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Meta do VLT no Rio é tirar mais de 60% dos ônibus do Centro

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Um advogado com escritório na Avenida Rio Branco precisa ir ao Fórum e, em vez de táxi, de ônibus ou a pé, suando sob o terno no calor do Centro, vai de bonde elétrico, numa temperatura de 24 graus. Uma executiva de salto alto faz o mesmo entre a estação das barcas, na Praça Quinze, e o Aeroporto Santos Dumont, sem enfrentar engarrafamento e o risco de perder a ponte aérea: nos horários de pico, a espera pelo transporte chega a somente três minutos. As cenas fazem parte de um futuro próximo com muito menos ônibus e a presença do chamado (VLT), que interligará todo o Centro e a Zona Portuária.

Pelas estimativas da Secretaria municipal de Transportes, a frota de ônibus do Centro será reduzida em mais de 60% até 2016, quando todo o novo sistema de transporte já estará operando.
O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osorio, diz que esse total pode ser ainda maior: neste caso, dos 3.500 ônibus que circulam pelo Centro, 2.310 deixariam a região, desafogando as vias e abrindo espaço para o VLT. Também há a meta de reduzir em, pelo menos, 15% o total de carros que transita pela área central, percentual que representa cinco mil veículos por hora.

— A última simulação mostrou uma redução de 60%, podendo chegar a 66% — afirma ele, acrescentando que a mudança se deve ao VLT e ao BRT Transbrasil, que comunicará Deodoro ao Centro (substituindo os ônibus de longa distância) e estará integrado aos novos bondes, assim como outros modais. — Teremos integração com os ônibus intermunicipais na Rodoviária Novo Rio, outra na Central e Terminal Américo Fontenelle, com as estações do metrô da Uruguaiana, Carioca e Cinelândia e barcas.

Obras de infraestrutura começarão em janeiro
As obras de infraestrutura para receber os bondes, previstas inicialmente para o segundo semestre deste ano, começam agora em janeiro, segundo o cronograma divulgado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto (Cdurp) e pelo consórcio VLT Carioca. Na Zona Portuária, a Via Binário já conta com o leito por onde passará o trilho do VLT delimitado. O transporte ligará a Rodoviária Novo Rio ao Santos Dumont e contará com 32 bondes, distribuídos em seis linhas, e 42 estações espalhadas em 28 quilômetros de extensão do sistema.

Com tudo pronto, os VLTs poderão transportar 285 mil passageiros/dia, que pagarão tarifa de bilhete único.

A primeira etapa começa a operar no segundo semestre de 2015 e corresponde ao trecho Vila de Mídia (imediações da Novo Rio)-Santo Cristo-Praça Mauá-Cinelândia. A segunda etapa ficará pronta no primeiro semestre de 2016. Para as Olimpíadas, serão concluídos os trechos Central-Barcas, Santo Cristo-América-Central-Candelária, América-Vila de Mídia e Barcas-Santos Dumont.

Cinco trens virão da espanha
Diante de tantas promessas de VLT para o Rio — desde o início dos anos 90 que projetos do tipo são apresentados, sem nunca andar para frente —, Osorio tenta passar firmeza, dizendo que a população já pode ver o leito dos bondes preparado na nova Via Binário:
— A obra já foi licitada, temos os recursos assegurados e as intervenções começaram com a revitalização da Zona Portuária, onde está pronto o leito do VLT.

As composições já foram encomendadas pelo consórcio à empresa francesa Alstom. As cinco primeiras unidades virão da fábrica, na Espanha. Os outros 27 trens serão fabricados em São Paulo. Simulações já mostram os bondes (com o design que será visto nas ruas do Rio) circulando pela cidade. O transporte, com rede elétrica subterrânea, sem fios expostos na parte de cima, segue o padrão visto nas cidades de Bordeaux, Reins e Orleans, na França — embora lá não seja totalmente sem cantenária (fiação exposta). O sistema carioca se aproximará mais do que está em fase de implantação em Dubai, nos Emirados Árabes.

Informações: O Globo
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Com a inauguração de novas faixas de ônibus, SP atinge 95% da meta

A cidade de São Paulo inaugura nesta segunda-feira (7) mais 7,7 km de faixas exclusivas de ônibus. Com os novos trechos, a capital paulista passa a ter 282,8 km de corredores para a circulação do transporte público. O número equivale a 94% da meta da prefeitura, que pretende até o final do ano atingir 300 km.

A região que receberá a maior extensão em faixas exclusivas nesta segunda é o entorno do parque do Carmo, na zona leste da cidade. Serão 2,6 km de faixas à direita em ambos os sentidos da avenida Osvaldo Pucci --entre a avenida Afonso de Sampaio e Sousa e a rua John Speers--, rua John Speers --entre as avenidas Osvaldo Pucci e Adriano Bertozzi-- e avenida Adriano Bertozzi --entre a rua John Speers e a avenida Nova Trabalhadores.



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A zona sul ganhará um complemento de 1,5 km de faixa no eixo formado pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro, avenida Prof. Noé de Azevedo e rua Domingos de Morais, na Vila Mariana. A exclusividade será válida de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. O horário também será expandido para os trechos que já estão em operação.

Já na região da Consolação será implantado mais 300 metros de corredores, no viaduto Okuhara Koei, em direção ao centro, entre a avenida Dr. Arnaldo e a Alameda Santos. O novo trecho, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h e, aos sábados, das 4h às 15 h, vai fazer ligação com o eixo Rebouças-Consolação.

O corredor formado pelas avenidas Santo Amaro, São Gabriel, Nove de Julho e Juscelino Kubitschek também terá um reforço com a inauguração de mais 1,2 km de faixas exclusivas. O novo trecho vai passar pela avenida Santo Amaro --entre a rua Eduardo de Souza Aranha e a avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade --, pelo túnel Takeharu Akagawa, pela avenida São Gabriel --entre a rua Pedroso Alvarenga e o túnel Takeharu Akagawa-- e pela avenida São Gabriel --entre a rua Pedroso Alvarenga e o túnel Takeharu Akagawa.

A expansão vai ainda beneficiar a avenida Pres. Juscelino Kubitschek, entre a rua Renato Paes de Barros e a avenida Santo Amaro. Em todos esses lugares, a exclusividade para os coletivos valerá por período integral. Ainda na avenida Santo Amaro, no sentido centro, está prevista também uma faixa exclusiva à direita, ao longo de 110 metros, entre a avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade e a praça Dom Gastão Liberal Pinto. Essa faixa vai operar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Na região central, será implantado 300 metros de faixa exclusiva na rua da Figueira, no trecho entre o acesso ao Viaduto Antônio Nakashima e a rua Maria Domitila. O transporte coletivo terá prioridade de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

E, por fim, a zona oeste que vai ganhar 700 metros de faixa exclusiva na rua Ari Aps, no trecho entre a rua Augusto Farinha e a avenida Mal. Fiuza de Castro, e mais 1,1 km na avenida Brig. Faria Lima, no sentido Itaim Bibi/Lapa [entre a rua dos Pinheiros até a rua Fernão Dias] e no sentido Lapa/Itaim Bibi [avenida Pedroso de Morais até a Rua Cláudio Soares].

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Informações: Uol
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Túnel de 30 km deve abrigar trem que vai ligar São Paulo a Santos

A CPTM divulgou recentemente a conclusão de estudos para implantação do trem Regional que vai ligar a Capital Paulista a Santos, e diferentemente do que se pensava, a via férrea não vai seguir pelo traçado de Paranapiacaba. Segundo os estudos, foram analisadas 3 opções, sendo que a considerada mais viável, e provavelmente a escolhida será uma ferrovia que com um túnel de 30 Km.

Traçado

A nova linha deve sair da futura estação São Carlos, que será erguida para os trens da Linha 10 Turquesa da CPTM, que também terá integração para Linha 6 laranja do Metrô. Após o local, o trem seguirá paralelo ao Expresso ABC até a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André. Posteriormente a ferrovia segue por um túnel de 30 Km, Serra do Mar abaixo até a cidade de São Vicente e depois chegando a Santos. 

De acordo com a CPTM, tal opção apresenta menores impactos ambientais, melhor opção para maior desempenho, porem com um maior custo em relação a opção de seguir pelo traçado original dos trens de carga que descem pelo sistema de cremalheira, de Paranapiacaba, até Cubatão. Esta última foi considerada desfavorável ambientalmente em relação as demais alternativas, e desempenho inferior, além de ter riscos consideráveis para implantação e operação. 

A terceira opção, descartada, propunha o traçado do trem paralelo a Linha 9 esmeralda, pela marginal Pinheiros até a futura estação Varginha, seguindo pela linha ferroviária existente até Evangelista de Souza, descendo pelo ramal Mairinque-Santos. Mas a ferrovia possui grande movimento de trens cargueiros. O trem regional deve ter integração com o VLT de Santos.

Operação

A bitola usada para ferrovia será a de 1.435 mm e o tempos de viagem entre São Paulo/ABC será de 13 minutos. Já entre São Paulo/São Vicente será de 30 minutos e São Paulo e Santos de 35 minutos. O intervalo entre trens no pico poderá ser de 15 Minutos, e a linha terá 88 Viagens por dia. Os trens terão 3 carros, sendo dois motorizados e um reboque. Cada carro será equipado com 4 motores. Cada composição terá a capacidade de 184 passageiros sentados. Estão previstos banheiros nos trens (mínimo de 2 conjuntos por composição), som interno e instalações para serviços de bordo. Os trens devem atingir a velocidades de 180 km/h.

Os estudos apontam ainda que o modal trará alivio do carregamento do Sistema Anchieta – Imigrantes, diminui o tempo de viagem nos deslocamentos São Paulo – Santos/São Vicente/Cubatão/Praia Grande, reduz as emissões veiculares, gases de efeito estufa e acidentes.

O banho de água fria é que não existe previsão para inicio das obras, muito menos de operação.

por Renato Lobo
Informações: ViaTrolebus



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Rio de Janeiro testa pagamento de passagens com smartphones

Mais um avanço do sistema de bilhetagem eletrônica do Estado do Rio de Janeiro. Depois dos testes com relógios para pagamento da tarifa, surge outra novidade a ser experimentada. Desta vez, aproximadamente 50 funcionários das empresas que compõem o sistema Fetranspor utilizarão smartphones para pagamento de passagens nos principais meios de transporte do Estado. 

O metrô é o único modal em que não será possível o débito de tarifa utilizando os celulares. Os testes terão duração de três meses, quando será possível avaliar o desempenho da nova tecnologia. Os funcionários receberão recargas mensais para utilização dos telefones nos ônibus, trens, barcas, além das vans legalizadas. O saldo poderá ser monitorado por meio de um aplicativo pré-instalado nos telefones. As recargas deverão ser feitas nos ônibus ou diretamente nos terminais de autoatendimento da RioCard. Caso o crédito termine antes da efetivação de uma nova recarga, o usuário pode optar por comprá-lo, visto que a aplicação utilizada no teste é semelhante a de um cartão RioCard Expresso.
Esta iniciativa visa à futura substituição de bilhetes e cartões para pagamento de tarifas, mas faz-se necessária a avaliação da viabilidade técnica para implantação da tecnologia. Periodicamente serão realizadas pesquisas de sa-tisfação a serem respondidas por todos os participantes do piloto, para garantia de êxito nos testes. Além da RioCard, as demais empresas envolvidas no projeto são: Motorola, fornecedora dos smartphones; Gemalto, fabricante dos cartões SIM instalados nos aparelhos; GSMA, consultora na gestão e execução do projeto; e quatro operadoras de telefonia – Vivo, Claro, Tim e Oi –, que auxiliaram no desenvolvimento da sincronização entre a tecnologia da telefonia móvel com a NFC. A tecnologia denominada NFC (em inglês, Near Field Communication) consiste na aproximação de dois dispositivos eletrônicos compatíveis para a realização das transações. Já foi testada em cidades europeias e é empregada no metrô de Tóquio, no Japão.

Fonte: Fetranspor
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Porto Alegre está prestes a fechar 22 quilômetros de ciclovias integradas

A região do bairro Menino Deus, em Porto Alegre, está a um passo – ou a uma pedalada – de integrar a primeira ciclorrota de Porto Alegre. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) espera concluir ainda neste mês os trechos que faltam para interligar os 22 quilômetros de ciclovias que integrarão os bairros Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Menino Deus e Cristal.

Oponto mais atrasado é um trecho de cerca de 600 metros que fará a ligação da Rua José do Patrocínio com a Avenida Ipiranga, obra referente a uma contrapartida pela construção de um prédio. Apesar disso, o projeto do serviço já está aprovado e espera-se que em breve os trabalhos comecem.

O avanço das ciclovias – mesmo que a EPTC não fale em ciclorrotas prioritárias – deu-se em função das estações do BikePOA, que até 10 de novembro registraram mais de 74 mil cadastros e 287 mil viagens realizadas.

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Quando se fala em ciclorrota não necessariamente significa que todo o trecho já está contemplado com a estrutura da ciclovia, com a faixa pintada de vermelho e a sinalização. Na orla, por exemplo, a organização da pista para os ciclistas está ligada às obras da Copa do Mundo, e alguns trechos ainda não foram demarcados. No entanto, já existe um espaço, à beira do Guaíba, utilizado pelos cliclistas e que, segundo a EPTC, oferece segurança para o trânsito das bikes.

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Ônibus híbrido movido a energia elétrica é testado nas ruas de Belo Horizonte

De curitiba para BH
Um ônibus híbrido, de sistema totalmente inovador, foi testado em Belo Horizonte neste sábado (7). Mais econômico e menos poluente, o veículo pode ser uma solução para o futuro, principalmente em questões relacionadas à sustentabilidade e preservação ambiental.
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