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Usuário elogia novos ônibus e pede melhoria no transporte de Goiânia

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Onze novos veículos entraram em operação nesta terça-feira (6) no Eixo Anhanguera com capacidade para 30 passageiros a mais que os antigos. Outros 79 ônibus passarão a circular pela linha nas próximas semanas. Usuário aprovou o novo carro, mas diz que ainda são necessárias muitas melhorias no transporte coletivo de Goiânia.

“Minhas filhas pegam este ônibus para ir e voltar à escola e sempre falam que é muito sofrimento e falta de respeito. Então tem que melhorar bastante”, diz uma passageira.

Outra usuária faz questão de participar da gravação. “Quero dizer que o ônibus é ótimo, é excelente. Tem até uma porta que fala. O pessoal da Metrobus treinado, cuidando das filas... Mas e isto vai continuar ou vai ser só porque chegou o ônibus, filmou e está tudo bonitinho e tchau”, questiona. “Por que se voltar a bagunça nós vamos chamar de novo vocês para filmar lá no terminal”, provoca.

A equipe de reportagem do Jornal Anhanguera fez uma viagem em um ônibus novo e depois foi verificar as condições oferecidas por um ônibus antigo. A frota anterior foi adquirida em 1998 e já está com 13 anos de uso. O deslocamento foi iniciado no ponto da Rua 20 no Centro.

No ônibus antigo, um senhor comenta que, apesar de o ônibus estar cheio, a expectativa é de melhora para o transporte coletivo. “Piorar ainda mais não pode, né”, diz otimista.

Outro usuário mostra o teto e o piso danificados do veículo. É possível ver o asfalto pelo buraco no chão. “Há outros ainda piores do que este, com pedaços que se arrastam pelo chão”, observa. “O sistema (de transporte coletivo urbano) tem que acompanhar a população. Mas o sistema não está acompanhando a população. A cidade cresceu e o sistema não cresceu junto”, analisa o passageiro.
O lançamento dos novos ônibus do Eixo Anhanguera aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), na Praça Cívica. O governador Marconi Perillo e o prefeito de Goiânia Paulo Garcia conduziram a solenidade de entrega da nova frota. Ambos ressaltaram a parceria entre governo estadual e municipal para a realização deste trabalho.

Biarticulados e articulados
Cinco ônibus biarticulados e seis articulados passam a percorrer o trajeto de 14 quilômetros entre os terminais Padre Pelágio e Novo Mundo, passando por outros três terminais e 19 plataformas. Segundo a assessoria de imprensa da Metrobus, até o dia 15 de novembro deste ano, toda a frota será substituída, colocando em operação 90 novos veículos, que beneficiarão 240 mil usuários por dia.

De acordo com a Metrobus, os novos ônibus são ultramodernos e são os maiores em circulação no Brasil e no mundo. Os ônibus articulados, com capacidade para 170 pessoas cada, têm chassis de 21 metros e são os primeiros ônibus desta dimensão a rodar no país. Cada unidade pode transportar até 30 passageiros a mais que os ônibus articulados anteriores de 18 metros de chassis.

Já os ônibus biarticulados, com capacidade para 280 passageiros cada, têm chassis de 28 metros e representam também um acréscimo de 30 passageiros. O órgão informa que mesmo com a diminuição da frota, de 104 para 90 carros, a capacidade será ampliada em cerca de 20%.

Com os novos equipamentos, a Metrobus pretende proporcionar maior conforto e segurança à população, como ar-condicionado, monitor de TV e sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo com a porta aberta.

Novidades
O Mega-BRT (sigla inglesa para Ônibus de Transporte Rápido) da marca Volvo, modelo 2011/2012, é montado pelo consórcio Suécia/San Marino. A nova frota tem motor e suspensão eletrônicos, computador de bordo, monitor de TV e sistema eletrônico de segurança que não permite o deslocamento do veículo de porta aberta. Os ônibus ainda vão ser monitorados com sistema interno de câmeras. As especificações quanto à emissão de gases dos ônibus (Conama P5) seguem a legislação brasileira para diminuição da poluição ambiental.

No interior dos veículos haverá painéis eletrônicos que identificam qual a próxima parada a ser realizada pelo ônibus e equipamentos de áudio com a mesma função. Os veículos contam com o sistema ITS de rastreamento via satélite que monitora seus deslocamentos e emite relatórios gerenciais de como estão sendo conduzidos. Os 260 motoristas do Eixo estão recebendo treinamento teórico e prático com os técnicos da Volvo, fábrica que produziu os veículos.

A nova frota custou R$ 87 milhões. As verbas para a compra dos 90 veículos são de empréstimo bancário com prazo de 60 meses, carência de seis meses, e serão pagos com recursos próprios da Metrobus Transporte Coletivo S/A provenientes da tarifa paga pelo cidadão. A tarifa que hoje é de $R 1,25 não sofrerá nenhum tipo de aumento com a compra e nem com a implementação de todas as melhorias no Eixo Anhanguera.





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Prefeitura de São José dos Campos vai implantar corredores de ônibus na cidade

A Prefeitura de São José dos Campos vai implantar no ano que vem faixas exclusivas para os ônibus em corredores como as avenidas São José e Adhemar de Barros, na região central.

Elas e outras seis avenidas foram apontadas em pesquisa de Origem e Destino dos moradores, realizada pelo Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), como as que mais recebem coletivos.

Com a divulgação dos dados preliminares do levantamento na semana passada, o projeto dos corredores exclusivos, que está sendo estudado pelo governo há dois anos, ganhou força.

De acordo com a pesquisa do Ipplan, apenas 17,3% dos deslocamentos diários feitos na cidade são pelo transporte coletivo urbano. A maior parte das viagens é com o automóvel --43,9%.

O número é considerado preocupante por especialistas já que em São Paulo, cidade onde o fluxo já é saturado, 50% dos deslocamentos são por transporte público. No Rio de Janeiro, este índice chega a 80%.

Projeto. O secretário de Transportes, Anderson Ferreira, disse que o projeto de implantação das faixas exclusivas depende da conclusão da pesquisa, prevista para março de 2012. Por isto, ele afirmou que ainda não é possível estipular quando os corredores serão criados.

Segundo ele, além das faixas --que poderão ter em alguns pontos a intersecção de carros-- também está prevista a criação de linhas semiexpressas, que param em apenas alguns pontos. As medidas têm como objetivo diminuir o tempo de viagem dos coletivos.

“Nossos estudos já estavam caminhando para isto \[implantação de faixas exclusivas\]. Com a pesquisa concluída, terei dados mais detalhados, como onde implantar primeiro, e poderemos fazer ações específicas em cada lugar.”

Avaliação. Para Sérgio Ejzemberg, especialista em Trânsito de São Paulo, as faixas exclusivas irão atrair mais usuários e baratear o custo do sistema de ônibus. Ele também recomendou implantação de metrô.

“Hoje, como os ônibus têm dificuldade em trafegar, é preciso ter o dobro de coletivos para atender o mesmo número de usuários.”
 

Saiba Mais

Centro
A avenida Madre Tereza (extensão da avenida São José) recebe 183 ônibus por hora, de acordo com a pesquisa do Ipplan. Na avenida Adhemar de Barros, são 117 ônibus por hora. O levantamento aponta ainda 110 ônibus por hora na Francisco José Longo e 80 na Francisco Rafael
Zona sul
Na avenida Andrômeda, são 68 ônibus por hora. Na Estrada Velha Rio-São Paulo (Anel Viário), o fluxo é de 145 ônibus por horaZona norte
Olívio Gomes e Rui Barbosa: 45 ônibus por hora Zona leste
Avenida Juscelino Kubitschek: 140 ônibus por hora
 
Fonte: O Vale

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Governo Federal pede redução dos valores do metrô de Porto Alegre

A modelagem financeira para viabilização do metrô de Porto Alegre foi pauta de reunião ocorrida nesta terça-feira (6), em Brasília, entre a prefeitura da Capital e os governos estadual e federal. No encontro, o governo federal solicitou o realinhamento dos valores a serem investidos por cada ente. De acordo com os representantes dos ministérios, o volume de pedidos cadastrados no Programa de Acelaração do Crescimento (PAC) superou, e muito, as expectativas iniciais da União. Orçado em R$ 2,4, bilhões, o projeto do metrô de Porto Alegre prevê R$ 1,58 bilhão do Orçamento Geral da União (OGU).

"Vamos fazer a discussão desta equação financeira nos próximos dias, junto com os governos estadual e federal, para que possamos até sexta-feira ter uma solução de viabilidade para o projeto, buscando atender o pedido de reduzir o volume de recurso do OGU, mas respeitando os já saturados limites de financiamento e pagamento de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul", afirmou o prefeito José Fortunati, lembrando que todas as obras de preparação para Copa previstas pela cidade serão pagas pelos cofres municipais.

Participaram do encontro o prefeito José Fortunati, o secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, o secretário estadual do Planejamento, João Motta, secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, o secretário do Programa de Aceleração do Cresimento (PAC) no Ministério do Planejamento, Maurício Muniz , o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto Alves, e o secretário executivo do Ministério das Cidades, Roberto Muniz.

O projeto prevê traçado nas Avenidas Assis Brasil, Brasiliano de Moraes , Benjamin Constant, Cairú e Borges de Medeiros, com extensão de 14,88 km, 25 composições de 4 carros e capacidade de embarque para 300 mil passageiros por dia. Ao todo serão 13 estações (Fiergs , Bernardino Silveira Amorim, Sarandi, Dona Alzira, Triângulo, Obirici, Bourbon , Cairú, Félix da Cunha, Ramiro Barcelos, Voluntários/Conceição e Rua da Praia).

Equação financeira

Total do empreendimento: 2.468.540.000,00

(-) Isenções Estadual / ICMS: 243.000.000,00

(-) Isenções Municipal / ISSQN: 22.000.000,00

Contraprestação Municipal (R$) 300.000.000,00

Financiamento privado (R$) 323.540.000,00

Valor de Repasse / OGU (R$): 1.580.000.000,00


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Em Franca, Cartões antigos de transporte público serão aceitos até dia 30

Os cartões antigos utilizados pelos passageiros de transporte público de Franca serão aceitos até o dia 30 de setembro. As pessoas que ainda possuem créditos têm até o final do mês para usá-los, pois as recargas estão sendo feitas apenas nos novos cartões do sistema Passe-Fácil.

A partir do dia 1º de outubro quem não tiver o novo cartão terá que pagar a passagem em dinheiro e não poderá mais usar o bilhete integrado.

Os interessados que possuem passe comum e querem fazer a troca, devem ir ao Terminal Urbano Ayrton Senna, no Centro, ou em algum dos postos de troca, das 8h às 17h, levando RG, CPF e comprovante de endereço. Já quem utiliza o desconto, como estudantes e aposentados, que são isentos da cobrança, devem tirar uma foto e apresentar os documentos que comprovem o direito ao benefício.

Para quem tem desconto e não paga a tarifa, o atendimento é feito exclusivamente no terminal urbano. Os outros postos para troca ficam na Rua General Osório, nº 255, na Rua Distrito Federal, nº 822, na Avenida Abrahão Brickmann, nº 1.573, ou na Avenida Carlos Roberto Haddad, nº 1.034.
A substituição dos cartões é gratuita.  

Fonte: EPTV

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No Recife, Rota das praias é reforçada com mais ônibus para o feriado

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Os usuários que costumam passar o feriado de 7 de Setembro na praia irão contar com uma programação especial do Grande Recife Consórcio de Transporte para chegar aos seus destinos amanhã. Além do reforço em 23 linhas de ônibus, também haverá estocagem especial de coletivos de nove veículos. No total, 230 ônibus realizarão 1.947 viagens com destino a oito cidades da Região Metropolitana do Recife.

Amanhã (07), 23 linhas de ônibus (veja lista abaixo) contarão com um reforço de 56 veículos extras e 317 atendimentos a mais, em comparação com os feriados normais. Somado aos demais veículos que estarão em operação, o reforço deve totalizar 230 ônibus e 1.947 viagens só para esta quarta-feira.

Além disso, três terminais de integração contarão com estocagem especial de coletivos. No TI de Igarassu, a estocagem começa hoje, com um coletivo realizando viagens para os locais com maior demanda de usuários, entre as 17h e às 21h, e estende até amanhã, com mais dois coletivos operando entre as 9h e às 21h.

Para ter acesso às paias do litoral Norte do Estado, a estocagem fará dobradinha entre o TI Pelópidas Silveira e o da Macaxeira. Para a ida, das 8h às 12h, dois veículos articulados (que são maiores e transportam até 120 pessoas) estarão no Terminal Integrado da Macaxeira. Para a volta, um ônibus ficará a disposição dos usuários das linhas de maior demanda no TI Pelópidas Silveira.

Para ir às praias do litoral Sul do Estado, a partir das 6h de amanhã, a linha 191-Recife/Porto de Galinhas terá três veículos estocados na Av. Dantas Barreto. Para a volta, a partir das 14h, a mesma linha terá estocagem no terminal em Porto de Galinhas.

A estocagem de coletivos funciona como uma reserva especial de veículos para atuar nas linhas que apresentarem maior demanda de usuários naquele momento. A quantidade de viagens dependerá dos destinos mais utilizados. Para maiores informações sobre o itinerário das linhas, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou acessar site www.granderecife.pe.gov.br.

Lista de Linhas que participam da operação:

040-CDU/BOA VIAGEM/CAXANGÁ
070-CANDEIAS/JOANA BEZERRA
080-JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM
110-IBURA/BOA VIAGEM
129-PAIVA/TI CABO
196-RECIFE/PORTO DE GALINHAS (IMIP)
202-BARRO/MACAXEIRA
206-BARRO/PRAZERES
216-BARRO/PRAZERS (BR-101)
360-TOTÓ/BOA VIAGEM
440-CDU/CAXANGÁ/BOA VIAGEM
881-CAENGA/RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
882-CAENGA/RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)
884-JARDIM BRASIL/RIO DOCE
885-SÍTIO NOVO/RIO DOCE
886-OURO PRETO/RIO DOCE
905-IGARASSU/ PAULISTA
946-IGARASSU (BR- 101)
960-MARIA FARINHA/CASA CAIADA
968-ILHA DE ITAMARACÁ/ IGARASSU
973-CASA CAIADA
990-PAU AMARELO/VARADOURO
992-PAU AMARELO


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Maior ônibus do mundo vai circular em Goiânia

Os ônibus biarticulados da linha Mega BRT da Neobus,  também irão circular pelas ruas de Goiânia.  Com 28 metros de comprimento, o Mega BRT é considerado o maior ônibus  do mundo, e já é utilizado pelos passageirosde Curitiba. 
De acordo com o contrato assinado com a Metrobus – responsável pelo transporte urbano da capital goiana, a Neobus vai fornecer 30 ônibus biarticulados de 28 metros de comprimento e 60 articulados, com 21 metros de comprimento, montados em cima de chassis produzidos pela Volvo.
Os novos ônibus de Goiânia começaram a ser entregues no final do mês de Agosto/2011. Eles irão circular no Corredor Anhanguera, que já está preparado para receber veículos deste porte.
A cor dos 90 ônibus novos da frota da capital goiana foi escolhida através de consulta popular. Foram ouvidos cerca de 22 mil usuários e apresentadas tres opções de pintura por um escritório de design contratado. A pintura mais votada será a nova identidade visual dos carros do Corredor Anhanguera.


Fonte : Insider Comunicação Corporativa
Foto : Divulgação/Insider Comunicação Corporativa

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