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Obras de acesso à Fonte Nova começam em outubro, diz governo

quinta-feira, 28 de julho de 2011

As obras no sistema viário do entorno da Arena Fonte Nova, em Salvador, composta por requalificação de 4,8 km de vias, rotas para exclusivas para pedrestres,  sinalização horizontal e vertical, além da construção de quatro viadutos promovendo fluidez ao tráfego local e acesso ao estacionamento serão iniciadas em outubro próximo. 

A informação é da diretora de mobilidade urbana e interurbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Grace Maria França Gomes, em resposta à crítica feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em nota à imprensa, divulgadas na última segunda-feira (25), que aponta ausência de investimentos de microacessibilidade no projeto da Arena Fonte Nova. 

A crítica do ministro Valmir Campelo, relator dos projetos da Copa no TCU, enviada como alerta ao Ministério do Esporte, é resultado da inspeção feita pelo órgão no canteiro de obras do estádio, no início de julho. Durante a visita, o ministro identificou a ausência de tais projetos, em relação aos indicativos de acessibilidade destacados na Matriz de Responsabilidade.  


Licitação em agostoA licitação para as obras de acessibilidade será lançada em agosto. O valor total do projeto é de R$ 41 milhões --R$ 34,6 mil de recursos da União e R$ 6,4 mi do governo do estado. Os recursos oriundos do Ministério das Cidades foram aprovados pela Caixa Econômica Federal. As obras estão previstas para iniciar em outubro próximo, com duração de um ano.

Segundo Grace Gomes, da Sedur, o programa de microacessibilidade da Fonte Nova é dividido em  dois projetos, um voltado para veículos e outro voltado para pedestres. O projeto foi feito para atender as recomendações da Fifa de evacuação total da arena em, no máximo, oito minutos.
“Este projeto foi planejado à partir de uma avaliação do número de veículos que passam na região em dias normais, comparado com a projeção para os dias de grandes eventos, entre eles, os jogos da Copa do Mundo”, afirma Gomes. 

As melhorias viárias no entorno da Arena Fonte Nova serão articulados com os investimentos de mobilidade urbana previstos para integrar o novo estádio às duas estações do metrô (Brotas e Campo da Pólvora), além de interligar o estacionamento da Fonte Nova às avenidas Vasco da Gama e Bonocô, principais vias de acesso ao estádio, além do Pelourinho e Porto de Salvador.
A diretora da Sedur informou ainda que estavam previstas duas passarelas, uma para ligar o bairro Engenho Velho de Brotas ao Jardim Baiano, passando por cima do Dique do Tororó, e outra para ligar o bairro da Saúde ao Pelourinho. A primeira foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e a segunda ainda está em estudo. 

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Em Curitiba, Obras da Linha Verde Norte já começaram

Autorizada pelo prefeito Luciano Ducci na última terça-feira (26), a primeira fase de obras da Linha Verde Norte já começou.
A antiga BR-116 que hoje conta com quatro faixas, vai ficar com dez faixas para veículos e duas faixas para o transporte coletivo.
Nesta etapa da Linha Verde Norte, que vai até a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, serão investidos R$ 52 milhões. Os recursos são da Prefeitura e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). No total, são 8 quilômetros que passam por seis bairros onde vivem 160 mil pessoas. As obras serão divididas em quatro fases.

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Empresas de ônibus pressionam para que Cuiabá tenha BRT

O presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa de 2014 (Agecopa), Eder Moraes, revelou a existência de pressão velada por parte de empresas fornecedoras de pneus, combustível e biodiesel para que o modelo de transporte a ser implementado em Cuiabá e Várzea Grande como obra de mobilidade urbana seja o Bus Rapid Transit (BRT).
O diretor da autarquia afirmou que o governo estadual não cederá à pressão e defenderá a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). “São pressões veladas pelas empresas, em função da manutenção que o BRT envolve. Mas vamos defender tecnicamente e politicamente que a União autorize a alteração do BRT para o VLT”, afirmou.
Denúncias de pressão quanto a escolha do modelo de transporte não são novidades no Estado. Em outras oportunidades o próprio presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), já havia denunciado lobby das empresas de transporte coletivo para a implantação do BRT.
Mesmo com a enorme pressão, o Poder Executivo estadual continua defendendo a implantação do veículo sobre trilhos e aguarda a resposta do Comitê Gestor da Copa 2014 do governo federal sobre a alteração do modelo de transporte.
O prazo solicitado pela União foi de 10 dias e Eder Moraes acredita que a definição sai no início da próxima semana. Outro argumento utilizado pelo Estado para a mudança do modelo é em função do alto custo para as desapropriações, além do pedido ser pelo financiamento, o que não representará em prejuízos para o governo federal. “Não estamos pedindo um centavo para a União, não estão colocando dinheiro no modal, pois vamos financiar o montante. A aplicação do recurso é possível e teremos folga para investimentos com a capacidade de endividamento na ordem de R$ 2,5 bilhões. Aumentar o valor para implementar o VLT representa em deixar um legado para a sociedade, ou seja, um transporte de qualidade, confortável, futurista, ecologicamente correto, que irá transformar a realidade de Cuiabá e Várzea Grande”, defendeu Eder Moraes.
Nessa esteira, o comandante da agência argumenta que não vê motivos para não haver a alteração do modelo para o VLT.


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No Grande Recife, Trens a diesel serão substituidos pelo sistema VLT

quarta-feira, 27 de julho de 2011


Depois dos ônibus elétricos, os pernambucanos vão ver mais um sistema de transporte entrar para a história, é que está perto a aposentadoria dos trens a diesel como forma de transporte de passageiros na Região Metropolitana do Recife, estes trens fazem o percurso Cabo-Cajueiro Seco e Curado/Cajueiro Seco serão trocados por um sistema moderno e mais econômico.

Trata-se de um trem de superfície que possui duas composições movidas a diesel. Esse VLT é um sistema de grande relevância social por beneficiar um contingente populacional de baixa renda e oferecer condições de segurança, rapidez e pontualidade, além da reformulação do sistema urbano – em especial na questão da requalificação do transporte intermunicipal – e aproveitamento da infraestrutura ferroviária existente, que estava subutilizada há muitos anos.

Cada composição do VLT é formada por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros.





O novo sistema de transporte leve sobre trilhos (VLT), onde segundo o METROREC o primeiro VLT já foi entregue e encontra-se em testes. Os seis restantes VLTs serão entregues ao longo dos próximos dois anos.

As obras para recuperação e duplicação do trecho ferroviário entre as estações de Cajueiro Seco e Cabo já foram iniciadas. As obras levaram dois anos para sua conclusão. Os VLT provavelmente começarão a funcionar a partir do 2º semestre de 2012, em substituição aos trens DIESEL.


Informações: Blog Meu Transporte

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No Rio, Metrô ganha monitores em estações para alertar sobre lotação

A concessionária Metrô Rio investiu em novos equipamentos e instalou monitores nas estações, com o objetivo de informar à população sobre como está o movimento nas plataformas.


Fonte: R7.com


A empresa quer diminuir as lotações e melhorar o serviço. Segundo o gerente Joubert Flores, a iniciativa vai facilitar a vida do usuário.

- O compromisso que nós temos é informar em qual situação está o sistema, cheio demais ou não, para dar o direito de escolha às pessoas, até a expansão da frota.

De acordo com Flores, o sistema já oferece todos os carros disponíveis e, enquanto não houver mais composições, não há como aumentar a oferta.

Para ele, qualquer ajuda, sugestão ou informação do usuário é importante e passa pelos funcionários da concessionária.

- Nós analisamos toda informação que recebemos, seja através de SAC, twitter ou qualquer meio e, dentro das possibilidades, procuramos implementá-las no sistema. Em relação aos intervalos praticados, são os menores possíveis, de acordo com o número de trens disponíveis. Até ano que vem, quando houver expansão da frota, não há como aumentar lugares.
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Usuários de Fortaleza sofrem com lotação no metrô

Os vagões do trem da linha Oeste, que liga Fortaleza a Caucaia, ficam entupidos de gente no começo da manhã e fim de tarde. Usuários dizem que o serviço piorou após início de obras do Metrofor e pedem melhorias.

O aperto e o sufoco são grandes para quem precisa utilizar os trens metropolitanos no horário de pico. Os vagões lotados já fazem parte da rotina dos usuários que se deslocam entre Fortaleza e Caucaia pela linha Oeste. Os horários mais críticos são entre 6 e 7 horas e das 17 às 18h30min.

A reportagem acompanhou ontem a viagem que sai às 6h40min de Caucaia, indo em direção ao Centro de Fortaleza. “Nesse horário é bem mais cheio”, afirma a atendente Nilma Leal. “O trem é lotado porque é mais barato e chega mais rápido”, aponta a vendedora Rosângela da Silva.

Segundo os usuários, os trens ficaram mais cheios após a mudança do horário das viagens em maio. Antes, o intervalo entre as viagens era de 30 minutos nos horários de maior demanda. Agora o intervalo é de 45 minutos. O tempo do percurso também aumentou. “Ultimamente, todos os trens atrasam”, afirma a vendedora Maria do Espírito Santo.

As mudanças ocorreram devido às obras do Metrofor próximas à estação João Felipe, no Centro, para a construção da futura estação Xico da Silva. Ela será a principal parada da futura linha Sul do metrô, que ligará Fortaleza a Maracanaú. No local, foi escavado um grande buraco ao lado da linha do trem. Para prevenir acidentes, a velocidade do veículo precisou ser reduzida no trecho.

Ontem, foram 50 minutos de viagem entre Caucaia e Fortaleza. O trajeto era realizado em 40 minutos até maio. O desconforto da viagem só não é maior porque os trens foram reformados e ganharam ar-condicionado. O preço da passagem também é atrativo para a população e custa R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia).
 
Melhorias em 2012
A direção do Metrô de Fortaleza (Metrofor) informa que uma série de medidas estão sendo tomadas para melhorar o atendimento dos usuários dos trens metropolitanos. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a construção da estação Xico da Silva é a principal causa para o aumento dos intervalos dos trens e do tempo de viagem. A previsão é de que as obras do Metrofor terminem até o primeiro semestre de 2012.

Também foram reformados 31 carros Pidners, que datam de 1970. Eles ganharam ar-condicionado e receberam reparos no revestimento e internamente. Esses vagões já atendem a linha Oeste. Por fim, o Metrofor informa que já estão em testes com passageiros os novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Até o fim do ano, eles devem entrar em operação comercial.

ENTENDA A NOTÍCIA
O trem metropolitano da linha Oeste, que liga Caucaia a Fortaleza, é opção de transporte de pessoas que moram próximas às 10 estações. O deslocamento é mais rápido e econômico, pois a tarifa custa R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia).

SAIBA MAIS

Única em operação
A linha Oeste tem cerca de 20 quilômetros de extensão. Ele é a única linha de trem em operação, depois que a linha Sul (Fortaleza-Maracanaú) foi interrompida para as obras do Metrofor. A linha Oeste transporta uma média de 13 mil passageiros/dia e realiza cerca de 46 viagens diárias.
10 estações no percurso
São dez estações no percurso, em Caucaia, Araturi, Jurema, Conjunto Ceará, Parque Albano, São Miguel, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Álvaro Weyne e João Felipe (Centro). O horário das viagens está disponível no site www.metrofor.ce.gov.br.
O jeito é esperar
A previsão é de que as obras do Metrofor terminem até o primeiro semestre de 2012. Com isso, os horários dos trens serão regularizados.
 
Vai melhorar
Até o fim do ano, os VLTs devem entrar em operação comercial e reforçar o atendimento aos usuários da linha Fortaleza-Caucaia. A previsão é de que a qualidade no atendimento melhore no próximo ano.


Informações de Geimison Maia - O Povo Online
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São Paulo: Estacionamento de bicicletas aumenta 11% em relação a 2010

As paradas nos bicicletários públicos em estações de metrô, terminais de ônibus e estacionamentos de carros cresceram 11% no primeiro semestre deste ano, em relação a 2010.

Além de ser possível deixar a própria bike, também é possível alugar nos 22 pontos administrados pela ONG Instituto Parada Vital, que hoje conta com 400 bicicletas - em breve, haverá outras 300.

Para o presidente do Instituto Parada Vital, Ismael Caetano, os números refletem uma mudança de comportamento. "Os paulistanos estão percebendo a bicicleta como um meio de transporte eficiente", diz. Tanto para alugar como para deixar a bike, é preciso se cadastrar. Mais informações estão disponíveis em
www.paradavital.org.br.


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Salvador terá mais 188 km de ciclovias, obras começam em 2012

O sistema cicloviário de Salvador caminha a passos largos para sair do papel nos próximos anos. Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal da capital baiana recebe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) o projeto da nova malha de transporte destinada especialmente aos ciclistas soteropolitanos.

De acordo com a diretora de equipamento e qualificação urbanística do órgão estadual, Lívia Gabrielli, a expectativa é de que as obras, orçadas em R$ 40 milhões, comecem a sair do papel a partir do início de 2012 e fiquem prontas em dois anos, a tempo para servir de alternativa para a cidade na Copa do Mundo de 2014.

O projeto que prevê a instalação dos 188 quilômetros de malha cicloviária em Salvador foi dividido em três etapas. A primeira contempla a orla da cidade e integra a capital baiana com Lauro de Freitas, onde serão construídos outros 60 quilômetros de ciclovia. A segunda etapa engloba o Centro Histórico de Salvador, onde se estuda a implantação de um plano piloto de bicicletas públicas, assim como ocorre em Paris, na França, e em Santiago, no Chile.

A terceira e última parte do projeto segue da Avenida Luiz Viana Filho (Paralela) ao centro da cidade. As principais estações de transbordo da capital baiana, como Iguatemi, Lapa, Pirajá e Mussurunga, bem como os pontos de acesso ao metrô, estão interligados às ciclovias como parte de um plano de integração entre transportes.



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