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Em SP, Bilhete Único dos estudantes terão a cota de fevereiro antecipada

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A partir do dia 27 de janeiro, segunda-feira, os estudantes poderão comprar a cota do Bilhete Único referente ao mês de fevereiro. A medida foi tomada tendo em vista que muitas escolas anteciparam a volta às aulas devido ao evento da Copa, que ocorrerá no Brasil em julho.

Vale destacar que nos outros meses a cota será liberada conforme o calendário normal, no primeiro dia de cada mês.

Cadastro

O primeiro passo para a solicitação do Bilhete Único Escolar é feito sempre na instituição de ensino, que é responsável por enviar os dados da matrícula do aluno à SPTrans.

O estudante poderá consultar se seus dados já foram enviados pela escola no site http://estudante.sptrans.com.br. Após a consulta, será disponibilizado um link para o portal do Bilhete Único e, caso as informações já estejam no sistema, ele poderá fazer a solicitação do seu benefício.

O aluno deverá, então, escolher se utilizará o cartão apenas para o benefício da meia-tarifa no transporte público ou se prefere a versão conveniada com UNE/Umes, que dá direito também a descontosem eventos, cinema, teatro e outras atividades de lazer.

Também haverá a opção de apenas revalidar o cartão jáfeito em 2013, apenas para quem utilizar o bilhete que dá direito apenas à meia-tarifa no transporte público. Quem fizer a escolha do cartão conveniado deverá, obrigatoriamente, solicitar um novo bilhete.

Após essas etapas, será disponibilizadoonlineo boleto bancário da taxa do Bilhete Único Escolar 2014, que é de cinco tarifas (R$ 15,00) para a versão de meia-tarifa no transporte e 13 tarifas (R$ 39,00) para o cartão com o convênio, que pode ser impresso para pagamento da forma mais cômodapara os estudantes.

Após a confirmação do pagamento, que é registrado em até 48 horas, o cartão é entregue na instituição de ensino em até 20 dias. O estudante deverá, então,fazer a ativação do bilhete antes de utilizá-lo, tambémentrando novamente no portal.

Portal do Bilhete Único

Ao fazer o seu cadastro paraonovo Bilhete Único, o usuário estará criando uma conta que permitirá, ainda no primeiro semestre, acessar uma série de serviços como consultar o extrato do cartão, participar de pesquisas de qualidade do transporte público e até cancelar seu bilhete em caso de perda, por meio da internet.

Os estudantes que solicitarem um bilhete novo terão a vantagem de poder escolher o Bilhete Único Mensal para utilizar o sistema de ônibus municipais por até 31 dias, pagando uma tarifa única de R$ 70,00. A escolha e o acompanhamento também deverão ser feitos no portal, mês a mês, de acordo com o que melhor se adequar às suas viagens.

Por exemplo, o aluno poderá optar por utilizar o Bilhete Mensal, em março, e em abril, voltar a usar as cotas normais. Basta informar a opçãoescolhida na sua conta no site do Bilhete Único.

Esse benefício estará disponível apenas para quem solicitar um cartão novo. Quem revalidar o bilhete do ano passado terá direito apenas às cotas normais, de acordo com o número de viagens entre casa e escola realizadas em um mês, seguindo o modelo dos anos anteriores.

Assessoria de Imprensa - SPTrans

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SuperVia disponibiliza mais lugares a partir do dia 27

A partir do dia 27 de janeiro a SuperVia ofertará 1 milhão e 600 mil lugares distribuídos em 823 viagens. Desde o início das intervenções na Zona Portuária, em função da demolição do Elevado da Perimetral, a concessionária atua com a ampliação de seu planejamento para atender ao possível aumento da demanda de passageiros. Além disso, com o andamento de seu programa de renovação da frota, mais de 65% das viagens realizadas ocorrem em composições com ar condicionado. 

Adicionalmente à operação regular, com intervalo máximo de 15 minutos entre as composições nos horários de pico, a SuperVia oferece trens expressos no ramal Japeri e partidas extras no terminal Gramacho, que atendem a municípios da Baixada Fluminense, no período da manhã. À noite, no movimento de volta para casa, estes ramais também contam com trens expressos que partem da Central do Brasil. A concessionária também reforçou sua equipe de atendimento nas estações e conta com o serviço de “Posso Ajudar?” para a orientação dos passageiros.  

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Plano de Mobilidade Urbana em Rio Preto ainda não saiu do papel

Um programa do Governo Federal prevê investimentos para grandes mudanças na mobilidade urbana em São José do Rio Preto (SP), mas são iniciativas burocráticas e até agora foi feito muito pouco. Por enquanto, o trânsito é caótico, não apenas para motoristas, mas também para pedestres.

Logo no começo do dia o trânsito é intenso nas avenidas que interligam a região norte ao centro da cidade. Nas rotatórias, carros e motos dividem espaço com os ônibus, que passam de minuto a minuto.

O destino da maioria dos ônibus é a rodoviária, por isso quando se chega ao terminal, a situação fica ainda mais crítica. Um congestionamento se forma na Avenida Alberto Andaló. Os motoristas reclamam do transtorno. “No horário de pico não tem como andar mais, está muito difícil”, afirma o motorista Osvaldo Antunes.

A prefeitura diz que pretende criar 40 quilômetros de corredores exclusivos para o tráfego de ônibus, em Rio Preto. A ideia faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, uma exigência do Ministério das Cidades. Até o ano que vem os municípios devem colocar em prática ações que melhorem o trânsito de veículos e pedestres.
A especialista em urbanismo Deocimar Teodózio diz que muita coisa precisa mudar. “A gente deve ter calçadas largas e seguras para os pedestres, ciclovias porque as bicicletas são meio de transporte e corredores de ônibus para fazer com que as pessoas escolham o transporte coletivo no local do individual”, afirma a arquiteta.

O secretário de Planejamento de Rio Preto, Milton Assis, diz que as ciclovias e a reforma das calçadas também são prioridades do projeto, que inclui ainda a construção de três viadutos, um deles, na zona norte. As obras estão orçadas em R$ 210 milhões, sendo que quase toda verba vem do Governo Federal.

O secretário garante que a partir do segundo semestre deste ano a empresa contratada para o serviço começa a trabalhar. “A gente deve assinar em janeiro o contrato, terá um período para a checagem de projetos e as obras devem começar no segundo semestre. Como são obras que vão durar até dois anos, o forte das obras será em 2015”, afirma Milton.

Enquanto as melhorias não chegam só resta ao rio-pretense ter muita paciência. Em um ano o trabalhador que depende do transporte coletivo perde mais de um mês no trajeto de ida e volta de casa ao trabalho. Tempo que poderia ser menor, se as obras de mobilidade urbana já tivessem saído do papel e se tornado realidade no município.

Informações: G1 SP

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Governo autoriza estudos para trem Brasília-Luziânia

O governo autorizou hoje o início dos estudos de viabilidade técnica para a criação do trem de passageiros entre as cidades de Brasília (DF) e de Luziânia (GO). O estudo vai abranger o trecho ferroviário que se situa na EF-050, entre Luziânia e a Rodoferroviária de Brasília, com extensão aproximada de 70 quilômetros.

A ordem de serviço, autorizada pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, prevê estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental e será feito pelas empresas Vetec Engenharia e Oficina Engenharia Consultores Associados, que terão dez meses para a conclusão do estudo. O valor financiado é R$ 1,8 milhão.

O trabalho será feito em duas etapas. Na primeira, serão executados o diagnóstico, a caracterização do sistema de transporte e a concepção técnica e operacional do serviço. Posteriormente, será feito o levantamento de interferências ambientais e de bens tombados. A caracterização conterá a análise de integração entre modos e condicionantes e o detalhamento da estrutura ferroviária existente.

Na segunda etapa, será elaborado um projeto funcional com o detalhamento da ligação ferroviária recomendada. Posteriormente, avaliações ambientais que trarão também a viabilidade do empreendimento, as estimativas de custos e de receitas, bem como o prazo de término e início das obras.

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Trensurb amplia testes sem passageiros em novas estações

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Em reunião que envolveu diretores, gestores e técnicos da Trensurb, no fim da tarde desta segunda-feira (20), a empresa definiu a ampliação dos testes, ainda sem passageiros, nas três novas estações localizadas em Novo Hamburgo após a conclusão dos serviços no sistema de abastecimento de energia. Com o término dos trabalhos – que incluem reparos e substituição de equipamentos da Subestação Liberdade e de uma cabine de seccionamento e paralelismo – previsto para quarta-feira (22), os trens devem começar a circular sem passageiros pelas novas estações, nos horários de pico, a partir de quinta-feira (23).

Essa operação ainda sem o transporte de usuários servirá para a análise das condições do sistema de abastecimento de energia – que é mais exigido nos horários de pico, quando há mais trens circulando. Os resultados iniciais dos testes devem ser avaliados na próxima semana, a fim de que se possa julgar a possibilidade de ampliação da pré-operação com passageiros também para os horários de pico.

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Em Palmas, 40 novos ônibus vão entrar em operação no mês de março

Nos meses de março e abril a população de Palmas deverá perceber alguma mudança no transporte público municipal. Foi o que anunciou o prefeito Carlos Amastha (PP), em entrevista ao Tocantins 247. O gestor garantiu que no mês de março entra em circulação uma frota de 40 novos ônibus coletivos, todos com ar condicionado. Os novos veículos foram uma exigência da prefeitura às empresas que operam o sistema de transporte público do município e, segundo Amastha, já estão comprados.

Já o modelo de transporte Bus Rapid Transit, o BRT, deve começar a ser implantado no próximo mês de abril. Na última semana a Secretaria de Infraestrutura pediu expedição de licença ambiental para iniciar as obras.



Quase faraônica se comparado ao que já foi executado em mobilidade na Capital, o BRT de Palmas custará em torno de R$ 700 milhões, em investimentos do governo federal e da prefeitura, por meio de financiamento, de acordo com o prefeito. O corredor de transporte expresso de passageiros terá 35 km de extensão, a maior parte dele no canteiro central da avenida Theotônio Segurado, ligando o setor Santo Amaro, na região norte, e Taquaralto e Taquari, na região sul, por meio de uma bifurcação. A apresentação do projeto está marcada para o próximo dia 29, na Câmara Municipal.

O problema já anunciado é que o governo do Estado também tem planos de mobilidade urbana para o canteiro central da avenida Theotônio Segurado. Pretende instalar por lá um Veículo Leve sobre Trilhos, o VLT. Para quem não tinha nenhum, o palmense se vê diante do anuncio de dois projetos de mobilidade urbana que podem melhorar sua vida.

Se depender do prefeito de Palmas, o BRT e o VLT caminharão integrados, um alimentando o outro. Mas para isso, segundo o gestor, o governo precisa apresentar o seu projeto, dizer como pensa em fazer o metrô de superfície. "A única maneira de ter viabilidade nos projetos é eles serem integrados. Só saem se for juntos. Eu procurei os secretários estaduais, para termos conhecimento do projeto, porque o nosso já está pronto, estamos discutindo isso há 15 meses. Todo o nosso BRT é pensado para um VLT no futuro. Se o estado quiser entrar com esse investimento agora, ótimo, antecipamos o futuro", afirmou.

O governo do Estado ainda não divulgou quando irá apresentar o projeto do metrô para a Capital.

Informações: brasil247.com
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