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Estudo sobre VLT está atrasado em quase meio ano em Uberlândia

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prevista, inicialmente, em portaria 1.132, publicada em julho, para ser entregue em dezembro do ano passado, a conclusão dos estudos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a possibilidade de implantação do metrô ou Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Uberlândia está atrasada em quase meio ano e deve ser apresentada daqui a dois meses, no mínimo. A coordenação do comitê que realiza a pesquisa afirma que o diagnóstico já se encontra em fase final. O levantamento obteve verba de R$ 500 mil para ser custeado.

Sobre o atraso, a coordenadora do estudo, a doutora em Geografia Marlene de Muno Colesanti, afirmou à reportagem do CORREIO de Uberlândia que ocorreu por causa de problemas burocráticos, mas não especificou detalhes. “Já fizemos toda a pesquisa de campo e tudo está prestes a ficar pronto. Haverá uma apresentação oficial na ocasião e também uma audiência pública”, disse.

O CORREIO apurou com pessoas envolvidas no projeto que, além de burocracias, o atraso para o término pode ter sido motivado por divergências técnicas entre os dez docentes integrantes da instituição, representantes de, ao menos, cinco faculdades da UFU envolvidas no estudo, durante a elaboração do mesmo.

Conforme o deputado federal Weliton Prado (PT), que garantiu a verba de R$ 500 mil por emenda parlamentar para custear a pesquisa, ele chegou a tomar conhecimento sobre algumas dessas divergências de ideias no início, mas, recentemente, foi informado que a conclusão da análise estava próxima. O reitor da UFU, Elmiro Santo de Resende, também disse ter sido informado de que finalização do projeto estava próxima, porém não estava ciente do atraso. “A portaria datou um prazo e não foi cumprido. Nada será prejudicado, mas o correto seria ter pedido prorrogação oficialmente”, afirmou.

Sistema pode ligar centro a Umuarama

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) ajudou e está contribuindo com os pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que verificam a possibilidade de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade, com passes gratuitos no sistema de transporte. O intuito é que os estudiosos analisem como funciona o atual esquema.

Segundo o secretário da pasta, Alexandre Andrade, afirmou recentemente, a expectativa é que o VLT deve ser uma extensão e ampliação do projeto de cinco novos corredores de ônibus a serem implantados no Município até 2016.

Pelo que soube da UFU, conforme ele, umas das possíveis linhas do VLT pode ligar a praça Tubal Vilela, no Centro, ao Terminal Umuarama, no bairro Umuarama, zona leste. “Se observar o mapa com os novos corredores do BRT (corredores de ônibus), vai ver que existe um vazio naquele lado”, disse o secretário à reportagem do CORREIO de Uberlândia na semana passada.

Trabalho teve viagem aos EUA

Para compor o projeto que prevê a viabilidade de implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Uberlândia, o comitê da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que faz o estudo visitou uma série de capitais brasileiras que detêm este tipo de sistema de transporte. Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Fortaleza (CE) foram algumas destas.

O grupo também foi ao exterior, no ano passado, com o intuito de ver e entender melhor o funcionamento do VLT em locais como Nortfolk e Charlotte, nos Estados Unidos; Paris, na França; Barcelona, na Espanha; e Lisboa, em Portugal.

Por Fernando Boente
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No Rio, Estações do BRT passam por obras uma semana antes da inauguração

terça-feira, 27 de maio de 2014

Algumas estações do BRT Transoeste ainda passavam por obras e ajustes na cidade, faltando apenas uma semana para o corredor de ônibus estar em pleno funcionamento. Como mostrou o Bom Dia Rio nesta terça-feira (27), a estação com mais pendências era a Arroio Pavuna, no bairro da Pavuna, Subúrbio do Rio. A bilheteria não estava pronta, catracas não tinham sido instaladas e não havia luz e nem água nas instalações. Operários instalavam grades para que os pedestres atravessem a via somente na faixa, para evitar acidentes.

Durante a reportagem, a equipe flagrou a irresponsabilidade dos motoristas. A pista exclusiva do BRT estava sendo usada por carros de passeio, motociclistas e até caminhões.Na estação da Taquara, na Zona Oeste, muita coisa já foi feita, como a bilheteria e as catracas, mas ainda falta luz elétrica, água e limpeza no ambiente.

Ao lado da estação há um terminal de ônibus de integração com o BRT que ainda estava em obras. Ainda faltava instalar o sistema de informática e as máquinas de validação do sistema. A cobertura do terminal também não estava pronta. O prazo para terminar tudo é dia 10 de junho, depois da data prevista de inauguração do sistema de transporte. Segundo o engenheiro responsável, Maurício Carneiro, a execução da obra após o funcionamento do BRT não vai prejudicar o serviço. “Não tem motivo para atrasar, porque toda a parte de infraestrutura já estará pronta”, explicou.

No dia 2 de junho, 19 das 45 estações que vão ligar a Zona Oeste ao Aeroporto Internacional começam a funcionar, do terminal Alvorada até o Tanque, na Zona Oeste. No dia 4, outras três estações devem ser inauguradas. Depois de pronto, o BRT deve beneficiar diariamente cerca de 450 mil pessoas.
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Rachaduras nas pistas
Ainda na fase dos preparativos, a Prefeitura do Rio encontrou rachaduras na pista entre a Penha e a Barra da Tijuca. O asfalto trincado era visível na Avenida Pedro Correia, em frente à estação Vila Queiroz, e na altura da Estrada dos Bandeirantes. Havia rachaduras também nas avenidas Vicente de Carvalho e Brás de Pina, ambas no subúrbio, próximo à estação de Guaporé.

A Construtora Andrade Gutierrez informou que já foi entregue à Secretaria municipal de Obras o plano de recuperação do pavimento na Transcarioca e que estão sendo tomadas as providências necessárias para a realização dos reparos na via, em alinhamento com o que foi definido pelo cliente.

Informações: G1 RIO
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Greve de ônibus em São Luís continua por tempo indeterminado

Após quatro horas de reunião em busca de uma solução para o fim da greve dos rodoviários, o impasse continua sem nenhum acordo entre as partes envolvidas. A previsão é que haja mais um encontro para amanhã (28), às 16h, entre o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema), lideranças do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) e representantes da Prefeitura.

Na reunião de hoje (27) estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão, lideranças do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), OAB-MA, Procon-MA, Câmara Municipal, Governo do Estado, Ministério Público, Associação Comercial, Sindicato dos Comerciários, Fiema e Fecomercio. 

O encontro foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no bairro do Ipase, para discutir os rumos da paralisação e, juntamente com outros órgãos públicos, buscarem uma solução para o impasse que levou a greve. 

Membros do Movimento Estudantil Independente (MEI), DCE’s da UFMA, da Uema e do Ifma, além do Movimento Nossa São Luís, também, compareceram na reunião que foi marcada após decisão do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Maranhão (Sttrema), de retirar 100% da frota das avenidas de São Luís, nesta terça-feira ( 27). 

Informações: O Imparcial

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VLT's começam a chegar na cidade de Natal

O processo de modernização do transporte ferroviário de Natal começa a receber os primeiros veículos que serão incorporados ao sistema de transporte público através dos trens na região metropolitana de Natal. Nesta segunda-feira (26) uma das locomotivas estacionadas na BR-101 chamou a atenção de quem passava na avenida. 
Tácio Cavalcanti/Via Certa Natal
De acordo com assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o motivo da locomotiva estar estacionada é por causa da regra do tráfego urbano que só permite deslocamento de veículos pesados na madrugada. 

A modernização do transporte ferroviário inclui 12 composições inseridas no Veículo Leve Sob Trilho (VLT), composto de dois carros de motores e um carro de passageiro para transporte de pessoas. 

O novo equipamento está estacionado ao lado do shopping Midway Mall e após chegada na CBTU, que fica no bairro da Ribeira passará por uma inspeção e adaptação ao sistema, treinamento com maquinista para depois ser inserida no sistema de transporte.

O processo de modernização deve ser concluído nos próximos três anos. Ainda de acordo com a assessoria, o sistema usado hoje em Natal é da década de 50.

Por Marília Rocha
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Em Salvador, Setps garante parte do efetivo de ônibus rodando nesta quarta-feira

A determinação prevista em liminar da Justiça para que o efetivo de 70% de ônibus rode nos horários de pico e 50% nos demais horários pode trazer punições severas para o rodoviário que se recusar a cumpri-la. Em contato com o iBahia, a assessoria de imprensa do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (SETPS) revelou que uma reunião está acontecendo entre o secretário de Urbanismo e Transporte, Fábio Mota, e a entidade, na tentativa de colocar alguns veículos nas ruas ainda hoje.

No entanto, as chances de isso acontecer não são grandes, o que não deve se repetir nesta quarta-feira (28), quando haverá um esquema de segurança para dar suporte aos rodoviários que forem relacionados para cumprir suas funções. "Hoje está mais difícil, estamos tentando colocar pelo menos uns 40 ou 50 ônibus na rua, mas não dá para garantir", disse a assessoria.

Contudo, o sindicato garantiu que haverá coletivos rodando a partir de amanhã, sob pena de multa ao sindicato dos rodoviários e punições severas aos trabalhadores que se recusarem a cumprir o determinado. "Amanhã estaremos fazendo todo um esquema de segurança para dar condições totais à todos aqueles que quiserem trabalhar, mas caso a determinação da Justiça não seja cumprida, o sindicato irá pagar 100 mil reais por dia de atraso, até que cumpra", contou.

"Os trabalhadores que tentaram impedir o cumprimento serão visualizados e, caso sejam presos, irão responder por crime federal. Vamos fazer todo o possível e imaginável para que a população tenha ônibus amanhã. Quem quiser trabalhar, trabalha, não há impedimento para isso, mas os que forem escalados pela empresa e se recusarem, estes serão devidamente punidos, podendo até serem demitidos por justa causa e ainda pagarão multa", avisou.

Informações: Correio 24 Horas


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PAC Mobilidade Urbana tem limite ampliado em R$ 2 bilhões

O governo ampliou em R$ 2 bilhões o limite global de contratação das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana, informou o Ministério da Fazenda nesta segunda-feira (26). Com isso, o limite passou de R$ 19,4 bilhões para R$ 21,4 bilhões.

"Considerando os valores previstos para novas contratações no âmbito do PAC já com seleções publicadas, incluindo aquelas com expectativa de migrarem dos eixos Grandes Cidades e Médias Cidades para o Pacto da Mobilidade, o Ministério das Cidades apontou a necessidade de ampliação do limite para contratação de novas operações de crédito", informou o Ministério da Fazenda.

O governo lembra que, em 2013, iniciou-se o processo de formação de pactos para buscar soluções conjuntas visando melhorias na mobilidade urbana e que foram lançados os "macrodesafios" do pacto pela mobilidade contemplando três principais eixos: redução de tarifa para os usuários, maior controle pela sociedade e mais qualidade nos serviços de transporte público coletivo.

Desde então, informou o Ministério da Fazenda, os recursos estão sendo investidos na promoção da qualificação de sistemas e vias de transporte coletivo, implantação e requalificação de corredores de ônibus; Bus Rapid Transit (BRT) – que significa Trânsito Rápido de Ônibus; Veículo Leve sobre Pneus (VLP); Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre outros.

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