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Em Fortaleza, Primeiro VLT da Linha Oeste começa circular

terça-feira, 14 de junho de 2011

Começou a operar em fase de testes dinâmicos, nesta segunda-feira (13), o primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) que vai compor a Linha Oeste do Metrô de Fortaleza. O governador Cid Gomes acompanhou o início operação realizando o percurso que se iniciou na Estação de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e se encerrou na Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. O VLT é o primeiro, de seis trens adquiridos pelo Governo do Estado, que vai operar na Linha Oeste ligando Caucaia a Fortaleza. Na ocasião, Cid Gomes entregou a população os trens que já compõem essa Linha totalmente reformulados.

Segundo o Governador, o Estado vem realizando ações com o objetivo de ampliar e melhorar a oferta do transporte público no Ceará. Além da reformulação da Linha Oeste, deverá ser inaugurada até o fim do ano a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que se inicia em Pacatuba e vai até o Centro, funcionado com veículo elétricos. “O ramal que liga os bairros Parangaba e Mucuripe entrará em operação no início de 2014, para atender as demandas da Copa. Também está em processo avançado o projeto da Linha Leste, que vai do Centro de Fortaleza até o bairro Edson Queiroz”, explicou Cid. Com a implantação desses projetos serão 970 mil passageiros sendo transportados diariamente.

O Estado investiu R$ 124 milhões na aquisição dos seis VLTs; recuperação de 13 carros de passageiros, conhecidos como Pidners; reforma de quatro locomotivas; e melhorias na estações que compõe a Linha Oeste. Do montante, R$ 80 milhões - sendo R$ 70 milhões da União e R$ 10 milhões do Estado -, foram destinados somente na recuperação dos trens, que receberam revestimento em fibra de vidro reforçado e pintura automotiva, janelas em policarbonato, pisos em PVC/PRFC, bancos com acentos individuais, melhorias na iluminação e acionamento de portas e ar-condicionado. “O Governo Estadual quer garantir aos usuários tanto segurança como conforto. A aquisição desses VLTs vai ampliar a prestação desse serviço. Nessa fase vão funcionar em testes dinâmicos, para em breve operar em horário comercial transportando passageiros”, explicou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.


Além da reforma e aquisição de novos veículos, foram recuperados 17 quilômetros de via permanente e duplicados outros 2,5 quilômetros, reformadas nove estações, e realizado o trabalho de sinalização das passagens de nível. Também foi concluído o viaduto rodoviário Visconde de Cauípe, em Caucaia. Cerca de 13 mil passageiros, que fazem o trajeto Caucaia-Fortaleza diariamente, serão beneficiados a ação. “A Linha Oeste vai operar de forma mais eficiente. Os trens foram melhorados e consequentemente vai melhorar o nível desse tipo de transporte que é tão importante para a população”, reforçou o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), órgão responsável pera recuperação dos trens, Rômulo Fortes.

Fases dos VLTs

Nessa primeira etapa não serão transportados passageiros. Em julho, deve ter início a operação assistida, em que o trem circula já com passageiros, mas em um período de tempo menor e sem cobrança de bilhete. Após a realização dos ajustes finais, terá início a operação comercial. Ao todo a Linha Oeste é composta por 46 viagens diárias.


Fonte: Governo do Ceará



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No Rio, Governo e SuperVia devem anunciar hoje compra de mais 90 trens até 2015

O governador Sérgio Cabral e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, devem anunciar hoje uma série de medidas como o aumento dos investimentos da empresa, de R$ 1,25 bilhão, até 2048. Ambos estimavam aplicar juntos R$ 2,5 bilhões. Dentre as novidades, está uma nova licitação internacional do governo para compra de 60 trens.
Esta é a deixa para a SuperVia antecipar a encomenda de outros 30, com recursos próprios, num pacote de 90 composições. A ideia é ter todas prontas até 2015. Com isso e a reforma de 73 trens, a empresa chegará a 2023 com 231 composições refrigeradas. Essa renovação baixará a idade média da frota, de 35 para 16 anos.
A SuperVia anuncia ainda o fim da grade de horários e a adoção de uma de intervalos, como o metrô, em setembro. Essa medida foi revelada pelo EXTRA em sua edição de 16 de maio de 2010 e passa a vigorar em setembro. Trata-se do pontapé inicial para a implantação do sistema de proteção automática (ATP, na sigla em inglês), que estará instalado pela canadense Bombardier no ramal de Deodoro em novembro de 2012.
As demais linhas utilizarão o sistema já em 2013. Com o ATP, o tempo de espera entre um trem e outro cairá pela metade, chegando a três minutos no ramal de Deodoro. O investimento é de R$ 125 milhões.
Jà as informações de problemas na ferrovia serão dadas pelo centro de operações e não mais pelos maquinistas — que o faziam de improviso e a contragosto, por não ser sua atribuição. A ouvidoria da companhia também passará a atuar durante o dia todo.
A revitalização da antiga linha entre Santa Cruz e Itaguaí é outro item da pauta, bem como a lavagem dos trens, hoje feita a cada 40 dias. Esse intervalo cairá para 15 idas. Mas ainda pode melhorar. Em Londres, por exemplo, as composições do metrô são lavadas diariamente. A limpeza interna dos vagões também foi reforçada com a substituição da firma que prestava o serviço.
Os passageiros também terão bicicletários gratuitos à sua disposição nas estações mais movimentadas e permissão para transportar bicicleta nos trens, nos fins de semana, a partir das 14h.



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Apresentado os corredores BRT ''Norte-Sul, Leste-Oeste e BR-101'', que prometem revolucionar o sistema de transporte coletivo no Recife e Região Metropolitana

A Região Metropolitana do Recife está a um passo de dar um dos maiores saltos de qualidade na história do Transporte Público de Passageiros, em um arrojado projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Com a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapit Transit), a população terá um ganho no tempo de suas viagens de 15 a 30 minutos. Será a mais ambiciosa intervenção no setor, com investimento de, aproximadamente, R$ 1 bilhão e que chama atenção quando calculamos a redução do tempo gasto nas viagens diárias dos passageiros que trabalham no Grande Recife. Para percorrer os 12,3 km de extensão do Corredor Leste-Oeste, trecho que sai de início em Camaragibe e segue até o centro do Recife, por exemplo, os usuários gastam hoje em um ônibus comum cerca de 1h45min.

Com a implantação do corredor exclusivo de BRT, esse tempo cairá para 1h15min. Esse ganho de meia hora em cada viagem diária, significa que o trabalhador terá economizado um dia de seu tempo ao final de cada mês.

Além do ganho de tempo nas viagens, o modelo de transporte BRT a ser adotado nos 100 km de extensão dos corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e BR-101, permitirá mais conforto e segurança aos usuários, já que todos são equipados com ar-condicionado, sistema de segurança através de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. Esse modelo existe hoje em cidades como Bogotá (Colômbia), Paris (França) e Curitiba (Brasil). Esses veículos também cobram a tarifa antes de o passageiro entrar no ônibus e os embarques e desembarques são feitos em miniestações construídas no mesmo nível dos coletivos, o que agiliza o tempo de parada dos veículos.

Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, “outro benefício é que os corredores vão acabar com o conflito que existe hoje entre o transporte público e o individual, já que os ônibus circularão em vias exclusivas e os semáforos serão sincronizados. Também, serão realizadas intervenções viárias como a construção de estações elevadas, viadutos e túneis, evitando o tráfego rotineiro e facilitando assim o fluxo dos coletivos”.

Transparência
Para garantir a transparência dos projetos dos três corredores a Secretaria das Cidades (Secid) montou um Grupo de Trabalho com o Tribunal de Contas do Estado para construir juntos os editais de licitação das obras. Também hoje, a Secid realiza uma audiência pública no auditório do TCE-PE às 14h30, para apresentar os projetos à sociedade.

Passada a audiência pública, o Estado tem mais 15 dias úteis para publicar o edital de licitação dos projetos. Tempo suficiente para fazer as alterações e ajustes que surjam durante o debate. “Estamos trabalhando para publicar esses editais em julho e assim termos a garantia de que em 2013 estaríamos com as obras prontas para que Per­nambuco possa, inclusive, credenciar-se para sediar também a Copa das Confederações”, disse o secretário Danilo Cabral, lembrando que cada obra leva em torno de 24 meses para ser entregue.

Saiba mais
Corredor Leste-Oeste - Será responsável pelo transporte dos passageiros na praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 quilômetros. 

Corredor da BR 101 (IV Perimetral): Com início no entroncamento da BR-101 com a PE-15 seguindo até Cajueiro Seco, em Jaboatão, a obra de construção do corredor da BR-101 tem um investimento estimado de R$ 480 milhões.

Corredor Norte-Sul: Com uma demanda atual de 146 mil passageiros por dia, o corredor Norte Sul será implantado a partir do Terminal Integrado de Igarassu e nessa primeira etapa a intervenção seguirá até o Centro do Recife. O segundo trecho seguirá do Tacaruna até a avenida Barão de Souza Leão.


Fonte: Folha PE

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RMTC Goiânia renova frota de ônibus do Serviço Acessível

A frota de veículos da RMTC 100% acessíveis, será renovada a partir desta quinta-feira, 07. A entrega dos veículos será feita às 9h no Sest/Senat. O investimento total feito pelas operadoras do transporte coletivo foi de R$1,3 milhão. Os cinco novos carros são do ano de 2011 e atendem ao Regimento Interno do Transporte Acessível da Região Metropolitana, de 2006, que regulamenta os veículos destinados exclusivamente a portadores de necessidades especiais. Além disso, estão de acordo com a Normativa de Segurança ABNT-NDR-1422. Portanto, em relação ao modelo anterior, na qual os bancos do acompanhantes e cadeirante eram voltados para a lateral oposta, na nova configuração os mesmos são posicionados para a frente do veículo. Desta maneira, a cadeira de rodas ficará localizada ao lado de quem acompanha, o que dá maior segurança e facilita a movimentação e auxílio. A fixação da cadeira se dá por uma estrutura de metal individualizada.

Os novos ônibus possuem pintura distinta. Ainda que adotem o padrão dos demais veículos da Rede, uma faixa vermelha na porta do meio e outra na traseira diferenciam tal serviço. O interior é adaptado para oferecer maior comodidade e segurança a quem utiliza. São oito lugares exclusivos para transportar pessoas em cadeira de rodas e 12 poltronas estofadas para os acompanhantes. Ainda em consonância à nova regulamentação, quatro lugares para cadeira de rodas tiveram que ser retirados; em contrapartida, três assentos a mais estão disponíveis.

Atualmente cinco rotas são oferecidas, todas passam por 13 entidades parceiras como centros de tratamento, atendimento e fisioterapia a portadores de necessidades especiais, além de laboratórios de análises clínicas. O objetivo é oferecer maior mobilidade àqueles que necessitam de tratamento contínuo ou por tempo indeterminado. A ação beneficia 203 pessoas cadastradas que utilizam o serviço cotidianamente, em 136 bairros nos municípios de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Os interessados devem entrar em contato com a CMTC para fazer cadastro prévio a fim de analisar o local de moradia de quem solicita com a viabilidade de incluí-lo em um dos trajetos existentes – uma vez que o embarque é realizado na porta da casa do cliente.

RMTC acessível

A aquisição de novos veículos acessíveis faz parte da política de inclusão desenvolvida pela RMTC. Além deste serviço específico, dos 1371 ônibus da Rede, 80% contam com elevadores especialmente projetados para o embarque de cadeirantes, sendo que em todas as 257 linhas em operação há, ao menos, um veículo acessível. Em todos os ônibus há, ainda, espaço reservado e cinto de segurança especial para a acomodação de uma cadeira de rodas, além de banco para acompanhante. “Queremos garantir a todos os cidadãos o direito de ir e vir com segurança, inclusive a quem é portador de alguma necessidade especial”, enfatiza o diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino.

Os terminais de integração também focam a acessibilidade. A partir da reforma ou ampliação dos mesmos, está previsto a instalação de elementos como rampas de acesso, piso podotátil (para orientação de deficientes visuais), sistema de sonorização, treinamento dos organizadores de fila para auxílio no embarque/desembarque. O terminal Cruzeiro, com fluxo de mais de 50 mil pessoas por dia, já conta com as facilidades que, em breve, serão disponibilizadas ao Bandeiras e Garavelo – com a construção do terminal definitivo.

O passe livre aos portadores de necessidades físicas, visuais, renais, fonoauditivas ou de terapia educativa especial também é assegurado pela RMTC. Para ter o benefício é necessário agendar perícia médica na sede do SIT-PASS no Parthenon Center (Rua 4, Centro) e portar documentação pessoal ou outros requisitados no ato da solicitação. Cerca de 30 mil pessoas, das quais 20% referem-se a acompanhantes, possuem o cartão que dá direito a seis viagens diárias no serviço convencional. São realizadas em média 805.000 viagens por mês sem pagamento de tarifa, algo que se pago fosse representaria R$2 milhões por mês.

 
Fonte: RMTC Goiânia


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Em São Paulo, Moradores reclamam do estado de conservação de ônibus

Os moradores de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital paulista, passam até seis horas dentro do ônibus todos os dias para ir e voltar ao trabalho no Centro. São três horas para ir de casa para o Terminal Princesa Isabel. A distância até a região central é grande, mas a viagem poderia ser mais rápida se os ônibus não quebrassem tanto pelo caminho.
“Eu estou desde as 4h30 para poder chegar 8h no Hospital das Clínicas”, reclama a dona de casa Maria Regina de Souza, em um ponto de ônibus do bairro.
“A gente já chega estressado porque a condução nossa todo dia é a mesma coisa. Tem dias que você fica 40 minutos esperando a condução e não passa”, reclama José Roberto Soares, representante comercial.
Segundo os moradores de Cidade Tiradentes, a superlotação dos coletivos é rotina. “A perna dói, os braços doem segurando no ferro”, conta outra passageira. “Se não segurar, você cai. Não temos segurança nenhuma. Já vi uma vez motorista no celular”, completa outro passageiro.
Entre os depoimentos, há relatos de baratas e ratos dentro dos ônibus. Quando chove, passageiros contam que existem goteiras. Contudo, o problema mais recorrente é a quebra dos veículos no meio do trajeto. “Muitos quebram no caminho”, diz um rapaz.
A equipe de reportagem do SPTV acompanhou a rotina desses passageiros. Às 6h30 da manhã, um ônibus quebrou e passageiros tiveram que embarcar em outro. Já 7h20, o ônibus que a equipe estava também quebra e as pessoas tiveram que descer na Avenida Celso Garcia.
“É o encaixe das rodas. Como ele estava muito pesado, o espigão ficou torto e o pneu apegando na lataria. O carro não é velho, a manutenção é precária”, conta o motorista Antonio Carlos Nascimento. Os próximos ônibus vêm lotados e os passageiros querem ir para o trabalho. “O trabalho nem cansa muito. Essa condução que é horrível”, fala uma das passageiras.
São 34 km de Cidade Tiradentes até o Terminal Princesa Isabel. O gerente da regional leste da SPTrans, Wagner Chagas, disse que as melhorias estão sendo feitas. “Nas últimas semanas já fizemos algumas mudanças na linha. Já foram trocados 20 ônibus dessa linha. Daria para fazer a viagem mais rápida, mas a linha trafega por corredores de tráfego intenso.”


Fonte: G1.com.br

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Curitiba terá 60 ônibus movidos a eletricidade e a biodiesel a partir de 2012

Ônibus híbrido em São Paulo
O prefeito Luciano Ducci e o presidente mundial da Volvo, Hakan Karlsson, anunciaram nesta segunda-feira (13), em Gotemburgo, na Suécia, que a Volvo vai investir R$ 200 milhões em Curitiba. Os investimentos incluem, além do aumento da produção, a implantação de uma fábrica de ônibus híbridos com motores elétrico/biodiesel na capital do Paraná. "Curitiba será a primeira cidade da América Latina a ter o hibribus atendendo a população, com 60 ônibus a entrar no sistema a partir de 2012", anunciou Luciano Ducci.

Curitiba venceu Índia e México na disputa para a implantação da fábrica de hibribus. "Também seremos a primeira cidade da América Latina a fabricar o ônibus elétrico/biodiesel. É uma conquista que reforça os avanços da cidade, principalmente na área de transporte e desenvolvimento com foco no respeito ao meio ambiente", afirmou Luciano Ducci.

Investimentos - Além da linha de produção do hibribus, a Volvo também terá investimentos na ampliação da fábrica de pintura, na expansão do Centro de Operações Logísticas e na nacionalização das linhas de motores de 11 litros e de caixas de transmissão eletrônica para ônibus e caminhões.

O investimento na linha do hibribus será de R$ 16 milhões, com geração de 30 empregos de alta qualificação, para engenheiros. O desenho do chassi do hibribus será feito em Curitiba.

Operação - A primeira linha de Curitiba a ter o hibribus será a do Interbairros 1, que circula em bairros no entorno do Centro. Na segunda etapa, os ônibus híbridos atenderão as linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara.

"São linhas que ligam bairros opostos e passam pelo Centro. Com o hibribus, teremos ônibus mais silenciosos e menos poluentes nestes locais", disse o presidente da Urbs, Marcos Isfer, que também participou do anúncio na Suécia. A Urbs gerencia o transporte coletivo em Curitiba.

Produção - A nova linha da Volvo vai produzir chassis de ônibus híbridos, movidos a eletricidade e a biodiesel. O produto escolhido é um chassi padrão, na configuração 4x2 eixos. O motor tem tecnologia similar à usada da Fórmula 1, que transforma energia mecânica em energia elétrica.

A Volvo é o primeiro fabricante a produzir veículos híbridos no Brasil. A pré-produção começa no próximo ano, com uma previsão de 80 unidades. A operação brasileira será a primeira a fabricar híbridos fora da Suécia. Os híbridos da Volvo são produzidos conjuntamente por duas plantas - a de Boros, a 80 quilômetros de Gotemburgo, e a de Wroclaw, na Polônia.

Dois motores - O ônibus tem dois motores, um a biodiesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.

O motor biodiesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias.

Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor biodiesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor biodiesel se apaga completamente.

"Esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental", destaca Luis Carlos Pimenta.


Fonte: Jornale

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