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No Recife, Poeira e buracos no novo Terminal do Barro

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Recém-inaugurado e já com problemas, a 1ª etapa do Terminal Integradpdo Barro foi inaugurada semana passada, porém a operação mesmo do terminal aconteceu na segunda-feira e menos de uma semana de funcionamento, já é possível ouvir reclamações tanto dos usuários como dos operadores.

Os usuários reclamam da poeira deixada após inauguração, “Os usuários relatam levar um banho de poeira a cada ônibus que passa”, e outro problema são os buracos no pavimento novinho e que não aguentou dois dias de operação, um verdadeiro absurdo com o dinheiro público, pois foram gastos R$ 4.680 milhões nesta 1ª etapa e a 2ª etapa será a mesma empresa que fará os serviços.

A segunda fase do Terminal terá investimento de R$ 3.370 milhões onde serão construídas plataformas, salas administrativas, estocagem, estacionamento interno, bicicletário, urbanização, área verde e acesso definitivo ao metrô. 
Buracos com 02 dias de operação
Ao todo, a construção e ampliação do Terminal do Barro têm como investimento R$ 8 milhões. Após a conclusão de mais essa obra prevista para ser entregue em dezembro deste ano as duas partes serão unificadas e o TI passará a contar com uma área total de 18.619,15m² e atenderá 70 mil usuários.
O TI do Barro é um dos mais movimentados da Região Metropolitana por ser integrado ao Metrô e a BR-101, fazendo ligações mais rápidas com outros municípios da RMR.

Comunidades beneficiadas
- Recife: Barro; Macaxeira; Várzea; Milagres; Vila dos Carneiros; Ceasa; Centro; Afogados. 
- Jaboatão dos Guararapes: Cajueiro Seco; UR-11; UR-03; Zumbi Do Pacheco; UR-05; Coqueiral; Floresta; Prazeres; Cavaleiro.

Linhas
202 – TI Barro/Macaxeira (Várzea); 
207 – TI Barro/Macaxeira (BR-101); 
206 - TI Barro/Prazeres; 
216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco; 
103 - UR-11/TI Barro; 
108 – TI Barro/Ceasa; 
128 - UR-03/TI Barro (Milagres); 
203 - Zumbi Do Pacheco/TI Barro; 
205 - UR-05/TI Barro (BR-101); 
209 - Coqueiral/TI Barro;

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Em Salvador, Ônibus antigos devem ser renovados até 31 de outubro

Ônibus com oito a 10 anos de fabricação devem ser retirados da frota do transporte público de Salvador, conforme prevê a portaria de número 98, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quarta-feira (12). A decisão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte e determina que as empresas que prestam o serviço substituam os veículos antigos por modelos novos, zero quilômetro.

Até 10 de agosto, devem ser trocados os ônibus com mais de 10 anos; os demais, de oito a 10, precisam ser substituídos até o prazo máximo, 31 de outubro, de acordo com a portaria. Para a a prefeitura, o uso dos ônibus "antigos" ocasiona "perda do nível de qualidade e de segurança do serviço".


Os novos veículos devem ser adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, precisa ter porta de acesso pelas duas laterais e sistema de ventilação. Caso as empresas não cumpram a decisão, elas podem sofrer sanções como a cassação da permissão de operação. A Transalvador vai fazer a fiscalização. 

Ângela Levita, diretora técnica do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador (Seteps), explica que um decreto municipal de 1992 já prevê a substituição de ônibus que completa 10 anos. Segundo ela, cerca de 100 ônibus com prazo expirado ainda circulam na cidade atualmente. "O que a prefeitura fez foi antecipar. As empresas estão preparadas e vão trocar até o dia 31 de outubro. Todo ano as empresas fazem revisão, mas ainda existem cerca de 100 veículos em operação, todos já programados para serem retirados", explicou.

A diretora do Seteps informou que, no entanto, a determinação de retirar os veículos com mais de oito anos não estava prevista no regulamento municipal, mas que isto será cumprido pelos empresários. "Estamos agora fazendo o levantamento para que as empresas façam o pedido às fornecedoras. Os ônibus urbanos não se compra inteiro. O importante é que as empresas façam logo a ação de compra para não perder o prazo", relatou.

Informações: G1 BA
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Motoristas paralisam dois terminais de ônibus em Fortaleza

Motoristas e cobradores de ônibus paralisaram, na tarde desta quarta-feira (12), o Terminal do Papicu. O protesto durou cerca de 2 horas e teve como objetivo a volta das negociações com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) para os reajustes exigidos pela categoria.
Paralisação no Antônio Bezerra, pela manhã, prejudicou a ida de pessoas para o trabalho. Foto: Natinho Rodrigues

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro) informou que a intenção dessas paralisações não é o fechamento de diferentes terminais de ônibus, mas a busca de dialogar com diferentes grupos de motoristas, tendo em vista os horários diferenciados de cada trabalhador.

O estado de greve foi decretado no último final de semana e, desde segunda-feira (10), algumas paralisações estão sendo realizadas, periodicamente, pela manhã e a tarde nos terminais de Fortaleza e de madrugada nas garagens das empresas de ônibus, por volta das 4h às 16h.

Trabalhadores querem participação da Prefeitura

De acordo com a entidade laboral, outro objetivo dos protestos é envolver a Prefeitura de Fortaleza na negociação com o sindicato patronal. Os trabalhadores acreditam que a participação do Executivo nesta questão pode agilizar um acordo.

Protesto ocorreu durante a manhã no Terminal de Antônio Bezerra

Assim como aconteceu nas outras paralisações nos terminais de Fortaleza, a manifestação dos motoristas de ônibus geraram atrasos e transtornos para os passageiros durante toda a manhã no bairro Antônio Bezerra. Passageiros foram prejudicados na ida ao trabalho.

Informações: Diário do Nordeste

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Rodoviários prometem greve geral de ônibus em Salvador para próxima terça

A quatro dias do pontapé inicial da Copa das Confederações, a acessibilidade do público até a Fonte Nova, em Salvador, promete ser ainda mais complicada. Em assembleia, membros do Sindicato dos Rodoviários do Estado da Bahia resolveu fazer uma paralisação total dos ônibus a partir das 0h da próxima terça-feira.

Na próxima segunda, um novo encontro da categoria está marcado para que as propostas apresentadas pelas entidades patronais sejam apreciadas pela classe.

Enquanto os rodoviários pedem um reajuste salarial de 15%, a contraproposta oferecida até o momento é de 4,13% para o setor urbano, e de 4,5% para o intermunicipal.

Nesta terça, Hélio Ferreira, presidente do sindicato, teve seguidas reuniões na Assembleia Legislativa da Bahia e no Ministério Público do Trabalho, mas ainda não houve um acerto entre as partes envolvidas. As negociações salariais se arrastam por 90 dias, mas as conversas entre sindicato e patrões pouco andaram ao longo deste tempo. Segundo dados do sindicato, os R$ 2,80 cobrados pela tarifa em Salvador representam a 7ª mais alta do Brasil.

- O acordo está muito longe do desejável. Podemos construir uma das maiores greves da História da categoria aqui na Bahia. O fato da greve acontecer às vésperas da Copa fdas Confederações é só uma coincidência, mas isto vai afetar e muito o deslocamento de público - disse Ferreira, em entrevista por telefone ao LANCE!Net.

 A despeito da iminente paralisação, o Escritório Municipal para Copa (Ecopa) divulgou o plano de transportes da capital para a Copa das Confederações. O projeto prevê o fechamento de vias, alterações na circulação de ônibus, criação de linhas especiais, nova sinalização e estacionamento.

A Fonte Nova recebe três jogos do evento-teste: no dia 20, Uruguai e Nigéria se enfrentam, enquanto Brasil e Itália fazem no dia 22 o jogo mais aguardado da primeira fase da competição. A decisão de 3º e 4º lugares também está prevista para o local.

Informações: O Povo Online

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Manaustrans cria corredor exclusivo para a circulação de ônibus no Centro

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) fez mudanças no trânsito nesta terça-feira (11) e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto inspecionou o trabalho que começou pela manhã.

A Avenida Epaminondas passou a ser exclusiva para a circulação de ônibus. A medida visa dar maior fluidez ao tráfego da área e mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo.
A Avenida Epaminondas passou a ser exclusiva para a circulação de ônibus. A medida visa dar maior fluidez ao tráfego da área e mais tranquilidade aos usuários do transporte coletivo
“Nós estamos fazendo o trabalho de orientação, sinalização e entregaremos tudo pronto na sexta-feira. É claro que vai ser um momento de experiência”, afirmou o prefeito. “Essa medida vai melhorar a velocidade média dos ônibus nesse trecho, então, os coletivos vão fazer mais viagens, carregar mais pessoas e o custo operacional deve baixar”.


Segundo o diretor de operações do Manaustrans, Raimundo Encarnação, a mudança foi feita após estudos que apontavam como necessária a alteração.

“Os carros pequenos atrapalhavam a circulação dos veículos e o trânsito ficava uma confusão. A partir de agora, a agilidade na Avenida Epaminondas será maior. Como consequência, o tempo de espera nas paradas diminui”, explicou.

O diretor-presidente do Manaustrans, Pedro Carvalho, informou que, nesta quarta-feira (12), o órgão inicia a orientação aos motoristas para alertar que a Avenida Epaminondas passa a ser corredor exclusivo de transporte coletivo urbano.

A abordagem educativa será feita durante 10 dias por agentes de trânsito e, durante esse período, os condutores de veículos de passeio não serão notificados. A partir do dia 22, começa a valer a fiscalização.

A via está sinalizada para indicar os acessos permitidos para ônibus e carros. Foram instaladas 22 placas de proibido estacionar e oito de regulamentação para indicar a separação entre o tráfego de coletivos e veículos leves.

Novas mudanças

O prefeito informou também que, até o fim deste ano, a Prefeitura de Manaus irá extinguir o Terminal de Integração 1 (T1), na Avenida Constantino Nery, para transformar aquela área em um corredor exclusivo para ônibus.

“Nós temos que encontrar mais espaços para os ônibus, porque a cidade está ‘engasgada’. Todo mês, são três mil novos carros que entram nas ruas. Nós estamos lutando contra essa competição”, disse Arthur. “Queremos mostrar para as pessoas que, ao longo do nosso governo, elas vão olhar para o sistema de transporte e pensar que podem deixar o carro em casa e pegar um ônibus”.

Acessos na Avenida Epaminondas

- Veículos leves que trafegam na Avenida Constantino Nery com destino ao Centro não podem seguir em frente, em direção à Epaminondas. Deverão converter à direita na Rua Leonardo Malcher e acessar a rua Luiz Antony para chegar à área central;

- A partir da Rua Leonardo Malcher os veículos poderão dobrar à esquerda e acessar a Avenida Epaminondas somente até a Rua Simon Bolivar (Praça da Saudade) e retornam à Rua Ferreira Pena.

- O acesso de veículos leves na Avenida Epaminondas, sentido bairro/centro , será permitido no trecho entre a Rua Ramos Ferreira até a Rua José Clemente, em uma faixa exclusiva, à esquerda da via.

- A partir da Rua José Clemente, até a Avenida Sete de Setembro, o tráfego na Epaminondas será apenas para ônibus.

- Veículos que seguem pela Rua Dez de Julho poderão converter à esquerda na avenida Epaminondas em uma faixa no contra-fluxo até a Rua Ramos Ferreira.

- Será permitido trafegar na Rua Saldanha Marinho em direção à rua da Instalação e dobrar à direita, em contra-fluxo, para acessar a rua 24 de Maio.

Informações: d24am.com
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Metrô de São Paulo vai ter 13 bicicletários em julho

A partir do dia 5 de julho, 13 estações do Metrô de São Paulo vão oferecer o serviço de bicicletários aos usuários. Além dos três existentes nas estações Anhangabaú, Guilhermina-Esperança e Palmeiras-Barra Funda, dez novos bicicletários vão operar nas seguintes estações: Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília. Na última sexta-feira, 7, o credenciamento da empresa FGTV Produções, que vai operar o serviço, foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Os três bicicletários que já existem foram fechados temporariamente nesse domingo, 10, para adequação. A partir do próximo dia 5, a empresa terá que disponibilizar, no mínimo, dez vagas para o estacionamento de bicicletas em cada uma das estações. As 12h primeiras horas serão gratuitas para os ciclista e, após esse período, haverá uma cobrança de R$ 2 por hora.

Os 13 bicicletários terão ainda serviço de empréstimo das bicicletas. O aluguel sai de graça pelo período de 30 minutos e, depois, também vai custar R$ 2 por hora. Os bicicletários terão seguro contra possíveis danos, roubos os furtos dos equipamentos. Segundo o Metrô, o serviço funcionará diariamente das 7h às 22h.

Informações: Agência Estado

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Recife terá ônibus híbrido para transporte de passageiros na Copa

terça-feira, 11 de junho de 2013

A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, e a Mercedes-Benz apresentaram um modelo de ônibus híbrido que transportará passageiros durante a Copa das Confederações no Recife. O veículo é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País e utiliza dois motores. Um, a diesel, funciona apenas como gerador de energia para as baterias, desenvolvidas pela fabricante pernambucana Moura. O segundo motor é elétrico e é responsável pela movimentação do veículo.

Com a união das duas tecnologias, a poluição foi reduzida em até 95% e o consumo de diesel reduzido em 20% de acordo com a Eletra. O ônibus híbrido estará à disposição da Prefeitura do Recife para transportar passageiros até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, até o próximo dia 23 de junho.

Informações: JC Online

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BRT Transbrasil tem licitação marcada para o dia 13 de junho

A única linha de BRT no Rio de Janeiro sem obras está com a licitação marcada. No próximo dia 13, ocorrerá o processo licitatório do corredor expresso Transbrasil. A etapa será dividida em dois lotes: o primeiro entre o Aeroporto Santos Dumont e a ligação do BRT Transcarioca na Ilha do Governador; e o segundo da Ilha do Governador até o bairro Deodoro. As obras estão estimadas em R$ 785,5 milhões e R$ 685,6 milhões, respectivamente. 

A Transbrasil contará com ônibus articulados e biarticulados ao longo da Avenida Brasil, desde Deodoro até o Aeroporto Santos Dumont, passando também pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho. O serviço vai conectar as zonas oeste e rorte, além do centro da cidade. 

A implantação do sistema será iniciada ainda neste ano, com prazo de conclusão de 30 meses. O corredor terá 32 quilômetros, com expectativa de atender cerca de 900 mil passageiros por dia, sendo o BRT que provavelmente terá maior demanda entre todos já projetados e implantados no mundo. O projeto terá R$ 1,097 bilhão financiado pelo Governo Federal, por meio do PAC da Mobilidade Urbana. A prefeitura entrará com o restante do valor.

Em seu traçado estão previstas melhorias na pavimentação e urbanização das vias e reestruturação da rede de drenagem. Além da construção de 30 mil metros quadrados de pontes e viadutos, alargamento de pistas importantes, como a Avenida Brasil, e a construção de um mergulhão de acesso ao Aeroporto Santos Dumont.

A Transbrasil será conectada a corredores de elevadíssima demanda, como as rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora). Além de integração com o metrô e trem, o serviço terá ainda conexões com os corredores Transcarioca (Barra da Tijuca/ Aeroporto Internacional) e Transolímpica (Barra da Tijuca/ Deodoro), ambos com obras já execução. 

O corredor Transcarioca terá 39 quilômetros de extensão, com um investimento estimado em R$ 1,5 bilhão, dividido entre o Governo Federal e Prefeitura do Rio, com prazo de conclusão para dezembro de 2013. Já a Transolímpica vai custar R$ 1,55 bilhão, financiado em parceria com a iniciativa privada através de concessão, que dará o direito de construção, manutenção e operação por 35 anos. Com 23 quilômetros de extensão, o corredor vai ligar os bairros do Recreio dos Bandeirantes a Deodoro, passando por Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A previsão é que as obras fiquem prontas até o final de 2015.

Dos quatro projetos de corredores expressos, o único já em funcionamento é o BRT Transoeste. Completando nesse mês um ano de operação, o serviço liga de forma ágil os bairros da Barra da Tijuca e Santa Cruz, com expansão ao bairro de Paciência, transportando cerca de 120 mil passageiros por dia. O município já investiu R$ 900 milhões na construção da Transoeste e ainda neste semestre entregará à população a ampliação até o bairro de Campo Grande.

A Secretaria Municipal de Obras anunciou para o dia 28 de junho a concorrência do processo de licitação para a construção do lote 0 do BRT Transoeste, estimada em R$ 94,9 milhões, a ser implantado entre o Terminal Alvorada e o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. O trecho de seis quilômetros integrará o corredor expresso à Linha 4 do metrô, que está sendo construída pelo Governo do Estado no mesmo bairro. 

Transcarioca, Transoeste, Transolímpica e Transbrasil fecham um anel viário de 155 quilômetros de alta performance na cidade, que ficará totalmente interligada. O sistema proporciona uma mobilidade mais inteligente e sustentável para a população carioca. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, as obras são fundamentais na preparação da cidade para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016, e um importante legado para o Rio. 

Obras do Metrô 
Enquanto isso, as obras da Linha 4 do Metrô seguem em curso. No momento, 100% de escavações foram executadas em São Conrado. O novo trecho ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, com estimativa de transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade pagando uma única tarifa e sem baldeação.
crédito: Marcelo Horn/Divulgação
Serão seis estações (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico) com aproximadamente 16 quilômetros de extensão, construídos desde junho de 2010. A operação da nova linha deve entrar em vigor no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes. As perfurações pela Barra da Tijuca já contam com mais de 4,7 mil metros de túneis escavados em direção a Gávea.

Em São Conrado, as escavações atingiram 100%, sendo agora iniciadas as escavações dos acessos à estação. Na Gávea, foi concluída a instalação do canteiro no campo de futebol da PUC, de onde está sendo escavado um túnel de serviço que dará acesso ao túnel de via, por onde passarão os trens, sentido estações Gávea e São Conrado. Ao final das obras, o túnel de serviço será utilizado para ventilação e saída de emergência.

Na Praça Antero de Quental, no Leblon, é realizado o serviço de Jet Grouting, técnica de impermeabilização do solo. O mesmo trabalho está em execução no Jardim de Alah, que conta ainda com a instalação de estacas raiz, que servem como cortinas de proteção aos prédios do entorno. Na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, além do Jet Grouting, os operários trabalham na construção das paredes diafragma (paredes da estação). 

Já no subsolo ao lado da Estação General Osório, também em Ipanema, ocorre atualmente a preparação do túnel onde a máquina de perfuração chamada Tatuzão será montada. O Tatuzão partirá em direção à Gávea, a partir de outubro. No local, a máquina será montada, para começar a escavar os túneis de Ipanema até a Gávea. A montagem está prevista para começar em junho. E na Leopoldina, está sendo construída a fábrica de aduelas, que são anéis de concreto que formarão os túneis do metrô entre Ipanema e Gávea.

Estima-se que o trajeto Barra–General Osório será feito em 13 minutos, e o Barra–Tijuca, em 50 minutos. O valor do empreendimento é de 8,5 bilhões, sendo R$ 7,5 bilhão do Estado e R$ 1 bilhão por meio de consórcio.

Informações: Portal 2014

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