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Sistema de biometria em Teresópolis-RJ é cancelado

sábado, 26 de janeiro de 2013

Na sexta-feira (25), um reunião entre os vereadores de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e os representantes da Viação Dedo de Deus, pois fim no sistema de biometria nos ônibus da cidade. A decisão entrou em vigor neste sábado (26) e a gratuidade nos ônibus está liberada para os passageiros, apenas, com a apresentação do cartão de gratuidade e da carteira de identidade.

No dia 15 de janeiro houve uma reunião entre os vereadores e a direção da empresa, mas eles não chegaram a acordo. Na época, a Viação Dedo de Deus não aceitou suspender o uso da biometria nos horários de maior movimento. Depois disso, os vereadores notificaram a Viação Dedo de Deus com base na Lei Federal de Concessões e das Permissões.

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Três grandes oportunidades para transformar o transporte sustentável

A necessidade de ação em transporte sustentável nunca foi mais evidente do que é hoje. A população mundial deve chegar a 9,8 bilhões de pessoas em 2050, com cerca de 70% delas vivendo nas cidades. Enquanto isso, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) estão em ascensão. O Transporte contribui para 13% das emissões globais, impulsionando a mudança climática e criando uma perigosa poluição do ar.
Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil
O transporte sustentável – como sistemas de transporte coletivo, ciclovias e caminhadas – tem a capacidade de salvar vidas, reduzir o uso de energia e as emissões de GEE, além de facilitar o acesso a bens e serviços que apoiem o desenvolvimento sustentável, melhorando a qualidade geral de vida nas cidades. A necessidade do transporte sustentável tem sido aceita em algumas partes do mundo e, agora, ganha força globalmente. As cidades, que são tão importantes para a economia global, desempenham um papel fundamental.

Um momento crucial para o transporte sustentável
Os bancos multilaterais de desenvolvimento (BMD) sinalizaram uma mudança de paradigma quando se comprometeram em investir U$ 175 bilhões no transporte sustentável, ao longo de 10 anos, durante a Conferência Rio+20, em junho passado. Enquanto o financiamento provém de recursos já alocados para o desenvolvimento, este compromisso representa a primeira vez que os BMDs reservaram uma quantia dessa magnitude para o transporte sustentável. Este compromisso financeiro pode ajudar a alavancar o impacto dos investimentos em infraestrutura de transporte, que já respondem por mais de US $ 1 trilhão por ano no mundo. Ele também pode apoiar o trabalho em nível nacional, bem como a liderança histórica das cidades no transporte.

Temos agora uma chance de realmente abraçar o transporte sustentável em níveis local, nacional e internacional. É primordial que nós aproveitemos a oportunidade apresentada por este alinhamento sem precedentes de vontades.

03 grandes oportunidades para transformar o transporte

1) Liderança Local
As cidades têm historicamente assumido a liderança no transporte sustentável e em iniciativas ambientais. Tomemos como exemplo a cidade de Nova Iorque: Enquanto a os Estados Unidos têm lutado para lidar eficazmente contra as mudanças climáticas, a iniciativa do prefeito Bloomberg, a PlaNYC 2030, alcançou mudanças para medir e aumentar a saúde dos nova-iorquinos, tornar as ruas mais seguras, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar o meio ambiente. A transformação da icônica Times Square em um local de comércio e entretenimento para os pedestres irá inspirar outras cidades em todo o mundo a adotarem o transporte sustentável.

A Cidade do México também tem feito progressos notáveis em relação ao ano passado, como o acréscimo de uma linha de BRT, a expansão do sistema de compartilhamento de bicicletas públicas, e a implementação de um sistema de estacionamento em uma área movimentada. Enquanto isso, o Rio de Janeiro está implementando uma rede de 150 km de corredores BRT, duplicando o tamanho de seu sistema de aluguel de bicicletas públicas, e abrindo novos espaços verdes que incentivam a vida urbana sustentável antes da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Ainda esta semana, o ex-prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard, recebeu o Prêmio de Transporte Sustentável por sua liderança, juntamente com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
É conveniente que prefeitos e administradores municipais conduzam o transporte sustentável, já que entendem as questões econômicas, sociais e políticas específicas que impactam cada ambiente urbano. As cidades devem continuar liderando projetos sustentáveis de transporte, mesmo se eles forem financiados por dinheiro nacional ou internacional. Determinar como alavancar investimentos nacionais e internacionais, sem prejudicar iniciativas locais é um desafio fundamental para capitalizar sobre as grandes oportunidades diante de nós. Em face do aumento da motorização e urbanização, é também vital que mais cidades implementem o transporte sustentável para alcançar uma visão de rua para as pessoas e não de estradas para carros.

2) Políticas Nacionais
Nos últimos anos, várias novas políticas nacionais foram feitas, canalizando investimentos substanciais em transporte sustentável em áreas urbanas em crescimento. Os governos nacionais começaram a mostrar interesse em transporte sustentável, pois isto ajuda o seu próprio desenvolvimento – o transporte é um fator-chave para alcançar as metas nacionais sobre as emissões de gases de efeito estufa e mudanças climáticas.

O México, por exemplo, reconheceu o transporte sustentável em sua legislação sobre mudança climática de 2012, que direciona a um objetivo de redução de emissões de 30% em 2020 e 50% até 2050. A Índia é outro exemplo. O programa JnNURM II vai canalizar 40 bilhões de dólares para projetos de desenvolvimento urbano ao longo dos próximos cinco anos. E no Brasil, a fase II do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está prestes a investir cerca de US$ 526 bilhões de 2011 a 2014, em infraestrutura urbana, energia e transporte antes da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

As políticas nacionais são importantes, mas devem apoiar iniciativas da cidade – e não operar em um fluxo de trabalho separado. Dada à natureza bem local do transporte e o conhecimento que as cidades possuem, as comunidades urbanas devem ser quem deve implementar melhorias de transporte sustentáveis. Os governos nacionais devem também dar às cidades mais autoridade jurídica e fiscal, permitindo-lhes servir como motores do crescimento econômico e qualidade de vida.

3) Compromissos Globais
O compromisso de oito BMDs para investir US$ 175 bilhões em transporte sustentável ao longo dos próximos 10 anos não é o único compromisso global do transporte. A Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2021, da ONU, e a promessa da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também, dão maior ênfase aos benefícios humanos do transporte sustentável.

Esta atenção internacional é encorajadora, mas o dinheiro deve ser gasto com os tipos certos de projetos. Os compromissos dos bancos devem apoiar a expansão significativa dos financiamentos para o transporte urbano, transporte coletivo rápido, e a integração do uso do solo – e reduzir, significativamente, os empréstimos para a construção de estradas. A Iniciativa de Transporte Sustentável (The Sustainable Transport Initiative), lançada pelo Banco de Desenvolvimento da Ásia, em 2008, é um bom ponto de partida para enquadrar esta transferência de recursos.

Como os clientes dos bancos multilaterais são os governos nacionais e as autoridades locais, os bancos também desempenham um papel importante ao incentivar estados e cidades a escolherem as opções de transporte sustentável. Isto poderia ser traduzido oferecendo taxas de juros mais baixas para projetos sustentáveis, acesso mais fácil e rápido para o financiamento, e acesso direto a recursos para os governos locais.

Uma ideia promissora seria misturar o financiamento dos BMDs com as finanças climáticas através de uma “Facilidade de Baixo Carbono + Transporte Sustentável”. Esta estratégia poderia promover a execução do transporte sustentável no âmbito da UNFCCC e fornecer planos de ação em transporte sustentável para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com o financiamento que necessita.

Olhando para o futuro
Como lidamos com o transporte hoje impactará a forma como as cidades do mundo vão operar no futuro, incluindo as suas pegadas ambientais e como elas impactam saúde, mobilidade e qualidade de vida dos cidadãos. Nós não podemos nos dar ao luxo de ignorar as três grandes oportunidades que estão na nossa frente. É importante que os investimentos locais, nacionais e internacionais trabalhem em conjunto para transformar o transporte.

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Em Curitiba, Obras no Ligeirão Norte desativa a estação tubo Alferes Poli

Foi desativada na última segunda-feira (21), a estação tubo Alferes Poli, para reforma e ampliação e, durante as obras na canaleta, os biarticulados vão trafegar pelas vias lentas da avenida Sete de Setembro.

Os motoristas e pedestres devem redobrar o cuidado ao circular pela Sete de Setembro, no trecho entre as ruas Alferes Poli e Desembargador Westphalen.

O desvio dos ônibus é feito tanto no sentido Santa Cândida como no sentido Capão Raso. Com a desativação da estação-tubo Alferes Poli, os usuários do expresso Santa Cândida / Capão Raso tem como opção de embarque e desembarque as estações-tubo das praças Oswaldo Cruz e Eufrásio Corrêa.

A recomendação aos motoristas é que sempre que possível utilizem caminhos alternativos, nas ruas próximas, para evitar congestionamentos.

O desalinhamento das estações permite criar faixas de ultrapassagem dos ônibus biarticulados, ampliando a capacidade das canaletas e permitindo que um coletivo siga em frente mesmo quando outro ônibus estiver parado na estação. O desalinhamento consiste em as estações que hoje ficam a frente a frente, nos dois sentidos de tráfego, serem deslocadas em alguns metros abrindo espaço para uma terceira faixa na canaleta.

Mudanças – Confira como fica o tráfego de ônibus e demais veículos na avenida Sete de Setembro, entre as ruas Alferes Poli e Desembargador Westphalen:

• Expresso Santa Cândida / Capão Raso – no sentido Santa Cândida, ônibus deixam a canaleta na esquina com a rua Alferes Poli, trafegando pela via lenta da avenida. Retornam à canaleta a partir do cruzamento com a rua Desembargador Westphalen. No sentido Capão Raso, ônibus deixam a canaleta circulam pela pista lenta a partir do cruzamento com a rua Desembargador Westphalen, retornando ao caminho normal no cruzamento com a rua Alferes Poli.

• Expresso Pinheirinho Especial – o itinerário é desviado à via lenta da avenida, no cruzamento da rua Desembargador Westphalen, retornando para a canaleta no cruzamento da rua Alferes Poli, sentido centro / Pinheirinho.

• Expresso Centenário / Rui Barbosa; Expresso Pinhais / Rui Barbosa – os ônibus das duas linhas também seguirão pela via lenta da avenida Sete de Setembro, no cruzamento da rua Alferes Poli, retornando à canaleta no cruzamento da rua Desembargador Westphalen, respectivamente, no sentido Rui Barbosa-Centenário e Rui Barbosa-Pinhais.

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Novos ônibus são entregues aos usuários de Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, estará entregando a população usuária do sistema de transporte público de passageiros três novos ônibus, modelo 1724, que passarão a circular no sistema de transporte coletivo urbano da cidade, a partir da próxima segunda-feira, 28, numa parceria com o SITRANS.

De acordo com a gerencia de transportes, a apresentação e entrega dos novos veículos ocorrerá nesta sexta-feira, 25, a partir das 9:00hs, no prédio da STTP.

A incorporação destes novos veículos, da empresa Cabral, faz parte do programa de renovação da frota de transportes coletivos para 2013, visando facilitar a mobilidade dos passageiros. E, em atendimento a solicitação da STTP, a empresa estará operando estes carros na linha 077 - Cinza, totalizando 7 ônibus na rota daquele Conjunto Ana Amélia Vilar.

Informações: PB Agora

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Prefeitura de Porto Alegre entrega trecho de ciclovia no Centro Histórico

Transitar de bicicleta pelo centro de Porto Alegre agora é mais seguro e mais fácil. A ciclovia da rua Sete de Setembro, com 585 metros de extensão entre a avenida Borges de Medeiros e a rua Padre Thomé, foi entregue à população na manhã desta sexta-feira, 25. O prefeito em exercício, Sebastião Melo, e o diretor-presidente em exercício da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, fizeram a inauguração do trecho e percorreram o trajeto de bicicleta. 

“Esta ciclovia, no Centro Histórico, representa um avanço para o dia-a-dia do cidadão de Porto Alegre, principalmente para os que utilizam a bicicleta para trabalhar. Mudar a cultura, mudar os hábitos, não é fácil. Mas a gente observa o aumento do número de ciclistas circulando pelas ruas da Capital. E a ciclovia serve de estímulo para que mais pessoas passem a utilizar esse meio de transporte, pois garante segurança e uma convivência mais harmônica com os outros veículos”, disse o prefeito em exercício. (fotos)

A via é separada por tachões e o asfalto foi pintado com tinta vermelha, no padrão das outras ciclovias mais recentes. Placas de sinalização e semáforos específicos para ciclistas foram instalados. Os contêineres da coleta seletiva foram deslocados para os espaços ao lado da ciclovia.

As Ciclovias de Porto Alegre – Hoje a Capital tem 12 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. No primeiro semestre deste ano, devem ser entregues à população outras 3. A ciclovia da rua Dona Adda Mascarenhas de Moraes, na zona Norte, deverá ter 1,2 quilômetros, entre as ruas Karl Iwers e a Vitório Francisco Giordani. A da avenida Chuí, na zona Sul, vai ligar as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, com 650 metros de extensão. Na Cidade Baixa, a via terá um trecho de 2 quilômetros na rua José do Patrocínio e Avenida Loureiro da Silva.

Ciclovias já implantadas:

Ipiranga: Dos 9,4 quilômetros previstos para a avenida Ipiranga, 1,8 quilômetros já foram entregues, entre a Azenha e a Edvaldo Pereira Paiva.

Restinga: 4,6 quilômetros de extensão. Custo da obra foi de 1,1 milhão financiados pelo município. São 3 quilômetros na avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzirão até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1 quilômetro na Nilo Wulff, entre a avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

Diário de Notícias: Ao longo da Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí, com 2,1 quilômetros de extensão. Obra concluída. Construída como contrapartida, pelo Barra Shopping.

Ipanema: Inicia na Coronel Marcos com Déa Cofal, segue pela Déa Cofal e avenida Guaíba até a avenida Osvaldo Cruz, com1,2 quilômetro de extensão. Foi revitalizada em 2012.

Icaraí: 1,7 quilômetro, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro, localizada ao lado direito da pista, junto ao meio-fio e sinalizada com tachões.

BikePoa – Quatro meses depois que o serviço de aluguel de bicicletas foi implantado em Porto Alegre, o BikePoa tem 25 mil usuários cadastrados e 49 mil viagens foram realizadas. A média é de 400 viagens por dia. O sistema conta com 17 estações e 170 bicicletas. Até abril, a capital terá 40 estações e 400 bicicletas disponíveis. Clique aqui para se cadastrar no BikePoa. 

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São José dos Campos terá uma estação do Trem de Alta Velocidade

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A prefeitura de São José dos Campos e a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Governo Federal, anunciaram na quarta-feira, dia 23, a inclusão de uma estação em São José dos Campos no projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV).

Na avaliação da equipe técnica da prefeitura de São José, o ideal é que essa estação seja mais próxima possível do aeroporto, permitindo a integração com o transporte aéreo e a estrutura viária da região.

Os novos estudos para avaliar os locais disponíveis e propor alternativas viáveis serão feitos pelas secretarias de Transportes e Planejamento. Segundo o presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, ainda este mês será publicado o edital para a contratação de uma empresa para gerenciar o projeto de engenharia, o que deve ocorrer até março.

De acordo com o projeto, o TAV terá 511 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. O trem terá velocidade máxima de cerca de 300 km/h. Além da estação em São José, também já está confirmada uma estação em Aparecida.

A primeira etapa do projeto compreende a implantação dos sistemas de sinalização, eletrificação e comunicação, proteção acústica, operação e manutenção do sistema.

A licitação para a contratação das empresas que farão as obras de infraestrutura será aberta no primeiro semestre do ano que vem, para que as obras sejam concluídas até 2019 e o trem entre em operação em 2020.

O presidente da EPL, Bernardo Figueiredo, que participou da coletiva, disse que ainda este mês será publicado o edital para a contratação de uma empresa para gerenciar o projeto de engenharia.


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Metrô do Rio vai funcionar durante 24 horas no carnaval

Para facilitar a vida dos foliões do Rio de Janeiro, o metrô funcionará durante 24 horas entre os dias 8 e 12 de fevereiro. A circulação será em esquema especial, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (08) às 23h de terça-feira (12), com extensão até às 2h de quarta-feira (13) nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório.

A partir do meio-dia de sábado (09), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Ipanema/General Osório sem transferência. A operação especial se repetirá entre as 5h de sábado (16) e 23h de domingo (17) para atender ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

O MetrôRio, em parceria com a Secretaria Estadual de Transportes e a Associação Independente de Blocos de Carnaval de Rua - Sebastiana-, lançou o Cartão Metrô Folia 2013. O passe dá direito a cinco viagens, será comercializado pelo valor 15 reais, nas bilheterias de oito estações: Pavuna, Nova América/Del Castilho, Saens Peña, Central, Carioca, Botafogo, Largo do Machado e Ipanema/General Osório. A venda acontecerá até o dia 17 de fevereiro ou enquanto durarem os estoques e será válido até o dia 28 do mesmo mês.

Segundo o MetrôRio, o objetivo do novo cartão, que será comercializado a partir de 1º de fevereiro, é propiciar aos passageiros um embarque mais rápido durante os dias de folia. Ele será aceito em todas as estações do MetrôRio e no serviço Metrô na Superfície, respeitando as regras de integração.

Durante a operação especial de carnaval, as bilheterias das estações permanecerão abertas e serão aceitos os cartões Pré-Pago, Rio Card e Bilhete Único Estadual.

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Em Santos, Motoristas de ônibus não poderão mais ter dupla função

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) anunciou, na última quarta-feira (23), o fim da dupla função dos motoristas das linhas municipais de ônibus em Santos, no litoral de São Paulo. Com a medida, os condutores deixarão de exercer o trabalho de cobradores.

De acordo com a decisão, a Viação Piracicabana, empresa responsável pelo serviço, terá 90 dias para se adequar a norma. Para atender as determinações,  a concessionária irá triplicar o número de locais de venda de bilhetes.

Hoje existem oito postos da companhia para a compra de passagens e outros 32 pontos de vendas terceirizados para o comércio de bilhetes, cartões múltiplos e recarga. Outra novidade é a compra do cartão pela internet. Na segunda quinzena de fevereiro, os usuários poderão fazer o cadastro pelo site e solicitar o cartão, que será enviado pelos correios em até cinco dias úteis. O primeiro cartão será gratuito.

A partir de 1º de março, a compra dos créditos do cartão transporte poderá ser feita por boleto bancário ou cartão de crédito, via internet. O uso do telefone está em estudo e poderá ser implementado nesse período.

Barbosa também falou sobre a elaboração do Plano de Melhorias do Transporte (PMT), que inclui prazos para renovação da frota, instalação de ar-condicionado nos ônibus, piso baixo para facilitar o acesso nos coletivos e sistema sonoro para deficientes visuais.

Por fim, o prefeito informou que não há possibilidade de discussão de reajuste da tarifa com a Viação Piracicabana sem que as medidas sejam atendidas.

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