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Linhas intermunicipais que ligam Baixada à Pavuna têm novo ponto final

sábado, 24 de março de 2012

A partir da próxima segunda-feira (26/03), as linhas intermunicipais que ligam os municípios da Baixada Fluminense à Pavuna passam a fazer ponto final na Rua Lindolfo Gomes e Avenida Sargento de Milícias, no trecho entre as ruas Sargento Fernandes Fontes e Cícero. Desde 14 de janeiro, os ônibus vinham trafegando como circulares, em função da demolição do Terminal Rodoviário da Pavuna.
Atendendo a determinação da Prefeitura do Rio, o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) já comunicou às empresas Flores, Viação São José, Viação Vera Cruz, Viação Vila Rica e Master sobre as alterações. No primeiro dia, a fiscalização do Detro estará no local, orientando os passageiros.

Linhas que param na Lindolfo Gomes
Nilópolis - Pavuna (via Eden); Nilópolis - Pavuna (via Tomazinho); Pavuna - Vale do Ipê; Pavuna - Sargento Roncali (via Santa Marta); Pavuna - Sargento Roncali (via Vila Pauline); Pavuna - Santa Tereza; Bom Pastor - Pavuna (via Coelho Branco); Miguel Couto – Pavuna; Pavuna – Tinguá; Grama - Pavuna (via Itaipu) e Nova Aurora – Pavuna.

Linhas que param na Avenida Sargento de Milícias
Nova Iguaçu – Pavuna; Nova Iguaçu – Pavuna; Santa Rita - Pavuna (via Ponto Chic); Bairro Santa Maria – Pavuna; Bairro Santa Maria - Pavuna (via Gogó da Ema); Morro Agudo – Pavuna; Morro Agudo - Pavuna (via Cosmorama) e Austin – Pavuna.

Fonte: O Dia Online

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Em Juiz de Fora, Nove ônibus adaptados entram em operação no dia 1º de abril

A partir do dia 1º de abril, nove ônibus adaptados vão começar a operar em Juiz de Fora, nas seguintes linhas do transporte coletivo urbano: 204, 232, 301, 335, 406, 428, 442, 444 e 445. Com isso, o número de veículos especiais circulando na cidade chegará a 299 (52,3% da frota), abrangendo 230 das 260 linhas existentes (88,5%). Em todas estas linhas, os veículos adaptados vão circular todos os dias, com exceção da 335, que irá operar somente nos dias úteis.

Em janeiro de 2009, a frota de ônibus urbanos adaptados contava 104 veículos. O novo número representa um crescimento de quase 187% em três anos. De acordo com a assessoria da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), este número vai se expandir, já que todos os novos ônibus adquiridos para circular em Juiz de Fora são, obrigatoriamente, deste modelo.

Fonte: Acessa.com

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Nova frota de Rio Preto já tem ônibus encostados

Os micro-ônibus da Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati estão encostados nas garagens das empresas. Eles não entram em circulação desde os primeiros dias da implantação do novo sistema de transporte coletivo urbano da Prefeitura de Rio Preto, que começou em novembro.

No total, segundo o edital de concessão do transporte público, 59 micro-ônibus (frota operacional), 48 da Santa Luzia e 11 da Itamarati deveriam operar pelas ruas da cidade. Com a frota reserva, o número de miniônibus sobe para 65 (53 da Santa Luzia e 12 da Itamarati). 2.065 passageiros podem ser transportados nos 59 micro-ônibus, que tem 35 assentos cada. 
A retirada deles das ruas pode implicar desde advertência por escrito até pagamento de multa por caracterizar penalização “gravíssima”, segundo o edital. Caso 20% ou mais da frota não entre em circulação por mais de 24 horas, sem justificativa, as empresas passam a ficar em desacordo com o artigo 11 do Anexo 7 do edital.

No total, o transporte coletivo de Rio Preto deveria ter 217 carros nas ruas, porém, sem os 59 micro-ônibus, 27,1% da frota estão fora das ruas. A Circular Santa Luzia tem 31,7% de sua frota encostada.
A Expresso Itamarati está com 16,7 % dos veículos fora de circulação, o que livra a empresa de multas. O BOM DIA questionou as empresas, por meio de suas assessorias de imprensa, quantos ônibus circulam todos os dias a fim de saber se há mais carros normais em circulação para compensar a falta de micro-ônibus. A resposta foi de que o questionamento deveria ser feito à prefeitura, que respondeu que somente as empresas podem divulgar os números.

Reclamação / As pessoas que usam o transporte de Rio Preto sentiram a diferença nas modificações no sistema de transporte de novembro para cá. Para o auxiliar de cozinha, Carlos Feliciano, os micro-ônibus, no início, ajudavam a diminuir o número de passageiros e o tempo de viagem.
“No final de semana eu espero circular por 40 minutos. Quando colocaram os micro-ônibus, chegava mais cedo no terminal”, diz. Feliciano acorda todos os dias por volta das 5h30 e espera o circular do São Francisco em um ponto perto de casa por volta das 6h. “Se eu perder é certeza que chego atrasado no trabalho por que a diferença de horário será grande”, afirma.
Caroline Bernardo, auxiliar administrativo, usa a linha do São Deocleciano. Ela dá um recado ao poder público para ajudar quem usa o transporte. “Os micro-ônibus saíam nos mesmos horários que os ônibus. Deveriam colocar em horários alternativos”, diz.

Especialista diz que micro-ônibus ajudam a diminuir lotação
Os micro-ônibus que deveriam estar circulando por Rio Preto desde novembro, segundo edital, ajudariam a diminuir a lotação nos ônibus e até diminuiria o tempo de viagem, diz a consultora Elaine Sizilodiz, especialista em trânsito. “Deveriam fazer uma pesquisa para saber quais os horários com maior número de usuários e acrescentar os micro-ônibus. Isso facilitaria para diminuir o número de passageiros que aguardam por transporte”, afirma.
“É claro que também é preciso alternar os horários para que os ônibus não saiam juntos com os micro-ônibus”, diz. Outra questão citada como prejudicial pela especialista é a falta de cobradores. “Não adianta ter micro-ônibus e não ter cobradores. A cobrança feita por motoristas enquanto dirigem pode atrasar a viagem e ocasionar até acidentes. É uma questão polêmica”, afirma ela.

Empresas dizem aguardar autorização da prefeitura
As empresas Circular Santa Luzia e Expresso Itamarati, responsáveis pelos transporte coletivo urbano de Rio Preto desde novembro, disseram que “aguardam autorização do poder público para colocar os micro-ônibus em circulação” na cidade. “Os micro-ônibus estão nas garagens aguardando autorização”, disseram as empresas por meio de assessoria de imprensa.
As empresas disseram que o motivo para retirada dos miniônibus das ruas dias depois do início do novo sistema de transporte deveria ser verificado na Secretária de Trânsito e Transportes de Rio Preto. As empresas informaram também que não há falta de motoristas. São 496 no total. Santa Luzia e Itamarati afirmaram ainda que seguem as regras estabelecidas no edital de concessão do transporte coletivo público.

Valdomiro gasta R$ 360 mil com mais uma consultoria
Quase cinco meses depois de implantar o novo sistema de transporte coletivo em Rio Preto, o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) contratou uma empresa por R$ 360 mil para prestar assessoria à Secretaria de Trânsito e Transportes.

“A Logitrans foi selecionada, através de licitação, e está realizando estudos para mudanças no sistema de transporte coletivo para apontar as necessidades de ajustes para que sejam implantadas mudanças. Não há nenhuma novidade por enquanto”, afirmou a prefeitura no final da tarde de quinta-feira, por meio de nota da Secretaria de Comunicação. O motivo pelo qual os micro-ônibus foram retirados de circulação e se haverá penalidades às empresas pela falta de frota não foram respondidos pela assessoria do prefeito. A LogiTrans está em Rio Preto desde o inicio da semana.

Fonte: Diário de S. Paulo

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Prefeitura de São Paulo anuncia construção de 68 km de corredores de ônibus nas zonas leste e sul da cidade

sexta-feira, 23 de março de 2012

O diretor de infraestrutura da São Paulo Transporte (SPTrans), Roberto Molin, disse nesta quarta-feira (21), em audiência da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de São Paulo, que a Prefeitura prepara uma licitação e vai lançar no início de abril um edital de R$ 2 bilhões para escolha das empreiteiras responsáveis pela construção de 68,5 km de corredores de ônibus na cidade.

A licitação prevê um corredor na Radial Leste, Corredor Aricanduva, Corredor Binário Santo Amaro, Corredor Berrini e Capão Redondo-Vila Sônia. Ele afirma que o início das obras neste ano depende do ritmo da licitação. "Você sabe quando inicia, mas não tem como prever quando termina", afirmou.

O pacote prevê a construção de três terminais de ônibus urbanos: em Perus, ao lado da estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Parelheiros, junto ao Rodoanel; e no Jardim Ângela (ao lado do hospital). Também estão previstos dois terminais rodoviários: ao lado das estações de Metrô em Itaquera e na Vila Sônia. Há ainda previsão de requalificação de 23 km de corredores existentes, como na Inajar de Souza , na Zona Norte, e ao longo da M'Boi Mirim, na Zona Sul.

"O pacote deve conter aproximadamente 68,5 km de novos corredores, distribuídos ao longo da cidade, principalmente nas regiões mais carentes como Zona Leste e Zona Sul. E temos alguns novos terminais de ônibus, três deles urbanos e dois rodoviários", afirmou. A licitação será dividida em 14 lotes regionais e a escolha se dividirá em duas etapas: pré-qualificação das empresas e seleção por preço. Molin afirmou que o edital do pacote está sendo finalizado. Ele acredita que seja possível realizar a pré-qualificação em cinco meses.

"Na Zona Leste, nós temos os corredores do chamado Complexo Leste, que envolve a própria Radial Leste, com 16 km, desde o Centro até a Zona Leste propriamente dita. Temos também um corredor na Avenida Aricanduva. Teremos também um corredor na própria Avenida Itaquera, a partir do terminal Carrão. Na Zona Sul, teremos um corredor do Capão Redondo até a Vila Sônia, com 12 km. Na Avenida Berrini, um corredor no canteiro central da via de 3,5 km, além da requalificação de novos corredores. E tem o próprio binário de Santo Amaro também, que é um complexo de 8 km que faz uma interligação de três corredores: Rio Bonito, M'Boi Mirim e Guarapiranga", explicou.

O corredor ao longo da Avenida Celso Garcia, na Zona Leste, ficou fora do pacote e deverá ser substituído por um novo modal. "Muitos corredores que foram projetados foram transformados em modais de transporte de massa como, por exemplo, o Expresso Tiradentes, que era para ser um corredor em um modal de média capacidade. A Celso Garcia foi a mesma coisa, em vez de fazer um modal de baixa capacidade, resolveu-se optar por um outro modal", disse Molin.

Fonte: G1.com.br

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Dilma afirma que BRTs estão mudando a realidade do Rio

Em visita às obras da Transcarioca, que será o primeiro corredor de alta capacidade da cidade, na zona norte do Rio, a presidente Dilma Rousseff disse que os BRTs (Bus Rapid Transit) estão mudando a vida dos cariocas. "Nós não estamos fazendo só uma obra de transporte. Nós estamos mudando a realidade do Rio de Janeiro no que se refere à convivência das pessoas."

O governo federal financiará duas obras na cidade com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC da Mobilidade Urbana), no valor de R$ 1,63 bilhão. Uma delas é a Transbrasil, corredor expresso de BRT, ligando o subúrbio de Deodoro, na zona norte, ao Aeroporto Santos Dumont, orçada em R$ 1,3 bilhão. Outra é o VLT (veículo leve sobre trilhos), cujo custo atinge R$ 1,1 bilhão. O anúncio foi feito hoje pela presidente e pelo prefeito Eduardo Paes.

A participação do governo federal na Transbrasil somará R$ 1,129 bilhão e, no projeto do VLT, R$ 500 milhões, com contrapartida da prefeitura de R$ 171 milhões. No caso do VLT, o restante será viabilizado por meio de parceria público privada.
A presidente lembrou que a capital fluminense sediará eventos importantes internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a Rio+20, em junho, a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016. Dilma ressaltou a importância de se investir no transporte urbano e disse que a parceria entre os três níveis do Executivo (federal, estaduais e municipais) é a receita para que se fazer as obras necessárias que mudarão a realidade das cidades brasileiras.

Fonte: Terra

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São Paulo: Obra da CPTM interromperá linha e ciclovia aos domingos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou, nesta quinta-feira, que irá suspender a circulação de trens na linha 9-Esmeralda, que liga a cidade de Osasco ao bairro de Grajaú, em São Paulo, durante os próximos nove domingos, a partir deste fim de semana. A suspensão se deve para a realização de obras de modernização do sistema. Durante o período, também será necessário fechar a ciclovia do rio Pinheiros aos domingos, que será utilizada para a logística das obras.
Foto: Ricardo Guimarães
As paralisações serão feitas em etapas e irão afetar cerca de 100 mil usuários da 9-esmeralda, além de 6 mil pessoas que utilizam a ciclovia do rio Pinheiros aos domingos. De acordo com a CPTM, a linha ficará completamente fechada nos próximos quatro domingos (de 25 de março a 15 de abril), mas será reaberta para a circulação apenas entre as estações Osasco e Pinheiros nos cinco domingos posteriores (dos dias 22 e 29 de abril e 6, 13 2 20 de maio). Ao todo, a linha conta com 18 estações.

"Vamos fazer um forte ataque nos próximos nove domingos. Isso irá penalizar as pessoas? Sim, mas o impacto é menor. Pedimos a compreensão dos usuários, não havia outra alternativa", disse o presidente da companhia, Mário Bandeira.
Segundo Bandeira, as obras de modernização serão realizadas entre a 1h de domingo e as 4h de segunda-feira, quando a linha voltará a circular normalmente. Enquanto a suspensão durar, serão disponibilizados cerca de 40 ônibus para transportar os usuários no trajeto da linha, das 4h à meia noite, sendo que os embarques serão realizados somente nas estações Grajaú, Santo Amaro, Berrini, Pinheiros e Vila Leopoldina.

Falhas e objetivos
 De acordo com o presidente da CPTM, o objetivo das obras - que irão abranger mudanças no sistema de sinalização, na rede aérea e na via permanente -, é tornar a linha mais confiável e diminuir a ocorrência de falhas. Além disso, a empresa espera conseguir reduzir o intervalo entre os trens, de 4 minutos (média atual) para 3 minutos até 2014, quando São Paulo será uma das sedes da Copa do Mundo.

Ele admitiu, porém, que a modernização não irá impedir a ocorrência de novos problemas. "Não existe sistema sem falhas. Qualquer sistema em qualquer lugar do mundo possui falhas. Mas elas tem que estar dentro de um parâmetro, e é isso que nós vamos buscar", disse.

Na quarta-feira da semana passada (14), uma pane na linha Esmeralda paralisou a circulação de trens por quase uma hora, prejudicando cerca de 30 mil usuários. Diariamente, mais de meio milhão de pessoas utilizam essa linha, que tem 31,8 km de extensão e 18 estações.

Segundo Bandeira, a CPTM estudava desde outubro do ano passado fechar a linha aos domingos para acelerar a implantação de cerca de mil postes de energia elétrica da rede aérea, mas a pane registrada na semana passada contribuiu para antecipar essas obras, que vinham sendo feitas desde 2010, durante as madrugadas. Ao todo, a modernização da CPTM custará R$ 307 milhões, sendo que R$ 55 milhões serão utilizados somente nesta etapa.

Usuários que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a central de atendimento da companhia pelo fone 0800-055-0121, que será reforçada neste período.

Fonte: Terra

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Estudantes protestam contra aumento na tarifa de transporte em Feira de Santana

Estudantes protestaram contra o aumento da tarifa do transporte coletivo de Feira de Santana, a 109 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira. O grupo se reuniu em frente à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), onde foi realizada a reunião do Conselho Municipal de Transporte (CMT).

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Houve confusão durante a manifestação e, de acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, dois agentes foram agredidos fisicamente pelos manifestantes e foram orientados a prestar queixa em uma delegacia.

Segundo informações do site Acorda Cidade, o conselho se reúne todos os anos para discutir o reajuste da tarifa, que este, ano deve passar de de R$2,35 para R$2,50, depois de aprovada a proposta de aumento de 6% proposta pela Associação Comercial de Feira de Santana.

A proposta aprovada por 13 votos contra 1 pelo Conselho, deve ser encaminhada para o prefeito Tarcísio Pimenta nos próximos dias para que possa ser sancionada. O secretário municipal Flailton Frankles (SMTT) afirmou que para o aumento da tarifa são analisados fatores como frota, custos, número de usuários pagantes e quilometragem.

Fonte: Correio 24 Horas

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Rio de Janeiro ganhará mais duas obras de mobilidade urbana

O governo federal e a Prefeitura do Rio irão investir quase R$ 2,5 bilhões na ampliação da infraestrutura viária do Rio de Janeiro nos próximos anos: R$ 1,12 bilhão da União, através de recursos do PAC da Mobilidade Urbana, e R$ 171 milhões do município para construção da Transbrasil, corredor expresso de ônibus articulado, o chamado Bus Rapid Transit (BRT) da Avenida Brasil; e R$ 1,1 bilhão (R$ 500 milhões da União e o restante viabilizado por meio de PPPs (Parcerias Público-Privadas) para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos(VLT) no centro da cidade.

O anúncio dos investimentos em mobilidade urbana na cidade que se prepara para receber a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 foi feito, nesta quarta-feira (21/03), pela presidenta Dilma Rousseff e pelo prefeito Eduardo Paes, durante visita às obras da Transcarioca, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O governador Sérgio Cabral prestigiou o evento, realizado no Largo de Campinho, Zona Norte do Rio.

A presidenta considerou que os grandes eventos programados para o Rio de Janeiro serão uma grande oportunidade para o povo brasileiro de mostrar o País ao mundo. Mas, para ela, mais relevantes serão os legados deixados à população.

- Para fazer os BRTs, que estão mudando a realidade do Rio, é necessário um esforço muito grande de todos os níveis de governo. Só o governo federal está investindo nessas BRSts cerca de R$ 4,2 bilhões. O importante é que estamos conseguindo fazer uma integração de modais e não apenas uma obra de transporte, transformando o cotidiano do Rio no que se refere à convivência das pessoas, através de um tempo menor de deslocamento do trabalho para casa e vice-versa, sobrando mais tempo para o lazer - disse a presidenta.

O governador afirmou que a parceria com os governos federal e municipal permite um grande avanço no setor de transportes públicos, como a construção das BRTs, a renovação da frota de trens do metrô e da Supervia e a ampliação do metrô, como as linhas 3 e 4, facilitando o ir e vir da população, mas, também na área de segurança, outro fator de tranquilidade para os cariocas. Ele garantiu que as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) chegarão, a partir do segundo semestre, à região de Madureira.

- Vamos avançar para outras áreas do Rio e para outras cidades da Região Metropolitana, depois de consolidar o processo de pacificação na Rocinha, Vidigal e nos complexos do Alemão e da Penha, que vão receber a partir de março suas UPPs. Mas, sempre seguindo o planejamento feito pela Secretaria de Segurança - adiantou Cabral.

A Transcarioca é um corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. A via expressa vai reduzir o tempo de deslocamento entre a Zona Oeste, onde ocorrerá grande parte das competições olímpicas, e o aeroporto, beneficiando de imediato a comunidade olímpica e por extensão os cariocas. A expectativa é que o tempo do trajeto seja reduzido em até 60%, o que vai beneficiar cerca de 400 mil pessoas todos os dias.

Com 41 quilômetros de extensão, a via cruzará bairros como Madureira,Vicente de Carvalho e Penha, depois de cortar toda a região de Jacarepaguá. A linha exclusiva por onde vão passar ônibus articulados – com capacidade para pelo menos 160 passageiros cada um – inaugura um novo conceito de transporte público na cidade, integrando também metrô, trens, terminais rodoviários e ciclovias. Serão construídas 46 estações BRT (Bus Rapid Transit), quatro mergulhões, dez viadutos e nove pontes, duas estaiadas, uma na Barra e outra sobre a Baía de Guanabara.

A Transbrasil vai ser implantada ao longo da Avenida Brasil, ligando o Aeroporto Santos Dumont a Deodoro. O corredor terá 32 quilômetros, com quatro terminais, 28 estações e 15 passarelas. A expectativa é beneficiar 900 mil passageiros por dia. A previsão é de que as obras durem 36 meses.

Além da Transbrasil e da Transcarioca, está em andamento no Rio a implantação de outros dois BRTs: Transoeste, que vai da Barra a Campo Grande e entra em operação ainda neste semestre, e a Transolímpica, ligando Barra a Deodoro e está em licitação. Segundo o prefeito, o maior legado das Olimpíadas para a cidade será o sistema de transportes, com investimentos tanto do Estado como da prefeitura.

- Vai saltar de 18% para 63%, em 2015, o volume de pessoas que utilizarão meios de transportes de alta capacidade, por conta das melhorias no sistema. É um grande avanço para a melhoria da qualidade de vida da população - concluiu Eduardo Paes.

Já o VLT do centro, que faz parte do projeto Porto Maravilha, ligará toda a região central do Rio através de seis linhas e 42 estações em 26 quilômetros de vias, integrando a Rodoviária Novo Rio, o Santos Dumont e as estações de metrô, trens e barcas.

Fonte: diariodemocratico.com.br

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