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Governo de São Paulo entrega três novos trens e anuncia modernização de mais uma estação da CPTM

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Nesta quarta-feira, 31, o governador Geraldo Alckmin entregou três novos trens para a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

"É trem novo, com ar condicionado, sistema de câmera anterior e posterior, motorização maior, sistema de frenagem. Cada trem oito carros, então mais 24 carros zero quilômetros. Com isso completamos 82 trens entregues", disse Alckmin.

Os trens fazem parte dos 105 adquiridos pela CPTM, em 2006, e que estão sendo entregues gradativamente até o próximo ano. Com 170 metros, os carros possuem salão contínuo de passageiros, ou seja, têm passagem livre entre eles.

O governador também anunciou obras de modernização na estação Domingos de Moraes. "São 10 milhões de reais que vão ser investidos. Vai beneficiar 22 mil passageiros que utilizam por dia a estação e vamos entregar a obra em julho do ano que vem".

Ainda no evento, Alckmin destacou que na estação serão instalados elevadores, plataformas suspensas e novos sanitários, todos com acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Ao todo, nove estações estão em obras para se adequarem ao novo padrão da CPTM.  Até dezembro serão mais duas, ou seja, totalizando 12 estações em obras, incluindo a Domingos de Moraes.



Do Portal do Governo do Estado

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Especialista que mudou Barcelona sugere soluções para Salvador


Ele tenta andar na cidade, mas não consegue, pois não há calçadas. Nas avenidas, espaço demais para carros e pouco para o transporte público. Esses e outros problemas – que têm solução - são observados pelo engenheiro espanhol Manuel Herce, 65, um dos responsáveis pela reconstrução de Barcelona para as Olimpíadas de 1992, legado que se sente até hoje no bom funcionamento da cidade espanhola. 

Herce, que é casado com uma brasileira, está desde o início da semana em Salvador para participar da 3ª edição do Agenda Bahia, que começa hoje, às 8h, na Fieb, e alerta que a construção de viadutos e de estacionamentos não vai resolver os problemas da capital baiana: é preciso dar atenção ao pedestre e melhorar o transporte público. 

Ontem, em um passeio por pontos movimentados da capital com o CORREIO, Herce apontou problemas e sugeriu soluções para a cidade se tornar mais sustentável.

Em primeiro lugar, diz ele, a cidade precisa ser pensada para o morador, não para os carros. Ao conhecer os números da pesquisa do Instituto Futura que mostra que 73% dos moradores de Salvador levam quatro horas por dia no trânsito, ele afirmou que o problema poderia ser resolvido com um sistema integrado de transporte. 

Atualmente, “o carro atrapalha o ônibus e o ônibus atrapalha o carro”, diz. “Isso mostra que se deve controlar o espaço para os carros, pra melhorar o engarrafamento. Em outras grandes cidades do mundo você gasta 1 hora, 1 hora e meia”, conta. 

Dificuldades
Na região do Iguatemi, na passagem do viaduto que dá acesso à Rodoviária, ele apontou a falta de espaço para pedestres, excesso de faixas para carros e áreas verdes desaproveitadas.

“Você pode ter avenidas grandes na cidade, mas uma avenida não precisa ser uma autoestrada, tem que ter espaços para os pedestres também”, opina. Herce ressaltou a dificuldade que os soteropolitanos têm de sair de seus bairros para chegar aos pontos de ônibus nas avenidas. “Aqui ninguém pode atravessar a rua, o viaduto não tem calçada. O cara que quer atravessar aqui morre. Se quer pegar ônibus aqui, o que faz? Ele tem que caminhar meio quilômetro”, comenta.

Herce também critica o excesso de viadutos, dizendo que eles não são uma alternativa sustentável para o trânsito, uma vez que aumentam o espaço só para os carros.

“O problema não é carro, carro é um direito. O problema é que o carro adentrou a cidade. Em Paris, tem quase uma média de 2,2 carros por família, mas na rua você não vê praticamente, só sábado e domingo, porque o sistema de transporte coletivo é ótimo”, compara. Uma das sugestões de Herce para o Iguatemi é aumentar os espaços para pedestres, restringir a passagem de carros em parte das pistas e criar faixas exclusivas para ônibus. 

Desagradável
O engenheiro criticou também a falta de espaços agradáveis para caminhar. Na orla, mesmo havendo calçadões, Herce chama a atenção para a falta de planejamento paisagístico. “Nas praias da Pituba ao Rio Vermelho, não tem uma árvore sequer. Só tem poste, concreto. É uma região feita para o pedestre, mas o pedestre é sacrificado”, opina.

Uma das mais movimentadas da cidade, a avenida Mário Leal Ferreira, a Bonocô, foi criticada pela falta de espaços de convivência. Na avenida, quase não há calçadas. 

Metrô
Herce afirma ainda que o metrô é uma das saídas mais importantes, mas não a única, para os problemas de mobilidade. “Num deslocamento longo, você não pega só o metrô, pega também ônibus, bicicleta, carro, anda a pé. Esse é um problema de planejamento público. Você não pode ficar esperando horas pra um ônibus passar, nem andar demais de uma estação para a outra. É preciso integrar os diferentes transportes”, indica.

Apesar de o metrô ter apenas seis quilômetros de extensão até agora, o problema maior, diz Herce, é a quantidade de estações e a distância entre elas. Em toda a Bonocô há apenas uma parada do metrô, a Estação Brotas, enquanto Herce diz que o metrô deve unir a população à cidade e trazer conforto às pessoas.

“As pessoas não podem depender de uma passarela pra entrar no metrô. Ele tem que estar ligado com o lugar, e todo o entorno tem que ter uma estrutura para caminhar. É a partir daí que nascem lojas, comércio. Tem que ter estações suficientes pra que as pessoas caminhem, no máximo, 200 metros. Aqui tem muito mais distância que isso”, critica. 

Por Lorena Caliman
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Ministro dos Transportes confirma presença na cerimônia de abertura da Feira Negócios nos Trilhos

O ministro de Estado dos Transportes, Paulo Sérgio Passos participa da cerimônia de abertura da 15ª Feira Negócios nos Trilhos, que começa na próxima terça-feira (06/11) e se estende até o dia 08 de novembro de 2012, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo.

A cerimônia de abertura, programada para às 11h00 horas, acontece na Sala Cantareira 6 e 7, no 2º Piso e contará também com a presença do Secretario de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo – STM, Jurandir Fernando Fernandes Ribeiro; do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF, Rodrigo Vilaça; do presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos, Joubert Fortes Flores Filho; do presidente da Associação Nacional de Transporte Público – ANTP, Ailton Brasiliense Pires; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – Abifer, Vicente Abate; do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô – Aeamesp, José Geraldo Baião; presidente da AmstedMaxion, Ricardo Chuahy ; diretor da Revista Ferroviária, Gerson Toller; presidente da SuperVia, Carlos José Cunha; presidente interino da Valec, Josias Cavalcante; presidente da Associação Latinoamericana de Metrôs e Subterrâneos – Alamys, Mário Fioratti Filho; presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, Francisco Carlos Caballero Colombo; presidente da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo – EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior; presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Mário Manoel Seabra Rodrigues Bandeira e CEO da UBM Brazil, Joris Anthonius Van Wijk.

Logo após, às 13h00, às autoridades participarão da cerimônia de inauguração da Feira Negócios nos Trilhos 2012, que este ano conta com 180 expositores de 17 países. O ministro e comitiva percorrerão os estandes e conhecerão em primeira mão as inovações reservadas pelos expositores aos visitantes da mostra.

Sobre o 1º Congresso Metroferroviário Brasileiro: O Congresso é promovido pelas principais entidades do setor: Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (Simefre) e organizado pela CK 

Eventos.

Sobre a Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012): Realizada pela UBM Brazil, a 15ª edição da Feira Negócios nos Trilhos obteve um crescimento de 8% neste ano, com 100% da área disponível para exposição comercializada. A edição 2012 deve receber mais de 7.500 visitantes e cerca de 180 expositores. Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a Feira Negócios nos Trilhos, que faz parte do portfólio de eventos de transportes da UBM Brazil - é conhecida por reunir as principais empresas da cadeia produtiva, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e principalmente, por ser palco de lançamentos das grandes novidades desenvolvidas pelo setor metroferroviário.

Sobre a UBM Brazil: No Brasil desde 1994, sendo a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de Feiras, a UBM Brazil é uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional, empresa líder global em mídia de negócios com sede em Londres. Nos mais de 30 países onde atua, a UBM constrói relacionamentos duradouros e oferece eventos que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global.

Serviço:

15ª Feira Negócios nos Trilhos (NT 2012)
Data: 06 a 08 de novembro de 2012 
Horário Exposição: 13 horas às 20 horas 
Data: 6 de novembro das 13h45às 17h30
Data: 7 e 8 de novembro das 9h00 às 17h00
Local: Pavilhão Vermelho - Expo Center Norte 
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - São Paulo – SP

Informações: Segs.com.br


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No Recife, Linhas de ônibus voltam a atender ao bairro do Cabangá


Atendendo a um pedido da comunidade, cinco linhas de ônibus voltaram a circular pelo bairro do Cabanga. A mudança só foi possível devido à liberação pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) da alça ao lado do Viaduto Capitão Temudo

Os ônibus das linhas 123 – Três Carneiros Baixo (Monte Verde), 131 – UR 02 (Bacurau), 132 – UR 02/ Ibura (Conde da Boa Vista), 138 – Zumbi do Pacheco e 243 – Vila Dois Carneiros (Via Cais de Santa Rita), no sentido cidade/ subúrbio, irão pegar a alça de acesso a Rua Saturnino de Brito voltando a trafegar pelas ruas Comandante Antônio Manhães de Matos, General Estilac Leal, Escritor Souza Barros e Avenida Sul. 

''Felizmente tudo voltou ao normal, pois a interdição dessas linhas ao bairro do Cabangá prejudicou não somente aos moradores do Bairro, como a todos usuários destas linhas que foram injustamente colocados nos engarrafamentos da Rua imperial''.

Com a mudança de itinerário as cinco linhas passaram, também, a atender todos os pontos de parada que se encontram ao longo do percurso. O Consórcio reforça o retorno ao bairro do Cabanga com cartazes nos ônibus que circulam pelo bairro e nas paradas ativadas. Para quaisquer informações, a Central de Atendimento ao Cliente está à disposição pelo número 0800.081.0158. 

Linhas que voltaram a atender ao bairro do Cabanga: 

123 – Três Carneiros Baixo (Monte Verde) 
131 – UR 02 (Bacurau) 
132 – UR 02/ Ibura (Conde da Boa Vista) 
138 – Zumbi do Pacheco 
243 – Vila Dois Carneiros (Via Cais de Santa Rita) 

Itinerário Alterado: 

Sentido: Cidade / Subúrbio 

...Viaduto Capitão Temudo, Alça de acesso a Rua Saturnino de Brito, Rua Saturnino de Brito, Rua Comandante Antonio Manhães de Matos, Rua General Estilac Leal, Rua Escritor Souza Barros, Rua Carlos C. Leal Valente, Avenida Sul... 

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Belo Horizonte terá operação especial de transporte coletivo para o Enem


A BHTRANS disponibiliza, no Portal da empresa (no ícone Enem 2012) e na Central de Relacionamento Telefônico da Prefeitura, 156, informações sobre o serviço de transporte coletivo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2012 (ENEM/ 2012) em Belo Horizonte. As provas serão realizadas no sábado, 3/11, das 13h às 17h30, e no domingo, 4/11, das 13h às 18h30, em 81 instituições de ensino da cidade.


Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, BHTRANS e PMMG, e Guarda Municipal, irão operar o tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso, para garantir a acessibilidade dos candidatos.

Em função do elevado número de participantes, a BHTRANS orienta aos candidatos que saiam de casa mais cedo, utilizem o transporte público e verifiquem com antecedência as linhas de ônibus que atenderão os locais onde farão a prova.

Informações: BHTrans

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São Paulo: Bilhete Único hoje deixou de ser comodismo e virou necessidade

O Bilhete Único, centro das atenções dos candidatos à Prefeitura durante a campanha eleitoral, é visto pelos paulistanos como uma das medidas que mais tem beneficiado usuários de transporte público nos últimos anos. Porém, na opinião do arquiteto e especialista em transportes Flamínio Fichmann, para ampliar essas vantagens é preciso rever alguns pontos, em especial em relação ao histórico do trajeto origem-destino da catraca e revertê-los a favor da população.

“Desde que o Bilhete Único foi criado a malha de transportes oferecida é mesma. Porém, nem sempre ela atende o real objetivo”, diz Fichmann. Segundo ele, não adianta ter excesso de ônibus se o desempenho deles não cobre as necessidades dos usuários.

Na opinião do arquiteto, o prefeito eleito Fernando Haddad poderia aproveitar a implantação do novo Bilhete Único em 2014 para contratar também um novo sistema de ônibus, formado por veículos menores ou micro-ônibus, para circular pelos bairros com intervalos menores e em vias coletoras de passageiros.

Segundo o arquiteto, boa parte dos bairros não são atendidos hoje porque a maioria das linhas circula em direção ao Centro. Para percorrer trajetos pequenos o usuário precisa muitas vezes tomar duas ou mais conduções.

CONCESSÕES / Para a arquiteta e urbanista Regina Monteiro, o Bilhete Único hoje deixou de ser comodismo e virou necessidade. “As pessoas ficam tanto tempo no ônibus por causa do trânsito que se não tiver  bilhete inviabiliza qualquer trabalhador”,  diz. Para ela, o que complicou o transporte na cidade foram as concessões com empresas de ônibus dos últimos 20 anos. “A cobrança que antes era por quilômetro rodado hoje é feita por passageiro. Com isso, temos menos ônibus rodando e mais pessoas transportadas.”

Para o arquiteto e professor emérito da USP Cândido Malta, a discussão em torno do Bilhete Único deveria se estender para a metrópole, pois há pessoas morando cada vezes mais distante. “Os congestionamentos aumentaram porque a cidade está se espalhando por causa do preço do mercado imobiliário.”

Para tentar reduzir o tempo no trânsito, o arquiteto Flamínio Fichmann propõe instalação de catraca nos corredores para a cobrança da passagem. Isso, diz ele, evitaria a aglomeração nas portas dos ônibus, dando mais agilidade na circulação de passageiros e veículos. 

Por Cristina Christiano
Informações: Diário de SP

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