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Prefeito do Rio inaugura segunda estação do BRT na Zona Oeste

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O prefeito do Rio Eduardo Paes inaugurou na tarde desta terça-feira (8), a segunda estação do sistema de ônibus articulado, o BRT (Bus Rapid Transit), que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade. A obra faz parte do corredor viário Transoeste.

Acompanhado dos integrantes da comissão do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos de 2016 - que veio à cidade para participar de reuniões de revisão de projeto - o prefeito aproveitou a oportunidade para também mostrar as obras do Túnel da Grota Funda, que liga o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba.


A comitiva seguiu num micro-ônibus por dentro do túnel, já totalmente perfurado. As obras estão em fase de implantação do sistema de ventilação e drenagem.
De acordo com a prefeitura, as obras da Transoeste, incluindo as 64 estações do BRT, devem ser concluídas e inauguradas no primeiro semestre de 2012. O novo corredor viário construído para atender o ônibus articuilado deverá beneficiar cerca de 220 mil pessoas por dia.


Fonte: G1.com.br

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Transporte coletivo em Taubaté é mais caro do que muitas capitais

O novo valor de R$ 2,80 praticado pelo transporte coletivo de Taubaté, desde o dia 5 de novembro, está mais caro que o de 25 capitais do país, perdendo apenas para São Paulo, onde o valor da passagem é R$ 3.

O reajuste de 16,66% foi aprovado pela prefeitura, após pedido do aumento feito pela ABC Transporte Coletivo, com o percentual o valor saltou de R$ 2,40 para o preço atual.

Dados da Associação Nacional de Transportes Públicos revelam que nas capitais como Rio de Janeiro a tarifa é de R$ 2,50, onde o passageiro pode pegar dois ônibus pagando apenas um bilhete.

No caso de São Paulo, onde a passagem tem valor mais alto que Taubaté, os usuários têm direito a até quatro viagens no período de três horas, com o cartão “Bilhete Único”, que ainda faz integração com trens e metrôs.

A falta de opção é outro problema encontrado pelos passageiros, já que os permissionários do Transporte Complementar de Taubaté (Tctau) também foram obrigados a praticar o mesmo valor dos ônibus.

A ABC justifica o valor da passagem alegando que o preço não deve ser comparado aos de outras cidades, e sim considerar os gastos diários da empresa para a prestação do serviço.

O Departamento de Trânsito alegou que o reajuste foi feito de acordo com a planilha do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Geipot) vinculado ao Ministério dos Transportes, que considera os gastos apresentados pela empresa.

O preço da passagem em Taubaté é o mesmo que cidade da região como São José dos Campos e Caçapava.




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Idosos são maltratados nos ônibus de Manaus

De todas as reclamações de usuários feitas à Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), 10% são de idosos que alegam terem sido desrespeitados pelos motoristas. O dado é da SMTU que informou, ainda, que as principais reclamações são contra motoristas que não param para os idosos embarcarem, freiam bruscamente e os destratam verbalmente.

Segundo a SMTU, todos os motoristas são orientados a dar atendimento especial ao idoso e devem deixá-los sentar nas cadeiras reservadas, independente do local onde eles estejam. O órgão orienta os idosos a denunciarem os motoristas que não cumprem essas orientações ligando para 118, 3632-2115 ou 3632-2116. É importante ter o número da linha, placa do veículo e o horário em que o caso ocorreu.

A SMTU comunica as empresas que, por sua vez, comunicam a superintendência que procedimento foi adotado para penalizar o motorista.


Fonte: D24 AM

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Em BH, Conheça o ônibus 3503, o mais lotado da cidade

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O avanço do ônibus 3503, tentando uma brecha para retornar à faixa da direita, entre filas de carros e motos na direita da Avenida Dom Pedro II, obriga passageiros a se equilibrarem dando passos curtos e rápidos no caminho até a roleta. O aviso é claro: são permitidos 37 pessoas sentadas e 33 em pé. O número de pessoas não sentadas corresponde à razão de cinco por metro quadrado, determinada por legislação municipal. A regra nacional permite até seis por metro quadrado. O Estado de Minas contou até 49 pessoas num dos ônibus, o que dá sete por metro quadrado.

Assim que a técnica se apoiou numa haste de segurança e num balaústre perto da porta de desembarque, a cobradora Cátia Silene Nascimento Silva, de 37, prendeu a respiração e partiu para uma tarefa perigosa. Ela se levantou da cadeira atrás da gaveta de trocados e se agarrou aos balaústres. Como se estivesse num brinquedo, a mulher forte se movimentou dependurada nos balaústres e passou sobre a roleta, pousando na área de assentos preferencias.

Ali, ela começou a conferir quem tem cartões de gratuidade ou carteiras de identidade. Terminada a vistoria, voltou para o seu lugar. “Nunca caí, mas tenho medo. A gente podia ter uma porta que facilitasse nosso acesso até a roleta”, disse. O que ela faz é proibido, segundo o sindicato dos rodoviários, mas ocorre em vários coletivos por pressão das empresas, de acordo com os sindicalistas.
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Como a linha que mais transporta pessoas na cidade, o ônibus recebe também diferentes tipos de gente. Nesse aperto para se acomodar num assento qualquer ou no local com mais pontos de apoio, o fotógrafo Vanderlei Araújo, de 43 anos, deu sorte e logo se sentou com uma mochila grande repleta de equipamentos e outra bolsa de lentes e objetos. “Não é sempre que a gente dá sorte e consegue um lugar. O ônibus já sai do ponto final quase lotado”, afirma.


Menos sorte teve a técnica em segurança do trabalho Edilaine Cristina Mendes, de 28. Com sua motocicleta no conserto, ela teve de encarar um dos motivos que a fizeram comprar a moto: o aperto dos ônibus. Enquanto o coletivo se inclina para fazer as sucessivas curvas da avenida, Edilaine ergue a mochila e a apoia sobre a roleta. Entra com o corpo no vão e passa seu cartão, segurando ao mesmo tempo dois capacetes e uma bolsa. A dificuldade da mulher desperta a gentileza da cobradora, que pega os capacetes e a bolsa e a ajuda a atravessar a roleta. “Quando tive de deixar a moto na oficina, já pensei: ‘Hoje o dia vai ser daqueles, vou ter de enfrentar os ônibus cheios’”, suspirou Edilaine.



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Em Curitiba, Motoristas de ônibus entram em acordo e greve é descartada

Motoristas e cobradores do transporte público de Curitiba conseguiram uma importante vitória trabalhista. Ontem, um acordo foi fechado entre o sindicato que representa as categorias, o Sindimoc, a Prefeitura e as empresas que operam  o sistema. Com o acordo, os profissionais não terão mais descontos na folha de pagamento por conta das multas que recebiam da Urbs. No lugar das multas, será criado o Relatório de Ocorrências, e as possíveis punições agora serão embasadas pela lei trabalhista.
Foi uma vitória da mobilização. Os motoristas e cobradores fazem deste agosto um grande movimento que exigia a revisão do decreto que punia os trabalhadores com multas pecuniárias — que iam desde o uso de vestimenta fora do padrão, mesmo em dias de muito frio, até atrasos nas linhas, muitas vezes provocadas pelo trânsito congestionado de Curitiba.
Ontem, o Sindimoc convocou uma assembleia na Praça Rui Barbosa para comunicar aos trabalhadores sobre o acordo fechado ainda pela manhã. Mas mesmo para conseguir esse acordo, foi preciso muita pressão. Quando a mobilização começou, no final de agosto, os motoristas e cobradores falavam até em greve para pressionar a Prefeitura.
Na época, uma reunião de conciliação na Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego definiu que a Prefeitura e as empresas apresentariam uma proposta para acabar com as multas pecuniárias. O prazo para a apresentação da proposta venceu na última quinta-feira, quando o Sindimoc chamou a assembleia. Na manhã de ontem foi, enfim, colocada a proposta na mesa de negociação.
Segundo o Sindimoc, fica estipulado que “não haverá descontos pecuniários que estavam sendo repassados aos operadores quando da aplicação de multas pela Urbs”, diz comunicado do sindicato. “Chegou-se a conclusão que as multas pecuniárias aplicadas aos operadores do sistema não estavam atingindo melhorias no desempenho das suas atividades e tão pouco cumpria a sua função pedagógica, sendo  meramente punitiva”, continua a nota.
Ficou estipulado um prazo de seis meses para a implantação dos Relatórios de Ocorrência. Por meio dos ROs, agora o operador não pagará multa, mas passará por orientação, advertência e, se necessário, será encaminhado para um curso de reciclagem. A partir do acordo, as multas pecuniárias aplicadas pela Urbs agora ficam sob responsabilidade das empresas.



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Conheça detalhes em números do transporte público de BH

ÔNIBUS EM BH

Tipo Passageiros/mês

Ônibus municipais 36.928.982
Ônibus metropolitanos 24.900.000
Metrô 5.000.000
Táxi 700.000
Linhas suplementares 2.356.480
Linhas de vilas e favelas 500.672
Táxi metropolitano 55.200
Total 71.441.334
Total ônibus 61.828.982 (87%)

Ônibus de maior demanda

3503 – Santa Terezinha/São Gabriel (509.420)
1502 – Vista Alegre/Guarani (381.480)
9250 – Caetano Furquim/Nova Cintra (359.500)
1505 – Alto dos Pinheiros/Tupi (338.080)
4802A – Pindorama/Boa Vista (338.080)

Ônibus de menor demanda

6025 – Maria Helena B/Centro (3.040)
4114 – Bonfim/centro (3.840)
6024 – maria Helena A/Centro (4.280)
336 – Hospital Eduardo de Menezes/Vila Bernadete (5.700)
642 – Venda Nova/Estação Vilarinho (8.160)

Linha mais carregada
(3503 - Santa Terezinha/São Gabriel)
77 Pontos, segundo a BHTrans
47 deles percorridos pelo EM (61%)

Como estão os pontos
43 (91%) têm sinalização indicativa
15 (32%) apresentam abrigo
6 (40%) dos abrigos em más condições
10 (66%) dos abrigos com pedestres no entorno
4 (9%) têm informações sobre linhas e horários
3 (6%) dispõem de baia de parada de ônibus
3 (6%) estão em locais de calçada ruim
10 (26%) localizam-se em calçadas estreitas
5 (11%) têm piso tátil
39 (83%) estão em locais com comércio próximo
42 (89%) apresentam iluminação no ponto
47 (100%) ficam em locais com arredores iluminados
16 (34%) dispõem de telefones públicos próximos
16 (34%) têm lixeiras
2 (4%) apresentam calçada deficientes

ÔNIBUS METROPOLITANO

maior demanda
4988 – Sabará/BH (306.350)
2290 – Contagem – Bairro Naciona/BH (285.408)
3232 – Nova Lima/BH (240.049)
1270 – Ibirité – Regina/Lindéia/BH (197.126)
2580 – Contagem Eldorado/BH (194.901)

Menor demanda

7540 – Betim – Alvorada/BH (47)
5792 – Lagoa Santa – Lapinha/BH (68)
3175 – Cruzeiro/BH via Campos Eliseos/PTB (99)
3115 – Conjunto Olímpia Bueno Franco/BH (134)
4120 – Santa Luzia via Vila Olga/BH (318)

Linha mais carregada

(4988 - Sabará/Belo Horizonte)
25 pontos segundo site do DER-MG
41 pontos foram encontrados pela reportagem (164%)

Como estão os pontos

32 (78%) têm sinalização indicativa
30 (73%) apresentam abrigo
5 (17%) dos abrigos em más condições
28 (93%) dos abrigos com pedestres no entorno



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