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Prefeitura de São Paulo apresenta projeto que viabiliza monotrilho no Morumbi

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O prefeito Gilberto Kassab enviou à Câmara Municipal de São Paulo um projeto de lei que prevê um plano de melhoramentos em vias do Morumbi, na Zona Sul da capital.
O projeto prevê a reserva de faixa destinada à implantação do sistema monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô - obra prevista no pacote de mobilidade urbana com vistas a preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 - e a implantação de uma área verde (parque linear) em toda a sua extensão.
O projeto também prevê a construção de um sistema viário entre o Complexo Paraisópolis e a Estação Estádio Morumbi e uma via de ligação entre a Rua Doutor Flávio Américo Maurano e a Praça Roberto Gomes Pedrosa. Segundo a justificativa, essa intervenção integra um sistema viário de maior abrangência, unindo a Marginal Pinheiros, na altura da Ponte Jão Dias, até a Avenida Eliseu de Almeida.
Mapa monotrilho (Foto: Editoria de Arte )

O texto do plano de melhoramentos prevê alargamento das ruas Dona Mariquita Julião, Senador Otávio Mangabeira (da Rua Barão de Casabranca até a Engenheiro João Ortiz Monteiro), alargamento da Rua João de Castro Prado (desde a Rua Engenheiro João Ortiz Monteiro até a Praça Alfredo Gomes);  e alargamento da Avenida Jules Rimet (desde a Praça Alfredo Gomes até a Praça Roberto Gomes Pedrosa).
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou no final de julho o contrato para início da construção do monotrilho.  A primeira etapa a ser entregue tem 7,7 km de extensão, entre o Aeroporto de Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú).

Ela busca atender a rede hoteleira da região.  A segunda, prevista para terminar em 2015, passará sobre o Rio Pinheiros, chegará ao Estádio do Morumbi e passará pela favela. O terceiro trecho vai de Congonhas à Linha 1–Azul do Metrô.

Investimentos
Para a construção da linha serão investidos R$ 3,1 bilhões. A previsão é que a Linha 17-Ouro tenha aproximadamente 18 km de extensão e 18 estações: Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia, Vila Paulista, Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan, Morumbi, Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.
As obras serão executadas pelo Consórcio Monotrilho Integração. O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo cassou em 30 de junho a liminar que impedia a finalização do processo licitatório, decisão que permite a assinatura do contrato de execução da obra.
A liminar judicial da 3ª Vara da Fazenda Pública atendia ação civil pública proposta pela Associação Sociedade Amigos da Vila Inah (Saviah), que pedia a suspensão do processo licitatório.


Fonte: G1.com.br

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Sem plano B, ViaQuatro pode ser multada devido a falha na Linha 4-Amarela

A falta de um plano de contingência que permitisse o reparo rápido da pane que parou ontem por quase quaro horas a Linha 4-Amarela poderá render uma punição à concessionária Via-Quatro, responsável pela operação. Segundo fontes ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a quem o governador Geraldo Alckmin (PSDB) encomendou uma apuração rigorosa, uma multa não está fora de questão.Dependerá do que diz o contrato.

A pane, detectada durante testes de rotina feitos na madrugada, só foi contornada pouco  depois das 8h, o que impediu a abertura das estações no horário regular, às 4h40. A falha foi no sistema de sinalização que controla a distância entre um trem e outro. Esse sistema está em testes há mais de um ano e já havia atrasado em no mínimo cinco meses a inauguração das últimas estações da linha 4: República e Luz.

Para o diretor do sindicato dos metroviários Ciro Moraes a paralisação poderia ter sido evitada caso o novo ramal não usasse apenas esse sistema, que só permite a operação remota dos trens. “Não existe uma segunda opção para problemas desse tipo. Poderíamos conduzir os trens também por maquinistas”, afirma Moraes.

A ViaQuatro discorda do argumento. Segundo o presidente da empresa, Luís Valença, o  problema foi pontual e a possibilidade de se repetir é nula. “Encontramos a falha, fizemos o reparo e voltamos a operar.” Para ele, o sistema é seguro e eficaz.

Problema afetou 75 mil passageiros


A paralisação da Linha 4-Amarela afetou cerca de 75 mil passageiros entre as 4h40 e 8h20, quando as estações foram abertas. Durante a falha, a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade) colocou em circulação 12 ônibus para atender o trecho afetado e prolongou o itinerário da linha 8075/10 (Campo Limpo-Metrô Butantã).

Com a implantação da medida, que buscava atender a demanda de passageiros na região, vários pontos ficaram lotados e os coletivos circulavam sem espaço no corredor formado pelas avenidas Francisco Morato e Rebouças, na zona oeste.


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Fonte: Band

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Ipanema e Leblon ganham segundo corredor de ônibus no sábado

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os bairros do Leblon e Ipanema, na Zona Sul do Rio, vão receber o segundo corredor de ônibus rápido (BRS) a partir do próximo sábado (8). O corredor funcionará na Avenida General San Martín, no Leblon, e na Rua Prudente de Moraes, em Ipanema, que passam a ter uma faixa preferencial para ônibus. As informações são da Secretaria municipal de Transportes (SMTR), que ainda não divulgou as linhas que vão operar nas duas vias e o horário de funcionamento.

No dia 20 de agosto, o corredor exclusivo começou a funcionar na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, e na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema . As vias passaram a ter uma faixa preferencial para ônibus e duas para os demais veículos.  O mapa completo com a localização dos pontos do BRS em Ipanema e Leblon pode ser baixado na internet (em formato PDF).
Mapa dos pontos de ônibus com corredor exclusivo em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação/SMTR)
Mapa dos pontos de ônibus com corredor exclusivo em Ipanema e Leblon, na Zona Sul do Rio (Foto: Divulgação/SMTR)
Das 55 linhas que passavam atualmente nas avenidas, 50 permaneceram circulando no BRS e foram separadas em três grupos: o BRS1, BRS2 e BRS3.

Veja abaixo o trajeto das linhas de ônibus:

- 438 (Leblon - Vila Isabel, via Jóquei) e 439 (Vila Isabel - Leblon, via túnel Rebouças/Jóquei): Itinerário alterado para Praça Atahualpa, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico. Não passarão mais na Avenida Ataulfo de Paiva.

- 522 (São Conrado - Botafogo, via Jóquei - Circular): Itinerário alterado para Avenida Niemeyer, Avenida Visconde de Albuquerque, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico.

- 512 (Urca - Leblon, via Copacabana - Circular) e 574 (Glória - Leblon, via Copacabana - Circular): Itinerário alterado para Rua Gal. San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre, Rua Jardim Botânico. Não passarão mais pela Avenida Ataulfo de Paiva.

- 591 (São Conrado - Leme, via Copacabana - Circular) e 593 (Leme - São Conrado, via Rocinha - Circular): Itinerário alterado para Rua Gal. San Martin, Avenida Bartolomeu Mitre. Não passarão mais pela Avenida Ataulfo de Paiva no sentido São Conrado (no sentido Leme vão continuar passando).

- 503 (Botafogo - Alto Leblon, via Copacabana - Circular): Itinerário alterado para Rua Gal. San Martin, Rua Rainha Guilhermina, Avenida Visconde de Albuquerque. Não passará mais pela Avenida Ataulfo de Paiva, no sentido Alto Leblon.

Horário de funcionamento
O corredor funciona das 6h às 21h. Nesse horário não é permitido que automóveis usem o corredor. Os controladores da CET-Rio vão monitorar as vias através de três câmeras e o embarque fora dos pontos não será permitido. O bairro de Copacabana, também na Zona Sul, já possui o BRS desde abril.


Fonte: G1.com.br

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Em Porto Alegre, Corredor de ônibus deve ser instalado na avenida Padre Cacique

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, disse que a administração municipal deve ampliar a avenida Padre Cacique, colocando um corredor de ônibus da avenida Tronco até a Borges de Medeiros. Em entrevista ao Programa Guaíba Cidades, da Rádio Guaíba, ele destacou que ninguém sairá da região e as obras serão feitas no sentido de aumentar a qualidade da mobilidade urbana nessa região da cidade.

Fortunati também anunciou a construção de mais de mil unidades habitacionais no bairro Restinga e a realização de obras de mobilidade urbana na zona Sul. Também disse que a ciclovia da avenida Ipiranga será uma via alternativa e que servirá de modelo para o País.  ^



Informações do Correio do Povo

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Em Goiânia, Corredor universitário terá faixa para ônibus e ciclovia

As obras do corredor universitário serão iniciadas nesta segunda-feira (3), em Goiânia, e deverão durar cerca de 60 dias. O corredor universitário vai ter uma faixa preferencial para ônibus, num trajeto de 2,5 km. Sai da Praça Cívica, no Centro, entra na Avenida Universitária (antiga Rua 10), passa pela Praça Universitária e continua na mesma avenida. Depois, entra na Rua 261, no Setor Universitário, até a Praça da Bíblia. O trecho contará com sinalização horizontal e vertical, semáforos sincronizados e ciclovia.

Para coibir o uso da pista preferencial por carros de passeio, a Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) planeja instalar câmeras de monitoramento. A dona de casa Marilene Maria da Silveira, que depende do ônibus para trabalhar, espera gastar menos tempo de deslocamento. “Espero que o carro de passeio particular respeite a sinalização, porque na Avenida Araguaia ele não respeita. Algumas vezes é possível ver de quatro a cinco carros entre os ônibus”, denuncia.

Mais de 540 abrigos para pontos de embarque e desembarque vão ser trocados, seguindo o mesmo padrão. O canteiro central da Avenida Universitária vai abrigar uma ciclovia de 2,5 km de extensão. A notícia agradou o autônomo Carlito Batista. “Para mim vai ser ótimo, pois só ando de bicicleta. Há dois meses fui atropelado, pois não há lugar par andar de bicicleta na cidade”, comenta.
A expectativa é de que o corredor facilite o acesso dos ônibus ao Terminal da Praça da Bíblia.

Melhorias

Segundo o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, estas são obras profundas. “A cidade clama por melhoria de transporte e a resposta são corredores preferenciais como este”, diz. A prefeitura planejou 14 corredores preferenciais e a ideia é de entregar cinco desses corredores até o final de 2012.

Na Avenida Universitária a velocidade de deslocamento é de no máximo 12 km por hora. Com o corredor preferencial, espera-se aumentar a agilidade para 15 km por hora, chegando a 18 km por hora. Por outro lado, os veículos particulares só poderão usar a faixa para fazer conversões à direita. “Devido ao monitoramento com a sinalização eletrônica, o veículo que usar a faixa indevidamente será punido", explica o presidente da CMTC.

José Carlos Xavier assegura que as intervenções previstas nas faixas preferenciais permitirão que o trânsito continue fluindo normalmente. “Talvez no momento de fazer o remanejamento dos pontos de ônibus, que serão de concreto, seja necessário fazer pequenos desvios nos atuais locais dos pontos de ônibus”, observa. 



Fonte: G1.com.br


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Em São Paulo, Governo elevará investimento com Metrô em 10%

Em 2012, a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai aumentar em 10% os investimentos no Metrô. Segundo proposta orçamentária enviada ontem à Assembleia Legislativa, o valor destinado às obras de expansão e modernização da rede vai passar dos atuais R$ 4,4 bilhões para R$ 4,9 bilhões. Mas, apesar dos números, nenhuma estação vai sair do papel no próximo ano.
 
Com a previsão de investimentos dedicados à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e os gastos com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o funcionamento da secretaria, o orçamento dos Transportes Metropolitanos poderá chegar a R$ 6,6 bilhões. A soma inclui recursos do Tesouro estadual (arrecadação mais transferências) e recursos vindos de empréstimos.
 
Nos planos do Metrô, o Expresso Tiradentes será a prioridade do governo, com R$ 1,6 bilhão. O monotrilho em construção na zona leste da capital vai ligar a Vila Prudente à Cidade Tiradentes, na zona leste. A primeira estação, Oratório, deve ser entregue no fim de 2013.
 
A Linha 5-Lilás, em obras na zona sul, será a segunda na lista de importância, caso o projeto seja aprovado pelos deputados estaduais. A previsão é gastar até R$ 1,5 bilhão na extensão do ramal desde a Estação Largo Treze, na região de Santo Amaro, até a Chácara Klabin, para integração com a Linha 2-verde.
 
Prevista para ter as obras iniciadas em, no máximo, dois meses, a Linha 17-Ouro receberá R$ 507 milhões do orçamento para ligar o Aeroporto de Congonhas à região do Morumbi.
 
O valor é semelhante ao montante reservado às obras da segunda fase da Linha 4-Amarela, com R$ 471 milhões.
 
No lado oposto da lista de prioridades, as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, as mais movimentadas do Metrô, são as que menos receberão investimentos da gestão. Ambas somam R$ 473 milhões para reforma de 24 trens e do sistema de sinalização. Apesar de completas, as duas requerem obras de modernização e de ampliação, caso da Estação Corinthians-Itaquera, na zona leste, apontada como a estação da Copa do Mundo, em função da proximidade com o futuro estádio do Corinthians, previsto para receber a inauguração do Mundial.
 
E a Linha 6-Laranja, prevista para ser construída por meio de Parceria Público-privada (PPP), é a menos contemplada na peça orçamentária. O edital ainda não foi lançado e as obras não têm previsão de início, mesmo em 2012. Na CPTM, o governo pretende gastar R$ 1 bilhão com obras de modernização de estações, No caso da Linha 8-Diamante, está prevista uma estação nova: Santa Rita, em Itapevi. Entretanto, o total investido nos trens em 2012 será quase 10% menor do que o previsto para este ano.

Rodoanel. O Trecho Norte do Rodoanel deve receber R$ 1,5 bilhão em obras no próximo ano. Já o investimento total em rodovias administradas pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER) vai chegar a R$ 2 bilhões, dos quais R$ 1,1 bilhão é para a duplicação, construção e obras conveniadas na malha rodoviária e R$ 873 milhões para a recuperação de estradas estaduais. No total, a previsão é de R$ 10,5 bilhões os transportes.



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