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Linha Sul do metrô de Fortaleza será inaugurada no fim de fevereiro

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A inauguração da Linha Sul do metrô de Fortaleza, que estava prevista para dezembro de 2012, foi prorrogada para o fim de fevereiro e início de março deste ano.

Retorno da operação assistida foi adiada para a segunda-feira, 14 (Foto: Alcides Freire)

O atraso, segundo a assessoria de imprensa da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), deve-se aos processos burocráticos.  Faltam apenas duas estações: a José de Alencar e a Chico da Silva para a liberação da última parte do trecho de 2 Km da linha que liga o Centro de Fortaleza a Maracanaú.

Segundo a companhia, em torno de 97% das obras civis da estação Chico da Silva estão concluídas, restando algumas instalações  como as escadas rolantes, por exemplo. “A José de Alencar está um pouco mais abaixo, com cerca de 60% a 92% das obras civis prontas. Restam apenas essas duas estações. A linha em si está praticamente concluída”, afirmou a assessoria de comunicação do órgão.
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Operação assistida só na segunda-feira, 14

Outra causa do atraso da conclusão da linha Sul é a prorrogação do intervalo de manutenção do trecho já concluído. A concretagem da linha teve de ser parada para a passagem da eletrificação. De acordo com o Metrofor, estava programada a suspensão por 14 dias da operação assistida  na linha Sul em virtude desse  período de manutenção. 

De acordo com o cronograma inicialmente estipulado pelo órgão, as pessoas deveriam voltar a utilizar, de forma assistida, o serviço do metrô no dia 7 de janeiro. Contudo, a quantidade de dias destinada para a manutenção foi prorrogada por mais uma semana.

 “O trecho será novamente liberado na próxima segunda-feira, 14”, explicou a assessoria do Metrofor, ressaltando que o mesmo prazo  vale para o restabelecimento da linha no Cariri.

Conforme a assessoria, apesar do atraso o cronograma se mantém o mesmo. “A entrega oficial e definitiva da Linha Sul continua para meados de 2013”.

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Aumento na tarifa de ônibus de Manaus é inevitável

O início da gestão do atual prefeito, Arthur Virgílio Neto,  foi marcada pela paralisação de 15 linhas de uma empresa de transporte coletivo. Em menos de uma semana, uma nova paralisação é anunciada. Frente a isso, o prefeito de Manaus aguarda reunião com empresários do sistema de transporte coletivo para discutir as cláusulas que regem o contrato e definem o funcionamento do sistema. Entre os pontos que serão discutidos no encontro, está o reajuste da tarifa.

“Já conversei com quase todas as entidades de classes, menos os empresários, eles não me procuraram.  Se sobe o preço de carne, do peixe, do cinema, uma hora tem que subir o preço da tarifa também”, explica o prefeito.

O aumento, feito anualmente, faz parte do contrato das empresas de transporte coletivo e a Prefeitura de Manaus. De acordo com os empresários, este reajuste deveria ter acontecido em outubro, ou seja, no governo do ex-prefeito Amazonino Mendes. Para o prefeito,  forçar um aumento no início de gestão é querer agir de má fé.

O prefeito pediu ao  titular da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e  Manaustrans, Pedro Carvalho, um estudo da tarifa de ônibus. “Peço que o Ministério Público fiscalize. Não vejo porque esconder a planilha de custos”, declarou.

Com relação aos terminais da capital, Arthur confirma a extinção dos terminais da Cachoeirinha, na zona Sul, e da Constantino Nery, no Centro. As revitalizações estão programadas para os terminais da Matriz, Cidade Nova, na zona Norte, Jorge Teixeira e São José, ambos na zona Leste. Dentre as melhorias também estão as reformas de paradas de ônibus e abrigos. Estes projetos deverão ser colocados em prática após o período chuvoso.

No que tange o transporte executivo e alternativo, o planejamento envolve renovação da frota, recuperação de vias, sem esquecer os trabalhadores que hoje vivem desse sistema.

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Cidade de Paulínia poderá ter linhas de ônibus para Viracopos

Paulínia e outros quatro municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) poderão ter linhas de ônibus com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos em 2013. Para o projeto se tornar realidade depende da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, que avalia a implantação dos itinerários, aprovar a operação.

De acordo com a STM, a circulação dos seis ônibus ficaria sob a responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). As tarifas, contudo, não foram fixadas.

As linhas estudadas passam por Indaiatuba, Paulínia, com parada prevista no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, seguindo até o principal terminal aeroportuário da região.

Outra linha sairia de Vinhedo, passando em Valinhos, depois partindo para o aeroporto.
Segundo informou a secretaria, a linha 747, que ligaria Indaiatuba, Paulínia e Barão Geraldo a Viracopos teria quatro veículos à disposição. O tempo médio de viagem seria de 95 minutos.

Para a linha 748, que cruzaria Vinhedo e Valinhos ao aeroporto, a expectativa é pelo tráfego de dois veículos. O tempo médio calculado é de 55 minutos de viagem.

Perguntada, a concessionária Aeroportos Brasil, responsável pelo terminal, informou que a EMTU chegou a solicitar a criação das linhas. Entretanto, não existe prazo para o projeto ser posto em pratica, uma vez que ele está em estudo de viabilidade.

Opção atual

A opção atual do usuário do transporte público para se deslocar de coletivo até Viracopos é o transporte da Prefeitura de Campinas, através das linhas da Viação Bonativa (VB), que também faz o trajeto de Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba.

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Em Uberlândia, Valor da tarifa do transporte coletivo sobe para R$ 2,85 amanhã

O aumento de 9,65% na tarifa do transporte coletivo de Uberlândia começa a valer amanhã. Com isso, o passe integral e o vale transporte, que hoje custam R$ 2,60 passam a custar R$ 2,85. Já o passe escolar sobe de R$ 1,56 para R$ 1,71 com o reajuste. Os novos valores foram anunciados pelo prefeito Gilmar Machado (PT) na última sexta-feira.

Ao anunciar o valor das novas tarifas e o percentual do aumento, o prefeito disse que a prefeitura se esforçou para que o reajuste fosse o menor possível. A elevação na tarifa é anual e a data-base em janeiro estava prevista no contrato com as três empresas concessionárias do transporte público uberlandense.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade, em entrevista ao CORREIO de Uberlândia na última sexta-feira, as empresas queriam que a tarifa subisse para R$ 3,16. “Fizemos uma média anual dos reajustes anteriores, que foi de 10,35%. Assim, conseguimos fazer o reajuste abaixo das duas casas [decimais] e em valor inferior ao proposto pelas concessionárias”, afirmou.

Informações: Correio de Uberlândia

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Em Porto Alegre, Linhas de ônibus terão reforço de itinerários para vestibular da Ufrgs

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará esquemas especiais de trânsito e transporte coletivo para o Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Do próximo domingo até quarta-feira será feito um reforço nas linhas de ônibus, com horários extras e veículos articulados, sobretudo na região do Campus do Vale, um dos pontos de maior concentração de candidatos. As provas somam mais de 46 mil inscritos.

A EPTC garante agentes nos pontos de maior movimentação para organizar a circulação. Ainda assim, o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires, pede que os candidatos se programem e saiam de casa com antecedência. "Mesmo com mais ônibus disponíveis e alteração nas sinaleiras, o tráfego aumenta nos pontos de prova", avalia.

Técnicos de trânsito também confirmaram alteração nos tempos semafóricos dos cruzamentos da Bento Gonçalves, para garantir fluidez ao tráfego. Em razão dessa mudança, a EPTC adverte para o risco de congestionamento nos acessos à Lomba do Pinheiro e à Agronomia, assim como na divisa com Viamão, o que vai exigir paciência redobrada dos moradores.

As linhas que atendem o Campus do Vale da Ufrgs e os respectivos horários extras

Domingo, 13
Linha T8 – Campus/Farrapos (7h05 e 12h16)
Linha 343 – Campus/Ipiranga (7h05, 7h15, 11h55 e 12h25)
Linha D43 – Universitária/DIRETA (7h10, 7h20, 7h30)
Linha 375 – Agronomia/Informática (6h20, 6h30, 7h)
Linha 286 – Belém Velho/Cristal/UFRGS (06h35) 

De segunda a quarta-feira
Linhas que atendem ao Campus da UFRGS seguirão com tabela normal (são as únicas que não entraram na tabela de verão).

É possível consultar os horários e itinerários das linhas de ônibus da Capital no site da EPTC - www.eptc.com.br, no PoaTransporte - www.poatransporte.com.br, ou no fone 156.

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No Rio, Obra do corredor Transoeste foi malfeita, pista está cedendo e cheia de buracos

Um dia após acusar a empresa Sanerio de entregar a obra do corredor Transoeste malfeita, o jogo de empurra continua, e ninguém se responsabiliza pelos problemas. A empreiteira diz que os buracos no asfalto e o desnível no pavimento acontecem porque a obra foi finalizada e entregue às pressas para que ficasse pronta dentro do prazo permitido para inaugurações antes da eleição. Já a prefeitura acusa a empresa de não ter cumprido com as exigências e feito as modificações pedidas pelos fiscais da Secretaria municipal de Obras. O corredor viário Transoeste foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes em junho de 2012, um mês antes de o prazo legal terminar e a quatro meses da eleição. Com pouco mais de seis meses de uso, a via já apresenta problemas estruturais, como mostrou o GLOBO de domingo.

— O asfalto corre o risco de ceder novamente porque a prefeitura não esperou o tempo de assentamento do solo, que é de seis meses, para iniciar a operação dos BRTs — acusa o presidente da Sanerio, Luis Carlos Matos.

Além da questão do solo, a empreiteira alega que a construção de uma via ao lado do corredor, na altura da estação Mato Alto, que está fora do projeto, prejudica o asfalto do Transoeste. Segundo a Sanerio, isso estaria tirando parte da impermeabilização e assim causando infiltrações no solo.

— Essa obra está causando infiltração e os remendos que a prefeitura está fazendo são apenas um tapa-buraco. Na primeira chuva que cair, tudo vai sair e vai esburacar de novo — acredita Matos, acrescentado ainda que a empresa ganhou a licitação para fazer a manutenção de toda via, mas desde setembro não pôde colocar os seus 22 funcionários para trabalhar porque ainda não teve a ordem de serviço liberada pela prefeitura.

Ao ser procurado pelo GLOBO nesta segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes não quis comentar as acusações. Em entrevista ao “RJ-TV”, da TV Globo, Paes disse que vai cobrar as melhorias da empresa.

— A empreiteira vai ter que fazer tudo outra vez se for necessário, sem que a prefeitura gaste dinheiro. Todas as empreiteiras que trabalham para o município têm a obrigação de fazer sempre às pressas e no prazo mais curto possível. Tanto um lote quanto o outro foram entregues no mesmo tempo. Por que um lote foi entregue sem problemas e, justamente, na parte feita por essa empreiteira há problemas estruturais? — questionou Paes.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a fiscalização feita pela prefeitura logo após a obra ser entregue já apontava esses problemas e que o reparo foi pedido.

— Os buracos estão lá desde antes da construção desta via (na altura da estação Mato Alto). Isso foi reportado há tempos, mas nada foi feito. Por isso, a empresa ainda não tem o documento aceite-se — explicou o secretário.

O aceite-se é emitido por órgãos públicos e atesta que a empreiteira cumpriu com todas as exigências do contrato. Segundo a secretaria, todos os reparos que a prefeitura está tendo que fazer serão descontados do dinheiro que ainda falta entregar a empresa.

— Só entregamos 90% do valor. Os outros 10% só serão entregues com o aceite-se — explicou Pinto

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