Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Em Manaus, Ônibus vão circular durante a madrugada até o dia 23

domingo, 18 de dezembro de 2011

A Superintendência Municipal de Transporte Urbanos (SMTU) acatou, ontem, ao pedido feito pela Associação dos Lojistas do Amazonas Shopping (Alasc) de estender o horário do transporte coletivo, em Manaus, durante a semana que antecede o Natal. De acordo com o diretor-presidente da SMTU, Marcos Cavalcante, todas as empresas já foram notificadas.

“Do dia 17 (hoje) ao dia 23 a frota normal de 1.631 ônibus estará disponível aos usuários até mais tarde”, disse.

Conforme a proposta, a partir de hoje, os ônibus comuns passam a circular até 1h da manhã e os alimentadores dos terminais até as 2h.

“As pessoas agora não precisam mais ter pressa. Terão uma hora para pegar o ônibus e mais uma hora para chegarem em casa”, afirmou o diretor-presidente.

Na manhã da última quinta-feira, 15, representantes da Alasc e membros da equipe técnica SMTU se reuniram para discutir a viabilidade da extensão.

O pedido, de acordo com a presidente da Alasc, Mercedez Braz, tem o propósito de facilitar a locomoção de clientes e funcionários do shopping.

“Nossa preocupação é evitar que as pessoas façam suas compras correndo ou deixem de comprar por medo de perderem o horário do ônibus”, disse.
A medida proposta pela Alasc vai beneficiar também os demais shoppings da capital que estão funcionando até 0h para atender à demanda das compras de final de ano.
Segurança

As empresas de ônibus, contudo, não vão solicitar um reforço no policiamento, tanto nas paradas quanto nos coletivos. Segundo Cavalcante, os ônibus já circulam até a 0h e uma hora a mais não fará diferença em relação à segurança dos passageiros.



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Em BH, Abertura de viadutos desata nó e abre caminho para BRT

Local de constantes congestionamentos em horário de pico, o entroncamento das avenidas Antônio Carlos com Abraão Caram, na Pampulha, ganhou um presente ontem, dia do aniversário de Belo Horizonte. Foi entregue pela prefeitura o complexo José Alencar, que consiste em uma trincheira e dois viadutos de 123 m de extensão. O nome homenageia o ex-vice-presidente, morto em março deste ano.

A intervenção faz parte do PAC da Mobilidade Urbana, voltado para a Copa de 2014, e custou, ao todo, R$ 52,5 milhões, incluindo desapropriações. Do total de famílias removidas, 61 foram indenizadas e 27 foram reassentadas em apartamentos do programa Vila Viva.
Foto: SAMUEL AGUIAR
A intenção da prefeitura é melhorar o trânsito na região e evitar que o acesso ao Mineirão dependesse de pequenas vias nos arredores. "A obra vai facilitar o acesso ao estádio, ao aeroporto e à universidade, além de favorecer todo o tráfego da região", disse o prefeito Marcio Lacerda durante a cerimônia de inauguração, que contou também com a presença do ministro Aldo Rebelo (PC do B) e da viúva de José Alencar, Mariza Gomes.

Iniciada em junho de 2010, a construção do complexo possibilitou a eliminação do cruzamento com semáforos entre as duas avenidas. Agora, também é possível fazer ligação direta entre as avenidas Abraão Caram e Professor Magalhães Penido. Somente na avenida Antônio Carlos, passam 80 mil veículos por dia.

A obra também favorecerá a implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I. As intervenções encontram-se em andamento e irão beneficiar os trechos Centro-Pampulha e Pampulha-Vilarinho. Juntas, as obras deverão beneficiar cerca de 650 mil pessoas das regiões Pampulha, Venda Nova e Norte, além de cidades da região metropolitana como Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.

Fonte: O Tempo

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Em Salvador, Estação da Lapa será toda reformada

O prefeito de Salvador, João Henrique, assinou nesta quinta-feira (15) a Ordem de Serviços para a reforma da Estação da Lapa. Segundo o diretor de obras da Sucop (Superintendência de Conservação e Obras Públicas), Edson Bastos, a estação não será interditada durante a execução das obras. "O trabalho será realizado por etapas, deve haver remanejamento, mas o funcionamento da Lapa não será interrompido", pontua Bastos.

A obra tem duração prevista de seis meses. Já na próxima segunda-feira (19) começa a implantação do canteiro de obras e recrutamento do pessoal, estrutura que demora cerca de 15 dias para ser concluída, segundo o representante da Sucop.

Edson Bastos informou ainda que este projeto não inclui integração com outras estações de Salvador ou com outros sistemas de transporte, como o metrô.

O projeto inclui novos boxes de serviços padronizados, a manutenção dos cabos de sustentação da estação e do viaduto de acesso à Lapa, a troca do piso, a instalação de um poço de ventilação para o subsolo, a impermeabilização e pintura da área da cobertura, além da instalação de quatro novos banheiros e da reforma dos que já existem.

Sobre as dificuldades para a execução da obra, Bastos diz que o maior desafio será realizar os serviços ao mesmo tempo em que o funcionamento da Lapa será mantido. "Faremos o possível para minimizar os transtornos e garantir a segurança para os usuários", conclui o diretor de obras da Sucop.

A Estação
Localizada no Vale dos Barris, em Salvador, a Estação da Lapa é o maior terminal rodoviário da capital, recebendo por dia mais de 460 pessoas com mais de 71 linhas urbanas de ônibus. Ao todo são 325 veículos por hora. A estação é chamada assim por conta de sua proximidade com o Convento da Lapa, localizado na região. O projeto original do local é do arquiteto e urbanista João Filgueiras Lima, mais conhecido como Lelé.


Fonte: G1 Bahia


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Em São Paulo, Terminais de ônibus ganham wi-fi grátis

Quem espera por ônibus nos terminais da cidade de São Paulo, terá agora a internet como aliada. A SPTrans, empresa ligada à Prefeitura, vai iniciar na segunda-feira um projeto-piloto para estrear a novidade na capital que faz seus moradores gastarem, em média, 2h43 minutos no trânsito diário.

Os passageiros poderão usar celulares, notebook e tablets para se conectar de graça dentro dos terminais. Inicialmente, a velocidade da banda é de 4 megabytes, com possibilidade de ampliação para 5 ou 6. "Os testes vão durar dois meses. Ao final desse período, vamos fazer um relatório bastante circunstanciado, ou seja, determinando o tamanho da banda (de acesso) necessária", diz Alexandre Pelegi, coordenador do núcleo de comunicação da Secretaria Municipal dos Transportes, em entrevista ao Jornal da Tarde.

Por enquanto, a tecnologia está liberada apenas para o Terminal Santo Amaro, na zona sul, mas, em janeiro, será levada ao do Sacomã, também na zona sul, e ao da Lapa, na oeste. Se o projeto vingar, a expectativa é estender o acesso gratuito para os 27 terminais de ônibus da cidade, por onde circulam cerca de 2 milhões de pessoas diariamente.

Para que o passageiro consiga usufruir da conexão, é necessário que ele faça um cadastro com o número do CPF. Cada pessoa terá internet livre por até 15 minutos. Passado este tempo, o acesso só será restabelecido depois de uma hora. Não será permitido acessar conteúdo pornográfico e baixar arquivos.

A iniciativa é bancada por empresas que já operam nos três lugares que recebem o projeto-piloto. Uma delas é a Rede Ponto - Certo, que mantém máquinas de recarga do Bilhete Único.

Se a medida realmente emplacar, haverá licitação para escolher as empresas que vão oferecer o serviço. Nesta etapa, os terminais serão equipados com telas seníveis ao toque, com informações dos itinerários dos ônibus. 



Fonte: ADM News


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Trens sofrem um incidente grave a cada 75 dias no Rio

Os problemas com os trens da manhã desta sexta-feira no Rio Janeiro não foram um episódio isolado. Isto é o que mostra um levantamento feito pelo Jornal do Brasil com o noticiário dos últimos três anos envolvendo denúncias de irregularidades no serviço prestado pela SuperVia. De acordo com ele, um acidente grave acontece a cada 75 dias.

(Genílison Araújo/Ag.O Globo)
Desde 2009, quando imagens de passageiros sendo chicoteados por funcionários contratados pela concessionária feitas pela TV Globo chocaram o Brasil, houve ao menos 14 ocorrências graves na linha férrea da região metropolitana, entre descarrilamentos, atropelamentos, panes e outros problemas em um intervalo de 36 meses.

O episódio das chicotadas aconteceram em 15 de abril de 2009. Menos de um mês depois, em 6 de maio, foi a vez de uma composição que seguia da Central do Brasil em direção à estação de Campo Grande descarrilar na altura do Méier, apenas uma semana depois do governo estadual anunciar a prorrogação do contrato de concessão dos trens e prometer um investimento, dividido com a Supervia, de R$ 2,3 bilhões na melhoria do serviço. Por sorte, ninguém ficou ferido no acidente, que ocorreu apenas 10 m da plataforma onde os passageiros esperavam para embarcar.

Em 2010, mais problemas. Em janeiro passageiros ficaram apavorados depois que um trem do ramal Japeri percorreu o trajeto entre as estações de Ricardo de Albuquerque e Oswaldo Cruz sem maquinista, episódio que ficou conhecido como o "trem-fantasma". Em março, problemas técnicos fizeram com que um trem lotado tivesse um princípio de incêndio. Aqueles que tentavam embarcar na estação Saracuruna se revoltaram e depredaram as instalações do local. Em abril do mesmo ano, um descarrilamento nas imediações da estação de Deodoro deixou mais de 60 feridos, alguns com gravidade como fraturas.

Mesmo com a previsão de investimentos e a promessa da chegada de trens mais modernos, comprados da China, o ano de 2011 também foi marcado por acidentes e desrespeito com os usuários dos trens. Em junho, um trem se chocou com um carro em uma passagem de nível no bairro de Austin, em Nova Iguaçu. Apenas um mês depois, novo acidente no ramal Japeri: um trem que seguia da estação de Austin para a de Queimados descarrilou e se chocou de frente com outra composição. Mais uma vez, uma tragédia foi evitada por pouco e não houve feridos.

O mês mais problemático foi outubro, quando em dois dias seguidos ocorreram dois acidentes. No dia 5, dois vagões de um trem que seguia para Santa Cruz se soltaram e trafegaram sem controle por um trecho. O acidente provocou interrupção na circulação e grandes atrasos. Na noite do dia 6, mãe e filho morreram atropelados por uma composição na altura de Manguinhos. No dia seguinte, um trem descarrilou a poucos metros da estação Japeri. Outro descarrilamento foi registrado no dia 24, no ramal Saracuruna, e os passageiros foram obrigados a caminhar pela linha férrea até a estação de Jardim Primavera.

Em novembro, mais dois casos. No dia 3, um trem descarrilou nas proximidades da estação de Anchieta, obrigando os passageiros a caminharem mais de 200 m pelos trilhos. Já no dia 7, um passageiro caiu entre no vão entre o trem e a plataforma na estação do Méier.


Fonte: Terra



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SPTrans: Informativo de criação de linhas na Zona Leste

Informamos que a partir do dia 07 de janeiro de 2012, os moradores dos bairros Jd. Nova Vitória e Jd. Recanto Alegre, localizados na Zona Leste, terão a disponibilidade de uma nova linha de ônibus.

O serviço funcionará de forma circular, nos dias úteis e aos sábados, com ponto terminal na Rua Lucas Fildes, n° 06.
Linha e itinerário:

4401/10 Jd. Nova Vitória – Circular
Horário de Funcionamento:
4h às 23h
Sentido Único: Rua Lucas Fildes, Rua Prof. Pedro Antonio Pimentel, Rua Anecy Rocha, Rua Vitória, Rua do Ensino, Rua Artur Pereira, Rua da Fábrica, retorno, Rua da Fábrica, Rua Artur Pereira, Rua do Ensino, Rua Vitória, Rua Anecy Rocha, Rua Prof. Pedro Antonio Pimentel, Rua Sertão dos Mapaxós e Rua Lucas Fildes.

Com o propósito de melhorar o atendimento de transporte coletivo na Estação CPTM Guaianazes, na zona leste, a SPTrans informa que a partir do dia 07 de janeiro de 2012 será criada uma linha complementar da já existente 312N/10.

O atendimento do novo serviço será inicialmente na Estação CPTM Guaianazes, de forma circular e restrito ao pico da tarde dos dias úteis.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

312N/21 Est. Guaianazes CPTM - Term. Cid. Tiradentes – Circular
Sentido Único: Term. Est. CPTM Guaianazes – Plataforma “B”, R. Dr. Meira Pena, R. Salvador Gianetti, R. Otelo Augusto Ribeiro, Av. Miguel Achiole da Fonseca, R. Dr. Alcides da Costa Vidigal, R. Onofre Leite Meireles, R. Pedro de Seabra, Av. José Higino Neves, R. Vitalina Maria de Jesus Schalch, R. Inácio Monteiro, R. Igarapé da Bela Aurora, Av. Cachoeira Morena, R. Regresso Feliz, R. Dr. Guilherme de Abreu Sodré, R. Inácio Monteiro, Av. Souza Ramos, Term. Cid. Tiradentes.



Informações da SPTrans

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Conheça as 10 obras da Copa que modificarão o trânsito de Porto Alegre

sábado, 17 de dezembro de 2011

O que cinco partidas de futebol são capazes de fazer por uma cidade? Captação de turistas, festa nas ruas e a presença de alguns dos principais astros do futebol mundial? No caso de Porto Alegre, os jogos da Copa de 2014 irão muito além disso. Serão responsáveis por transformar a cidade em um canteiro de obras e gerar 10 ações que mudarão para sempre o trânsito da capital dos gaúchos.

E não tem mais volta. Todos os projetos já estão com contrato assinado e devem ficar prontos até o final de 2013. A execução das obras será de responsabilidade da prefeitura, que garantiu por empréstimo a verba de R$ 560 milhões junto à Caixa Federal. Em um primeiro momento, o corpo técnico detectou mais de 200 pontos com problemas na malha viária de Porto Alegre. Mais tarde, o número caiu para 50 e, depois de muita negociação, a cidade chegou a um número de 10 obras essenciais.

Confira abaixo quais as obras que prometem melhorar o trânsito de Porto Alegre:

1 – Duplicação da Avenida Tronco
Um dos principais projetos de mobilidade urbana de Porto Alegre para a Copa, a duplicação da Avenida Tronco foi uma exigência da Fifa para a realização dos jogos na capital gaúcha. Isso porque a entidade bloqueará todas as ruas inseridas em um raio de dois quilômetros do estádio seis horas antes e seis horas depois dos jogos, o que comprometeria a ligação entre as zonas Sul e Norte da cidade.


Com a duplicação de 5,3 quilômetros da avenida, que passará a contar com ciclovia e corredor de ônibus, a via absorverá o tráfego de veículos que normalmente utilizariam as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique. “Essa será a principal válvula de escape em dia de jogos no Beira-Rio. E, depois da Copa, ficará de herança para a população”, explica o arquiteto Ernani Borges, coordenador do projeto.

A prefeitura já abriu licitação dos trechos 3 e 4 das obras, que custarão R$ 140 milhões no total. Os projetos dos demais trechos devem ser licitados até o final do mês. O principal entrave para o início dos trabalhos é a remoção de cerca de 1,4 mil famílias que moram atualmente na Vila Cruzeiro do Sul. São aproximadamente 6 mil pessoas que terão de deixar suas casas, localizadas no leito da avenida. A prefeitura garante que todos receberão novas moradias na região onde moram.

2 – Duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio)
Talvez seja o projeto para a Copa mais antigo de Porto Alegre. E também um dos mais importantes, pois a avenida é a principal ligação entre o Centro e o Estádio Beira-Rio, palco dos jogos. Os 5,8 quilômetros da Usina do Gasômetro até o viaduto da Pinheiro Borda ganharão três faixas em cada sentido, que desafogarão o trânsito e darão acesso rápido à Zona Sul. Estão previstos ainda corredor de ônibus na Avenida Padre Cacique, ponte sobre o Arroio Dilúvio e viaduto no cruzamento da Pinheiro Borda e Padre Cacique.


As obras, que foram divididas em quatro trechos, custarão R$ 97 milhões. Operários já trabalham nos dois primeiros trechos, que vão da rótula da Avenida Aureliano, passam pela Avenida Ipiranga e avançam 800 metros em direção ao Beira-Rio. O trecho 3 (da Pinheiro Borba até as imediações do estádio) está em processo licitatório, assim como a construção da ponte sobre o Dilúvio. O projeto do trecho 4, que vai da rótula da Aureliano até a rótula da Usina do Gasômetro, deve ter edital publicado até janeiro.

3 – Obras especiais na Terceira Perimetral
Concluída em 2006 com a missão de ser uma ligação rápida entre as zonas Sul e Norte da cidade, a Terceira Perimetral jamais cumpriu com seu objetivo. Uma série de intersecções previstas no projeto inicial acabaram não saindo do papel por falta de recursos. Resultado: trânsito lento e congestionamentos constantes mesmo fora dos horários de pico. Com as obras da Copa, esses problemas devem ser solucionados.


Ao custo de R$ 120,4 milhões, a maior via de Porto Alegre receberá cinco obras ao longo dos seus 12,3 quilômetros de extensão. Serão três passagens subterrâneas (no cruzamento das avenidas Ceará com Farrapos, Cristóvão Colombo com Dom Pedro II e Anita Garibaldi com Carlos Gomes) e dois viadutos (nos cruzamentos com as avenidas Plínio Brasil Milano e Bento Gonçalves). O edital da obra na Anita Garibaldi já foi publicado, enquanto os demais devem sair até janeiro de 2012.

4 – Duplicação da Rua Voluntários da Pátria
Parte importante do projeto de revitalização do Quarto Distrito e do Bairro Humaitá, a Rua Voluntários da Pátria terá 3,5 quilômetros de extensão duplicados, entre a Rua da Conceição e a Avenida Sertório. A via terá três faixas de trânsito em cada sentido, uma delas exclusiva para ônibus, além de ciclovia, canteiro central e calçadas laterais. Um terminal de ônibus também será erguido junto à estação São Padro da Trensurb.


As mudanças prometem tornar mais ágil o fluxo na região central de Porto Alegre, qualificando a ligação entre a BR-448 (Rodovia do Parque), Arena do Grêmio, Aeroporto Salgado Filho, Rodoviária, Centro e o Estádio Beira-Rio, além de aliviar as já saturadas avenidas Farrapos e Castelo Branco. O edital do primeiro trecho, entre as ruas Conceição e Ramiro Barcelos, já foi publicado. O segundo, que vai até a Sertório, deve abrir concorrência em janeiro. Serão gastos R$ 30 milhões no projeto.

5 – Complexo da Rodoviária
As obras no entorno da Rodoviária de Porto Alegre prometem aliviar o congestionamento histórico na região, causado pelo grande fluxo de veículos e pela constante disputa por espaço entre carros particulares e ônibus. O projeto consiste na construção de um viaduto sobre a Rua da Conceição, ligando a Avenida Júlio de Castilhos à Castelo Branco, e de um terminal de ônibus no canteiro central, com acesso subterrâneo.


O aviso de concorrência pública para a construção do viaduto foi lançado no final de outubro. Já o projeto da estação de ônibus está em fase de conclusão, com licitação prevista para janeiro. De acordo com o cronograma da prefeitura, as obras devem iniciar em março de 2012, com conclusão prevista para setembro do ano seguinte. O custo total do projeto é de R$ 22 milhões.
 

6 – Prolongamento da Avenida Severo Dullius
De todos os projetos de mobilidade urbana em Porto Alegre, o prolongamento da Avenida Severo Dullius é o mais adiantado. As obras no primeiro trecho, na Rua Dona Alzira, devem ser concluídas até o final do ano, segundo a prefeitura. O edital de licitação da segunda parte da obra virá a público em janeiro de 2012. A entrega da via, com custo de R$ 40,8 milhões, está prevista para outubro de 2013.


A Severo Dullius ganhará mais 2,4 quilômetros de extensão, que devem facilitar a ligação entre a zona Norte e o Aeroporto Salgado Filho. Serão três pistas em cada sentido, com canteiro central, passeios laterais, iluminação e mobiliário urbano, além de um anel viário no entorno do aeroporto e canalização de esgoto pluvial. O projeto faz parte do plano de expansão do Salgado Filho apresentado pela Infraero.

7 – Corredor BRT da Protásio Alves
Três importantes avenidas de Porto Alegre passarão por obras para abrigarem os corredores BRT (Bus Rapid Transit), sigla em inglês para Trânsito Rápido de Ônibus. Segundo a prefeitura, trata-se de uma rede de transporte coletivo moderno, rápido e capaz de atender a uma grande quantidade de passageiros. O sistema foi adotado em cidades como Curitiba, Bogotá e Los Angeles, entre outras.


Na Protásio Alves, o corredor BRT terá 7,5 quilômetros de extensão, todo pavimentado com placas de concreto. Ao longo dele, 11 estações serão adaptadas para receber o sistema, com plataformas de embarque/desembarque no mesmo nível dos veículos articulados e com bilhetagem externa. Parte da obras, que custarão R$ 55,8 milhões e incluem a construção de um terminal na Manoel Elias, já estão em processo de licitação.

8 – Corredor BRT da Bento Gonçalves
O corredor BRT da Avenida Bento Gonçalves terá 6,5 quilômetros de extensão. Ao longo dele, serão instaladas 12 estações, além da construção de dois terminais, nas avenidas Azenha e Antônio de Carvalho. Esses terminais, situados nas pontas da rede, são chamados de “portais” e serão compostos por prédios com estacionamento, bicicletário e outros serviços. A substituição do corredor já entrou em licitação.


Com o projeto BRT, a prefeitura pretende reduzir a média de 33 mil ônibus que se deslocam ao centro diariamente. A ideia é que os passageiros procedentes dos bairros de Porto Alegre e da Região Metropolitana alcancem os portais ou o Terminal Triângulo e a partir deles embarquem na rede rumo ao seu destino. Mesmo que tomem vários ônibus, os clientes pagarão apenas uma passagem, desde que não saiam das estações.

9 – Corredor BRT da João Pessoa
Com a inclusão do projeto do Metrô de Porto Alegre na segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal, o corredor BRT da Avenida Assil Brasil foi excluído do “pacote da Copa” e deu lugar a outro, na Avenida João Pessoa. Serão 4,4 quilômetros de corredor, que fará a ligação entre o BRT da Bento Gonçalves e o Centro. As obras custarão R$ 32,5 milhões, e o processo de concorrência pública deve ser aberto até janeiro.


10 – Monitoramento Operacional dos corredores
Além das ações de melhoria em ruas e avenidas e no sistema de transporte público, Porto Alegre adotará um centro de monitoramento em tempo real do tráfego nos corredores de ônibus da Avenida Tronco, da Avenida Padre Cacique e da Terceira Perimetral. Serão investidos R$ 14,4 milhões na implementação do projeto, que está em fase final de elaboração e deve começar a operar a partir de janeiro de 2014.


Com a ajuda da tecnologia, técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) poderão controlar os semáforos conforme as necessidades do tráfego. As estações e o interior dos veículos serão monitorados por circuito interno de TV, que permitirá avaliar o grau de lotação de ambos. As imagens chegarão ao centro de controle através de fibras ópticas ou antenas de micro-ondas. Painéis eletrônicos em cada estação informarão os passageiros sobre a previsão de chegada dos coletivos.


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Informações: G1 RS
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Faixa exclusiva para ônibus na avenida Presidente Antônio Carlos e rua Primeiro de Março no centro do Rio entra em operação

O primeiro corredor preferencial para ônibus, o BRS (Bus Rapid System), no centro do Rio de Janeiro, começa a funcionar neste sábado (17). A faixa exclusiva vai abranger a avenida Presidente Antônio Carlos e a rua Primeiro de Março. Assim como já foi feito na zona sul, o objetivo é organizar e aliviar um dos trajetos mais engarrafados do centro.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, responsável pelo projeto BRS, a pintura das faixas preferenciais (de cor azul) e a sinalização vertical já estão concluídas.

- Vamos implantar o novo corredor, como aconteceu com os da zona sul, melhorar o trânsito, reorganizar os pontos de parada, sem deixar de atender os passageiros que dependem do transporte público nessa área vital da cidade.

Ainda de acordo com Sansão, a frota na Presidente Antônio Carlos e na Primeiro de Março deve ser reduzida em 15%, o equivalente a cerca de 50 ônibus a menos.
- Com as mudanças, a quantidade de paradas cai pela metade.

A partir de sábado, 71 linhas circularão pelo corredor de 1,2 km de extensão e os pontos serão organizados da seguinte forma: BRS 1, BRS 2, BRS 3, BRS 4 e BRS 5. A redução da frota em 15% aumentará a velocidade operacional dos ônibus. Ao todo, oito linhas terão os trajetos modificados.

A faixa azul será implantada na pista lateral da avenida Presidente Antônio Carlos e na rua Primeiro de Março. Haverá pontos seletivos na Antônio Carlos (pistas lateral e central), na rua Primeiro de Março e na avenida Beira-Mar.

Os pontos de parada das linhas intermunicipais estarão localizados nas vias transversais. Estas linhas não farão paradas ao longo do BRS.

Desde o início do mês, a prefeitura realiza um trabalho de informação ao público com distribuição de material impresso e presença de promotores nos pontos e nas principais empresas da região.


Fonte: R7.com





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