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No Rio, Novo trem da SuperVia circula no ramal Japeri

sábado, 3 de novembro de 2012


Os passageiros do ramal Japeri já podem viajar nos novos trens adquiridos pelo Governo do Estado para renovação da frota da SuperVia. A possibilidade de oferecer trens novos com oito carros aumentou a capacidade de transporte de passageiros, o que permite sua circulação também nos ramais Japeri, Santa Cruz e Belford Roxo.

Com um esquema especial para facilitar a volta para casa nesta véspera de feriado de Finados, os passageiros do ramal Japeri também contarão com um trem expresso além do que é oferecido regularmente nos dias úteis, às 18h. A composição extra partirá da plataforma 10, às 19h. 

Para evitar filas na estação Central do Brasil, local de maior concentração de clientes, funcionarão 14 bilheterias regulares e cinco avançadas para que possam ser efetuadas compras de bilhetes sem necessidade de troco (antigo papa-filas). Além disso, a nova equipe de Jovens Aprendizes da SuperVia  estará à disposição dos passageiros para esclarecer dúvidas sobre a circulação de trens.

Informações da Supervia

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ANTT remarca anúncio do edital do trem-bala para 26 de novembro

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que prorrogou para 26 de novembro a data de publicação no Diário Oficial da União (DOU) do edital de concessão do Trem de Alta Velocidade (TAV). A previsão era que o texto fosse divulgado nesta quarta-feira, 31.

Segundo a ANTT, a data foi alterada "devido ao grande número de contribuições recebidas nas audiências públicas e à natureza dos temas abordados". A decisão do adiamento foi publicada nesta quarta no DOU.

Segundo o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, foram recebidas cerca de 150 sugestões, que estão sendo analisadas.

Silvana Mautone, da Agência Estado

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Ônibus de Curitiba terão sistema para garantir pontualidade até 2014

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ônibus nas pistas exclusivas ou parando em uma estação tubo já fazem parte da paisagem de Curitiba. Para tornar o transporte público mais confiável até a Copa do Mundo de 2014, o governo vai investir em tecnologia mais de R$ 60 milhões.

Curitiba não tem metrô, como Rio de Janeiro e São Paulo. São os quase dois mil ônibus que vão levar torcedores de um lado a outro.

Os técnicos sabem, pelo GPS, onde está cada um deles. Se há atrasos, descobrem os motivos.
Câmeras espalhadas pela cidade mostram congestionamentos e acidentes. Com isso, é possível enviar um aviso para o motorista mudar a rota do ônibus e evitar a perda de tempo.

A comunicação imediata é feita por mensagens em um painel, que o motorista lê sempre que chega em uma estação. Ele também pode avisar de problemas no ônibus, para que o conserto chegue rápido.

Para quem depende de ônibus, quanto menos ele ficar parado melhor. O sistema na pista ajuda bastante. É um sensor, que identifica que tipo de ônibus está passando, e envia um comando para que o sinal de trânsito logo a frente fique verde. Para o usuário, é caminho livre para chegar antes.

Com os sensores e as câmeras, é possível calcular o tempo que o ônibus leva para percorrer o trajeto. Informação importante para quem espera na fila. Em um dos terminais de Curitiba, painéis com o horário de chegada do próximo ônibus já estão em teste.

Os técnicos ainda estão atrás da pontualidade dos trens alemães, que transportavam torcedores na copa de 2006. Em 2014, estações tubo de Curitiba também podem virar uma atração para turistas, principalmente se o ônibus chegar no horário. 

Informações: G1.globo.com

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Recife terá mais ônibus para as provas do ENEM

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de ônibus para aqueles que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, nos próximos sábado (03/11) e domingo (04/11). Ao todo, 47 linhas farão parte da programação, contando com um acréscimo em 109 ônibus, que realizarão 860 viagens a mais, para levar os usuários aos principais locais de prova da Região Metropolitana do Recife

Quatro linhas que atendem à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas que não entram no campus da instituição aos finais de semana, farão o atendimento ao campus em todas as viagens até às 18h, nos dias de prova. Sendo assim, aqueles que irão fazer os testes na UFPE, ou nas proximidades, poderão utilizar normalmente as linhas 060 – Shopping/ CDU, 920 – Rio Doce/ CDU, 431 – Cidade Universitária e 303 – Curado II/ Caxangá (BR 232). 

Já as linhas 116 – Circular (Príncipe) e 330 - Casa Amarela (CDU) irão operar em caráter especial no domingo (04/11) para auxiliar o deslocamento dos passageiros. Essas duas linhas normalmente não operam aos domingos devido à queda de demanda uma vez que os centros comerciais, escolas e universidades não funcionam. 

Por ultimo, para auxiliar a operação dentro dos terminais integrados, o Consórcio programou um esquema de estocagem em cinco equipamentos. Os veículos ficarão disponíveis para serem utilizados conforme necessário, das 8h às 18h, tanto no sábado quanto no domingo. No dia 03/11, serão três veículos no TI Macaxeira; dois no TI Pelópidas Silveira e um no TI PE – 15. No dia 04/11 a estocagem contará com quatro ônibus no TI Macaxeira; dois no TI Afogados; outros dois no TI Pelópidas; um no TI da PE – 15 e um no TI Aeroporto. 

Outras informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo do número 0800.081.0158. 

Serviço: 

Total de linhas reforçadas - 47 
Veículos a mais – 109 
Viagens a mais – 860 

Estocagem nos terminais integrados 

Sábado (03/11) – 6 veículos 

TI Macaxeira – 3 
TI Pelópidas Silveira – 2 
TI PE – 15 – 1 

Domingo (04/11) – 10 veículos 

TI Macaxeira – 4 
TI Afogados - 2 
TI Pelópidas Silveira – 2 
TI PE – 15 –1 
TI Aeroporto – 1 

Linhas que atenderão ao campus da UFPE: 

060 – SHOPPING/ CDU 
920 – RIO DOCE/ CDU 
431 – CIDADE UNIVERSITÁRIA 
303 – CURADO II/ CAXANGÁ (BR 232). 

Linhas que operarão em caráter especial no domingo (04/11): 

116 – CIRCULAR (PRÍNCIPE) 
330 - CASA AMARELA (CDU) 

Linhas reforçadas: 

032-SETUBAL CONDE DA BOA VISTA 
060 - SHOPPING/ CDU 
061- PIEDADE 
062 - JARDIM PIEDADE 
331- TOTÓ (JARDIM PLANALTO) 
361- CURADO IV R.14 
116 - CIRCULAR (PRÍNCIPE) 
920 - RIO DOCE / CDU 
431- CIDADE UNIVERSITÁRIA 
432 - CDU (VÁRZEA) 
424 - CDU/TORRÕES (VIA SAN MARTIN) 
469 - CAMARAGIBE /CDU 
115 - AFOGADOS / AEROPORTO 
138 - ZUMBÍ DO PACHECO 
202 - BARRO / MACAXEIRA (VÁRZEA) 
203 - ZUMBÍ DO PACHECO BARRO (LOT) 
207 - BARRO / MACAXEIRA (BR-101) 
232 - CAVALEIRO 
243 - VILA DOIS CARNEIROS 
630 - VASCO DA GAMA / DERBY 
645 - AV. NORTE (MACAXEIRA) 
640 - GUABIRABA / DERBY 
330 - CASA AMARELA / CDU 
520 - MACAXEIRA / PARNAMIRIM 
522 - DOIS IRMÃOS ( RUI BARBOSA ) 
524 - SITIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS) 
710 - BEBERIBE / DERBY 
742 - LINHA DO TIRO 
905 - IGARASSU / PAULISTA 
914 - PE-15 / AFOGADOS 
915 - PE-15 
946 - IGARASSU (BR- 101) 
964 - IGARASSU/MACAXEIRA 
967 - IGARASSU VIA SÍTIO HISTÓRICO 
968 - ILHA DE ITAMARACÁ/ IGARASSU 
977 - PAULISTA (CONDE DA BOA VISTA) 
906 - PAULISTA / MACAXEIRA 
944 - LOT.CONCEIÇÃO/PAULISTA 
960 - MARIA FARINHA CASA CAIADA 
990 - PAU AMARELO/VARADOURO 
992 - PAU AMARELO 
152 - JORDÃO BAIXO/ AEROPORTO 
164 - CONJ. MARCOS FREIRE 
206 - BARRO / PRAZERES 
216 - BARRO / PRAZERES BR 101 
303 - CURADO II / CAXANGÁ (BR-232) 
302 - CURADO II / CAXANGÁ 

Informações: GRCT
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Tarifa de ônibus em Umuarama passa a custar R$ 2,60


Os mais de 10 mil usuários de transporte coletivo de Umuarama passarão a pagar a partir hoje R$ 2,60 pela passagem de ônibus. O reajuste de quase 13% foi aprovado na última semana pela Prefeitura do Município, após meses de negociações com a empresa responsável, a Viação Umuarama. 

O valor de R$ 2,60 será cobrando dos usuários que adquirirem a passagem diretamente na catraca, já para as pessoas que comprarem o passe por meio do cartão Transcard, o valor será de R$ 2,50. Alunos do ensino médio e fundamental, identificados com o uniforme da escola, continuam com o direto ao desconto de 50%; idosos e deficientes físicos têm o acesso ao transporte de maneira gratuita.

Segundo a empresa, desde 2008, este será o terceiro reajuste no valor do passe, o último aconteceu em abril do ano passado. O novo preço foi baseado no índice de inflação nacional, como também nos gastos com manutenção dos ônibus, obtidos pela Viação Umuarama. 

De acordo com a Secretaria de Administração e Fazenda do município, esse reajuste é uma maneira de equilibrar a economia da empresa contratada. “Ela [empresa] precisa de suporte para atuar, precisa de recursos para se manter e como dentro de quatro anos houve um acréscimo de apenas R$0,10, foi necessário reajustar essa tarifa”, comenta o secretário, Armando Cordts Filho. 

Em 2008, o preço da passagem era de R$ 2,10, no ano seguinte diminuiu para R$ 1,90, entretanto, conforme destaca o secretário de Fazenda, houve um perda real da Viação Umuarama, sendo que o preço cobrado pela tarifa não mantinha os gastos com o transporte. Para tanto, em 2010, houve o primeiro reajuste do período, retornando o preço da passagem para R$ 2,10, com a implantação do Transcard.

Um ano depois, em 2011, a Prefeitura autorizou, em abril passado, o reajuste para R$ 2,20 às passagens adquiridas no cartão e de R$ 2,30 para os passes comprados na catraca. “Em todo esse tempo houve reajuste salarial dos motoristas e demais funcionários, além da média de inflação dos produtos nacionais que atingiu a faixa dos 23%”, acrescenta Cordts Filho.

Com base nas informações, o secretário revela que, se levar em consideração os custos de manutenção da empresa com o transporte público na cidade, esse reajuste é uma maneira de ressarcir as despesas anteriores obtidas pela Viação Umuarama. “Foi um reajuste necessário, pois a empresa precisa se manter”. 

Em nota, a Viação Umuarama acrescenta que a frota de veículos utilizada para o transporte público na cidade é considerado uma das mais novas de todo o Estado; além desse ponto, a empresa destaca que o reajuste foi baseado, também, na quantia de impostos pagos pelo grupo. 
Abaixo da média 

Mesmo com um aumento de R$ 0,30, a tarifa cobrada no transporte público em Umuarama ficou 8,7% abaixo da média nacional, estabelecida pela Geipot (Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte), por meio do Governo Federal, que aponta para um valor mínimo, sugestivo, de R$ 2,85.

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Metrô Curitibano pode não mais sair do papel


A eleição de novos prefeitos pode começar a alterar os projetos de mobilidade urbana, com vistas à Copa do Mundo de 2014. Até recentemente, o lobby das empreiteiras vinha conseguindo impor projetos de metrô em várias cidades-sede como soluções emergenciais, quando há alternativas que transportam muito mais passageiros, por uma fração do custo. Uma delas é o BRT, sistema conhecido como Bus Rapid Transit, que revolucionou o sistema de transporte de cidades como Bogotá, na Colômbia.


Em Curitiba, que já tem um sistema modelo de transportes, o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) foi o primeiro a questionar a imposição do metrô. Em entrevista, ele afirmou que pretende estudar a melhor alternativa. É também muito provável, que, em Salvador, ACM Neto (DEM) pise no freio em relação ao projeto do Metrô na Avenida Paralela, substituindo o mesmo pelo sistema BRT.

Informações: Brasil 247

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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