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No Recife, Avenida Norte pode ganhar faixa de ônibus

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Norte, que funcione provisoriamente, apenas no horário das 6h às 9h. Essa é uma das propostas que o Grande Recife Consórcio de Transporte pretende apresentar à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para tentar melhorar a operação do Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte da cidade. A ideia surgiu depois das cinco horas de sufoco com o protesto que fechou o TI, o segundo maior do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, por onde passam 60 mil pessoas por dia e de onde chegam coletivos de quatro outros terminais (Igarassu, Pelópidas, Camaragibe e Barro).

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, disse que vai sugerir a criação da faixa provisória, apenas no sentido subúrbio-Centro e no horário de pico. “Estamos pensando em soluções para otimizar o terminal. Ele está saturado, é fato, mas não temos como ampliá-lo porque não há terreno. A solução é construir um novo TI, que depende do projeto do corredor de BRT (Bus Rapid Transit) previsto para a BR-101. Vamos conversar com a CTTU e ver se é possível realizar essa ação”, explicou Menezes.


O presidente do Grande Recife argumenta que a única solução é abrir espaço nas ruas para o ônibus. “O intervalo da linha 654 (Avenida Norte/Macaxeira) chega a três minutos no horário de pico, ou seja, é muito pequeno. Mas o que vimos nesta quarta-feira foi um congestionamento monstruoso na Avenida Norte que comprometeu toda nossa operação. Os coletivos levaram 56  e até 77 minutos a mais do que o tempo máximo previsto no percurso entre o TI e o Centro. Não há outra alternativa que não seja prioridade para o transporte público na Avenida Norte. Sabemos que os motoristas de automóveis vão reclamar, mas é o jeito”, disse.

Na segunda-feira (17/2) uma comissão representativa do grupo que fez o protesto no TI da Macaxeira irá se reunir com a direção do Grande Recife para discutir a pauta de reivindicações e algumas soluções para a operação do terminal.

O grupo que protestou criou uma página no Facebook, chamada central dos usuários de transporte público do grande recife (https://www.facebook.com/groups/632628973469175/).

Informações: JC Online

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Cuiabá recebe 3ª entrega do VLT

Na última semana Cuiabá recebeu a terceira remessa de carros do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). São 12 unidades que pesam cerca de 15 toneladas cada.

Os carros saíram do Porto de Bilbao, na Espanha, no dia 30 de novembro do ano passado, com destino a Santos (SP). Após a realização dos procedimentos aduaneiros, no porto santista, as unidades foram retiradas dos mafis - uma espécie de container adaptado especialmente para transportar o VLT - e colocadas em 12 caminhões.

Os veículos foram separados em dois grupos de seis para partirem em comboio do Terminal Marítimo Saboó (margem direita). O primeiro deixou Santos no dia 28 de janeiro e o segundo no dia 29. Com extensão de cerca de 80 m, viajaram apenas durante o dia, a uma velocidade de cerca de 40 km/h com monitoramento via satélite em tempo integral. A trajetória de 1.800 km incluiu passagem por nove rodovias, entre as quais Anchieta, o Rodoanel, Castelo Branco e Raposo Tavares.

Os VLTs chegaram em Cuiabá nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro. Após a liberação da carga, os carros serão encaminhados ao Centro de Manutenção (CM), em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

O sistema VLT de Cuiabá terá 22,2 km de extensão dividido em duas linhas, a primeira linha será implantada ligando o Centro Político Administrativo (CPA), em Cuiabá ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, já a segunda linha ligará a Região do Coxipó ao Centro Sul, ambas em Cuiabá. O sistema terá 32 estações e tem o custo estimado em 1,4 bilhão de reais.

Informações: Revista Ferroviária

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BRT não terá passarela para travessia de pedestres em BH

A travessia de pedestres nas avenidas contempladas com o Bus Rapid Transit (BRT), batizado de Move, foi discutida esta semana na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Segundo os representantes da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e da BHTrans, que participaram de audiência publica, o caminho para pedestres nas avenidas Presidente Antônio Carlos e Dom Pedro I deve continuar a ocorrer nos semáforos, sem a instalação de passarelas. Apenas a Cristiano Machado contará com a facilidade para a população, porque já tem passarelas implantadas. 

A reunião foi convocada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. De acordo com o Executivo, as passagens elevadas aumentam o trajeto a ser percorrido pelos pedestres, o que acaba inibindo o uso. Além disso, a prefeitura informou que uma consultoria na área de segurança acompanha a implantação do sistema BRT, garantindo o acesso adequado de pedestres às estações de passageiros. A PBH esteve, durante o desenvolvimento do projeto do BRT, em contato com especialistas das cidades de Cáli e Bogotá, consideradas exemplos de sucesso no gerenciamento do trânsito, de onde aproveitaram idéias. A BHTrans explicou que estão sendo implantados detectores de avanço de veículos, para garantir a segurança dos pedestres.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário e líder do governo na Casa, Wagner Messias Preto (DEM), defendeu o projeto da prefeitura, mas ressaltou que após a inauguração do BRT, caso sejam percebidos eventuais problemas na segurança de transeuntes, eles deverão ser corrigidos com o sistema BRT já em atividade.

O 1º vice-presidente da Câmara, Wellington Magalhães (PTN), defendeu a instalação de passarelas para pedestres nas vias contempladas pelo BRT. Ele afirmou que vai requerer uma audiência pública externa a ser realizada na região da Avenida Antônio Carlos para discutir o tema junto à comunidade local.

O vereador Silvinho Rezende (PT), cobrou da BHTrans a ampliação do tempo para travessia de pedestres nas vias onde o BRT está em fase de implantação, principalmente nas áreas de maior fluxo de pessoas, como na entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e nas proximidades do Conjunto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários (IAPI) e do Via Brasil, na Avenida Pedro I.

O gerente da Coordenação de Mobilidade Urbana da BHTrans Rogério Carvalho Silva, explicou que o Centro de Controle da BHTrans irá monitorar o trânsito nas vias contempladas pelo BRT, sendo possível, caso necessário, alterar o tempo dos semáforos. Ele também explicou que o BRT vai garantir maior confiabilidade à previsão de horários dos ônibus, graças ao controle informatizado do sistema de transporte coletivo, que contará com GPS nos ônibus e também permitirá a comunicação entre o motorista e o Centro de Controle. A BHTrans garantiu, ainda, que as viagens de coletivo serão mais rápidas que as de automóvel nas vias contempladas pelo BRT.

Informações: Estado de Minas

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Metrô inaugura estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Nesta quarta-feira, 12, foi inaugurada a estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô. A nova estação metroviária deve receber cerca de 14 mil passageiros diariamente. Nesta fase inicial, funcionará gratuitamente de segunda a sexta-feira, entre 10h e 15h, até a estação Largo Treze.

"Hoje nós estamos entregando mais uma estação de Metrô, a 65ª estação [de São Paulo] aqui na Linha 5-Lilás. Uma estação com toda sustentabilidade, totalmente iluminada, a mais moderna das estações de Metrô", disse o governador Geraldo Alckmin, que destacou a segurança conferida à população por meio da porta plataforma.

Implantada sob o viário da Avenida Adolfo Pinheiro, a nova estação acrescenta 1,2 km de trilhos para a Linha 5-Lilás. "Esta é uma linha de superfície, ela é suspensa, não é enterrada", explicou Alckmin. A estação é a primeira a ser entregue de dez que estão sendo construídas simultaneamente. "Serão ao todo 12,8 km de extensão e já estamos fazendo o projeto para licitar no sentido Jardim Ângela para chegar até Chácara Klabin", disse.

A nova parada conta com dois acessos, bilheterias blindadas, quatro elevadores especiais, doze escadas rolantes inteligentes (que economizam energia porque funcionam em velocidade reduzida quando não há usuários nelas), piso tátil para deficientes visuais e portas de plataforma, que dificultam as quedas de objetos na via.

Durante o período de visitação da nova estação, o Metrô vai liberar o trecho da Avenida Adolfo Pinheiro - localizado entre as ruas Isabel Schmidt e Padre José de Anchieta - para a circulação de pessoas e veículos. A quadra teve o leito viário e as calçadas, além da iluminação, revitalizados durante as obras da estação.

Avanço das obras da Linha 5- Lilás

O Governo está investindo R$ 7,5 bilhões na expansão da Linha 5-Lilás, incluindo a compra de 26 novos trens. As novas estações serão: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

A Linha 5, que atualmente tem conexão com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM, contará com conexões na Linha 1- Azul, Linha 2- Verde e Linha 17- Ouro. Prevista para ser concluída em 2016, estima-se que 781 mil passageiros sejam transportados diariamente na linha.

Do Portal do Governo do Estado

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Início do funcionamento do Move é adiado para março

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou na tarde desta quarta-feira que o funcionamento do sistema rápido por ônibus da capital mineira não começa no próximo sábado, como estava previsto. No fim de semana serão iniciados os testes no corredor da Avenida Cristiano Machado, que liga o centro de BH à Estação São Gabriel, mas sem levar passageiros. A operação comercial nesse trecho do BRT vai começar no dia 8 de março. 

O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa da BHTrans, realizada no auditório da Prefeitura nesta tarde, para detalhar como funcionará o Move. A administração municipal informou que os testes da Estação Pampulha irão começar em 15 de março e a operação comercial no trecho terá início em abril. 

Na Estação Vilarinho/Venda Nova os testes começam em 20 de abril e a operação em maio. Com isso, o funcionamento completo do Move só ocorrerá dentro de três meses. 

A Prefeitura também detalhou o número de veículos que fará o transporte de passageiros em cada estação. No São Gabriel, serão 136 ônibus, na Pampulha, 181 e Venda Nova / Vilarinho, 98. 

Conforme adiantou o Estado de Minas na edição desta quarta-feira, os primeiros ônibus articulados e simples (padron) do Move que irão rodar nos corredores exclusivos das avenidas Cristiano Machado, Santos Dumont e Paraná (com trecho na Avenida Antônio Carlos) serão os das linhas 82 (São Gabriel-hospitais), 83 (São Gabriel-Centro – direta) e 84 (Estação São Gabriel-Lagoinha, via Avenida Antônio Carlos). De acordo com as fontes ouvidas pelo EM, a BHTrans não conseguiu viabilizar a tempo a estreia da linha 80 (Estação São Gabriel-Estação Lagoinha), que deverá ser implantada após a inauguração, em um trajeto controverso, por se tratar de percurso semelhante ao que hoje é feito pelo metrô ao custo de R$ 1,80, contra os R$ 2,65 do Move. Todos os ônibus desses trajeto são de linhas chamadas troncais. Os veículos que levam passageiros dos bairros para as estações, classificados de alimentadores, entram no sistema futuramente, como já era previsto pela BHTrans. 

Quando estiver completo, o ramal da Avenida Cristiano Machado, que marca o início do Move, vai receber 10 linhas troncais, trafegando nas pistas exclusivas, e 35 alimentadoras, que se comunicam com bairros e estações. 

Quiosques para a compra de passagens 

As estações de transferência localizadas nas avenidas Paraná e Santos Dumont não vão contar com bilheteria. Serão instalados quiosques em esquinas próximas ao local para os passageiros comprar ou recarregar o cartão BHBus ou comprar o cartão unitário. Veja abaixo onde ficarão as cabines. 

Rua Rio de Janeiro com Avenida Santos Dumont 
Rua São Paulo com Avenida Santos Dumont 
Rua dos Tupinambás com Avenida Paraná
Rua dos Carijós com Avenida Paraná

Informações: Estado de Minas

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No Recife, Construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista chega a 2ª etapa

A construção das estações de BRT da Av. Conde da Boa Vista está a todo vapor. A avenida, que integrará o corredor exclusivo de ônibus Leste/Oeste, receberá as obras da segunda estação no próximo sábado (15). Os usuários das linhas que trafegam pela Conde da Boa Vista devem ficar atentos as mudanças de parada no local. 

As plataformas, que são compostas sempre por duas paradas, terão uma delas desativada. As linhas, que paravam na estação que receberá as obras, passarão a utilizar a parada seguinte, na mesma plataforma, evitando que o usuário se desloque para pegar o ônibus. O trecho em obras contemplam duas plataformas, nos dois sentidos da via, compreendidas entre a Rua José de Alencar e a Rua das Ninfas. 

No sentido subúrbio/cidade, os usuários que utilizam a parada nº 180319, localizada em frente a Rua das Ninfas, passarão a realizar embarque e desembarque na parada de nº 180320, também localizada em frente a Rua das Ninfas. Já no sentido cidade/subúrbio, as linhas da parada nº180306, situada em frente à Caixa Econômica Federal, passarão a utilizar a parada nº 180307, em frente a Escola Metropolitana. 

Lembramos que as linhas mudarão de parada, mas continuarão a atender as mesmas plataformas. 

Confira abaixo as linhas que sofrerão mudanças e as paradas que serão desativadas provisoriamente: 

Sentido subúrbio/cidade 

As linhas abaixo atendiam a parada nº 180319, em frente a Rua das Ninfas. 
312 – Mustardinha 
315 – Bongi 
331 - Totó (Jardim Planalto) 
332 - Totó (Abdias de Carvalho) 
341 - Curado I 
346 - TI TIP/ Conde da Boa Vista 
416 - Roda de Fogo 
421 – Torrões 
423 - Engenho do Meio 
431 - Cidade Universitária (TRT) 
446 – UR-07 
448 - Jardim Petrópolis 
459 - Loteamento Santos Cosme Damião 
511 - Alto do Mandu 
516 - Casa Amarela ( Nova Torre) 
521 - Alto santa Isabel 
524 - Sítio dos Pintos (Dois Irmãos) 
531 – Casa Amarela (Rosa e Silva) 
624 - Brejo 
644 - Largo do Maracanã 
721 - Água Fria 
726 - Alto Santa Terezinha (Cde. da Boa Vista) 
811 - Campo Grande 
977 – Paulista (Cde. da Boa Vista) 


Sentido cidade/subúrbio 

As linhas abaixo atendiam a parada nº 180306, em frente a Caixa Econômica Federal. 

014 - Brasília (Cde. da Boa Vista) 
032 - Setúbal (Cde. da Boa Vista) 
042 - Aeroporto (Opcional) 
061 – Piedade 
071 – Candeias 
100 - Circular (Cde. da Boa Vista) 
101 - Circular (Cde. da Boa Vista/ Rua do Sol) 
243 - Vila dois Carneiros 
313 - San Martin (A.de Carvalho) 
321 - Jardim São Paulo(A. de Carvalho) 
324 - Jardim São Paulo (Piracicaba) 
413 - Avenida do Forte 
414 – Torre 
415 - Sítio das Palmeiras 
422 - Monsenhor Fabrício 
425 - Barbalho (Via Detran) 
432 - Cdu (Várzea) 
433 – Brasilit 
437 - Caxangá (Cde. da Boa Vista) 
442 - Jardim Primavera (V. Pedreiras) 
445 – Tabatinga 
450 - Camaragibe (Cde. da Boa Vista)

Informações: GRCT

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CET testa faixa reversível exclusiva para ônibus no Eixo Vitor Manzini/Ponte do Socorro/Guarapiranga

Como parte da Operação dá Licença para o Ônibus, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) testará uma faixa reversível para coletivos com 2,7 km de extensão, na pista sentido centro, do eixo formado pela avenida Vitor Manzini, ponte Santo Dias da Silva (ponte do Socorro) e avenida Guarapiranga.

A operação será realizada das 16h às 20 horas, de segunda a sexta-feira rumo bairro. A faixa reversível será operada dentro do corredor de ônibus. Ela se inicia na avenida Vitor Manzini, na altura da rua Bruges, prosseguindo pela ponte do Socorro e terminando na avenida Guarapiranga com a Estrada do M´Boi Mirim.

Ao longo deste trecho, o fluxo da faixa será invertido, deixando de operar rumo ao Centro e dando preferência aos ônibus seguirem em direção ao bairro.

Já a faixa exclusiva de ônibus na avenida Guarapiranga, sentido bairro, entre o largo do Socorro e rua Frederico Grotte, será destinada para o tráfego geral. A  via passará de duas para três faixas de rolamento.

Alternativa
Enquanto a reversível estiver ativa, para acesso ao shopping Fiesta, os veículos vindos da avenida Guarapiranga, sentido Centro, deverão acessar as ruas André Leão, Santa Teresinha e Ptolomeu, acessando a avenida Guarapiranga no sentido bairro.

Informações: R7.com

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Em Salvador, Linhas de ônibus entre Lapa e Barra começam a operar domingo

Três linhas circulares criadas pela Prefeitura de Salvador passam a operar com destino ao bairro da Barra saindo da Estação da Lapa, a partir deste domingo, 16, informou a Prefeitura. Na estação de transbordo, o usuário irá descer e escolher, sem pagar nova passagem, a melhor maneira de chegar à Barra, podendo optar entre três trajetos diferentes. Nessa mesma data, nove linhas que partem de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande deixarão de seguir para a Barra, fazendo ponto final na Lapa.
Foto: Mila Cordeiro
Segundo a prefeitura a medida faz parte da reestruturação do sistema de transporte coletivo da capital baiana, havia sido suspensa pelo prefeito ACM Neto para possibilitar ampla divulgação das mudanças à população.

As novas linhas passam a abranger também a região de Ondina e Avenida Garibaldi, aumentando as opções de transporte dos moradores de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande.

Para fazer a integração, o usuário terá que utilizar o Salvador Card Avulso ou o vale-transporte eletrônico, no prazo de duas horas. O transbordo da linha convencional para o ônibus circular será feito no subsolo da estação da Lapa, migrando da Plataforma A, onde atualmente param as linhas convencionais, para a Plataforma B. Os ônibus Lapa-Barra passarão nos pontos 31, 32 e 33.

A integração poderá ser feita através das seguintes linhas circulares:
O circular LB1 (Lapa -Chame-Chame) sairá da Lapa, passando pela Rótula dos Barris, Av. Centenário, passarela do Chame-Chame, pegando o retorno da Centenário, seguindo até a Rótula do Barris para acessar o ponto 36 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.

A linha LB2 (Lapa - Barra Avenida/Barra) partirá da Lapa, seguindo pelo Politeama, Campo Grande, Vale do Canela, Ladeira da Gabriel, pegando as avenidas Princesa Leopoldina e Princesa Isabel, acessando o Porto da Barra e seguindo pela Avenida Sete de Setembro, Rua Marques de Leão, Rua Marquês de Caravelas, Rua Alameda Antunes, retornando pela Av. Princesa Isabel, Vale do Canela, viaduto do Campo Grande, Politeama e Rótula dos Barris, fazendo ponto final no ponto 35 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.

O LB3 (Lapa -Garibaldi-Ondina) irá circular pela Rótula dos Barris, Av. Vasco da Gama, Av. Garibaldi, Av. Ademar de Barros, Av. Oceânica, Rua Baependi, Rua Oswaldo Ribeiro, pegando novamente a Av. Ademar de Barros, passando pela Av. Garibaldi, fazendo o retorno na altura do Hospital Jorge Valente, trafegando pela Av. Garibaldi e Av. Vasco da Gama, chegando no ponto 34 da Plataforma B, no subsolo da Lapa.

Linhas convencionais que passarão a ter a Lapa como destino:
CÓDIGO                                                  LINHA                                                                  EMPRESA
 
1418                                    CAJAZEIRA 7/6-LAPA/BARRA                                      SÃO CRISTÓVÃO
1426                                      CAJAZEIRA 8-LAPA/BARRA                                       SÃO CRISTÓVÃO
1427                                     CAJAZEIRA 10-LAPA/BARRA                                             TRANSOL
1428                                     CAJAZEIRA 11-LAPA/BARRA                                               CAPITAL
1429                              FAZENDA GRANDE 1/2-LAPA/BARRA                                     TRANSOL
1430                              FAZENDA GRANDE 2/3-LAPA/BARRA                     EXPRESSO VITÓRIA BAHIA
1431                                    BOCA DA MATA-LAPA/BARRA                                            BARRAMAR
1443                               FAZENDA GRANDE 4-LAPA/BARRA                                        CENTRAL
1465                                    CAJAZEIRA 6/7-BARRA/LAPA                                      SÃO CRISTÓVÃO

Informações: A Tarde


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