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SPTrans informa como chegar de ônibus a show de rock no Morumbi

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Em virtude do show da banda de rock U2, que ocorrerá no estádio do Morumbi, nos dias 9, 10 e 13 de abril, sábado, domingo e quarta-feira, a SPTrans criará uma linha exclusiva para que o público seja atendido após o término do show, com 20 carros disponíveis.

O início do show está marcado para as 21h e com término previsto para à 0h.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

Morumbi - Pça. Ramos de Azevedo
Ponto Inicial:
Av. Jorge João Saad entre a Pça. Roberto Gomes Pedrosa e o n.º 931 da Av. Jorge João Saad.
Sentido único: Av. Jorge João Saad, Av. Prof. Francisco Morato, Pça. Jorge de Lima, Pte. Euzebio Matoso, Av. Euzébio Matoso, Av. Rebouças, Rua da Consolação, Rua Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos de Azevedo.

Além do serviço exclusivo, saiba a relação das demais linhas que circulam nas imediações do estádio:

- Avenida Jorge João Saad:
746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro

- Avenida Morumbi:
6291/10 INOCOOP Campo Limpo - Term. Bandeira
8020/10 Butantã - Shop. Morumbi
7040/10 Paraisópolis - Pinheiros

- Avenida Giovanni Gronchi:

5119/10 Term. Capelinha - Lgo. São Francisco
647A/10 Valo Velho - Pinheiros
647P/10 COHAB Adventista - Pinheiros
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo
807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
775F/10 Jd das Palmas - Hosp. das Clinicas

- Avenida Professor Francisco Morato:
857A/10 Term. Campo Limpo - Metrô Santa Cruz
857P/10 Term. Campo Limpo - Paraíso
809P/10 Term. Campo Limpo - Pinheiros
809C/10 Term. Campo Limpo - Hosp. das Clínicas*
8605/10 Term. Campo Limpo - Term. Bandeira
6245/10 Vila Sônia - Hospital das Clínicas
6250/10 Jd. Jaqueline - Term. Bandeira*
857R/10 Term. Campo Limpo - Aclimação
8700/10 Term. Campo Limpo - Pça. Ramos de Azevedo
775P/10 Jd. Guarau - Metrô Ana Rosa**

- Avenida Eliseu de Almeida:
7013/10 Pq. Arariba - Pinheiros
7043/10 Jd. Ingá - Pinheiros
7357/10 Pq. Ipê - Pinheiros
7701/10 Jd. Guaraú - Term. Amaral Gurgel
809L/10 Campo Limpo - Lapa

Informamos também que nove linhas de ônibus terão os seus itinerários alterados em virtude do evento, das quais seguem abaixo:

5118/10 Terminal João Dias - Lgo. São Francisco*
Ida:
normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, Rua Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

5119/10 Terminal Capelinha - Lgo. São Francisco
Ida:
normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, Rua Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

647P/10 COHAB Adventista - Pinheiros
Ida:
normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

647A/10 Valo Velho - Pinheiros
Ida:
normal até Av. Carlos Caldeira Filho, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até R. Eng. Oscar Americano, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos Três Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, acesso, R. Manuel Jacinto, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo (Circular)
Sentido único:
normal até Rua Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, prosseguindo normal.

746H/10 Jd. Jaqueline - Santo Amaro
Ida:
normal até Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, R. Taborda, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Alberto Augusto Alves, Av. Giovanni Gronchi, R. Santo Américo, R. Panômia, R. Dr. Silvio Dante Bertacchi, R. Ibiapaba, R. André Saraiva, R. Gen. Francisco Morazan, Av. Prof. Francisco Morato, Rua Heitor dos Prazeres, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi
Ida:
normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Gen. Francisco Morazan, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

775F/10 Jd. das Palmas - Hospital das Clínicas (Circular)
Sentido único:
normal até R. São Pedro Fourrier, Av. Giovanni Gronchi, R. Dr. Francisco Tomaz de Carvalho, R. Dr. Flávio Américo Maurano, Av. Morumbi, prosseguindo normal até Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, retorno, Av. Eliseu de Almeida, Rua José Walter Seng, Av. Prof. Francisco Morato, Av. Gen. Francisco Morazan, R. André Saraiva, R. Joaquim Galvão, R. Cordeirópolis, R. Dr. Sílvio Dante Bertacchi, R. Panômia, R. Santo Américo, Av. Giovanni Gronchi, prosseguindo normal.

756A/10 Jd. Paulo VI - Santo Amaro
Ida:
normal até Av. Eliseu de Almeida, R. Edmundo Scannapieco, R. José Jannarelli, R. Regente Leon Kanielfsky, R. dos 3 Irmãos, R. Pe. José Achoteguim, R. Aristeu Seixas, R. Prof. Luis Oliani, Av. Com. Adibo Aires, Av. Morumbi, prosseguindo normal.
Volta: normal até Av. Dr. Chucri Zaidan, Av. Morumbi, Av. Com. Adibo Aires, R. Aristeu Seixas, R. Pe. José Achoteguim, R. dos 3 Irmãos, R. Dr. Ariosto Buller Souto, R. Carlos Lima Morel, Av. Prof. Francisco Morato, R. Edmundo Scannapieco, Av. Eliseu de Almeida, prosseguindo normal.

* Linhas que não operam aos sábados, domingos e feriados.
** Linha que não opera aos domingos e feriados.


Fonte: SPTrans

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Transalvador reforça transporte para o Hospital do subúrbio

Os funcionários e usuários do Hospital do Subúrbio, localizado na Rua Manoel Lino, na Estrada Velha de Periperi, têm, a partir desta quinta-feira, 7, mais opções de transporte público. Os micro-ônibus “Amarelinhos” que transitam na região da unidade hospitalar passam a operar com um número maior de linhas e com horário estendido nos dias úteis.

De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), o aumento no número de viagens é de 8%, passando de 127 viagens diárias para 138. Além disso, o horário final de circulação dos veículos passa das 20h para as 21h30.

Em nota oficial divulgada à imprensa, a Transalv ador informou que, tendo em vista as constantes reclamações dos usuários do Hospital do Subúrbio, "altera os parâmetros nos dias úteis das respectivas linhas para melhor atendê-los". (As informações do A Tarde)


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Em Goiânia, Tarifa de ônibus terá aumento divulgado na próxima semana

O aumento na tarifa do transporte coletivo em Goiânia deve ser divulgado antes da semana santa. Foi o que garantiu o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes (CMTC), José Carlos Xavier, o Grafite. Segundo ele, os cálculos para o reajuste ainda estão sendo feitos, mas o processo deve ser finalizado em breve.

“Não tem uma data fixada, um limite de prazo. Se fala que a data é o mês de abril, com certeza todo esse processo será terminado no mês de abril. Como nós temos semana santa mais no fim de abril, é possível que esse processo seja entregue à Câmara (CDTC) antes da semana santa”, disse Grafite, em entrevista à RÁDIO 730. O presidente da CMTC disse que ainda não tem como adiantar a taxa do reajuste que será feito.

“Não existe índice mais provável. Na realidade eu não posso adiantar porque essas contas não foram feitas ainda. Eu não estava aqui no ano passado, então de memória tem alguns números que eu nem me lembro muito bem. Eu sei que o INPC ficou em torno de 6,36%, o que é um dos componentes do cálculo”, comentou.

Processo
José Carlos Xavier explicou que, assim que o cálculo for concluído pela CMTC, o processo será repassado para a Câmara Deliberativa de Transporte Coletivo (CDTC) tomarem a decisão sobre qual será o novo valor.

“Hoje o processo da tarifa é um processo absolutamente claro, feito no bojo do contrato. A CMTC abre um processo interno, em que ela faz os estudos técnicos, esse processo foi aberto no dia primeiro, e assim que ele for concluído será encaminhado à CDTC, e a Câmara é que decide sobre a tarifa e a vigência dessa tarifa”, afirmou Grafite.


Fonte: Portal 730

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Em Porto Alegre, Audiência pública na Câmara de Vereadores discutiu a circulação de ciclistas na cidade

A circulação de bicicletas na Capital foi debatida em audiência pública na noite desta quinta-feira na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Entre os temas mais abordados, a necessidade de educar motoristas e investir em infraestrutura viária para melhor receber os ciclistas. O encontro foi motivado pelo atropelamento coletivo de ciclistas ocorrido em fevereiro no bairro Cidade Baixa.

Segundo a EPTC, as sugestões servirão para futuros projetos voltados a melhorar a convivência entre ciclistas e veículos motorizados na Capital.

— Nossos técnicos da EPTC terão a transcrição de tudo o que foi dito aqui pelos ciclistas. Com isso teremos condições de adequar e tornar nossos projetos mais eficientes. O debate serve para melhorar a convivência de ciclistas e motoristas — avaliou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari.

A conversa teve o comando da presidente da Câmara, vereadora Sofia Cavedon, a participação de diversos vereadores, integrantes EPTC, do movimento Massa Crítica, Defensoria Pública, secretarias do Meio Ambiente e Planejamento, além de entidades diversas.

Entre as falas de vereadores e representantes dos ciclistas, o tema da implementação urgente de ciclovias ganhou força.

— Vamos transformar a Ipiranga na primeira grande ciclovia de Porto Alegre — defendeu o conselheiro do Plano Diretor da Capital, Eduíno de Matos, que foi aplaudido pelos participantes nas galerias.

Chamou atenção ainda no debate a posição dos ciclistas sobre o fato do motorista ter grande responsabilidade pela segurança no trânsito, já que recebe instrução para tirar a CNH. Outra fala aplaudida foi do integrante do Movimento de Defesa da Orla do Guaíba, Sílvio Nogueira.

— Não acredito que a minha cidade ficou mundialmente conhecida por um evento como esse — referindo-se ao atropelamento dos ciclistas — temos que ter obras para melhorar a convivência dos porto-alegrenses — defendeu Nogueira.

Infraestrutura e educação de motoristasVítima do atropelamento coletivo ocorrido em fevereiro no bairro Cidade baixa, Marcos Rodrigues, que participa do Massa Crítica, se recuperou bem dos ferimentos. Durante a audiência pública na Câmara, destacou que — na sua avaliação — educar o motorista é prioridade.

— Não tem como cobrir Porto Alegre com ciclovias. Tem que educar os motoristas — acredita o ciclista.

Mesma ideia defende o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capelari.

— Não temos como colocar ciclovias nas 12 mil vias de Porto Alegre. Temos que ter projetos para que o ciclista seja tratado como membro do trânsito na cidade e que os motoristas sejam devidamente educados para isso.

Ainda segundo Capelari, a EPTC pretende usar as informações da audiência para adequar e tornar mais eficientes os projetos das ciclovias.

Fonte: Zero Hora

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O cartão BHBUS Master de transporte coletivo completa um ano

O cartão BHBUS Master, que serve permitir a passagem de maiores de 65 anos para a parte de trás dos transportes coletivos de Belo Horizonte, completou um ano. A proposta é oferecer a possibilidade de utilizar mais assentos em vez de enfrentar o desrespeito e a falta de lugares e garantir 10% dos lugares a essa faixa etária, que já ultrapassa a casa dos 285 mil na capital. Apesar da medida aumentar o número de assentos e a mobilidade, o maior problema é a falta de respeito de muita gente que, mesmo sabendo que estão em assentos reservados.
Para obter o Cartão é preciso comparecer a um Posto de Distribuição com cópia simples com o original de um comprovante de endereço e documento pessoal oficial (RG ou CPF) que comprove sua idade. É preciso também preencher o cadastro e tirar uma foto no Posto. O cartão fica pronto na hora. Para utilizar o cartão é necessário apresentar o documento de identidade ao trocador. Não há restrição ao número de utilizações.


Fonte: Rede Minas

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Após atrasos e superfaturamento, Exército fiscaliza obras do Metrô de Salvador

A obra de conclusão do metrô de Salvador deve ser fiscalizada pelo Departamento de Engenharia e Construção do Exército, segundo informações da Casa Civil da Prefeitura Municipal de Salvador. O acordo foi anunciado durante uma reunião de João Leão, secretário da pasta, com o general de divisão Rosalvo Leitão de Almeida, na tarde desta quinta-feira (24). A corporação militar deve concluir, em 4 de abril, o relatório de auditoria da obra já realizada.

O projeto, iniciado em 2000, sofreu uma retenção de valores pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por problemas na prestação de contas. A malha prevista inicialmente para o transporte era de 12 quilômetros de extensão, mas apenas seis quilômetros foram concluídos até o momento.

De acordo com Leão, o objetivo da participação do Exército é facilitar o encerramento do embargo da obra, na tentativa de garantir que o meio de transporte fique pronto no segundo semestre de 2012. "O TCU, através do ministro relator Maurício Sherman, determinou que o Exército fizesse uma auditoria e um levantamento detalhado sobre o que foi feito durante a obra do metrô até agora. Esse trabalhou está sendo executado pelo Exército há cinco meses", disse o secretário municipal.

Contrato em 30 diasO próximo passo, ainda segundo Leão, é apresentar um contrato para que o Departamento de Engenharia e Construção efetue o acompanhamento da continuidade da obra. "Tenho 30 dias para fazer isso. Além desse contrato com o Exército, teremos de apresentar um aditivo de contrato para a concessionária Metrosal, responsável pela construção do metrô. Os valores serão computados de acordo com o levantamento feito pela auditoria do Exército. Caso a concessionária não aceite, o Exército assume o restante da obra", afirmou o secretário da Casa Civil de Salvador.

Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplan) da Bahia, a obra do metrô é de responsabilidade das três esferas de poder (município, governo e união). As paralisações ocorridas no curso da obra foram em decorrência da falha de prestação de contas. A proposta é que o Exército assuma a conclusão da obra e o TCU reavalie o embargo da liberação de verbas.

"A finalização da primeira etapa da obra prevê um gasto de R$ 86 milhões. Os carros estão prontos e nos trilhos, resta fazer a capacitação de pessoal para operacionalizar o metrô, que deve ser feito em conjunto com a Transurb e a CBTU, no Rio Grande do Sul, além da energização da linha, construção das seis estações já previstas e uma sétima parada, em Brotas", disse João Leão.

De acordo com ele, a participação do Exército estaria direcionada à fiscalização da obra do trecho que já está construído, de seis quilômetros. "Para a conclusão total da obra, serão necessários mais R$ 460 milhões", disse o secretário municipal. Segundo ele, a ideia é a de que o metrô seja integrado com outros sistemas de transporte público, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) - modelo ainda em discussão -, ou com o BRT (Bus Rapid Transit), também chamado de VLP (Veículo Leve sobre Pneus).

Retenção de valores
O TCU informou que o Exército oi contratado para elaborar uma planilha detalhada de custo, para posterior envio ao tribunal. É com base no orçamento detalhado da obra, a ser elaborado pelo Exército, que o TCU vai avaliar se houve ou não superfaturamento. Ainda de acordo com o TCU, a retenção de valores não impede o andamento da obra. Com essa medida uma parte de cada pagamento fica retida e não vai para a empreiteira, que só as receberá caso os preços estejam adequados.

O consórcio Metrosal informou, por meio de nota, que apenas a contratante (Companhia de Transporte de Salvador) pode falar sobre o assunto. O Exército informou que só poderá comentar a participação na obra quando estiver com o contrato de cooperação assinado.

Tentativa de funcionamento
Em agosto do ano passado, seis trens do metrô começaram a ser levados para a Estação do Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi. Os veículos estavam armazenados em Simões Filho (BA). Cada trem, composto por quatro vagões, tem capacidade para transportar 1.250 passageiros. A estimativa da Companhia de Transporte de Salvador (CTS) era a de iniciar o funcionamento no primeiro semestre de 2011.

O governador Jaques Wagner disse, em seu programa diário de rádio, que é prioridade relacionar os projetos de mobilidade urbana de Salvador aos investimentos para a Copa do Mundo de Futebol 2014. “A participação da Bahia só existirá se condicionada à integração do sistema ônibus, a nova mobilidade urbana e o metrô - que precisa ser completado, porque nós não podemos ter um metrô incompleto, como até hoje ele está”.

PAC 2O secretário de planejamento da Bahia, José Eduardo Ribeiro, disse que a próxima etapa da obra do trecho já construído do metrô vai contar com verba do PAC 2. "Já está liberada uma verba de R$ 570 milhões do governo Federal, pela Caixa Econômica Federal. O emprego dessa verba na obra independe do embargo ou não do TCU."

Ribeiro afirmou ainda que quer integrar o máximo de meios de transporte com o metrô. "Quero dar uma cara de transporte metropolitano, integrando o metrô, da Rótula do Abacaxi, com o município vizinho de Lauro de Freitas, por meio de ônibus ou trem."

Ele disse que a conclusão do trecho de seis quilômetros do metrô é prioridade da secretaria. "A obra do metrô começou toda errada, cheia de problemas. Hoje, temos um trecho pronto e com uma dificuldade operacional grande. Para funcionar direito, vamos integrar o transporte da cidade de maneira operacional, física e tarifária. Vamos estudar uma única tarifa para uso do sistema integrado, como é em São Paulo".

Sobre a participação do Exército na fiscalização da obra do metrô, Ribeiro disse ser favorável. "A engenharia do Exército está presente nas obras estruturais da Bahia desde a década de 1970, quando o Exército construiu a BR-242, que liga o litoral ao interior da Bahia, além da recuperação de estradas. Será positivo o envolvimento do Exército no metrô de Salvador."


Fonte: G1.com.br

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