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Em Salvador, Ônibus é vantagem para diminuir despesas

sábado, 30 de abril de 2011

O preço alto da gasolina, vendida a quase R$ 3 nos postos de Salvador, é um bom motivo para pensar duas vezes antes de tirar o carro da garagem de casa com destino ao trabalho, especialmente para trajetos longos. Uma simulação feita pelo CORREIO (veja abaixo) mostra que só vale a pena usar o automóvel e não se render ao transporte coletivo se a distância do lar para o serviço for muito curta - abaixo dos cinco quilômetros, totalizando dez quilômetros, somando a  ida e a volta.

Em caminhos mais longos, os gastos mensais com combustível podem chegar a
R$ 318,01, comprometendo quase um terço de um salário de R$ 1 mil, por exemplo. Para quem paga meia passagem no ônibus ou ganha auxílio transporte da empresa onde trabalha, abrir mão do conforto e ir de buzu é a solução mais prudente para o bolso, mesmo em distâncias pequenas, como explica o especialista em educação financeira, Reinaldo Domingos, presidente do Instituto DSOP.
“Mesmo se a trajetória for mais curta, ir de carro pode não valer mais a pena com a gasolina tão cara, porque, além do combustível, há gastos com seguro, impostos, manutenção, depreciação, estacionamentos, lavagem e eventuais multas”, enumera Domingos. Para ele, um indivíduo precisa ter um salário de, no mínimo, R$ 3 mil e se planejar bem para comprar um carro.

Estratégias O economista Raimundo Torres, professor da Unifacs, recomenda que os motoristas estudem com cuidado o caminho de casa para o trabalho e observem bem os horários de abertura e funcionamento dos estabelecimentos que causam engarrafamento.
“Sair 15 minutos mais cedo de casa pode fazer a diferença”, garante, dando o exemplo do seu próprio trajeto diário, de Ondina para o Iguatemi. “No meu caminho, o trânsito às 7h30 está melhor que às 7h, por conta do horário de entrada das escolas”, exemplifica. “O horário das 9h também é crítico, porque é quando os shoppings e outros estabelecimentos abrem”, completa.
Outra sugestão de Torres é a de pesquisar, no local de trabalho, pessoas que façam trajeto diário semelhante e estejam interessadas em economizar. “Se alguém que dirige conseguir encontrar quatro colegas de trabalho, fazer um rodízio de carona solidária é uma boa solução”, explica. Com a ideia, alguém que só trabalha em dias úteis só precisaria usar o carro uma vez por semana. Outra estratégia apresentada pelo professor é estacionar mais distante do trabalho e fazer um trecho a pé - se a empresa não oferecer vagas para os funcionários. “Com isso, evitamos gastar muita gasolina com o tempo de ficar procurando onde estacionar. Nessa busca, usamos ainda mais combustível, porque as  primeiras marchas do automóvel gastam mais”, acrescenta.

Fonte: Correio 24 Horas

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Belém que possui uma as tarifas mais baratas do Brasil terá aumento das tarifas

Pelo menos até a próxima quinta-feira, 05 de maio, quando os estudo realizados pela Companhia de Transportes de Belém (CTBel) serão divulgados, a tarifa de ônibus não terá reajuste. Essa decisão foi anunciada ontem por representantes da Prefeitura de Belém, durante audiência pública promovida dentro da sede. O ato foi promovido pelos representantes de entidades estudantis e sindicatos dos trabalhadores rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram), juntamente com um representante da CTBel.

O objetivo maior do ato, segundo o coordenador Rogério Guimarães, do coletivo estudantil Vamos à Luta, era garantir que o valor da passagem de ônibus permaneça o mesmo, R$1,85.

“Queremos o congelamento dos preços até que todos os termos que foram definidos no Termos de Ajuste de Conduta (TAC), na última reunião, sejam cumpridos”. Dentre os itens cobrados, os principais são: renovação da frota de ônibus e melhores condições de trabalho para os rodoviários.

O presidente do Sintram, Márcio Amaral, reafirmou que as cláusulas mais importantes do TAC ainda não foram cumpridas. “Entramos com denúncia no Ministério Público Estadual para que fosse cobrado dos empresários que o TAC fosse cumprido. Até agora, eu, como rodoviário, não vi nenhuma mudança”. Ele também denuncia que em 2010 a Câmara Municipal perdoou uma divida dos empresários rodoviários de mais de R$80 milhões de Impostos Sobre o Serviço (ISS) para que, em contrapartida, houvesse melhorias no transporte público e até agora nada foi feito.

IMPOSSÍVEL
Para Paulo Serra, diretor de Transportes da CTBel, não era possível determinar se o aumento seria vetado ou não até que os estudos fossem concluídos.

Durante a audiência, ele ainda afirmou que na próxima semana será divulgada a avaliação feita pelo órgão, que será encaminhada para o Conselho Municipal de Transportes, para ser votada. O valor avaliado para reajuste chega a R$2,15. Quanto às denuncias de que a frota não teria sido renovada, Serra comenta que, desde o último reajuste e assinatura do TAC, foram trocados 553 veículos.

“Estamos intensificando a fiscalização para retirar de circulação os ônibus que tenha mais de 10 anos de uso e assim forçar a renovação da frota”. O diretor ainda afirma que as mudanças têm que acontecer gradativamente, pois a prefeitura não auxilia o transporte público com nenhum tipo de subsídio.

A estudante Carolina Leão, 20 anos, que participava do ato, avaliou a audiência como positiva. “Nunca demorou tanto para que o aumento da passagem de ônibus acontecesse e isso já é uma grande vitória”. Na semana que vem, vamos estar reunidos novamente para que essa luta seja vencida”.

Fonte: Diário do Pará

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Manaus deveria investir em ciclovias

Mobilidade urbana é um tema essencial na preparação das cidades sede para a Copa de 2014. Manaus será a porta de entrada da Amazônia, mas seu sistema viário precisa de mudanças estruturais urgentes. A cidade vive um momento preocupante, com congestionamentos frequentes, ônibus transbordando passageiros e em péssimas condições de manutenção. Uma alternativa eficiente e barata que pode contribuir para deixar o ambiente urbano mais sustentável é o uso da bicicleta como meio de transporte.

A bicicleta pode exercer um papel essencial para melhorar a mobilidade urbana, pois ocupa pouco espaço, não polui e é muito eficiente em deslocamentos curtos de até 15 km, contribuindo para reduzir o número de carros nas ruas e para desafogar a superlotação do transporte coletivo. Entretanto, como as condições atuais de circulação nas avenidas são muito perigosas, é imprescindível que governantes invistam em uma rede de ciclovias que garanta segurança e conforto aos seus usuários. Segundo Guilherme Borlido Silva, morador do bairro Flores, “infelizmente a única coisa que não nos permite usufruir mais de nossas bicicletas é o trânsito. Motoristas não respeitam ciclistas e não entendem que bicicleta também é um meio de transporte”.

Para defender e incentivar o uso da bicicleta na cidade, em 2010 nasceu o movimento Pedala Manaus, idealizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam). A ideia é agregar interessados e buscar o aproveitamento de recursos associados com a Copa para deixar benefícios permanentes na cidade. O movimento, que organiza pedaladas semanais, elaborou uma proposta a convite da própria prefeitura para planejar um sistema cicloviário. Ela contempla o diagnóstico dos ciclistas na cidade, o planejamento de rotas e a elaboração de um plano básico que interligará vários bairros com dezenas de quilômetros de ciclovias arborizadas. Segundo Fabrício Lima, Secretário Municipal de Desporto, Lazer e Juventude, a proposta está aprovada, embora os recursos ainda não tenham sido repassados ao Idesam.

A bicicleta não deve ser encarada de forma isolada. “Ciclovias podem apresentar-se como uma solução de curto a médio prazo, mas não se trata de uma solução única. Deve ser aliada a outras, como a melhoria do transporte coletivo integrado com a bicicleta”, ressalta Tahisa Kuck, arquiteta e urbanista que participou da elaboração da proposta. Será que os governantes perceberão a tempo que priorizar a bicicleta como meio de transporte em Manaus é um caminho óbvio para agregar sustentabilidade e qualidade de vida a seus cidadãos e visitantes? Se depender dos ativistas do Pedala Manaus, para garantir que a mensagem seja dita, a sociedade não vai esperar sentada, mas nas ruas da cidade – e pedalando.


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Mogi das Cruzes terá frota de ônibus ampliada

A partir da próxima semana, a frota de ônibus do transporte coletivo de Mogi começará a ser ampliada, passando de 202 para 214 veículos. O aumento permitirá a ampliação do número de viagens, a extensão do trajeto e a criação de pelo menos uma nova linha. As medidas ampliam o atendimento ao usuário, diminuindo o tempo de espera nos pontos e a lotação dos coletivos.
"Depois do início de operação do SIS (Sistema Integrado Municipal), com a entrega dos novos terminais Central e Estudantes, da renovação da frota, hoje totalmente adaptada para o transporte de cadeirantes, da implantação da integração com o bilhete eletrônico, o próximo passo, como já havia dito, seria o ajuste individual de cada linha da Cidade. É isso que estamos fazendo agora. Em apenas dois anos, o transporte público passa por uma verdadeira transformação", assinala o prefeito Marco Bertaiolli.
As primeiras duas linhas beneficiadas com o aumento do número de viagens são a C 602, que liga o Terminal Central ao Botujuru, que passará de 18 para 27 viagens diárias a partir de 4 de maio. A linha E 203 Santo Ângelo via Shopping, que hoje tem 260 partidas diárias, passará para 278 a partir de 9 de maio.
"Estas novas viagens vão ser realizadas principalmente no horário de pico. A Santo Ângelo, por exemplo, é uma das linhas de maior demanda da Cidade e nosso monitoramento diário aponta que nos horários de pico está havendo uma lotação excessiva dos ônibus", destaca o secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada.
Outras quatro linhas terão o itinerário atendido. São elas: C 207 Parque Olímpico, que atenderá também a Rua Rosa Aparecida Bertaiolli, já a partir do dia 4 de maio; a C 602, que passará a circular pelas ruas Régis Plínio Batalha, Cristovão Colombo e Aleluia também a partir de 4 de maio; a E 393 Biritiba Ussu via São Lázaro que, em caráter experimental, terá a partir do dia 2 de maio, três partidas diárias (5h40, 12 horas, 22h30) chegando à Fazenda Abe: e a E 802 Vila São Francisco, que inicia a operação a partir de 1º de maio, aos sábados, domingos e feriados, e chegará ao Parque Leon Feffer.
Outra novidade é a criação da linha E 209, que ligará o Bairro da Porteira Preta, via Jardim Santos Dumont I, passando pela Estrada Koeiji Adachi, ao Terminal Estudantes. Ela começará a circular a partir do dia 9 de maio. "A criação de linha e a ampliação de itinerários e horários de partidas são sempre precedidas de estudos técnicos e vistorias realizadas pela Secretaria de Transportes", explica a diretora de Transportes, Miriam Carrasco.
Ela lembra que estas primeiras alterações estão sendo possíveis graças à inclusão de seis novos ônibus na frota. "Ao longo do mês, outros seis carros serão incluídos no sistema, permitindo mais melhorias para o usuário", acentua a diretora, lembrando que, em fevereiro, as linhas E203 Conjunto Santo Angelo, E512 Vila Aparecida e E103 Jundiapeba já haviam recebido novos veículos, o que permitiu, na ocasião, a ampliação do número de viagens.


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Urbs analisa serviço de áudio e vídeo nos ônibus de Curitiba

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Empresas e instituições que atuam na área de projetos de multimídia veicular poderão apresentá-los à Urbs, Urbanização de Curitiba S/A que está avaliando a implantação de publicidade em áudio e vídeo nos ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba.
A apresentação de projetos à Urbs deve ser feita dentro de procedimento padrão definido pela Norma de Execução 001/2011 disponível no site da empresa (http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/) .
A idéia é prestar mais um serviço ao usuário dos ônibus com a veiculação de avisos e informações de utilidade pública, previsão do tempo, hora certa e comunicações de emergência, entre outros.
O sistema prevê a veiculação de conteúdo digital de vídeo e áudio com conexão remota para troca de arquivos multimídia. Tendo como uma das normas, a preservação do padrão e da estética dos veículos, o projeto prevê a instalação de telas de LCD nos ônibus que poderão, inclusive, ser utilizadas para passagem de imagens gravadas em câmeras internas instaladas nos monitores.


Fonte: Prefeitura de Curitiba

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Linhas do transporte coletivo de Uberlândia serão alteradas

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) preparou algumas alterações nas linhas de ônibus para melhor atender aos usuários do Sistema Integrado de Transportes. A partir do próximo domingo (1º), algumas linhas sofrerão ajustes no quadro de horários e ampliação no número de carros e viagens.

De acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), Divonei Gonçalves, o Sistema Integrado de Transportes (SIT) é dinâmico e tem necessidade de constantes ajustes. “A secretaria possui um setor de planejamento que acompanha diariamente a operação do sistema, propondo medidas que melhor atendem aos usuários do transporte coletivo”, afirmou Divonei Gonçalves.

As linhas A107 (Pacaembu-Terminal Central), A117 (Griff Shop-Terminal Central), A143 (Taiaman-Terminal Central) e A402 (Jardim Célia-Terminal Planalto) serão ampliadas da seguinte maneira:

LINHA A107 – PACAEMBU / TERMINAL CENTRAL
Acréscimo de uma viagem nos dias úteis, as 8h28 saindo do Terminal Industrial em direção ao Terminal Central, e uma viagem as 8h51 saindo do Terminal Central em direção ao Terminal Industrial;

LINHA A117 – GRIFF SHOP – TERMINAL CENTRAL
Acréscimo de 05 viagens nos dias úteis e 06 aos Sábados;

LINHA A143 – TAIAMAN – TERMINAL CENTRAL
Acréscimo de mais um veículos em sua frota, passando de 02 para 03 veículos nos dias úteis e de 01 para 02 aos Sábados.

LINHA A402 – JARDIM CÉLIA / TERMINAL PLANALTO
Acréscimo de 01 veículo na faixa horária das 08h30 às 17h, acrescentando 09 viagens por dia;

As linhas A433 (Terminal Planalto – Morada Nova), A526 (Terminal Industrial – Tocantins), I451 (Terminal Planalto – Terminal Insdustrial) A141 (Shopping Park – Terminal Central), A328 (Terminal Santa Luzia – Paineiras) e T126 (Terminal Umuarama – Algar Tecnologia) terão os quadros de horários ajustados para melhor atender a população. “As adequações foram feitas pensando no usuário. Modificamos alguns horários dessas linhas para coincidir com o período de maior fluxo de pessoas e assim, dar mais conforto para quem utiliza o transporte coletivo. As tabelas com o número de viagens, os trajetos e horários está disponível no portal da Prefeitura e nos terminais de ônibus”, disse Divonei Gonçalves.



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