Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Estrutura de trens de Natal é a mesma há 40 anos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Adquiridas em 1968 pela extinta Rede Federal Ferroviária (RFFSA), as quatro locomotivas que conduzem os vagões da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Natal, nunca foram trocadas. Já os vagões, são os mesmo desde o ano em que foram comprados, em 1970.

Das quatro máquinas, porém, somente duas estão em uso. O que reduz a 50% o fluxo de viagens. Ontem pela manhã, um problema mecânico deixou uma delas inoperante por horas, provocando atrasos em efeito cascata na linha Natal/Ceará-Mirim.

Os postos de trabalho, contudo, ainda se concentram nas capitais ou cidades centrais. Com isto, cada vez mais pessoas se deslocam diariamente. Tudo isto, através do sistema metropolitano de transportes que, nem sempre, estão integrados com os ônibus que circulam na capital.

Consequências

A principal consequência apontada pelo estudo do Ipea, foi que as viagens ficaram mais longas e mais caras. “Entre 1992 e 2008, segundo a Pnad/IBGE, os custos de deslocamentos casa-trabalho com mais de uma hora de duração passaram de 15,7% para 19%. Já o preço das passagens do transporte coletivo subiu, nos últimos dez anos, cerca de 30% acima da inflação.”
O comunicado ressalta que as regiões metropolitanas necessitam de investimentos federais para lidar com a questão da mobilidade urbana.

Implantação do VLT está sendo discutida desde 2006

Em maio de 2006, a CBTU apresentou um projeto de troca das atuais locomotivas e vagões, por equipamentos mais modernos e leves. O projeto, inicialmente orçado em R$ 162 milhões, não saiu do papel.

A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), voltou à pauta de discussões dos governos estadual e municipal, com o anúncio de Natal como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014.

Este ano, o projeto passou a ser responsabilidade do Governo do Estado ,já que abrange outras cidades da região metropolitana, como Extremoz. O projeto inicial prevê a ligação entre Extremoz e Natal, atravessando a zona Norte da capital, e seguindo o mesmo traçado da atual linha férrea. É considerada uma das mais importantes obras de mobilidade urbana para a Copa 2014.

PAC

O VLT foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2 - Mobilidade Urbana). Já recebeu aval do Ministério da Fazenda e da Secretaria do Tesouro Nacional para a operação de crédito de R$ 130 milhões, relativos à primeira etapa.

De acordo com a diretora de Transportes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER RN), Francini Goldoni, a implantação da segunda etapa, que ligará Natal a Parnamirim, dependerá do sucesso do primeiro trecho. Ainda falta, entretanto, o Governo assegurar o financiamento e executar as obras.

Integração

O superintendente da CBTU, Erly Bastos, afirmou que é preciso haver integração entre o trem e os ônibus que circulam na capital. “Nosso objetivo é que o VLT atenda a demanda que existe hoje e amplie a possibilidade de uso para cada vez mais pessoas. Isto sim é transporte voltado para a população”.

A integração entre o VLT e os coletivos faz parte do projeto dos governos Municipal e Estadual. O início das obras para a troca da atual estrutura ferroviária em uso, ainda não foi confirmada pelo DER.

O município, por sua vez, precisa realizar o processo licitatório para concessão do transporte público em Natal. O Ministério Público já pediu a licitação na Justiça, e quer que essa ocorra ainda este ano.

A Prefeitura do Natal argumenta que não há condições de cumprir esse prazo e a previsão, conforme dados da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), é que as empresas estejam habilitadas até março do ano que vem.


Fonte: Tribuna do Norte

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Recife: Programação especial de ônibus para o “Chevrolet Hall Indoor”

Para atender os usuários que irão para o “Chevrolet Hall Indoor”, com perspectiva de atrair milhares de pessoas até o Chevrolet Hall, a partir das 21h, no próximo sábado (27), o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um reforço de ônibus para o local. No total, 13 linhas participarão da programação, que contemplará mudança de itinerário e reforço de frota e viagem.

O esquema montado pelo Consórcio terá início a partir das 18h. Os passageiros que irão se deslocar ao show, contarão com todas as linhas das quais quatro serão desviadas para passar na frente do evento, sete serão reforçadas e desviadas, duas serão apenas reforçadas. Para o evento, 755 viagens foram programadas, o que representa 42 viagens a mais que um sábado normal.

Bacuraus – Dentre as 13 linhas que estarão em operação, seis são de bacurau. Este reforço na programação de linhas que só operam após as 0h tem o objetivo de auxiliar os usuários na volta para casa. Os intervalos programados entre as viagens serão de 30 minutos.

Além das linhas reforçadas, os usuários ainda contam com mais 35 linhas que atendem ao entorno do Chevrolet Hall. Para informações sobre paradas, horário dos ônibus, ou qualquer outro detalhe sobre o esquema especial de ônibus, o Consórcio pede que o usuário entre em com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, que estará à disposição dos passageiros.

Detalhamento da programação:

Linhas que serão reforçadas:

827-JARDIM BRASIL (BACURAU)
846-ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)

Linhas que serão reforçadas e desviadas:

043-AEROPORTO/TACARUNA (DERBY)
910-PIEDADE/ RIO DOCE
936-MIRUEIRA (BACURAU)
950-ENGENHO MARANGUAPE/VARADOURO
956-IGARASSU (BACURAU)
985-RIO DOCE (BACURAU)
995-PAU AMARELO (BACURAU)

Linhas que terão desvio de itinerário
050-PE-15/BOA VIAGEM
913-PE-15/JOANA BEZERRA
915-PE-15
977-PAULISTA/CONDE BOA VISTA

Linhas que atendem ao Chevrolet Hall (sem modificação):

117-CIRCULAR (PREFEITURA)
821-JARDIM BRASIL I (ESTRADA DE BELÉM)
831-AGUAZINHA
838-ALTO DA CONQUISTA
840-ALTO DA BONDADE/JOANA BEZERRA
841-NOVA OLINDA
843-ALTO DA BONDADE
844-SANTA CASA
847-ALTO NOVA OLINDA
849-VILA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
850-AGUAZINHA/JOANABEZERRA
851-CÓRREGO DO ABACAXI
861-SANTA CASA/JOANA BEZERRA
911-OURO PRETO (COHAB)
916-OURO PRETO/JOANA BEZERRA
920-RIO DOCE/CDU
926-OURO PRETO (JATOBÁ II)
927-OURO PRETO (BACURAU)
928-MARANGUAPE II (BACURAU)
930-RIO DOCE/DOIS IRMÃOS
936-MIRUEIRA (BACURAU)
946-IGARASSU (BR 101)
957-CAETÉS I (BACURAU)
967-IGARASSU (SÍTIO HISTÓRICO)
972-BULTRINS
973-CASA CAIADA
974-JARDIM ATLÂNTICO
975-AMPARO (BACURAU)
976-PAULISTA (PREFEITURA)
979-PAULISTA (RUA DO SOL) - EXPRESSO
981-RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)
982-CONJUNTO BEIRA MAR/DERBY
987-RIO DOCE (PRÍNCIPE)
993-CONJUNTO PRAIA DO JANGA
994-CONJUNTO BEIRA MAR
 
Fonte: CGRT

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Estudo sobre Bilhete Único Metropolitano ficará pronto neste ano

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Guarulhos e São Paulo poderão ser os primeiros a terem o Bilhete Único Metropolitano (BUM) facilitando a vida dos usuários do transporte público e ligando as duas cidades com apenas uma tarifa. A informação foi dada nesta terça-feira pelo secretário de Transporte e Trânsito de Guaruhos, Atílio Pereira, durante audiência pública realizada ontem pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em um hotel na região central da cidade.

"Nossa tecnologia do BUM permite a integração com a rede metropolitana. Queremos que Guarulhos e Capital sejam os pioneiros e acredito que isso poderá ser realizado", disse o secretário no evento que apresentou o projeto de construção do Corredor de ônibus Metropolitano Guarulhos/São Paulo.

Se Atílio levantou a bola, o presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, chutou para o gol. Após o evento, questionado sobre a possibilidade da integração entre as duas cidades, Silva Junior disse que é perfeitamente possível. "Até o fim do ano terei todo o estudo de um Bilhete Único Metropolitano em mãos. Precisamos saber os custos, as características das linhas para que tudo seja feito de uma forma que traga benefícios para todas as partes envolvidas e também, sustentáveis", revelou.

Animado com a possibilidade, o secretário Atílio Pereira disse ainda que espera que algumas experiências já possam ser feitas no próximo ano. "Não vou dizer que o Bilhete Único Metropolitano estaria implantado por completo no próximo ano.

Mas acredito que algumas experiências poderão ser feitas no ano que vem, ainda mais com a entrega dos corredores de ônibus no fim deste ano", concluiu.

STT quer antecipação de corredor Taboão-São João




Durante audiência pública realizada pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), na tarde desta terça, que apresentou o projeto de construção do Corredor de ônibus Metropolitano Guarulhos/São Paulo, Atílio Pereira pediu ao presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Junior, para que a construção do futuro corredor de ônibus que ligará o Taboão ao São João, previsto para 2017, seja antecipado. "São duas das regiões mais populosas da cidade e seria importante a antecipação desse corredor", comentou.

O presidente daa EMTU, ao ser questionado se a antecipação seria possível, disse que o corredor entre Taboão e São João não estava nos planos, mas que o prazo pode ser repensado.

Presente na audiência pública da EMTU, na tarde de ontem, em um hotel da região Central, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) disse acreditar em melhoria no transporte da cidade após as obras que serão realizadas pelo Governo Estadual na cidade.

"Quando começamos com os projetos de corredores em Guarulhos existia a intenção apenas da ligação do Cecap ao Tucuruvi. Não temos como dizer que existirá uma antecipação entre Taboão e São João porque nem projeto tem".

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Curitiba apresenta plano de mobilidade em encontro da FIFA

Curitiba apresenta nesta quinta-feira (25), em Belo Horizonte, o plano de mobilidade urbana e as operações de trânsito que serão aplicados na cidade durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. As ações de Curitiba, previamente analisadas e aprovadas pelo Comitê Organizador Local da Copa (COL), serão mostradas a outras 11 cidades-sede, durante o Seminário Técnico de Transportes e Tráfego, promovido pelo Comitê Local da Copa na capital mineira até sexta-feira (26). 

Aeroporto Internacional Afonso Pena
Acessos  -  No seminário serão apresentados os acessos do Aeroporto Internacional Afonso Pena até o Estádio da Arena da Baixada, as vias alternativas, as operações de trânsito que serão feitas durante os jogos, a lista de hotéis e hospitais próximos ao estádio.

Estarão reunidos no Seminário representantes das 12 cidades-sede, da FIFA e do Ministério do Esporte, além dos responsáveis do COL pelas áreas de Transportes e Tráfego, Segurança, Estádios e Relacionamento com as Sedes.

Vão representar Curitiba e o estado do Paraná engenheiros e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Urbs, e da Comec.

Obras - Estão em andamento várias intervenções  na área de mobilidade em Curitiba ligadas à Copa do Mundo. São investimentos de R$ 141 milhões em oito grandes obras, com recursos do Município, do Governo do Estado, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Agência Francesa (AFD). Estas obras são: Trincheira Bacacheri/Bairro Alto (R$ 9 milhões); Linha Verde Norte (R$ 52 milhões); Binário Chile/Guabirotuba (R$ 9,5 milhões); Anel Viário (R$ 36,3 milhões; Rua 24 Horas (R$ 4 milhões); Avenida Marechal Floriano Peixoto (R$ 8,4 milhões); e as Avenidas Toaldo Túlio (R$ 4,7 milhões) e Fredolin Wolf (R$ 17 milhões) que formam uma nova ligação viária BR 277/Santa Felicidade/Parques Tingui e Tanguá/Ópera do Arame.

PAC da Copa – O PAC da Copa é um complemento importante para as obras do mundial, com mais R$ 450 milhões em financiamento ao município e ao governo do Paraná. São mais oito obras de mobilidade urbana em Curitiba e Região Metropolitana: Avenida das Torres (Corredor Aeroporto/Rodoferroviária/Estádio); Linha Verde Sul; Corredor Metropolitano; Marechal Floriano; Rodoferroviária; Terminal Santa Cândida; Sistema Integrado de Monitoramento (SIM) e Vias de Integração.


Fonte: URBS

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Obra da Prefeitura de Fortaleza altera rota de sete linhas de ônibus

O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) inicia nesta quarta-feira (24) a restauração da Avenida Visconde do Rio Branco. Será interditado, na primeira etapa da obra, o trecho que vai da Avenida 13 de Maio até a Rua Guilherme Moreira, sentido Sertão-Praia, com previsão para conclusão em 60 dias.
Serão realizados serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, padronização das calçadas e sinalizações em toda a extensão da via. No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões.
Durante a execução da obra, o desvio de tráfego será feito pela Rua Lauro Maia, que ira mudar de sentido na altura do trecho interditado, assumindo o sentido da Avenida Visconde do Rio Branco. Assim, a Lauro Maia passa a ter o sentido Sertão-Praia.
Para amenizar os transtornos, o Transfor libera, nesta terça, o tráfego da Avenida 13 de Maio, no trecho entre as vias Paula Rodrigues e Jaime Benévolo, que também foram restauradas.
Com o início das obras na Avenida Visconde do Rio Branco, são 18 locais com intervenções em andamento pelo programa, que há três anos já investiu R$ 86 milhões em obras.

Transporte coletivo
Com as obras, a Empresa de Transporte Urbano (Etufor) vai alterar o itinerário de sete linhas de ônibus a partir de quarta-feira (24).

Avenida 13 de Maio 1: desvio na Rua Professor Carvalho, Soriano Albuquerque, Coronel Pergentino Ferreira, e segue o itinerário vigente.
Avenida 13 de Maio 2: desvio nas ruas Coronel Pergentino Ferreira, Aguanambi, José Euclides, Dom Sebastião Leme e retorna ao itinerário vigente.
Aerolândia: desvios nas avenidas Visconde do Rio Branco, Pontes Vieira, Lauro Maia, Guilherme Moreira, Visconde do Rio Branco e retorna ao itinerário.


Fonte: G1 CE

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Em Cuiabá, Sistema VLT superou o BRT

Números da Agência Executora mostram alguns parâmetros que estão sendo utilizados e que explicitam o alto custo a ser “empatado” com o BRT. Na contratação da empresa de avaliação de imóveis, percurso Aeroporto-CPA, a Agecopa estimou na licitação os seguintes números 368 terrenos, casas, galpões ou prédios entre 500 m² e 5 mil m², sendo que 75 prédios e galpões ultrapassariam esta metragem; 95 terrenos, prédios ou galpões (e não casas) estariam entre 1 mil e 5 mi m²; E o maior número (198, incluindo residências) estariam entre 500 e 2 mil m².

Para se obter uma base, a Avenida da Prainha, segundo o presidente Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios de Cuiabá e Várzea Grande (Secovi-MT), Marcos Pessoz, pode-se recorrer ao relatório da Prefeitura, para fins de imposto. Neste o terreno fica entre R$ 400 e R$ 600/m². “Sobre este valor, temos a edificação que pode estar em média R$1 mil/m²”, informa ele. Pessoaz pontua ainda que os valores são bastante variáveis, inclusive quando se fala de edificação, pois o acabamento, condições de encanamento e de espaço para aumentar a construção, idade do prédio, número de banheiros e diversos outros critérios pesam na avaliação imobiliária.

“A análise é complexa e técnica, e sendo bem feita pelos peritos evita questionamentos jurídicos” - completa, esclarecendo que o levantamento que a Agecopa está fazendo, além de englobar o imobiliário se estende à avaliação contábil.

O  apontamento do investidor do Grupo Infinity no Veiculo Leve sobre Trilhos, Rowles Magalhães, é que não é cabível realizar em Mato Grosso, e em qualquer outra cidade, um projeto mais caro (o BRT), quando, no caso de Cuiabá e Várzea Grande, há outro mais moderno, ideal para a demanda das duas cidades e ambientalmente correto, além de exigir menos desapropriações, o que se torna um fator socioeconômico positivo.

“O projeto VLT que apresentamos estabelece 80% menos expropriações e uma grande diferença nos custos em relação ao BRT, que é mais caro por causa de alto número de proprietários e inquilinos a serem indenizados, numa região altamente comercial; os relativos a causas judiciais daqueles que questionarão o valor judicialmente; e, em terceiro, quanto maior a área desapropriada, maior o valor a ser gasto com a demolição, encaminhamento e destino final do entulho (estimado no projeto em R$ 600 milhões, referentes a cerca de 223 mil metros quadrados de área), sem contar outros valores relativos à compra de ônibus”, explica Rowles, lembrando que quer fazer seja Concessão seja uma Parceria Público Privada (PPP). Rowles estima ainda que os valores indenizatórios da desapropriação chegue a R$ 1,1, bilhão ou mais.

Para Rowles “só avaliando o metro quadrado a cerca de R$ 500, no tamanho da área a ser desapropriada se for BRT, já temos 1,2 bi. E sabemos que há imóveis mais baratos, como mais caros. Mas, na média, temos este valor”, fala ele, apontando que o custo citado é apenas sobre imóveis e terrenos, sem contar o Fundo de Comércio. Ele conclui ainda que na formatação do projeto VLT, todos os parâmetros foram considerados, o que leva ao fato de que se gastará mais com BRT do que para viabilizar VLT em Várzea Grande-Cuiabá.


Fonte:  24 Horas News

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