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Curitiba terá frota de ônibus híbrido, ônibus é movido a eletricidade e biodiesel

quinta-feira, 7 de junho de 2012

A cidade que é considerada a mais sustentável do Brasil se prepara para anunciar na Rio+20 mais uma ação de “cidade verde”: o lançamento do ônibus Hibribus, que é movido a eletricidade e biodiesel. O veículo será incluído na frota de transporte público do município. O título de “cidade verde” que Curitiba ostenta acabou atraindo à capital do Paraná novos moradores. As favelas cresceram e a violência idem, mas a cidade continua sendo uma referência na América do Sul quando o assunto é sustentabilidade.

Apesar do crescimento populacional, Curitiba está entre as cidades com maior crescimento salarial médio entre as capitais brasileiras – o valor chegou, segundo o IBGE, a R$ 1.853,50 em 2011, superado apenas por São Paulo.
— Nossos problemas ambientais decorrem do aumento da população. Temos verificado altos índices de poluição sonora em alguns pontos da cidade, pois o volume de automóveis aumentou, o que acaba comprometendo a qualidade do ar. O aumento do esgoto sem tratamento também afetou a qualidade da água dos rios — comenta o coordenador de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Paraná, Maurício Gobbi.

O prefeito da capital, Luciano Ducci, defende que não se pode avaliar se uma cidade é sustentável, se não for avaliado seu desempenho socioeconômico:
— Ser sustentável é trabalhar para a erradicação da pobreza e da miséria. Estamos trabalhando para reduzir as desigualdades e Curitiba é a cidade que mais diminuiu a pobreza entre as capitais brasileiras de 2003 a 2009, com queda de 65% apontada pela Fundação Getúlio Vargas, enquanto a média nacional no período foi de 42%. Curitiba apresentou uma queda de 10,7% na desigualdade social e a redução média no país foi de 4,45% no mesmo período.

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a adotar o Bus Rapid Transit (BRT), na gestão de Jaime Lerner, nos anos 70. A frota é abastecida por biodiesel e emite 63,7% menos fumaça; 46% menos monóxido de carbono e 65% menos hidrocarbonetos totais.


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Em Florianópolis, Ticen terá mudanças nas plataformas de embarque

A partir desta quinta-feira irá haver mudanças  nas plataformas de embarque de ônibus do Ticen (Terminal de Integração do Centro) em Florianópolis. As linhas das empresas Insular e Canasvieiras, que estão na plataforma C, passarão para a B, e os ônibus intermunicipais que têm embarque e desembarque no setor B serão transferidos para a plataforma C. Por último, as linhas sociais serão levadas da plataforma B para a C. As alterações acontecem de amanhã até sábado.

A intenção da mudança é melhorar a organização dos embarques e desembarques, deixando em plataformas separadas os ônibus municipais dos intermunicipais e daqueles que são considerados linhas sociais. “Também vamos aproveitar essa alteração para deixar a plataforma B uma área pré-paga, assim como acontece na A”, observou o diretor da Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais, Dárcio Gustavo Correia Filho.

Não serão alteradas as linhas municipais da Emflotur e Estrela, que continuarão na área B do Ticen. As mudanças começaram no dia 12 de maio, quando linhas das plataformas A e B foram modificadas. “Aproveitaremos o feriado desta quinta-feira para fazer as alterações, quando não há tanta movimentação no Ticen”, explicou Correia Filho.


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Estado apresenta ônibus que será usado durante a Rio+20

O Governo do Estado do Rio e a MAN Latin America apresentaram, na manhã do dia 05 de junho (terça-feira),, o primeiro ônibus que fará o transporte das delegações durante a Rio+20. O veículo Volksbus tem tecnologia GNV/Diesel e pode rodar com 85% de gás e 15% de diesel, reduzindo em 20% as emissões de gás carbônico e 80% de material particulado. Ao todo, 17 ônibus com diferentes soluções alternativas à gasolina serão usados durante o evento.
De acordo com o secretário de Transportes, Julio Lopes, a sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes para o Governo do Rio de Janeiro.
- Estamos sempre procurando estar um passo adiante. E com essa iniciativa estamos dando um exemplo para o mundo, porque é uma tecnologia brasileira, desenvolvida pela MAN e pela Bosch, para atender às demandas da sustentabilidade. Tenho certeza que esses ônibus vão ganhar as ruas do Brasil e do mundo - disse.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, destacou que o governo tem uma responsabilidade com o estado de investir em novas tecnologias para o setor.
- O Rio de Janeiro é um dos estados que mais se beneficia com as energias tradicionais, como petróleo e gás natural. E é exatamente por isso que temos que desenvolver novos projetos, pensar em renovação - afirmou.
 
A previsão é que os ônibus com a tecnologia GNV/Diesel comecem a ser produzidos em larga escala em setembro de 2013. A expectativa é que as empresas do setor invistam nos veículos.
- O projeto original é de um ônibus urbano. Agora estamos em busca de um custo operacional mais baixo para que eles possam servir a sociedade - explicou Marco Saltini, diretor de relações governamentais e institucionais da MAN Latin America.|.Danielle Moitas

Fonte: Portal Fator Brasil

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Obras da linha 4 do metrô na zona sul do Rio começam em julho

As obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro começarão em julho deste ano na zona sul. Segundo informações do telejornal RJTV, da Rede Globo, o governo estuda um novo traçado para ligar o bairro da Gávea ao centro. A previsão inicial era para que as escavações tivessem início em fevereiro deste ano. Mas, por causa da decisão governamental de mudar o projeto original, a construção da infraestrutura para o metrô circular foi adiada.

Em cerca de 15 dias, a linha 4 deve, enfim, ganhar a licença ambiental para começar as escavações. Segundo o RJTV, a estação da Gávea será construída em um só nível, outra mudança do governo em relação ao primeiro traçado proposto. O estudo que está sendo analisado atualmente propõe que a Gávea seja ligada ao centro passando pelo Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras e o Largo da Carioca.

Uma das exigências para conceder a licença ambiental para a linha 4 é preparar a estação da Gávea para essa possível expansão. A estação ganhará um túnel de 300 metros de extensão.

Fonte: Veja Abril

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Em João Pessoa, Bilhetagem Eletrônica terá novos equipamentos

Os equipamentos de Bilhetagem Eletrônica (validadores) instalados nos ônibus de João Pessoa serão substituídos a partir desta quinta-feira (7). O serviço deve ser concluído no domingo (10). De acordo com a Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob), o sistema de bilhetagem eletrônica continua o mesmo, a intervenção consiste apenas na mudança da empresa fornecedora do serviço e na troca de equipamentos.

Segundo o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, a troca da empresa fornecedora da tecnologia da bilhetagem eletrônica é um procedimento normal. A operação deverá acontecer sem transtornos aos passageiros do transporte coletivo. “No caso de falha em qualquer cartão eletrônico, o usuário será transportado de graça”, disse.

Sistema -Atualmente, os equipamentos que fazem à leitura dos cartões de bilhetagem eletrônica são da Empresa1. A Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) vai fazer a migração para o sistema da empresa Transdata (Indústria e Serviço de Automação). Para isso, técnicos da Transdata já estão trabalhando, há mais de duas semanas, para que a troca dos equipamentos ocorra de maneira que não haja transtornos para os usuários do sistema de bilhetagem eletrônica da capital.

Apesar dos esforços para que a migração do sistema seja realizada sem problemas, se houver qualquer erro ou dificuldade na leitura dos cartões dos usuários dentro dos ônibus, durante o período de troca e ajuste dos validadores, o sistema já está programado para não descontar a tarifa. Não haverá qualquer prejuízo para o passageiro, pois este será transportado gratuitamente.

Substituição - Já a partir das 20h da quinta-feira (7), feriado de Corpus Christi, as equipes técnicas da Transdata irão substituir os validadores dos ônibus que forem retornando às garagens, para que às 4h da manhã da sexta-feira (8), quando os veículos saírem para a primeira viagem do dia, já estejam equipados com os novos validadores dotados da tecnologia oferecida pela empresa.

Nos primeiros dias de migração, técnicos estarão de plantão para ajustar e corrigir as possíveis falhas que venham a surgir durante a migração tecnológica do sistema e a troca dos equipamentos. Tanto a AETC-JP, quanto a Transdata, e as empresas de ônibus associadas, esperam que até a segunda-feira (11) o novo sistema de bilhetagem eletrônica já esteja totalmente ajustado e sem nenhuma pendência técnica.

Dúvidas - Em caso de dúvidas, os usuários terão à sua disposição funcionários da AETC-JP em pontos estratégicos, a exemplo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV), Terminal Rodoviário, Parque Sólon de Lucena (Lagoa) e na própria sede da associação. A AETC-JP funciona na rua Treze de Maio, n°103, Centro. O telefone é 3221- 9092.

Fonte: PB Agora

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Após paralisação, Ônibus voltaram a circular em Ponta Grossa

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A greve do transporte coletivo de Ponta Grossa chegou ao fim. No entanto, não aconteceu como a Viação Campos Gerais (VCG) havia informado no final da tarde de ontem. A empresa divulgou que a greve já teria acabado e que na madrugada desta quarta-feira os ônibus voltariam a circular normalmente. Porém, Ponta Grossa amanheceu sem os carros de transporte coletivo nas ruas. Os trabalhadores ainda não haviam aceitado a proposta repassada ontem no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Os grevistas se reuniram na manhã de hoje, por volta das 5h30, para avaliar a indicação, o que fez com que todos os ônibus ficassem parados na garagem da VCG e as pessoas à espera do transporte nos pontos de ônibus. Apesar de uma resistência inicial, os trabalhadores acabaram aceitando a proposta de 8,2% de reajuste salarial e vale alimentação de R$ 120.

Para o representante da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná, Anderson Teixeira, a mobilização de uma semana em busca do reajuste é um marco para a classe em Ponta Grossa. "Isso vai fortalecer a categoria para novas negociações. Mostra que o trabalhador de Ponta Grossa tem força e sabe reivindicar. No ano que vem teremos mais possibilidades de conseguir uma maior valorização". O serviço de transporte coletivo foi normalizado por volta das 8h30, com 100% da frota nas ruas. 

Fonte: JM News

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