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Ônibus lotados no 3º dia de greve em Belo Horizonte

quarta-feira, 14 de março de 2012

Os motoristas e cobradores de Belo Horizonte e região metropolitana estão cumprindo determinação do Tribunal Regional do Trabalho e circulando na manhã desta quarta-feira. Ainda não é possível determinar se cumprem os 70% exigidos pela Justiça no horário de pico e 50% em intervalos comuns, mas há coletivos por toda capital diferentemente do início da semana. O cenáro é de estações e ônibus lotados.
De acordo com o presidente Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH), Ronaldo Batista, o movimento cumprirá ordem do TRT, mas não há suspensão da paralisação. Hoje às 16h haverá uma assembleia para decidir se a greve continua.
O trabalhadores vão analisar a proposta de aumento salarial de 9% oferecido pelas empresas na terça-feira. Os rodoviários reduziram de 49% para 20% a reivindicação pelo reajuste salarial. Segundo o presidente do STTRBH, é possível que a categoria aceite a proposição para não correr o risco de seguir com o processo de dissídio de greve. Porém, o rumo do movimento só será definido após votação dos profissionais.

Nesta quarta-feira as estações Barreiro, Diamante, Vilarinho, Venda Nova e São Gabriel, amanheceram cheias. Na expectativa pelo enfraquecimento da greve, a população foi aos terminais para seguir nos coletivos. Os ônibus estão circulando muito cheios.

Ocorrências policiais

Dois ônibus foram apedrejados na madrugada desta quarta-feira em protestos relacionados à greve. Um deles, na Via do Minério, Região do Barreiro. O veículo da linha 341 (Estação Barreiro/Estação Diamante Via Saúde) não chegou a ser danificado, mas o ataque assustou motorista e cobrador que acionaram a Polícia Militar (PM).

Um coletivo também foi apedrejado em Vespasiano, na Grande BH. A linha seguiria para Pedro Leopoldo, mas foi interceptada por homens munidos de pedras. Quatro vidros do lado esquerdo e um da lateral direita ficaram destruídos.

Raio X do transporte coletivo:

BELO HORIZONTE
- 1,6 milhão de passageiros por dia
- 3.010 veículos
- 296 linhas
- 27,5 mil viagens por dia

REGIÃO METROPOLITANA
- 855 mil passageiros por dia
- 3.038 ônibus
- 729 linhas
- 21,2 mil viagens por dia
- 34 municípios atingidos

PREJUÍZO DO COMÉRCIO NA GREVE
- Queda de 25% no faturamento diário do comércio e prejuízo médio de 30,4 milhões em dois dias

IMPACTOS NO METRÔ
- Média de 205 mil passageiros por dia
- Primeiro dia de greve, 211,4 mil passageiros (movimento considerado normal)
- Na sexta-feira, dia de prévia dos protestos dos rodoviários, o metrô registrou recorde de passageiros do ano com 233,9 mil pessoas transportadas

Fonte: Estado de Minas


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No DF, Governador visita obras do (VLP) Veículo Leve sobre Pneus, que ligará cidades do Entorno Sul ao centro de Brasília

O governador Agnelo Queiroz visitou, hoje, as obras do Veículo Leve sobre Pneus, que ligará cidades do Entorno Sul ao centro de Brasília. Ele acompanhou as obras do Viaduto do Balão do Periquito, na entrada do Gama, e constatou que estão adiantadas.

O Expresso DF é um modelo de transporte coletivo constituído por veículos articulados ou biarticulados que trafegam em vias específicas. Serão ônibus modernos, confortáveis e eficientes, com capacidade para 200 passageiros. A licitação para as empresas será a mesma lançada no início do mês pelo governador, em relação ao transporte público do DF e funcionará nos moldes das cinco bacias.  Agnelo afirmou que Brasília terá um transporte moderno, exclusivo, que irá melhorar o transporte coletivo na cidade. “Essa primeira etapa é uma extensão de 35 km, que transportará 20 mil pessoas nos horários de pico. O tempo que as pessoas gastam hoje, que é de 1 hora e 30, será reduzido pela metade. Elas terão mais tempo para as famílias, para lazer e educação. O transporte público será mais eficiente e melhor que o individual. Este é o grande objetivo do governo. Isso vai assegurar um trânsito rápido e exclusivo”, disse.

O trânsito será livre, com controle absoluto do trajeto por meio das centrais de operação e terá  faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais. Essa é a segunda grande obra de Brasília (a primeira é a construção do novo estádio) e ficará pronta até julho de 2013. “Vamos trabalhar com determinação este objetivo. A Copa do Mundo (2014) acabará, mas este legado ficará para o povo do DF”, destacou.
Além disso, há o objetivo de fazer o Expresso Norte, que ligará Sobradinho e Planaltina. E, depois, um que ligue Ceilândia e Taguatinga, na EPTG. As obras são executadas pelo DER e custarão R$ 530 milhões. 


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No Rio, Começou a fiscalização no BRS da avenida Presidente Vargas

Os motoristas que não obedecerem à sinalização do corredor exclusivo de ônibus na avenida Presidente Vargas serão multados a partir desta terça-feira (13). O sistema BRS foi implantado há uma semana e ocupa toda a extensão da via, da descida do trevo das Forças Armadas à Candelária.

Ao longo da via foram instaladas 11 câmeras para monitorar o tráfego. O motorista que permanecer no corredor exclusivo vai pagar multa de R$ 85 e perder três pontos na carteira.
Ao menos 187 linhas de ônibus devem circular diariamente no novo BRS do centro. Os veículos terão que parar em pontos fixos determinados de acordo com o itinerário dos ônibus.

O BRS Presidente Vargas funciona nos dias úteis, das 6h à 21h. As pistas ficam livres aos sábados, domingos e feriados. A regra é a mesma que vale para os outros corredores, da rua Primeiro de Março e da avenida Rio Branco, no centro; de Copacabana (rua Barata Ribeiro e avenida Nossa Senhora de Copacabana) e do Leblon/ Ipanema, na zona sul.
Com a inauguração do BRS Presidente Vargas, o Rio passa a ter 24 km de corredores exclusivos para ônibus.

Segundo a Secretaria Municipal de Transporte, as faixas nas pistas laterais da via serão implantadas posteriormente. A data ainda não foi definida.
Balanço positivo
A secretaria informou que o resultado da implementação da BRS na avenida Presidente Vargas teve um resultado positivo, mesmo com o grande congestionamento de veículos no local.
Segundo informou a secretaria, a avenida é, naturalmente, um via de grande movimentação, já que recebe ônibus municipais e intermunicipais, além de um grande fluxo de carros.

Fonte: R7.com

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Metrô do Recife será interligado ao aeroporto por uma passarela

terça-feira, 13 de março de 2012

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre será o único do país, entre as cidades-sede da Copa do Mundo, a ser interligado com o metrô e, por ele, até a Cidade da Copa. O projeto da passarela, que fará a ponte entre os dois equipamentos vai finalmente sair do papel. O processo de licitação será concluído até o fim do mês. O consórcio Arteleste foi a empresa habilitada na concorrência, que foi publicada no Diário Oficial do Estado, mas terá que aguardar o prazo de recurso das outras empresas. A obra está avaliada em R$ 28 milhões. O prazo de execução é de 12 meses após a ordem de serviço ser assinada.

A passarela tentará resolver um problema histórico de circulação do pedestre que chega ou sai do aeroporto. A logística atual é toda voltada para o automóvel. As opções de acessibilidade para a travessia das duas faixas da Avenida Mascarenhas de Moraes são mínimas, mesmo para quem procura por uma faixa de pedestre para atravessar. O ponto mais próximo para quem pretende pegar um ônibus fica na Praça Salgado Filho. Mesmo de frente para o aeroporto, o metrô é hoje praticamente inacessível. “Acho que será muito boa essa integração. Hoje a gente ou vem de carro ou pega táxi”, afirmou a administradora Sueli Cunha, 40 anos.

De acordo com o projeto, o traçado sairá da frente do portão B6 (embarque), atravessará as duas faixas da Avenida Mascarenhas de Moraes, seguirá um pequeno trecho até o final da Avenida Barão de Souza Leão, onde fará uma curva entrando na rua do colégio Maria Tereza até se conectar com o Terminal Integrado do Aeroporto, ao lado da estação do metrô. “O usuário poderá chegar direto na Arena Pernambuco, desembarcando no Terminal Integrado Cosme e Damião, que também é interligado com o metrô. Isto irá refletir em mais segurança e conforto e será um diferencial para o nosso estado”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

A passarela terá quase meio quilômetro. Mas há algumas compensações. O usuário terá a opção da esteira rolante nos dois sentidos. Ou, se preferir, espaço para caminhar. O acesso à passarela também será feito por elevadores. Por ser uma obra do governo do estado, que fará ligação com o terminal integrado, a manutenção ficará a cargo do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano e não da Infraero ou do metrô. “Pernambuco será o único estado que terá uma passarela ligando diversos modais do sistema de transporte. O usuário poderá circular pela Região Metropolitana com uma passagem”, ressaltou o secretário Danilo Cabral.

Fonte: Blog da Mobilidade Urbana

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Começam as obras para sistema BRT em Porto Alegre

O corredor de ônibus que integra o projeto de reformulação do transporte coletivo de Porto Alegre começou a tomar forma ontem, quando foram iniciadas as obras de instalação do sistema de ônibus rápido BRT (Bus Rapid Transit) na avenida Protásio Alves. Nessa primeira etapa, onde serão aplicados R$ 15,2 milhões, a cobertura asfáltica das duas pistas do corredor de ônibus será substituída por placas de concreto. O novo corredor é parte do legado para a infraestrutura da Copa de 2014. O investimento total no novo sistema será de R$ 55,8 milhões, dos quais R$ 53 milhões serão financiados pela Caixa e R$ 2,8 milhões serão dados em contrapartida pelo município.

A intervenção acontecerá ao longo de 6,8 quilômetros da via, no trecho entre a avenida Saturnino de Brito (zona Norte) e a rua Sarmento Leite (Centro). A fase inicial da obra de instalação do novo sistema de transporte coletivo, segundo detalhou a prefeitura da Capital, inclui fresagem, terraplenagem, a construção de uma sub-base de brita, de uma sub-base de concreto, da colocação de placas de concreto de cimento, meios fios de concreto e a sinalização viária. O projeto será executado pelo consórcio formado pelas empresas Sultepa e Conpasul, que venceu a licitação.

“O prazo para a conclusão, previsto em contrato, é de 18 meses. A execução começa junto à Saturnino de Brito e faremos trechos de 500 metros de cada vez. Quando terminamos um trecho, começamos outro, e assim vamos em direção ao centro”, detalhou o diretor de Obras da Sultepa, Marcos Ferreira. Ele explicou que as placas de concreto serão moldadas na via e que o concreto será preparado nas usinas que as empresas consorciadas possuem em Porto Alegre.

Assis Arantes Júnior, diretor técnico comercial da Conpasul estimou que cerca de 50 operários devem trabalhar diretamente na avenida Protásio Alves e que as empresas  também foram vencedoras da licitação do corredor da avenida Bento Gonçalves. “Tecnicamente essas obras estão dentro das nossas especialidades e não devem apresentar nenhum tipo de desafio que atrase a conclusão. Aguardamos a publicação do edital de licitação da obra da avenida João Pessoa para decidirmos se vamos concorrer ali também”, disse o executivo. A previsão da Secretaria de Obras é que todas as obras ligadas à instalação do BRT sejam começadas ainda no primeiro semestre de 2012.

Para o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o início da construção é a materialização do trabalho empenhado para conquistar a Copa para Porto Alegre e a oportunidade de fazer obras que modernizarão a cidade. “A Copa já está acontecendo em Porto Alegre, com projetos como o BRT, que será uma transformação no transporte coletivo, com mais qualidade, segurança e agilidade na prestação desse serviço aos usuários”, afirmou.

Sustentabilidade nas estações é ponto forte do projeto BRT

Até o final desta semana será dada ordem de início às obras de substituição do asfalto por placas de concreto também na avenida Bento Gonçalves. Além das pistas com cobertura mais resistente, o BRT demandará a transformação dos pontos de ônibus em estações fechadas e climatizadas, que poderão ter 12 ou sete metros de comprimento e serão construídas em aço e vidro, a partir de módulos pré-fabricados acopláveis. Os veículos de piso baixo terão grande capacidade de transporte e terão baixas emissões de poluentes.

As estações projetadas contemplam os princípios de sustentabilidade, utilizando sistema de ar condicionado com ventilação natural e forçada. Estes mecanismos serão alterados conforme as condições climáticas, umidade e temperatura do ar, controlados por um sistema automatizado. A energia será gerada por painéis fotovoltaicos que compõe a cobertura das estações. Os vidros serão do tipo laminado temperado com película de proteção térmica e proteção contra raios ultravioleta.

O trânsito nos corredores será monitorado em tempo real e funcionará de forma coordenada com os semáforos, para reduzir o tempo das viagens. Na avenida Protásio Alves estão previstas 14 estações. Também deverá ser construído um terminal na avenida Manoel Elias.

O secretário municipal de mobilidade urbana e diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, afirmou que durante o período de obras serão feitos bloqueios localizados. Nos trechos em execução, os veículos das cerca de 150 linhas de transporte público que utilizam a avenida serão desviados para a faixa ao lado do corredor.

Por Clarisse de Freitas / Jornal do Comércio

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Rodoviários decidem manter a greve de ônibus na Grande Belo Horizonte

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Belo Horizonte (STTR-BH) decidiu manter a greve de ônibus na capital e região metropolitana. Representantes se reuniram com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) no início da tarde desta terça-feira (13), para uma nova assembleia.

Os trabalhadores apresentaram um pedido de reajuste salarial de 20%. A exigência inicial era de 49%. Os patrões, no entanto, disseram não poder oferecer aumento maior que 6%, por isso os dois lados não chegaram a um acordo.
No fim da tarde ocorrerá mais uma reunião na sede do Tribunal Regional do Trabalho.

Nesta manhã, o TRT determinou que os sindicatos representantes dos rodoviários "garantam a presença, em serviço efetivo, de não menos que 50% da frota de transporte coletivo da região metropolitana de Belo Horizonte e 70% nos denominados horários de pico, isto é, entre 6h e 9h e entre 17h e 20h".

O STTR-BH informou que irá entrar com uma liminar para não cumprir a decisão. Segundo o sindicato, por lei, o mínimo de efetivo necessário é de 30%.

Estações - De acordo com a BHTrans, o movimento nas estações está sendo normalizado. No início da tarde, em Venda Nova, 94% das viagens estão sendo cumpridas. Na Estação São Gabriel, o número chega a 74% e na Vilarinho 37% das viagens foram realizadas.

As estações Barreiro e Diamante continuam sendo as mais afetadas, com 18 e 12% das viagens cumpridas, respectivamente.
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Greve de ônibus em BH continua nesta terça-feira

A Justiça só vai se manifestar sobre a greve dos rodoviários de Belo Horizonte e Região Metropolitana na manhã desta terça-feira. Na tarde desta segunda-feira, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) entrou com um dissídio de greve no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) solicitando avaliação sobre a possível irregularidade da paralisação. O pedido é analisado pelo vice-presidente do TRT, desembargador Marcus Moura Ferreira.

O Setra-BH alega que os rodoviários não comunicaram oficialmente o ínicio da greve com o prazo de 72 horas de antecedência, conforme prevê a legislação. Além disso, a entidade afirma que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de BH (STTRBH) não procurou as empresas para negociar a escala mínima de veículos em circulação. Em algumas Estações BHBus, a paralisação atingiu mais de 95% da frota.
Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 49%, 30 folhas de tíquete-alimentação de R$ 15, a instalação de banheiros femininos nos pontos finais, participação nos lucros e resultados (PLR) e uma jornada de trabalho de seis horas diárias. Os sindicatos das empresas de ônibus propõem reajustar em 13% o salário dos motoristas e trocadores - condicionado ao aumento de 20 minutos na jornada de trabalho diária - e de 9% para a manutenção e administração. As empresas também oferecem um aumento de 6% no ticket-alimentação, R$ 150 na participação dos lucros (para quem ganha até R$ 1.000), e R$ 300 para quem recebe acima desse valor. Outra proposta aos motoristas e trocadores é o aumento de 6%, sem mudança na carga horária.

[FOTO2]Embora não tenha surpreendido a maior parte da população, que foi comunicada por meio da imprensa desde a sexta-feira sobre a paralisação no transporte, a greve provocou caos na capital mineira nesta segunda-feira. Quem possui veículo próprio não hesitou em retirá-lo da garagem pela manhã, para se prevenir da escassez de ônibus em circulação, o que deixou ruas e avenidas congestionadas devido ao grande fluxo. A volta para casa foi ainda mais caótica, já que uma forte chuva atingiu a cidade, tumultuando ainda mais o tráfego. Por meio do Twitter os internautas relataram a dificuldade de locomação. Em algumas vias o tráfego ficou completamente parado.

O anúncio da greve indicava que o movimento seria por tempo indeterminado. Nesta segunda-feira os dirigentes do STTRBH se esquivaram da imprensa. A reportagem do em.com tentou contato inúmeras vezes com a entidade, mas ninguém foi encontrado para comentar a situação e esclarecer se o movimento grevista será mantido nesta terça-feira.


BHTrans prevê punição

Ainda pela manhã desta segunda-feira, a empresa que gerencia o trânsito em Belo Horizonte notificou as empresas de transporte coletivo sobre as responsabilidades diante da greve dos rodoviários. Caso a persistência da paralisação resulte em descumprimento das obrigações contratuais com relação à prestação do serviço, a BHTrans poderá punir as empresas. Cada concessionária é obrigada a manter reserva técnica suficiente para atender os níveis de serviço do transporte público, considerado de primeira necessidade, além de elaborar e implementar esquemas de atendimento emergencial à população.



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Governo do Rio apresenta projeto da Estação Gávea da Linha 4 do Metrô

Foi apresentado na manhã desta segunda-feira, na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), na Gávea, Zona Sul do Rio, o projeto básico da estação da Linha 4 que será construída no bairro e que terá capacidade para transportar entre 18 mil e 22 mil passageiros por dia. As obras, que devem começar no segundo semestre, vão interferir no cotidiano da universidade nos próximos anos.

O subsecretário da Casa Civil, Rodrigo Vieira, destacou o clima de entendimento com a universidade como fator importante para a realização do projeto. Na reunião, foram expostas as várias fases e aspectos da obra, como a ocupação temporária de 250 vagas do estacionamento e a realocação da incubadora da Universidade, o Instituto Genesis, que são algumas das preocupações da universidade.

A estação será subterrânea e ficará em terreno do Estado, ao lado do prédio da reitoria da PUC, que atualmente serve de estacionamento para veículos de alunos e funcionários. Haverá dois acessos: um que atenderá diretamente à universidade e outro em frente ao Planetário, próximo à Rua Marquês de São Vicente, destinada aos moradores do bairro. Em ambos, os pontos exatos ainda estão sendo definidos.

O subsecretário afirmou que não haverá, na Gávea, necessidade de fechamento de ruas, apenas adequação viária nessa área do bairro. Rodrigo Vieira também garantiu que um novo prédio para o Instituto Genesis será construído em outro ponto da universidade antes de começar a escavação da estação.

O projeto prevê a remoção e realocação dos pontos de ônibus e táxis da Rua Padre Leonel Franca; a canalização do Rio Rainha; entre outras intervenções. Durante as várias fases da obra da estação, serão removidas temporariamente para outro ponto do bairro 250 vagas do estacionamento da PUC. Com o fim das obras, o estacionamento será totalmente restabelecido.
 


A Linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, a Ipanema, na Zona Sul, vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de dois mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. As obras serão concluídas em dezembro de 2015.



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