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Rio quer triplicar uso de trem, metrô e BRT

sábado, 27 de outubro de 2012


A possibilidade de o Rio chegar a 2017 com uma proporção de 424 veículos por quilômetro de via disponível deverá ser reduzida nos próximos anos, segundo cálculos da prefeitura. A entrada de novos carros em circulação pode tornar a situação semelhante ao que acontece hoje na congestionada cidade de São Paulo. Para reduzir esse risco, o município e o governo do estado trabalham com a meta de ampliar, até 2016, de 18% (1,1 milhão) para 63% (3,8 milhões) o percentual de viagens diárias por meio de transporte de alta capacidade (BRT, metrô e trem).

— O trânsito do Rio está ruim? Está, mas não está como São Paulo, e não deverá ficar como lá porque estamos investindo pesado em transporte de alta capacidade que deve atrair muitos usuários — diz o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão.

Entre as obras previstas ou em andamento, o secretário cita a ampliação da oferta no sistema sobre trilhos (mais trens e a nova Linha 4 do metrô), de responsabilidade do governo do estado, e a implantação dos 4 corredores exclusivos para ônibus, os BRTs (Transoeste, já em operação; Transcarioca e Transolímpico, ambos em obras; e Transbrasil, a ser licitado). No total, serão 150km de BRT que deverão transportar juntos cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia.

A aposta no sistema de alta capacidade não impede que o município tome, no futuro, outras medidas para reduzir os congestionamentos. O prefeito Eduardo Paes não descarta, por exemplo, a adoção do rodízio de placas, como é feito em São Paulo. Ele garante, no entanto, que não adotará essa medida até que se observe o impacto dos novos sistemas. Mas há a possibilidade de que alguma medida seja aplicada durante os Jogos Olímpicos.

— O rodízio e o pedágio pressupõem que você tenha uma alternativa. Mas, em algum momento, alguém vai ter que fazer. Pode ser que seja eu; pode ser que seja o meu sucessor. Tudo isso está dentro de um contexto. Hoje não dá para chegar para o carioca e dizer: vou implantar pedágio ou rodízio e você vai de “buzum” para o Centro para trabalhar, porque é um horror. Não farei isso agora. Temos que ter o sistema funcionando para ver qual será a reação. Se você tiver as pessoas aderindo ao transporte de alta capacidade tranquilamente, não precisa forçar o rodízio. Se não tiver essa adesão, precisa forçar.

Informações: O Globo

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Projeto promete independência para deficientes visuais que utilizam ônibus

Um aplicativo para celular direcionado aos deficientes visuais chamou a atenção da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, em Campinas. O Bus Alert, desenvolvido pelo Grupo Criar, de Ribeirão Preto, garante independência para os cegos que utilizam transporte coletivo. É inédito e está sendo utilizado pela primeira vez na cidade de São Carlos. E foi lá que uma comitiva de Campinas, com representas da Prefeitura, da Emdec e de entidades que atuam com deficientes visuais, conheceu o sistema.

O Coordenador Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Campinas, Sérgio Gonçalves, aprovou a ideia e quer implantá-la na cidade ainda no primeiro semestre de 2013, com a participação da iniciativa privada; das empresas de ônibus concessionárias do transporte de Campinas;  da EMDEC e da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social. O aplicativo informa a distância  para a chegada do ônibus, o tempo estimado e o número de pontos que faltam até ele chegar onde está o usuário. 

De acordo com Sérgio Gonçalves, uma mensagem de voz, via celular, é visualizada pelo motorista do ônibus, através de uma tela no painel, que avisa quando há no ponto um deficiente visual que utiliza aquela linha. Para utilizar o sistema nas cidades onde o serviço está disponível, o passageiro envia uma mensagem de texto e recebe em seguida o link para instalar o aplicativo gratuito no celular.

Por Valéria Hein / CBN

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No Recife, Nova etapa da Via Mangue é inaugurada neste sábado

Uma nova etapa da Via Mangue, na Zona Sul do Recife, será inaugurada na manhã deste sábado (27). Às 11h, o prefeito João da Costa irá entregar as obras de requalificação do Sistema Viário do Pina, na localidade de Jardim Beira-Rio, e a nova alça do Viaduto Capitão Temudo, que o ligará ao complexo viário através da Rua Saturnino de Brito.

As inaugurações representam um novo avanço da Via Mangue, que é a maior obra viária urbana dos últimos 40 anos e já se encontra com 35% de sua estrutura concluída.

As intervenções no trânsito do local devem facilitar a mobilidade e a circulação de veículos nesta área, que faz ligação entre o Centro e a Zona Sul do Recife. Além disso, a nova alça do Viaduto Capitão Temudo servirá também como acesso à comunidade de Jardim Beira-Rio e ao Shopping RioMar, que será inaugurado no próximo dia 30. 

Via Mangue será a primeira via expressa do Recife e integra o conjunto de ações preparatórias da cidade para a Copa do Mundo da FIFA 2014. O conjunto de obras que para a construção da via custará um total de R$ 552,8 milhões em recursos provenientes da Prefeitura do Recife, Governo Federal e Shopping RioMar.

TRÂNSITO - A partir das 11h deste sábado (27), serão liberadas três alças, todas com sentido único de circulação. A primeira, que faz parte do complexo da Via Mangue  fica localizada na Rua Saturnino de Brito, saindo do Viaduto Capitão Temudo. A estrutura servirá de acesso para os condutores que forem utilizar a ponte estaiada com destino à Zona Sul da cidade pela via expressa. A segunda alça, que é apenas provisória, dará acesso às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça a partir da Ponte Paulo Guerra. Já a terceira alça, construída pelo RioMar Shopping, servirá de acesso ao novo centro de compras e fica compreendida entre as avenidas República Árabe Unida e República do Líbano.

A saída da área será feita pelo anel viário projetado no entorno, utilizando as seguintes vias: Avenida República do Líbano, Rua Dr. Dirceu Veloso Toscano de Brito e Rua Manoel de Brito. Desta última rua, o condutor que tiver como destino o Centro ou a Zona Oeste da cidade deverá seguir em frente utilizando o túnel e depois girar à esquerda na Av. Antônio de Góes. Já o motorista que quiser seguir para a Zona Sul deverá utilizar a Av. Encanta Moça, depois a Rua Carneiro Pessoa e Rua Unifor, com saída na Av. Engenheiro Domingos Ferreira. Outra opção é utilizar as ruas Santos Leite e São Luiz, com saída pela Av. Herculano Bandeira.

Outra modificação de trânsito que será entregue neste sábado (27) é a abertura de um trecho do canteiro central da Av. Antônio de Góes. A finalidade é garantir o acesso dos moradores do bairro de Brasília Teimosa às localidades de Jardim Beira Rio e Encanta Moça. Com isso, os veículos que estiverem na Rua José Mariano Filho, em Brasília Teimosa, poderão acessar a pista da esquerda (oeste) da Av. Antônio de Góes. Para garantir esse cruzamento, o semáforo de pedestre que fica localizado na Antônio de Góes com a Rua Miranda Falcão será relocado para a saída da Rua José Mariano Filho, representando um recuo de aproximadamente 60 metros de distância. Essa modificação irá eliminar o retorno que fica por trás do DNIT, tornando a via no mesmo sentido da Av. Antônio de Góes.

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Tarifa de ônibus continua R$ 2,20 em Natal

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O juiz Airton Pinheiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública, negou o mandado de segurança impetrado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn). Com isso, está mantida a revogação da Câmara Municipal que anulou, no início de setembro, o aumento da passagem de ônibus de Natal de R$ 2,20 para R$ 2,40.

Ao entrar com mandado de segurança, o Seturn havia alegado que o ato da Câmara extrapolara a competência do Poder Legislativo, avançando sobre atribuição do Executivo. Já a Câmara Municipal, argumentou que a portaria da Secretaria de Mobilidade, determinando o aumento no preço da passagem, era ilegal por ausência de licitação e divulgação da metodologia e da planilha de custos para o cálculo da tarifa.

Em sua decisão, proferida nesta sexta-feira (26), o juiz considerou que não está entre as competências do secretário de Mobilidade qualquer ato em que se possa enquadrar a expedição de Portaria decidindo pelo aumento da tarifa dos transportes coletivos. Nem tampouco houve delegação específica da prefeita para promover esse ato.

“Por último, não se pode deixar de apontar a enorme estranheza que causou a concessão graciosa do reajuste pelo Poder Executivo Municipal, até então negado, tanto mais depois de as empresas de transporte coletivo diretamente ou por seu sindicato terem recebido respostas negativas do Poder Judiciário em relação à concessão do reajuste, além da declaração, pelo judiciário, da ilegalidade de greve que se pretendeu emplacar recentemente; já que a concessão do reajuste seria medida extremamente impopular e que se somaria ao mais alto índice de rejeição popular que um prefeito já teve na história desta cidade”, relatou o juiz.

Para o magistrado, a discussão sobre o assunto não deveria se dar através de mandado de segurança. Ele entende que não existe ilicitude no Decreto Legislativo que revogou a portaria e fez voltar o valor da tarifa de ônibus para os R$ 2,20.

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SPTrans implanta operação especial de transporte para o segundo turno da eleição municipal


A SPTrans aumentará o número de linhas e a quantidade de ônibus em circulação neste domingo, quando ocorrerá o segundo turno das eleições municipais. As linhas de ônibus da cidade estarão operando com a frota habitual do sábado, quantidade 40% maior do que a de um domingo normal. Algumas linhas estarão operando com 100% da frota e outras vão manter 70% da frota durante todo o dia.

O aumento da circulação dos ônibus tem o objetivo de agilizar a viagem dos eleitores que precisam do transporte coletivo para ir até sua seção eleitoral, e também de incentivar aqueles que costumam usar o carro, a adotar o ônibus.
Bilhete Amigão 

Os usuários do bilhete Único Comum poderão usufruir do benefício do Bilhete Amigão, que garante quatro integrações em ônibus, no período de oito horas, aos domingos e feriados, pagando somente uma tarifa.

Para mais informações sobre itinerários de linhas de ônibus, ligue para 156 ou acesse www.sptrans.com.br.

Informações: SPTrans

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Salvador terá esquema especial de transporte nas eleições


A Prefeitura do Salvador montou um esquema especial de trânsito, transporte e limpeza para garantir a segurança da população que vai às urnas na capital baiana, no próximo domingo (28), dia de votação do segundo turno da eleição municipal. Os cidadãos também poderão contar com os serviços essenciais, mantidos nos fins de semana. A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) determinou às empresas de ônibus a utilização de frota máxima no domingo. Todos os ônibus e micro-ônibus terão que trafegar sem interrupção das 8 às 18 horas. 

Serão 2.450 ônibus do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) e 290 micro-ônibus do Sistema de Transporte Especial Complementar (STEC), num total de 2.740 veículos de transporte público. Dos 194 agentes da Transalvador que vão atuar neste domingo (28), 73 estarão direcionados ao trânsito, 60 fiscalizarão os ônibus; outros 21 fiscais vão cuidar do serviço de táxis; 18 agentes vão garantir o funcionamento dos ascensores e 22 estarão nas estações de transbordo (Lapa, Pirajá, Mussurunga e Rodoviária). O setor de trânsito vai operar com 25 viaturas e quatro motos, já o de transporte, com oito viaturas e duas motos. Entre trânsito e transporte, serão 33 viaturas da Transalvador agindo por toda a cidade, com atenção especial aos locais com maior circulação de eleitores. 

A orientação para os motoristas é de que evitem estacionar em frente aos locais de votação, ou fazer fila dupla, contribuindo assim para uma maior fluidez no trânsito. Durante o fim de semana, os eleitores poderão obter informações sobre o sistema de ônibus ou táxi, através do telefone 2109-3679. No setor de trânsito, as dúvidas e solicitações serão resolvidas pelo número 118, em plantão permanente. Limpeza Já a Limpurb montou um esquema com serviços especiais de limpeza para o domingo (28), das 7 às 23 horas, com o objetivo de manter a cidade limpa durante as eleições. 

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Transporte coletivo terá reforço no segundo turno em Uberaba

O sistema de transporte coletivo de Uberaba funcionará neste domingo (dia 28), com o reforço de 25 ônibus, para atender a demanda de eleitores na votação do segundo turno. O mesmo modelo foi adotado no dia 7 de outubro.


Segundo o diretor do Departamento de Operações do Transporte Coletivo, Claudinei Nunes, em função da quantidade de novos conjuntos habitacionais que surgiram recentemente, um grande número de passageiros se deslocará no dia para as zonas eleitorais, para os locais onde votavam. Isto porque ainda não tiveram tempo de transferir seus títulos para as proximidades de suas residências.



Neste sentido, ordem de serviço foi emitida para as empresas de transporte coletivo, solicitando o aumento do número de ônibus, em determinadas linhas. Além disso, outros ônibus estarão à disposição, caso haja demanda de mais carro, ressalta Claudinei.



As linhas as linhas: 51 – Circular Três, 53 – Jardim Primavera, 54 – Uberaba I, 55 – Jardim Alvorada, 58 – Ponte Alta, 59 – Cássio Resende, 60 – Residencial 2000, 61 – Distrito Industrial III, 63 – Serrinha, 65 – Gameleira, 10 – Tutunas / Cartafina, 11 – Jardim Uberaba / Costa Teles, 14 – Boa Vista/Volta Grande, 21 – Alfredo Freire/Valim de Melo, 26 – Circular Dois, 27 – Casa Azul e 28 – Jardim Copacabana estarão funcionando com horário especial neste dia 28 de outubro. Os horários dessas linhas estão disponíveis no endereço eletrônico da PMU: www.uberaba.mg.gov.br/transportecoletivo.



O diretor esclarece que o Departamento de Operações do Transporte Coletivo estará à disposição neste domingo, em regime de plantão, das 7h às 19h, para informar sobre itinerários, posicionamento dos ônibus, horários e demais dvidas dos passageiros. O telefone de contato é o 3318-0408.


Informações: Prefeitura de Uberaba


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Monotrilho levará aos terminais passageiros que vierem de trem ao aeroporto de Guarulhos

Os passageiros que utilizarem o futuro trem da CPTM para chegar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, terão monotrilhos para levá-los aos terminais de embarque e desembarque do local conforme projeto da Concessionária do Aeroporto Internacional. O monotrilho deverá ser implantado entre o terminal 4 (ponto final da futura linha da CPTM), que hoje é usado pela Webjet, conectando-o aos outros terminais com um trajeto de cerca de 1 km. A intenção do Governo Estadual é de que a linha de trem esteja pronta para a copa do mundo em 2014 e, o monotrilho do aeroporto, também está projetado para a copa.
Foto: Ivanildo Porto
Atualmente, o trajeto entre os terminais pode ser feito por um ônibus gratuito, mas ainda não foi definido como será a ligação entre a estação da CPTM com o aeroporto, já que a distância entre o Terminal 4 e a estação de trem será de apenas 300 metros. A solução mais provável conforme o aeroporto, será uma esteira rolante que fará o traslado dos usuários entre a linha férrea e o maior aeroporto da América Latina.

Na semana passada, começaram as obras do novo edifício-garagem que está previsto para ficar pronto em março de 2013. O novo edifício-garagem terá capacidade para 2.386 vagas.

Quando ficar pronto e mais a reforma do pátio atual, que deve ser concluída até o fim deste ano, outras 500 vagas devem ser criadas. A reestruturação inclui melhorias na sinalização, instalação de câmeras de segurança e pintura de faixas.

CPTM - A nova linha de trens chamada de ‘Expresso Guarulhos terá cerca de 12 quilômetros de trilhos, saindo da estação Engenheiro Goulart, na Linha 12 (Brás-Calmon Viana), em direção a Guarulhos, com duas novas estações: Guarulhos-Cecap e Aeroporto Internacional de Guarulhos, além da reconstrução de Engenheiro Goulart, ponto de transferência entre as linhas 12 e 13. O projeto está estimado em R$ 1,2 bilhão e incluiu a aquisição de oito trens.

Informações: Guarulhos Web

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