Terminal Ipiranga e Corredor Oeste do BRT Sorocaba são entregues *** No Rio, Passageiro do BRT passou a economizar mais com a nova integração dos modais de transporte *** No Recife, Linha 412 – TI Santa Luzia/TI Getúlio Vargas entra em operação nesse sábado *** Reclamações sobre ônibus urbanos em São Paulo aumentaram em 2023 *** Tarifa Zero em Natal custaria R$ 16 milhões por mês, mostra estudo *** Justiça aceita recurso da Procuradoria Geral de SP e libera Trem Intercidades *** Aeroporto do Recife é eleito o melhor do Brasil *** Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU *** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

No Rio, Começou fiscalização eletrônica na faixa para ônibus em Copacabana

segunda-feira, 14 de março de 2011

As novas regras do corredor exclusivo para ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, ainda geram dúvidas para motoristas e pedestres. No primeiro dia de funcionamento da fiscalização eletrônica na via, nesta segunda-feira (14), um taxista ficou parado mais de dez minutos dentro do BRS (Bus Rapid System), do lado direito da pista. O motorista Sílvio Bernardo, de 69 anos, disse que não sabia que não podia embarcar e desembarcar passageiro no local.

- Eu não sabia que não podia parar à direita para embarcar e desembarcar passageiro. É complicado, porque o cliente quer conforto e não temos como atender e oferecer o melhor serviço a ele.

Desde o início do funcionamento do BRS em Copacabana, no dia 19 de março, apenas ônibus municipais e táxis ocupados com passageiros têm permissão para circular pelo corredor preferencial. Táxis especiais adaptados para portadores de necessidades e veículos de transporte escolar também podem acessar o lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana para embarcar ou desembarcar passageiros.

Nesta segunda-feira, um ônibus escolar foi flagrado pela equipe do R7 circulando no corredor. A Secretaria Municipal de Transportes informou que este tipo de veículo não pode transitar nas faixas preferenciais para ônibus.

Baias podem ser usadas para desembarque de táxis
Segundo a secretaria, o uso das baias (recuos nas calçadas) situadas do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana está permitido apenas para o desembarque de passageiros de táxis. O embarque deverá continuar a ser feito no lado esquerdo da via e nas ruas transversais.

O serviço de carga e descarga só é permitido nas ruas transversais. Segundo a secretaria, os estabelecimentos que possuem o recuo na calçada podem continuar utilizando a baia para carga e descarga.

As normas de circulação dentro do BRS permitem aos veículos trafegar dentro da faixa azul para executar o giro à direita ou acessar as garagens. Para a secretaria, as baias equivalem a garagens e não interferem na fluidez do tráfego, seja no corredor dos ônibus seja do lado esquerdo.

O estacionamento na pista da esquerda nos dias úteis só será permitido depois das 21h; após as 14h nos sábados; e o dia inteiro nos domingos e feriados. Nos horários em que o estacionamento estiver liberado na pista esquerda, qualquer veículo poderá acionar o corredor livremente.

Fiscais orientam motoristas, mas não podem multá-los
Nesta segunda-feira, um caminhão particular de lixo estava parado do lado direito da avenida Nossa Senhora de Copacabana, em frente a uma loja de eletrodomésticos, entre as ruas Raimundo Corrêa e Santa Clara. Um agente de fiscalização da CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio) alertou o motorista, mas ele não chegou a ser multado.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, os 70 guardas municipais e fiscais da CET-Rio, que trabalham entre 7h e 21h, não têm autorização para multar sobre imprudência no BRS. Os 11 radares e as três câmeras que foram instalados ao longo dos três quilômetros da Nossa Senhora de Copacabana monitoram o comportamento dos motoristas. Quem não obedecer às regras perderá três pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e pagará multa de R$ 53,20.

Corredor ainda divide opiniões 
O morador do bairro e aposentado Alcides Dias Mourão, 83 anos, acredita que a fiscalização eletrônica vai inibir a indisciplina dos motoristas. Para ele, a iniciativa da prefeitura é positiva.

- Acho que esta mudança vai educar mais os motoristas em geral. As pessoas querem tudo na porta de casa. Não vejo problema de o idoso atravessar a rua e pegar o táxi do lado esquerdo da via. Acredito que vai funcionar e considero estas novas regras um progresso.

O taxista Nilton Macedo, de 55 anos, disse que a tensão dos motoristas irá aumentar com o monitoramento de câmeras.

- Nós já temos que lidar com o estresse do trânsito, somos obrigados a saber as regras de direção defensiva e, agora, teremos que prestar mais atenção ainda para não sermos multados.

Rua Barata Ribeiro deve ganhar corredor exclusivo até o final de março 
A Secretaria Municipal de Transportes informou nesta segunda-feira que a rua Barata Ribeiro, também em Copacabana, receberá o corredor exclusivo para ônibus até o fim deste mês. A prefeitura está aguardando apenas a conclusão dos trabalhos do asfalto liso na rua. O BRS também vai se extender à rua Raul Pompeia.

Ao contrário do que foi informado no mês passado, a prefeitura ainda não definiu se os próximos bairros a ganharem as faixas únicas serão Jardim Botânico e Botafogo, na zona sul, e Tijuca, na zona norte.

Fonte: R7.com

READ MORE - No Rio, Começou fiscalização eletrônica na faixa para ônibus em Copacabana

Governador do DF diz que greve no Metrô é injustificável

Sobre a greve dos funcionários do Metrô DF, o governador classificou a mobilização como “absolutamente intempestiva, injustificável, porque é antes da data-base. Nunca vi isso. Já fui sindicalista por muitos anos e nunca vi um negócio desse”. Ele disse que o governo estava “negociando, já com a pauta quase toda atendida e os funcionários fazem uma greve. Não dá para explicar”. Para Agnelo Queiroz, a paralisação, da forma como foi feita, “é prejudicial à população. É evidente que nós tomaremos todas as medidas – inclusive jurídicas – para garantir o acesso ao transporte. Esperamos que a categoria reveja isso, já que foi uma minoria restrita que deflagrou a greve”, afirmou.



READ MORE - Governador do DF diz que greve no Metrô é injustificável

Metrô DF entra em greve nesta segunda-feira por tempo indeterminado

domingo, 13 de março de 2011

Em assembleia na noite deste domingo (13/3), os metroviários decidiram entrar em greve a partir desta segunda-feira (14/3) por tempo indeterminado. A partir de amanhã apenas 30% do efetivo vai trabalhar, como manda a lei.

De acordo com sindicato, houve uma tentativa de negociação com a direção do Metrô e com o GDF para conseguir melhorias para o transporte e para os funcionário, mas não obtiveram sucesso.

O sindicato aponta que os trens estão lotados e sucateados, além das filas constantes nas bilheterias e os equipamentos sem manutenção. De acordo com a assesoria de imprensa, o número de empregados do Metrô é de 1,2 mil pessoas, sendo mil servidores e 200 terceirizados. Quanto aos trens, apesar da frota ser de cerca de 32 vagões, é possível colocar apenas 22 em funcionamento.

Reuniões

Ainda na segunda-feira (14/3) os representantes do sindicato têm uma reunião com a Secretaria de Governo às 15h. E na terça-feira (15/3), eles se reunem com a direção do Metrô para tratar do dissídio coletivo.



READ MORE - Metrô DF entra em greve nesta segunda-feira por tempo indeterminado

Em Curitiba, Inaugurado novo terminal de ônibus de Campo Largo

Foi inaugurado neste sábado (12) o novo terminal urbano de transporte coletivo de Campo Largo, como parte das comemorações dos 140 anos de emancipação política do município. A obra foi realizada pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) por meio do Programa de Integração do Transporte (PIT) e custou R$ 5 milhões. “Parabenizamos a população de Campo Largo pelos 140 anos e por ganhar este terminal que representa mais segurança e conforto para os usuários”, disse o coordenador da Comec, Rui Hara, que prestigiou a cerimônia oficial de entrega para a comunidade.

“Este terminal representa a concretização de um sonho da população pois o antigo já não atendia mais a demanda”, observou o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, ao informar que o local tem capacidade para atender 20 mil passageiros por dia.

O terminal foi denominado de “Carlos Jerônimo Zanlorenzi” em homenagem ao fundador da Vinícola Campo Largo que também foi deputado estadual , vereador e prefeito da cidade. Em nome da família, Romeu Augusto Zanlorenzi agradeceu a homenagem lembrando que as ações do pai tinham sempre a visão do futuro.

TERMINAL - O terminal tem 4.349 m² e foi construído no terreno de 11.418 m² doado pela Prefeitura Municipal. As obras iniciaram em setembro de 2008 e, em 22 de dezembro de 2010, o governo do Estado fez a entrega para a Prefeitura de Campo Largo. Porém o terminal só começou a funcionar na madrugada deste sábado.

Localizado no cruzamento da Avenida Clotário Portugal com a Rua Engenheiro Tourinho, o novo terminal facilitará o acesso tanto ao centro da cidade quanto à BR, melhorando o tráfego de veículos e o fluxo de pedestres. Além do novo espaço, os usuários serão beneficiados com a concentração das linhas urbanas e metropolitanas no mesmo local e não precisarão mais sair do terminal para tomar linhas distintas.

O terminal tem 15 plataformas para embarque e desembarque dos usuários de 23 linhas de ônibus. Também possui plataforma elevada (para o ligeirinho), vagas identificadas para as linhas metropolitanas e urbanas, bilheteria, setor administrativo, sala da Prefeitura, sala da Polícia Militar, sanitários, fraldário, área comercial, bicicletário, guarita e área verde.



READ MORE - Em Curitiba, Inaugurado novo terminal de ônibus de Campo Largo

Linha 5-lilás do metrô de SP irá até Jardim Ângela

O Estado e a Prefeitura de São Paulo anunciaram melhorias para a região do M'Boi Mirim (zona sul). O transporte público na área foi alvo de protestos neste mês.

A ampliação da linha 5-lilás do metrô, do Capão Redondo até o Jardim Ângela, confirmada, só deve ficar pronta em seis anos.

Esse é o tempo necessário para elaboração e aprovação de projetos, desenrolar do processo licitatório e execução da obra.

Além disso, serão criados ainda um monotrilho e semáforos sincronizados. Já a reforma do Terminal Santo Amaro deve ser entregue neste ano. O corredor Jardim Ângela-Guarapiranga-Santo Amaro também será reorganizado.



Fonte: Folha.com

READ MORE - Linha 5-lilás do metrô de SP irá até Jardim Ângela

Urbes apresenta nova família de cartões para o transporte coletivo de Sorocaba


A nova família de cartões do transporte coletivo urbano de Sorocaba está disponível a partir de hoje nas bilheterias dos terminais de ônibus e das unidades da Casa do Cidadão. A implantação do novo sistema tem o objetivo de modernizar o serviço e dar um novo visual ao passaporte, sem custo adicional aos usuários. A Urbes também pretende acabar com o atual bilhete único, feito de papelão, ainda neste ano.

O presidente da Urbes, Renato Gianolla, ressalta que o antigo cartão e os bilhetes unitários continuam a valer. "Os usuários não precisam se desesperar, pois a nossa intenção é executar essa troca de uma forma gradual e sem atropelos", diz Gianolla.

Os novos cartões são feitos de plástico e divididos em 11 categorias, cada um com uma cor. As mais usuais são o cidadão, estudante, vale-transporte, sênior e especial. O usuário pode adquirí-lo com a apresentação do documento de identidade e o pagamento mínimo de duas tarifas.

No futuro, a Urbes pretende liberar a venda dos cartões unitário, criança cidadã - para menores de 5 anos de idade - e empresarial. O objetivo da autarquia é extinguir ainda neste ano o uso dos bilhetes. "Atualmente, 40% dos usuários usam o cartão e 60% o bilhete unitário, mas pretendemos chegar em 70% a utilização do cartão", comenta Gianolla.

A Urbes já instalou o equipamento de leitura dos novos cartões em 98% da frota de ônibus da cidade e nas entradas dos terminais de ônibus. De acordo com Gianolla, não houve custo adicional para a implantação do sistema pois a empresa se encarregou de fazer a troca do maquinário.

O diretor de transporte urbano da Urbes, Celso Bersi, ressalta as vantagens da utilização do cartão. "O usuário tem direito à tarifa reduzida aos domingos e feriados, com o pagamento de R$ 1 a passagem, e à integração com a linha interbairros", diz. Segundo ele, o crédito adquirido não tem prazo de validade.

A utilização do cartão também prevê extrapolar o transporte coletivo urbano e integrar o deslocamento em duas rodas. A Prefeitura estuda a possibilidade de usar o passaporte para liberar as bicicletas públicas das futuras estações da cidade. A ideia é fornecer o serviço gratuitamente no período de duas horas e, caso o prazo seja ultrapassado, o usuário pagaria um valor ainda não estipulado.


READ MORE - Urbes apresenta nova família de cartões para o transporte coletivo de Sorocaba

Metrô de Sobral deve ficar pronto daqui a um ano e meio

As obras do metrô de Sobral começam no fim deste mês. Em até 18 meses, os serviços estarão concluídos - esse é o prazo dado pela construtora Engexata Engenharia Ltda. As informações são do diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Edilson Aragão. A ordem de serviço para início da obra foi assinada na última sexta-feira, 4, pelo governador Cid Gomes, no Complexo do Sinhá Sabóia, no bairro Cohab 2, no município de Sobral.

O metrô de superfície de Sobral terá investimento de R$ 38,7 milhões. A partir de um convênio firmado entre a Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e o Metrofor, houve a garantia de R$ 21,6 milhões para serem aplicados em obras civis, superestruturas de via e sinalização,interferências e desapropriações.

Outro convênio garante recursos no valor de R$ 23,5 milhões da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Essa quantia deve ser destinada à compra das cinco composições de dois carros.

Edilson Aragão explica que as obras serão divididas em duas etapas. A primeira será para a recuperação da linhas já existentes, que será substituída, no Sul da cidade. Já na parte Norte, uma nova linha será implantada. Para isso, será necessário haver desapropriações. Essa será a última fase de serviços.
Veículos leves
Cinco veículos leves sobre trilhos (VLTs), de dois carros bidirecionais, vão fazer o transporte dos passageiros. Cada carro terá cabine dupla de comando, tração hidráulica e motorização a diesel, além de atender às normas de acessibilidade.
Cada parte do VLT irá transportar 280 passageiros por viagem, com movimentação bidirecional e velocidade máxima de 80 quilômetros por hora. O comprimento do veículo é de 30 metros e a largura de 2,8 metros.

No dia da assinatura da ordem de serviço, o governador Cid Gomes disse que os veículos já estão sendo construídos por uma empresa cearense, localizada em Barbalha, na Região do Cariri, onde também foram construidos os carros do metrô de superfície daquela região.

O governador Cid Gomes anunciou também que o Metrô de Sobral funcionará com uma tarifa subsidiária, com a passagem custando em torno de R$ 1,00. O município de Sobral fica localizado na Zona Norte do Estado.

Onde
ENTENDA A NOTÍCIA
O metrô de superfície de Sobral é o segundo a ser instalado no Interior. O primeiro foi na Região do Cariri, que faz o trajeto entre Crato e Juazeiro do Norte. O metrô de Sobral vai circular apenas dentro da cidade.

MAIS SOBRE O METRÔ SOBRALENSE

O Metrô de superfície de Sobral terá dois ramais – com 6,4 quilômetros e 5,7 quilômetros - que se integrarão em uma estação. Serão 12,18 quilômetros de trecho ferroviário dentro do perímetro urbano do município, no total.

O primeiro ramal, funcionando atualmente para o transporte de cargas, será remodelado para a utilização do transporte de passageiros. A linha vai contornar o Centro de Sobral ligando os bairros da Cohab 2, no extremo Leste, ao bairro do Sumaré, no Oeste. No trecho vão ser construídas seis estações: Sinhá Sabóia-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.

O segundo ramal do Metrô vai ligar o Polo Industrial da fábrica Grendene, à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelo Junco e Terrenos Novos. Nele, serão cinco estações: Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III.



READ MORE - Metrô de Sobral deve ficar pronto daqui a um ano e meio

CMTC amplia atendimento de linhas beneficiando sete bairros em Goiânia

Os  moradores do Setor Morais, Vila Nova e Bairro Feliz terão o serviço de transporte ampliado até o Setor Universitário. A alteração do trajeto foi feita na linha 266 (Terminal da Bíblia/ Bairro Feliz) atendendo a uma solicitação antiga da população dessas regiões.

De acordo com a diretora Técnica da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Áurea Pitaluga, a planilha operacional continuará a mesma, mas cinco pontos de ônibus serão desativados (veja quadro). “Estamos diretamente ligados aos presidentes de associações de bairro e com o próprio usuário que nos procuram para sugerir alterações e melhorias. Nossa meta e adequar e atender bem o usuário de Goiânia e regiã”, salienta a diretora.

Jovelina Damazo Ribeiro, moradora do Setor Morais há 29 anos, participou de várias reuniões na CMTC e aprovou a mudança. “Antes a gente tinha que andar um quilômetro para pegar o ônibus e agora ficou muito melhor. Vamos fazer um agradecimento público para a CMTC”, afirma.

O itinerário da linha 266 continua com saída do Terminal da Praça da Bíblia, seguindo pela Avenida Laurício Rasmussen, Avenida Independência, Praça Boaventura até a Praça Universitária.

Outras alterações
A partir de amanhã, 12, a linha 723 (PC Goiânia II/PC Pompeia) será desativada. O atendimento nesta região passa a ser feito pela linha 268 (PC Campus Goiânia II/Centro) com a vantagem de levar o passageiro direto para a Praça Cívica, sem ter que passar pelo PC Campus II.

Áurea Pitaluga explica que a 268 foi criada também para atender usuários que moram nas proximidades da GO-080 nos bairros Jardim Pompeia , São Judas Tadeu, Vila Rosa e Goiânia II . A planilha operacional dessa linha será monitorada. “Esta é mais uma reivindicação de comunidades que a CMTC aprova e coloca em operação. Precisamos dessa avaliação do usuário para o trabalho que é ofertado. Quando não está 100 por cento a gente reavalia”, resume a técnica.

O reforço no número de viagens realizadas pelo sistema de transporte também entra na pauta de discussões do Comitê Técnico da CMTC (Coteplan). A partir de segunda-feira, 14, a linha 105 (Terminal Praça A/Bernardo Sayão/Panorama Park) passa a ter mais quatro viagens em dia útil totalizando 52, e mais cinco aos sábados com um total de 21 viagens.

Pontos de ônibus desativados
Av. Cel. Cosme esq. Rua 208 Qd. A St. Leste Vila Nova
Av. Cel. Qd. St. Ref.: 3 – Rua 218 esq. Rua 204 Qd. 29 St. Leste Vila Nova
Rua 218 esq. Rua 204 Qd. 29 St. Leste Vila Nova
Rua 218 esq. Rua 204 Qd. 16 St. Leste Vila Nova
Av. Ver. Germinio Alves St. Leste Vila Nova tendo como referência o mercado da Vila Nova


Fonte: Prefeitura Municipal de Goiânia/GO

READ MORE - CMTC amplia atendimento de linhas beneficiando sete bairros em Goiânia

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960