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Prefeitura de Fortaleza inicia projeto piloto de reestruturação das linhas do transporte complementar

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A Prefeitura de Fortaleza, por meio de mais uma iniciativa do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), irá realizar um projeto piloto que dará início a reestruturação do Sistema Integrado de Transporte de Fortaleza (SIT-FOR). A medida é um marco histórico na unificação do sistema regular (ônibus) com o complementar (vans). Entre as principais mudanças está o fato de que as vans passam a operar em linhas alimentadoras, o que vai permitir também que realizem integrações dentro dos terminais.

O projeto piloto, que terá início a partir do dia 14 de julho (segunda-feira), foi apresentado pelo prefeito Roberto Cláudio em coletiva no Paço Municipal, na tarde de quinta-feira (10/07). “Estamos empenhados em buscar soluções criativas e inovadoras para o transporte público em Fortaleza. Queremos montar um modelo que melhor atenda às necessidades da população. A mobilidade urbana é uma das prioridades desta gestão”, disse o prefeito, que destacou ainda a importância da parceria entre imprensa e PMF para a correta divulgação de informações de interesse público.

A mudança consiste na readequação da frota que opera nas linhas de ônibus e vans, uma ação simples, mas que possibilitará a diminuição da lotação e do tempo de espera dos passageiros. Com a medida, as linhas de baixa demanda de passageiros passarão a circular com microônibus (vans), mas terão a frota ampliada, o que reduzirá o tempo de espera. Já as linhas de alta demanda passarão a operar com veículos de maior porte (ônibus), ampliando o número de lugares a serem ocupados pelos passageiros.

A primeira linha a passar por alteração será a 711 - Barra do Ceará/Cais do Porto, integrante do sistema de transporte complementar. Hoje ela opera com dez micro-ônibus (van) e passará a ter uma frota de 14 ônibus tipo leve. A mudança irá promover um aumento de 400 lugares para 1.120, uma ampliação de 180% na oferta atual. O objetivo da medida é garantir mais conforto durante a viagem dos passageiros.

Em decorrência da primeira alteração, outras oito linhas também passarão por mudanças. As linhas 324 - Cj Ceará/1ª Etapa, 367 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP1, 368 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP2, 394 - Parque Universitários/Lagoa I, 396 - Parque Universitários/Lagoa II, 318 - Av. Lineu Machado SP1, 348 - Av. Lineu Machado SP2, 243 - Parque Universitários / Antônio Bezerra, que atualmente operam com ônibus passarão a utilizar micro-ônibus (vans), mas terão um aumento na frota, o que reduzirá o tempo de espera dos passageiros.

Para o coordenador do PAITT, Luiz Alberto Sabóia, a análise é feita linha a linha. “Nosso processo de operação se baseia em estudo, planejamento e diálogo com a comunidade. Fazemos uma extensa pesquisa de campo para entender o que melhor atende àquela população que faz uso do transporte público. Os dois principais objetivos são o de aumentar a oferta de vagas nos veículos e reduzir o tempo de espera e lotação. Até o final do ano as 16 linhas de vans estarão integradas ao sistema de transporte público juntamente com os ônibus”, disse.

Os passageiros serão informados sobre as alterações por meio de cartazes nos coletivos, distribuição de panfletos e informativos nos sites e redes sociais da Prefeitura e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). “Hoje o passageiro identifica as linhas do Sistema de Transporte Complementar pelo tipo de veículo, as vans, mas com a reestruturação dessas linhas, nas quais os ônibus também irão circular, eles precisarão ficar mais atentos aos letreiros que indicam o número e o nome da linha. Outra adaptação é que as vans passarão a utilizar os terminais de integração. São mudanças que vão mudar a forma de usar o transporte coletivo, mas que são de fácil entendimento para o usuário”, afirma Antônio Ferreira, Presidente da Etufor.

Implantação do binário tem mais uma ação concluída

Também na próxima segunda-feira, 14/7, passará a operar a linha 914 – Binário Circular, que será uma alternativa rápida e prática para quem precisar realizar deslocamentos entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont. A linha irá operar inicialmente de segunda a sexta, das 5h50 às 20h30, mas a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza fará acompanhamento da demanda para realizar eventuais ajustes necessários.

O itinerário da nova linha passa pela Av. Jangadeiro, R. Júlio Abreu, Av. Dom Luís, R. Tenente Benévolo, Av. Rui Barbosa e Av. Santos Dumont, repetindo de forma circular o percurso. Para atrair passageiros, a linha terá uma tarifa reduzida de R$ 0,40 a inteira e de R$ 0,20 a meia passagem. O pagamento no veículo pode ser feito em dinheiro, Bilhete Único, Vale Transporte Eletrônico ou com a Carteira de Estudante.


ALTERAÇÃO POR LINHA

711 - Barra do Ceará/Cais do Porto
Opera com 10 vans e oferta 400 lugares
Passará a operar com 14 ônibus e ofertará 1.120 lugares (aumento de 180%)


324 - Cj Ceará/1ª Etapa (passa pelo terminal Conjunto Ceará)
Opera com 2 ônibus e tempo de espera de 14 minutos
Passará a operar com 4 vans e terá tempo de espera de 7 minutos (redução de 50%)

367 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP1 (passa pelo terminal Conjunto Ceará)
368 - Cj. Ceará / Bom Jardim SP2 (passa pelo terminal Conjunto Ceará)
Opera com 3 ônibus e tempo de espera de 16 minutos
Passará a operar com 6 vans e terá tempo de espera de 8 minutos (redução de 50%)

394 - Parque Universitários/Lagoa I (passa pelo terminal Lagoa)
396 - Parque Universitários/Lagoa II (passa pelo terminal Lagoa)
Opera com 2 ônibus e tempo de espera de 20 minutos
Passará a operar com 3 vans e terá tempo de espera de 13 minutos (redução de 35%)


318 - Av. Lineu Machado SP1 (passa pelo terminal Lagoa)
348 - Av. Lineu Machado SP2 (passa pelo terminal Lagoa)
Opera com 3 ônibus e tempo de espera de 12 minutos
Passará a operar com 4 vans e terá tempo de espera de 9 minutos (redução de 25%)

243 - Parque Universitários / Antônio Bezerra (passa pelo terminal Antônio Bezerra)
Opera com 3 ônibus e tempo de espera de 12 minutos
Passará a operar com 5 vans e terá tempo de espera de 7 minutos (redução de 42%)


Informações: Etufor

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BRT Transcarioca renova bairros e incrementa o comércio

Inaugurado há um mês, o BRT Transcarioca já é visto por comerciantes como uma espécie de oásis da economia carioca nas zonas Norte e Oeste. De olho no vaivém frenético de pessoas ao longo do corredor expresso, que corta 27 bairros e está orçado em R$ 1,9 bilhão, novos empreendimentos estão surgindo e outros, tradicionais, reformados.

Com a nova via expressa, está havendo uma revitalização da região. A faixa para ônibus articulado, de 39 quilômetros, que liga a Barra ao Aeroporto do Galeão, na Ilha, transporta hoje cerca de 23 mil passageiros por dia, mas a meta é atingir a marca de 320 mil.

Nas imediações da estação de Vicente de Carvalho, na divisa com Vaz Lobo, numa área que estava degradada economicamente há décadas, Roberto Tavares, de 36 anos, e seu amigo Felipe de Souza, 33, abriram uma choperia, a Bicho Frouxo.

Eles investiram R$ 300 mil no térreo de um prédio que estava abandonado há 30 anos. O novo comércio, que tem como carros-chefes o chope e cervejas especiais, já gerou 15 empregos.

Roberto Tavares explica que confia no sucesso do Transcarioca. “Para nossa surpresa, o estabelecimento, com capacidade para 200 clientes, tem ficado lotado desde a abertura (dia 12)”, afirma o comerciante.

Na Praça Seca, em Jacarepaguá, a empresária Thaís Coimbra, de 23 anos, espera ansiosa pela abertura da estação local do Transcarioca. Ela conta que foram aplicados R$ 270 mil na franquia da cafeteria e confeitaria Megamatte, na Rua Baronesa, a menos de 50 metros do ponto de embarque e desembarque do BRT.

Thaís prevê que brevemente terá o retorno desejado. “Não vemos a hora de recuperar o investimento com a atração de mais clientes. Estamos otimistas”, diz ela, ao lado da xará Thais Lima, de 19 anos, que conseguiu seu primeiro emprego no novo estabelecimento, e Márcia Pereira, 29 anos, contratada para fazer sucos.

Imóveis já se valorizaram na região

Para o economista Gilberto Braga, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), o crescimento econômico ao redor da Transcarioca já é realidade e irreversível.

“A tendência é de crescimento constante, beneficiando todos os tipos de ramos, principalmente o alimentício, de vestuário e hoteleiro”, ressalta Gilberto Braga.

Nos classificados impressos e pela internet, nota-se como a Transcarioca é usada nas negociações para a valorização — de até 150%, segundo representantes do setor — de terrenos, casas e apartamentos. “Vende-se loja na Taquara, próximo à estação do BRT: R$ 300 mil”, lê-se num deles.

Receita de sucesso e empurrãozinho da Transcarioca

Com uma receita de sucesso à base de bacalhau, a Adega D’Ouro, em Vicente Carvalho, não precisou de investimento para aumentar a clientela em 20% depois da Transcarioca. Aliado a um dos melhores bolinhos e postas de bacalhau, o incremento pode estar relacionado à localização do estabelecimento: fica em frente à estação de transferência entre o BRT e o Metrô.

O português Manoel Gonçalves, o Neca, de 72 anos, dono da Adega, conta que a via expressa foi um dos fortes incrementos nos 47 anos da casa. “Passamos por fase difícil, mas ganhamos fregueses, trazidos pelo BRT”, atesta Neca, brindando com dois comerciantes da região, Sandro Azevedo e Sérgio Davico.

Em Ramos, a via inspira comerciantes antigos a reformar lojas. É o caso da Mataraza, de hidráulica e ferragens, que funciona há 40 anos na Rua Cardoso de Morais. “A estação da Transcarioca é no meu quintal. Vai trazer muitos fregueses”, diz um dos donos, Vicente La Ruina.

Chineses abrem lojas no Mercadão de Madureira

Também na Praça Seca, a rede de drogarias Pacheco está construindo uma nova filial, na porta da estação do BRT. Em Madureira, os comerciantes, depois de passarem por um período difícil por causa das obras, quando as vendas caíram até 70%, agora comemoram.

“Já registramos até 30% de aumento de clientes”, comenta Marcelo da Silva, 35, gerente da loja de roupas Vitrine, ao lado da estação do BRT.

No Mercadão de Madureira, o entusiasmo tomou conta dos chineses. “Trinta deles abriram novas lojas, de diferentes ramos, planejando receber, em breve, passageiros do BRT que passarem pelo Mercadão”, diz a coordenadora de marketing, Sheila Reis.

Por Francisco Edson Alves
Informações: O Dia

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Rio amplia esquema de mobilidade para final da Copa

domingo, 13 de julho de 2014

A prefeitura do Rio de Janeiro ampliou o esquema de mobilidade e ordenamento urbano para para este domingo (13), na região do Estádio do Maracanã – palco da partida final da Copa do Mundo – e no bairro de Copacabana, local da Fifa Fan Fest. O jogo entre as seleções da Alemanha e da Argentina será às 16h e terá a presença de mais de dez chefes de Estado e de Governo.

O esquema especial montado pela Companhia de Engenharia de Tráfego ( CET-Rio) prevê a proibição de estacionamento no entorno do estádio a partir das 17h de sábado (12) e o fechamento das vias da região a partir das 23h do mesmo dia. Em Copacabana, por conta da transmissão dos jogos na Fifa Fan Fest durante o fim de semana, a Avenida Atlântica será interditada às 7h de sábado.

Trailers e motorhomes dos torcedores visitantes poderão estacionar no Terreirão do Samba ou na Praça da Apoteose. Os espaços foram disponibilizados pela Riotur. Ônibus fretados deverão estacionar na Ilha do Fundão e, de lá, os passageiros devem seguir o trajeto pelas linhas de ônibus municipais já existentes.

A chegada ao Maracanã será feita pelas malhas de metrô e de trem. Veículos particulares continuarão sem acesso, nem poderão estacionar no entorno do estádio.

Com estações localizadas a no máximo 10 minutos de caminhada do estádio, malhas de mobilidade urbana serão alimentadas por sistema de linhas de BRT, e por linhas especiais de ônibus em circulação durante a competição.

No domingo, a Quinta da Boa Vista permanecerá fechada para o público.

Como em todo o período da Copa, os veículos fretados que chegarem agora ao Rio de Janeiro deverão se dirigir para a Ilha do Fundão, onde ficarão estacionados enquanto permanecerem na cidade. Estarão disponíveis para os passageiros as linhas de ônibus 616 e 913, que vão até a estação de metrô de Del Castilho.

Toda a operação para a final da Copa contará com 1.650 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Serão empregados 65 veículos operacionais e 85 motocicletas para monitoramento de toda a região e rápido deslocamento, em caso de necessidade. Setenta painéis de mensagens variáveis, fixos e móveis, informam sobre alterações no trânsito, rotas alternativas e condições do tráfego. Além disso, 40 reboques da CET-Rio serão posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo. CO²

Informações: Agência Brasil

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Operação Dá Licença para o Ônibus – Rua Benjamin Pereira terá faixa exclusiva a partir desta segunda-feira, 14/07

A partir desta segunda-feira (14/07), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 1,1 km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Benjamin Pereira, na Zona Norte da cidade. A nova faixa exclusiva vai funcionar no sentido Centro de segunda à sexta-feira, das 6 às 9 horas, e no sentido Bairro, das 17 às 20 horas, no trecho entre a Av. Guapira e a Rua Calandra.

A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.

Com mais 1,1 km a partir de 14/07, a malha viabilizada pela atual gestão chegará a 340,7 km de faixas exclusivas para ônibus na capital paulista.

População beneficiada
Pela Rua Benjamim Pereira, no trecho desta implantação, passam, no sentido Centro, cinco linhas de ônibus, com frequência média de 27 ônibus/hora, transportando 22 mil passageiros em média por dia útil. Já no sentido Bairro, circulam oito linhas, levando 58 mil passageiros em média por dia útil, numa freqüência média de 42 ônibus/hora.
Alterações no sistema viário

Não está prevista nenhuma alteração na circulação do tráfego em função da implantação da faixa exclusiva.

Fiscalização
A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 28/7, a fiscalização será intensificada na via.

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Recomendações ao público
Respeite a sinalização;
Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

Em caso de dúvidas, ligue 1188 - Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.

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Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema) transportará mais de 300 mil pessoas todos os dias

Em construção entre Barra da Tijuca e Ipanema, a Linha 4 do Metrô integrará regiões de expressiva importância econômica e cultural do Rio de Janeiro. Com a nova linha, mais de 2 mil veículos serão retirados das ruas por hora/pico. Serão 16 km de extensão, ligando a Zona Sul à Zona Oeste, passando por seis estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico. 


Informações: Metrô Linha 4
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EPTC muda o trânsito para qualificar a entrada da Capital

A partir de segunda-feira, 14, às 12h, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai retirar os semáforos do cruzamento da av. Mauá com a rua da Conceição, embaixo do novo viaduto da Júlio de Castilhos. Essa primeira medida faz parte de um projeto de qualificação da circulação da entrada da Capital, visando maior segurança e fluidez nas avenidas Castelo Branco, Mauá e imediações da Rodoviária. 

Além da retirada dos semáforos, outra importante novidade é que a av. Castelo Branco ficará com duas faixas livres para a Mauá, indicadas com sinalização de Siga Livre. Essa iniciativa, segundo estimativa do setor de planejamento da EPTC, dará um ganho de 50% na fluidez da entrada da Capital. A EPTC também revisou os planos semafóricos da av. Mauá e implantou faixas informativas para alertar os condutores, na descida da av.Castelo Branco e na rua da Conceição, junto à passarela. 

“O projeto que estamos implantando é um complemento após a conclusão do viaduto da av. Júlio de Castilhos. Nosso objetivo é facilitar o acesso à Capital. Os primeiros dias, após a mudança, poderão ter algum impacto, por ser uma novidade. Por isso, intensificaremos muito o monitoramento na região e promoveremos ajustes, se for necessário”, afirma a arquiteta Carla Meinecke, gerente de planejamento de trânsito da EPTC.  

As mudanças na entrada da Capital não param por aí. A EPTC implantará mais alterações no tráfego da região. Segundo Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC, esse conjunto de medidas qualificará não só a entrada da Capital, mas o acesso à área central. “Quem vem do Túnel da Conceição, Farrapos e Mauá vai perceber o ganho de qualidade. Mas não são só os condutores que ganharam uma nova alternativa, os pedestres também serão contemplados. Estamos reavaliando o posicionamento das paradas de ônibus nas imediações da Rodoviária. Nossa ideia é qualificar o acesso aos diversos ônibus que circulam pela região”, declarou Cappellari. 

Outras mudanças previstas

•    Relocação do semáforo da Av. Júlio de Castilhos, no cruzamento com a Cel. Vicente, trazendo mais segurança aos pedestres, principalmente quem utiliza os ônibus da via, organizando melhor o tráfego. Intervenção estimada para setembro. 
•    Avaliação da circulação, sinalização e definição de ajustes necessários para a segurança dos deslocamentos de pedestres, buscando organizar, racionalizar e melhorar a circulação geral na área, principalmente em relação ao transporte coletivo.

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