Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus de Curitiba terão sistema para garantir pontualidade até 2014

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Ônibus nas pistas exclusivas ou parando em uma estação tubo já fazem parte da paisagem de Curitiba. Para tornar o transporte público mais confiável até a Copa do Mundo de 2014, o governo vai investir em tecnologia mais de R$ 60 milhões.

Curitiba não tem metrô, como Rio de Janeiro e São Paulo. São os quase dois mil ônibus que vão levar torcedores de um lado a outro.

Os técnicos sabem, pelo GPS, onde está cada um deles. Se há atrasos, descobrem os motivos.
Câmeras espalhadas pela cidade mostram congestionamentos e acidentes. Com isso, é possível enviar um aviso para o motorista mudar a rota do ônibus e evitar a perda de tempo.

A comunicação imediata é feita por mensagens em um painel, que o motorista lê sempre que chega em uma estação. Ele também pode avisar de problemas no ônibus, para que o conserto chegue rápido.

Para quem depende de ônibus, quanto menos ele ficar parado melhor. O sistema na pista ajuda bastante. É um sensor, que identifica que tipo de ônibus está passando, e envia um comando para que o sinal de trânsito logo a frente fique verde. Para o usuário, é caminho livre para chegar antes.

Com os sensores e as câmeras, é possível calcular o tempo que o ônibus leva para percorrer o trajeto. Informação importante para quem espera na fila. Em um dos terminais de Curitiba, painéis com o horário de chegada do próximo ônibus já estão em teste.

Os técnicos ainda estão atrás da pontualidade dos trens alemães, que transportavam torcedores na copa de 2006. Em 2014, estações tubo de Curitiba também podem virar uma atração para turistas, principalmente se o ônibus chegar no horário. 

Informações: G1.globo.com

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Recife terá mais ônibus para as provas do ENEM

O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de ônibus para aqueles que irão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, nos próximos sábado (03/11) e domingo (04/11). Ao todo, 47 linhas farão parte da programação, contando com um acréscimo em 109 ônibus, que realizarão 860 viagens a mais, para levar os usuários aos principais locais de prova da Região Metropolitana do Recife

Quatro linhas que atendem à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mas que não entram no campus da instituição aos finais de semana, farão o atendimento ao campus em todas as viagens até às 18h, nos dias de prova. Sendo assim, aqueles que irão fazer os testes na UFPE, ou nas proximidades, poderão utilizar normalmente as linhas 060 – Shopping/ CDU, 920 – Rio Doce/ CDU, 431 – Cidade Universitária e 303 – Curado II/ Caxangá (BR 232). 

Já as linhas 116 – Circular (Príncipe) e 330 - Casa Amarela (CDU) irão operar em caráter especial no domingo (04/11) para auxiliar o deslocamento dos passageiros. Essas duas linhas normalmente não operam aos domingos devido à queda de demanda uma vez que os centros comerciais, escolas e universidades não funcionam. 

Por ultimo, para auxiliar a operação dentro dos terminais integrados, o Consórcio programou um esquema de estocagem em cinco equipamentos. Os veículos ficarão disponíveis para serem utilizados conforme necessário, das 8h às 18h, tanto no sábado quanto no domingo. No dia 03/11, serão três veículos no TI Macaxeira; dois no TI Pelópidas Silveira e um no TI PE – 15. No dia 04/11 a estocagem contará com quatro ônibus no TI Macaxeira; dois no TI Afogados; outros dois no TI Pelópidas; um no TI da PE – 15 e um no TI Aeroporto. 

Outras informações podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo do número 0800.081.0158. 

Serviço: 

Total de linhas reforçadas - 47 
Veículos a mais – 109 
Viagens a mais – 860 

Estocagem nos terminais integrados 

Sábado (03/11) – 6 veículos 

TI Macaxeira – 3 
TI Pelópidas Silveira – 2 
TI PE – 15 – 1 

Domingo (04/11) – 10 veículos 

TI Macaxeira – 4 
TI Afogados - 2 
TI Pelópidas Silveira – 2 
TI PE – 15 –1 
TI Aeroporto – 1 

Linhas que atenderão ao campus da UFPE: 

060 – SHOPPING/ CDU 
920 – RIO DOCE/ CDU 
431 – CIDADE UNIVERSITÁRIA 
303 – CURADO II/ CAXANGÁ (BR 232). 

Linhas que operarão em caráter especial no domingo (04/11): 

116 – CIRCULAR (PRÍNCIPE) 
330 - CASA AMARELA (CDU) 

Linhas reforçadas: 

032-SETUBAL CONDE DA BOA VISTA 
060 - SHOPPING/ CDU 
061- PIEDADE 
062 - JARDIM PIEDADE 
331- TOTÓ (JARDIM PLANALTO) 
361- CURADO IV R.14 
116 - CIRCULAR (PRÍNCIPE) 
920 - RIO DOCE / CDU 
431- CIDADE UNIVERSITÁRIA 
432 - CDU (VÁRZEA) 
424 - CDU/TORRÕES (VIA SAN MARTIN) 
469 - CAMARAGIBE /CDU 
115 - AFOGADOS / AEROPORTO 
138 - ZUMBÍ DO PACHECO 
202 - BARRO / MACAXEIRA (VÁRZEA) 
203 - ZUMBÍ DO PACHECO BARRO (LOT) 
207 - BARRO / MACAXEIRA (BR-101) 
232 - CAVALEIRO 
243 - VILA DOIS CARNEIROS 
630 - VASCO DA GAMA / DERBY 
645 - AV. NORTE (MACAXEIRA) 
640 - GUABIRABA / DERBY 
330 - CASA AMARELA / CDU 
520 - MACAXEIRA / PARNAMIRIM 
522 - DOIS IRMÃOS ( RUI BARBOSA ) 
524 - SITIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS) 
710 - BEBERIBE / DERBY 
742 - LINHA DO TIRO 
905 - IGARASSU / PAULISTA 
914 - PE-15 / AFOGADOS 
915 - PE-15 
946 - IGARASSU (BR- 101) 
964 - IGARASSU/MACAXEIRA 
967 - IGARASSU VIA SÍTIO HISTÓRICO 
968 - ILHA DE ITAMARACÁ/ IGARASSU 
977 - PAULISTA (CONDE DA BOA VISTA) 
906 - PAULISTA / MACAXEIRA 
944 - LOT.CONCEIÇÃO/PAULISTA 
960 - MARIA FARINHA CASA CAIADA 
990 - PAU AMARELO/VARADOURO 
992 - PAU AMARELO 
152 - JORDÃO BAIXO/ AEROPORTO 
164 - CONJ. MARCOS FREIRE 
206 - BARRO / PRAZERES 
216 - BARRO / PRAZERES BR 101 
303 - CURADO II / CAXANGÁ (BR-232) 
302 - CURADO II / CAXANGÁ 

Informações: GRCT
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Tarifa de ônibus em Umuarama passa a custar R$ 2,60


Os mais de 10 mil usuários de transporte coletivo de Umuarama passarão a pagar a partir hoje R$ 2,60 pela passagem de ônibus. O reajuste de quase 13% foi aprovado na última semana pela Prefeitura do Município, após meses de negociações com a empresa responsável, a Viação Umuarama. 

O valor de R$ 2,60 será cobrando dos usuários que adquirirem a passagem diretamente na catraca, já para as pessoas que comprarem o passe por meio do cartão Transcard, o valor será de R$ 2,50. Alunos do ensino médio e fundamental, identificados com o uniforme da escola, continuam com o direto ao desconto de 50%; idosos e deficientes físicos têm o acesso ao transporte de maneira gratuita.

Segundo a empresa, desde 2008, este será o terceiro reajuste no valor do passe, o último aconteceu em abril do ano passado. O novo preço foi baseado no índice de inflação nacional, como também nos gastos com manutenção dos ônibus, obtidos pela Viação Umuarama. 

De acordo com a Secretaria de Administração e Fazenda do município, esse reajuste é uma maneira de equilibrar a economia da empresa contratada. “Ela [empresa] precisa de suporte para atuar, precisa de recursos para se manter e como dentro de quatro anos houve um acréscimo de apenas R$0,10, foi necessário reajustar essa tarifa”, comenta o secretário, Armando Cordts Filho. 

Em 2008, o preço da passagem era de R$ 2,10, no ano seguinte diminuiu para R$ 1,90, entretanto, conforme destaca o secretário de Fazenda, houve um perda real da Viação Umuarama, sendo que o preço cobrado pela tarifa não mantinha os gastos com o transporte. Para tanto, em 2010, houve o primeiro reajuste do período, retornando o preço da passagem para R$ 2,10, com a implantação do Transcard.

Um ano depois, em 2011, a Prefeitura autorizou, em abril passado, o reajuste para R$ 2,20 às passagens adquiridas no cartão e de R$ 2,30 para os passes comprados na catraca. “Em todo esse tempo houve reajuste salarial dos motoristas e demais funcionários, além da média de inflação dos produtos nacionais que atingiu a faixa dos 23%”, acrescenta Cordts Filho.

Com base nas informações, o secretário revela que, se levar em consideração os custos de manutenção da empresa com o transporte público na cidade, esse reajuste é uma maneira de ressarcir as despesas anteriores obtidas pela Viação Umuarama. “Foi um reajuste necessário, pois a empresa precisa se manter”. 

Em nota, a Viação Umuarama acrescenta que a frota de veículos utilizada para o transporte público na cidade é considerado uma das mais novas de todo o Estado; além desse ponto, a empresa destaca que o reajuste foi baseado, também, na quantia de impostos pagos pelo grupo. 
Abaixo da média 

Mesmo com um aumento de R$ 0,30, a tarifa cobrada no transporte público em Umuarama ficou 8,7% abaixo da média nacional, estabelecida pela Geipot (Empresa Brasileira de Planejamento de Transporte), por meio do Governo Federal, que aponta para um valor mínimo, sugestivo, de R$ 2,85.

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Metrô Curitibano pode não mais sair do papel


A eleição de novos prefeitos pode começar a alterar os projetos de mobilidade urbana, com vistas à Copa do Mundo de 2014. Até recentemente, o lobby das empreiteiras vinha conseguindo impor projetos de metrô em várias cidades-sede como soluções emergenciais, quando há alternativas que transportam muito mais passageiros, por uma fração do custo. Uma delas é o BRT, sistema conhecido como Bus Rapid Transit, que revolucionou o sistema de transporte de cidades como Bogotá, na Colômbia.


Em Curitiba, que já tem um sistema modelo de transportes, o prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) foi o primeiro a questionar a imposição do metrô. Em entrevista, ele afirmou que pretende estudar a melhor alternativa. É também muito provável, que, em Salvador, ACM Neto (DEM) pise no freio em relação ao projeto do Metrô na Avenida Paralela, substituindo o mesmo pelo sistema BRT.

Informações: Brasil 247

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Metrô São Paulo realiza sessão de testes do novo sistema de controle de trens da Linha 2-Verde

O Metrô dará continuidade na próxima sexta-feira, dia 2, aos testes do sistema CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena). Para a execução do trabalho, das 4h40 às 09h, as estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes, Chácara Klabin e Ana Rosa ficarão fechadas ao público.

Nesse período, os usuários serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) que circularão, ininterruptamente, até às 09h30, entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Mariana, dando cobertura ao trecho interrompido na Linha 2-Verde.

Aos que necessitarem deslocar-se por toda a extensão da Linha 2-Verde, serão entregues senhas nas estações Sacomã e Vila Mariana. Por exemplo, o passageiro que embarcar em Vila Prudente com destino à Vila Madalena, ao chegar à estação Sacomã, deverá retirar uma senha com um empregado do Metrô e, posteriormente, utilizar gratuitamente ônibus do sistema PAESE até a estação Vila Mariana. De posse da senha, embarcará novamente no Metrô e seguirá pela Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) até a estação Paraíso, na qual será possível realizar transferência para a Linha 2-Verde e seguir até o destino final.

As transferências para a Linha 4-Amarela serão realizadas normalmente nas estações Consolação, na Linha 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena), República, Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) e Luz, na Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi).

O CBTC é considerado o sistema de controle de trens mais moderno do mundo e está em operação em linhas de metrôs nas cidades de Nova York, Londres e Paris, entre outras. Quando estiver funcionando plenamente, o intervalo entre um trem e outro será reduzido e a capacidade de transporte ampliada em cerca de 20%.

Os testes são realizados aos domingos e feriados, devido ao menor número de usuários que utilizam trens e estações metroviárias. Para informar sobre a ação, o Metrô está emitindo mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens e por meio de cartazes.

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BHTrans anuncia que vai exigir ônibus confortáveis para o Sistema BRT

Caso coloquem em xeque o conforto dos passageiros e a agilidade do serviço, dois dos preceitos básicos do transporte rápido por ônibus (o BRT, na sigla em inglês), os novos ônibus padron de motor dianteiro – um dos três tipos de coletivos do futuro sistema – podem ser barrados pela BHTrans antes de chegar às ruas. Embora sustente que a posição do motor não interfere na operação daquela que é a principal aposta de mobilidade da capital mineira para os próximos anos, a empresa que gerencia o trânsito em BH informa que a aprovação do modelo de ônibus, ainda em desenvolvimento, depende da fase de homologação.

Reportagem publicada pelo Estado de Minas na semana passada revelou que fabricantes estão projetando, a pedido dos consórcios que operam o sistema de transporte da capital, variações dos atuais coletivos que circulam em BH equipadas com itens como câmbio automático e suspensão a ar, para se adequar às exigências do BRT. A compra dos ônibus, que custam menos e têm consumo menor em relação aos veículos de motor traseiro, além de ter maior facilidade de revenda, será discutida pela Ordem dos Advogados do Brasil, seção Minas Gerais (OAB-MG).

Afirmando que o ruído e o desconforto gerados pela motorização frontal foram superados ao longo dos anos graças a novas tecnologias, como o gerenciamento eletrônico de motor (adotado em meados de 2004), a BHTrans argumenta agora que para se mostrarem eficientes, os veículos terão de passar por testes de capacidade de transporte, funcionamento do ar-condicionado e potência. A homologação é o último item previsto no Decreto Municipal 15.019, documento de 53 páginas que esmiuça como devem ser os veículos do sistema, mas não especifica quais tipos de chassis devem ser adotados. 

“Vamos fazer uma ficha para avaliar em diferentes situações se esses veículos serão mesmo capazes de operar dentro do conceito BRT. A homologação é um recurso para avaliar o carro antes de ele entrar no sistema, para que tenhamos certeza de que todas as exigências foram cumpridas”, afirmou o diretor de Planejamento da BHTrans,  Célio Freitas, exemplificando uma situação em que o modelo em análise terá de transpor as ladeiras da avenida Antônio Carlos, um dos três corredores do sistema, sem apresentar falhas de potência do motor. Juntamente com o diretor de Desenvolvimento e Implantação de Projetos da BHTrans, Daniel Marx, ele demonstra certa preocupação com a viabilidade econômica do projeto. O tipo de veículo usado, ressaltou, tem impacto direto no custo da tarifa. 

Cerca de 200 ônibus padron deverão operar linhas troncais de percurso misto, trafegando entre as pistas exclusivas para coletivos e vias que não receberão o BRT. Outros 200 articulados farão parte do sistema, que manterá os atuais coletivos como ônibus básicos em linhas alimentadoras – existe a possibilidade de que até micro-ônibus sejam adotados nesse serviço, conforme a demanda. “O consumo do coletivo de motor traseiro é 10% maior”, alega Marx.

Cara nova

Célio Freitas sustenta que a agilidade é a maior preocupação do usuário, seguida da confiabilidade, segurança e o conforto. O desperdício de tempo gerado pelo embarque e as paradas dos atuais coletivos em semáforos, acrescentou, será eliminado na operação do BRT em pistas exclusivas. “Estamos preparando uma série de novidades para a operação do novo sistema. Além de ter um nome específico, o BRT de BH prevê nova pintura para os ônibus e um sistema de dados integrado que informará o tempo exato que o passageiro terá de aguardar para pegar o próximo coletivo.”

Assim que as obras forem concluídas serão iniciados os testes operacionais. A primeira fase compreende o conhecimento do veículo pelos motoristas, que terão de avaliar o coletivo operando-o sem passageiros. A partir daí, o sistema será apresentado a diferentes segmentos da população e entrará na fase de pré-operação, rodando em linhas e dias específicos. “A implantação do BRT no Rio de Janeiro revelou um grande receio dos idosos ao embarcar. Apresentando o conceito à população antes, ela irá se habituar”, diz o o representante da BHTrans. 

A previsão do diretor de Planejamento é de que o desenvolvimento do projeto do BRT comece a ser aplicado na Avenida Amazonas, outra importante via da capital, ainda no primeiro semestre de 2013. A meta final da empresa é alcançar 200 quilômetros de linhas até 2023, tendo como aliados o metrô e o BRT metropolitano, que compartilhará as estações de transferência. Objetivo ousado que depende também da aprovação do principal envolvido: o passageiro. 


PROJETOS PARA AMPLIAR O METRÔ
A Empresa Pública de Trem Metropolitano de Belo Horizonte (Metrominas), vinculada à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas, abriu ontem licitações para elaborar os estudos e projetos de engenharia das linhas 1, 2 e 3 do metrô da capital. Segundo o presidente da Metrominas, Fabrício Sampaio, os projetos são necessários para estabelecer com maior precisão –  com ajuda dos serviços de sondagem que estão em andamento – o valor das obras de expansão do serviço. O custo do projeto básico para as linhas 1 e 2 está estimado em R$ 18,5 milhões e, para a Linha 3, em cerca de R$ 14,6 milhões, sendo o prazo estimado para ambos de 12 meses. Para a Linha 1, atualmente em operação, estão previstas reforma de estações, aquisição de trens e extensão de aproximadamente 1,7 quilômetro até a futura Estação Novo Eldorado. A Linha 2 ligará o Barreiro ao Bairro Calafate, com sete estações previstas. Totalmente subterrânea, a Linha 3 ligará a região da Savassi à Lagoinha, com cinco estações previstas.

Informações: Estado de Minas

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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