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SMTU ajusta planejamento operacional de linhas de ônibus em Manaus

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estudos feitos pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) sobre a demanda, frota, frequência e itinerário apontaram a necessidade de novos ajustes no planejamento operacional de linhas de ônibus de Manaus.

As mudanças entram em vigor no sábado (25) e t em o objetivo de otimizar a operação de todo o sistema de transporte coletivo.


Uma das alterações é a junção e a substituição de linhas que têm itinerários sobrepostos, visando aumentar a frota da que for mantida e, consequentemente, a frequência com que os ônibus passam nos pontos de parada.

Conforme informações da SMTU, algumas linhas serão remanejadas entre as empresas ao ser considerado a proximidade entre a garagem e os terminais de bairro.

Os ajustes também têm sido feitos a partir de sugestões das comunidades. Como é o caso da linha 102 - São Jorge/Vila Prata/T1/ Centro, que terá o itinerário alterado de acordo com as solicitações dos moradores do bairro São Jorge.

Confira as mudanças previstas:

1. Linha 009-JAPIIM II/T2/HILEIA, será transferida para a empresa VIA
VERDE, que assumirá a operação, frota operacional e viagens;

2. Linha 102 - SÃO JORGE/VILA PRATA/T1/ CENTRO, deverá fazer o seguinte itinerário de acordo com a sugestão da comunidade:

BAIRRO/CENTRO - Normal até rua Barão Rio Branco, Av. Brasil, rua Prof.ª Elvira Dantas, Av. Brasil, Av. kako kaminha, Av. C.Nery, T1-Const. Nery, Centro;

CENTRO/BAIRRO - Normal até Av. Kako Kaminha, rua 1º de Maio, rua Ermano Estradelli, rua Edson Estanislau Afonso, rua Cunha Melo, Normal.

3. Linha 505 - ALEIXO/T2/CENTRO, será substituída pelas linhas 507 - ADRIANÓPOLIS/T2/CENTRO e 605 - S.FRANCISCO/T2/ CENTRO, que continuarão atendendo as ruas Gabriel Gonçalves, Javari, Recife, avenida
André Araujo, rua Via Láctea e Morada do Sol.

Informações: d24AM
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Presidente da SuperVia diz que companhia agiu rápido diante da proporção do acidente

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RIO - O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, afirmou na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva, que o trem que descarrilou e provocou caos no sistema ferroviário tem mais de 50 anos de uso. Segundo ele, o fato de ser uma composição antiga pode ter contribuído para o acidente. Cunha também explicou que os suportes da rede aérea que caíram também são usados há mais de 80 anos. Segundo ele, mais de cem destas 500 estruturas já foram substituídas. Além disso, os dormentes da região onde ocorreu o descarrilamento ainda são de madeira. No momento, eles estão sendo trocados por outros de concreto, mais confiáveis.

Sobre o atendimento aos usuários, que gerou diversas queixas ao longo do dia, o presidente da SuperVia disse que, dada a situação, o serviço não foi ruim.
— Foi um caso excepcionalíssimo. Ocorreu em um local onde cruzam seis linhas, e isso dificulta muito nossa operação. Estou aqui há três anos e nunca vi uma ocorrência desse tipo. Botamos um plano de contingência em prática.

A respeito do plano de de contingência, Cunha afirmou que ele foi aplicado rapidamente. Os trens dos ramais de Belford Roxo e Saracuruna voltaram a operar em todas as estações às 16h. Já as linhas para Deodoro, Japeri e Santa Cruz só retornaram completamente às 18h15, cerca de treze horas após o descarrilamento.
— Pela extensão que teve o problema, foi rápido demais. Nosso pessoal está de parabéns.

O presidente da Supervia disse ainda que as melhorias no sistema da Supervia são constantes e que o plano de investimentos deve ir até 2016. Segundo ele, até meados do ano que vem a frota de trens deve estar plenamente renovada. A idade média das composições, hoje em 36 anos, deve cair para 15 anos. Cunha não vê problema em um trem com 50 anos continuar circulando.
— O dado internacional é de 25 anos de vida útil para um trem. Mantemos esse trens operando porque consideramos eles nossos Fuscas. É o trem antigo, mas que aguenta o batente. Ele traz problemas, requer uma manutenção maior. São trens seguros, mas sujeitos a uma frequência maior de problemas.

Cunha enfatizou que a Supervia deve receber até o final do ano que vem um total de 90 novos trens, sendo que 45 deles já chegam neste ano. No total, a frota da concessionária irá subir para 210 composições, todas com ar-condicionado. De acordo com ele, o investimento da Supervia no projeto é de R$ 2,1 bilhões.


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No Recife, Linha 166 – TI Cajueiro Seco terá novo itinerário

Os usuários da Linha 166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol) precisam ficar atentos a alteração de percurso da linha a partir do próximo sábado (25). Devido à baixa demanda de usuários, a linha ampliará seu itinerário visando atender um maior número de passageiros nos novos pontos atendidos. Com a mudança, a linha, que faz retorno na Av. Dantas Barreto, passará a ter como ponto de retorno o Terminal de Passageiros Santa Rita. 

A linha 166 – TI Cajueiro Seco que segue o percurso: Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Rua do Sol, Praça Joaquim Nabuco, Rua Floriano Peixoto, Rua do Peixoto, faz o retorno na Av. Dantas Barreto e segue para Av. Sul, passará a fazer o seguinte trajeto: Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto (Pista Oeste), Av. N. Sra do Carmo, Av. Martins de Barro, Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita (Ponto de Retorno), Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto, até chegar a Av. Sul e seguir seu itinerário normal, sentido cidade/subúrbio. 

Em virtude das alterações, as paradas de nº 180140 (localizada na Rua do Sol); nº 180144 e nº 180145 (Rua Floriano Peixoto), e parada nº 180265 (Rua do Peixoto), serão desativadas definitivamente. Os usuários que utilizavam esses abrigos devem se dirigir as paradas: nº 180327, localizada no canteiro central da Av. Guararapes; nº 180230, na Av. N. Sra do Carmo, em frente a Central de Cursos Brasileiro (CEBRAC); e parada nº 180247, na Av. Dantas Barreto, em frente ao imóvel n° 1.234. 

Para mais informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

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Em BH, Motoristas testam veículos articulados que serão usados na implantação do BRT

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Monitores das empresas de ônibus de Belo Horizonte treinaram nessa segunda-feira no corredor da Avenida Cristiano Machado as primeiras manobras de veículos articulados nas estações de transferências com piso em nível. Os profissionais terão a missão de repassar os procedimentos de operação aos demais motoristas da frota até 15 de fevereiro, quando está previsto o início da circulação naquele trecho do Transporte Rápido por Ônibus (BRT), denominado Move. Técnicos da BHTrans e de fabricantes de chassis e carrocerias avaliaram o desempenho e auxiliaram no treinamento.

Foram usados dois veículos articulados com 19 metros de comprimento, que passaram o dia fazendo ultrapassagens, embarques e desembarques. Um deles tinha parte do leiaute externo que será aplicado ao Move, como a logomarca do sistema na lateral e a cobertura da lataria por adesivos. Contudo, segundo a BHtrans, os veículos de testes ainda não são os adquiridos pelas empresas de ônibus. São ônibus genéricos para demonstrações e testes. 

De acordo com o representante da empresa de chassis Treviso Betim, Wagner Gomes, o treinamento é importante para adaptação dos motoristas às manobras. “É importante fazer esses testes para conhecer o funcionamento dos veículos e as distâncias necessárias para manobras de embarque, desembarque e ultrapassagens, permitindo que o sistema funcione com rapidez”, afirmou. “Esses profissionais vão adaptar e fazer ajustes nas manobras e ensinar isso nas empresas”, disse. Nem os técnicos das empresas nem os da BHtrans garantiram, contudo, que haverá um número significativos de veículos entregues até 15 de fevereiro para permitir um funcionamento significativo do corredor.

Enquanto isso…Modelo para BH está definido

Uma das cinco fornecedoras das carrocerias do Move, a empresa gaúcha Marcopolo concluiu a produção dos primeiros ônibus articulados. Os veículos, modelo Marcopolo Viale BRT chassis Mercedes-Benz, estão estacionados no pátio da empresa em Caxias do Sul (RS) e deverão ser entregues aos consórcios operadores do transporte coletivo nos próximos dias. Serão cerca de 200 ônibus articulados em operação no BRT, além de outros 200 do tipo padron.

Informações: Estado de Minas

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Em Salvador, Número de ônibus e fiscalização vão aumentar a partir deste final de semana

A frota do transporte coletivo de Salvador aumenta a partir deste fim de semana durante a Operação Verão, da Prefeitura de Salvador. Mais de 200 veículos irão reforçar o número de ônibus disponíveis para a população durante os sábados e domingos. Mais 200 monitores e fiscais também fazem parte da iniciativa - a intenção é aumentar o número de pessoas disponíveis orientando os usuários do sistema, além de ordenar e cumprir os horários dos coletivos.

Atualmente, a frota de 2,7 mil veículos é reduzida em 30% aos sábados e domingos, em média. Segundo o subsecretário de Urbanismo e Transporte (Semut), Orlando Santos, a prioridade será reforçar as linhas de ônibus que dão acesso às praias de Salvador. "Nessa época do ano, é onde registramos a maior demanda. A intenção é melhorar a mobilidade dos banhistas, tanto na ida à praia quanto ao retorno para casa”, declaro Santos.

A iniciativa busca reforçar os benefícios do Bilhete Único, onde o usuário paga apenas uma tarifa no intervalo de duas horas, assim como o programa 'Domingo é Meia', onde o valor da tarifa é reduzindo a metade (R$ 1,40) neste dia, durante o intervalo de duas horas e respeitando o sentido da viagem original - benefício válido apenas para quem tem o Salvador Card Avulso.

"Quem ainda não possui o Salvador Card Avulso, basta comparecer a um dos postos para adquirir o cartão, pagando apenas o valor de duas tarifas de ônibus (R$5,60). Se colocar no papel, o usuário consegue uma economia de até 75%, caso pagasse a tarifa em dinheiro ou vale transporte)", garante o subsecretário da Semut. Confira os pontos de venda do Salvador Card no site oficial da iniciativa do 'Bilhete Único'.

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Fotos de novo ônibus motivam especulações em Sorocaba

As fotos de um novo ônibus articulado, com portas altas sem degraus do lado esquerdo e com a mesma pintura dos veículos do transporte coletivo em Sorocaba, estão gerando especulações de que seria o primeiro ônibus do sistema Bus Rapid Transit (BRT), prometido pelo prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Nas imagens que foram enviadas para o Cruzeiro do Sul e que já circulam em redes sociais na internet, o veículo recebeu o número 2500, tem a informação que foi fabricado em 2013 e a inscrição da Sorocaba Transportes Urbanos (STU), uma das concessionárias do transporte coletivo na cidade. Segundo motoristas consultados, o ônibus teria chegado ontem à garagem da STU. A Urbes deixou de responder às questões da reportagem.

Entre os motoristas corre o boato que o novo veículo deverá fazer a linha Campolim nos próximos dias. Apesar das portas altas do lado esquerdo, o veículo teria portas com degraus semelhantes aos convencionais do lado direito, o que possibilitaria o uso imediato se as portas altas forem mantidas fechadas. O chassi do veículo é Scania e a carroceria da Neobus. Em uma das comunidades na rede Facebook denominada Legitimidade Sorocabana, há a observação de que esse ônibus não é biarticulado e sim apenas articulado. A Urbes informou que responderia no dia de hoje as questões levantadas pela reportagem.

Na edição do último sábado o Cruzeiro do Sul noticiou que pelo menos 12 empresas brasileiras e estrangeiras se habilitaram e realizam estudos e anteprojetos para implantação e operação do sistema BRT de transporte e do Hospital de Clínicas em Sorocaba. Dos grupos que mostraram interesse no edital publicado em 27 de dezembro do ano passado, oito conglomerados desenvolvem os estudos relacionados ao Hospital de Clínicas e seis ao sistema BRT, sendo que dois grupos se habilitaram para os dois projetos.

Para a implantação e operação de rede de aproximadamente 35 quilômetros de corredores de transporte coletivo com as plataformas de paradas e os terminais urbanos a Prefeitura calcula um investimento inicial em torno dos R$ 190 milhões em infraestrutura. O município já conta com financiamento aprovado pelo Governo Federal por meio do PAC2 da Mobilidade para investimentos em infraestrutura pública do BRT.

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul

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