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População poderá acompanhar desenvolvimento do sistema BRT no Brasil

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O Brasil tem investido cada vez mais no transporte coletivo. Com a aproximação da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o país percebeu a necessidade de melhorar um sistema que já não consegue mais atender à crescente demanda da população.

Assim, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) recebeu destaque e conta com grandes investimentos do Governo Federal. A partir desta quinta-feira (31), a população ganha um importante aliado para acompanhar o desenvolvimento desse modelo. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) acaba de lançar um site que vai divulgar o programa
BRT Brasil, iniciativa que tem como objetivo garantir o sucesso dos novos sistemas em implantação ou revitalização no país, e acompanhar a operação após a conclusão das obras.

Além do site, a NTU criou também uma página no
Facebook e um perfil no Twitter. A intenção é estabelecer um canal aberto com as pessoas que utilizam diariamente o transporte público. Os interessados em participar desse processo podem enviar sugestões sobre o andamento das obras, fotos, vídeos e assuntos de interesse sobre sistemas BRT.

A partir da interação com o público, e coletando importantes informações sobre o sistema, será possível se basear de forma qualitativa e quantitativa para a cobrança de melhorias do poder público.

Bus Rapid Transit
O BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada, com prioridade de ultrapassagem e a utilização de faixas exclusivas para ônibus.

Criado em 1974 pelo arquiteto e na ocasião prefeito da cidade, Jaime Lerner, em Curitiba, no Paraná, as mudanças transformaram a capital em uma cidade de sucesso urbano, renomada em todo mundo.

Junto ao BRT vieram projetos sociais inovadores, zonas de pedestres e espaços verdes. Atualmente, 15 cidades somam 36 projetos que priorizam o transporte urbano por ônibus. As cidades de Goiânia, Uberlândia, Curitiba e Porto Alegre já contemplam o BRT e terão os seus sistemas revitalizados, tudo com a ajuda de dois programas federais: o PAC da Mobilidade Urbana e o PAC Mobilidade Grandes Cidades, que buscam soluções para o transporte público.

Se bem elaborados e operados, esses sistemas se tornarão exemplos concretos de mobilidade urbana sustentável para que outras cidades possam se inspirar e implantar a solução.

Fonte: Agência CNT

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Secretário já admite o aumento da tarifa de ônibus em Salvador

Depois de uma reunião a portas fechadas com representantes das empresas de ônibus, nesta terça, 29, no auditório da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), o secretário José Matos admitiu a possibilidade de considerar o aumento de tarifa do transporte público em Salvador.

Margarida Neide /AG. A TARDE
Em janeiro, ele anunciou que a tarifa ficaria congelada, até a conclusão do edital de licitação para abertura de concorrência na concessão das linhas de ônibus, que só deve acontecer em agosto. Mas, nesta terça, declarou que, diante dos atrasos no processo, considera a análise técnica do pleito dos empresários.

A reportagem fez um levantamento e constatou que, se o pedido do Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps) for atendido integralmente (tarifa a R$ 3,15), as empresas arrecadariam R$ 23,4 milhões a mais por mês – R$ 15,6 milhões com a tarifa integral (cerca de 24 milhões/mês) e R$ 7,8 milhões com as meias-passagens (cerca de 12 milhões/mês). Os dados sobre o volume de passagens é do próprio Setps.

No caso de uma majoração na tarifa urbana para R$ 2,90, a arrecadação a mais seria de R$ 14,4 milhões/mês. Quando o cálculo é feito sobre um aumento na tarifa para R$ 2,70, a arrecadação das empresas vai para R$ 7,2 milhões/mês. O Setps alegou ter, somente com o aumento obtido pelos rodoviários, uma alta de despesas de R$ 5,9 milhões – valor que seria coberto em todas as simulações (R$ 17,5 milhões a mais na tarifa a R$ 3,15; R$ 8,5 milhões a mais para R$ 2,90; e R$ 1,3 milhão a mais para a tarifa a R$ 2,70).

Gratuidade - O superintendente do Setps, Horácio Brasil, alertou que nove milhões de acessos aos ônibus, todos os meses, não geram receita, por conta da gratuidade: “São militares, policiais civis, oficiais de justiça, carteiros, idosos, entre outros. Quem paga a tarifa integral é que cobre isso. Esta é a perversidade da coisa”. Ainda de acordo com a análise do superintendente, a cada três coletivos que circulam em Salvador, um deles “roda de graça”. O representante do Setps disse que, agora, aguarda um posicionamento da prefeitura.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura informou que a análise de técnicos quanto ao pedido de aumento, feito oficialmente nesta terça pela manhã, deve ocorrer até o final desta semana, quando o secretário deverá informar os usuários a decisão. A Setin informou, ainda, que está analisando as situações de defasagem no valor da tarifa e os custos apresentados pelas empresas. Em dezembro do ano passado, o Setps fez pedido de reajuste para R$ 3, negado pela prefeitura.

As empresas são permissionárias, mas sem contratos formais. Após a publicação do edital de licitação, que deve ocorrer em agosto, serão 45 dias para as propostas, e de três a quatro meses para a divulgação do resultado, caso não haja recursos.

Fonte: A Tarde Online

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Linha Oeste do Metrofor não funcionará mais aos domingos e feriados

As famílias que precisam se deslocar de bairros como Centro, Álvaro Weyne, Padre Andrade e Antônio Bezerra, entre outros; e da cidade de Caucaia deixarão de contar, a partir de junho, com as viagens de trem da Linha Oeste do Metrofor realizadas aos domingos e feriados. Com isso, as opções de transporte para parte da população da periferia da Região Metropolitana de Fortaleza ficarão limitadas a ônibus e carros.

A justificativa, de acordo com a assessoria de comunicação da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, é que, nesses dias, a linha tinha um baixo número de usuários, tornando a operação inviável. O Metrofor explica que, enquanto em dias úteis a média de bilhetes emitidos é de 12 mil, em domingos e feriados cai para menos de dois mil.

A Linha Oeste do metrô faz o trajeto Fortaleza - Caucaia e foi a única do Metrofor finalizada até hoje. No último mês de abril, o Diário do Nordeste Online mostrou a situação do trecho. Apesar de contar com trens modernos e confortáveis, a linha sofre com a falta de sinalização e não há mapas ou sinais sonoros para identificação das estações pelos usuários.

Fonte: Diário do Nordeste

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Em Rio Claro, Novos ônibus começam a circular no dia 1º de julho

Os usuários do transporte coletivo estão em contagem regressiva para a troca dos veículos que realizam o serviço na cidade. A substituição dos veículos é uma reivindicação antiga dos passageiros, que reclamam frequentemente sobre as más condições dos carros em circulação.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, os novos ônibus começam a circular no dia 1º de julho. A secretaria disse que no momento está trabalhando na logística da operação, ou seja, na elaboração de itinerários, horários e linhas.

A secretaria informou que está elaborando uma cartilha para os usuários com orientações sobre o transporte coletivo. O documento deverá conter ainda informações sobre linhas e horários. Entre as novidades que serão implementadas está a criação de uma nova linha Jardim Novo com trajeto direto para o Centro, uma antiga reivindicação dos moradores. Hoje, não existe uma linha exclusiva para o bairro. Os ônibus que fazem essa rota também atendem Jd. das Palmeiras, Jardim Esmeralda e Jardim Guanabara.

A empresa promete colocar em circulação 60 novos ônibus. Os novos veículos terão um completo sistema de segurança com GPS e duas câmeras de vídeo, que permitirão monitoramento on-line, aumentando a segurança de funcionários e passageiros

Por Ednéia Silva / Jornal a Cidade

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Teresina terá 85% das linhas integradas a partir de amanhã

quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Integração de transportes urbanos em Teresina cumpre a sua última etapa a partir desta sexta(01), com a implantação de mais 23 linhas no sistema. Agora, serão 56 linhas integradas, com 304 ônibus, o que significa 85% das linhas da capital. A maior beneficiada será a zona Sul que foi pouco contemplada nas etapas anteriores. 

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) a expectativa é que 200 mil pessoas sejam beneficiadas mensalmente com a gratuidade da tarifa, no segundo trecho de viagem, para chegar a seu destino.
 
Serão mais cinco linhas na zona Norte, cinco no Centro, quatro na zona Sudeste e nove na zona Sul. "As pessoas estão percebendo a economia no bolso. A integração trouxe para os trabalhadores uma redução considerável de gastos e percebemos que a integração tem mudado a vida de muitas pessoas", disse a superintendente da Strans, Alzenir Porto.

Com a implantação dessa nova etapa, o sistema vai contar com 304 veículos, reduzindo o tempo de espera nos abrigos. Antes eram 190 ônibus. "Na verdade, agora a integração está sendo ampliada, o que faz crescer o número de pessoas beneficiadas com o serviço", afirma Alzenir Porto.
 
O gerente de Planejamento da Strans, José Lopes, revela que serão instalados novos painéis explicativos em todos os abrigos que fazem parte do sistema de integração. "As pessoas que ainda tiverem alguma dúvida serão atendidas pelos nossos fiscais, que estarão nos abrigos para resolver qualquer tipo de problema. Além disso, a Strans está com o telefone 0800-086-3122 para que as pessoas recebam os esclarecimentos que acharem necessários", completa.

Lopes informa ainda que algumas linhas que fazem pequenas viagens vão permanecer sem a integração e a zona rural ainda não será atendida porque os carros não trabalham com a bilhetagem eletrônica. "Os resultados positivos do nosso trabalho são percebidos. As pessoas estão conseguindo ter um transporte público mais rápido e esperando muito menos pelos ônibus", finaliza.

Novas linhas da integração

Zona Leste

Vila Bandeirantes/Dom Severino
Planalto Uruguai/Avenida Jóquei Clube
Planalto Uruguai/São Cristóvão
Nova Theresina/São Cristóvão
Pedra Mole/Vila do Avião

Zona Norte

Primavera/Avenida Pinel
Mocambinho/Alto Alegre/Matadouro
Buenos Aires/Aeroporto
Santa Sofia/Avenida José dos Santos e Silva

Zona Sudeste

Redonda/Dirceu I/Miguel Rosa
Alto da Ressurreição/Redonda/Barão
São Paulo/Renascença I/ João XXIII

Zona Sul

Planalto/Bela Vista/Miguel Rosa
Sacy/Miguel Rosa
Santa Fé/Pedro Freitas
I.A.P.C./Cristo Rei
Lourival Parente/Morada Nova / Miguel Rosa
Três Andares/ Cidade Nova/Monte Castelo
Lourival Parente/Morada Nova/Shopping/São João
Cerâmica Cil/Miguel Rosa
Vila São Francisco/Promorar/Barão

Informações: cidadeverde.com
 
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Termina greve no transporte público de Rio Preto

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Rio Preto, Daniel Caldeira, anunciou quinta-feira (31) à tarde que a categoria aceitou contraproposta de 9% de reajuste  salarial oferecida pela Riopretrans, consórcio criado entre as empresas Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati.

O acordo prevê o reajuste imediato de 7,5%, com data retroativa a maio, e de 1,5% em janeiro de 2013. A decisão foi anunciada depois de  assembleia realizada com a categoria  na quinta no terminal central rodoviário. “Recusamos a primeira proposta de reajuste de 7% porque não achamos justa  para categoria”, disse Caldeira.

Além do aumento, a categoria conseguiu aumento de R$ 50 no ticket alimentação, que passará a ser de R$ 360. Com isso, segundo Caldeira, estão descartadas novas paralisações do transporte coletivo na cidade.

A categoria ameaçava cruzar os braços pela terceira vez na terça-feira. Na primeira paralisação, feita na sexta-feira passada, das 4h as 8h, pelo menos 30 mil pessoas ficaram sem o transporte. Já na segunda paralisação,  na terça-feira, no mesmo horário, 162 ônibus não circulavam e pelo 35 mil pessoas ficaram sem transporte.

Riopretrans /O Consórcio Riopretrans informou na noite de ontem, por meio de nota à imprensa, que o reajuste é válido para todos os motoristas do transporte público. “Esse será o maior reajuste concedido até agora no estado de São Paulo para a categoria”, consta na nota da Riopretrans.

A assessoria de imprensa do consórcio informou ainda que  as partes iam assinar um documento ontem à noite, oficializando o acordo, para a suspensão da audiência de conciliação e instrução agendada hoje no Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.

Fonte: Rede Bom Dia


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