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Detro fiscaliza ônibus intermunicipais em Niterói

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A fiscalização do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) realizou operação em diversos pontos de Niterói, para verificar as condições dos ônibus intermunicipais da frota regular que circulam na região. O resultado foi a apreensão de seis coletivos, todos por alteração de característica. Foram aplicadas ainda outras 13 multas.

A Viação Estrela foi a empresa com maior número de irregularidades flagradas pelos fiscais, com dois ônibus recolhidos, duas multas por excesso de passageiros e uma por paralisação da linha Niterói - Antonina.

A Nossa Senhora do Amparo teve dois veículos recolhidos e ainda três multas por publicidade no vidro traseiro sem permissão. A Viação 1001 teve um coletivo apreendido, além de uma infração por alteração de itinerário. A Expresso Garcia teve um ônibus recolhido e uma multa por descumprimento de horário. A Viação Fagundes recebeu três multas por publicidade sem permissão e a Rio Ita duas pela mesma irregularidade.

Detro recolhe 30 veículos irregulares no estado
Paralelamente à fiscalização dos ônibus intermunicipais, o Detro seguiu no combate ao transporte irregular de passageiros, especialmente na Baixada Fluminense. O resultado foi a apreensão de 30 veículos.

Deste total, 21 foram recolhidos na Baixada, sendo duas vans e quatro kombis em Nova Iguaçu, três vans, duas kombis e um táxi em São João de Meriti, uma van e duas kombis em Seropédica, uma Kombi em Belford Roxo, duas kombis em Queimados e uma Kombi e dois carros de passeio em Magé.

Na Zona Norte do Rio, os fiscais recolheram uma van em Madureira, quatro kombis na Pavuna e outra no Méier. Ainda na Região Metropolitana, foi recolhido um carro de passeio em Itaboraí. Já na Região dos Lagos, em Araruama, uma van e uma kombi foram encaminhadas ao depósito público.



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Pontualidade e preços são prioridades para paulistanos sobre o transporte público

Os paulistanos querem que o poder público priorize o transporte público nas demandas de 2012, aponta a pesquisa Você no Parlamento, divulgada esta semana.

A pesquisa mostra que 77,41% dos 33.430 entrevistados querem prioridade no transporte público para diminuir o tempo de espera e instituir a pontualidade nos terminais e pontos de ônibus. Outros 58,95% disseram que os preços das passagens do transporte público precisam diminuir.
Já para 48,84% dos entrevistados é importante implantar ciclovias e promover o transporte cicloviário em todas as regiões da cidade.

Mobilidade

No que diz respeito à mobilidade, 39,85% disseram que é preciso fiscalizar e desenvolver ações e campanhas pela qualidade das calçadas em toda a cidade, enquanto que 37,13% acreditam que devem ser priorizadas pelo poder público ações e campanhas para prevenir acidentes e a violência no trânsito.

Regulamentar e fiscalizar o tráfego de motocicletas foi citado por 33,68% dos participantes, enquanto que para 23,62% o que deve ser priorizado em 2012 são ações, campanhas e maior fiscalização em respeito ao pedestre nas vias públicas.

Influência da pesquisa

Segundo a Agência Brasil, o presidente da Câmara, José Police Neto, informou que as demandas da sociedade paulistana não chegam a ser novidades, mas a sistematização conseguida com a consulta vai facilitar a viabilização de projetos que sejam convertidos em benefícios para a população.

O coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, disse que a organização vai comparar as propostas do orçamento para o próximo ano com as demandas expostas na consulta. Segundo ele, até o momento, as ações do Poder Público não têm atendido as expectativas da sociedade.

“Há muito investimento em túneis, avenidas, nas vias marginais e, comparando com os investimentos em transportes coletivos, a gente vê que há uma incoerência entre o que a população demanda e os investimentos” disse Grajew.


Fonte:  IbfoMoney

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Curitiba ganha 26 novos biarticulados na linha leste-oeste

Os passageiros da linha biarticulado Centenário/Campo Comprido, em Curitiba, passaram a ter acesso a 26 novos ônibus. O veículo, considerado maior ônibus do mundo, entrou em operação no trecho que atravessa a cidade de leste a oeste.

O novo ônibus é do mesmo modelo do ligeirão que atende as linhas Boqueirão (que possui 10 veículos) e Pinheirinho/Praça Carlos Gomes (com outros 14 ônibus). O veículo possui 28 metros de comprimento e tem capacidade para 250 passageiros. A linha Centenário/Campo Comprido atende, diariamente, 100 mil passageiros.

O novo ônibus, apesar de ser do mesmo modelo dos ligeirões, continuará com a linha convencional (sistema parador), atendendo todas as estações tubo e terminais do trecho. A inclusão dos 26 novos biarticulados não substitui, de imediato, todos os veículos da antiga frota. De acordo com a prefeitura, a substituição será gradativa.

O investimento total para a compra da frota foi de R$ 26 milhões, além de R$ 400 mil para a adequação do eixo leste-oeste e ampliação das estações tubo da Praça Eufrásio Correia, no Centro de Curitiba. A melhoria foi necessária, segundo a prefeitura, para que as estações e as vias por onde passam os biarticulados possam receber os ônibus maiores.

A prefeitura também informou que, em 2012, está programando a inclusão de novos ônibus em outras linhas de expresso, como o eixo norte-sul, por onde passa o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso.



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Em Belo Horizonte, Projeto de Mobilidade da Copa de 2014 muda avenidas na Região da Pampulha

O projeto de mobilidade para a Copa de 2014 começa a dar novos ares na Região da Pampulha, em Belo Horizonte. De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), 20% das intervenções previstas já começaram, e três obras do projeto estão em andamento. Quarenta e seis imóveis já foram desapropriados e 43, demolidos paras as reestruturações
Segundo a Sudecap, na Avenida Pedro I, duas pistas centrais vão ser exclusivas para o Transporte Rápido por ônibus (BRT), um sistema com transportes maiores e mais rápidos. O canteiro central ampliado é para receber as plataformas da estação de integração do BRT Antônio Carlos/ Pedro I. Ela vai ficar onde hoje tem uma área verde, perto da barragem da Pampulha.


A Avenida Santa Rosa também passa por uma reforma na pavimentação, por causa do novo modelo de transporte. Já na Avenida Abraão Caram, a reestruturação é para construir dois viadutos e uma trincheira que facilitem o acesso ao Mineirão, informou a Superintendência.
De acordo com a BHTRANS, 45 mil veículos passam todos os dias só na Avenida Pedro I. Ainda segundo a Sudecap, a previsão é que as obras na interseção das Avenidas Antônio Carlos e Abraão Caram sejam concluídas até o mês que vem.



Fonte: G1 Minas


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Ônibus movido a etanol hidratado foi operado no Corredor Metropolitano ABD

O ônibus brasileiro urbano movido a etanol hidratado combustível foi operado no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), gerenciado pela EMTU/SP e operado pela Concessionária Metra. Os testes que aconteceram entre 2008 e 2010 mostraram que o ônibus é altamente confiável, não tendo havido nesse período a ocorrência de problemas relacionados ao sistema de tração.  

Essa nova tecnologia no transporte é o principal foco do Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport ou Bioetanol para o Transporte Sustentável), programa internacional coordenado no Brasil pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (Cenbio). Trata-se de um projeto financiado pela União Européia, cuja finalidade é estimular o uso do etanol como combustível alternativo ao óleo diesel e à gasolina, e que tem na EMTU/SP, uma importante parceira para realização dos testes de viabilidade dessa tecnologia.
O Brasil é primeiro país das Américas a ter ônibus movido a etanol em circulação pelo Best. Outras oito cidades da Europa e Ásia participam do programa: Estocolmo (Suécia), Madri e  a região basca (Espanha), Roterdam (Holanda), La Spezia (Itália), Somerset (Inglaterra), Nanyang (China) e Dublin (Irlanda).

A ação é uma iniciativa do Cenbio em parceria com mais oito entidades:
BAFF/SEKAB, Copersucar, EMTU/SP, SPTrans, Marcopolo, Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural) e da Petrobras Distribuidora, Scania e Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com incentivo da União Européia. O investimento no Projeto BEST é da ordem de R$ 1,6 milhão.

Sustentabilidade

possui índices de redução de mais de 90% da emissão de material particulado (fumaça preta) e de 50% de óxidos de nitrogênio (NOx);  
 não contribui para o aquecimento global como os combustíveis fósseis (90% de redução na emissão de gás carbônico fóssil - CO2); 
é uma alternativa viável com benefícios imediatos ao meio ambiente;
pode ser manuseado sem riscos em moderna infraestrutura de abastecimento;
é usado em veículos já incluídos na linha de produção de diversos fabricantes de carros.


Além dos benefícios, a utilização do etanol em motores a etanol possui outros pontos favoráveis, são eles: diversificação da matriz energética no setor de transportes, uso de um combustível nacional, infraestrutura de distribuição compatível com a existente no Brasil e interesse de vários setores do governo em apoiar o produto.

Cabe lembrar que o Brasil é hoje o segundo maior produtor de etanol, atrás apenas dos EUA, que extrai o produto do milho. A safra nacional é de 17,8 bilhões toneladas de etanol e deve chegar a 2012 com 37,5 bilhões, segundo a Unica.

Informações da EMTU SP

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Dilma anuncia verba de 1 bilhão para metrô de Curitiba

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A presidente Dilma Rousseff vem a Curitiba para anunciar oficialmente a liberação de recursos da União para o metrô de Curitiba. Orçado em R$ 2,25 bilhões, o projeto deve receber R$ 1 bilhão em financiamento federal a fundo perdido (sem necessidade de devolução) e até R$ 950 milhões em linhas de crédito especiais, com juros mais baixos, direcionadas a parceria público-privada (PPP), além do investimento da administração municipal – em torno de R$ 150 milhões. O projeto conta ainda com R$ 300 milhões de investimentos do governo estadual, via empréstimo do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES).

Nas últimas semanas, Dilma viajou pelo Brasil para confirmar a liberação de verbas de projetos do PAC Mobilidade Grandes Cidades – que prevê R$ 18 bilhões em investimentos, R$ 6 bilhões a fundo perdido e R$ 12 bilhões por meio de financiamentos. Há duas semanas, a presidente esteve em Belo Horizonte para anunciar a liberação de recursos para o metrô mineiro – a capital também vai receber R$ 1 bilhão do governo federal. Ainda hoje, a presidente segue a Porto Alegre para oficializar os recursos destinados ao metrô gaúcho. Em março, as três capitais se uniram para solicitar isenção de impostos federais e negociação conjunta para garantir o repasse de recursos.

Em uma reunião realizada no último dia 7, prefeitura de Curitiba e União acertaram os últimos detalhes do projeto. A tarifa do metrô será a mesma cobrada nos ônibus e o modal será acoplado à Rede Integrada de Transporte (RIT), gerenciada pela Urbs. A empresa responsável pela PPP deve administrar o sistema por até 30 anos, recuperando o investimento por meio da contraprestação dos serviços.

O projeto
O metrô terá 14,2 quilômetros de extensão e 13 estações construídas no trecho que ligará a Cidade Industrial de Curitiba ao Centro da capital. De acordo com a prefeitura, os danos ambientais serão minimizados em razão de o trajeto seguir a rota do expresso e há a intenção de construir um parque linear onde hoje se localiza a canaleta.





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Metrô de SP terá coleta de lixo eletrônico na estação Tucuruvi

A estação Tucuruvi do Metrô, na zona norte de São Paulo, contará, a partir hoje com um posto de recolhimento de lixo eletrônico, onde poderão ser entregues televisores, monitores, computadores, notebooks, videocassetes, aparelhos de som, câmeras fotográficas, filmadoras, telefones celulares, eletrodomésticos de pequeno porte, fitas, CDs e DVDs.

A entrega do lixo eletrônico no posto de coleta poderá ser feita diariamente, entre 6h e 18h, até o dia 26 de outubro. O posto de descarte será instalado na área livre (não paga) do mezanino. Ações simultâneas estão previstas para os metrôs das cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Em apoio ao Dia Nacional do Consumidor Consciente, comemorado no próximo sábado, dia 15, a ação na capital paulista faz parte da campanha "Mês do Consumo Sustentável", que pretende conscientizar a população sobre consumo e descarte responsáveis de equipamentos eletrônicos.


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Corredor de ônibus BRT, bem-avaliado pelo ABC, pode ser solução para São Paulo

A Câmara Municipal apresentou, na tarde desta terça-feira, 11/10, os resultados da consulta pública “Você no Parlamento”, realizada pela Rede Nossa São Paulo, que ouviu 33.340 moradores da capital sobre as principais necessidades dentro de 18 temas. A prioridade para ações envolvendo corredores de ônibus foi a que ganhou maior porcentual de adesão entre todas as propostas da pesquisa: 77,41%. Na área de transportes, o segundo lugar ficou com a redução do preço das passagens (58,95%). Demandas antigas que têm experimentado pouca evolução.
Já no ABC, desde 1997, opera um corredor de ônibus que liga a capital paulista à região, que é um exemplo de sucesso. Com 33km de extensão, o corredor ABD, operado pela Metra, liga as zonas Leste (São Mateus) e Sul (Jabaquara) de São Paulo passando, ainda, pelas cidades de Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema, no ABC. “O corredor vem, há anos, dividindo com o Metrô a liderança na preferência dos usuários, segundo pesquisas de satisfação feitas pela Agência Nacional de Transporte Público. O que é bom para o ABC pode ser solução para São Paulo”, afirma diretor da Metra, Carlos Alberto Sigliano.
Além de garantirem maiores velocidades de operação para os ônibus – 21 km/h contra 11 Km/h nos corredores convencionais -, que não precisam disputar espaço com outros veículos, os corredores BRT (Bus Rapid Transit) trazem outras vantagens que encurtam o tempo de viagem dos usuários. Entre elas estão o embarque e desembarque mais rápidos, em função das plataformas serem feitas no mesmo nível do piso do ônibus; o pagamento da passagem antes do embarque, que reduz o tempo de parada; e áreas de ultrapassagem que evitam filas de ônibus nos pontos.
A operacionalização programada e a exclusividade da operação refletem também na relação custo-benefício. A passagem para circular nos ônibus da Metra custa R$ 2,90 enquanto que em São Paulo o custo do bilhete é de R$ 3,00.
Ao todo foram abordados 18 tema importantes para a qualidade de vida dos moradores da cidade, com base nos indicadores de Referência de Bem-Estar do Município – Irbem, elaborado pela Rede Nossa São Paulo.


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