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Ônibus modelo do BRT já está em Belém para teste

terça-feira, 26 de junho de 2012


Um ônibus do modelo que será usado no primeiro corredor BRT (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês) de Belém, que ligará o centro ao distrito de Icoaraci, chegou à cidade nesta segunda-feira (25). O veículo foi testado durante toda a tarde desta segunda-feira (25) na Avenida Almirante Barroso, do Entroncamento até a Avenida Tavares Bastos.

O ônibus articulado, que veio de Curitiba, no Paraná, tem capacidade para 170 pessoas. O veículo possui sistema de refrigeração, computadores de bordo e câmeras de segurança. A velocidade chega a 60 km por hora, segundo a Prefeitura de Belém.

De acordo com a Prefeitura de Belém, o teste não apresentou nenhum problema. E a chuva que caiu no final da tarde possibilitou a realização do teste de aderência com pista molhada.

A gerente executiva do BRT, Suely Pinheiro, esteve no local acompanhando o teste.

Entenda o projeto
O Bus Rapid Transit (BRT) foi planejado para beneficiar mais de 600 mil pessoas que são usuárias do corredor de tráfego na capital paraense. O modelo de transporte rápido é construído sobre caneletas e possui um corredor de ônibus exclusivo, garantindo agilidade, com redução do tempo de viagem em até 70%. O novo corredor que vai do Distrito de Icoaraci até o bairro de São Brás, terá paradas climatizadas a cada 700 metros e sistema de bilhete antecipado. As obras do BRT Belém foram iniciadas no mês de março nas avenidas Almirante Barroso e Augusto Montenegro, dois dos principais corredores de transporte da capital.

O projeto prevê três estações. Uma no bairro de São Brás, outra no Entroncamento e a terceira em Icoaraci, distrito de Belém. O sistema deverá atender toda a Região Metropolitana de Belém (RMB). Ao todo serão 20 quilômetros de pistas monitoradas por um Centro de Controle Automatizado.

Hoje existem em todo o mundo mais de 160 sistemas BRT operando ou em construção, por terem se tornado a melhor escolha para a mobilidade urbana em 23 países dos cinco continentes. Apesar da origem do BRT ser baseada em ônibus, o transporte tem pouco em comum com os sistemas tradicionais de ônibus. A maioria dos BRT’s implantados com sucesso, como em Curitiba (PR), opera com corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo, embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos, entre outras vantagens.

Fonte: G1 Pará

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Em Rio Claro, Prefeitura apresenta novos ônibus a cidade


A Prefeitura de Rio Claro fez a apresentação oficial de 20 dos 60 ônibus biodiesel que irão compor a nova frota do transporte coletivo urbano. Os 20 veículos foram apresentados ao final do desfile de 185 anos do município, realizado na manhã de domingo (24), no entorno do jardim público.


De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os ônibus serão colocados em funcionamento a partir do início de julho, iniciando uma nova fase no transporte coletivo rio-clarense.

Junto com a nova frota está estabelecido um novo sistema de operacionalização do transporte coletivo.
Todos os novos ônibus serão adaptados para portadores de necessidades especiais, antecipando uma exigência da legislação que irá vigorar no país a partir de 2014. Os veículos também terão melhores condições de segurança e conforto para motoristas e passageiros.

Uma novidade será o monitoramento eletrônico que será feito em toda a frota. Para poderem ser monitorados à distância, os ônibus serão equipados com sistema GPS. Cada veículo terá duas câmeras.

O prefeito Du Altimari analisa o momento como um dos mais importantes de sua administração. “Foi uma luta, um processo muito difícil, mas estamos vendo os resultados e Rio Claro merece esse presente”, observou.

Informações da Prefeitura de Rio Claro

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Rio de Janeiro: Projeto da linha 4 do metrô se estende até a Barra da Tijuca, na zona oeste



O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) aprovou nesta segunda-feira (25) a licença de instalação para as obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. Segundo o secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, com isso já é possível iniciar as obras. O trecho licenciado é o que compreende os bairros de Ipanema, Leblon e Gávea. No entanto, houve alterações no projeto da estação Gávea, que agora terá dois níveis. Devido às mudanças, a empresa responsável pelo projeto terá mais seis meses para entregá-lo. 
De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, as alterações foram necessárias para que não ocorressem paralisações de operação quando a outra linha que vai ligar Humaitá ao Jardim Botânico e Gávea começar a ser construída. Segundo ele, esse novo trecho deve ser licenciado ainda no segundo semestre deste ano. 
O trajeto deste novo trecho também vai sofrer modificações para reduzir o impacto nas árvores do Parque Lage e do Jardim Botânico. Com o novo projeto, haverá um túnel embaixo da rua Jardim Botânico, o que, de acordo com a secretaria não afetaria o lençol freático da região. 
Também houve mudanças na estação da praça Nossa Senhora da Paz. Pelo projeto que foi licenciado 77 árvores serão transplantadas e não mais 130, como estava previsto inicialmente. Além disso, para não descaracterizar o espaço como área de lazer, a pedido dos moradores, o acesso à estação será feito pelas calçadas e não por dentro da praça. Por fim, não haverá espaços novos para comércio nem no interior, nem no entorno da estação.
No ano passado, moradores de Ipanema protestaram contra a instalação da estação de metrô na região da praça Nossa Senhora da Paz.
Ficou acertado ainda que serão plantadas 400 árvores em Ipanema como forma de compensação pelas obras. A Prefeitura do Rio de Janeiro é que vai determinar o local do plantio e as espécies.
Sobre uma possível saída da estação da praça Nossa Senhora da Paz para a lagoa Rodrigo de Freitas, a secretaria diz que a questão ainda está em discussão e que não há nada definido.



Fonte: R7.com

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Poucos ônibus e muita confusão em Maceió deixaram usuários revoltados nesta segunda


A redução no número de coletivos em circulação na manhã desta segunda-feira, dia 25, provocou revolta entre os usuários de transporte coletivo da capital. Devido à redução da frota, que teria sido determinada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito  (SMTT), uma longa espera nas paradas de ônibus pode ser constatada, além de tumulto no terminal do Complexo Benedito Bentes, na parte alta da cidade.

Nas primeiras horas da manhã desta segunda, dia 25, era possível observar os vários pontos da capital completamente lotados de usuários à espera de coletivos. De acordo com usuários entrevistados pelo Alagoas24Horas algumas pessoas estavam no ponto há mais de duas horas, sem que o ônibus passasse.

Revoltados com a redução da frota, usuários ameaçaram atear fogo a pneus e ônibus no Terminal do Complexo Benedito Bentes. De acordo com o capitão Limeira, supervisor do 8º BPM, não houve vandalismo, apenas os usuários exigindo o reforço no número de ônibus em circulação, cuja manifestação foi rapidamente contida com conversa.

Um representante da empresa Piedade, que não quis ter a identidade revelada, disse apenas que a empresa foi orientada pela SMTT a adotar o horário e número de coletivos de um dia de domingo. A empresa também se sentia prejudicada, assim como os usuários.

Por Carolina Galvão

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Frases de Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e criador do transmillênio

segunda-feira, 25 de junho de 2012


O primeiro artigo de todas as constituições democráticas, inclusive a brasileira, diz que todos são iguais perante a lei. Se isso é verdade, um ônibus com cem passageiros tem direito a cem vezes mais espaço nas ruas que um carro com uma pessoa.

As pessoas usam carros porque é mais confortável, dá liberdade e segurança.

Os carros são maravilhosos para passear, para sair à noite. Mas se todos resolvem ir de carro ao trabalho, a cidade entra em colapso. Quando falamos de cidade sem carros, ou com poucos carros, não estamos falando da ilusão de um hippie louco. Estamos falando de cidades que já existem e que são as mais bem-sucedidas do mundo, como Nova York, Londres, Zurique. Em Paris, a maioria dos prédios no centro nem tem estacionamentos.


O Brasil vai na contramão, com o governo federal incentivando a compra de carros e o municipal exigindo garagem dos novos empreendimentos.

Isso é um erro. Não defendo que as pessoas não tenham carro. Defendo que repensem como usá-los. Não devemos proibir o carro, mas dificultar sua utilização e facilitar a vida daqueles que queiram viver sem ele.

“Tratar os engarrafamentos com vias maiores é como apagar fogo com gasolina” – Enrique Peñalosa



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Porto Alegre: Mais duas paradas de ônibus revitalizadas na Bento Gonçalves


Nesta terça-feira, 26, às 9h, serão entregues mais duas novas paradas de ônibus na avenida Bento Gonçalves; as estações Agronomia e Odontologia, em frente à Ufrgs. A conclusão dos trabalhos, realizados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), encerra o projeto de revitalização e qualificação de nove paradas da Bento, entre as avenidas Cristiano Fischer e João de Oliveira Remião, um trecho de quatro quilômetros, com um investimento total de R$ 826 mil por parte da prefeitura. 

Todas as novas estações de ônibus respondem aos padrões técnicos de segurança, conforto e acessibilidade, contando com bancos, lixeiras, iluminação protegidas com grades e cobertura de aço pré-pintado, que oferece mais durabilidade. Nas proximidades das paradas, foram repintadas as sinalizações do asfalto, as faixas de pedestres, além de implantados gradis, que protegem e orientam a travessia segura de quem anda a pé. Novos semáforos de LEDs, que gastam 85% menos energia, também foram instalados para organizar a circulação de pedestres e veículos.

“A população pedia a recuperação das paradas da Bento Gonçalves, que apresentavam problemas estruturais e sofriam muito com o vandalismo. Em um pouco mais de um ano, realizamos um mutirão e conseguimos revitalizar os nove pontos que mais necessitavam manutenção. O fundamental é que estamos contando com o apoio das comunidades, que estão nos ajudando a manter e cuidar das estações”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC. 

As nove estações – Os pontos revitalizados na Bento Gonçalves são as estações Cristiano Fischer, Carrefour, Intercap, Rafael Clark, Antônio de Carvalho, São Carlos, Torquato Finamor, Agronomia (Laboratório de Análises) e Odontologia. 


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

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