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Frota de transporte coletivo será reforçada em Cuiabá para atender os candidatos do Enem

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A frota de transporte coletivo de Cuiabá será reforçada neste sábado e domingo (22/23-10), em virtude da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As instituições de ensino com maior número de candidatos terão linhas ampliadas para atender a demanda de usuários.
 
As universidades de Cuiabá (Unic) e Cândido Rondon (Unirodon), localizadas na avenida Manoel José de Arruda (Beira Rio), são os locais de provas que receberão mais candidatos, dez mil em cada instituição. Por conta disso, no primeiro dia de prova, sábado (22-10), o número de ônibus que atenderá a região permanecerá o mesmo no período da manhã, com 39 veículos.
 
“A frota de sábado pela manhã conseguirá atender o número de candidatos. Como as provas começarão às 12 horas (meio-dia), horário em que há pouco fluxo no transporte, os veículos serão suficientes”, explicou o diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU), Gabriel Muller.
 
No sábado à tarde (22-10) e no domingo (23-10) as linhas serão ampliadas com mais veículos. Além das linhas 306, 313, 315, 360, 409, 410, 512, 602, 606, 704, que já atendem a demanda da Unic e Unirondon, as linhas 301, 315 e 360 deverão auxiliar a região, estendendo seu itinerário, das 9h às 12h e das 15:30h às 18h. A linha 308 atenderá o Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura (Icec), localizado na avenida Presidente Afonso Penna, onde receberá 4 mil candidatos.
 
De acordo com Gabriel Muller, além do reforço, carros ficarão de prontidão para atender demandas não previstas.  
 
Tranquilidade
 
Para não comprometer a fluidez no trânsito, os agentes da SMTU, juntamente com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar coordenarão o tráfego de veículos na capital, orientando os motoristas a não estacionarem em locais proibidos e em fila dupla.
 
Para evitar transtornos, o coordenador de Trânsito do SMTU, Rogério Taques, orienta os candidatos no sentido de se organizarem. “Até o horário de entrada da prova, o trânsito ficará intenso. É recomendável que as pessoas saiam mais cedo, evitando qualquer imprevisto”, informou.
 


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Curitiba reforça o número de ônibus no fim de semana por causa do Enem

Dezenas de linhas do sistema de transporte coletivo terão reforço, neste sábado e domingo (dias 22 e 23), a partir das 10h, em virtude da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2011, em diversos estabelecimentos de ensino de Curitiba. Algumas linhas especiais também funcionarão apenas por causa do evento.

Em todos os endereços, sábado e domingo, os portões abrem às 12h; o fechamento dos portões e início da prova será às 13h. No sábado, o término das provas será às 17h30, e no domingo, às 18h30. Nos dois dias, candidatos inscritos, e que sigam os preceitos do culto sabatista, iniciam as provas às 19h, com término previsto para as 23h30.

As provas se realizarão no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Puc-PR), no Prado Velho; Universidade Positivo, no Campo Comprido; Universidade Brasil, no Tarumã; Faculdades Santa Cruz, no Capão Raso; Faculdades Opet, no Bom Retiro; Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico, no Jardim das Américas; Faculdade Espírita, no Mossunguê.

Confira as alternativas das linhas especiais e de reforço disponíveis:

• Sábado / Domingo - Especial José Loureiro / PUC – às 10h30 e às 10h52, é o reforço da linha Raquel Prado / PUC, no trecho entre a rua José Loureiro e a Universidade.

• Sábado / Domingo -  Especial Linha Direta (Ligeirinho) Aeroporto – às 10h20 e 10h50, reforço no Centro Cívico; às 10h30, reforço também na estação-tubo que fica na praça Baden Powell, na esquina da rua Mariano Torres com a avenida Sete de Setembro.

• Sábado -  Interbairros I (sentido horário) – reforço – no sentido PUC, reforço, às 10h46 e 11h06, no ponto da rua Tapajós. Às 10h50, esse reforço se dará no ponto Prefeitura. Domingo – o reforço, na rua Tapajós, será às 10h41 e 11h11. Já no ponto da Prefeitura, haverá ônibus de reforço às 10h45.

• Sábado / Domingo – Itupava / Hospital Militar – reforço – às 10h30, reforço de frota no ponto da praça Zacarias, em direção ao Hospital Militar.

• Sábado / Domingo -  Especial Nilo Peçanha – reforço – Candidatos com prova agendada na Faculdade Opet, cujo campus fica na rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro, contam, às 10h30, com reforço da linha no ponto inicial no centro, que fica na travessa Nestor de Castro – fundos da Catedral Basílica Menor.

• Sábado / Domingo -  Especial Praça Tiradentes / Tuiuti Barigui – estudantes dispõem de reforço, às 10h30, de ônibus que saem da praça Tiradentes, em direção à Universidade Tuiuti do Paraná – campus Barigui.

• Sábado / Domingo -  Especial Capina do Siqueira / Tuiuti Barigui -  Às 10h e 11h, ônibus de reforço saem do Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti, e atendem também a Faculdade Espírita do Paraná.

• Sábado / Domingo -   Especial Universidade Positivo – Às 10h e 11h, reforço, no Terminal Campo Comprido, rumo à Universidade Positivo.

• Sábado -  Interbairros II – reforço – ônibus articulados da Empresa Tamandaré reforçam o atendimento, às 10h30 , no Terminal Hauer.

•  Sábado -   Cabral / Portão – reforço – ônibus extras saem, respectivamente, do Terminal Cabral, rumo ao Terminal Portão, às 10h30 e 10,54, facilitando o deslocamento para quem se dirige à PUC. No domingo, esse atendimento será às 10h30 e 10h41.

• Sábado / Domingo – Interbairros II – reforço – ônibus articulados saem do Terminal Campina do Siqueira.

• Sábado / Domingo -   Especial Linha Direta Inter 2 – reforço -  esse reforço se dará, nos dois dias, às 10h30, no Terminal Cabral, permitindo deslcomentos rápidos dos candidatos aos vários pontos de provas.

• Sábado / Domingo – Especial São João – reforço -  também no Terminal Cabral, no fim de semana, reforço, em direção aos bairros, em carros extras às 10h30.

• Sábado / Domingo -  Cassiopéia -  o reforço será cvom ônibus que às 10h30 saem em maior número, se necessário, do Terminbal Boa Vista para os bairros.

• Sábado / Domingo -  - Cabral / Osório – reforço -  a linha troncal, ligando o Terminal Cabral à praça Osório, reforça a frota às 10h30, nos dois dias. O reforço atenderá prioritariamente a Faculdade Opet, cujo campus fica na rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro.

• Sábado – Cabral / Portão – reforço -  às 10h34, linha que liga o Terminal Cabral ao do Portão terá reforço, com a entrada em operação de mais ônibus articulados. No domingo, esse reforço, no mesmo sentido, se dará às 10h14.

• Sábado / Domingo -  Sagrado Coração – reforço -  nos dois dias, ônibus extras saem, às 10h30, da praça Santos Andrade até o Terminal Bairro Alto, atendendo o público que fará prova na Unibrasil, no Tarumã.

• Sábado / Domingo -   Especial Linha Direta Bairro Alto / Santa Felicidade – reforço -  às 10h30, reforço de ônibus ligeirinhos no Terminal Bairro Alto.

• Sábado -  Especial Interbairros V -  Às 10h28 e 10h30, os candidatos contam com reforço de frota no Terminal Oficinas, rumo aos terminais Portão e Fazendinha, atendendo prioritariamente quem se dirige à PUC-PR. No domingo,  esses reforços serão às 10h05 e 10h30.

• Sábado / Domingo -  Especial Linha Direta Inter 2 -  Ligeirinhos reforçam o atendimento, nos dois dias, às 10h30, com embarques no Terminal Capão da Imbuia. Ainda no sábado e no domingo, também às 10h30, a linha Inter 2 tem reforço no Terminal Hauer.

• Sábado / Domingo -  Especial Santa Bárbara – reforço -  nos dois dias, saídas de carros extras, às 10h30, da praça Ruy Barbosa.

• Sábado -   Cabral / Portão – reforço -  saída de carros extras, às 10h54, do Terminal Portão, em direção ao Terminal Cabral. No domingo, o atendimento se repete às 10h27.

• Sábado / Domingo -  Interbairros II – reforço – ônibus reforçam atendimento, às 10h30, no Terminal Capão Raso.

• Sábado / Domingo – Especial Linha Direta Inter 2 – nos dois dias, às 10h30, haverá reforço de frota nos terminais Capão Raso e Portão.

• Sábado / Domingo -   Especial Capão Raso / Faculdades Santa Cruz – campus sede -  nos dois dias, saídas de ônibus extras, às 10h15, do Terminal Capão Raso, rumo à Faculdade.

• Sábado / Domingo -   Interbairros V  -  nos dois dias, reforço, às 10h30, com saída dos ônibus do Terminal Fazendinha.

• Sábado / Domingo -  Às 10h15 e às 10h45, respectivamente, ônibus extras da linha Vila Velha saem da praça Ruy Barbos, em direção à Uniandrade, que fica no bairro Santa Quitéria.

• Sábado / Domingo -  Especial Fazendinha / Uniandrade Santa Quitéria – via Cotolengo -  saídas, nos dois dias, às 10h15 e 10h45, respectivamente, de ônibus extras, do Terminal Fazendinha.

• Sábado -  Especial Interbairros V – carros extras ligam os terminais Fazendinha, Portão e Oficinas, beneficiando quem faz provas na PUC, que fica no Prado Velho. No domingo, esse reforço, no Terminal Fazendinha, será às 10h23.

• Sábado / Domingo - Especial Campina do Siqueira / Tuiuti Mossunguê – nos dois dias, às 10h30, reforço da linha que liga o Terminal Campina do Siqueira à Universidade Tuiuti – Campus Mossunguê.

• Sábado -   Interbairros I – sentido anti-horário – reforço – às 11h10, o candidato dispõe de reforço de frota no ponto Prefeitura, que fica perto da rótula do entro Cívico, em direção à PUC. No domingo,  esse reforço no mesmo local será às 11h15.

• Sábado / Domingo – Especial Linha Direta Bairro Alto / Santa Felicidade – reforço -  nos dois dias, os ligeirinhos com embarque na estação-tubo da praça Tiradentes, a poucos metros da Catedral, terão frota reforçada, em direção ao Terminal Bairro Alto, às 10h30.


Informações da URBS

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Pernambuco corre contra o tempo para deixar os terminais integrados prontos até 2014

Já não era sem tempo. O governador Eduardo Campos anunciou a ordem de serviço de obras estruturadoras dos terminais integrados de passageiros. E tempo de execução é curto.

A meta do governo é fazer a entrega dos equipamentos em 2012. Aliás, 2012 vem sendo apontado como o ano chave para entrega de grande parte dos equipamentos viários anunciados desde 2009.

Entre as obras está a do Terminal Integrado São Cosme e Damião, que será o principal ponto de integração para a cidade da Copa. O TI fica entre as cidades de Recife e São Lourenço da Mata e terá investimentos na ordem de R$ 17 milhões. O terminal terá duas plataformas de embarque e desembarque.

Uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e outra para o modelo de transporte convencional, além de dois quiosques, quatro lojas, uma lanchonete e um bicicletário. A obra tem duração de 12 meses.

Já a  obra do Corredor do Ramal de Acesso à Cidade da Copa, que fará a ligação do TI Cosme e Damião à Arena também já começou. A Ordem de Serviço foi dada no início deste mês. As empresas consorciadas Mendes Junior/Servix venceram a licitação – um investimento R$ 131 milhões.

Enquanto isso, os processo de licitação dos corredores exclusivo de ônibus dos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste ainda estão em andamento. um investimento total de R$ 476 milhões, sendo R$ 129 milhões de recursos do Tesouro Estadual e R$ 347 milhões do PAC Copa. Para o Norte-Sul, o investimento é de R$ 159 milhões, já o Leste-Oeste terá um custo de R$ 165 milhões.

E finalmente, a passarela do Aeroporto Internacional Recife/Guararapes – Gilberto Freyre também ficará pronta para a Copa do Mundo de 2014. Sua licitação também será anunciada pelo governador Eduardo Campos – um investimento de R$ 27 milhões.

Segundo o secretário Danilo Cabral, Pernambuco segue em ritmo acelerado para cumprir os prazos com o Governo Federal. “O Governador Eduardo Campos assumiu com a presidente Dilma a responsabilidade de finalizarmos todas as obras de mobilidade até o final de 2013 e é isto que estamos fazendo”.

Demais intervenções: Serão lançados também os editais de licitação para a reforma dos Terminais do Recife, Igarassu e Camaragibe e para contratação de projeto executivo de reforma dos TIs de Afogados e Cavaleiro. Ainda serão licitados equipamentos (kit básico) que irão padronizar os 13 Terminais existentes e os que estão em construção. Através do Fundo de Manutenção, também será dada a Ordem de Serviço para a reforma emergencial dos Terminais de Integração do Barro e Cavaleiro e de outros cinco miniterminais.


Fonte: Blog da Mobilidade Urbana

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Mau tempo adia implantação de novo corredor BRS na Zona Sul do Rio

A implantação do corredor exclusivo de ônibus rápido (BRS) na Avenida Princesa Isabel, Túnel Novo e a Avenida Lauro Sodré, na Zona Sul da cidade, foi adiada. O corredor seria instalado no sábado (22). As informações foram divulgadas pela Secretaria municipal de Transportes, nesta quinta-feira (20).

Segundo a secretaria, o motivo do adiamento foi o mau tempo nos últimos dias, que impossibilitou a pintura da faixa preferencial nas duas vias. Ainda não há uma nova data prevista para a implantação do BRS.

BRS na Zona Norte

Na quarta -feira (19), a prefeitura anunciou que os corredores exclusivos de ônibus rápidos vão chegar à Zona Norte da cidade até o ano que vem. No Centro, o sistema começa a funcionar já em dezembro.  O modelo é aposta do governo municipal para organizar o trânsito e o transporte para a Copa do Mundo de 2014.

No Centro, o sistema será instalado nas avenidas Presidente Antônio Carlos até a 1º de Março e também na Presidente Vargas. Haverá ainda um novo corredor nas Ruas São Clemente e Voluntários da Pátria, em Botafogo, na Zona Sul. Já na Zona Norte, o modelo será implantado na Tijuca, em Vila Isabel e nas Avenidas Marechal Rondon e 24 de Maio.

Zona Sul

O BRS na Zona Sul começou a funcionar no dia 8 de outubro na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema.
No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a operar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.



Fonte: G1.com.br


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Tarifa de ônibus em Manaus vai custar R$ 2,75 á partir de sábado

O juiz plantonista do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Domingos Chalub, anunciou na noite desta quinta-feira a suspensão da liminar do juiz Rossilberto Himenes, a qual impedia a prática da tarifa do transporte coletivo da capital reajustada. Segundo informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a nova tarifa de R$ 2,75 – R$ 0,50 a mais que a tarifa atual - passa a valer a partir deste sábado (22/10).

Foto: Ney Mendes
No último dia 7, foi publicado o decreto assinado pelo prefeito Amazonino Mendes que determinava o aumento e que passaria a valer no feriado do Dia das Crianças (12/10). A tarifa, mesmo com suspensão por ordem judicial sob a alegação de que faltavam provas do cumprimento das condições previstas no contrato assinado após a licitação, foi praticada pelas dez empresas que detêm a concessão do serviço na capital, por dois dias seguidos.

A ação que culminou na suspensão foi de autoria do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE), o qual se manifestou, no início da semana, sobre a polêmica, informando por meio de nota que o aumento poderia ser concedido com a comprovação do cumprimento do contrato. Nele, o reajuste fica liberado após a chegada de metade da frota nova prevista para Manaus, ou seja, cerca de 350 ônibus, o que, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetran), já havia sido feito.
 



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Sistema cicloviário de Salvador não sai do papel

Apresentado na Câmara Municipal de Salvador no último mês de julho, o projeto do sistema cicloviário da capital baiana segue na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) a espera de recursos para finalmente sair do papel. Orçadas em R$ 40 milhões, a obra tem início previsto para 2012 e duração de dois anos.

O projeto, que prevê a instalação dos 188 quilômetros de malha cicloviária em Salvador, foi dividido em três etapas. A primeira contempla a orla da cidade e integra a capital baiana com Lauro de Freitas, onde serão construídos outros 60 quilômetros de ciclovia. Nessa etapa inicial, toda a estrutura voltada para os ciclistas, que já existe na região de borda da capital baiana será requalificada, incluindo ainda a construção de ciclofaixas e bicicletários.

A segunda etapa engloba o Centro Histórico de Salvador, onde se estuda a implantação de um plano piloto de bicicletas públicas, assim como ocorre em Paris, na França, e em Santiago, no Chile. Nessas localidades, os habitantes pagarão uma taxa e terão o direito de trafegar com bicicletas cedidas pelo Governo do Estado. A prática é considerada uma solução viável para aqueles que não possuem meio de transporte próprio e também não podem arcar com a passagem cobrada pelos veículos de transporte coletivo.

A terceira e última parte do projeto segue da Avenida Luis Viana Filho (Paralela) em direção ao centro da cidade. As principais estações de transbordo da capital baiana, como Iguatemi, Lapa, Pirajá e Mussurunga, bem como os pontos de acesso ao metrô e terminal náutico, serão interligadas às ciclovias como parte de um plano de integração entre transportes.

Além de apresentado na Câmara Municipal, o projeto que prevê a construção de ciclovias em Salvador também conta com uma lei de autoria do vereador Gilmar Santiago (PT) e já sancionada pelo prefeito João Henrique. A legislação institui diretrizes para a implantação de ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas, rotas operacionais de ciclismo e locais específicos para estacionamento como parte de um esquema de transporte voltado à mobilidade urbana sustentável, normatizando o plano de construção do sistema cicloviário confeccionado pela Conder.

A medida determina também que os terminais e estações de transportes de passageiros, edifícios públicos, escolas, shoppings e outros locais de grande concentração de pessoas se adéquem implantando meios que facilitem o acesso dos ciclistas, grande reivindicação de quem costuma se locomover pela cidade com uma bicicleta.

Perfil - Encomendada pela Coder, uma pesquisa piloto revelou o perfil dos ciclistas de Salvador. Conforme o estudo, existe a predominância do sexo masculino entre os que utilizam a bicicleta como meio de transporte (a maioria com idade entre 18 e 35 anos). Boa parte dos ciclistas está empregada nas áreas do comércio, serviços e construção civil, com renda de até um salário mínimo.

Ainda segundo a pesquisa, entre as motivações para a utilização da bicicleta nas vias urbanas da capital baiana, destacam-se o preço elevado das passagens de ônibus, a insuficiência das linhas existentes e ainda o fato das viagens serem mais curtas e rápidas. Os que não utilizam a bicicleta justificaram o perigo no trânsito e a pavimentação inadequada das vias de tráfego.





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