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CTBel apreende 17 ônibus sucateados

quinta-feira, 24 de março de 2011

A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) já apreendeu 17 ônibus a partir da intensificação do trabalho de fiscalização que vem sendo feito pelos fiscais da companhia, desde a semana passada. Dos ônibus apreendidos, 10 estão com mais de 10 anos de uso e os demais estão com o licenciamento vencido.
Além das apreensões de veículos, os fiscais também estão fazendo uma média de 30 autuações administrativas por dia referentes a irregularidades como o desvio de itinerário, a queima de paradas, a circulação com portas abertas e paradas no meio da rua que prejudicam os usuários.
O objetivo da fiscalização - que deverá prosseguir por tempo indeterminado - é obrigar as empresas concessioná-

rias a cumprirem o que determina o Regulamento do Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus do Município de Belém. “O que nós queremos é dar mais segurança para o usuário e melhorar o sistema”, afirma o diretor de Transporte da CTBel em exercício, Paulo Serra.
As irregularidades podem ser denunciadas pelos usuários através do telefone 8733-2552. Os denunciantes devem informar o número de ordem dos ônibus (pintados nas latarias) que identificam a empresa, a linha e o veículo. Os usuários também devem informar se possível o horário da infração. Eles também podem denunciar à CTBel se os ônibus começarem a circular sujos.


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Em Natal, Estudantes vão ter desconto de 50% na migração para o cartão de transporte híbrido

Os estudantes de Natal que possuem o cartão NatalCard e optarem pelo uso do cartão híbrido (com dois chips), vão poder fazer a migração com 50% de desconto. O acerto foi feito na manhã desta quarta-feira (23) entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e a Cooperativa Mista de Consumo e Prestação de Serviços em Transporte Rodoviário  (Transcop), a cooperativa que administra os novos cartões.

Os cartões são distribuídos gratuitamente e o valor da taxa de R$ 8,80 para adultos e R$ 4,40 para estudantes é apenas para quem vai fazer a transferência dos créditos do cartão. De acordo com o diretor de Operações e Permissões da Semob, Márcio Ataliba, os estudantes que já fizeram a opção e pagaram o valor da taxa inteira, receberão o que foi pago a mais em créditos. “Na próxima vez que o estudante for adquirir os novos créditos, o que ele pagou a mais estará creditado no cartão dele”, garante.

Para adquirir e carregar o cartão híbrido, o passageiro precisa ir a um dos postos de vendas do NatalCard localizados no Alecrim, no Shopping Via Direta, no Posto instalado na Praça Augusto Leite (em frente ao Teatro Alberto Maranhão) e no posto da Fundação Augusto Severo, no bairro de Igapó.

Com o cartão híbrido, o usuário tem a vantagem de poder usar ônibus ou alternativo quando quiser, basta ter o crédito nas duas opções. Quem desejar usar apenas um dos meios de transporte põe o crédito na opção desejada. Não é obrigatório o crédito nas duas opções.

Fonte: Tribuna do Norte

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Câmara aprova meia passagem para alunos do Prouni e cotistas no Rio

Foto: Aloiso Freire
A Câmara Municipal do Rio aprovou, durante votação na tarde desta quarta-feira (23), o projeto de lei que garante a meia passagem no transporte público aos alunos do ProUni e beneficiados por programas de cotas e reservas de vagas.
A votação foi 44 a 1. O projeto agora volta para o prefeito Eduardo Paes para ser sancionado.
No entanto, na noite desta quarta-feira, o projeto de lei será submetido a uma segunda votação para os vereadores que quiserem apresentar emendas ao projeto já aprovado.
Mais cedo, estudantes fizeram um protesto e ocuparam as duas faixas da Avenida Rio Branco, no Centro, para pressionar o voto dos parlamentares a favor do projeto. A passeata foi organizada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e pela UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). O protesto fez parte de um movimento que acontece em várias cidades do país.


Fonte: G1.com.br

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Grande Recife: Terminal Integrado do Xambá em Olinda será entregue em Agosto

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Região Metropolitana vai ganhar um novo terminal integrado em Agosto, o primeiro em Olinda. O Terminal Integrado de Xambá, próximo à Estrada do Caenga. O nome é uma homenagem a uma comunidade quilombola que se encontra no local.
O bairro de Rio Doce tem um terminal que interliga algumas linhas, mas ele não é considerado um terminal de integração, segundo o Grande Recife, já que não tem a possibilidade de usar diferentes ônibus usando a mesma passagem.
O Terminal do Xambá, cujo orçamento é de aproximadamente R$ 5,5 milhões, atenderá aos usuários do SEI que circulam pela Zona Norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), beneficiando diretamente os municípios de Recife e Olinda e indiretamente os de Paulista, Igarassu e Abreu e Lima.
A previsão inicial dos estudos feitos pelo Grande Recife indica que o TI atenderá cerca de 70 mil usuários por dia. Os estudos apontam a implantação, inicial, de 9 linhas alimentadoras e 6 troncais (entre perimetrais e radiais), responsáveis pela realização de 1,3 mil viagens/dia, utilizando uma frota de 85 veículos (sendo 31 convencionais e 56 articulados/alongados). A área construída será de 2.828 m2, em um terreno de 9.948 m2.
Dentre estes terminais, o Consórcio Grande Recife esperar entregar ainda os terminais Tancredo Neves, Cajueiro Seco, Aeroporto, Barro, TIP, Xambá e Santa Luzia.

Informações: Imprensa Grande Recife

Fonte: Meu Transporte


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Em São Paulo, Corredor de ônibus cheio de buracos

É como estar numa pipoqueira. A definição é da usuária, sentada no ônibus que passa pelo corredor exclusivo da Avenida Francisco Morato. Tudo trepida e o cobrador segura a gaveta por causa das irregularidades, dos buracos e dos remendos mais altos que o pavimento. Promessa de campanha do prefeito Gilberto Kassab, tanto manutenção dos dez corredores existentes como contrução de novos 66 quilômetros ainda não saíram do papel. Ao todo, os corredores totalizam 120 quilômetros para uso exclusivo de ônibus, táxis com passageiros, viaturas e ambulâncias.

Segundo a SPTrans, sete corredores estão em licitação para reforma. O orçamento prevê por ano R$ 8,4 milhões na manutenção de corredores e paradas. O recurso empregado no ano passado, porém, ficou em R$ 7,2 milhões. 

A reportagem testou quatro corredores e detectou que os 13,8 quilômetros do Campo Limpo-Rebouças-Centro são os mais castigados. Diferentemente do trecho da Avenida Rio Branco, que parecia um tapete da Alameda Nothman até a Avenida Marques de São Vicente (veja no mapa). Pena que o trajeto da estudante de radiologia Thaís Suzart, 18 anos, não contemple a via. Ela tenta ler dentro do ônibus, mas é obrigada a desistir. Buraco e trepidação causam incômodo à passageira, que reclama do corredor Rebouças-Consolação. "É muito difícil. O jeito é esperar o veículo entrar numa pista que não balance tanto assim", disse.

Concreto/ De acordo com o engenheiro e consultor de trânsito Horácio Figueira, para evitar deformação nos corredores, a via deve ser pavimentada com concreto. "O ônibus vai cavando o pavimento mesmo que se faça bem dimensionado. O asfalto acaba não aguentando. Vão pingando combustivel e óleo, que reagem quimicamente com o asfalto e diminuem sua vida útil", explica Figueira. Segundo ele, corredores como os que atravessam o Ibirapuera e Avenida Nova de Julho são de concreto. Já o da Rebouças-Consolação, entregue ne gestão petista, foi aproveitada a avenida.

Em promessa de campanha, Kassab asseverou a construção de 66 quilômetros de corredores. Procurada, a SPTrans não informou sobre o andamento da promessa ou se serão aproveitadas vias já existentes para a instalação de corredores. Em 2008, então candidato à reeleição, o prefeito criticou os corredores de ônibus instalados por antecessores, em referência à petista Marta Suplicy.

O democrata disse que fez corredores "como devem ser feitos", e não isolou uma faixa da avenida e colocou tachões. Para o especialista, mesmo sem o pavimento adequado mais corredores para ônibus devem ser implantados.

Nas contas de Figueira, para cada novo corredor implantado é possível transportar dez mil passageiros por hora (numa via com semáforos). Para o mesmo resultado, seriam necessárias dez faixas de automóvel.

Além da falta da divulgação de um cronograma de manutenção, o engenheiro critica a "permissividade" na utilização dos corredores. "Entra táxi, tudo. É a casa da mãe Joana, uma piada. Primeiro a ser feito é retirar os táxis e implantar mais 300 quilômetros de faixa exclusiva. É preciso operar a cidade a favor do coletivo", reforça Figueira.


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Florianópolis terá mais ciclovias

A cidade tem cerca de 40 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, de acordo com a diretora de Planejamento do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf), Vera Silva. Ela disse que a prefeitura tem projetos para construir mais 154 quilômetros na cidade, mas não soube dizer quando.

Os projetos incluem as conexões, como a da ciclovia que liga a Avenida Beira-Mar Norte à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A diretora disse que a cidade vive a cultura do carro e a prefeitura está capacitando pessoas para fazerem projetos de ciclovias e ciclofaixas.

Quando os técnicos forem capacitados e as obras realizadas, Florianópolis poderá ser a cidade perfeita para o ciclista e empresário Alexandre Souza, 41 anos.

– Para um ciclista, a cidade ideal é poder sair da sua casa pedalando e conseguir ir com segurança numa ciclovia a qualquer lugar da cidade. É simples – disse o coordenador do grupo de pedaleiros noturno Duas Rodas, com 450 inscritos e passeios de 40 quilômetros.

Alexandre também costuma passear de bicicleta com a família nos fins de semana.

– Sempre que tem dia bonito saímos para pedalar – contou o ciclista, que passeia com os filhos Caio, 10 anos; Júlia, nove; e a mulher Raquel, 43.

A mãe Raquel gostaria que tivesse estacionamento para bicicletas.

– Fui ao Mercado Público, no Centro da cidade, e tive que amarrar a bike num poste. Num lugar desse é importante ter um estacionamento específico – contou.

Diario Catarinense


Fonte:

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