Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Metrô de Porto Alegre terá nova etapa a partir do dia 19

quinta-feira, 12 de abril de 2012

A portaria que oficializa obras integrantes do PAC Mobilidade Grandes Cidades, entre elas o metrô de Porto Alegre, será publicada pelo governo federal no próximo dia 19. A informação foi repassada ao prefeito José Fortunati e ao secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, em reunião na tarde desta quarta-feira, 11, em Brasília.

Prevista inicialmente para ser realizada em novembro do ano passado, a publicação da portaria permitirá à prefeitura dar continuidade aos trâmites necessários para viabilizar a implantação do metrô. No encontro, Fortunati informou que o município já concluiu estudos e projetos necessários, o que garante a estrutura básica para a próxima etapa do processo.

Mesmo com a confirmação da data, a modelagem financeira do projeto, que ocorrerá na modalidade de PPP, ainda não está finalizada. Durante a reunião com a ministra, do qual participou também o secretário do PAC, Maurício Muniz, foi apresentada à prefeitura a proposta do governo federal para o repasse de cerca de R$ 1 bilhão referente à obra. De acordo com o documento, os repasses seriam efetivados somente após a execução da obra, e não durante, como inicialmente previsto.

“Não é a modelagem encarada como a ideal pela cidade e o Estado, mas vamos fazer os cálculos necessários, avaliar a proposta e realizar novo encontro na próxima segunda-feira para avançar na negociação”, destacou o prefeito. De acordo com o governo federal, o impacto financeiro não seria tão significativo quanto imaginado com a nova formatação.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

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Metrô de São Paulo cresceu 40% em cinco anos e já tem filas do lado de fora

O número de passageiros do Metrô de São Paulo cresceu 40% em cinco anos, de acordo com dados da companhia divulgados. No período, a companhia diz ter aumentado o número de trens, inaugurado novas estações e reduzido o intervalo entre composições. Entretanto, passageiros relatam que a lotação não está restrita aos vagões. Nos horários de maior movimento, já é possível ver filas na porta de estações.

O problema ocorre principalmente em estações da Linha 3-Vermelha, que liga as zonas Leste e Oeste,  tanto pela manhã, entre 6h30 e 7h30, quanto à tarde, entre 17h30 e 18h30. A reportagem acompanhou filas do lado de fora das estações Anhangabaú, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Passageiros relataram também haver filas nas estações Tatuapé, Armênia e Consolação.

O aumento de 40% é inferior ao registrado no mesmo período nas composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que cresceu 73% em cinco anos. Os números relativos ao Metrô não consideram os dados da Linha Amarela, administrada pela iniciativa privada e que não divulgou dados solicitados pela reportagem.

O Metrô atribui o aumento de lotação nos trens e estações a quatro fatores: a implantação do Bilhete Único nas estações, o início da operação da Linha 4-Amarela, que tem conexões com outras vias, a expansão da Linha 2-Verde e o crescimento econômico do país.
28% mais trens no período Ao longo de cinco anos, o orçamento da empresa aumentou de R$ 1,279 bilhão (em 2006) para R$ 4,426 bilhões (2011). O orçamento inclui tanto investimento quanto custeio com funcionários. Entretanto, de acordo com relatório divulgado na terça-feira, houve queda no investimento entre 2010 e 2011. O investimento na rede atual caiu 19,6% e, nos projetos de expansão, a queda foi de 39%.

 Para melhorar a operação e diluir o excesso de passageiros, a empresa colocou 28% mais trens em circulação (passaram de 117, em 2007, para 150 em 2012), reduziu os intervalos entre as composições em algumas linhas e implantou o sistema CTBC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), considerado o mais moderno do mundo e similar ao adotado em Nova York
Mais passageiros, mais espera Mesmo com as estratégias da companhia, o aumento da demanda causa reflexos no dia a dia dos passageiros. Na estação Artur Alvim (Linha 3-Vermelha), as filas pela manhã chegam a dar a volta no quarteirão, segundo a consultora de hotéis Laene Rodrigues, de 25 anos. Ela, que costumava embarcar entre 7h e 7h30, aceitou trocar de horário no emprego para resolver o desconforto. "Apareceu uma proposta no trabalho para entrar mais tarde e não tive dúvida. Mudei de horário por causa da fila."

A viagem diária de Laene demora uma hora e 10 minutos, em média, da estação Artur Alvim até a Trianon, na Avenida Paulista. Antes de chegar, ela troca de linha duas vezes - vai da Linha 3-Vermelha para a 1-Azul e depois para a 2-Verde do Metrô. "Depois da fila [na estação], tem que pegar o metrô lotado, onde não dá para se mover. A gente chega ao trabalho cansada, irritada e tensa", diz.

No Anhangabaú, o problema é similar. A auxiliar administrativa Elaine Carvalho, de 19 anos, diz encontrar filas para entrar na estação no horário de pico da tarde. "Vai até o meio da rua, principalmente às 18h. Do começo do ano para cá percebi que vem piorando [a lotação]", diz a jovem. Ela estima levar até 30 minutos para embarcar no horário de pico - 15 minutos para passar da fila até a catraca e mais 15 para entrar no trem. "Daqui [do lado de fora da estação] até a catraca, leva 3 minutos se está tudo livre", comenta.

Já o motorista Sidney da Silva, de 39 anos, diz que as filas chegam a ter 90 metros a partir da catraca da estação Corinthians-Itaquera . "Vai para além da plataforma. Todos os dias eu encontro fila, e é enorme, não é daquela fininha não", diz. Silva relata já ter se atrasado para trabalho devido à espera no Metrô. "A gente começa a se precaver, chegar mais cedo, é um horário que atrapalha."

Segundo dados do próprio Metrô, o número de passageiros passou de 775 milhões, acumulados em 2006, para 1,1 bilhão em 2011. O público é de 14 mil vezes a capacidade do Estádio do Morumbi, de 80 mil pessoas. Comparando a quantidade de viagens no Metrô nos dois primeiros meses do ano, a demanda subiu de 61 milhões, em 2007, para 84 milhões em 2012.
 
Fenômeno novo As filas na porta das estações são um fenômeno novo, diz o engenheiro Horácio Augusto Figueira, especialista em transportes. "A Linha Vermelha já estava no limite há cinco anos atrás. Quando veio a integração com a Linha Amarela, extravasou", disse. O engenheiro diz que ele mesmo encontrou fila e levou 15 minutos para chegar até as catracas da estação Artur Alvim.

Para Figueira, o Metrô poderia minimizar o problema aumentando a oferta de trens fora do horário de pico.  "O Metrô está fazendo o possível e o impossível. Tem limitado os bloqueios, desligado escada rolante para fazer as pessoas circularem mais devagar."

A empresa afirma ter reduzido os intervalos entre os trens na Linha 2-Verde em 12% - de dois minutos e 30 segundos, em 2007, para dois minutos e 12 segundos neste ano. Já na Linha 5-Lilás, a redução foi de 28% - de cinco minutos e sete segundos para três minutos e 42 segundos. Na Linha 3-Vermelha, o intervalo permanece o mesmo nos últimos cinco anos - um minuto e 41 segundos, o menor do Metrô.
Quase o dobro de passageirosTodas as linhas do Metrô tiveram aumento no número de passageiros, nos últimos cinco anos. Duas - a Linha 1-Azul e a 3-Vermelha - tiveram demanda 30% maior, na comparação entre 2006 e 2011.

 Já a Linha 2-Verde teve um crescimento ainda maior - de 89 milhões passageiros, em 2006, para 163 milhões em 2011, aumento de 85% aproximadamente. Na Linha 5-Lilás, a demanda mais do que triplicou, passando de 18 milhões para 63 milhões de passageiros.

Fonte: G1.com.br


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Em Tóquio, tendência de compras no metrô ganha força com novas lojas

O metrô de Tóquio, que opera desde 1920, está lançando tendências nos hábitos de compra dos japoneses. No dia 14 de abril será ampliado o já famoso First Avenue Tokyo Station, um shopping dentro da estação de metrô que é um sucesso com seu mix de lojas e restaurantes. Os japoneses estão chamando esta moda de compras de ekitame (eki = estação e tame = entretenimento).

O First Avenue funciona em três pisos e foi em 2011 que os corredores mais famosos ficaram totalmente prontos. Na parte chamada Tokyo Character Street, vinte lojas comercializam produtos inspirados por personagens de desenhos e filmes. São brinquedos licenciados do Snoopy, do Ultraman e do Dragon Ball, por exemplo.

Também há estandes das principais redes de televisão do Japão no local. Já a Tokyo Ramen Street é formada só de restaurantes de macarrão lamen. Perto dali estão instaladas no Gift Plaza cerca de 30 lojas de presentes culinários tradicionais, como as bolachas sembei e geléias de batata-doce.

O que será inaugurado nesta semana é um setor de "antenna shops", no qual três grandes marcas de comida -- Calbee, Glico e Morinaga -- apresentarão produtos-teste, feitos com ingredientes que não fazem parte da linha de produção tradicional.

Esta relação japonesa com comida é tão séria que em Ikebukuro há até parques de diversão dedicados ao tema, como o Gyoza Stadium, o Ice Cream City e o Tokyo Dessert Republic. Neles o visitante prova, respectivamente, diferentes versões de arroz, sorvetes e sobremesas.

Fonte: viagem.uol.com.br


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Curitiba monitora transporte e trânsito em tempo real

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O prefeito Luciano Ducci apresentou na manhã desta terça-feira (10) o Centro de Controle Operacional (CCO) que dá início à implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Curitiba.

O novo Centro, um dos mais modernos do país, instalado na Urbs, reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar em tempo real o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando on line com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

Os operadores do CCO dispõem de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), instaladas em pontos chave; e de bancadas individuais com duas telas de computador, o que permite ações simultâneas, como receber e enviar mensagens, seja para os painéis de trânsito instalados nas ruas, seja para controladores de semáforos ou para motoristas do transporte coletivo através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus da frota operante e de reserva, num total de 2,3 mil veículos.

"Este é o começo do começo, o início de um processo de transformação na área da mobilidade urbana. Curitiba está entrando em um novo patamar e terá avanços importantes a partir deste Centro de Operações", destacou. Ducci disse que o processo iniciado com a implantação do CCO colocará Curitiba em um novo patamar na mobilidade urbana.

"É um processo em andamento e por isso fiz questão de apresentá-lo no seu início, para que a cidade possa acompanhar desde agora os avanços que vão acontecer na sequência". O funcionamento do Centro de Controle Operacional, afirmou, é um passo decisivo na modernização da cidade que passa a contar com tecnologia de ponta na gestão da mobilidade urbana.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, detalhou o funcionamento do Centro de Controle Operacional e destacou a importância deste processo no dia a dia dos curitibanos. "Trabalhamos todos para termos uma cidade cada vez melhor, como o sr. pediu", disse Isfer, destacando que o CCO vai ajudar o usuário do transporte coletivo e o trânsito da cidade. "O monitoramento em tempo real do trânsito e do transporte será fundamental no planejamento e na melhoria da mbilidade em Curitiba", disse, detalhando o funcionamento e os benefícios do novo CCO.

TRANSPORTE - Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.

Nos terminais, o usuário também será informado, em painéis luminosos no próprio ponto de parada, do tempo previsto para a chegada do próximo ônibus. Este sistema está em teste nos terminais Pinheirinho e Cabral e a previsão é que esteja em todos os pontos de todos os terminais até o fim deste ano.

Todas as ações e a movimentação dos ônibus geram relatórios que vão ajudar no planejamento permitindo também readequar a operação do transporte coletivo a qualquer momento.

Através de um console, instalado no painel do ônibus cujo acesso só é possível com o ônibus parado, o motorista poderá acionar o Centro de Controle e receber orientação do operador em casos de alteração de rota, readequação de horário e paradas não previstas, por exemplo.

O Controle Operacional do transporte é feito a partir de informações dos fiscais da Urbs que agora passam a contar com uma ferramenta decisiva que é o monitoramento em tempo real. Neste primeiro momento, o monitoramento é feito nas linhas expressas – biarticulados que só circulam nas canaletas – e a previsão é incluir todas as 355 linhas até o fim do ano.

TRÂNSITO - O primeiro trecho da cidade monitorado pelo CCO será o anel viário – um conjunto de ruas que permite deslocamento em mão única entre os bairros sem passar pela área central da cidade.

Cinco câmeras – serão 21 até junho – captam imagens permitindo monitoramento do trânsito. Três painéis – serão 14 até junho – vão orientar os motoristas sobre as condições de tráfego à frente, avisando por exemplo, em casos de congestionamentos e sugerindo vias alternativas.

O CCO também agiliza a chamada de socorro quando necessário em casos de acidentes, e permite uma análise permanente das condições de tráfego auxiliando no planejamento de obras e do trânsito.

No CCO também funciona a Central de Tráfego em Área (CTA), responsável pelo monitoramento e intervenções nos semáforos. No caso do anel viário serão 190 semáforos no sistema auto-adaptativo que abrem e fecham de acordo com o volume do tráfego, evitando que o motorista fique parado quando não há trânsito na transversal. Esse sistema será implantado gradativamente com softwares que serão desenvolvidos a partir da leitura do volume de tráfego do anel viário. Com o CCO, além do aviso de que há algum problema em semáforo os técnicos terão também a imagem do local, facilitando e agilizando a solução do problema. Em geral, problemas em semáforos são provocados por acidentes, tempestades, queda de energia, etc.

O CCO entrou em funcionamento com cinco câmeras e três painéis de trânsito. As câmeras estão instaladas nos cruzamentos das ruas e avenidas Ubadino do Amaral com Visconde de Guarapuava; Campos Sales com Augusto Severo; Vicente Machado com Brigadeiro Franco; Brigadeiro Franco com Padre Agostinho; e Lisymaco Ferreira da Costa com Cândido de Abreu.

Os painéis de trânsito estão nas ruas Desembargador Motta (perto da Padre Agostinho); Brigadeiro Franco (entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis); e Mauá (perto da Barão de Guaraúna).

SIM - A entrada em funcionamento do CCO é um passo decisivo para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade e significa que a fase de definição de tecnologias, equipamentos e desevolvimento de sistemas já foi vencida. Até 2014, o CCO vai atuar com 711 câmeras e 80 painéis de trânsito, além de 694 painéis de informação aos usuários do transporte coletivo, instalados em todos os pontos de ônibus nos terminais e na estações tubo.Fazem parte do SIM, também, o dispositivo que dá prioridade à passagem dos Ligeirão nas canaletas e o carregamento do cartão transporte diretamente na catraca dos ônibus, terminais e estações tubo, sem necessidade de carregar o cartão em validadores que ficavam nos terminais, sujeitos à ação de vândalos.

Operação integrada – O controle operaciona integrado de trânsito e transporte é um dos diferenciais de Curitiba em relação a outros centros operacionais existentes no país.

Conheça como funciona o CCO:

Câmeras - Instaladas em pontos estratégicos, em postes de até 15 metros de altura, câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), com zoom de até 36 vezes a imagem real, registram o que acontece nas ruas. Atualmente 21 câmeras estão instaladas cobrindo os 25 quilômetros do anel viário. Cinco câmeras estão em operação e outras 16 serão ligadas até junho. O Sistema Integrado de Mobilidade, monitorado pelo CCO, prevê 711 câmeras até junho de 2014.

Telão - As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas no CCO em um telão de 7,20 m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas e em telas individuais dos operadores que têm comunicação on line com o trânsito, através de painéis e com o transporte, através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus.
Computador de bordo

 
Um dispositivo acoplado na parte mecânica do ônibus, GPS e computador de bordo registram informações variadas, como velocidade, trajeto, localização e paradas feitas pelos ônibus, acompanhadas em tempo real no CCO. Com o ônibus parado, o motorista também tem possibilidade de comunicação direta com o CCO e é avisado quando há mensagem - que ele só vai ler com o ônibus parado. Em casos de emergência, o motorista pode emitir um alerta imediato ao CCO. As informações emitidas ficam registradas em relatórios que são uma importante ferramenta no planejamento e operação do transporte coletivo.
Painéis do Transporte - horário on line
Como o sistema permite acompanhamento em tempo real da localização de cada ônibus, o usuário terá acesso à informação - nas estações tubo e terminais – do tempo previsto até a próxima parada, tempo de espera ou qualquer alteração de rota ou horário. A previsão é que até o fim do ano sejam instalados em todos os terminais e estações tubo,694 painéis de informação ao usuário do transporte
Painéis de trânsito
Instalados em pontos estratégicos, os painéis vão informar ao motorista que está em trânsito, as condições da via – por exemplo, se há acidente, obstáculo na pista

Infovia

A comuncação entre os diferentes equipamentos que compõem o CCO é feita por uma rede subterrânea de fibra ótica, implantada inicialmente nos 25 quilômetros do anel viário.

Semáforos adaptativos 

Sistema composto por controladores semafóricos, detectores veiculares, rede e concentradores de comunicação com capacidade para transmissão de dados, vai permitir a implantação dos chamados semáforos adaptativos – que abrem ou fecham de acordo com o volume de tráfego.

Fonte: URBS

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No Recife, Itinerário de ônibus é invertido no centro da cidade

O itinerário da linha de ônibus 122*Vila da Sudenne foi alterado nesta semana, a linha que antes atendia primeiro a Avenida Agamenom Magalhães teve seu percurso invertido, agora em vez de ele entrar pelo cabangá, a linha passa a atender ao Cais de Santa Rita, 1º de Março, Av. Conde da Boa Vista e depois a Avenida Agamenom Magalhães.
Essa mudança coincide com a retirada das linhas de ônibus do Jordão da Conde da Boa Vista, na qual devido a inauguração do TI Aeroporto, estas linhas deixaram de ir ao centro da cidade fazendo retorno no proprio terminal.
Blog Meu Transporte

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São Paulo: Informativo de mudanças SPtrans

SPTrans altera linha 2182/10 na zona Norte
A SPTrans informa que a partir de 14 de abril  altera as característica operacional da linha 2182/10 Jd Brasil - Pça do Correio, que deixa de ser circular com a implantação de ponto final no Terminal Correio.

Linhas e itinerários:

2182/10 Jd. Brasil – Pça. do Correio.
Ida: Pça. Erotides de Campos, Av. Mendes da Rocha, Pça. Carlos Koseritz, Rua Alonso Peres, Av. João Simão de Castro, Pça. Lourenco Bellis, Av. Milton da Rocha, Pça. Angelo Conti, Av. Prof. Castro Junior, Pça. João de Oliveira, Av. Conceição, Av. das Cerejeiras, Pq. Oyeno, Av. das Cerejeiras, Pça. Nippon, Av. das Cerejeiras, Rua Araritaguaba, Av. Guilherme Cotching, Pte. Pres. Janio Quadros, Av. Guilherme Cotching, Rua Juvenal Gomes Coimbra, Av. Ariston de Azevedo, Rua Catumbi, Pça. Gen. Humberto Souza Mello, Rua Marcos Arruda, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Viad. Gasometro, Rua do Gasometro, Av. Mercurio, Av. Sen. Queiros, Pça. Alfredo Issa, Av. Casper Libero, Lgo. Sta. Ifigenia, Rua do Seminário, Pca. Pedro Lessa e Terminal Correio,

Volta: Terminal Correio, Rua Brig. Tobias, Rua. Cap. Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, Terminal Correio, Ac. Retorno Sobre Tunel Papa João Paulo II, Av. Prestes Maia, Rua Washington Luis, Rua Paula Sousa, Rua da Cantareira, Rua Cav. Basilio Jafet, Rua Gen. Carneiro, Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, Viad. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Viad. Mto. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, Rua S. Leopoldo, Rua Dr. Ubaldino do Amaral, Rua Saldanha Marinho, Rua Catumbi, Rua Jequitinhonha, Av. Guilherme Cotching, Pte. Pres. Janio Quadros, Av. Guilherme Cotching, Rua Araritaguaba, Av. das Cerejeiras, Pça. Nippon, Av. Das Cerejeiras Pq. Oyeno Av. Das Cerejeiras Av. Prof. Castro Junior Pca. João de Oliveira, Av. Prof. Castro Junior, Pça. Angelo Conti, Av. Milton da Rocha, Pca. Lourenco Bellis, Av. João Simão de Castro, Rua Alonso Peres Pça. Carlos Koseritz, Av. Mendes da Rocha e Pça. Erotides de Campos.

Linha 2161/10 do Pq. Edu Chaves terá ponto final na Praça do CorreioA SPTrans informa que a partir de 14 de abril  altera as característica operacional da linha 2161/10 Pq Edu Chaves - Pça do Correio, de circular para radial com a implantação de ponto final no  Terminal Correio e operando com uma frota de 12 veículos dia/útil/pico.

Linhas e itinerários

2161/10 Pq. Edu Chaves – Pça. do Correio.
Ida: Rua Cap. Alcock, Rua Cap. Rubens, Av. Edu Chaves, Av. Roland Garros, Av. Gustavo Adolfo, Av. Nsa. Sra. do Loreto, Rua Rev. Israel Vieira Ferreira, Rua Eurico Sodré, Rua Francisco Medeiros Jordão, Av. Conceição Rua Tupirama,  Rua Pe. Saboia de Medeiros, Pça. Marcelino Machado, Rua Pe. Saboia de Medeiros, Pça. Maria Montessori, Av. Alberto Byington, Pça. Joaquim José da Nova, Rua Simão Borges, Rua do Imperador, Rua Araritaguaba, Av. Guilherme Cotching, Pte. Pres. Janio Quadros, Av. Guilherme Cotching, Rua Juvenal Gomes Coimbra, Av. Ariston de Azevedo Rua Catumbi, Pça. Gen. Humberto Souza Mello, Rua Marcos Arruda Rua Cachoeira, Rua Silva Teles Rua João Teodoro, Rua Br. de Ladário, Lgo. da Concórdia, Viad. Gasometro, Rua do Gasometro, Av. Mercúrio, Av. Sen. Queiros, Pca. Alfredo Issa, Av. Casper Libero, Lgo. Sta. Ifigenia, Rua do Seminário, Pca. Pedro Lessa e Terminal Correio.

Volta: Terminal Correio, Rua Brig. Tobias, Rua Cap.Mor Jeronimo Leitão, Av. Prestes Maia, Terminal Correio Ac. retorno sobre túnel Papa João Paulo II, Av. Prestes Maia,  Rua Washington Luis, Rua Paula Sousa, Rua da Cantareira, Rua Cav. Basilio Jafet, Rua Gen. Carneiro, Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, Viad. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Viad. Mto. Alberto Marino, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Rua Miller, Rua Oriente, Rua Maria Joaquina, Rua Bresser, Rua Alm. Barroso, Rua João Boemer, Rua Sta. Rita, Rua Paulo Andrighetti, Pça. Gen. Humberto Souza Mello, Rua Jequitinhonha, Av. Guilherme Cotching, Pte. Pres. Janio Quadros, Av. Guilherme Cotching, Rua Araritaguaba, Rua do Imperador, Rua Simão Borges, Pça. Joaquim José da Nova, Av. Alberto Byington, Pça. Maria Montessori, Rua Pe. Saboia de Medeiros, Pca. Marcelino Machado, Rua Pe. Saboia de Medeiros, Rua Tupirama, Av. Conceição, Rua Francisco Medeiros Jordão, Rua Eurico Sodré, Rua Rev. Israel Vieira Ferreira, Av. Nsa. Sra. do Loreto, Av. Gustavo Adolfo, Av. Roland Garros, Av. Carlos dos Santos  e Rua Cap. Alcock.

SPTrans altera ponto final da linha 2290-41 Vila Formosa - Terminal Princesa IsabelA SPTrans informa que a partir de 14 de abril, a linha 2290/41 Jd Vila Formosa - Terminal Princesa Isabel passa a fazer ponto final no Terminal Pq D.Pedro II, passando a ter a denominação  2290/41 Jd Vila Formosa - Terminal Pq Dom Pedro II. Os usuários que desejarem seguir para a região do Terminal Princesa Isabel, tem como opção as linhas 2001/10 Terminal Amaral Gurgel - Terminal Pq Dom Pedro II e a linha 9300/10 Terminal Casa Verde - Terminal Pq Dom Pedro II.

Itinerário:
Sentido Ida:
Av. Rio Paris, Av. Carneiro Ribeiro, Av. João XXIII, Av. Rio das Pedras, Av. Dezenove de Janeiro, Term. Vila Carrão, Av. Dezenove de Janeiro, Av. Cons. Carrão, Viad. Cons. Carrão, R. Antonio de Barros, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Viad. Gasômetro, R. do Gasômetro, Viad. Diário Popular, Acesso, Term. Parque Dom Pedro II.

SPTrans altera número de linha semi-expressaA SPTrans informa que a partir do dia 16 de abril a linha Jd Imperador - Metrô Belém ( semi-expressa) que circula pela Av. Abel Ferreira,  passa a ter o número 3746/31, sem alteração do horário das partidas e de itinerário.
Itinerário
Ida: Pça Catas Altas, Av. Luís Pires de Minas, Av. Barreira Grande, Av. Sapopemba, Rua Hamilton Prado, Av. Ver. Abel Ferreira, Av. Regente Feijó, Av. Álvaro Ramos, Term. Metrô Belém (Lado Sul).
Volta: Term. Metrô Belém (Lado Sul), Rua Silva Jardim, Rua Taquarí, Rua Siqueira Bueno, Rua Serra da Bocaína, Av. Álvaro Ramos, Rua Marechal Barbacena, Rua Guapeva, Acesso a, Av. Ver. Abel Ferreira, Av. Renata, Rua Planeta, Av. Sapopemba, Av. Barreira Grande, Av. Luís Pires de Minas, Pça. Catas Altas, Rua Cachoeira do Campo e Pça. Catas Altas.

Partidas:
Ida:  06:12, 06:18, 06:30, 06:40, 06:48, 06:56, 07:07, 07:20 e 07:43.
Volta: 16:05, 16:18, 16:29, 16:42, 16:55, 17:10, 17:27, 17:44, 18:05, 18:18, 18:29 e 18:41.

Assessoria de Imprensa – SPTrans

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