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VLT de Brasília continua indefinido

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Brasília Integrada, o principal projeto de mobilidade urbana no Distrito Federal, prevê três novas linhas viárias de ligação ao Plano Piloto: a linha verde (para quem sai de Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia), a linha amarela (desde Planaltina e Sobradinho) e a linha laranja (para moradores de Gama e Brazlândia se deslocarem até o centro da capital).

Inclui ainda a integração tarifária; a expansão do metrô, com novas linhas e mais trens; e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ligando o aeroporto internacional Juscelino Kubistchek à Asa Norte. Carro-chefe das obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014, o VLT vai permitir levar os turistas que desembarcarem no aeroporto aos setores hoteleiros e às proximidades do estádio nacional Mané Garrincha.

Mas a lentidão na implementação dos projetos é o que preocupa. Segundo Flávio Dias, pesquisador do Centro de Formação em Transportes da Universidade de Brasília (UnB), "a integração da tarifa já poderia ter saído há três anos. O governo tem inclusive todo equipamento para isso. Quanto à linha verde, só parte das obras está sendo feita", questiona.

Outra ressalva é quanto às ciclovias, que deveriam servir para ajudar a desafogar o trânsito, mas estão sendo construídas apenas para o lazer e esporte. "Não está servindo para o brasiliense ir de casa ao trabalho", objeta Dias.

VLT indefinidoQuanto às obras do VLT, iniciadas em 2009, e suspensas por duas vezes, a última há mais de seis meses, a Justiça aponta irregularidades na licitação e a falta de estudos de impacto ambiental e de vizinhança. O novo prazo, pactuado na Matriz de Responsabilidades, marca o início das obras (embora também não cumprido) para novembro de 2010.

Para o promotor Paulo José Farias, da promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística do Ministério Público do DF, falta um posicionamento do governo: "É preciso saber se há vontade de suplantar obstáculos, bater o martelo e prosseguir com a obra", diz. Na sua opinião, o governo vem jogando a decisão para a frente, mas, "este semestre é crítico para a definição sobre a obra", alertou. No fim de abril, espera-se que as autoridades apresentem um estudo e nova proposta de licitação. Só assim não se perderia o trabalho já iniciado na avenida W3 Sul, avisa.

Procurado pela reportagem, o secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez, não foi encontrado para comentar a situação das obras.

Com investimentos da ordem de R$ 1,5 bilhão, o VLT pode no entanto não trazer os benefícios prometidos para o transporte da população do DF. Para o pesquisador da UnB, o sistema é inadequado para a demanda pequena dos passageiros que fazem o trajeto entre o aeroporto e a avenida W3 Norte, passando pela avenida W3 Sul. "É como pegar um ônibus para transportar dois filhos para a escola", compara. De acordo com ele, o custo do VLT é alto demais para uma obra localizada numa área tombada como Patrimônio da Humanidade, e portanto com restrições para crescer além dos limites atuais.

"Não é benefício para a sociedade, e nem para a Copa porque [a obra] não vai ficar pronta a tempo", prevê o pesquisador, que sugere alternativas: Veículo Leve sobre Pneus (VLP), ônibus articulados e o aumento e especialização da frota de táxis - serviços como táxis de luxo e popular, para atender a diferentes parcelas da população. Para Dias, estas soluções bastariam para melhorar o transporte no trecho previsto para o VLT.

Nova audiência para o VLT No dia 24 de abril, governo e Ministério Público se reúnem pela segunda vez este ano para discutir o futuro do projeto do VLT. Segundo Farias, na audiência de janeiro, da qual participaram representantes do governo do DF e do Metrô (responsável pela obra), foi dito que "o governo não sabia se as obras do VLT iam prosseguir, pelas dificuldades na licitação."

As irregularidades envolvem suspeitas de favorecimento na escolha das empresas do grupo Brastram para a execução das obras. E a falta de estudos que mostrem os impactos ambientais, já que o trem passará por uma área de vegetação vulnerável nas proximidades do zoológico. Além disso, a obra retiraria vagas de estacionamento ao longo de toda da avenida W3 e impactaria a circulação dos ônibus. Por essa via passam linhas de ônibus que atendem cidades dos arredores de Brasília, e são utilizadas por milhares de trabalhadores que trabalham no Plano Piloto.

Sem VLT, o governo já anunciou o "plano B": a licitação de 900 ônibus - o equivalente a um terço da frota atual - e a licitação para mais 600 licenças para táxi, o que traria um aumento substancial no contingente de 3.400 carros que fazem hoje esse serviço. 
Fonte: Portal 2014

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Transporte coletivo de Curitiba é aprovado por passageiros

Um levantamento feito pela Paraná Pesquisas aponta que o curitibano está satisfeito com o transporte coletivo da cidade. O índice de aprovação chegou a 64,07%, superando o índice de dezembro de 2009, de 63,71%.


Foram mais de 1.400 pessoas entrevistadas, acima de 16 anos, entre os dias 1 e 6 de dezembro sobre obras e serviços prestados pela administração municipal. Por faixa etária, o nível de aprovação do transporte varia entre 60,63% (25 a 34 anos) a quase 70% (69,91%) na faixa com mais de 60 anos. Os curitibanos também estão satisfeitos com a qualidade dos ônibus. 67,07% afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos, enquanto 20,36% demonstraram insatisfação.
A pesquisa mostra que o índice de satisfação é de 61,43% com relação aos terminais de transporte e de 70,08%, aos pontos de ônibus. Os motoristas também reconhecem a realização de obras e os esforços da Prefeitura para melhorar o trânsito da cidade, que conta com quase 1,2 milhão de veículos.


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Carros e motos invadem corredores de ônibus em Uberlândia

Os corredores de ônibus foram criados para dar maior agilidade para os motoristas do transporte coletivo. Só que o que acontece nas ruas de Uberlândia são cenas constantes de motoristas de carros e motos invadindo essas vias. Só nos primeiros três meses deste ano foram registradas 176 infrações por tráfego em faixa exclusiva de ônibus.
A placa é muito clara. Mas tem sempre aqueles apressadinhos que querem evitar a fila de veículos. Moto, carros e mais carros. Nem os radares instalados para coibir a infração são respeitados. Mas não é assim que funciona na prática. Eles sabem, mas na hora de levar uma certa vantagem não têm dúvida.

Na semana passada houve um atropelamento na estação em frente à Universidade Federal de Uberlândia (UFU) do bairro Santa Mônica. Um estudante estava atravessando a avenida e foi atingido por um carro que, segundo testemunhas, trafegava na faixa exclusiva para ônibus. O jovem morreu e há várias versões para o acidente.

Para corredores à esquerda, como na Avenida João Naves de Ávila, a infração é considerada grave. O motorista flagrado soma cinco pontos na carteira e paga multa de R$127,69. Já para os corredores da direita, como na João Pinheiro, a infração é leve, soma três pontos e a multa é de R$53,20.

O secretário municipal de Trânsito, Paulo Sérgio Ferreira, diz que os corredores foram criados para incentivar os moradores a usar o transporte coletivo e diminuir o tempo do percurso. Por isso, mais corredores serão instalados na cidade.





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Em Belém, CTBel retém oito ônibus sem condição de trafegar

A Companhia de Transportes de Belém (CTBel) fez fiscalização contra ônibus irregulares, ontem de manhã, na avenida Almirante Barroso. Durante a inspeção, foram apreendidos oito coletivos que circulavam irregularmente e encaminhados à sede da Guarda Municipal, na rodovia do Tapanã, onde a companhia montou um parque de retenção, já que o da sede do órgão está lotado.

Os fiscais verificam a documentação, o licenciamento, equipamentos de segurança e se o prazo de rodagem dos coletivos, de no máximo dez anos, está sendo cumprido. “É o trabalho de rotina da equipe de fiscalização da CTBel”, garante o inspetor João Figueiredo. “Nós fazemos esse trabalho de surpresa nas ruas, pois nas garagens os ônibus irregulares são maquiados ou escondidos”.

Os veículos foram retidos por falta de condições de trafegabilidade e por licenciamento vencido e as três empresas a que pertencem deverão ser multadas. Os veículos com mais de dez anos são retirados do cadastro da CTBel e não podem mais operar como transporte coletivo urbano.

Fonte: Diário do Pará

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Em São Paulo, Briga entre motorista e fiscal de ônibus causa paralisação em terminais

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Uma briga entre um motorista e um fiscal de ônibus nesta quinta-feira causou a paralisação em alguns terminais de São Paulo.

O fato ocorreu por volta das 7h15 da manhã, na avenida Inajar de Souza.

De acordo com a polícia, durante o trajeto de uma linha de ônibus da zona norte, o motorista e o fiscal se desentenderam por conta de um crachá e começaram a se agredir.

Eles se dirigiram à delegacia e como forma de protesto, motoristas de outras linhas pararam de estacionar os veículos em terminais das zonas norte e oeste.

Até o momento, os terminais da Lapa, Pirituba, Vila Nova Cachoeirinha, Casa Verde estão bloqueados para embarque e desembarque de passageiros de ônibus. O terminal Santana voltou a operar normalmente por volta das 14h30.

De acordo com a SPTrans, os motoristas foram orientados a desembarcar os passageiros em locais próximos aos terminais e não há paralisação das linhas de ônibus.

O protesto deve ocorrer até o fim da elaboração do boletim de ocorrência. O caso está sendo registrado no 28º Distrito Policial.
Fonte: eBand

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Em Florianópolis, Nova tarifa de ônibus entra em vigor no domingo

Outro aumento na tarifa de ônibus deve acontecer no próximo domingo em Florianópolis. A informação foi divulgada pelo secretário de Transportes, Mobilidade e Terminais, João Batista Nunes.

O reajuste será implementado pela Prefeitura é e deve chegar até a 9% do valor atual. Assim, o preço pode chegar a R$ 3,21 para o usuário que paga com dinheiro e R$ 2,59 para aqueles que utilizam cartão Passe Rápido.

O cálculo do aumento é baseado no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) - 6,3% nos últimos 12 meses - e no aumento do ganho real dos trabalhadores, que chegou a 2% recentemente.

Passagem mais cara do País
No início de 2011 mais de dez capitais sofreram aumento da tarifa de ônibus, entretanto, Florianópolis continuou sendo a capital com a tarifa mais alta. Sem contar o reajuste do próximo domingo, a passagem atual de R$ 2,95, possui um custo de R$ 0,25 mais caro que São Paulo, capital com maior número de habitantes no país e com as maiores distâncias percorridas.

Distância
A explicação apresentada pelas empresas, após o último reajuste em 2010, é a de que a população paga o preço por morar numa cidade onde o centro está distante mais de 20 quilômetros de áreas populosas, como Canasvieiras e Ingleses.

Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf), Valdir Gomes, existe um grande número de linhas com trajeto longo. Segundo ele, a geografia da cidade acaba por influenciar no custo alto da tarifa.

"Cerca de 35% das linhas de ônibus da cidade rodam mais de 20 quilômetros, situação única dentre as capitais", conta o empresário. Essas linhas acabam tendo o mesmo preço de viagens curtas, como o percurso Continente - Centro, devido à política de tarifa única, em vigor desde 2003.

Um exemplo é a linha da Caieira da Barra do Sul, de 47 quilômetros entre o centro e o ponto final. Segundo Gomes, o custo por passageiro desta linha fica em R$ 5,50. Em compensação, há linhas com menos de 10 quilômetros de extensão, com custo menor do que o praticado. Como exemplos, temos algumas que percorrem a região central ou que ligam o Terminal de Integração do Centro (Ticen) até a UFSC.

Para Waldir Gomes, devido à sua peculiaridade, Florianópolis deveria ter tarifas diferenciadas. "Defendo a tese de que devemos ter duas tarifas: uma urbana e outra distrital", relata. A tarifa urbana valeria para as linhas de até 13 quilômetros do Ticen. As que percorrem mais que isso - aí estariam incluídas a ligação com todas as praias - se encaixariam na categorial distrital.

O custo da mão de obra
Se divididos em partes, quatro são os principais fatores que compõe a tarifa de ônibus: mão de obra, impostos, combustível e manutenção da frota.

Para o empresário Waldir Gomes, o custo com mão de obra - razão do aumento que levou a R$ 2,95 - responde por quase 50% do preço final. Em segundo lugar, apesar do transporte coletivo não ser artigo de luxo, mas de primeira necessidade, vêm os impostos, responsáveis por 38% dos custos. Depois aparece o combustível, variando entre 8% e 25%, a depender do itinerário. A manutenção da frota fica com o restante.

Segundo o presidente do Setuf, outro ponto que joga o preço da tarifa de ônibus para cima são as gratuidades e descontos. Entre os que não pagam estão militares em serviço, aposentados, carteiros e deficientes físicos. Estudantes têm direito a 50% de desconto. "Com alguns pagando menos ou não pagando, essa conta chega para o usuário comum", finaliza Gomes.



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Linha verde do metrô de São Paulo bate 5 recordes de lotação

A linha 2-verde do metrô está cada vez mais lotada. Somente na primeira semana de abril, o número diário de passageiros transportados nela bateu cinco recordes, quatro deles consecutivos. O maior volume foi registrado pelo Metrô na última sexta-feira, quando 575.905 pessoas usaram o ramal, que vai da Vila Madalena (zona oeste de SP) à Vila Prudente (zona leste).

Dois eventos ocorridos em março ajudam a explicar o aumento de usuários na linha: a ampliação do horário de abertura das estações Tamanduateí e Vila Prudente (das 4h40 às 21h) e a inauguração da estação Butantã, na linha 4-amarela, integrada a ela na parada Consolação.

Dados enviados pelo Metrô à reportagem no início de fevereiro davam conta de que a média diária de passageiros transportados naquele período na linha 2-verde era de 460 mil. Já entre os dias 21 e 31 de março, foram cerca de 550 mil pessoas por dia útil.



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DFTrans fiscaliza pontualidade de ônibus em Planaltina

Cerca de 30 fiscais do DFTrans estão fiscalizando se os ônibus do terminal de Planaltina e Arapoanga estão comprindo a tabela de horário. A operação começou por volta de 5h da manhã desta quarta feira (13/4) e se estenderá até às 18h. De acordo com a assessoria de imprensa do DFTrans, o objetivo principal não é lacrar os ônibus, mas verificar a pontualidade das linhas.

A ação teve início após várias reclamações da população dos locais sobre o transporte público. O DFTrans avisou ainda que, nesta quinta-feira (14/4), será realizada uma reunião para instalação de um comitê de transporte. O grupo será necessário para atender os usuários e para passar informações sobre o transporte público.
 


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