra/ Serra Sede).

Outras linhas, que já estão sendo monitoradas, também serão reforçadas caso se verifique a necessidade. Os 17 veículos reservas, vão reforçar o Terminal Jacaraípe (04 carros); Terminal Vila Velha (02 carros); Terminal Itaparica (04 carros); Terminal São Torquato (03 carros); e Terminal Campo Grande (04 carros).

A linha 672 (Trevo de Setiba/ T. Itaparica) também terá reforço durante o verão, com um veículo a mais nos finais de semana.

A diretora de Operações da Ceturb-GV, Rosane Giuberti, afirmou que haverá um fiscal da Ceturb-GV acompanhando de perto e monitorando a demanda para, se for necessário, utilizar os carros reservas dos terminais.

Informações: Ceturb

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Em Curitiba, Cartão transporte pode ser carregado em banca na Rodoviária

A carga de créditos no cartão transporte agora é feita também na banca de jornais e revistas que funciona na ala interestadual (bloco da frente) da Rodoviária. A diferença, em relação aos outros 24 endereços onde é possível carregar o cartão usuário e comprar cartão transporte avulso, é que a Rodobanca funciona de domingo a domingo das 6h às 22 horas.

A banca fica ao lado do acesso às catracas de embarque e funciona inclusive em dias de feriados. A carga no cartão é imediata, como acontece na tesouraria da Urbs ou nas outras bancas onde o serviço é oferecido.

Os outros endereços são bancas de jornais e revistas no centro da cidade, espaços comerciais em terminais, estação tubo Santa Quitéria e a tesouraria da Urbs que funciona no prédio central da Rodoviária, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Até julho do ano passado só era possível carregar o cartão transporte na tesouraria da Urbs ou pela internet. Com o credenciamento de bancas e comerciantes, a Urbs expandiu a rede para mais 24 endereços e, agora, também na Rodobanca. Naquele mês também foi lançado o cartão transporte avulso que custa R$ 3,00 e pode ser carregado quantas vezes forem necessárias até o saldo limite equivalente a 25 créditos (atualmente R$ 71,25).

A ampliação dos locais de carga, o lançamento do cartão transporte avulso e, também a partir de agosto, a exclusividade do cartão transporte nas linhas de micro ônibus reduziram o pagamento de passagens em dinheiro, aumentando a segurança no sistema.


Confira abaixo os endereços onde é possível carregar créditos no cartão transporte usuário e avulso:

Banca na Travessa Moreira Garcez - em frente à galeria Tobias de Macedo

Restaura Jeans – Esquina da Barão do Cerro Azul com 13 de Maio

Banca nas Arcadas do Pelourinho - em frente à Loja Riachuelo

Banca Bom Jesus – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da André de Barros

Banca Bom Jesus II – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo

Banca Revistaria Cultura – Na Praça Rui Barbosa, na lateral da Rua Pedro Ivo Banca da Cátia – Na Praça Rui Barbosa, em frente ao Colégio São José

Banca do Cyro - Na Praça Tiradentes, ao lado do Marco Zero

Banca Carlos Gomes - Na Praça Carlos Gomes, na lateral da Monsenhor Celso

Banca Staub – Na Avenida Marechal Deodoro, esquina com João Negrão

Café Zacarias – Na Praça Zacarias

Banca Passeio - Na Praça 19 de Dezembro

Banca na Cândido de Abreu próximo à Lisymaco Ferreira da Costa

Banca  na Cândido de Abreu, perto da Comendador Fontana

Lanchonete Haluche – Terminal Cabral

Lanches Veneto - Terminal Santa Felicidade

Tívoli Comércio de Jornais – Terminal Campina do Siqueira

Vital & Araújo - Terminal Vila Hauer

Revistaria Portão – Terminal Portão

Tailândia Doces e Salgados – Terminal Centenário

Lanchonete do Terminal Fazendinha

Banca e Revistaria Santa Júlia – Terminal Campo Comprido

Kerida Present's – Na Rua da Cidadania Boa Vista

Estação Tubo Santa Quitéria – Na Avenida Arthur Bernardes

Rodobanca – Na Rodoviária, ao lado das catracas

Tesouraria da Urbs – De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h

Informações: URBS

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Prefeitura de Campo Grande reforça fiscalização no transporte coletivo

A Prefeitura de Campo Grande resolveu reforçar a fiscalização do cumprimento do contrato de transporte público de Campo Grande com o Consórcio Guaicurus, depois de receber centenas de reclamações de usuários. Ontem, a ouvidoria do município deu início a algo que deve tornar-se rotina nos próximos dias: a visita a terminais e pontos de ônibus. No primeiro dia, ao retornar do Terminal Bandeirantes, Jacqueline Hildebrand Romero, ouvidora da Capital, voltou com poucos elogios e muitas queixas a respeito da qualidade do serviço. 
Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

A ação de ontem da ouvidoria foi inédita nestes últimos dois anos - período em que a concessão do transporte público foi renovada - e indica que o município não está contente com o serviço prestado pelo Consórcio Guaicurus. Dois anos após a assinatura do contrato e com o aumento da tarifa para R$ 3, que hoje é uma das mais caras do País, a população reclama que nenhuma medida foi tomada,  enquanto um balanço parcial do contrato de mais de 10 mil páginas acumula prazos não cumpridos e projetos que até hoje ocupam espaço nas gavetas da administração municipal.

Falta de segurança e acessibilidade, terminais sujos e depredados, ônibus estragados, ar-condicionado e a falta de acesso a internet móvel nos coletivos que não funcionam  são alguns dos principais problemas do transporte.

Informações: Correio do Estado

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Em João Pessoa, Quase 40% das paradas de ônibus não têm cobertura

Os passageiros que precisam diariamente de transporte público em João Pessoa têm enfrentado a ausência de pontos de ônibus com uma estrutura adequada. Eles reclamam da falta de abrigos e bancos em vários paradas da capital. Atualmente, segundo a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), existem 1.850 pontos da cidade, sendo que aproximadamente 1.100 possuem abrigo. Com isto, quase 40% das paradas, além de aguardar o transporte, o passageiro precisa enfrentar o forte sol e às vezes até mesmo as chuvas.

"Quando chove ficamos expostos à chuva e ao sol, fora o cansaço. É muito complicado”, desabafou a vendedora Niedja Gomes, que todos os dias precisa esperar o transporte coletivo em uma parada sem estrutura adequada.

Na principal avenida do bairro dos Bancários, a cozinheira Eliane Pereira precisa enfrentar os mesmo problemas. No local, ela relatou que se sente esquecida pelo poder público. “Estão nos esquecendo, é sol e chuva. Claro, pior é na chuva. Porém, daqui para o bairro de Mangabeira é assim, sol e chuva. A situação está horrível”, contou ela.

Em outro ponto da cidade, no Parque Solon de Lucena, o problema se repete. Apesar do local dispor bancos para os passageiros, ainda assim não é o suficiente para o número de pessoas. Segundo Manoel, que em algumas situações aguar o transporte coletivo no parque, quando chove todo que está no ponto sai correndo. "Onde tem cobertura não bancos, onde tem bancos não tem cobertura. Assim fica difícil", contou Manoel.

Prefeitura
De acordo com a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), existe um plano de instalação e substituição das paradas de ônibus, mas o projeto ainda vai passar por uma licitação nos primeiros meses do ano, para em seguida iniciar as obras.

Informações: G1 PB

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Em Goiânia, Obras do corredor da Avenida 85 têm início

Os motoristas que passarem pela Região Sul de Goiânia devem ter atenção redobrada até o início da semana que vem. Uma nova etapa das obras para a implantação do corredor preferencial de ônibus na Avenida 85, no trecho entre as avenidas 136 e Laudelino Gomes, se iniciaram nesta quarta-feira (14/1).

Com as novas intervenções, o canteiro central da 85 será fechado para conversões à esquerda para a Av.136 e para a Rua 137. O novo acesso, no sentido Centro/Serrinha, será pelas avenidas Mutirão e T-10. A circulação no sentido avenidas Mutirão/Ricardo Paranhos será extinta e o novo acesso será pela Avenida 85/Coronel Joaquim Bastos.

Segundo o Paço Municipal, a gestão do prefeito Paulo Garcia (PT) está construindo uma malha de corredores preferenciais de ônibus “para beneficiar o transporte coletivo e garantir a mobilidade urbana na cidade”.

No final da semana passada, depois de dividir a opinião dos goianienses, 21 palmeiras imperiais de parte do canteiro central da Avenida 85 foram retiradas com objetivo de abrir caminho para o iníciodas obras nesta quarta-feira.

O advogado Marcelo Feitosa, especialista em direito ambiental e desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB), explicou ao Jornal Opção Online que a remoção das palmeiras feriu lei, “sobretudo o artigo primeiro do inciso terceiro da Lei de Ação Civil Pública, que considera violação qualquer ação que vise violar patrimônio estético e paisagístico”.

E, além disso, de acordo o especialista, a ação também violou o patrimônio estético e paisagístico de Goiânia e foi à contramão do conceito de sustentabilidade pregado pela gestão do petista.

Projeto

O projeto do corredor 85 vai interligar 66 linhas do transporte coletivo, atendendo diariamente mais de 600 mil usuários.

Ao todo, as obras vão receber investimentos na ordem de R$ 145,3 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Pacto pela Mobilidade, do Governo Federal e Tesouro Municipal.

As obras estão sendo realizadas por meio das Secretarias Municipais de Obras (Semob) e de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).

Informações: Jornal Opção

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No Rio, Acidente envolvendo quatro ônibus do BRT deixa mais de 100 feridos

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Ao menos 150 pessoas ficaram feridas em duas colisões envolvendo ônibus do BRT Transoeste na manhã desta terça-feira na Zona Oeste do Rio. O número foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros no início desta tarde. Num intervalo de 30 minutos e em locais distintos, dois coletivos articulados colidiram na traseira de outros dois ônibus. Os veículos seguiam em direção ao Terminal Alvorada.

As vítimas foram socorridas por bombeiros dos quartéis da Barra da Tijuca e da Pedra de Guratiba e encaminhadas para os hospitais municipais Lourenço Jorge, na Barra, e Miguel Couto, na Gávea. Nenhuma pessoa ficou ferida em estado grave.

A primeira colisão envolveu dois ônibus articulados e ocorreu na Avenida das Américas, na altura da estação Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, por volta das 7h30. Às 8h, outros dois coletivos articulados colidiram em Guaratiba, na Avenida Dom João VI, próximo à estação Cetex. Desvios operacionais foram montados nos dois locais até a liberação da pista, ocorrida por volta das 10h25.

O Consórcio BRT disse que aguarda a conclusão da perícia, que determinará a causa dos dois acidentes. "A assistência a feridos é prestada pelas empresas operadoras", comunicou, em nota. Em Guaratiba, 120 pessoas ficaram feridas. No Recreio, foram 30 feridos. 

Ainda de acordo com o consórcio, a circulação dos coletivos no corredor expresso não foi afetada e os passageiros envolvidos na colisão, e que não ficaram feridos, foram transferidos para outros coletivos. As pistas da avenidas das Américas e Dom João VI foram totalmente liberadas ao tráfego às 10h25.

Por Tiago Frederico
Informações: O Dia

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Aumento da tarifa do transporte público de Florianópolis em xeque

Enquanto a população e os integrantes do movimento Passe Livre questionam o serviço e o aumento na passagem de ônibus na capital dos catarinenses — desde a meia-noite do último domingo, o valor teve um acréscimo de 15% —, a Secretaria de Mobilidade e o consórcio responsável pelo transporte coletivo colocam na mesa as defesas e argumentos para o reajuste.

Manutenção de cobradores vira argumento

O advogado do Consórcio Fênix, Anderson Nazário, explica que para se chegar ao valor de R$ 3,10 foram feito cálculos decorrentes da manutenção de 414 cobradores, que não estavam previstos no edital e foram mantidos pela Justiça do Trabalho. Também foram aplicados os quatro índices contratuais de reajuste (variação dos valores dos combustíveis, das carrocerias, da mão de obra do IGP), em total de 7,14%.

— Caso não houvesse determinação do Tribunal Regional do Trabalho em manter os 414 postos de trabalho, o reajuste seria de 7,14%, um dos menores do Brasil— afirma Nazário.

Acrescenta que independente dos valores, são reféns da falta de mobilidade, tanto usuários do transporte coletivo como de veículos particulares, ficando todos parados em uma mesma via.

— Isso não deve mudar enquanto não forem implantados corredores exclusivos para os ônibus, ainda que apenas nos principais gargalos da cidade, como por exemplo em frente ao terminal Rita Maria e ao Centrosul. Atualmente, o que mais se precisa para resolver a mobilidade urbana é que decisões sejam tomadas por quem de direito — completa, o advogado.

Prefeitura de Florianópolis

Cerca de R$ 35 milhões serão a contrapartida

A Secretaria de Mobilidade Urbana reforça que se não fosse a manutenção de 414 cobradores definida em decisão do TRT, o aumento da tarifa seria menor. Diz que a contrapartida aos passageiros é o plano de renovação de frota (que teria incluído 75 novos veículos só em 2014) e os cerca de R$ 35 milhões de investimentos previstos para 2015.

— Hoje nossa frota é de 532 ônibus e temos renovação todos os anos. Para os próximos meses, uma das principais ações é a construção do Serviço de Apoio e Atendimento ao Usuário (SAU) — diz o diretor de Planejamento da secretaria, Vinicius Cofferri.

Sobre a falta de mobilidade, Cofferri concorda com a crítica do Consórcio Fênix de que faltam corredores para os ônibus e afirma que cinco vias exclusivas de ônibus serão construídas na cidade.

Passageiros

Para usuários, serviço precisa de melhorias

A assessora Grayce Rodrigues mora no Carianos e com frequência usa a linha de ônibus Corredor Sudoeste, que atende o aeroporto. Vêm dela questões pontuais sobre o serviço oferecido aos usuários e inclusive aos turistas que chegam à Ilha da Magia
— É notória a falta de respeito e paciência de alguns motoristas e cobradores com os turistas, que chegam na cidade carentes de informações, tais como qual linha pegar para se chegar em determinados pontos da cidade — conta Grayce.
Outra questão que ela levanta é a linha Corredor Sudoeste não ter horários extras nos fins de semana durante a alta temporada. — É um absurdo. Os turistas que chegam em Florianópolis aos sábados e domingos amargam longos períodos de espera no ponto e ônibus lotados (isso sem falar no calor e no aumento da tarifa) — afirma a passageira.

Movimento Passe livre

Os Interesses da população são prioridade

Com cartazes espalhados pela cidade e panfletagem (foto) e uma manifestação marcada para hoje, às 17h, em frente ao Ticen,
o Movimento Passe Livre busca a construção de ideais para um transporte público ideal, questiona o aumento da tarifa e a promoção de debates, o que, segundo o militante do Movimento Passe Livre Victor Khaled, nunca teriam acontecido.
— A prefeitura da cidade toma uma atitude autoritária sem um canal de comunicação com a população. Nunca fomos atendidos— afirma Khaled.

Para ele é preciso uma imediata mudança no sistema estrutural da concessão de privatização do transporte coletivo.

— A empresa visa o lucro. Mas transporte público é um serviço essencial para os cidadãos e para o desenvolvimento da sociedade. Na verdade são interesses opostos — diz o militante.

Segundo ele, a forma do financiamento mediante o aumento da tarifa penaliza os mais pobres que usam o serviço.

— Acreditamos que a integração do transporte público seria essencial. O modelo atual apresenta sinais de fracasso e esgotamento. É uma mola de opressão. Chega uma hora que a pressão é tanta que vai explodir.

Informações: Diário Catarinense

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