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Em Uberlândia, Valor da tarifa do transporte coletivo sobe para R$ 2,85 amanhã

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O aumento de 9,65% na tarifa do transporte coletivo de Uberlândia começa a valer amanhã. Com isso, o passe integral e o vale transporte, que hoje custam R$ 2,60 passam a custar R$ 2,85. Já o passe escolar sobe de R$ 1,56 para R$ 1,71 com o reajuste. Os novos valores foram anunciados pelo prefeito Gilmar Machado (PT) na última sexta-feira.

Ao anunciar o valor das novas tarifas e o percentual do aumento, o prefeito disse que a prefeitura se esforçou para que o reajuste fosse o menor possível. A elevação na tarifa é anual e a data-base em janeiro estava prevista no contrato com as três empresas concessionárias do transporte público uberlandense.

De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Alexandre Andrade, em entrevista ao CORREIO de Uberlândia na última sexta-feira, as empresas queriam que a tarifa subisse para R$ 3,16. “Fizemos uma média anual dos reajustes anteriores, que foi de 10,35%. Assim, conseguimos fazer o reajuste abaixo das duas casas [decimais] e em valor inferior ao proposto pelas concessionárias”, afirmou.

Informações: Correio de Uberlândia

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Em Porto Alegre, Linhas de ônibus terão reforço de itinerários para vestibular da Ufrgs

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará esquemas especiais de trânsito e transporte coletivo para o Vestibular 2013 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Do próximo domingo até quarta-feira será feito um reforço nas linhas de ônibus, com horários extras e veículos articulados, sobretudo na região do Campus do Vale, um dos pontos de maior concentração de candidatos. As provas somam mais de 46 mil inscritos.

A EPTC garante agentes nos pontos de maior movimentação para organizar a circulação. Ainda assim, o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires, pede que os candidatos se programem e saiam de casa com antecedência. "Mesmo com mais ônibus disponíveis e alteração nas sinaleiras, o tráfego aumenta nos pontos de prova", avalia.

Técnicos de trânsito também confirmaram alteração nos tempos semafóricos dos cruzamentos da Bento Gonçalves, para garantir fluidez ao tráfego. Em razão dessa mudança, a EPTC adverte para o risco de congestionamento nos acessos à Lomba do Pinheiro e à Agronomia, assim como na divisa com Viamão, o que vai exigir paciência redobrada dos moradores.

As linhas que atendem o Campus do Vale da Ufrgs e os respectivos horários extras

Domingo, 13
Linha T8 – Campus/Farrapos (7h05 e 12h16)
Linha 343 – Campus/Ipiranga (7h05, 7h15, 11h55 e 12h25)
Linha D43 – Universitária/DIRETA (7h10, 7h20, 7h30)
Linha 375 – Agronomia/Informática (6h20, 6h30, 7h)
Linha 286 – Belém Velho/Cristal/UFRGS (06h35) 

De segunda a quarta-feira
Linhas que atendem ao Campus da UFRGS seguirão com tabela normal (são as únicas que não entraram na tabela de verão).

É possível consultar os horários e itinerários das linhas de ônibus da Capital no site da EPTC - www.eptc.com.br, no PoaTransporte - www.poatransporte.com.br, ou no fone 156.

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No Rio, Obra do corredor Transoeste foi malfeita, pista está cedendo e cheia de buracos

Um dia após acusar a empresa Sanerio de entregar a obra do corredor Transoeste malfeita, o jogo de empurra continua, e ninguém se responsabiliza pelos problemas. A empreiteira diz que os buracos no asfalto e o desnível no pavimento acontecem porque a obra foi finalizada e entregue às pressas para que ficasse pronta dentro do prazo permitido para inaugurações antes da eleição. Já a prefeitura acusa a empresa de não ter cumprido com as exigências e feito as modificações pedidas pelos fiscais da Secretaria municipal de Obras. O corredor viário Transoeste foi inaugurado pelo prefeito Eduardo Paes em junho de 2012, um mês antes de o prazo legal terminar e a quatro meses da eleição. Com pouco mais de seis meses de uso, a via já apresenta problemas estruturais, como mostrou o GLOBO de domingo.

— O asfalto corre o risco de ceder novamente porque a prefeitura não esperou o tempo de assentamento do solo, que é de seis meses, para iniciar a operação dos BRTs — acusa o presidente da Sanerio, Luis Carlos Matos.

Além da questão do solo, a empreiteira alega que a construção de uma via ao lado do corredor, na altura da estação Mato Alto, que está fora do projeto, prejudica o asfalto do Transoeste. Segundo a Sanerio, isso estaria tirando parte da impermeabilização e assim causando infiltrações no solo.

— Essa obra está causando infiltração e os remendos que a prefeitura está fazendo são apenas um tapa-buraco. Na primeira chuva que cair, tudo vai sair e vai esburacar de novo — acredita Matos, acrescentado ainda que a empresa ganhou a licitação para fazer a manutenção de toda via, mas desde setembro não pôde colocar os seus 22 funcionários para trabalhar porque ainda não teve a ordem de serviço liberada pela prefeitura.

Ao ser procurado pelo GLOBO nesta segunda-feira, o prefeito Eduardo Paes não quis comentar as acusações. Em entrevista ao “RJ-TV”, da TV Globo, Paes disse que vai cobrar as melhorias da empresa.

— A empreiteira vai ter que fazer tudo outra vez se for necessário, sem que a prefeitura gaste dinheiro. Todas as empreiteiras que trabalham para o município têm a obrigação de fazer sempre às pressas e no prazo mais curto possível. Tanto um lote quanto o outro foram entregues no mesmo tempo. Por que um lote foi entregue sem problemas e, justamente, na parte feita por essa empreiteira há problemas estruturais? — questionou Paes.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a fiscalização feita pela prefeitura logo após a obra ser entregue já apontava esses problemas e que o reparo foi pedido.

— Os buracos estão lá desde antes da construção desta via (na altura da estação Mato Alto). Isso foi reportado há tempos, mas nada foi feito. Por isso, a empresa ainda não tem o documento aceite-se — explicou o secretário.

O aceite-se é emitido por órgãos públicos e atesta que a empreiteira cumpriu com todas as exigências do contrato. Segundo a secretaria, todos os reparos que a prefeitura está tendo que fazer serão descontados do dinheiro que ainda falta entregar a empresa.

— Só entregamos 90% do valor. Os outros 10% só serão entregues com o aceite-se — explicou Pinto

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Metrô de Londres "O mais anitigo do mundo" completa 150 anos

Meio de transporte e ícone turístico, o metrô de Londres completa 150 anos no próximo dia 9 de janeiro.

Ao longo de sua história, o sistema que é o mais antigo do mundo -- foi se tornando um dos símbolos da cidade.

Lojas de souvenirs estão repletas de ímãs, camisetas, canecas e todo tipo de produto com o seu símbolo e o clássico aviso "Mind the Gap" (Cuidado com o vão).

Para homenagear o “tube”, como ele é conhecido pelos britânicos, a cidade terá diversas comemorações, que durarão o ano todo.

Sua primeira viagem, realizada em 9 de janeiro de 1863, será recriada nos dias 13 e 20 de janeiro, com trens restaurados para a ocasião.
Esse trajeto será feito usando a locomotiva a vapor n° 1 do sistema e um carro que é considerado o vagão subterrâneo em funcionamento mais antigo do mundo.

Ao longo do ano, outros trajetos comemorativos com trens a vapor serão realizados em estações históricas da rede.

De fevereiro a outubro, o Museu do Transporte de Londres vai sediar a exposição “Poster Art 150: London Underground’s Greatest Designs”, com cartazes publicitários do metrô de Londres desde 1908.

As celebrações também incluirão palestras, exibições de filmes temáticos nas estações e um lançamento literário.

A editora Penguin Books vai lançar uma série de 12 contos de escritores conhecidos, cada um baseado em uma linha de metrô diferente.

Uma linha especial de souvenirs foi criada ainda para o aniversário. Há desde abotoaduras e utensílios de vidro a reproduções de cartazes.

A programação completa com os eventos comemorativos dos 150 anos do metrô pode ser conferida no link www.ltmuseum.co.uk/whats-on/tube150.

Conheça o metrô de Londres (informações da VisitBritain):

Números:
- Ele tem 270 estações
- Transporta 1.107.000 passageiros por ano
- Sua velocidade média é de 33 km/h
- Cada trem percorre 184.269 km por ano
- A rede metroviária tem 402 km de extensão
- A estação mais movimentada é Waterloo, onde embarcam 57 mil pessoas durante as três horas de pico do período da manhã. Ela também é a que recebe mais passageiros por ano: 82 milhões.

Curiosidades:
- Albus Dumbledore, personagem da série Harry Potter, tem uma cicatriz com o formato do mapa do metrô logo acima do joelho esquerdo.
- A estação desativada de Aldwych é exibida com frequência nas telas de cinema. Já serviu de locação para cenas de Superman IV: em Busca da Paz, Desejo e Reparação e V de Vingança.
- A cada dia, mais de mil pessoas esquecem algo no metrô londrino. Os objetos são enviados para um escritório no subsolo da Baker Street, que armazena em média 200 mil objetos perdidos. Alguns itens estranhos que já foram esquecidos por lá são espadas de samurai, dentaduras, três morcegos mortos e uma lancha de 14 pés. Após três meses, os itens não reclamados são vendidos em leilão ou doados.

Informações: g1.globo.com

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Governo de São Paulo proporciona novas integrações tarifárias com o cartão BOM em linhas intermunicipais da região oeste

A partir de 12/01/2013 os usuários do cartão BOM (Bilhete do ônibus Metropolitano) que se utilizam das linhas Intermunicipais da Empresa Metropolitana de São Paulo - EMTU/SP contarão com mais opções de integração em seu deslocamento na região oeste da Grande São Paulo – em destaque o bairro Vila Yolanda, de Osasco, e os bairros de Butantã, Pinheiros e Lapa, na capital paulista.

A linha 579 Osasco (Vila Yolanda) – Barueri (Alphaville 3 / Bradesco) fará integração tarifária com as seguintes linhas: 059TRO Osasco (Conjunto dos Metalúrgicos) – São Paulo (Metrô Butantã); 059PR1 Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) – São Paulo (Metrô Butantã) e 224 Carapicuíba (Cohab V) – São Paulo (Lapa). Haverá também a possibilidade de transferência gratuita com a linha 576 São Paulo (Metrô Butantã) - São Paulo (Largo da Batata) no Terminal Butantã.


Integração Osasco (Vila Yolanda) - São Paulo (Lapa) 

Tarifa integrada: R$ 3,35

O usuário embarca na linha 579 sentido Barueri e paga a tarifa de R$ 3,10 com o cartão BOM. Desembarca na Av. dos Autonomistas na altura da Estação CPTM Comandante Sampaio e acessa a linha 224 sentido Lapa pagando o complemento de R$ 0,25 também com o cartão.

Para fazer o trajeto contrário, o usuário embarca na linha 224 sentido Carapicuíba, pagando a tarifa de R$ 3,35 com o mesmo cartão e pode embarcar na linha 579 sentido Vila Yolanda na Av. dos Autonomistas sem a necessidade de complemento da passagem.


Integração Osasco (Vila Yolanda) – São Paulo (Metrô Butantã)

Tarifa integrada: R$ 3,70

O usuário que embarca na linha 579 com destino à Estação Butantã do Metrô paga a tarifa de R$ 3,10 com o cartão BOM, desembarca na Av. dos Autonomistas e tem acesso a linha 059TRO ou a 059PR1 pagando o complemento de R$ 0,60 com o cartão.

Para o usuário que sai do Metrô Butantã sentido Vila Yolanda utilizando a linha 059TRO ou a 059PR1, a tarifa é de R$ 3,70 com o cartão BOM, podendo  acessar a linha 579 sentido Vila Yolanda na Av. dos Autonomistas sem a necessidade de complemento de tarifa.


Integração Osasco (Vila Yolanda) – São Paulo (Pinheiros)

Tarifa integrada: R$ 3,70

Quem vai para o Largo da Batata pela linha 579 paga a tarifa de R$ 3,10 utilizando o cartão BOM, desembarca na Av. dos Autonomistas e acessa as linhas 059TRO ou 059PR1 pagando um acréscimo de R$ 0,60. O usuário desce no Terminal Butantã e embarca na linha 576 sem necessidade de complementar a passagem.

O usuário que embarca no sentido oposto, com destino a Vila Yolanda, embarca na linha 576 pagando a tarifa de R$ 2,95, desembarca no Terminal Butantã e pode fazer a transferência para a linha 059TRO ou a linha 059PR1 sentido Vila Yolanda, pagando o complemento de R$ 0,75. Daí desce na Av. dos Autonomistas e acessa a linha 579 gratuitamente.

Informações: EMTU SP

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No Recife, bicicletas para aluguel chegam antes das ciclovias

Com a presença do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Geraldo Julio, prefeito do Recife, o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, vai inaugurar nesta próxima terça-feira (08.01) o Sistema Integrado de Apoio a Mobilidade no Bairro do Recife Antigo, iniciativa que faz parte do Porto Leve, projeto do parque tecnológico do Recife. O evento vai acontecer a partir das 16h, na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, local onde está instalada uma das estações de bicicletas que fazem parte do projeto. Na ocasião, serão inauguradas as 10 estações com as 100 bikes que fazem parte do Porto Leve.

"Esta é uma grande contribuição que o Porto Digital dá para a cidade do Recife. A utilização de bicicletas se revela não apenas como uma alternativa de transporte, mas também como um simbólico de alternativa sustentável que ela representa", comenta Francisco Saboya. Foram investidos cerca de R$ 1,6 milhão para a implantação das estações e bicicletas.

O objetivo desta iniciativa é permitir que a população possa realizar deslocamentos dentro dos bairros a partir de uma solução de base tecnológica. Desenvolvida pela Serttel, empresa localizada no parque tecnológico, a logística de uso das bicicletas será a mesma aplicada nos projetos RioBike e Bike Sampa. No Recife, a expectativa é que em dois anos o projeto atinja uma marca de dois mil usuários.

A inscrição será disponibilizada através de um site e um aplicativo mobile que serão divulgados na próxima terça-feira (08.01). Para o ciclista destravar o veículo, ele precisa ser assinante do serviço, que custa R$ 10,00. Quem não tiver smartphone poderá ligar para um número de telefone gratuito.

Durante 30 minutos a bicicleta poderá ser utilizada devendo o usuário devolvê-la na estação mais próxima após este período. Depois de 15 minutos ele poderá destravar novamente a bike e realizar um novo deslocamento nos próximos 30 minutos. Se passar do horário, terá que pagar uma multa de R$ 5,00. As bicicletas ficarão disponíveis das 8h às 22h.

As estações serão instaladas na Av. Cais do Apolo (ao lado da parada de ônibus próxima à Prefeitura do Recife), Praça Tiradentes (próximo ao C.E.S.A.R), Praça do Arsenal da Marinha (No prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Travessa do Bom Jesus (na esquina com Rua do Apolo), Cais do Porto (antigo Bandepe), Livraria Cultura, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Rua da Aurora (na frente da Contax), Rua do Capitão Lima e Rua Bione.

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