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Prefeitura do Rio incluirá 37 ruas no mapa de ciclovias de Copacabana

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

RIO — Copacabana promete virar o bairro preferido dos ciclistas, se um novo projeto da prefeitura ganhar o respeito dos motoristas. A Secretaria municipal de Meio Ambiente inicia, nesta segunda-feira, uma série de intervenções para incluir 37 ruas ao mapa cicloviário da região. Atualmente, Copacabana conta com ciclofaixas nas ruas Figueiredo Magalhães e Xavier da Silveira, além da ciclovia na orla. Até o fim deste semestre, no entanto, tachões criarão um novo espaço para as magrelas nas ruas Tonelero (a partir da Figueiredo Magalhães) e Pompeu Loreiro, passando pelo Túnel Major Vaz. Além desse eixo longitudinal, que cortará o bairro por dentro, paralelamente à praia, outras 35 vias secundárias passarão a ser de uso compartilhado entre carros e bicicletas, com preferência para a turma do pedal. Ali, ônibus, motos e automóveis não estão autorizados a ultrapassar os 30 km/h.

— Nessas vias, os carros são tolerados pelos ciclistas, e não o contrário — explica o subsecretário de Meio Ambiente, Altamirando Fernandes Moraes. — A CET-Rio já havia diminuído a velocidade máxima em algumas dessas vias. Agora, vamos incluir farta sinalização, entre placas e pinturas no chão, dando ênfase para a questão da preferência para quem está sobre a bicicleta.

O projeto inclui ainda uma ação educacional nas vias. Entre elas, Ronald de Carvalho, Belford Roxo, Hilário de Gouvêa, Constante Ramos, Barão de Ipanema e Djalma Urich. A ciclovia da Avenida Atlântica e a ciclofaixa da Rua Xavier da Silveira terão suas pinturas melhoradas. O projeto todo abrange 13,87 km do bairro. Com isso, o Rio saltará dos atuais 346 km de ciclorrotas para quase 360 km, uma das maiores extensões cicloviárias da América Latina, junto com Bogotá. A meta, segundo Moraes, é terminar com ano com 380 km de ciclorrotas e chegar às Olimpíadas com 450 km.

A combinação de congestionamento e falta de vagas faz com que muitas pessoas optem pela bicicleta para fazer pequenos deslocamentos em Copacabana, ressalta o subsecretário, que é morador do bairro e ciclista. Números levantados pela ONG Transporte Ativo confirmam a preferência pelas magrelas. Num período de 12 horas, a entidade contabilizou 700 bicicletas percorrendo vias do bairro. Em outra pesquisa, realizada em 2013, a ONG concluiu que são realizadas 11.500 entregas por meio de magrelas diariamente em Copacabana. Todo tipo de carga — de cachorros banhados e tosados em pet shops a pães franceses — chega às casas dos clientes à base de pedaladas.

— São 33 mil viagens diárias no bairro, sendo que 38% são para entrega de mercadorias — afirma Zé Lobo, diretor-presidente da ONG Transporte Ativo. — Essa mudança nas vias secundárias será muito importante para dar mais segurança aos ciclistas e melhorar a convivência no bairro. Vários moradores reclamam que os entregadores, muitas vezes, usam a calçada, o que deve diminuir bastante.

Para o oceanógrafo Vinícius Pinheiro Palermo, de 35 anos, a novidade pode melhorar a cultura dos motoristas em relação aos ciclistas:
— Muitos não respeitam quem está de bicicleta, e essa mudança ressalta a importância desse tipo de transporte — disse ele ontem, ao retornar para sua casa no Humaitá, vindo de Copacabana.

Fiscalização e maior vigilância da sociedade
Nem sempre demarcar áreas destinadas aos ciclistas resolve o problema daqueles que optam pela magrela para se deslocar. A falta de educação no trânsito continua sendo um obstáculo aos ciclistas, mesmo nas ciclofaixas. Diariamente, é comum ver carros e, principalmente, veículos de carga fingindo não notar os tachões, gelos baianos e as pinturas no chão. Ontem, um caminhão invadiu parte da ciclofaixa da Rua Figueiredo Magalhães para entregar galões de água a um estabelecimento da via. Ao ser abordado, Isaías Santana, responsável pela entrega, deu a seguinte desculpa:
— As vagas de carga e descarga estão ocupadas por carros de passeio e são do outro lado da rua. Como vou atravessar carregando vários galões?

O subsecretário Altamirando Fernandes Moraes reconhece o problema, mas diz que os motoristas estão cada vez mais conscientes. Os avanços seriam fruto de melhorias na fiscalização da Guarda Municipal e da vigilância da própria sociedade, afirmou:
— O aumento no número de bicicletas circulando faz que esse processo educativo caminhe e que as próprias pessoas cobrem mais respeito.
Zé Lobo, da ONG Transporte Ativo, concorda e diz: abusos de carros não são exclusivos do Rio.
— Já vi essa invasão até na Europa. Mas não há como negar que houve uma melhora muito grande.

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Fortaleza: Faixas preferenciais da avenida Bezerra de Menezes vão se transformar em exclusivas

As faixas preferenciais da avenida Bezerra de Menezes passarão a ser exclusivas. A medida passa a valer a partir do dia 20 de janeiro, quando também começarão a funcionar em caráter educativo os equipamentos de fiscalização eletrônica que irão captar flagrantes de desrespeito em tais espaços, segundo Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC).
A multa por transitar em faixa exclusiva será de R$ 53,20, além de três pontos na três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
De acordo com o órgão, o objetivo da medida é aumentar a velocidade operacional dos ônibus e reduzir o tempo de viagem dos passageiros. Atualmente, 22 linhas de ônibus urbanas e quatro do sistema complementar, que transportam 136 mil passageiros, trafegam na av. Bezerra de Menezes. Para orientar o fluxo de veículos, a sinalização horizontal e vertical da via está sendo refeita. 

Além disso, placas indicativas e de advertência vão identificar o que é e o que não é permitido, bem como os acessos às ruas transversais, ao longo da via. Segundo o órgão, agentes da AMC estarão na via orientando os motoristas e controlando o trânsito. Segundo o órgão, agentes da AMC estarão na via orientando os motoristas e controlando o tráfego. 

Além dos ônibus, será permitido nas faixas exclusivas o tráfego de vans, táxi e veículos de transporte escolar devidamente regulamentados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Já os carros particulares deverão utilizá-las apenas quando precisarem acessar um estabelecimento cujo estacionamento esteja localizado no lado direito da via ou tiverem que fazer conversões à direita nos cruzamentos imediatos, sempre respeitando a sinalização existente na área.

Funcionamento

As faixas exclusivas vão funcionar de 5h às 21 horas, nos dias úteis, e de 5h às 16 horas, aos sábados. Aos domingos e feriados, o tráfego será livre. Segundo o órgão, agentes da AMC estarão na via orientando os motoristas e controlando o trânsito.

Fiscalização eletrônica

Inicialmente, oito equipamentos instalados ao longo da via, quatro em cada sentido, farão a leitura das placas dos veículos que estiverem circulando irregularmente no corredor exclusivo da Av. Bezerra de Menezes. Inicialmente, os infratores que desrespeitarem as regras de circulação receberão notificação educativa.

A aplicação de multas será iniciada somente após um mês de funcionamento efetivo dos equipamentos. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o valor da multa por transitar em faixa exclusiva é de R$ 53,20 e implica em três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Informações: O Povo Online

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No Rio, Reajuste na tarifa dos ônibus intermunicipais revolta passageiros

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O aumento das tarifas dos ônibus e vans intermunicipais, que subiram 5,7% na madrugada de ontem, pegou passageiros de surpresa. Revoltados, grupos contratários à medida começaram a convocar manifestantes para um ato na quinta-feira, através das redes sociais. Em São Gonçalo o protesto está marcado para o dia 30 na Praça Zé Garoto.
Foto:  Carlos Moraes / Agência O Dia
Moradora de Belford Roxo, a doméstica Rosilene da Silva, de 30 anos, contou que ficou decepcionada quando foi pegar o ônibus pela manhã para ir para o trabalho, na Tijuca. “Eu não sabia do aumento. Pode parecer pouco, mas faz muita diferença para mim”, disse.

A falta de informação pode acarretar em multa de R$ 2.255 para as empresas. A determinação do Ministério Público era para que, há dez dias, além da divulgação por parte do Detro, os avisos sobre o reajuste estivessem nos ônibus, guichês e pontos de vendas de passagens.

“Os indícios de que as passagens municipais também vão aumentar estão aí. O valor é inconcebível, principalmente porque não está associado à melhor prestação de serviço. Os ônibus continuam quentes e sujos na maior parte do Rio”, contou Gabriel Siqueira, representante do Fórum de Lutas contra o Aumento da Passagem.

Bilhete único

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) informou que o reajuste é referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Ainda segundo o órgão, os percentuais pedidos pela Fetranspor, representante das empresas de ônibus, variavam entre 20% e 31%. Assim, a tarifa modal intermunicipal passa de R$ 2,65 para R$ 2,80. O valor do Bilhete Único acompanha o índice de 5,7%, passando de R$ 4,95 para R$5,25. Porém, o RioCard com o antigo valor será aceito até 13 de fevereiro.

O especialista em Mobilidade Urbana da Uerj, Alexandre Rojas, disse não ter dúvidas: “Fica evidente que teremos o aumento nas linhas municipais nos próximos dias.” Ele lembra que o reajuste é previsto por lei e deve ser na casa dos 10%. “A passagem vai chegar na casa dos R$ 3. Houve uma perda de receita desde então. As empresas de ônibus vão entrar na Justiça caso ocorra quebra de contrato”, diz.

A Fetranspor informou em nota que o ajuste recompõe parte do aumento de custos do setor no período, uma condição básica para a evolução dos serviços.

TCM vai decidir sobre as passagens

O prefeito Eduardo Paes já afirmou que é o Tribunal de Contas do Município (TCM) quem vai decidir sobre o aumento das passagens de ônibus. O órgão recomendou que o reajuste não aconteça até que seja concluída uma sindicância nos contratos entre as empresas e a prefeitura. A previsão é de que o relatório seja apresentado ainda este mês. No início de dezembro, Paes chegou a anunciar que haveria revisão do valor em janeiro.

Tanto a prefeitura quanto as empresas de ônibus disseram repetidas vezes que todos os documentos solicitados foram entregues ao TCM. Porém, o tribunal afirma que não teve tempo suficiente para fazer a análise e fala em obscuridade e caixa-preta. 
Na Câmara dos Vereadores, os trabalhos da CPI dos Ônibus estão paralisados desde setembro, por decisão judicial, com base na falta de respeito ao princípio de proporcionalidade entre os partidos.

Informações: O Dia

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Situação dos pontos de ônibus é criticada em Cuiabá

O ex-secretário Eder Moraes (PMDB) fez criticas a infraestrutura dos pontos de ônibus e taxis da grande Cuiabá. Segundo ele, a situação oferecida aos passageiros é um verdadeiro desrespeito ao cidadão que depende do transporte coletivo de massa e até aos turistas que utilizam os serviços de táxis.

“É desumana, aviltante e deplorável a infraestrutura destinada aos pontos de ônibus e táxis na grande Cuiabá. Neste período de chuva o usuário não consegue se abrigar e acaba tomando um banho de chuva todas as vezes que muda o tempo. Vejo famílias, crianças e adultos, enfim, revoltados com o desprezo. As ruas esburacadas colaboram ainda mais para essa verdadeira desgraça urbana, quando os veículos trafegam jogam lama nesses usuários”, disparou Éder.

“A mesma coisa em relação aos taxistas que vêem seu patrimônio o bem de trabalho que é o seu veículo sendo aos poucos destruídos pelo sol e chuva, causando também total desconforto aos motoristas e usuários, não há cobertura adequada nem para um nem para o outro”, assinalou o ex-secretário.

Eder disse ainda que “está na hora de dar uma sacudida no prefeito e seus auxiliares pra ver se a mola do bom senso e respeito se encaixa e passem a respeitar a população cuiabana, aliás, a preocupação principal da prefeitura de Cuiabá hoje é instalar radares e multar os cidadãos... Desperdiçam energia em causas podres em detrimento do povo. Está insustentável a situação e algo precisa ser feito, não podemos mais assistir a este descalabro com a população! Todos os anos e a mesma coisa:são promessas falsas que nunca são cumpridas, e o apetite dos gestores voltado para o aumento de IPTU, ISS e taxar cada vez mais o contribuinte. Acorda prefeito!“ finalizou.

Informações: O Documento

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Prefeito de Maceió assina ordem de serviço para reforma em terminal de ônibus

O prefeito Rui Palmeira assina, às 9 horas desta quarta-feira (15), o termo de ordem de serviço para reforma no terminal de ônibus do Mercado da Produção. A assinatura do documento será realizada no terminal. As melhorias nos locais darão mais conforto aos usuários do transporte público. Esta é a primeira assinatura de um conjunto de três reformas que serão coordenadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT). Somente no terminal do Mercado da Produção serão investidos mais de R$ 130 mil.

Além do Mercado, os terminais que serão reformados são o do Conjunto José da Silva Peixoto e o terminal integrado do Benedito Bentes. Em 2013, a SMTT reformou o terminal do Vergel do Lago. “É essencial que os usuários do transporte público e os operadores das linhas que prestam o serviço tenham mais conforto”, disse o superintendente municipal de Transporte e Trânsito Tácio Melo.

Ainda segundo o titular da SMTT, a principal medida, e que já vem sendo tomada pelo órgão, é a melhoria no transporte público coletivo. “Priorizando o transporte de massa estaremos fazendo com que as pessoas deixem de utilizar os veículos particulares e busquem nos ônibus o meio de transporte mais rápido e barato para se locomoverem”, enfatizou.

No dia 20 de janeiro será assinada a ordem de serviço para a reforma do terminal integrado do Benedito Bentes (as obras custarão R$ 174.808,17). No dia 22, acontece a assinatura da ordem de serviço para as obras no terminal do José da Silva Peixoto, no valor de R$ 65.388,13 22 para. O prazo para a conclusão de todas as obras é de 90 dias.

Danielle Ferro/ Ascom SMTT

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Tarifa de ônibus está mais cara em Poços de Caldas

Desde segunda-feira, a tarifa de ônibus de transporte coletiva está mais cara em Poços de Caldas (MG). O reajuste foi de 7,7% e a passagem que antes custava R$ 2,60 passou para R$ 2,80.
Foto: Michel Diogo/EPTV
O decreto, publicado no último dia 8 de janeiro, regulamentou o reajuste. O novo valor já está afixado em todos os ônibus da empresa que é concessionária do transporte público no município, a Circullare.

De acordo com a empresa, os bilhetes de passagem já adquiridos no valor de R$ 2,60 terão validade até o próximo dia 6 de fevereiro. Da mesma forma, será mantido por 30 dias o abatimento de créditos do “Cartão Amigo” adquiridos no valor de R$ 2,60. Após este período, os créditos residuais serão abatidos no valor da nova tarifa básica vigente.

A Circullare chegou a pedir que a nova tarifa fosse de R$ 3,14, mas a Comissão de Tarifas do município chegou à conclusão de que o valor deveria ser no máximo de R$ 2,83.

Redução após manifestações
Em julho do ano passado, o prefeito de Poços de Caldas reduziu o valor da tarifa do transporte de R$ 2,80 para R$ 2,60 após as manifestações que aconteceram na cidade em prol da redução da passagem. Só em Poços de Caldas, foram pelo menos quatro grandes manifestações.

Informações: CBN

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